You are on page 1of 1

O novo Cdigo Florestal Brasileiro

apremavi.org

Um segundo captulo sobre as mudanas no cdigo florestal brasileiro acaba de ser concludo com a votao, no senado, do relatrio apresentado pelo senador Jorge Viana (PT-AC). O que acabamos de presenciar foi o resultado de tudo aquilo que o governo teve condies de negociar com os mais diversos interesses da sociedade Brasileira. Um tema dessa natureza , sem dvida, um dos maiores desafios para um pas como o Brasil, que tem a maior quantidade de gua doce do mundo e a maior floresta tropical e maior biodiversidade do planeta. Alm disso, o Brasil tem assumido mundialmente, de forma corajosa, o compromisso de reduzir a emisso de C02 na atmosfera e considerado o maior produtor de energia limpa do mundo. Nos ltimos anos tem reduzido de forma extraordinria o desmatamento da Amaznia. No plano nacional de resduos slidos o Brasil assume o compromisso de, at 2014, erradicar os lixes que hoje atingem mais de 70% das cidades brasileiras. Na poltica de proteo de floresta e de biodiversidade o pas com o maior nmero de reas protegidas do planeta, incluindo terras indgenas e unidades de conservao. Com todas essas polticas, o novo cdigo florestal, ajuda ou atrapalha? Do ponto de vista conceitual pode ser que tenhamos muitas dificuldades em adaptar a nova lei aos mecanismos de produo e desenvolvimento do pas. O Brasil um pas que, geograficamente, tem a maior parte da populao morando em cidades, mas no setor produtivo tem feio totalmente rural. Mesmo uma grande indstria que est localizada em um parque industrial de uma grande cidade, normalmente tem sua linha industrial muito mais direcionada a atender o setor rural do que o urbano. Quando se fabrica uma mquina pesada, essa mquina quase sempre tem o objetivo de atender o setor rural (produo). Por isso temos que agora atentar para a possibilidade de que o que foi votado no dia 06/12/2011 se transforme de fato em lei, j que a batalha no terminou ainda. Basta ver que j teve bancada, como a do PMDB, que encaminhou posio favorvel para que o cdigo fosse votado ainda este ano, e que o presidente Marco Maia afirma, segundo a imprensa, que esse um assunto para o incio no ano legislativo. O lder do PMDB diz que 90% do partido est satisfeito com o texto e 95% do texto est correto. Significa dizer que no est 100% correto. A sociedade precisa estar atenta a essa insinuao.

E porque o texto est bom para os ruralistas? Ou mais ou menos bom?


Vejamos:
a) Reserva Legal
O texto mantm os mesmos percentuais: 80% para Amaznia, 20 a 25% para o cerrado e 20% para os outros biomas. A diferena que no texto estabeleceu-se que, para aqueles proprietrios que possurem at quatro mdulos rurais e que tenham convertido a reserva legal at 22/07/2008, no sero obrigados a recomporem a mesma. Com isso milhares de agricultores familiares sero beneficiados no Brasil, mas tambm muitos mdios pecuaristas sero tambm beneficiados com a lei. Outro problema que o mdulo rural varia de uma regio pra outra. Na Amaznia, por exemplo, um mdulo pode chegar a 110 He, quatro mdulos seriam 440 He. Ou seja, quase um latifndio. Mas quem conhece o Brasil real sabe que a situao de RL um dos maiores problemas para a regularizao fundiria do Brasil. dade produtiva que interfira no equilbrio do ecossistema do ambiente, pois tratam-se de nascentes, rios, igaraps, topos de morros e encostas. Na Amaznia as ocupaes se deram pelos rios por serem a nica via de acesso no incio da ocupao da regio, com isso ao longo do tempo os habitantes foram desenvolvendo suas atividades s margens dos rios, com plantao de agricultura de subsistncia e construram suas moradias. S que esse povo sempre teve a preocupao em preservar, por saber que era dali que tiravam seu sustento. Esse modelo no o mesmo que utilizado em outras regies, como o caso do litoral, onde est localizado grande parte das pousadas de turismo ecolgico e os topos de morros onde esto muitas das atividades de turismo rural. Mesmo assim foi nos topos de morros que comeou, no incio do sculo passado, a produo de uva e ma na regio sul do pas. Na proposta nova ficam permitidas atividades agrossilvopastoris, ecoturismo e turismo rural em APPs, j ocupadas antes de 22/07/ 2008. Essa forma ajuda quem j desenvolve secularmente atividades nessas reas, mas tambm beneficia as empresas de turismo que exploram o litoral com seus hotis e pousadas.

d) Mangues
Continuam sendo considerados como APPs, porm passou a ser permitido atividades de criao de camaro em cativeiro, por exemplo. Esse outro ponto muito polmico. O que representa hoje a atividade de pesca de camaro para o PIB brasileiro? Primeiro que 75% da produo de camaro no Brasil originria do pequeno produtor, emprega 40 mil pessoas, utilizam 20 mil He de mangue e produz por ano 75 mil toneladas (dados da associao brasileira de produtores de camaro). O Brasil possui um milho de He de mangue, gasta 1,3 bi com importao de pescado e mais 1,3 bi com seguro defeso por ano. Precisamos proteger o mangue, mas precisamos faz-los mais produtivos. Proteger o pequeno produtor de camaro proteger os manguezais. Por tudo isso, temos que estarmos atentos para as novas batalhas que viro por a.

c) Anistia a quem cometeu crime ambiental


No existe anistia. O que o relatrio define critrios para tentar resolver um grande impasse que existe na lei atual, que de multar um produtor que muitas vezes tem uma rea de terra que no vale monetariamente a valor da multa, alm de que vai responder criminalmente pelo dano causado. O texto define que essas multas podem ser convertidas em servios de proteo ambiental, mas para isso o proprietrio precisa se cadastrar para fazer a regularizao ambiental de sua propriedade (CRA). No fazendo isso o proprietrio continua com a pendncia, ou seja, a multa que ao invs de moeda passa a ser substituda por recomposio de floresta.

b) reas de Proteo permanente


No cdigo atual, app no pode ser utilizada para nenhuma ativi-

You might also like