CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

1-RITOS INICIAIS
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém!
Diácono:

O Senhor, que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo, esteja convosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Leigo:

O Senhor, que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo, esteja conosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

2-ATO PENITENCIAL
Irmãos e irmãs, reconheçamos nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios.
Breve pausa para a reflexão pessoal. A seguir, pode-se usar a seguinte fórmula:

Confessemos os nossos pecados: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna. Amém.
Caso já não tenham ocorrido no rito penitencial , seguem-se as invocações:

Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.

/ nasceu da Virgem Maria. Vós que tirais o pecado do mundo. 5-LITURGIA DA PALAVRA Próprias do dia. Filho Unigênito. seu único Filho./ Desceu à mansão dos mortos. tende piedade de nós. Jesus Cristo. / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. com o Espírito Santo. Filho de Deus Pai. toda a assembléia canta ou recita o hino de louvor: Glória a Deus nas alturas. nós vos adoramos. / na vida eterna. de súplica e as demais intenções que trazemos em nossos corações./ subiu aos céus. nas solenidades e nas festas. de ação de graça. Só vós sois o Santo. Vós que tirais o pecado do mundo. / está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso. . morto e sepultado./ que foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Senhor Jesus Cristo. Vós que estais à direita do Pai. tende piedade de nós. / ressuscitou ao terceiro dia. / na remissão dos pecados.3-GLÓRIA A DEUS Aos domingos (exceto no Advento e na Quaresma). nós vos damos graças por vossa imensa glória. Amém. / na comunhão dos santos./ Creio no Espírito Santo. Senhor Deus./ foi crucificado. o Altíssimo. Oremos: O ministro faz a oração própria do dia. nós vos bendizemos. o Senhor. / criador do céu e da terra. Senhor Deus. / padeceu sob Pôncio Pilatos. na glória de Deus Pai. só vós. acolhei a nossa súplica. nós vos glorificamos. só vós. rei dos céus. / Amém. nosso Senhor. / na Santa Igreja católica. 6-PROFISSÃO DE FÉ a) Símbolo dos Apóstolos Creio em Deus Pai todo-poderoso. como por exemplo: Irmãos e irmãs neste momento coloquemos no altar do Senhor todas as intenções de louvor. Cordeiro de Deus. que se encontra no Missal Romano. / E em Jesus Cristo. e paz na terra aos homens por Ele amados. / na ressurreição da carne. 4-ORAÇÃO DO DIA (COLETA) Pode ser precedida por motivações ou preces espontâneas. Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos. Amém.

e para nossa salvação. o vosso Espírito e dai a esta terra que nos sustenta uma nova face. homens. / Deus verdadeiro de Deus verdadeiro. onde a comunidade reunida bendiz ao Senhor pela sua grande glória. Elevemos ao Senhor nosso louvor. / Creio no Espírito Santo. louvemos o Senhor! Envie sobre nós. santa. / E espero a ressurreição dos mortos / e a vida do mundo que há de vir. / padeceu e foi sepultado. Com braço forte Ele conduziu seu povo e continua. Pai todo-poderoso. / gerado.6-PROFISSÃO DE FÉ (Con!nuação) b) Símbolo Niceno-Constantinopolitano Creio em um só Deus. Jesus Cristo. / e subiu aos céus. não criado. nosso Senhor. / una. Irmãos: Agradecidos. por intermédio de Jesus Cristo. / nascido do Pai antes de todos os séculos: / Deus de Deus. Que haja paz em nossas famílias e cresça em nossa comunidade a alegria de sermos vossos por Cristo. / Também por nós foi crucificado / sob Pôncio Pilatos. Todos: Por nós fez maravilhas. Todos: É nossa alegria e salvação. Todos: Ele está no meio de nós. / no seio da Virgem Maria. / e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: / Ele que falou pelos profetas. / e procede do Pai e do Filho. Todos: Ele está no meio de nós. com a luz de seu Espírito. católica e apostólica. / e o seu reino não terá fim. Diácono: O Senhor esteja convosco. / Ressuscitou ao terceiro dia. / Amém. 7-PRECES COMUNITÁRIAS (ORAÇÃO DOS FIEIS OU UNIVERSAL) Preces da Comunidade 8-RITO DE LOUVOR OU MOMENTO DE LOUVOR Momento principal de ação de graças. Pai que tanto amor demonstra a todos nós. / E de novo há de vir. louvemos o Senhor! . Leigo: O Senhor esteja conosco. / conforme as Escrituras. Todos: Bendito e louvado seja Deus. luz da luz. vosso Filho e nosso irmão. / de todas as coisas visíveis e invisíveis. Nós vós damos graças. elevemos nossos louvores ao Pai. a acompanhar a Igreja peregrina neste mundo. / desceu dos céus: / e se encarnou pelo Espírito Santo. / Professo um só batismo / para a remissão dos pecados. que nos destes como imagem viva do vosso amor e de vossa bondade. / onde está sentado à direita do Pai. / E por nós. consubstancial ao Pai. ó Pai. por toda a vossa criação e por tudo o que fizestes no meio de nós. aqui reunidos. / Filho Unigênito de Deus. / Senhor que dá a vida. / para julgar os vivos e os mortos. e se fez homem. em sua glória. Todos: Por nós fez maravilhas. / Por Ele todas as coisas foram feitas. / Creio em um só Senhor. / Creio na Igreja. / criador do céu e da terra.

os nossos louvores e as nossas preces cheguem a vós pelas mãos daquele que é nosso único mediador. na luz da vossa infinita misericórdia. e de todos os falecidos. Amém! Leigo: O Senhor esteja conosco! Todos: Ele está no meio de nós. Tornai esta comunidade cada vez mais sinal de vossa bondade e unida na caminhada com a Diocese sob a orientação do nosso Bispo N. (lembrar. criador do céu e da terra. Jesus Cristo. 10-RITO DA COMUNHÃO Rito próprio ..8-RITO DE LOUVOR OU MOMENTO DE LOUVOR (Con!nuação) Pela Palavra do Evangelho de vosso Filho. Filho e Espírito Santo. Todos: Graças a Deus. Amém. Abençoe-nos o Deus todo-poderoso. ó Pai. fazei que as Igrejas do mundo inteiro caminhem na unidade com o Papa Bento XVl e sejam sinais da presença do Cristo ressuscitado. Amém! Despedida Diácono: A alegria do Senhor seja a vossa força. Todos: Por nós fez maravilhas. e inserir os falecidos da comunidade). Todos Graças a Deus. cuja fé só vós conhecestes. dos nossos irmãos e irmãs que morreram na paz de Cristo. ide em paz e o Senhor vos acompanhe. em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. nosso Senhor. Todos: Por nós fez maravilhas. vamos em paz e o Senhor nos acompanhe. Abençoe-vos o Deus todo-poderoso. louvemos o Senhor! Ó Deus. louvemos o Senhor! Lembrai-vos. Leigo: A alegria do Senhor seja a nossa força. acolhei-os junto a vós.. . 12-RITOS FINAIS Avisos Bênção Final Diácono: O Senhor esteja convosco! Todos: Ele está no meio de nós. que se encontra no Missal Romano: 11-ORAÇÃO PÓS-COMUNHÃO Própria do dia . Pai.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful