You are on page 1of 20

Funes e Imagens de todos os Aparelhos que contm em uma CPU

Autor: Gedson Carneiro de Oliveira

Funes e imagens de todos os aparelhos que contm em uma CPU


HD
Introduo
O disco rgido ou HD (Hard Disk), o dispositivo de armazenamento de dados mais usado nos computadores. Nele, possvel guardar no s seus arquivos como tambm todos os dados do seu sistema operacional, sem o qual voc no conseguiria utilizar o computador. Neste artigo, voc ver alguns detalhes do funcionamento dos HDs e conhecer alguns de seus recursos (como IDE, ATAPI, DMA, capacidade real, entre outros).

Surgimento
O disco rgido no um dispositivo novo, mas sim uma tecnologia que evoluiu com o passar do tempo. Um dos primeiros HDs que se tem notcia o IBM 305 RAMAC. Disponibilizado no ano de 1956, era capaz de armazenar at 5 MB de dados (um avano para a poca) e possua dimenses enormes: 14 x 8 polegadas. Seu preo tambm no era nada convidativo: o 305 RAMAC custava cerca de 30 mil dlares. Com o passar dos anos, os HDs foram aumentando sua capacidade de armazenamento, ao mesmo tempo em que se tornaram menores, mais baratos e mais confiveis. Apenas para ilustrar o quo "gigante" eram os primeiros modelos, a foto abaixo mostra um disco rgido utilizado pelo Metr de So Paulo em seus primeiros anos. O dispositivo est em exposio no Centro de Controle Operacional da empresa:

Componentes de um HD
Para que voc possa compreender o funcionamento bsico dos discos rgidos, precisa conhecer seus principais componentes. Os to mencionados discos, na verdade, ficam guardados dentro de uma espcie de "caixa de metal". Essas caixas so seladas e no tm nem ar internamente, pois no podem conter qualquer tipo de material que possa danificar os discos, j que estes so bastante sensveis. Isso significa que se voc abrir seu disco rgido em um ambiente despreparado e sem o uso dos equipamentos e das tcnicas apropriadas, as chances de voc perd-lo so extremamente grandes.

A figura acima mostra um HD visto por baixo e por cima. Note que a parte inferior contm uma placa com chips. Trata-se da placa lgica, um item muito importante para o funcionamento do HD. A placa lgica contm chips responsveis por diversas tarefas. O mais comum conhecido como controladora, pois gerencia uma srie de itens do HD, como a movimentao dos discos e das cabeas de leitura/gravao (mostradas adiante), o envio e recebimento de dados entre os discos e o computador, e at rotinas de segurana. Outro dispositivo comum placa lgica um pequeno chip de memria conhecido como buffer. Cabe a ele a tarefa de armazenar pequenas quantidades de dados durante a comunicao com o computador. Como esse chip consegue lidar com os dados de maneira mais rpida que os discos rgidos, ele agiliza o processo de transferncia de informaes. No momento em que este artigo era escrito no InfoWester, era comum encontrar HDs que possuam buffers de 2 MB e 8 MB. A parte interna dos HDs (isto , o interior da "caixinha") mais interessante. A foto abaixo mostra um HD aberto. Note que h indicativos que descrevem os componentes mais importantes. Estes so detalhados logo abaixo da imagem:

Pratos e motor: esse o componente que mais chama a ateno. Os pratos so os discos
onde os dados so armazenados. Eles so feitos de alumnio (ou de um tipo de cristal) recoberto por um material magntico e por uma camada de material protetor. Quanto mais trabalhado for o material magntico (ou seja, quanto mais denso), maior a capacidade de armazenamento do disco. Note que os HDs com grande capacidade contam com mais de um prato, um sobre o outro. Eles ficam posicionados sob um motor responsvel por faz-los girar. Para o mercado de PCs, comum encontrar HDs que giram a 7.200 rpm (rotaes por minuto), mas tambm h modelos que alcanam a taxa de 10 mil rotaes, tudo depende da evoluo da tecnologia. At pouco tempo atrs, o padro do mercado era composto por discos rgidos que giram a 5.400 rpm. Claro que, quanto mais rpido, melhor;

Cabea e brao: os HDs contam com um dispositivo muito pequeno chamado cabea (ou
cabeote) de leitura e gravao. Trata-se de um item de tamanho reduzido que contm uma bobina que utiliza impulsos magnticos para manipular as molculas da superfcie do disco, e assim gravar dados. H uma cabea para cada lado dos discos. Esse item localizado na ponta de um dispositivo denominado brao, que tem a funo de posicionar os cabeotes sob a superfcie dos pratos. Olhando por cima, tem-se a impresso de que a cabea de leitura e gravao toca nos discos, mas isso no ocorre. Na verdade, a distncia entre ambos extremamente pequena. A "comunicao" ocorre pelos j citados impulsos magnticos;

Atuador: tambm chamado de voice coil, o atuador o responsvel por mover o brao sob a
superfcie dos pratos, e assim permitir que as cabeas faam o seu trabalho. Para que a movimentao ocorra, o atuador contm em seu interior uma bobina que "induzida" por ims. Note que o trabalho entre esses componentes precisa ser bem feito. O simples fato da cabea de leitura e gravao encostar na superfcie de um prato suficiente para causar danos a ambos. Isso pode facilmente ocorrer em caso de quedas, por exemplo.

Gravao e leitura de dados


A superfcie de gravao dos pratos composta de materiais sensveis ao magnetismo (geralmente, xido de ferro). O cabeote de leitura e gravao manipula as molculas desse material atravs de seus plos. Para isso, a polaridade das cabeas muda numa freqncia muito alta: quando est positiva, atrai o plo negativo das molculas e vice-versa. De acordo com essa polaridade que so gravados os bits (0 e 1). No processo de leitura de dados, o cabeote simplesmente "l" o campo magntico gerado pelas molculas e gera uma corrente eltrica correspondente, cuja variao analisada pela controladora do HD para determinar os bits. Para a "ordenao" dos dados no HD, utilizado um esquema conhecido como "geometria dos discos". Nele, o disco "dividido" em cilindros, trilhas e setores:

As trilhas so crculos que comeam no centro do disco e vo at a sua borda, como se estivesse um dentro do outro. Essas trilhas so numeradas de dentro para fora, isto , a trilha que fica mais prxima ao centro denominada trilha 0, a trilha que vem em seguida chamada trilha 1 e assim por diante, at chegar trilha da borda. Cada trilha dividida em trechos regulares chamados de setor. Cada setor possui uma determinada capacidade de armazenamento (geralmente, 512 bytes). E onde entra os cilindros? Eis uma questo interessante: voc j sabe que um HD pode conter vrios pratos, sendo que h uma cabea de leitura e gravao para cada lado dos discos. Imagine que necessrio ler a trilha 42 do lado superior do disco 1. O brao movimentar a cabea at essa trilha, mas far com que as demais se posicionem de forma igual. Isso ocorre porque o brao se movimenta de uma s vez, isto , ele no capaz de mover uma cabea para uma trilha e uma segunda cabea para outra trilha. Isso significa que, quando a cabea direcionada trilha 42 do lado superior do disco 1, todas as demais cabeas ficam posicionadas sob a mesma trilha, s que em seus respectivos discos. Quando isso ocorre, damos o nome de cilindro. Em outras palavras, cilindro a posio das cabeas sobre as mesmas trilhas de seus respectivos discos. Note que necessrio preparar os discos para receber dados. Isso feito atravs de um processo conhecido como formatao. H dois tipos de formatao: formatao fsica e formatao lgica. O primeiro tipo justamente a "diviso" dos discos em trilhas e setores. Esse procedimento feito na fbrica. A formatao lgica, por sua vez, consiste na aplicao de um sistema de arquivos apropriado a cada sistema operacional. Por exemplo, o Windows capaz de trabalhar com sistemas de arquivos FAT e NTFS. O Linux pode trabalhar com vrios sistemas de arquivos, entre eles, ext3 e ReiserFS.

Processadores
Introduo
O processador o principal componente de um computador, sendo muitas vezes chamado de "crebro da mquina". Isso porque o processador que executa, com auxlio de dispositivos como memrias e discos rgidos, todas as operaes no computador. Quando voc ouve uma msica em MP3, acessa a internet, escreve um texto, tudo feito pelo processador. Este o primeiro de trs artigos, que mostraro os principais conceitos envolvendo o processador e explicaro um pouco de seu funcionamento.

O processador em si
O processador um chip responsvel por buscar e executar instrues presentes na memria do computador. Ele tambm conhecido por CPU (Central Processing Unit - Unidade Central de Processamento). As instrues (processos) que ele executa consistem em operaes matemticas e lgicas, alm de operaes de busca, leitura e gravao de dados. Um conjunto organizado de instrues, forma um programa. Todas essas operaes so executadas na lingaguem de mquina, cuja complexidade no ser explicada aqui.

Barramentos
Para que o computador possa oferecer recursos e possibilidades diversas de uso ao usurio, necessrio a utilizao de dispositivos adicionais, como placas de vdeo e de som, modem, disco rgido, teclado, etc. Estes componentes so conhecidos como Dispositivos de Entrada (teclado e mouse, por exemplo) e Sada (placa de vdeo e som, por exemplo). Em ingls, utiliza-se a sigla I/O, de Input/Output. Para que o processador possa trabalhar com esses dispositivos, ele usa um barramento para se comunicar. Assim possvel que o processador envie informaes (por exemplo, os dados para uma impressora, quando voc pede para imprimir um arquivo) e receba (por exemplo, quando voc digita algo no teclado). Esse barramento conhecido como "barramento de dados" (ou data bus). No entanto, quando o processador trabalha com a memria, ele faz uso de um "barramento de endereos" (tambm chamado de "clock externo"), pois atravs de um "endereo" que o processador localizar os dados que precisa e que esto armazenados na memria do computador. tambm por este barramento que o processador consegue determinar para qual dispositivo sero enviados os dados tratados. Seu valor medido em Hz. A foto ao lado, mostra a parte de baixo de um processador da linha Celeron, fabricado pelo Intel. Este, assim como a grande maioria dos processadores, possui terminais ou pinos de contato (vulgarmente chamados de "perninhas"). Cada um destes pinos possui uma funo e trabalha com 1 bit por vez. Assim, quando se diz que o barramento de dados trabalha a 16 bits, isso quer dizer que, pelo menos teoricamente, o processador destina 16 "perninhas" para esta funo. A mesma regra vale para o barramento de endereos, ou seja, este tambm trabalha com uma certa quantidade de pinos, correspondentes quantidade de bits.

Sinais de controle
Os processadores atuais possuem vrios pinos (no mnimo, 400). Somente analisando friamente a arquitetura de cada tipo de processador existente (tarefa iminente a engenheiros eletrnicos) possvel saber qual a funo de cada um. Os processadores, no entanto, possui algumas

funes-padro, ou seja, encontrveis em praticamente todos os processadores, independente do fabricante. Estas so conhecidas como "sinais de controle" (ou "sinais digitais"), tambm correspondem a pinos no chip do processador e algumas delas so citadas abaixo: MIO: sinal para indicar se a operao em questo de acesso a memria ou de E/S; RW: sinal para indicar se a operao em questo de leitura ou gravao; INT: sinal para que dispositivos externos possam interromper o processador para que ele efetue uma operao que no pode esperar. Por exemplo, quando o HD interrompe o processador para avisar o trmino de uma operao de leitura. Como existe somente um sinal INT, o processador opera em conjunto com um mecanismo denominado "Controlador de Interrupes" (que trabalha com as conhecidas IRQs). Como vrios dispositivos podem requisitar o processador num mesmo instante, atravs deste controlador possvel realizar todas as operaes de forma organizada; NMI: sinal de interrupo especial, usado em emergncias, onde a interrupo enviada por este sinal deve ser atendida prontamente. O NMI geralmente usado informar erros relacionados a dados na memria; INT A: sinal usado para que o processador informe que aceitou uma interrupo e que est aguardando que o dispositivo que a gerou passe as instrues; VCC: entrada de corrente eltrica que alimenta os circuitos internos do processador (pode haver vrios VCC no processador); GND: sinal usado para controle de energia (como se fosse um fio-terra). Tambm pode ser encontrados vrios deste sinal no processador; RESET: sinal ligado ao boto RESET do gabinete do computador. Ao ser ativado, o processador pra o que est fazendo e inicia as operaes novamente, como se o usurio tivesse acabado de ligar a mquina; CLOCK: este recebe um sinal digital usado internamente para sincronizar todo o funcionamento do processador. Voc ver mais sobre clock posteriormente, noutro artigo;

Placa-me
Introduo
Placa-me, tambm denominada mainboard ou motherboard, uma placa de circuito impresso eletrnico/electrnico. considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como funo permitir que o processador se comunique com todos os perifricos instalados. Na placa-me encontramos no s o processador, mas tambm a memria RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os conectores do barramento PCI e os chipset, que so os principais circuitos integrados da placa-me e so responsveis pelas comunicaes entre o processador e os demais componentes.

ndice [esconder]

1 Tipos de placas-me o 1.1 AT o 1.2 AT e ATX (simultaneamente) o 1.3 ATX o 1.4 Funcionamento o 1.5 Processador o 1.6 Memria RAM o 1.7 BIOS o 1.8 Bateria o 1.9 Chipset o 1.10 Slots de expanso 2 Perifricos 3 Componentes

Tipos de placas-me
AT

Placa-me com slot ISA (destaque)

AT a sigla para (Advanced Tecnology). Trata-se de um tipo de placa-me j antiga. Seu uso foi constante de 1983 at 1996. Um dos fatos que contriburam para que o padro AT deixasse de ser usado (e o ATX fosse criado), o espao interno reduzido, que com a instalao dos vrios cabos do computador (flat cable, alimentao), dificultavam a circulao de ar, acarretando, em alguns casos danos permanentes mquina devido ao super aquecimento. Isso exigia grande habilidade do tcnico montador para aproveitar o espao disponvel da melhor maneira. Alm disso, o conector de alimentao da fonte AT, que ligado placa-me, composto por dois plugs semelhantes (cada um com seis pinos), que devem ser encaixados lado a lado, sendo que os fios de cor preta de cada um devem ficar localizados no meio. Caso esses conectores sejam invertidos e a fonte de alimentao seja ligada, a placa-me ser fatalmente queimada. Com o padro AT, necessrio desligar o computador pelo sistema operacional, aguardar um aviso de que o computador j pode ser desligado e clicar no boto "Power" presente na parte frontal do gabinete. Somente assim o equipamento desligado. Isso se deve a uma limitao das fontes AT, que no foram projetadas para fazer uso do recurso de desligamento automtico. Os modelos AT geralmente so encontrados com slots ISA, EISA, VESA nos primeiro modelos e, ISA e PCI nos mais novos AT (chamando de baby AT quando a placa-me apresenta um tamanho mais reduzido que os dos primeiros modelos AT). Somente um conector "soldado" na prpria placa-me, que no caso, o do teclado que segue o padro DIN e o mouse utiliza a conexo serial. Posio dos slots de memria RAM e socket de CPU sempre em uma mesma regio na placa-me, mesmo quando placas de fabricantes diferentes. Nas placas AT so comuns os slots de memria SIMM ou SDRAM, podendo vir com mais de um dos padres na mesma placa-me.

AT e ATX (simultaneamente)
Modelo de transio entre o AT e o ATX uma vez que as duas tecnologias so encontradas simultaneamente. Esta uma estratgia criada pelos fabricantes para obterem maior flexibilidade comercial.

ATX

Conectores PS/2 ATX a sigla para (Advanced Tecnology Extendend). Pelo nome, possvel notar que trata-se do padro AT aperfeioado. Um dos principais desenvolvedores do ATX foi a Intel. O objetivo do ATX foi de solucionar os problemas do padro AT (citados anteriormente), o padro apresenta uma srie de melhoras em relao ao anterior. Atualmente todos os computadores novos vm baseados neste padro. Entre as principais caractersticas do ATX, esto:

o maior espao interno, proporcionando uma ventilao adequada, conectores de teclado e mouse no formato PS/2 (conectores menores) conectores serial e paralelo ligados diretamente na placa-me, sem a necessidade de cabos, melhor posicionamento do processador, evitando que o mesmo impea a instalao de placas de

expanso por falta de espao.

Conector de energia ATX (24 furos)

Placa-me ATX com slot AGP (destaque) Quanto fonte de alimentao, encontramos melhoras significativas. A comear pelo conector de energia ligado placa-me. Ao contrrio do padro AT, no possvel encaixar o plug de forma invertida. Cada orifcio do conector possui um formato, que dificulta o encaixe errado. A posio dos slots de memria RAM e socket de CPU variam a posio conforme o fabricante. Nestas placas sero encontrados slots de memria SDRAM, Rambus, DDR ou DDR-II, podendo vir com mais de um dos padres na mesma placa-me. Geralmente os slots de expanso mais encontrados so os PCI, AGP, AMR/CNR e PCI-Express. As placas mais novas vm com entrada na prpria placa-me para padres de disco rgido IDE ou Serial ATA. Gerenciamento de energia quando desligado o micro, suporta o uso do comando "shutdown", que permite o desligamento automtico do micro sem o uso da chave de desligamento encontrada no gabinete. Se a placa me for alimentada por uma fonte com padro ATX possvel ligar o computador utilizando um sinal externo como, por exemplo, uma chamada telefnica recebida pelo modem instalado.

Funcionamento
A placa-me realiza a interconexo das peas componentes do microcomputador. Assim, processador, memria, placa de vdeo, HD, teclado, mouse, etc. esto ligados diretamente placa-me. Ela possui diversos componentes eletrnicos (circuitos integrados, capacitores, resistores, etc. e entradas especiais (slots) para que seja possvel conectar os vrios dispositivos. Vamos destacar os mais importantes:

Processador (conectado ao soquete) Memria RAM Bios (memria ROM) Bateria Chipset (norte e sul)

Conectores

Slots de expanso (PCI, ISA, AGP...) Conector IDE Conector SATA Conector Mouse Conector Teclado Conector Impressora (porta paralela) Conector USB

Processador
Processador Intel 486 DX2 (vista dos pinos)

Processador AMD-AthlonXP 1700+ O processador fica encaixado no soquete devendo observar que uma placa-me no aceita qualquer tipo de processador, pois desenvolvida para modelos especficos. Cada tipo de processador tem caractersticas que o diferenciam de outros modelos, a quantidade de pinos, por exemplo, ou o barramento da ponte norte. Assim sendo, a placa-me deve ser desenvolvida para aceitar determinados processadores. A freqncia um dos itens que determinam a velocidade de processamento, entretanto a quantidade de memria cache e o seu barramento fundamental para a agilidade do processador.

Memria RAM
Memria RAM.

DDR400 de 1GB da Kingston

SDRAM As placas-me mais antigas trabalhavam com tecnologia conhecida com SDR SDRAM e a DDR, atualmente o padro mais usado o DDR2. Com relao capacidade de instalao de memria RAM nas placas-me mais antigas chegavam a 32MB ou 64MB, entretanto hoje no dificil achar micros com pentes de memria com 1024 MB ou 2048 MB e podendo expandir (dependendo da placa-me) at 8GB.

BIOS
BIOS.

Flash-ROM BIOS da American Megatrends 1992 BIOS um tipo de chip (Flash-ROM) que contm um pequeno software (256k) chamado BIOS (Basic Input Output System) que responsvel por controlar o uso dos dispositivos e mantm informaes de data e hora. O BIOS trabalha junto com o Post, um software que testa os componentes do micro em busca de eventuais erros. Podemos alterar as configuraes de hardware atravs do Setup, uma interface tambm presente na Flash-ROM.

Bateria

Bateria de Ltio CR2032 3V A bateria interna do tipo Ltio(bateria de ltio) CR2032 tem a funo de manter as informaes da Flash-ROM (EEPROM) armazenadas enquanto o computador est desligado (somente em placas-me antigas, nas atuais sua principal funo manter o relgio interno funcionando).

Chipset
Chipset. Chipset o chip responsvel pelo controle de diversos dispositivos de entrada (input) e sada (output) como o barramento, o acesso memria, o acesso ao HD, perifricos on-board e offboard, comunicao do processador com a memria RAM e entre outros componentes da placame.

chipset sul ou (south Bridge) da placa-me ASUS P4P800-E

chipset norte ou (north Bridge) da placa-me ASUS P4P800-E O chipset sul ou (south Bridge) geralmente responsvel pelo controle de dispositivos de entrada ou sada (I/O) como as interfaces IDE que ligam os HDs, os drives de CD-ROM, drives de DVD-ROM e drives de disquete ao processador. Controlam tambm as interfaces Serial ATA. Geralmente cuidam tambm do controle de dispositivos on-board como o som. O chipset norte ou (north Bridge) faz o trabalho mais pesado e por isso geralmente requer um dissipador de calor devido ao seu aquecimento elevado. Cabe ao chipset norte as tarefas de controle do FSB (Front Side Bus).

Slots de expanso
Slosts de expanso

placa de rede 100Mbit tipo PCI da NIC

Foto do adaptador grfico tipo PCI Express Gigabyte com um chpiset NVIDIA (Geforce 6200TC) Algumas tecnologias foram desenvolvidas para dar maior flexibilidade aos computadores pessoais uma vez que cada cliente pretende utiliza-lo para um fim especfico. O barramento PCI ou (Peripheral Component Interconnect) uma tecnologia para conectar diferentes perifricos na Placa-me. Veja maiores detalhes no artigo Peripheral Component Interconnect. As placas-me mais antigas dispunham de outras tecnologias leia os artigos para saber mais: barramento ISA, barramento EISA, barramento VESA. O barramento AGP ou (Accelerated Graphics Port) uma tecnologia de grande desempenho para processamento de imagens. As placas AGP excedem um pouco em tamanho as placas PCI. A tecnologia AGP j est sendo substituda pelo barramento PCI Express. A tecnologia PCI Express conta com um recurso que permite o uso de uma ou mais conexes seriais. Veja mais no artigo PCI Express.

Perifricos

On-board:como o prprio nome diz, o componente on-board vem diretamente conectado aos circuitos da placa me, funcionando em sincronia e usando capacidade do [processador e memria RAM quando se trata de vdeo, som, modem e rede. Tem como maior objetivo diminuir o preo das placas ou componentes mas, em caso de defeito o dispositivo no ser recupervel, no caso de modem AMR, basta trocar a "placa" do modem AMR com defeito por outra funcionando, pois, este colocado em um slot AMR na placa-me. So exemplos de circuitos on-board: vdeo, modem, som e rede. Off-board: so os componentes ou circuitos que funcionam independentemente da placa me e por isso, so separados, tendo sua prpria forma de trabalhar e no usando o processador, geralmente, quando vdeo, som, modem ou rede, o dipositivo "ligado" a placa-me usando os slots de expanso pra isso, tm um preo mais elevado que os dispositivos on-board, sendo quase que totalmente o contrrio em todos os aspectos do tipo on-board, ou seja, praticamente todo o processamento realizado pelo prprio chipset encontrado na placa do dispositivo.

Componentes
A placa-me pode variar conforme o modelo e fabricante, mas h componentes que se mantm:

Slots Conectores Portas Bios Chipset

Fontes de Alimentao
Introduo
Por se tratar de um dispositivo eltrico, o computador precisa de energia para que todos os seus componentes funcionem de forma adequada. O dispositivo responsvel por prover energia ao computador a de fonte de alimentao. De forma bastante sucinta poderamos dizer que a principal funo da fonte de alimentao converter em tenso contnua a tenso alternada fornecida pela rede eltrica comercial. Em outras palavras, a fonte de alimentao converte os 110V ou 220V alternados da rede eltrica convencional para as tenses contnuas utilizadas pelos componentes eletrnicos do computador, que so: +3,3V, +5V, +12V, -5V e -12V. A fonte de alimentao tambm participa do processo de refrigerao, facilitando a circulao de ar dentro do gabinete. Existem dois tipos bsicos de fonte de alimentao: linear e chaveada. As fontes de alimentao lineares pegam os 127 V ou 220 V da rede eltrica e, com ajuda de um transformador, reduzem esta tenso para, por exemplo, 12 V. Esta tenso reduzida, que ainda alternada, passa ento por um circuito de retificao que feito por uma srie de diodos, transformando esta tenso alternada em tenso pulsante. O prximo passo a filtragem, que feito por um capacitor eletroltico que transforma esta tenso pulsante em quase contnua. Como a tenso contnua obtida aps o capacitor oscila um pouco (esta oscilao chamada ripple), um estgio de regulao de tenso necessrio, feito por um diodo zener ou por um circuito integrado regulador de tenso. Aps este estgio a sada realmente contnua.

Embora fontes de alimentao lineares trabalhem muito bem para aplicaes que exigem pouca potncia telefones sem fio e consoles de videogames so duas aplicaes que podemos citar , quando uma alta potncia requerida, fontes de alimentao lineares podem ser literalmente muito grandes para a tarefa. O tamanho do transformador e a capacitncia (e o tamanho) do capacitor eletroltico so inversamente proporcionais freqncia de entrada da tenso alternada: quanto menor a freqncia da tenso alternada maior o tamanho dos componentes e vice-versa. Como fontes de alimentao lineares ainda usam os 60 Hz (ou 50 Hz, dependendo do pas) da freqncia da rede eltrica que uma freqncia muito baixa , o transformador e o capacitor so muito grandes. Construir uma fonte de alimentao linear para PCs seria loucura, j que ela seria muito grande e muito pesada. A soluo foi o uso de um chaveador de alta freqncia. Em fontes de alimentao chaveadas em alta freqncia a tenso de entrada tem sua freqncia aumentada antes de ir para o transformador (10 a 20 KHz so valores tpicos). Com a freqncia da tenso de entrada aumentada, o transformador e o capacitor eletroltico podem ser bem menores. Este o tipo de fonte de alimentao usada nos PCs e em muitos outros equipamentos eletrnicos, como videocassetes. Tenha em mente que chaveada uma forma reduzida para chaveada em alta freqncia, no tendo nada a ver se a fonte tem ou no uma chave liga/desliga. A fonte de alimentao talvez seja o componente mais negligenciado do computador. Muitas vezes, na hora de comprar um computador, s levamos em considerao o clock do processador, o modelo da placa-me, a quantidade de memria instalada, a capacidade de armazenamento do disco rgido, e esquecemos da fonte de alimentao, que na verdade quem fornece o combustvel para que as peas de um computador funcionem corretamente. Uma fonte de alimentao de boa qualidade e com capacidade suficiente pode aumentar a vida til do seu equipamento. Para se ter uma idia, uma fonte de alimentao de qualidade custa menos de 5% do valor total de um micro. J uma fonte de alimentao de baixa qualidade pode causar uma srie de problemas intermitentes, que na maioria das vezes so de difcil resoluo. Uma fonte de alimentao defeituosa ou mal dimensionada pode fazer com que o computador trave, pode resultar no aparecimento de bad blocks no disco rgido, pode resultar no aparecimento de erros de GPF e resets aleatrios, alm de vrios outros problemas. Nesse artigo falaremos sobre os aspectos que devem ser levados em considerao na hora de comprar uma fonte de alimentao. Voc ver que nem sempre uma fonte de alimentao com mais watts a ideal.

Fonte de Alimentao Geral por fora

Fonte de Alimentao Geral por dentro

Placas de Vdeo
Introduo
A funo da placa de vdeo, processar as imagens que sero exibidas no monitor. A quantidade de cores e a resoluo da imagem, dependem quase que unicamente do trabalho dessa nossa amiga. Hoje em dia, todas as placas venda so padro Super VGA, isto significa, que elas podem exibir vrios milhes de cores, e suportar resolues superiores a 800x600 pontos. Antes do SVGA, existiram vrios outros padres de placas de vdeo. Os principais foram: MDA E CGA Os primeiros PCs ofereciam apenas duas opes de vdeo, o MDA (Monocrome Display Adapter) e o CGA (Graphics Display Adapter). Entre os dois, o MDA era o mais primitivo e barato, sendo limitado exibio de textos com uma resoluo de 25 linhas por 80 colunas, permitindo mostrar um total de 2.000 caracteres por tela. Como o prprio nome sugere, o MDA era um padro de vdeo que no suportava a exibio de mais de duas cores. Para quem precisava trabalhar com grficos, existia a opo do CGA, que apesar de ser mais caro, podia exibir grficos numa resoluo de 320 x 200. Apesar do CGA possuir uma palheta de 16 cores, apenas 4 podiam ser exibidas ao mesmo tempo. O CGA tambm pode trabalhar com resoluo de 640 x 200, mas neste caso exibindo apenas textos no modo monocromtico, como o MDA. Apesar de serem extremamente antiquados para os padres atuais, o MDA e o CGA atendiam bem os primeiros micros PC, que devido aos seus limitados recursos de processamento, eram restritos basicamente a interfaces somente-texto EGA (ENHANCED GRAPHICS ADAPTER) Para equipar o PC AT, lanado em 84, a IBM desenvolveu um novo padro de vdeo, batizado de EGA. Este novo padro suportava a exibio de grficos com resoluo de at 640 x 350, com a exibio de at 16 cores simultneas, que podiam ser escolhidas em uma palheta de 64 cores. Apesar dos novos recursos, o EGA mantinha total compatibilidade com o CGA. Uma placa de vdeo e um monitor EGA so o requerimento mnimo a nvel de vdeo para rodar o Windows 3.11. Apenas o Windows 3.0 ou 3.11 aceitam rodar em sistemas equipados com vdeo CGA. J para rodar o Windows 95/98, o requisito mnimo um vdeo VGA. Tanto o CGA quanto o EGA so padres completamente obsoletos, sendo uma placa de vdeo e monitor VGA o mnimo utilizvel atualmente.

VGA (VIDEO GRAPHICS ADAPTER) O VGA foi uma grande revoluo sobre os padres de vdeo mais antigos, suportando a resoluo de 640 x 480, com a exibio de 256 cores simultaneamente, que podiam ser escolhidas em uma palheta de 262.000 cores. Um pouco mais tarde, o padro VGA foi aperfeioado para trabalhar tambm com resoluo de 800 x 600, com 16 cores simultneas A IBM desenvolveu tambm outros 3 padres de vdeo, chamados de MCGA, XGA e PGA, que apresentavam algumas melhorias sobre o VGA, mas que no obtiveram muita aceitao por serem arquiteturas fechadas. Apesar dos avanos, foi mantida a compatibilidade com os padres de vdeo GCA e EGA, o que permite rodar aplicativos mais antigos sem problemas. SUPER VGA Uma evoluo natural do VGA, o SVGA o padro atual. Uma placa de vdeo SVGA, capaz de exibir 24 bits de cor, ou seja, vrios milhes. Isto o suficiente para o olho humano no conseguir perceber diferena nas cores de uma imagem exibida no monitor e de uma foto colorida por exemplo. Justamente por isso, as placas de vdeo SVGA so tambm chamadas de true-color ou cores reais . O padro VESA 1 para monitores e placas de vdeo SVGA estabeleceu o suporte a vrios modos de vdeo diferentes, que vo desde 320x200 pontos com 32 mil cores, at 1280 x 1024 pontos com 16 milhes de cores. O modo de vdeo pode ser alterado a qualquer momento pelo sistema operacional, bastando que seja enviado placa de vdeo o cdigo correspondente ao novo modo de exibio.

Memria de Vdeo
Para armazenar a imagem a ser exibida no vdeo, a placa se utiliza da memria de vdeo. O contedo desta memria constantemente atualizado pela placa de vdeo, seguindo as ordens transmitidas pelo microprocessador. Muitos pensam que quanto mais memria possuir a placa de vdeo, mais rpida ela ser, isto porm no verdade. A quantidade de memria, determina apenas a resoluo e quantidade de cores que a placa poder exibir. Uma placa com 1 MB de memria por exemplo, ser capaz de exibir 16 milhes de cores em resoluo de 640x480 ou 65 mil cores em resoluo de 800x600. Uma placa com 2 B, j seria capaz de exibir 16 milhes de cores em resoluo de 800x600. Para calcular as resolues e quantidade de cores suportadas pela placa, basta usar um clculo muito simples, basta multiplicar a resoluo horizontal pela resoluo vertical e multiplicar pelo bits de cor, sendo que:

2 cores (mono) 4 cores 16 cores 256 cores 65 mil cores 16 milhes (true-color)

1 bit de cor 2 bits de cor 4 bits de cor 8 bits de cor 16 bits de cor 24 bits de cor

Para poupa-lo de ficar fazendo contas, a vai uma tabela com a quantidade de memria de vdeo demandada por cada resoluo: Resoluo 640x480 640x480 640x480 800x600 800x600 800x600 1024x756 1024x756 1024x756 1280x1024 1280x1024 1280x1024 N. de Pontos 307.200 Bits de Cor 8 16 24 8 16 24 8 16 24 8 16 24 N. de cores 256 65 mil 16 milhes 256 65 mil 16 milhes 256 65 mil 16 milhes 256 65 mil 16 milhes Memria 300 kb 600 kb 900 kb 468 kb 937 kb 1.406 kb 768 kb 1.536 kb 2.304 kb 1.280 kb 2.560 kb 3.840 kb

480.000

786.432

1.310.720

Vale lembrar que quanto maior a resoluo e quantidade de cores escolhidos, mais baixo ser o desempenho da placa. Uma mesma placa trabalhando com 1280x1024 @ 24 bits funcionar muito mas lentamente do que com 800x600 @ 16 bits por exemplo.

TIPOS DE MEMRIAS DE VDEO As placas de vdeo utilizam memria RAM para armazenar as imagens que sero mostradas no monitor. Apesar de poderem usar memrias FPM, EDO ou SDRAM comuns, o uso de memrias otimizadas para vdeo, aumenta bastante sua performance. Os principais tipos de memria de vdeo usados atualmente so o VRAM, SGRAM e WRAM. VRAM (VIDEO RAM) A VRAM um tipo de memria especialmente desenvolvido para o uso em placas de vdeo. Sua principal vantagem que, ao contrrio dos tipos convencionais de memria, ela pode ser acessada simultaneamente por dois componentes. Isso permite que a placa de vdeo use os dados contidos na VRAM para atualizar a exibio das imagens, ao mesmo tempo que o processador inclui novos dados. O uso de memrias VRAM aumenta perceptivelmente o desempenho da placa, o problema que este tipo de memria bem mais caro que as memrias convencionais, fazendo com que muitos fabricantes optem por utilizar memrias EDO comuns em seus modelos de placas de vdeo mais baratas. SGRAM (SYNCHRONOUS GRAPHIC RAMDOM ACCESS MEMORY) A SGRAM um tipo de memria SDRAM otimizada para o uso em placas de vdeo, que apesar de possuir apenas uma entrada de dados, pode ser dividida em duas pginas de memria. Como

ambas as pginas podem ser acessadas ao mesmo tempo, simulamos uma dupla entrada de dados. Atualmente as memrias SGRAM vm atualmente sendo cada vez mais usadas em placas de vdeo de baixo e mdio desempenho, pois apesar do desempenho levemente inferior s memrias VRAM so muito mais baratas, sendo substitutas ideais para as memrias EDO. WRAM (WINDOWS RAM) Como o nome sugere, a Windows Ram um tipo de memria de vdeo otimizada para sistemas grficos como o Windows. Basicamente temos um tipo de VRAM melhorado, que possui um desempenho cerca de 25% superior. Apesar da melhora no desempenho, a WRAM mais barata que as memrias VRAM comuns, tendo obtido uma enorme aceitao no mercado.

Ao decidir qual modelo de placa de vdeo comprar para o seu prximo upgrade, o tipo de memria utilizado deve ser levado em considerao, pois influencia diretamente na performance da placa.

Placas de Vdeo 3D

A funo de uma placa de vdeo 3D, auxiliar o processador na exibio de imagens tridimensionais, estas imagens so formadas por inmeros polgonos, sobre os quais so aplicadas texturas. Para apresentar a imagem de uma casa em 3D por exemplo, seja num jogo ou programa grfico, preciso que o programa mantenha na memria, a localizao dos inmeros polgonos que compe a casa, juntamente com as texturas que sero aplicados sobre eles. justamente o uso de polgonos que torna uma imagem tridimensional.

Imagem:

Placa de Video FX5500 256MB - AGP 1

Gedson Carneiro de Oliveira

You might also like