You are on page 1of 6

DIAGNSTICO DA QUALIDADE QUMICA, GEOLGICA E MORFOLGICA DE REAS IMPACTADAS POR EXTRAO DE ARGILA EM MARAB-PA

Liliam Carvalho de Oliveira1; Jayane Santos Nunes2; Regiane da Silva Miranda2; Priscila Batista Miranda2; Andra Hentz de Mello3.
Engenheira Agrnoma;2Discentes do curso de Agronomia da Faculdade de Cincias Agrrias de Marab (FCAM) da Universidade Federal do Par (UFPA), e bolsistas SINDCERV, PIBIC E PROEX email:jayzinhanunes@hotmail.com; eliade_rs@hotmail.com; remirandaagro@hotmail.com; priscilinha.b.m@hotmail.com; 3 Profa. Adjunta II da Faculdade de Cincias Agrrias de Marab.(FCAM) da Universidade Federal do Par (UFPA), e-mail: andreahentz@ufpa.com
1

RESUMO As reas degradadas geralmente so compostas por solos perturbados fisicamente, quimicamente e biologicamente, causando problemas graves ao meio.A explorao de argila na cidade de Marab tem causado uma srie de impactos negativos ao meio fsico. A recuperao e ou reabilitao das reas degradadas, conforme previsto no art. 225 da Constituio Federal, medida que deve ser veementemente cobrada do empreendedor contemplado pelo licenciamento, sob pena deste, uma vez negligenciada as exigncias relativas ao meio ambiente, sofrer as sanes previstas no aparato jurdico. Este trabalho foi realizado nas reas de extrao de argila, s margens do Rio Itacaunas- Rodovia Transamaznica, na cidade de Marab-PA. Foram coletadas amostras de solo para anlise qumica nas reas de cavas e nas pilhas de estril, onde cada ponto, foi caracterizado como duas amostras compondo duas repeties. Aps as coletas os recipientes foram vedados para melhor acondicionamento e conservao e, em seguida, enviados para anlise. Os resultados obtidos revelaram que o solo distrfico, considerado extremamente argiloso e apresenta pH cido, o que capacita estas reas de serem recuperadas atravs de implantao de vegetao arbrea nativa com incorporao de matria orgnica nos solos e insumos biolgicos. PALAVRAS CHAVES: Cavas, impactos ambientais, minerao, recuperao. ABSTRACT Degraded areas, generaly, are composed for fisicaly, chemistry and biologicaly alterated soils, causing serious problems to enviroment. The clay exploration in Marab city has been caused a series of negative impacts to the physical environment. The recovery and or rehabilitation of degraded areas, as foreseen in the art. 225 of the Federal Constitution, it is measured that should be vehemently charged of the entrepreneur meditated by the licensing, under penalty of this, once neglectful the relative demands to the environment, to suffer all of the sanctions foreseen in juridical apparatus. This work was conducted in clay extraction areas, on the banks of the Itacainas river -Transamaznica highway, Marab-PA city. Soil samples were collected for chemical analysis in areas of diggings and on the waste dumps, where each point was characterized as two samples composing two replicates. After collecting the containers were sealed for better packaging and preservation, and then sent for analysis. The results revealed that the soil is dystrophic, considered extremely clayey and presents an acid pH, which enables these areas to be recovered through the deployment of native trees with organic matter incorporation in soil and organic inputs. KEY-WORDS: Diggings, environmental impacts, mining, recovery
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

INTRODUO

reas degradadas so tipicamente caracterizadas por solos pobres, erodidos, com instabilidade hidrolgica, produtividade reduzida, pouca diversidade biolgica e alterao das caractersticas fsicas e qumicas (SANCHEZ, 2003). A atividade de extrao de argila implica na retirada da vegetao natural e intensa movimentao de solo, gerando em alguns casos considerveis buracos que contribuem para o distrbio da rea, alm de promover com a retirada dos nutrientes, alta toxidez de metais no solo. A explorao de argila na cidade de Marab tem causado uma srie de impactos negativos ao meio fsico. A descaracterizao da paisagem que se d com a abertura da frente de lavra configura impacto de monta, quase sempre sendo o primeiro a ser notado nos empreendimentos de extrao de argila. No se trata apenas de um impacto visual, mas tambm de uma alterao de ordem geomorfolgica expressa por modificaes na morfologia e nos fluxos de matria e energia vigentes nos sistemas topogrficos locais, o que pode resultar em uma srie de outras alteraes indiretas. Segundo a resoluo de n303/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), devido a proximidade com os recursos hdricos, estas reas, atingidas pelas cheias dos rios, so consideradas reas de Preservao Permanentes (APP). Este trabalho tem por objetivo avaliar a qualidade qumica, geolgica e morfolgica das cavas de extrao de argila na cidade de Marab e sugerir aes e medidas mitigadoras e de recuperao destas reas.

MATERIAL E MTODOS

Este trabalho foi realizado nas reas de extrao de argila, s margens do Rio Itacaunas- Rodovia Transamaznica, na cidade de Marab-PA que esta em destaque na (Figura 1).

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Rio Itacainas

Figura 1 - Localizao da rea estudada na cidade de Marab-PA

Foram coletadas amostras de solo para anlise qumica nas reas de cavas e nas pilhas de estril, onde em cada ponto foi caracterizado como duas amostras compondo duas repeties. Aps as coletas os recipientes foram vedados para melhor acondicionamento e conservao e, em seguida, as amostras foram encaminhadas para o Laboratrio de Anlise Agronmica Consultoria Fullin Ltda, no Estado do Esprito Santo para as devidas avaliaes.

RESULTADOS E DISCUSSO

A rea de estudo est localizada na plancie de inundao do Rio Itacainas, que segundo Souza (2009), constituda por acmulo de sedimentos, que corresponde a um solo pouco desenvolvido, formado essencialmente por argila. Na Tabela 1, esto os resultados da anlise de P, Ca, Mg, K, pH, matria orgnica e saturao de bases da rea estudada de acordo com o Laboratrio de Anlise Agronmica e Consultoria Fullin Ltda, no Estado do Esprito Santo.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Tabela 1 - Anlise dos teores de P, Ca, Mg, K, pH, M.O e V.


CLASSIFICAO PARMETRO UNIDADE ANALISADO RESULTADO DA ANLISE MUITO BAIXO (valores de referncia) BAIXO MDIO ALTO MUITO ALTO

Fsforo Clcio Magnsio Potssio pH Matria Orgnica Saturao de Bases (V)

mg/dm3 cmol/dm3 cmol/dm3 mg/dm3 dag/dm3 %

6 0,8 3,5 67 5,7 1,1 51,6 1,6 1,5

5-10

1,0 60-150 5,1-6,0

51-70

Os resultados obtidos revelaram que o solo distrfico, ou, seja, quando a saturao por base varia entre 30% e 50% dando caractersticas de pouca fertilidade, caractersticas tpicas dos solos da Amaznia. Embora os solos distrficos sejam difceis de serem manejados, a anlise apresentou ndices medianos de fsforo e potssio que so indicativos de que estes solos ainda no esto totalmente degradados. O solo considerado extremamente argiloso e apresenta pH cido. Em zonas de alta pluviosidade, como o caso da rea estudada, os solos tendem a apresentar valores mais baixos de pH em conseqncia do processo de lixiviao das bases dos horizontes superficiais pela infiltrao e percolao das guas, o que, segundo Braga et al. (2007), pode significar uma disponibilidade maior para ocorrncia de elementos qumicos e de metais pesados na rea de estudo .A rea de estudo formada pelas rochas de formao Couto Magalhes, como embasamento, pelo grupo Itapecur e pelos argilitos recentes da plancie aluvionar (SOUZA, 2009). As rochas encontradas na rea de estudo, segundo Souza (op cit.), so representadas, de formas predominantes, por ardsia com nveis de quartzo laminados e, subordinadamente, por quartzo sericita xistos de granulao fina e com marcante anisotropia estrutural expressa por clivagem de crenulao, ou clivagem de fratura resultantes de extrema deformao.
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Os argilitos presentes na rea so representados por nveis argilosos, com proeminncia de argilas esbranquiadas e avermelhadas, interpretados como argilito caulintico e argilito oxidado, respectivamente, tendo seus nveis variando para mais caulintico em direo ao rio. As plancies de inundao erosivas, cobertas com uma fina camada de sedimento, como o caso da rea de estudo, tem sua origem a partir da migrao de um canal fluvial sobre o fundo de um vale quando, pela migrao, o rio erode o substrato rochoso ou sedimentos inconsolidados.Durante as cheias os sedimentos finos como argila e silte so transportados para muito alm das margens do canal, frequentemente cobrindo toda a plancie de inundao e so a depositados medida que as guas da enchente passam a perder velocidade. Na plancie de inundao do rio Itacainas ocorre acmulo de sedimentos argilosos, que apresentam composies variadas, evidenciadas pela colorao de branco cinza ao laranja-avermelhado, devido a sua origem nas nascentes deste rio, na Serra da Seringa, que carregam sedimentos em suspenso e ons dissolvidos a partir das mineralizaes ocorrentes naquela regio (SOUZA, op.cit). Na rea de estudo os aspectos relacionados s conseqncias da atividade mineradora, quais sejam a retirada da vegetao nativa, o enchimento de cavas de minerao com gua e as caractersticas fsico-qumicas e biolgicas das barragens de rejeito, tornam importante ressaltar, que as cavas de minerao so formadas durante o exerccio da atividade extrativa, permanecendo como um componente artificial do relevo aps o trmino da explorao. Sendo assim, as caractersticas geomorfomtricas da cava (forma, profundidade, declividade, volume e outras) dependem essencialmente do processo de extrao adotado.

CONCLUSO

O solo da rea de estudo possui pouca fertilidade, com caractersticas tpicas dos solos da Amaznia, sendo formado pelo intemperismo das rochas da Formao Couto Magalhes, como embasamento, do Grupo Itapecur e pelos argilitos recentes da plancie aluvionar. Geomorficamente foi observado que a rea de estudo est inserida na plancie de inundao, na foz do rio Itacainas.A anlise qumica revelou um solo cido, com teor elevado de alumnio, com concentraes consideradas baixas de Cu, Cr e Pb, com ausncia de Hg, o que capacita estas reas de serem recuperadas atravs de implantao de vegetao arbrea nativa com incorporao de matria orgnica nos solos e insumos biolgicos.As caractersticas
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

geomorfomtricas da cava dependem essencialmente do processo minerrio adotado,onde deve-se fazer um levantamento mais profundo para poder opinar solues de recuperao.

LITERATURA CITADA BRAGA, B.; H ESPANHOL, I.; CONEJO, I, G.L.; MIERZUA, F.C.; BARROS, M.T.C.; SPENCER, M.; PORTO, M.; NUCCI, N.; JULIANO, N.; EGER, S. Introduo Engenharia Ambiental O desafio do desenvolvimento sustentvel. 2 Edio, Pearson Pretice Hell, So Paulo, 2007. 318p. CONAMA. Resoluo n 303. Dispe sobre parmetros, definies e limites de reas de preservao Permanente. Braslia, 2002. Disponvel em: <http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./snuc/index.html&conteudo=./snu c/artigos/preservacao.html>. Acesso em: 01 de fevereiro de 2010. SANCHEZ, L. E. Desengenharia, o Passivo Ambiental Empreendimentos Industriais. So Paulo: Edusp, 2003. p 45-63. na Desativao de

SOUZA, S. O. Anlise geoqumica em reas impactadas por extrao de argila, nas proximidades do rio Itacainas, bairro Amap, cidade Marab. Trabalho de Concluso de Curso apresentado Faculdade de Geologia da Universidade Federal do Par. 2009. 42p.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

You might also like