You are on page 1of 17

Introduo Anlise Criminal: Algumas Consideraes sobre a Atividade, suas Aplicaes e Tcnicas na Atual Viso Norte-Americana1

George Felipe de Lima Dantas - Doutor The George Washington University, Washington, DC, EUA. Coordenador para asuntos de segurana pblica do Ncleo de Estudos em Defesa, Segurana e Ordem Pblica (NEDOP) do Centro Universitrio do Distrito Federal (UniDF).

Sean Bair - MBA University of Denver, Denver, Colorado, EUA. Ex-Diretor do Centro Nacional de Tecnologa Policial e Correcional da Universidade de Denver, Denver, Colorado, EUA. Palestrante convidado do TREINASP (2005 FGV, Rio e /2007 UniDF, Braslia).

Luiz Carlos Magalhes - MBA em Gesto da Segurana Pblica e Defesa Social. Pesquisador do NEDOP/UniDF e Consultor para Assuntos de No-Proliferao de Armas Pequenas e Leves.

Alcio Filipe - MBA em Gesto da Segurana Pblica e Defesa Social. Pesquisador do NEDOP/UniDF e Consultor para Asuntos de Tecnologia da Informao Aplicada Segurana Pblica.

Conjunto de processos sistemticos (...) direcionados para o provimento de informao oportuna e pertinente sobre os padres do crime e suas correlaes de tendncias, de modo a apoiar as reas operacional e administrativa, no planejamento e distribuio de recursos para preveno e supresso de atividades criminais, auxiliando o processo investigativo e aumentando o nmero de prises e esclarecimento de casos. Steven Gottlieb (1994)i

A realizao deste artigo foi possvel graas a diversos patrocnios e apoios. Os patrocinadores foram a Secretaria Nacional de Segurana Pblica do Ministrio da Justia (SENASP), atravs de sua CoordenaoGeral de Inteligncia (CGI); o Centro Regional de Treinamento em Segurana Pblica (TREINASP) da SENASP em sua relao conveniada com o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Federao Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF). Os apoios foram proporcionados pelo Centro Universitrio do Distrito Federal (UniDF) e pelo Sindicato dos Delegados de Polcia (SINDEPO) da Polcia Civil do Distrito Federal (PCDF).

INTRODUO A anlise criminal (AC) uma disciplina emergente no domnio do conhecimento pertinente segurana pblica, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos da Amrica (EUA). Dado seu estado atual de desenvolvimento, suas aes, suas tarefas, suas funes, suas tcnicas, e os seus produtos, e mesmo a nomenclatura respectiva, ainda esto em processo de maior e melhor definio em ambos os pases. No Brasil, no entanto, ela passa por um momento de evoluo ainda anterior ao norte-americano, com alguns cientistas sociais do pas se ocupando de descrever o fenmeno do crime e da violncia e questes conexas (policiais inclusive) intudos de alguma forma pela metodologia da AC praticada no exterior, mas com uma abordagem objetivada muito mais na sociologia do crime, muitas vezes fora da possibilidade do alcance aplicativo prtico dos operadores da segurana pblica e das suas respectivas instituies. Por tudo isso, os membros da comunidade de operadores da segurana pblica do pas, em sua grande maioria, ainda pouco utilizem a AC na conduo da atividade-fim de controle do fenmeno do crime e da violncia. No Brasil, a situao geral sugere que, afora em algumas poucas "ilhas de excelncia", as instituies policiais brasileiras pouco conheam dos mtodos e tcnicas contemporneas concernentes a tal processo de produo de conhecimento. Limitam-se, assim, a utilizar mtodos artesanais e rudimentares, para os dias atuais, como o caso do conhecido "bolotrio"2, utilizado tradicionalmente no meio policial investigativo brasileiro, ou outros mtodos mais, que, ainda remontam aos "mapas de pinos" e de utilizao de outras tcnicas semi-intuitivas de anlise, usualmente derivadas do clssico exame, nem sempre integrado, de variveis como data, hora e local. (DHL).

Representao grfica, ou organograma, de entidades, indivduos inclusive, que possuem vnculos entre si. Expresso comumente utilizada no meio policial para referir representaes grficas que representam de relaes entre delinqentes no contexto de investigao de bandos, quadrilhas e/ou outras entidades pertencentes ao crime organizado. Existe hoje software especializado que, dentre outras aplicaes, mapeia visualmente relaes de vnculos em prol da "analise de vnculos".

Definir modus operandi

PINOS E MAPA DE PINOS

Fontes: Map Super Store EUA3 Durhan Regional Police Canada4

A situao da AC norte-americana e de alguns outros pases certamente distinta da que se pode determinar no Brasil, a comear pela prpria formao bsica do policial e do profissional de AC. O processo de treinamento policial nos EUA inclui, afora [i] prrequisitos especficos de nvel de escolaridade (cada vez mais sendo exigido algum tipo de nvel superior geral, ou especfico em "justia criminal"), [ii] a realizao, com aprovao final, de um "programa de treinamento padro" e subseqente exame de certificao. Tal uniformidade quanto ao padro de desenvolvimento de recursos humanos policiais estabelecida por comisses estaduais de padronizao e certificao policial ("Police Officer Standards and Trainning Comission" POST)ii ou organizaes no-governamentais especficas da rea de especializao policial, caso da IACA5 e da IALEIA6 referidas adiante. Assim, o usurio do servio policial pode ter como premissa que seus policiais estejam suficientemente preparados para o exerccio da atividade-fim, bem como de que tambm estejam imbudos dos valores necessrios para o exerccio profissional respectivo. Tais processos de recrutamento, seleo, formao e especializao, fazem com que as instituies do setor possam estar tambm asseguradas de que seus policiais detenham os conhecimentos,
3

http://www.mapsuperstore.com/media/maptacks.gif http://www.drps.ca/upload_files/crime_analysts_unit_20051278911.jpg, jun-2007 www.iaca.net, jun-2007 www.ialeia.com, jun-2007

5 6

Definir modus operandi

tcnicas, habilidades e atitudes necessrias para o exerccio da atividade, em geral, bem como em reas especficas como o caso da AC. A situao brasileira, na Amrica do Sul, ainda diferente daquela em relao ao analista criminal norte-americano. Ainda assim, pela prpria situao de "infncia da AC", o "bloco de competncias" do profissional correspondente ainda varia bastante at mesmo naquele pas da Amrica do Norte. Em uma determinada instituio policial, por exemplo, o analista poder ter apenas os atributos tcnicos bsicos de um digitador de dados. Ainda assim, ser titulado como analista criminal. J em outra instituio congnere, a mesma titulao requerer competncias especficas, tais como poder realizar anlises espao-temporais, incluindo o domnio de tcnicas da estatstica computadorizada e de georeferenciamento. Na segunda hiptese, os produtos decorrentes da atividade de AC melhor serviro ao processo decisrio da instituio, proporcionando aos seus dirigentes meios capazes de embasar decises de qualidade. Como em qualquer outra nova profisso, existe hoje um esforo deliberado no sentido de padronizar e regular o treinamento do profissional de AC nos EUA. possvel antever, por isso mesmo, que em mais algum tempo, ela e seus profissionais e produtos sero uma presena obrigatria nas instituies de segurana pblica, tanto brasileiras quanto norte-americanas. Com toda novidade que a atividade do analista criminal ainda possa ter, ela j objeto de certificao nos EUA. Para tanto, desde 1990 existe a Associao Internacional de Analistas Criminais ("The International Association of Crime Analysts" -- IACA), organizao estabelecida com a finalidade de apoiar a comunidade internacional de profissionais do setor no aperfeioamento de suas respectivas metodologias e tcnicas e de estabelecer uma rede global de contato entre pares, contribuindo assim para a evoluo da atividade de AC, ao buscar estabelecer padres universais de desempenho tcnico. Mais de 80 por cento de seus atuais membros so norte-americanos, mas ela tambm inclui profissionais da frica, sia, Europa e, da Amrica Latina, brasileiros inclusive. Uma das mais recentes conquistas da organizao foi editar e publicar uma primeira obra tcnica de referncia, em 2004, intitulada Explorando a Anlise Criminal (Exploring Crime Analysis)7.

International Association of Crime Analysts. Exploring Crime Analysis: Readings on Essential Skills. Overland Park USA: IACA, 2004.

Definir modus operandi

Antes ainda da criao da IACA, foi estabelecida pioneiramente nos EUA, em 1981, a Associao Internacional de Analistas de Inteligncia Policial ("International Association of Law Enforcement Intelligence Analysts" -- IALEIA). Semelhantemente IACA, a IALEIA tem como objetivo incrementar os padres de profissionalismo da Anlise de Inteligncia Policial, tanto em nvel local (municipal), quanto estadual (provincial), nacional ou internacional. A IALEIA busca hoje atingir tal objetivo por intermdio da promoo de um melhor entendimento geral do papel da Anlise de Inteligncia Policial, fazer da atividade uma profisso prpria, desenvolver padres internacionais de qualificao e competncia tcnica, reforar conceitos, identificar currculos e padres de treinamento, prover assessoria tcnica e servios correlatos, conduzir estudos de pesquisa relacionados com a atividade de anlise, bem como prover a difuso da informao com respeito a mtodos e tcnicas analticas. Tal qual a IACA, os primeiros afiliados da IALEIA eram basicamente norte-americanos e canadenses. A situao atual dos quadros de afiliados da IALEIA tambm semelhante ao que ocorre hoje com a IACA, com ela passando a congregar, tambm, afiliados da frica, sia, Europa e Amrica Latina, brasileiros, inclusive. Vale citar a recente premiao pela IACA do policial brasileiro Francisco Vicente Badenes, Prmio Policial Mundial de 2006 por sua luta contra a corrupo no poder judicirio e excepcional contribuio para os Direitos Humanos Tal qual na rea de certificao policial individual, existe tambm nos EUA uma modalidade de certificao que pode ser conferida s prprias instituies policiais norte-americanas caso assim o desejem. essa a finalidade da "Comisso de Certificao de Instituies Policiais" ["The Commission on Accreditation for Law Enforcement Agencies" (CALEA)]8, organizao privada, sem fins lucrativos, estabelecida em 1979. Sua autoridade tcnica deriva do reconhecimento a ela conferido por outras organizaes, basicamente no-governamentais, dentre outras, a "Associao Internacional de Chefes de Polcia" ["International Association of Chiefs of Police (IACP)] e o "Frum Executivo de Pesquisa Policial" ["Police Executive Research Frum" (PERF)]. A existncia da funo de analista criminal, nos quadros da instituio policial, hoje um dos pr-requisitos de credenciamento estabelecidos pela CALEA.
8

http://www.calea.org

Definir modus operandi

As divises de anlise criminal so responsveis pelo exame sistemtico de boletins dirios de ocorrncia de determinados crimes, de modo a determinar hora, local, caractersticas especiais, semelhanas com outras ocorrncias e vrios outros fatos significativos que podem contribuir para a identificao de um criminoso ou de um padro de atividade criminal. (Wilson, apud Dantas; Souza 2004). Orlando W. Wilson iii

DESENVOLVIMENTO A AC engloba a realizao de um conjunto de aes, tarefas e funes que possibilitam estabelecer uma plataforma cognitiva analtico-decisria instrumental para a gesto estratgica e ttico-operacional das instituies de segurana pblica. Embora a anlise do crime, propriamente dita, esteja expressamente apontada no prprio nome da atividade enquanto seu objetivo, os analistas criminais tambm lidam com atividades intrainstitucionais outras, eventualmente especializando-se em uma delas. Usualmente so funes de apoio, de natureza policial, atividade fim. A AC, propriamente dita, quer seja ela para fins externos ou internos, exercida em uma seo organizacional cuja natureza de apoio atividade fim da instituio, estando situada, portanto, na esfera da atividade meio. Ainda que da atividade meio, porm, a AC no menos importante, no restando mais dvida na atualidade acerca do seu valor enquanto instrumento de incremento da efetividade, eficcia e eficincia institucional. SEO DE ANLISE CRIMINAL

Fonte: Polcia de Plymouth, MA - EUA9

www.plymouthpolice.com/images/disp1.jpg, jun-2007

Definir modus operandi

O papel do analista criminal essencialmente de dar suporte ao processo decisrio, objetivo atingido no s por intermdio da atividade de anlise, pura e simples, mas tambm da materializao de seus resultados, veiculados sob a forma de diferentes produtos de informao e, conseqentemente, de gerao de conhecimento. Embora o analista, propriamente dito, raramente seja responsvel pela "tomada de deciso", j comum em algumas instituies de segurana pblica que todas as operaes da organizao possam ter de passar pelo escrutnio tcnico-profissional do analista. Essencialmente, as aes, tarefas e funes do analista, em relao ao processo decisrio, se traduzem por atividades de recuperao, anlise e difuso da informao. Alm de tudo isso, ele tambm precisa atuar como "advogado" do seu mister, ao recomendar as aes e estratgias baseadas no resultado de suas anlises. Embora no dirija atividades operacionais, se elas forem tomadas sem levar em conta o benefcio da sustentao tcnica do analista, provavelmente podero no ser as mais acertadas. GRFICO DE ROUBOS E FURTOS EM COMRCIO DF - 2004

Fonte: Polcia Civil do Distrito Federal10

Os analistas criminais no podem se restringir apenas ao domnio de tcnicas estatsticas e de outros ramos das cincias exatas aplicveis a tal atividade, mas tambm necessitam, intrinsecamente, da moderna Tecnologia da Informao (TI). Um analista criminal tpico, na atualidade, precisa ter uma formao tal que lhe permita uma compreenso aprofundada de coisas como o gerenciamento de bases de dados, o seu tratamento analtico multidisciplinar, bem como dos softwares respectivos para realizao dessas atividades, sem olvidar uma
10

http://www.pcdf.df.gov.br/apresentaDP.asp?id=1&dp1=10, jun-2007

Definir modus operandi

necessria e essencial habilidade para apresentar produtos finais queles atores institucionais eventualmente de menor compreenso tcnica que a sua. A utilizao tecnologia de ponta proporcionada pela TI, no necessariamente est submetida a altos custos de investimento e imobilizao patrimonial, pois existem atualmente vrias ferramentas do tipo Software Livre11 as quais podem atender objetivamente s mais diversas e complexas demandas, com excelente desempenho e qualidade inclusive. Pode assim, o atual profissional de AC conhecer e utilizar todo um vasto cabedal de conhecimentos e instrumentos modernos, sem que tenha de ser necessariamente um especialista em nenhuma rea especfica da qual se utiliza regularmente, tampouco demandar altos custos de investimento para aquisio de seus instrumentos de trabalho. S assim, com uma abordagem ecltica e holstica, poder prover sua instituio de conhecimento preciso, oportuno e til. A atividade de anlise criminal produzida em prol de quatro grandes reas de aplicao: ttica, estratgica, operacional e administrativa. Embora as instituies, de um modo geral, estejam comeando a perceber a importncia da especializao em uma delas, muitos analistas ainda so generalistas, o que implica, em termos gerais, em uma falta de especializao em reas especificas da AC. A anlise criminal ttica consiste no processo de identificao, avaliao, anlise e definio detalhada de problemas gerados pelas atividades criminais. Tais problemas so normalmente classificados como ocorrncias, padres, tendncias, ou sries. Os problemas tticos se posicionam de modo particular, em meio s atividades rotineiras da AC, devido presena de identificadores que os distinguem como pertencendo a uma categoria especfica. As ocorrncias podem ser fatos isolados que no esto relacionados a outros eventos, mas que so distinguveis da atividade criminal geral, em funo de suas propriedades

11

Software livre, segundo a definio criada pela Free Software Foundation qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribudo com algumas restries. A liberdade de tais diretrizes central ao conceito, o qual se ope ao conceito de software proprietrio. A maneira usual de distribuio de software livre anexar a este uma licena de software livre, e tornar o cdigo fonte do programa disponvel. http://pt.wikipedia.org/wiki/Free_software Acesso em jun-2007

Definir modus operandi

significativamente nicas, exigindo ateno focada especialmente nelas. Por exemplo, um assassinato em massa spree-killing em uma instituio de ensino.

SPREE-KILLING NA VIRGINIA TECH EM 2007

Fontes: MSNBC Portal de informao da Microsoft12 Portal de notcias da Folha de So Paulo13

Como exemplo prtico de anlise criminal operacional, pode ser citado a atividade estimativa do analista criminal, ao verificar, em um determinado lugar, que certa faco criminosa est perdendo terreno e, conseqentemente, pontos de venda de drogas. Traando um paralelo entre a diminuio do terreno de domnio, conseqente diminuio do lucro da organizao, poderio de fogo disponvel e localizao mapeada de faces inimigas, o analista poder projetar a possibilidade de uma provvel movimentao da faco estudada em direo ao territrio de faces inimigas com fins de conquista e domnio. Tal situao, no Brasil e no restante do mundo, vem causando um dos problemas mais srios da segurana pblica atual, as guerras do trfico de drogas.

12

http://www.msnbc.msn.com/id/18138369, jun-2007 http://www1.folha.uol.com.br/folha/galeria/album/p_20070416-virginia01.shtml, jun-2007

13

Definir modus operandi

As tendncias so atividades criminais que esto geralmente relacionadas data, hora, local, modus operandi14 ou outras caractersticas, mas que no compartilham o mesmo nexo de causalidade. Os padres se referem s atividades criminais que esto relacionadas a um determinado nmero de caractersticas (data, hora, local, modus operandi, etc.), mas no contm informaes suficientes para confirmar ou refutar a sua autoria comum. Magalhes (2005)iv, ao referir questo de certos roubos de cargas registrados no Brasil no ano de 2004, com eles apresentando modus operandi semelhantes, bem como locais e horrios prximos, em sries semanais e mensais, aponta poderem ser, ou no, realizados pelo mesmo grupo criminoso. TABELA SOBRE ROUBO DE CARGAS

Tabela da Distribuio das Ocorrncias Registradas pelas Polcias Civis para Roubo de Carga, Roubo de Veculos por Unidade da Federao, Regies e Brasil no ano de 2004
Veculos Brasil, Regies Geogrficas e Unidades da Federao Brasil Norte Rondnia Acre Amazonas Roraima Par Amap Tocantins Nordeste Maranho Piau Cear Rio Grande do Norte Paraba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Sudeste Minas Gerais Esprito Santo Rio de Janeiro So Paulo Sul Paran Santa Catarina Rio Grande do Sul Centro Oeste Mato Grosso do Sul Mato Grosso Gois Distrito Federal Percentual de Roubos/Furtos 100,00% 1,84% 0,53% 0,02% 0,43% 0,08% 0,65% 0,01% 0,13% 5,94% 0,21% 0,21% 1,41% 0,39% 0,23% 0,45% 0,24% 0,15% 2,66% 74,92% 5,17% 1,05% 19,16% 49,54% 11,80% 1,44% 2,22% 8,14% 5,50% 0,49% 0,52% 1,79% 2,70% Carga Percentual de Roubos/Furtos 100,00% 1,52% 0,03% 0,00% 0,08% 0,00% 0,88% ... 0,45% 6,60% 0,68% 0,01% 2,06% 0,04% 0,24% 0,42% 0,09% 0,04% 3,01% 79,54% 4,55% 1,20% 32,52% 41,28% 9,53% 2,31% 0,89% 6,33% 2,80% 0,19% 0,47% 1,71% ...

Roubos 159974 3305 822 6 712 61 1604 3 97 10112 311 434 1944 577 356 820 461 281 4928 127930 4529 1048 46478 75875 12839 1907 390 10542 5788 519 766 2380 2123

Furtos 215885 3626 1165 82 890 239 841 36 373 12196 460 338 3353 875 495 884 425 286 5080 153663 14911 2890 25520 110342 31527 3507 7967 20053 14873 1319 1172 4365 8017

Total 375859 6931 1987 88 1602 300 2445 39 470 22308 771 772 5297 1452 851 1704 886 567 10008 281593 19440 3938 71998 186217 44366 5414 8357 30595 20661 1838 1938 6745 10140

Roubos 9922 122 1 0 0 0 105 ... 16 671 81 1 223 4 24 24 11 5 298 8090 229 69 3573 4219 786 198 43 545 253 3 34 164 52

Furtos 1952 58 3 0 9 0 0 8 38 113 0 0 22 1 4 26 0 0 60 1355 311 73 289 682 346 76 63 207 80 19 22 39 ...

Total 11874 180 4 0 9 0 105 ... 54 784 81 1 245 5 28 50 11 5 358 9445 540 142 3862 4901 1132 274 106 752 333 22 56 203 ...

Fonte: Ministrio da Justia - MJ/ Secretaria Nacional de Segurana Pblica - SENASP/ Secretarias Estaduais de Segurana Pblica/ Departamento de Pesquisa, Anlise da Informao e Desenvolvimento de Pessoal em Segurana Pblica - Coordenao Geral de Pesquisa/ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE.

Fonte: Federao Nacional dos Policiais Federais15

As sries se referem s atividades criminais sobre as quais se acredita incidir a mesma causalidade. Por causalidade comum entende-se que o mesmo delinqente, grupo de
14

Modus operandi uma expresso em latim que significa "modo de operao". algum se utilize de um mesmo processo ou operao em coisas da mesma natureza que realiza, tornando possvel inferior, emu ma situao adicional, que foi ele que a realizou ou perpetrou em caso de crime. Adaptao livre de http://pt.wikipedia.org/wiki/Modus_operandi Acesso em jun-2007
15

http://www.fenapef.org.br/htm/com_tribuna_exibe.cfm?Id=669, jun-2007

Definir modus operandi

delinqentes, organizao criminal, grupo, ou mesmo empresa, seja responsvel pelo planejamento e/ou perpetrao dos crimes da srie. O objetivo do trabalho do analista criminal ttico identificar e explicitar to rpida e decisivamente quanto possvel os componentes de uma srie, para que a situao possa ser esclarecida em prol da segurana pblica imediata. A anlise criminal estratgica consiste na identificao, avaliao, anlise e definio detalhada de problemas da atividade criminal em geral. Tais anlises so caracterizadas como sendo descritivas da atividade criminal comum ou de massa; o analista criminal estratgico trata, conseqentemente, daqueles problemas que ameaam majoritariamente a segurana pblica. O objetivo do analista criminal estratgico incrementar a segurana pblica atravs da reduo do nvel de criminalidade em uma determinada rea especfica. Quando um gestor pblico adota alguma poltica pblica com fulcro no enfrentamento do problema do crime e da criminalidade, o ideal que suas decises estejam levando em considerao as observaes de um analista criminal estratgico. O trabalho do profissional de AC deve orientar o gestor quanto s possveis linhas de ao que possam ser consideradas para possibilitar a busca mais rpida e efetiva da soluo do problema estratgico. A anlise criminal operacional consiste na identificao, avaliao, anlise e definio detalhada de problemas especficos da atividade de segurana pblica, que no a criminalidade propriamente dita. Tais problemas so caracterizados como distintos das atividades principais da polcia, devido natureza incomum e atpica de cada um deles. Os problemas da atividade de segurana pblica envolvem as atividades iniciadas e executadas pelas polcias, mas tambm incluem aquelas outras, tratadas, por exemplo, pelas instituies prisionais e pelas demais instituies da segurana pblica (operaes de trnsito, por exemplo, salvamento e resgate, etc.), em oposio atividade criminal especificamente perpetrada por delinqentes. O objetivo do analista criminal operacional identificar e explicitar, to rpida e decisivamente quanto possvel, cada um de tais problemas, de modo a permitir o incremento da segurana pblica atravs da operao bem sucedida das atividades das instituies envolvidas na gesto da segurana pblica. A anlise criminal administrativa consiste na identificao, avaliao, anlise e definio detalhada de problemas no-especficos da atividade criminal. Eles so caracterizados como sendo no-especificos (descritivos) dos principais problemas da atividade da polcia, Definir modus operandi

porquanto genricos da segurana pblica em geral. O analista criminal administrativo trata, conseqentemente, daqueles problemas que compem a vasta maioria dos problemas relacionados atividade policial sem serem necessariamente pertinentes ao crime, criminosos e questes conexas. O objetivo do analista criminal administrativo, assim, incrementar a segurana pblica, contribuindo para a adoo de medidas que aumentem a eficincia, eficcia e efetividade da atividade policial. Tal profissional responsvel por produzir conhecimento do tipo: quantas viaturas so necessrias para cobrir um permetro de x quilmetros quadrados, considerando as caractersticas do terreno e da comunidade a ser patrulhada. Recentemente observa-se que a anlise ttica e operacional vem tendo prioridade sobre as prticas analticas estratgicas e administrativas anteriormente dominantes. Isso se deve, em parte, crescente adoo de conceitos tais como o policiamento orientado por problema (POP), policiamento orientado para a comunidade (POC), preveno do crime atravs do desenho ambiental (PCADA), bem como a reincidncia de ocorrncias criminais de alta periculosidade, tais como os assassinatos em massa (spree-kilings) e ataques terroristas. Vale citar tambm a fascinao do pblico e das prprias polcias com outros temas tticooperacionais espetaculares, caso dos criminosos seriais, o que conspira ainda mais para aumentar o foco nos problemas sob tal influncia. Isto claramente resultou em uma correspondente diminuio na nfase das funes estratgicas e administrativas da AC.

Definir modus operandi

Na premissa da regularidade do crime e de fatos similares, possvel tabular as ocorrncias policiais de uma cidade e assim determinar seus pontos de maios e menor risco para a ocorrncia de crimes. August Vollmer v CONCLUSO Nos EUA, a anlise criminal ttica apresenta-se como prioridade para especializao por parte dos analistas criminais. Muitas instituies esto empregando o "analista criminal ttico", pois esta funo consome a maior parte do tempo de trabalho da atividade de AC de modo geral. Um analista criminal ttico tpico, nos EUA, passa a maior parte do tempo examinando relatrios policias, buscando detectar tendncias da atividade criminal. como praticar um jogo mental de quebra-cabea, tentando recordar os fatos-chaves de cada fato, enquanto fatos novos so armazenados na base de dados do crebro do analista. Esta , obviamente, a maneira menos efetiva de se identificar uma tendncia. UM JOGO MENTAL DE QUEBRA-CABEA

Fontes: Universidade Federal de Minas Gerais 16 e Universia17

A rea da anlise criminal ttica onde ocorreram os maiores avanos e onde programas (software) especializados comearam a emergir mais rapidamente para nela serem utilizados. Existem atualmente, por exemplo, aplicaes criadas especificamente para a identificao de
16

17

www.icb.ufmg.br/lpf/icone3.jpg, jun-2007 http://www.universia.com.br/nextwave/images/ilustra/nw_puzzle.jpg, jun-2007

Definir modus operandi

tendncias da ao criminosa em grandes bases de dados agregados. Uma vez identificada a tendncia, um software especfico de anlise ttica oferece ao analista um cenrio para estudo e predio da prxima possvel ocorrncia ou indica a melhor opo geogrfica para se iniciar a procura do delinqente. Assim, por exemplo, o analista passa a ter um papel importante na investigao e subseqente priso de um delinqente serial. REPRESENTAO GRFICA DE VNCULOS

Fonte: http://www.i2inc.com/Solutions/graphics/screen_intel2_BIG.gif, jun-2007

Os programas (software) estatsticos e geogrficos existem h dcadas, permitindo ao analista estudar diferentes dados de interesse da anlise administrativa e estratgica. Alm disso, as tcnicas que so usadas para conduzir estes tipos de anlise so tcnicas estatsticas tradicionalmente comprovadas e vlidas. Entretanto, na rea de AC ttica, como mencionado previamente, no h hoje uma tcnica dominante e que tenha se tornado a forma padro de identificao de padres de crime. SISTEMA PARA ANLISES ESTATSTICO-GEOGRFICAS

Fonte: Esri18
18

http://www.esri.com/industries/lawenforce/graphics/large-3.gif, jun-2007

Definir modus operandi

Uma das poucas tcnicas hoje existentes e que j foi adotado por vrias polcias dos EUA chamada metodologia IZE, processo de cinco etapas que o analista pode utilizar para identificar padres nos dados. O mtodo IZE orienta o analista nas tarefas de categorizar, generalizar, organizar, minimizar e maximizar seus dados, de maneira que os padres eventualmente existentes possam ser identificados. Os analistas esto hoje utilizando ferramentas especializadas para gerar previses de futuras ocorrncias e tambm possveis perfis geogrficos de sua incidncia. A previso de uma ocorrncia futura realizada tendo por base uma srie de crimes. O perfil geogrfico apontar os provveis pontos de apoio para os quais um delinqente se dirigir a partir das posies de tambm provvel incidncia de um prximo evento delitivo. Essas tcnicas tm agora ferramentas e software especializados, que podem ser utilizados para auxiliar o analista na consecuo das suas respectivas aes, tarefas e funes. MAPA DE ANLISE DE DENSIDADE

Fonte: CSISS19

Conforme referido anteriormente, nos EUA, o provimento da funo de analista criminal j obrigatrio, caso a instituio policial deseje ser devidamente credenciada pela CALEA. Nas unidades federativas, isso permite que uma polcia local (estadual, de condado ou municipal) possa pleitear verbas federais. Dado o incentivo financeiro, muitas polcias esto contratando

19

http://www.csiss.org/learning_resources/content/good_sa/kernel_density.jpg, jun-2007

Definir modus operandi

seus primeiros analistas criminais ou promovendo algum, j internamente existente, para ocupar a funo. Resulta da que um grande nmero de polcias esteja promovendo indivduos mal preparados e mal equipados para as exigncias deste tipo de trabalho. Uma tendncia negativa observada, em funo disso, a promoo de digitadores e secretrias, provavelmente por possurem, to somente, as habilidades essenciais para trabalhar com bases de dados e software bsicos de escritrio. Hoje h um grande nmero de instituies de ensino superior norte-americanas com programas em anlise criminal. A situao bem diferente daquela de uma dcada atrs. A maioria dos atuais analistas dos EUA no teve nenhum treinamento formal especfico, sendo oriundos de cursos superiores para carreiras jurdicas ou da rea de sociologia e, por isso mesmo, sem um perfil com nfase especial em AC. Conseqentemente, tm a compreenso da teoria e dos conceitos criminolgicos dos fenmenos criminais, mas usualmente nenhum treinamento formal especfico voltado para a atividade policial. A AC e aqueles que a executam so hoje essenciais para a segurana pblica. Atualmente, quase toda deciso institucional deve ser ou j guiada por assessoria provida pelo titular da seco institucional de AC. Todas as funes da organizao, incluindo o desenvolvimento de recursos humanos, direcionamento dos recursos, reconfigurao de roteiros de patrulhamento, identificao de reas problemticas, comparaes de ndices de criminalidade mensais e anuais, incluindo a identificao e eventual priso de criminosos seriais, podero falhar sem o concurso da utilizao da AC.

Definir modus operandi

NOTAS

Traduo livre e adaptao de: Gottlieb, S.L., Arenberg, S., e Singh, R. Crime analysis: from first report to final arrest: study guide and workbook. Montclair, CA: Alpha Publishing, 1994, p. 5.
ii

Dantas, George Felipe de Lima. A Task Inventory Follow-Up Evaluation of The Junior Higher-Ranking Officers' Training Course Program At The Military Police Academy of Brasilia: A Survey Study, A Disseration. Graduate School of Education and Human Development. Washington, DC: The George Washington University, 1997, p. 82-86. Traduo livre e adaptao: Bieck, Willian H. Crime Analysis. In: Bailey, William (Ed.). The enciclopedia of police science. New York & London: Garland Publishing, Inc, 1995, p.129.
iii iv

Magalhes, Luiz Carlos. A inteligncia policial como ferramenta de Anlise do Fenmeno: Roubo de Cargas no Brasil, 2005, p.45.
v

Traduo livre e adaptao: Massachusetts Association of Crime Analysts MACA. A History of Crime Analysis, p. 3. http://www.macrimeanalysts.com/articles/historyofcrimeanalysis.pdf Acesso em 05/06/2007.

You might also like