You are on page 1of 13

- Revista dos Alunos do Programa de Ps-graduao em Cincia da Religio - UFJF

A Linguagem dos Pssaros (Mantiq-at-Tayr) e a mstica do Isl The Conference of Birds (Mantiq-at-Tayr) and the mystical of Islam
Dilaci S. Faria1 [dilafarjf@yahoo.com.br] Resumo A busca que o ser humano faz do divino tema central das mais diversas religies. Os religiosos procuram encontrar Deus de vrias formas. Algumas pessoas praticam a religio de maneira ortodoxa, outras buscam na simplicidade das aes cotidianas a forma de reverenciar e encontrar o Criador. H ainda os que usam da linguagem escrita, prosa ou verso, de forma alegrica para compreender o sagrado. O livro, traduzido como A Linguagem dos Pssaros ou A Conferncia dos Pssaros, encontra-se nesse grupo. Esta obra, escrita no sculo XII pelo mstico muulmano persa Faridud-Din Attar prova da sensibilidade, da perseverana, da delicadeza e das dificuldades que o ser humano enfrenta para obter sua aproximao com Deus, que s vezes lhe parece to perto e outras vezes to distante. Palavras-chave: Sufismo; Corao; Alegoria.

Abstract The search for God is a central theme of most religions. Religious devotes try to find God in many ways. Some by practicing religion in an orthodox way; other by pursuing the simplicity of daily actions as a form of to reverence God face-to-face. Other, still, by resorting to allegoric language, in prose or verse, to realize the sacred. The Attars Conference of Birds belongs to the latter group. This book, written in 12th centurys Persia, is the testimony of the complexities, perseverance, delicacy and the difficulties that men have to go through to get near God. Key words: Sufism; Heart; Allegory.

Mestranda vinculada ao Programa de Ps-Graduao em Cincia da Religio pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

- Revista dos Alunos do Programa de Ps-graduao em Cincia da Religio - UFJF

Introduo
Deus est mais prximo de ns do que nossa veia jugular (Coro, 50:16)2

A Linguagem dos Pssaros, Mantiq-at-Tayr ou A Conferncia dos Pssaros grande poema mstico escrito na Prsia do sculo XII por Faridud-Din Attar, introduzido na Europa em 1863 pela traduo francesa de Garcin De Tassy, uma narrativa alegrica que apresenta a essncia do pensamento sufi. Trata-se de uma das maiores e mais importantes obras da literatura muulmana e tambm da literatura mundial, acolhida por importantes escritores europeus como Cervantes, Chaucer, Milton, Dante, e tambm pelo argentino Jorge Luis Borges e pelo mexicano Octavio Paz.
O remoto rei dos pssaros, o Simurg, deixa cair no centro da China uma pluma esplndida. Cansados de sua anarquia, eles vo em busca de seu rei. Sabem que sua fortaleza est no Kf, a montanha circular que rodeia a Terra. Empreendem a quase infinita aventura; superam sete vales, ou mares; o nome do penltimo Vertigem; o ltimo se chama Aniquilao. Muitos peregrinos desertam; outros perecem. Trinta, purificados pelos trabalhos, chegam montanha do Simurg. Enfim o contemplam (Borges, s/d.).

Attar, que significa perfume, odor de rosas, tido como um dos trs maiores poetas msticos persas de todos os tempos, juntamente com Sanai e Djalal Ud-Din Rumi. Alm do seu Diwan (coletnea de versados religiosos) foi autor de diversos Masnavi (esquema de dsticos com rima, adotados em poemas picos, alegricos ou msticos) e de uma hagiografia, ou Memorial dos Santos, a Tadhkriatal-Awita. A narrativa descreve de maneira metafrica as etapas percorridas pelos pssaros-homens para atingir um estado desconhecido da conscincia humana, e por isso colocado alm da barreira de palavras e da mente. A esse estado ele nomeia de Simurgh, que pode ser encontrado quando se pratica determinadas aes que levam o homem ao despojamento de iluses, dos falsos e mundanos ideais. A proximidade de Allah com o homem um marco na crena do Isl, palavra que significa entrega, submisso a Deus. Na citao inicial: Deus est mais prximo de ns do que nossa veia jugular pode-se perceber a intensidade dessa percepo e sentimento.

O Coro dividido em captulos, denominados suras ou suratas, que so compostos de versculos. A indicao 50 significa o nmero da sura e em seguida aos dois pontos o nmero do versculo, 50:16.

Sacrilegens,Juiz de Fora,v.7, n.1, p.102-114,2010- D. Faria- http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2011/02/7-9.pdf

103

- Revista dos Alunos do Programa de Ps-graduao em Cincia da Religio - UFJF

O Coro no um tratado teolgico, mas um livro sagrado que prope preceitos marcados pelo aspecto prtico e tico. A comunidade muulmana mais preocupada com a moral do que com as questes teolgicas. Os professantes da religio de Mohammad (Maom) da pennsula Ibrica fizeram especulaes em face de outra perspectiva de percepo do sagrado, fato que fascinou os intelectuais e artistas muulmanos incitando-os para a produo de um tipo de expresso de sentimento religioso que os tornaram conhecidos mundialmente. Nasceu um grupo que se tornou interprete dos ensinamentos cornicos, das palavras de seu lder, com uma conotao diversa, ligada ao sentimento, interiorizao reflexiva (esotrico) diferente do conhecido at ento ligado ortodoxia do texto sagrado (exotrico). A proposta desses devotos foi o que passou a ser conhecido como pensamento sufi. Em razo da riqueza dos ensinamentos e da extenso do texto de Attar o que me foi possvel apresentar neste simples artigo uma plida descrio e singelos comentrios sobre os ensinamentos que o autor, de forma to rica, oferece queles que se interessam em tomar conhecimento da proposta que A Linguagem dos Pssaros oferece. Com este objetivo agrupei os assuntos em cinco tpicos de modo a possibilitar ao leitor uma rpida percepo do sufismo e da obra.

O Sufismo O termo sufi procede de suf, l, ou hbito de l usado pelos religiosos ascetas. Os praticantes do sufismo, os sufis, entendem que impossvel chegar a Deus somente pela inteligncia, pela razo, pela vontade. Para o sufismo, a intuio mais importante que a racionalidade, e dogma sempre a racionalizao do que se teme ou se deseja. O sufismo no adota nada como sagrado, nem dogmas, nem smbolos, nem cones, nem templos, e absolutamente flexvel, adequando-se ao momento, ao presente. O ensinamento sufi concentra-se na essncia, o que importa, sempre, a interioridade. Esse importantssimo ramo da tradio esotrica foi mantido notadamente no mdio Oriente. A palavra esotrica possui precisamente a acepo do termo grego

Sacrilegens,Juiz de Fora,v.7, n.1, p.102-114,2010- D. Faria- http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2011/02/7-9.pdf

104

- Revista dos Alunos do Programa de Ps-graduao em Cincia da Religio - UFJF

esoteriks, interior, e est relacionada busca espiritual do homem, procura do autoconhecimento como caminho para atingir a verdade suprema. Uma das enunciaes do sufismo se ancora na shari'ah, religio positiva e a na hagiqah, a ideia. A religio positiva o aspecto exotrico, o smbolo. A ideia, por sua vez, o aspecto esotrico de religio positiva, o simbolizado. O exotrico est em perptua flutuao como as ondas do mar, criando formas efmeras de acordo com as pocas e naes do mundo. J o esotrico uma energia divina, o fundo imutvel dos oceanos, que no est submetido transformao, ao devir. Por tanto, a religio no pode assumir um carter dogmtico. Para se chegar at ela so necessrios iniciadores: a tariqa, ou o mtodo para integrar os dois elementos componentes, a religio exteriorizada e o Esprito essencial da espiritualidade divina. Ali Shahem em Princpios Gerais do Sufismo reafirma que a essncia do conhecimento inicitico, no sufismo como em outras doutrinas esotricas, tem como denominador comum a busca da verdade atravs de uma combinao de teoria e prtica, reforando a ideia da necessidade de o buscador sufi ter um mestre, um guia espiritual. O autor coloca ainda que atualmente existem quatro estgios pelos quais o buscador sufi deve passar em seu caminho para a perfeio e unio com a Essncia Divina. O primeiro, Nasut, ou Humanidade, tem como principal caracterstica o fiel cumprimento pelo nefito das leis e cerimnias islmicas. O segundo, o mtodo, Tariqa, ou Capacidade, d ao buscador a condio de iniciado; ele deixa de ser um nefito no caminho espiritual e se torna um sufi. O terceiro, Araff indica que os olhos do buscador foram abertos e ele est de posse de conhecimento sobrenatural e interior. E o estgio final, Haqiqah, o da Verdade/Realidade, perfeita, plena e suprema unio da alma com a Divindade. O mestre sufi deve ser entendido como algum que j trilhou o caminho do autoconhecimento e chegou a um nvel de conscincia maior, e por isso um ser mais integral. As prticas do sufismo podem se desenvolver para alm do ensinamento oral, ou seja, por meio de atividades especificas que passam pelos exerccios respiratrios e pela dana. Atividades que apenas um mestre, empregando tcnicas e mtodos prprios tm condies de prescrever ao discpulo. Alm disso, como afirma Faustino Teixeira, na palestra As partes e o todo: o apelo da mstica Isl em palestra na X Semana de Filosofia da UFSJ, o caminho da

Sacrilegens,Juiz de Fora,v.7, n.1, p.102-114,2010- D. Faria- http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2011/02/7-9.pdf

105

- Revista dos Alunos do Programa de Ps-graduao em Cincia da Religio - UFJF

mstica sufi a lgica do corao e citou Muhammad Katami, ex- presidente do Ir, para a compreenso das peculiaridades do pensamento islmico, com vivos reflexos na tradio sufi, que est aberta para a complexidade do real:
nossos grandes pensadores, embora cientes da indispensabilidade da razo, sabiam que ela, sozinha, no poderia desvelar toda a realidade. Nossas tradies religiosas pregam que, no final das contas a f no corao, e no no intelecto, que apreende a realidade em sua totalidade (Kahatami, 2006, p. 61).

A maneira pela qual a tradio sufi acessou o real divino foi atravs do corao que como um espelho que reflete a luz da divina Realidade. No dizer de Henri Corban para o sufismo o corao (qalb) tido como rgo sutil da percepo mstica, capaz de projetar a cada instante a presena diversificada das teofanias (Corban, 2001, p. 35). O sufismo afirma o mistrio da unidade da existncia, mantendo viva a conscincia da relatividade das coisas, o que no o identifica com o pantesmo, como apontou Frithjof Schuon, pois o pantesmo prope uma concepo que pressupe uma continuidade entre o Infinito e o finito, entre o Princpio Ontolgico e a ordem manifesta. O sufismo no concede s coisas, em hiptese alguma, uma atribuio de autonomia com respeito ao Ser ou ao Real (Schuon, 1991, p. 51-52). A invocao Deus o Maior (Allahu Akbar), expresso to repetida pelos muulmanos sufis prova dessa percepo, que um vis de grandeza encontrado em toda religio monotesta. Os ensinamentos cornicos exaltam a grandeza de Deus e Sua proximidade com o ser humano. A plenitude de Deus sempre realada no texto sagrado muulmano, como possvel observar na sura 112, com apenas quatro versculos, que retrata a crena na grandiosidade e plenitude de Deus.
Dize: Ele Allah, nico. Allah o Solicitado. No gerou e no foi gerado. E no h ningum igual a Ele. (Coro, 50:16)

A proposta de Attar A Linguagem dos Pssaros um colquio de aves atravs do qual o autor conta a histria de um bando de pssaros que resolve empreender uma viagem em busca de um chefe, de um deus, de um sentido para a vida. Esse grupo se rene em assembleia e ouve falar no Simurg, pssaro formidvel, que foi eleito para ser seu Rei.

Sacrilegens,Juiz de Fora,v.7, n.1, p.102-114,2010- D. Faria- http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2011/02/7-9.pdf

106

- Revista dos Alunos do Programa de Ps-graduao em Cincia da Religio - UFJF

Attar, com alto carter simblico, em fala ritmada, conduz o leitor a uma peregrinao pelo cotidiano da Prsia do sculo XII, atravs de uma comitiva que conseguiu reunir, todos os pssaros do mundo para juntos se aproximarem de Simurg, o rei dos pssaros. Para fazerem esse percurso foi eleita como guia, como mensageiro divino, a poupa (folhaonline, 29/05/2008), ave tpica da regio. A Linguagem dos Pssaros apresenta de forma inteligente e instigadora, entremeadas com a narrativa principal, parbolas, histrias da tradio muulmana como de Layla e Majnum (casal persa de namorados), das mariposas, de prncipes e mendigos, de dervixes, de sheihks e profetas. Essas histrias cadenciam o ritmo das aventuras dos pssaros, conduzidos pela poupa, de modo a dar uma pausa ao leitor para assimilar os ensinamentos desses viajantes. A busca da compreenso do mistrio da presena de Deus, que sempre maior do que qualquer ser humano possa imaginar, uma das caractersticas de todo texto que procura levar os iniciados a um entendimento verdadeiro de Sua grandeza por meio do encontro com Simurg, rei dos pssaros, pois os homens, de modo geral, tm dificuldade em entender esse mistrio. A simples leitura do livro, porm, no faz de ningum um sufi, nem mesmo um iniciado no sufismo. A exemplo de outras escolas esotricas, o sufismo exige do buscador a presena de um mestre vivo, de um guia como a poupa foi para os pssaros. Os estgios pelos quais o buscador passa na sua viagem aparecem de maneira alegrica na narrativa de Attar e o resultado final conseguido quando os pssaros viajantes encontram Deus e se encontram em Deus. No dizer de Leo Gilson Ribeiro a filosofia mstica arbico-persa que sustenta ser o esprito humano uma emanao do divino, no qual se esfora para reintegrar-se, A Linguagem dos Pssaros, de Faridud-Din Attar, um
relato cheio de magia e encanto que nos revela o deslumbramento de uma das supremas meditaes msticas mundiais: a linguagem desses pssaros uma iniciao ao caminho tico e divino, uma forma de Tao persa, que indica o comportamento moral correto ao seguidor de uma das mais belas e acessveis ramificaes do Islamismo (Ribeiro, s/d.).

O texto, tantas vezes comovente, dirige-se ao intelecto, compreenso e interpretao das mais altas verdades que a alma humana possa alcanar. o corao o alvo dessas palavras revestidas de nobreza, desapego a todo e qualquer materialismo,

Sacrilegens,Juiz de Fora,v.7, n.1, p.102-114,2010- D. Faria- http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2011/02/7-9.pdf

107

- Revista dos Alunos do Programa de Ps-graduao em Cincia da Religio - UFJF

regido somente pelo amor ao prximo e o desejo ardente, radical, de se atingir a Origem, Deus, atravs dos percalos dolorosos da vida at se chegar unio mystica com a Divindade. A histria contada de maneira metafrica incita o raciocnio dos leitores com aluses que propiciam um entendimento sutil. Os pssaros podem ser homens comuns ou, em outra exegese, os prprios adeptos do sufismo em busca de Verdade eterna e imutvel. No livro, a ave mais nobre, a poupa, conhecida tambm como mensageira do Rei Salomo, conduz os pssaros rumo a Fnix, Deus eternamente ressurgido e resplandecente. S alguns pssaros chegam at Simurgh. (trinta pssaros). O pssaro Simurg seria a metfora do mestre perfeito e a manifestao de Deus como tambm o eu interior, o que se encontra na palavra de Ali (o quarto califa e primeiro m xiita), quando diz: Aquele que chega a se conhecer, ou a adquirir o conhecimento do seu eu, conhecer seu Deus.

A Invocao Nos moldes do texto sagrado do Isl, Attar abre a narrativa com uma Invocao de louvor ao Santo Criador da alma com aluso criao do mundo descrita no Coro, 2:111, semelhante a Gnesis, I, 3; e aos Salmos, XXXII, 9. Prossegue em seguida:
Deus produziu o vento, a terra, o fogo, o sangue; por estas coisas Ele anuncia Seu segredo. Ele colheu a terra a amassou-a com a gua; depois de quarenta manhs, colocou nela a alma, e esta deu vida ao corpo. Deus deu-lhe inteligncia para que ela tivesse o discernimento das coisas. Quando viu que a inteligncia estava de posse do discernimento, deu-lhe a cincia, para que pudesse apreciar tudo o que lhe havia sido conferido. Quando o homem tomou posse de suas faculdades, confessou sua impotncia e submergiu no espanto; ento seu corpo entregou-se aos atos exteriores. Amigos ou inimigos, a sabedoria impe a todos inclinar a cabea sob o jugo de Deus; e, coisa admirvel! Ele vela por todos ns (Attar, 1991, p 3).

Deus tudo, e as coisas tm somente um valor nominal. Sabe que o mundo visvel e o mundo invisvel so Ele mesmo. No h nada alm dele, e o que , Ele(Attar,1991, p. 4). Mais a frente, o escritor refere-se ao mistrio da criao do ser humano ao dizer:
Quando a alma uniu-se ao corpo, tornou-se a parte e o todo: nunca se fez um talism mais maravilhoso. A alma participou da elevao, e o corpo, da baixeza terrestre. Formou-se um amlgama de terra vil e esprito puro. Por esta mescla o homem

Sacrilegens,Juiz de Fora,v.7, n.1, p.102-114,2010- D. Faria- http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2011/02/7-9.pdf

108

- Revista dos Alunos do Programa de Ps-graduao em Cincia da Religio - UFJF

tornou-se o mais admirvel dos mistrios. Ningum, no entanto teve conhecimento desse segredo, e de fato, no assunto para qualquer indigente. Qualquer coisa que queiras dizer, o melhor guardar silncio, pois ningum poderia lanar um suspiro sobre esse tema (Attar,1991, p. 5).

Attar finaliza sua invocao exaltando o sofrimento pelo qual o Lder dos Profetas passou por causa de injrias e maldades, sem se esquecer de antes mencionar o sofrimento de Cristo ao p da cruz, de Joo Batista, com sua cabea degolada, de Zacarias, morto em silncio. No deixou de relembrar as lamentaes de Ado, de No que sofreu mil anos nas mos dos mpios, de Abrao, o desafortunado Ismael, sacrificado no amor divino, de Jac que ficou cego de tanto chorar por seu filho, de Jos, na escravido, no poo e na priso. Mencionou ainda na sua invocao J, estirado na terra com vermes e lobos; de Jonas que se perdeu no caminho e foi parar no ventre de um peixe, a baleia; de Moiss que ao nascer foi colocado numa cesta e o fara exaltouo; referiu-se ainda a David que se ocupava fazendo armaduras e a Salomo de quem apoderou-se um djim, esprito. Em seguida vem a primeira Parbola. Depois o Elogio a Mohammad, o Senhor dos Enviados. Narra uma Histria Alegrica e Elogios a Abu Beker, o primeiro amigo do Profeta e pai de sua ltima esposa, Aisha, fala sobre Omar o segundo Califa, sobre Osman, o terceiro tambm sobre Ali, o quarto Califa sucessor de Mohammad, dentre outros temas, encerrando essa introduo com a Orao de Mohammad. A Invocao feita por Attar mostra um mstico profundamente ligado e respeitoso aos ensinamentos cornicos. Com essa caracterstica de comprometimento e ateno com e aos ensinamentos do Coro chega-se ao primeiro captulo que inaugura a narrativa da grande viagem.

A Busca de Deus O tema divide-se em sete partes: a procura, a paixo, o conhecimento, o desinteresse perfeito, a unidade em Deus, a estupefao e a anulao de si mesmo no Bem-Amado. desse modo que comea a busca do nefito que supera cada dificuldade que surge nesse caminho, at alcanar e desvelar sua miragem pessoal permitindo assim contemplar uma realidade absoluta desprovida de fantasias. A necessidade do simbolismo evidente, uma vez que, a ignorncia da meta final faz com que para alcanar essa meta a maneira seja pela eliminao. Sabendo o que no , a mente descobrir finalmente o que .

Sacrilegens,Juiz de Fora,v.7, n.1, p.102-114,2010- D. Faria- http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2011/02/7-9.pdf

109

- Revista dos Alunos do Programa de Ps-graduao em Cincia da Religio - UFJF

A narrativa comea com o interesse que um grupo de pssaros (mais de mil) sentiu de procurar e encontrar o seu Rei. Como eles no podiam fazer isso sem um guia, reuniram-se em assembleia e pediram ajuda sbia poupa para efetuarem a busca. A poupa lhes disse que o rei que estavam procurando, Simurg vivia escondido na montanha de Kaf. Explica a eles que a viagem para chegar at l era muito difcil e perigosa. Os pssaros imploram poupa que os guiassem e, para isso, elegem-na como a condutora. Ela aceita a misso e comea a ensinar a cada pssaro de acordo com seu nvel de conhecimento e temperamento. Diz a eles que para alcanar o alto da montanha, Kaf, necessitariam atravessar sete vales sendo os ltimos dois desertos. S quando conseguissem passar o segundo deserto entrariam no palcio do rei. Os de vontade dbil, temerosos da viagem, comearam a dar desculpas (Attar,1991, p. 49). O papagaio, egocntrico e egosta, disse que no lugar de ir em busca do rei, iria procurar a fonte da vida: a fonte de Hidr basta-me; o pavo real, a ave legendria do paraso, exclamou que sonhava que voltaria ao cu e que iria esperar pacientemente esse dia; a pata lamentou-se porque sua vida dependia de estar prxima da gua e morreria caso se separasse dela; a gara apresentou uma desculpa similar, no poderia viajar para longe do mar, porque seu amor pela gua era to grande que, embora permanecesse sentada durante anos sua margem, sem beber uma s gota de sua gua, ficaria a contempl-lo. A cada desculpa a poupa percebia quo frgil era o nimo do fraco buscador. A coruja, ou o mocho, declarou que preferia ficar e buscar as runas com a esperana de encontrar nelas, algum dia, um tesouro; o rouxinol disse que no iria viajar, porque era enamorado da rosa e este amor tornara-se suficiente para ele, ningum conhecia os seus segredos, unicamente a rosa. Havia se esquecido de si mesmo e s pensava na rosa. Alcanar a Simurg est acima de mim (Attar, 1991, p. 49). A poupa, entendendo o sentimento de insegurana dos pssaros, exortou-os com a narrativa daqueles que tinham feito a perigosa viagem. Convencidos com suas histrias os pssaros decidem ento ir at o primeiro vale. Entretanto, logo comeam a ter problemas, e se do conta de que o caminho seria mais difcil do que haviam imaginado.

Sacrilegens,Juiz de Fora,v.7, n.1, p.102-114,2010- D. Faria- http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2011/02/7-9.pdf

110

- Revista dos Alunos do Programa de Ps-graduao em Cincia da Religio - UFJF

Recomeam as justificativas para desistncia da jornada. Um afirma que a poupa no suficientemente sbia para conduzi-los. Outro se queixa que Satans lhe tem possudo e lhe est pondo as coisas difceis. H ainda o que expressa seu desejo de ter dinheiro e a comodidade de uma vida de luxo. A poupa decide ento descrever- lhes os sete vales e desertos da viagem. O primeiro vale que se apresenta o da busca (talab); o que vem depois o do amor (ischc), o qual no tem limites; o terceiro o do conhecimento (marifat); o quarto da independncia ou da autossuficincia (istgna); o quinto o da pura unidade (tauhid); o sexto o da terrvel estupefao (hairat); finalmente o stimo o da pobreza (fakr) e do aniquilamento (fana), vale do qual no se pode avanar. Em seguida faz a descrio dos vales e dos desertos. O Vale da Busca onde se procura a Verdade com inquietude, com constncia, para obter um significado maior do propsito da vida. S um ser realmente interessado e com dedicao pode atravessar a salvo o primeiro vale e ir ao segundo vale, o do Amor. O Vale do Amor, onde h o desejo ilimitado de ver o Rei Amado. Um fogo abrasador comea a crescer no corao e se faz devastador. O lugar mais perigoso que o primeiro vale, porque h obstculos no caminho para colocar o amor em prova. Entretanto, esse mesmo amor impulsiona o buscador a sair desse vale e ir at uma terra mais alta: o terceiro vale, o do Conhecimento. Quando se entra nessa terra, no Vale do Conhecimento o corao se ilumina com a verdade. nesse Vale que se adquire o conhecimento interior do Amado. Do Vale do Conhecimento o viajante continua a viagem ao Vale do Desapego, onde perde seus desejos de possesses mundanas. No h ataduras com o mundo material para o viajante que atravessa esse vale. Cada novo lugar em que ele consegue chegar mais perigoso que o anterior e deve ser explorado passo a passo, uma vez que cada um contm suas prprias provas e dificuldades. Assim, toda chegada a uma terra diferente uma experincia nova. O quinto vale o Vale da Unidade. O viajante experimenta nele que todos os seres so unos em essncia, que toda variedade de ideias, experincias e criaturas da vida tem realmente e apenas uma s fonte, Deus. Depois o viajante chega ao Deserto do Medo. Ento se esquece da existncia de si mesmo e de todos os demais. V a luz, no com os olhos da mente, sim com os olhos do corao. A porta do divino tesouro, o

Sacrilegens,Juiz de Fora,v.7, n.1, p.102-114,2010- D. Faria- http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2011/02/7-9.pdf

111

- Revista dos Alunos do Programa de Ps-graduao em Cincia da Religio - UFJF

segredo dos segredos, se abre. Nessa terra o intelecto j no funciona. Aqui se pergunta ao viajante quem ele e a resposta : no sei nada. Finalmente chega- se ao Deserto do Aniquilamento e da Morte. Ai chegando o viajante se percebe como uma gota que se funde no oceano da unidade com o Amado. Depois de ouvirem a descrio da poupa sobre o que lhes esperava os pssaros se animam tanto que imediatamente continuam sua viagem.

O Encontro No caminho, no entanto, alguns sucumbem pelo calor, outros nas violentas ondas do mar. Outros simplesmente se cansam e desistem de continuar; um grupo caado por animais selvagens e outros se detm tanto pelo atrativo das terras que atravessaram que ficam para trs. S trinta alcanam a montanha de Kaf, onde encontrariam Simurg, seu Rei. Estavam cansados, depenados, famintos, com o corao sofrido, mas haviam finalmente conseguido chegar ao destino idealizado. No portal de entrada do reino, o arauto real os aguarda. Viemos reconhecer Simurgh, o nosso Rei, dizem os pssaros. Merc do amor e do desejo dele perdemos a razo e a paz de esprito... sofremos os maiores desconfortos e passamos as maiores necessidades (Attar, 1991, p. 228) falam eles ao se aproximarem. No entanto, so tratados com desprezo pelo guardio, que impede a entrada desses sofredores. No podemos acreditar que o rei faa pouco de ns depois de todos os sofrimentos por que passamos. Ele s poder contemplar-nos com os olhos da benevolncia! (Attar,1991, p. 229). Os pssaros, que passaram o pior, no desistem e com suas lamentaes procuram convencer o arauto que lhes negou a entrada. S traziam consigo reclamaes e relato dos infortnios. O recepcionista real lhes explica que no poderiam chegar ao Amado dessa maneira, com lamrias e queixas. Como se aproximar do Amado s falando com queixumes e reclamaes da viagem? Precisavam chegar a Ele felizes por terem vencido todos os obstculos e de poderem finalmente conhec-Lo. Eles no se permitiram ficar molestados com a dureza da negativa. Como se salvar da chama a mariposa que deseja unir-se a ela? Reagiram e se comparam mariposa que se entregara por amor chama e fora queimada por ela. Preferiam serem aniquilados no fogo do amor como a mariposa do que viver sem experimentarem a

Sacrilegens,Juiz de Fora,v.7, n.1, p.102-114,2010- D. Faria- http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2011/02/7-9.pdf

112

- Revista dos Alunos do Programa de Ps-graduao em Cincia da Religio - UFJF

ventura de conhecer o seu Rei. Tendo-os colocado prova e finalmente se convencido do amor e da convico dos trinta pssaros o arauto real abriu a porta e os levou ao salo nobre. As cem cortinas foram descerradas e o mundo se apresentou sem vus para esses pssaros. E o que aconteceu? Cada um deles recebeu um escrito que, por alegorias, descrevia o estado desolado em que se encontravam. E nada mais. E Simurg, o rei dos Pssaros que tanto queriam encontrar, onde estaria? Eles estavam sozinhos na sala real. O que seria aquilo? Estavam sem entender. S ento descobriram o que procuravam na viagem. Eles s se viam a si mesmos, pois naquele local no havia ningum. E o Rei Simurg? Perplexos, tudo o que viram eram a eles prprios, isto os trinta pssaros, si-murg em persa.
O sol da proximidade dardejou seus raios sobre eles, e suas almas tornaram-se resplandecentes, ento no reflexo de seu rosto, os trinta pssaros (si murg) mundanos contemplaram a face do Simurg espiritual. Eles apressaram-se a olhar o Simurg que encontraram e asseguraram-se de que no era outro que si-murg (trinta pssaros). Todos estavam estupefados; ignoravam se continuavam sendo eles mesmos ou se haviam se convertido no Simurg (Attar,1991, p. 232).

Em seguida entregaram-se meditao em busca da revelao do mistrio da unidade e da pluralidade dos seres. Finalmente compreendem que, olhando-se a si mesmos, tinham encontrado o Rei, e que em busca do Rei, tinham encontrado a si mesmos. Attar procura por meio de seu texto fazer com que o buscador em nenhum momento deixe de sonhar com a busca da Verdade.
Somos vizinhos um do outro; Tu s como o Sol, e eu como a sombra. Tu que s generoso com os indigentes! Por que no prestars ateno a Teus vizinhos? Meu corao est triste, minha alma aflita. O ardor me leva a Ti faz correr as minhas lgrimas Como a gua da nuvem. Sinto no poder estar unido a Ti; No entanto no Ti busco menos. Ah! s meu guia, pois perdi-me de meu caminho! D-me a felicidade, ainda que venha a Pedir-Te intempestivamente. Aquele que teve a fortuna de entrar em Tua vida Enojou-se de si mesmo e perdeu-se em Ti. No estou sem esperanas, mas estou impaciente. Espero que de cem mil tomars um (Attar,1991, p. 10).

Sacrilegens,Juiz de Fora,v.7, n.1, p.102-114,2010- D. Faria- http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2011/02/7-9.pdf

113

- Revista dos Alunos do Programa de Ps-graduao em Cincia da Religio - UFJF

Aps passarem por todas as atribulaes de anos e anos de viagem, os pssaros mortais entregaram-se, por si prprios, ao aniquilamento total. O que se segue aps o aniquilamento no foi objeto de reflexo de Attar. O mistrio continua, mas enquanto os homens estiverem preocupados com as coisas do mundo, no se poro no caminho procura do seu Deus. Enquanto tua alma no estiver a servio do Rei eterno, como Ele te aceitar aqui? Enquanto no encontrares o rebaixamento do nada no vers jamais a elevao da imortalidade. Primeiro s lanado no caminho espiritual com envilecimento, depois s elevado com honra (Attar,1991, p. 234). Referncias Bibliogrficas ATTAR, Faridud-Din. A Linguagem dos Pssaros. So Paulo: Attar Editorial, 1991. BORGES, Jorge Luis. A Aproximao a www.attar.com.br/resenhas. Acesso: 09.jul. 2010. Almotsim. Disponvel em:

CORBIN, Henri. Limmaginazone cretrice. Laradice del sufismo. Roma-Bari: Laterza, 2001. Folha de So Paulo, 29 de maio de 2008. Dposnivel em: www.folhaonline.com KAHATAMI, Muhammad. Dilogo entre as Civilizaes. O Ir contemporneo e o Ocidente. So Paulo: Attar, 2006. RIBEIRO, Leo Gilson Ribeiro. Resenha de A Linguagem dos Pssaros. Disponvel em: www.attar.com.br/resenhas. Acesso: 09.jul.2010. SAID, Edward. Orientalismo: O Oriente como inveno do Ocidente. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. SHAH, SirdarIkbal Ali. Princpios Gerais do Sufismo. So Paulo: Attar Editorial, 1991. TEIXEIRA, Faustino. A experiencia de Deus no Isl. In: LUCCHESI, Marco (Org.). Caminhos do Isl. Rio de Janeiro: Record, 2002, pp. 69-89.

Sacrilegens,Juiz de Fora,v.7, n.1, p.102-114,2010- D. Faria- http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2011/02/7-9.pdf

114

You might also like