Simulado 100 para o concurso da Polícia Federal

Perito Criminal Federal – Área 6 – Química / Engenharia Química
Resoluções

Questões visando o provável edital futuro. Elaboração das questões: Ângelo Aragão / Wellington Alves / Ricardo Leal Resolução das questões: Ângelo Aragão / Wellington Alves / Ricardo Leal

Esse é o último simulado que farei para o grupo e, como alguns poderão perceber, não auxiliei na elaboração das questões. Temos bastante gente qualificada no grupo para dar continuidade, caso queiram. Abraços e rumo à ANP! Concurseiro Robson CONHECIMENTOS BÁSICOS

1 – Se a autoridade competente surpreender alguém praticando uma das ações que integram o crime habitual, a mesma poderá, após a prisão, lavrar o auto de prisão em flagrante. 2 - De acordo com a Instrução Normativa nº 192 do Departamento de Polícia Federal, se o morador da residência onde se encontra o réu consentir que o mesmo seja preso à noite, os agentes poderão atuar de imediato. 3 – O flagrante delito que se consuma quando da prática de crime permanente é classificado como flagrante próprio. 4 – Um criminoso foi encontrado pela polícia na cena do crime. Logo após ser encontrado na prática desse, fugiu do local, sendo perseguido pelos policiais. Dessa forma, após ser perseguido, o criminoso foi detido e autuado em flagrante na modalidade flagrante próprio. 5 – O flagrante ficto ou tácito ocorre quando o sujeito é encontrado logo depois da ocorrência do crime, portando instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele o autor do delito. 6 – É permitido o porte de arma de fogo aos Auditores da Receita Federal do Brasil, somente mediante comprovada necessidade funcional. 7 – Será vedada autorização á instituição de ensino policial que pretenda adquiri máquinas de recarga de munição, pois essa recarga é exclusiva das fábricas de munição, que são fiscalizadas e controladas pelo Comando do Exército. 8 – Para adquirir arma de fogo de uso permitido, o interessado deverá ter, no mínimo, 18 anos de idade.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Considerando a figura acima e o prévio conhecimento sobre técnicas de extração e química analítica, responda as seguintes assertivas: 9 – Uma das principais vantagens no uso da técnica SPME é a obtenção de excelente recuperação de substâncias de interesse em matrizes complexas sem utilizar solventes orgânicos. 10 – Outra grande vantagem ao se utilizar SPME é a obtenção de cromatogramas com poucos picos de compostos interferentes. Isso se deve ao fato de a extração ocorrer somente quando se utiliza headspace. 11 - No recipiente de aquecimento da amostra é possível atribuir uma maior volatilidade do analito ao efeito salting-out. 12 – Compostos termolábeis podem facilmente ser analisados, utilizando-se o sistema apresentado, sem que haja formação de artefatos. 13 – Um importante pré-requisito para o uso de SPME por headspace em soluções aquosas é que os analitos de interesse não devem estar no estado ionizado. 14 - O padrão interno é uma substância com características químicas semelhantes àquelas do analito de interesse. É utilizado principalmente para melhorar a recuperação em métodos de extração.

15 – A fibra utilizada em SPME tem a capacidade de adsorver diferentes substâncias sem que haja qualquer característica especial em sua superfície. 16 – Para preservar a integridade de dados coletados, as pessoas que realizam as medidas precisam tomar cuidado constantemente com tendências ou vieses de origem pessoal. 17 – O Daltonismo é um bom exemplo de uma limitação que pode causar um erro pessoal em uma analise volumétrica. 18 – Os erros sistemáticos ou determinados afetam a precisão dos resultados. 19 – Os erros aleatórios ou indeterminados afetam a exatidão dos resultados. 20 – O símbolo ppm representa “partes por milhão”. Logo, se uma concentração de 3 lidocaína em cocaína for expressa como 6,7 ppm, será o mesmo que 6,7 x 10 ng/g.

Para acessar mais provas e participar de discussões, só entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful