You are on page 1of 5

INFLUNCIA DA REMOO DO TEGUMENTO DA SEMENTE NA EMERGNCIA DE PLNTULAS DE IP AMARELO

Cinthia Grazielle Carvalho Andrade1, Breno Pinto Rayol2, Ftima Silva Mekdece3
Estudante de Graduao em Engenharia Florestal do Instituto de Biodiversidade e Floresta (IBEF) da Universidade Federal do Oeste do Par (UFOPA). Rua Vera Paz, s/n - Sal, CEP: 68035-110; grazy_stm@hotmail.com 2Engenheiro Florestal, M.Sc., Professor Assistente do Instituto de Biodiversidade e Floresta (IBEF) da Universidade Federal do Oeste do Par (UFOPA). Rua Vera Paz, s/n - Sal, CEP: 68035-110; bprayol@yahoo.com.br 3Engenheira Florestal, Assistente do Instituto de Biodiversidade e Floresta (IBEF) da Universidade Federal do Oeste do Par (UFOPA). Rua Vera Paz, s/n Sal, CEP: 68035-110.
1

RESUMO A espcie Tabebuia serratifolia (Vahl) G. Nicholson da famlia Bignoniaceae tem grande importncia econmica e paisagstica. Dessa forma, o presente trabalho objetivou estudar as caractersticas biomtricas de sementes de ip amarelo e o efeito da remoo do tegumento na germinao destas, analisando as diferenas entre os dois tratamentos, atravs da observao do tempo de emergncia, vigor e o poder germinativo. Determinou-se o comprimento sem asa e com asa, largura e espessura de sementes, percentagem e tempo mdio de germinao. A semeadura foi realizada no Viveiro Florestal-UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Par), utilizando o substrato terra preta, em cinco repeties de vinte sementes em cada tratamento, com e sem tegumento. As observaes foram feitas diariamente e os resultados do perodo de emergncia dos dois testes expressos em dados quantitativos, analisando o incio do desenvolvimento da planta, iniciando-se atravs da protuso da raiz at a formao de plntula normal, com a emisso dos primeiros protfilos. Sementes com e sem tegumento apresentaram tempo mdio de emergncia de 0,7190 a 0,5131 dias e percentagens de 83% e 86%, obtidas aos 22 a 26 dias, respectivamente. A remoo do tegumento um mtodo eficiente, com menor perodo de emergncia de sementes de ip amarelo. PALAVRAS CHAVE: Tabebuia serratifolia - caractersticas biomtricas - emergncia ABSTRACT The specie Tabeluia serratifolia (Vahl) G. Nicholson from the Bignoniaceae has a great economic importance and landscape. In this form, the objective of this work was to study the biometric characteristics of the Yellow-ipe seeds and the effect of the removal of the integument in their germination, analyzing the differences between the two treatments, through the observation of the emergency time, vigor and the germinative power. It was determined the length with and without the wing, width and thickness of the seeds, percentage and average time of germination. The sowing was realized at Nursery Flrestal UFOPA, utilizing substratum of black dirt, in five repititions of twenty seeds in each treatment, with and without integument. The observations were made daily and the results of the emergency period of the two express tests in quantitative data, analyzing the top of the development of the plant, beginning through the protrusion of the root until the formation of the normal seedling, with the emission of the first protophylls. Seeds with integument and without presented an average emergency time of 0,7190 to 0,5131 days and percentage of 83% to 86%, obtained between 22 and 26 days, respectively. The removal of the integument is an efficient method, with less period of emergency of seeds of the Yellow-ipe. KEY WORDS: Tabebuia serratifolia - biometric characteristics - emergency
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

INTRODUO

O ip amarelo, Tabebuia serratifolia (Vahl) G. Nicholson da famlia Bignoniaceae, tambm conhecido popularmente como pau-darco-amarelo, piva-amarela, ip-ovo-demacuco, tamur-tura, ip-pardo, ip-do-cerrado e opa, uma espcie arbrea pertencente famlia Bignoniaceae e nativa do Brasil, floresce nos meses de agosto e novembro, com a planta totalmente despedida da folhagem. Os seus frutos amadurecem nos meses de outubro a dezembro e se originam de um gineceu bicarpelar, constitudo de um ovrio spero, bilocular, e so coletados antes da disperso para evitar a perda de sementes (BARROSO et al, 1999). Produz anualmente grandes quantidades de sementes, sendo elas aladas e sem endosperma, e com a perda da viabilidade poucos dias aps a sua coleta (KANO; MRQUEZ; KAGEYAMA, 1978). A cpsula das sementes possui rplem, geralmente mais longa do que larga; embrio com cotildones, mais largos ou to largos quanto longos, geralmente emarginados ou bilobados no pice do eixo hipoctiloradcula. Ala das sementes contornando o ncleo seminfero e com duas asas laterais membranceas, geralmente hialinas, pelo menos nos bordos e adaptadas disperso pelo vento (BARROSO et al, 1999). A madeira dessa espcie de ip amarelo muito utilizada para construes pesadas, tanto civis como navais. Alm de ser excelente para o paisagismo em geral (LORENZI, 1949). Devido importncia significativa da espcie, estudar os seus dados biomtricos e a germinao mais adequada se faz necessrio, uma vez que sem esses mecanismos haver uma carncia de informaes no estudo realizado. Dessa forma, ao tentar caracteriz-la importante determinar as formas de coleta, como se desenvolve o fruto, as sementes e plntulas, e as reas de ocorrncia. Com relao metodologia adequada para a conduo do teste de germinao do ip amarelo, em condies de laboratrio, pouco se conhece (MACHADO et al., 2002). Em razo disso, fazer testes de germinao atravs de mtodos, como a retirada do tegumento, importante na avaliao do valor das sementes para a semeadura e comparar a qualidade de diferentes lotes, servindo como base para a comercializao das sementes. Contudo, em razo da carncia de estudos o ip amarelo, o presente trabalho tem por objetivo estudar as caractersticas biomtricas das suas sementes e o efeito na germinao com remoo do tegumento destas, visando determinar o tamanho das sementes e quantificar a germinao. Esse conhecimento essencial na rea de Tecnologia de Sementes e auxilia na identificao botnica, nos mecanismos de disperso, sucesso e regenerao natural da espcie. Alm de serem teis na determinao da sua distribuio geogrfica, nas interaes
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

com meio ambiente e no perodo ideal para a plantao de mudas, contribuindo para a utilizao da espcie em estudo na recuperao de reas degradadas, na arborizao urbana e na indstria madeireira.

MATERIAL E MTODOS

Os frutos de ip amarelo, foram coletados na Universidade Federal do Oeste do Par UFOPA, Campus de Santarm PA e conduzidos at o seu Laboratrio de Sementes Florestais. Procedeu-se ento a extrao manual das sementes, sendo selecionada uma amostra de 200 sementes e realizada a anlise biomtrica de 100 delas, verificando as dimenses, como comprimento com asa e sem asa, largura e espessura, como o auxlio de um paqumetro. Em seguida, foi realizada a remoo manual do tegumento das outras 100 sementes. Os testes de germinao do ip amarelo com as sementes com e sem tegumento foram conduzidos no Viveiro Florestal - UFOPA, sendo semeadas em duas caixas de madeira contendo o substrato terra preta e utilizando cinco repeties de vinte sementes para cada tratamento. Aps a emergncia da semente e o desenvolvimento da plntula, foram feitas observaes dirias, analisando a freqncia de germinao no decorrer do tempo em ambos os testes, objetivando comparar o melhor a ser empregado. Os dados obtidos atravs da contagem do nmero de sementes germinadas nos dois tratamentos foram calculados em percentagem e os clculos do tempo mdio de germinao atravs de planilhas eletrnicas. Os dados do percentual de emergncia foram convertidos para arc sen raiz de alfa.

RESULTADOS E DISCUSSO

A partir das medies das sementes de ip amarelo, com e sem tegumento, foram obtidos os seguintes valores de comprimento com asa 11,6 a 29,03 mm; sem asa 7,26 a 18,28 mm; largura 3,36 a 8,10 mm; e espessura 0,24 a 2,57 mm, respectivamente. Os percentuais de emergncia das sementes sem e com tegumento apresentaram valores de 86,0 % e 83,0%, e foram obtidos 22 a 26 dias aps a semeadura, respectivamente (tabela 1). Com relao ao tempo mdio de germinao, houve diferena significativa (p 0,05), pois as sementes sem tegumento requerem 0,5131 dias para germinar, enquanto que as com tegumento 0,7190 dias.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Tabela1 - Efeito da retirada do tegumento e tempo mdio de germinao em sementes de Tabebuia serratifolia (Vahl)G. Nicholson. Santarm/PA, 2010. Tratamentos Germinao (%) Sementes com tegumento 83,0 Sementes sem tegumento 86,0 NS Tempo Mdio de Germinao (dias) 0,7190 0,5131*

(NS) no diferiu significativamente e (*) diferiu significativamente pelo teste de t de Student (p 0,05).

Os resultados referentes ao percentual de emergncia dos dois lotes de sementes de ip-amarelo semeadas com mesmo substrato revelam que no houve diferena significativa no nmero de sementes germinadas (figura 1). Esse teste de emergncia demonstrou que as sementes sem tegumento apresentaram desenvolvimento rpido porque estavam sem a proteo tegumentar.

Figura 1. Germinao de sementes com e sem tegumento de (Tabebuia serratifolia (Vahl) G. Nicholson. O tegumento foi removido manualmente, com o intuito de analisar a influncia deste na germinao de sementes, e o critrio para considerar sementes germinadas foi a emergncia da plntula. O tegumento das sementes, que serve para a proteo contra abrases e choque, funciona como uma barreira para a entrada de microrganismos. Tambm pode regular a velocidade de embebio, controlar trocas gasosas e em alguns casos promover a dormncia tegumentar (RODRIGUES et al, 2007). Isso comprova que as sementes sem tegumento germinaram primeiro em razo de permitirem uma melhor absoro da gua e oxignio, o que provocou um crescimento radicular rpido.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Germinao (%) Dias aps a semeadura

CONCLUSES

A anlise biomtrica das sementes de ip amarelo demonstrou diferenas significativas nas medies de comprimento com asa e sem asa, largura e espessura, verificando a importncia da obteno desses dados para o conhecimento das variaes no tamanho das sementes. O tempo mdio de emergncia de sementes com tegumento diferiu das sem o tegumento, pois esta apresentou uma protuso radicular mais rpida, com um curto perodo de tempo. No entanto, no que se refere ao percentual de germinao no houve diferena significativa em ambos os tratamentos, o que torna a remoo do tegumento um mtodo pouco eficiente quando o objetivo um ndice maior de sementes germinadas.

LITERATURA CITADA BARROSO, G. M., MORIM, M. P., PEIXOTO, A. L.; ICHASO, C. L. F. Frutos e sementes: Morfologia aplicada sistemtica de dicotiledneas. 9 Edio. Editora UFV, Viosa, MG, 443p.1999. KANO, N. K.; MARQUEZ, F. C. M.; KAGEYAMA, P. Y. Armazenamento de sementes de ip dourado (Tabebuia sp.). Revista IPEF, n. 17, p.23, 1978. LORENZI, H. rvores brasileiras: manual de identificao e cultivo de plantas arbreas nativas do Brasil. So Paulo, SP. Nova Odessa: Editora Plantarum. 368 p. 1992 MACHADO, C. F.; OLIVEIRA, J. A.; DAVIDE, A.C.; GUIMARES, R. M. Metodologia para a conduo dp teste de germinao de sementes de Ip amarelo (Tabebuia serratifolia (Vahl) Nicholson). Cerne, Minas Gerais v.8, p.17-25, 2002. RODRIGUES, B. R. M; MEIADO, M.V; SIMABUKURO, E. A. Influncia da luz e do tegumento na germinao de Hippeastrum stylosum Herb. (Amaryllidaceae). Revista Brasileira de Biocincias, Porto Alegre, v. 5, p. 603-605, 2007.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

You might also like