You are on page 1of 4

Motor de Induo

Motor de induo um motor eltrico construdo de tal maneira que se tm dois campos magnticos girantes. Os motores de induo so mquinas elctricas, concretamente mquinas assncrona.

Motores Trifasicos
Motores e Geradores de Induo Trifsicos (MIT) Um motor de induo composto basicamente de duas partes: Estator e Rotor. O espao entre o estator e o rotor denominado entreferro. O estator constitui a parte esttica e o rotor a parte mvel. O estator composto de chapas finas de ao magntico tratadas termicamente ou de ao silcio para reduzir ao mnimo as perdas por correntes parasitas e histerese. Estas chapas tm o formato de um anel com ranhuras internas (vista frontal) de tal maneira que possam ser alojados enrolamentos, os quais por sua vez, quando em operao, devero criar um campo magntico no estator. O rotor tambm composto de chapas finas de ao magntico tratadas termicamente, com o formato tambm de anel (vista frontal) e com os enrolamentos alojados longitudinalmente. Existem dois tipos de geradores ou motores de induo:

Gerador de Induo Gaiola de esquilo: No qual o rotor composto de barras de material condutor que se localizam em volta do conjunto de chapas do rotor, curto-circuitadas por anis metlicos nas extremidades. Gerador de Induo com rotor Bobinado: No qual o rotor composto de enrolamentos distribudos em torno do conjunto de chapas do rotor.

O motor de induo o motor de construo mais simples. Estator e rotor so montados solidrios, com um eixo comum aos anis que os compem. O estator constitudo de um enrolamento trifsico distribudo uniformemente em torno do corpo da mquina, para que o fluxo magntico resultante da aplicao de tenso no enrolamento do estator produza uma forma de onda espacialmente senoidal. A onda eletromagntica produzida pelo enrolamento uma funo senoidal do espao e do tempo. A aplicao de tenso alternada nos enrolamentos do estator ir produzir um campo magntico variante no tempo que devido distribuio uniforme do enrolamento do estator ir gerar um campo magntico resultante girante na velocidade proporcional freqncia da rede trifsica. O fluxo magntico girante no estator atravessar o entreferro e por ser variante no tempo induzir tenso alternada no enrolamento trifsico do rotor. Como os enrolamentos do rotor esto curto circuitados essa tenso induzida far com que circule uma corrente pelo enrolamento do rotor o que por conseqncia ira produzir um fluxo magntico no rotor que tentar se alinhar com o campo magntico girante do estator. Como o valor das tenses induzidas no rotor no caso de rotor bobinado dependem da relao de espiras entre o rotor e o estator, o estator pode ser considerado como o primrio de um transformador e o rotor como seu secundrio.

Este tipo de motor quando acionado por uma turbina e operando com uma rotao acima da sncrona pode gerar potncia ativa e entreg-la ao sistema onde est conectado.

Esquema de ligao de um motor trifasico.

Concluso

You might also like