Http Www.senairs.org.Br Download.asp ArquivoCaminho Files Arq Ptg 6-1-195.PDF&ArquivoNome=195 PDF

DEPARTAMENTO REGIONAL DO RIO GRANDE DO SUL DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

MANUAL DO CANDIDATO CURSOS TÉCNICOS

e tem a Gestão pela Qualidade determinada como elemento crítico de sua Missão. a inovação e a transferência de tecnologias industriais. conforme divulgado no ENCARTE em anexo a este Manual. Os Cursos Técnicos oferecidos atendem a política da qualidade do SENAI-RS. prova e divulgação da classificação). sendo o Manual do Candidato instrumento de orientação aos candidatos quanto ao processo de seleção (inscrição. a data e o horário da prova e da matrícula. atentando. matrícula e início das aulas.APRESENTAÇÃO O SENAI-RS. a melhoria contínua e o cuidado com o meio ambiente sejam de responsabilidade de todos. 2. com a finalidade de qualificar profissionais para desenvolverem atividades em empresas do estado e do país. Assegurar que a qualidade. . comprometendo-se a: 1. tem por escopo de sua Missão “promover a educação profissional e tecnológica. instituição criada a mais de 60 anos. garantindo a satisfação dos seus clientes. Praticar a qualidade no processo de administração e em seus serviços educacionais e tecnológicos. para o local. É de exclusiva responsabilidade do candidato obter as informações necessárias para a participação em todas as etapas do processo seletivo. especialmente. contribuindo para elevar a competitividade da Indústria Brasileira”.

.

....................17 4..................5 OUTRAS INFORMAÇÕES ......................1...........1.......................................................................1 INSCRIÇÕES .......................................................................................................13 2.......................................................12 2..................................................................18 4.................2 PROVA DE SELEÇÃO .....................17 4................ 1.............................4 INÍCIO DAS AULAS .............4 DIVULGAÇÃO DO RESULTADO .3 Do Seguro ...........................................................................................................................................................................4 Das Taxas ...........................13 2............................................................................................................................................21 ............ 1.........................................................................................................17 4............17 4.......................................3 MATRÍCULA .........1...19 5 PROGRAMA DA PROVA DE SELEÇÃO ......................1 Do Curso .................................................SUMÁRIO 1 PROCESSO SELETIVO ....................1..12 2.................................................................................. 1.11 2...................................................1 PAGAMENTOS ............2 Do Estágio Obrigatório .................................2 PROVA DE SELEÇÃO .........13 3 INÍCIO DAS AULAS ......3 CLASSIFICAÇÃO ..15 4 CANDIDATOS ESTRANGEIROS ............ 7 7 8 9 9 2 MATRÍCULA ............ 1....................................................................1 INSCRIÇÕES ...........

.

A inscrição configura o reconhecimento e a aceitação. observando os seguintes procedimentos: • verificar se atende aos pré-requisitos exigidos para ingresso no curso pretendido. sem necessidade de procuração. O candidato que necessitar de atendimento ou de metodologia especial para aplicação da prova. A inscrição deve ser efetuada pelo candidato ou. munido de cédula de identidade original e CPF. deve requerê-lo por escrito. • pagar a taxa de inscrição estabelecida no Encarte. • comparecer na escola que oferece o curso pretendido. pelo candidato. pessoalmente ou através do envio de documentos. O não cumprimento dos procedimentos estabelecidos. no seu impedimento. especificando o tipo de situação em que se encontra e anexando justificativa médica que comprove o tipo de condição especial e ateste que o interessado apresenta condições para realizar a prova. por um representante. O comprovante de inscrição será entregue no ato da inscrição e conterá informações sobre a data e o horário de realização da prova. de todas as normas e instruções previstas neste Manual. Os candidatos de outros Estados devem efetuar inscrição. conforme estabelecido no Encarte. implica o cancelamento de sua inscrição e conseqüente impedimento de participação no processo seletivo. O requerimento deve ser feito até 24 horas antes da realização da prova para que sejam tomadas as devidas providências. .1 PROCESSO SELETIVO 1. no período estabelecido no Encarte.1 INSCRIÇÕES As inscrições para o processo seletivo para ingresso nos Cursos Técnicos estarão abertas no período e horário estabelecidos no Encarte deste Manual. A entrega do requerimento fora do prazo estabelecido desobriga o SENAI-RS do atendimento especial.

A prova será composta por 30 (trinta) questões de escolha simples. no dia e horário estabelecidos no Encarte. bem como agendas eletrônicas. o candidato deverá estar munido de: • comprovante de inscrição. Será vedada a entrada de candidatos após o horário marcado para início da prova. calculadoras. A prova de seleção será realizada na escola do SENAI-RS que oferece o curso pretendido. inclusive o de anulação da prova. definitivamente. levando consigo o caderno de prova. das quais 15 (quinze) serão de matemática e 15 (quinze) de língua portuguesa. O programa da prova se encontra no Capítulo 5 deste Manual. durante a permanência no local da prova. ou em outro local definido por esta. Para realizar a prova. do local da prova decorridos 30 minutos do início de sua realização. O candidato terá o tempo de 3 (três) horas para a resolução das questões e somente poderá retirar-se. • cédula de identidade original (RG) ou outro documento oficial de identidade que contenha sua fotografia recente. pois o não cumprimento das mesmas poderá causar-lhe prejuízos. qualquer tipo de equipamento eletrônico de telecomunicação (transmissão ou recepção). • lápis e borracha. Após a conclusão da prova e ao sair da sala o candidato deve entregar a grade de respostas.1. livros ou impressos. 2 PROVA DE SELEÇÃO O candidato deve seguir atentamente todas as orientações. A nota máxima da prova é 10 (dez). Recomendamos ao candidato que chegue ao local de realização da prova com antecedência mínima de 30 minutos. • caneta esferográfica azul ou preta. 8 . Não será permitido ao candidato: • manter em seu poder.

Em caso de empate na nota de classificação dos candidatos.4 DIVULGAÇÃO DO RESULTADO As listas dos candidatos classificados e suplentes serão divulgadas na escola que desenvolve o curso. Os candidatos de outros estados realizarão a prova de seleção em local definido pelo Departamento Regional do SENAI-RS. A chamada para matrícula será realizada obedecendo-se estritamente a ordem de classificação no processo seletivo. antes do período de matrícula. • apresentar atitude indevida em relação aos aplicadores. coordenadores e participantes do processo seletivo. o desempate se dará pelo menor número de ordem de inscrição. no caso de candidatos de outros estados. • tentar manter comunicação com outros candidatos ou outras pessoas durante a realização da prova. na mesma data e horário estabelecidos no Encarte.• fumar durante a realização da prova. sendo de responsabilidade do candidato obter informações sobre o resultado da prova. O SENAI-RS informará ao Departamento Regional de origem. na data e horário estabelecidos no Encarte. o resultado da prova de seleção. 9 . 1.3 CLASSIFICAÇÃO Será eliminado do processo seletivo o candidato que: • faltar à prova. 1.

.

Para tanto. • atender todas as exigências contidas neste Manual e Encarte. • comprovante de renda. conforme pré-requisito do curso.  firmar Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. poderão ser ocupadas. devem atender aos pré-requisitos do curso e deve ser respeitada a ordem de classificação. exceto para pagamento à vista. Os candidatos classificados no processo de seleção e suplentes devem efetuar sua matrícula na escola que desenvolve o curso.2 MATRÍCULA São condições necessárias para a matrícula: • ser classificado no processo de seleção. Para realização da matrícula o candidato deve:  apresentar os seguintes documentos: • comprovante de matrícula no ensino médio ou histórico escolar de conclusão do ensino médio. As vagas não preenchidas. . por candidatos excedentes em outro curso técnico oferecido pela Escola na qual estão inscritos. sucessivamente. apresentando: • comprovante de residência. observando orientações. datas e horários estabelecidos no Encarte. • certidão de nascimento ou de casamento (cópia e original). • três fotos 3x4 iguais e recentes. Em caso de empate será dada preferência ao candidato com menor número de ordem de inscrição. • CIC/CPF (cópia e original). A efetivação da matrícula se dará somente após a assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais por ambas as partes. • cédula de identidade (cópia e original).

O Contrato de Prestação de Serviços Educacionais poderá ser firmado semestralmente (6 parcelas mensais) ou anualmente (12 parcelas mensais). da qual não poderá comprometer mais que 40% para o pagamento da mensalidade. Caso não seja formada a turma. devem ser atendidas as normas e procedimentos estipulados pelo SENAI-RS.1. Contudo. caso o aluno efetue o pagamento de mensalidades antecipado. Para maiores esclarecimentos sobre a Concessão de Crédito consultar a Secretaria da Escola. quitados. O candidato aprovado. Em ambos os casos. o valor pago será devolvido. o pagamento da 1ª parcela deverá ser efetuado no ato da matrícula. 12 . para Concessão de Crédito para Serviços Educacionais e Tecnológicos. de outros estados. Além disso. será exigida apresentação de um Responsável Legal. Será concedido desconto. assumidos anteriormente com o SENAI-RS.1 PAGAMENTOS 2.Para candidato menor de 18 anos. e • não tenham restrições de crédito.1 Do Curso O pagamento à vista deve ser efetuado no momento da matrícula. O valor semestral e anual do curso está estabelecido no Encarte. salientamos que um dos documentos exigidos para Concessão de Crédito é o Comprovante de Renda Familiar. com correção pelo IGP-M. assinatura de contrato e pagamentos. portando cédula de identidade e CPF. ao firmar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. Para Parcelamento O crédito para o pagamento parcelado do curso somente será concedido àqueles que: • estiverem com os seus compromissos financeiros. deve entrar em contato com a escola para informações complementares quanto ao procedimento para envio de documentos. 2.

13 .1. conforme estabelecido no Encarte. com cobertura de 24 horas. deve ter condições de pronto atendimento médico. taxas escolares referentes ao grêmio de alunos e círculo de pais e mestres. 2. quando considerado parte integrante do Curso Técnico.3 Do Seguro No momento da matrícula será cobrado o pagamento do seguro contra acidentes (Seguro Aluno) para o período de vigência do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.4 Das Taxas A Escola poderá cobrar. O seguro apresentado pelo aluno.1. O aluno que já possuir seguro contra acidentes. é cobrado em uma única parcela. 2. deve apresentar a Apólice de Seguro e ficará liberado do pagamento do seguro oferecido pela Escola. terá o preço estipulado pela escola. também no ato da matrícula. em eventual acidente.2. O valor do seguro.2 Do Estágio Obrigatório O Estágio Obrigatório. para que. O crédito para o pagamento parcelado do Estágio Obrigatório será concedido conforme o item Para Parcelamento. a escola possa buscar o atendimento com a maior rapidez possível.1.

.

3 INICIO DAS AULAS A escola informará. O SENAI-RS reserva-se o direito de adiar o início das aulas para prorrogar o período de inscrições para prova de seleção. As turmas somente serão formadas com o preenchimento total das vagas oferecidas para cada uma delas. a data de início das aulas. no momento da matrícula. .

.

O candidato estrangeiro “avulso” (não inscrito por convênio/acordo da UNICIN ou do SENAI-RS) deve observar e seguir as orientações dos itens 1. visado pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério . 4.3 MATRÍCULA O candidato estrangeiro indicado por convênio/acordo deverá efetuar matrícula pessoalmente ou através da UNICIN. convênios ou ajustes intergovernamentais ou interinstitucionais. 1. deve ser inscrito pela Unidade de Cooperação Internacional – UNICIN do Departamento Nacional do SENAI. pois tem reserva de vaga.4 deste Manual.2 PROVA DE SELEÇÃO O candidato estrangeiro indicado através de convênios/acordos (UNICIN ou SENAI-RS) não necessita prestar prova de seleção. estabelecido no Encarte. • Passaporte com visto de permanência legal no Brasil como estudante.4 CANDIDATOS ESTRANGEIROS 4. no mesmo período dos candidatos de outros Estados.2. da Diretoria de Operações do Departamento Nacional do SENAI. no mesmo período dos candidatos de outros Estados.1 INSCRIÇÕES O candidato estrangeiro. apresentando a seguinte documentação: • Encaminhamento da UNICIN. quando amparado em acordos.3 e 1. • Histórico Escolar e Certificado de Conclusão (original) do Ensino Médio. estabelecido no Encarte. O candidato estrangeiro “avulso” (não inscrito por convênio/acordo da UNICIN ou do SENAI-RS) deve ser inscrito diretamente na Escola que oferece o curso pretendido. 4.

Os estudos de Ensino Fundamental e Médio.de Educação e Cultura do país de origem e pela Embaixada ou Consulado do Brasil. • Três fotos 3x4 iguais e recentes. conforme protocolo firmado entre os países integrantes do MERCOSUL (Decreto Federal n. conforme protocolo firmado entre os países integrantes do MERCOSUL (Decreto Federal nº 6729 de 12/01/2009). e deve ser solicitado antes do seu término. O prazo pode ser prorrogado pelo Departamento de Polícia Federal. realizados no Paraguai. em via autenticada. a seguinte documentação: • Cópia integral (autenticada) do Passaporte com visto de permanência legal no Brasil. realizados no Paraguai. original e em via autenticada.4 INÍCIO DAS AULAS O candidato estrangeiro deve observar o estabelecido no Capítulo 3 deste Manual. • Três fotos 3x4 iguais e recentes.º 6729 de 12/01/2009). Uruguai e Argentina não necessitam de declaração de equivalência. e Declaração de Equivalência de Ensino Médio. Uruguai e Argentina. 4. 18 . O candidato estrangeiro avulso deverá efetuar matrícula apresentando pessoalmente ou encaminhando para a escola do curso pretendido. expedida pelo Conselho Estadual de Educação. • Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Os estudos de Ensino Médio. traduzido por tradutor juramentado. no prazo de 30 dias após à sua entrada e a identificar-se pelo sistema datiloscópio. O prazo de permanência para estudante é de até um ano. O estrangeiro é obrigado a registrar-se no Departamento de Polícia Federal. Bolívia e Chile não necessitam de declaração de equivalência.

19 .5 OUTRAS INFORMAÇÕES O candidato estrangeiro. pode obter esclarecimentos sobre qualquer dos itens anteriores ou outros não contemplados. através do telefone (61) 3317-9011. através do telefone (51) 3347-8848. amparado em acordos. não consideradas neste Manual. junto ao Departamento Regional do SENAI do Rio Grande do Sul. convênios ou ajustes intergovernamentais ou interinstitucionais. O candidato estrangeiro “avulso” (não inscrito por convênio/acordo da UNICIN ou do SENAI-RS) pode obter outras informações.4. junto a Unidade de Cooperação Internacional – UNICIN do Departamento Nacional do SENAI.

.

paralelogramo. losango • Comprimento da circunferência e área do círculo • Triângulo retângulo: Teorema de Pitágoras e razões trigonométricas . quadrado. regra de três simples • Porcentagem • Frações algébricas • Equações fracionárias • Sistema métrico decimal: transformações de unidades • Ângulos: medidas e operações com graus.5 PROGRAMA DA PROVA DE SELEÇÃO  Língua Portuguesa • Interpretação de Texto  Matemática • Operações e problemas com números inteiros e racionais na forma de fração e na forma decimal • Equações de 1º grau • Equações de 2º grau • Sistemas de equações • Razão. proporção. trapézio. minutos e segundos • Perímetro e área dos polígonos: retângulo.

Projeto e Produção Gráfica: CEP SENAI de Artes Gráficas Henrique d’Ávila Bertaso .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful