You are on page 1of 7

NORMAS DE PARTICIPAO

I PROMOO
O Programa Jovens Activos da responsabilidade da Cmara Municipal de Cascais, atravs da Diviso de Juventude e do Conhecimento.

II DESTINATRIOS
O Programa Jovens Activos destina-se a Jovens moradores no Concelho de Cascais, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos e que tenham terminado uma qualificao profissional de nvel III (12o ano com qualificao profissional), nvel IV (12o ano + Curso de Especializao Tecnolgica), o 12o ano pela via de ensino, ou um Curso de Ensino Superior (Bacharelato ou Licenciatura) nos ltimos trs anos.

III OBJECTIVOS
Definem-se como objectivos do Programa Jovens Activos: Promover condies que facilitem a empregabilidade dos jovens muncipes no Concelho. Facilitar o desenvolvimento de competncias pessoais e profissionais, atravs da formao e experimentao em contexto de trabalho. Facilitar o acesso ao 1o emprego nas modalidades de criao do prprio emprego e de trabalho por conta de outrem. Promover o empreendedorismo nos jovens desenvolvendo nestes capacidades pessoais e novas atitudes face ao seu futuro. Facilitar o desenvolvimento, por parte dos jovens, de ideias e projectos inovadores, criando condies facilitadoras dinamizao dos mesmos.

IV ACTIVIDADE
O Programa Jovens Activos integra quatro mbitos de actividades em que o jovem dever participar: 1) Estgio / Formao em contexto de trabalho; 2) Formao; 3) Acompanhamento e Avaliao; 4) Acompanhamento Final Insero no Mercado de Trabalho

V CALENDARIZAO
O Programa Jovens Activos desenvolvido em duas fases: a) A 1 Fase decorre ao longo de 9 meses e integra o Estgio / Formao em Contexto de trabalho na empresa enquadradora, a participao nas iniciativas de Formao do Programa e as actividades de Avaliao e Acompanhamento. b) A 2 fase decorre nos 3 meses seguintes 1 Fase e integra o Acompanhamento Final Insero. Nesta fase sero dinamizados trs grupos distintos, formados tendo em conta a situao individual dos jovens: 1) Apoio continuidade da colaborao na empresa enquadradora; 2) Apoio criao do prprio emprego; 3) Apoio insero na vida activa em novo contexto de trabalho.

NORMAS DE PARTICIPAO

Para alm dos feriados nacionais e fins-de-semana a actividade do jovem na empresa enquadradora suspensa nos seguintes perodos: a) 10 dias teis, em data(s) a definir pela empresa enquadradora, nunca podendo coincidir com as definidas para as actividades de formao e acompanhamento. b) 2 dias teis no perodo que decorre entre 22 de Dezembro e 6 de Janeiro. No perodo de suspenso de actividades, anteriormente apresentado, o pagamento da bolsa no suspenso.

VI CANDIDATURAS DAS EMPRESAS


As empresas que pretendam candidatar-se ao Programa Jovens Activos devero faz-lo mediante a apresentao de projectos de candidatura, em ficha prpria, a entregar e/ou enviar para Cmara Municipal de Cascais Diviso de Juventude e do Conhecimento, Praa 5 de Outubro 2750-501 Cascais, ou por e-mail para djuv@cm-cascais.pt, de acordo com o calendrio definido para o programa.

VII DEVERES DAS EMPRESAS ENQUADRADORAS E PRINCPIOS ORIENTADORES


Cabe s empresas: 1) Concretizar o projecto de candidatura, depois de seleccionado pela entidade promotora, no afectando os jovens a tarefas diferentes das discriminadas na Ficha Projecto. No caso de pretender efectuar alteraes no contedo do projecto, estas devero ser analisadas e autorizadas pela Cmara Municipal de Cascais/Diviso de Juventude e do Conhecimento. 2) Garantir o enquadramento funcional e acompanhamento pedaggico aos jovens, de acordo com os objectivos do Programa. 3) Designar, para cada projecto proposto, um tutor, o qual ser responsvel pela seleco, acompanhamento e execuo do Plano Individual de Estgio durante todo o perodo. 4) Facilitar o acesso dos jovens s iniciativas de formao integrantes do Programa, bem como outras que contribuam para um melhor desempenho das actividades que foram atribudas aos jovens. 5) Disponibilizar toda a informao Cmara Municipal de Cascais/Diviso de Juventude e do Conhecimento, de forma a garantir um eficaz acompanhamento e avaliao do jovem. 6) Assegurar o pagamento das verbas referentes s bolsas de formao, nas datas previstas. 7) Comunicar Cmara Municipal de Cascais/Diviso de Juventude e do Conhecimento todas as situaes que, pela sua natureza, perturbem o bom desenvolvimento das actividades. 8) Suportar os encargos com deslocaes, estadia e alimentao dos jovens que tenham de se deslocar, por convenincia da empresa, para fora do seu local de actividade, sua rea de residncia habitual, a fim de participarem em actividades profissionais decorrentes da sua participao no Programa. 9) Elaborar e enviar entidade promotora o Plano de Estgio do participante, at um ms depois do incio do respectivo estgio.

NORMAS DE PARTICIPAO

As Empresas Enquadradoras devero observar os seguintes princpios na concretizao do Programa: 1) Cumprir integralmente o Projecto de candidatura apresentado e aprovado. 2) Submeter considerao da entidade promotora quaisquer situaes que ultrapassem as suas competncias normais. 3) Cumprir as normas constantes deste documento, sob pena de suspenso do referido Projecto. 4) Controlar a assiduidade dos jovens, utilizando o sistema de comprovao de presenas e pontualidade, verificvel, em qualquer altura, pela Cmara Municipal de Cascais/Diviso de Juventude e do Conhecimento.

VIII ACOMPANHAMENTO DA EMPRESA ENQUADRADORA AO JOVEM


1) As Empresas Enquadradoras devem designar, para cada Projecto proposto, um tutor, o qual ser responsvel pela seleco, acompanhamento e avaliao do desempenho do jovem durante todo o projecto e articulao com a Cmara Municipal de Cascais/Diviso de Juventude e do Conhecimento. 2) Cada tutor no poder ter mais de trs jovens a seu cargo. 3) Compete na generalidade ao tutor: a) Realizar o acompanhamento do jovem, supervisionando o seu desempenho ao longo do estgio. b) Reunir bimestralmente com a Cmara Municipal de Cascais/Diviso de Juventude e do Conhecimento, participando activamente no processo de acompanhamento e avaliao do jovem. 4) A Empresa Enquadradora deve, at ao dia de incio da actividade, assinar o Acordo de Colaborao, conjuntamente com o jovem e a Diviso de Juventude e do Conhecimento da Cmara Municipal de Cascais.

IX SELECO E CANCELAMENTO DE PROJECTOS:


1) A seleco dos Projectos ser efectuada pela Cmara Municipal de Cascais/Diviso de Juventude e do Conhecimento, tendo em considerao os seguintes factores: - Oramento definido para o Programa; - Nmero de vagas; - Interesse e pertinncia dos Projectos apresentados; - Localizao da Empresa Enquadradora ( dada preferncia s empresas localizadas no Concelho de Cascais); - Adequao s prioridades definidas pelo Programa; - Adequao s caractersticas dos Destinatrios do Programa; - Adequao dos projectos aos objectivos definidos no ponto II deste Regulamento; - Capacidade apresentada de integrao ps-projecto;

NORMAS DE PARTICIPAO

Para as empresas participantes em edies anteriores do Programa sero tidos em conta tambm os seguintes factores: - Condies de acolhimento do(s) jovem(s) demonstradas durante o perodo de estgio nas edies anteriores; - Capacidade demonstrada de integrao ps estgio do(s) jovem(s) participante(s); 2) A Cmara Municipal de Cascais/Diviso de Juventude e do Conhecimento pode cancelar qualquer Projecto cuja Empresa Enquadradora no observe o rigoroso cumprimento do presente Regulamento.

X CONDIES DE CANDIDATURA DOS JOVENS


A candidatura ao Programa Jovens Activos s pode ser realizada quando estiverem satisfeitas as seguintes condies: 1) Disponibilidade para participar no Programa, tanto no estgio formao em contexto de trabalho como nas restantes actividades, no sendo permitida a frequncia de qualquer outra formao escolar ou profissional cujo horrio se sobreponha ao horrio das actividades do Programa. 2) Aceitao relativamente ao horrio de 35 horas semanais, distribudas pelas actividades definidas no ponto III. 3) Compromisso de aceitao das obrigaes constantes do Programa, bem como as decorrentes de actividades do Projecto e das orientaes da Entidade Promotora. 4) Inscrio dentro dos prazos que oportunamente forem indicados, nas Lojas Gerao C e atravs do preenchimento do boletim de inscrio a fornecer nos locais mencionados, ou via Internet (sendo a entrega pessoalmente). No acto de inscrio, o candidato: receber um comprovativo da mesma, onde constar o nome e no de inscrio. dever indicar a(s) sua(s) preferncia(s) at um limite de trs projectos adequados ao seu perfil. dever entregar os seguintes documentos: a) BI ou Passaporte (cpia) b) Ficha de inscrio devidamente preenchida e assinada c) Comprovativo de Residncia (recibo da gua ou luz ou telefone) d) Foto (tipo passe) e) Cpia do Certificado de Habilitaes comprovativo das habilitaes requeridas no projecto a que se candidata, devendo ser apresentado o original para autenticao f ) Curriculum Vitae g) Carto de Contribuinte (cpia) Em caso de desistncia, o jovem dever comunicar esse facto Empresa Enquadradora, bem como Diviso de Juventude e do Conhecimento da Cmara Municipal de Cascais. A desistncia, sem motivo devidamente justificado, implica a impossibilidade de candidatura a novo Programa.

NORMAS DE PARTICIPAO

XI SELECO DOS JOVENS


1) A seleco dos jovens ser efectuada por elementos da Diviso de Juventude e do Conhecimento da Cmara Municipal de Cascais e das empresas enquadradoras. 2) O processo de seleco, caso o nmero de candidatos assim o justifique, ser efectuado por duas fases: 1) Pr-seleco com base na avaliao curricular 2) Entrevista presencial 3) O exerccio de uma actividade profissional remunerada na rea profissional de candidatura poder implicar a rejeio da candidatura, ou o afastamento do Programa. 4) Compete aos jovens procurar o resultado da seleco no local e perodos divulgados.

XII ASSIDUIDADE E PAGAMENTO


1) A Assiduidade resultante da presena efectiva do jovem na entidade enquadradora, no local onde se desenvolvem as iniciativas formativas integrantes do Programa e as actividades de acompanhamento; 2) Os jovens usufruiro de um subsdio mnimo mensal de 600 (300 pagos pela Cmara Municipal de Cascais e o restante valor pago pela entidade enquadradora) na primeira fase do Programa. Na fase final do programa, os jovens recebero uma bolsa por parte da Cmara Municipal de Cascais que varia entre os 100 e os 300. A extenso da bolsa tem valores distintos segundo a situao do jovem: . Apoio integrao na Empresa Enquadradora 300 . Apoio criao do prprio emprego 200 . Apoio integrao no mercado de trabalho 100 3) A no comparncia do jovem em cada dia de trabalho corresponde a uma falta; o montante a descontar por cada falta ser calculado na base de 1/22 do subsdio mensal; 4) O pagamento do referido subsdio ser efectuado at ao quinto til do ms seguinte quele a que respeita a actividade; 5) A assiduidade dos jovens, nos dias de actividade na entidade enquadradora, ser registada pela prpria entidade, com posterior informao Diviso de Juventude e do Conhecimento da Cmara Municipal de Cascais; 6) O controle de atestados e justificao de faltas relativas aos dias de actividade na entidade enquadradora, dever ser efectuado pela mesma e enviada mensalmente juntamente com os mapas de assiduidade Diviso de Juventude e do Conhecimento da Cmara Municipal de Cascais; 7) A assiduidade relativa aos dias de participao nas iniciativas formativas ser registada pela Diviso de Juventude e do Conhecimento da Cmara Municipal de Cascais; 8) As faltas dadas nos dias de formao devero ser justificadas pelo jovem directamente com a Diviso de Juventude e do Conhecimento da Cmara Municipal de Cascais; 9) As entidades enquadradoras enviaro os mapas de assiduidade Diviso de Juventude e do Conhecimento da Cmara Municipal de Cascais, no primeiro dia til do ms seguinte ao registado no mapa; 10) O jovem seleccionado que no comparecer nos dois primeiros dias teis, aps o incio do Projecto em que se inscreveu, sem prvio aviso e justificao, ser de imediato substitudo, sendo no entanto respeitada a ordem de prioridade da seleco;

NORMAS DE PARTICIPAO

11) Em caso de amamentao a Empresa Enquadradora, aps conhecimento da Diviso de Juventude e do Conhecimento da Cmara Municipal de Cascais, conceder duas horas/dia para o efeito, sendo o horrio dirio acordado entre a jovem e a Empresa Enquadradora. 12) Regime de faltas a) Justificadas e com direito a remunerao: Podem ser justificadas e com direito a remunerao, as faltas dadas pelos seguintes motivos: - Acidente ocorrido no desempenho da actividade do Programa; - Doena do prprio, mediante a apresentao de atestado mdico ou similar; - Nojo; - Inspeco militar; - Comparncia em servios judiciais ou afins; - Licena de Maternidade. b) Justificadas sem remunerao: Podem ser justificadas, mas sem direito a remunerao, as faltas que ocorrem pelos seguintes motivos: - Doena, sem atestado mdico; - Assistncia famlia; - Casamento; - Situaes graves a serem ponderadas. O limite de faltas justificadas por tempo til de projecto de 10 faltas seguidas ou 20 interpoladas. No caso de parto o limite de faltas de 30 seguidas e no cumulativas para efeito do nmero de faltas permitidas. A justificao das faltas, em perodo de formao em contexto de trabalho - estgio ser feita Entidade Enquadradora que posteriormente enviar Entidade Promotora juntamente com o mapa de assiduidade mensal respectivo. A justificao das faltas, relativas ao perodo de formao e acompanhamento ser entregue directamente Diviso de Juventude e do Conhecimento da Cmara Municipal de Cascais. c) Faltas injustificadas: Todas as faltas dadas por motivos que no os apresentados nos pontos 1 e 2 so consideradas injustificadas, sendo o limite de 3 faltas seguidas ou 5 interpoladas, sob pena de excluso do Programa. 13) Excluso do Programa: Todo o jovem que ultrapasse o limite de faltas constantes dos Pontos 2 e 3 de imediato excludo do Programa. Todo o jovem que no cumpra as obrigaes de pontualidade e cumprimento de tarefas definidas no projecto, poder ser excludo do programa, aps anlise da situao e deciso conjunta da empresa enquadradora e da Diviso de Juventude e do Conhecimento da Cmara Municipal de Cascais.

NORMAS DE PARTICIPAO

XIII SEGURO
Os jovens participantes no Programa so abrangidos por um seguro de acidentes pessoais, o qual cobrir os acidentes ocorridos durante o mesmo.

XIV DVIDAS E OMISSES


As dvidas e os casos omissos sero resolvidos pela Diviso de Juventude e do Conhecimento da Cmara Municipal de Cascais, a qual analisar qualquer caso no contemplado no presente regulamento, salvaguardando-se desde j a aplicao e cumprimento do presente regulamento, salientando que a participao do jovem no Programa no obriga a uma integrao do jovem no mercado de trabalho.

You might also like