You are on page 1of 2

Conclio de Cartago, 417 Cnones sobre o pecado e a graa

[A Igreja Africana negou seu reconhecimento s decises da Palestina. Dois snodos em 416 novamente condenaram Celstio, no que foram aprovados por Inocncio I. Mas o Papa Inocncio morrendo, seu sucessor, o Papa Zsimo, deu apoio a Pelgio e Celstio. O Conclio de Cartago, porm, definitivamente condenou as idias pelagianas. Mais uma vez conseguiram-se editos imperiais contra os hereges e, finalmente, Zsimo concordou com o ponto de vista africano. Muitos bispos, porm, subscreveram com reticncias e dezoito foram depostos.]

1. Se algum disser que Ado, o primeiro homem, foi criado mortal, de modo que, pecando ou no, teria morrido por causas naturais e no como conseqncia do pecado, seja antema. 2. Se algum disser que os recm-nascidos no necessitavam de ser batizados, nem que eles so batizados para a remisso dos pecados, mas que nenhum pecado original provm de Ado para ser lavado no batismo da regenerao, tanto que nestes casos a frmula batismal para remisso dos pecados deve ser tomada num sentido fictcio e no em seu verdadeiro sentido, seja antema. 3. Se algum interpretar as palavras do Senhor na casa de meu Pai h muitas moradas no sentido de que h no reino dos cus um lugar intermedirio, ou outro determinado lugar, onde gozaro a bem-aventurana as crianas mortas sem o batismo, condio indispensvel para a entrada no reino dos cus, ou seja, na vida eterna, seja antema. 4. Se algum disser que a graa, mediante a qual Jesus Cristo nosso Senhor justifica o homem, apenas serve para remisso dos pecados j cometidos e no para preveno contra pecados futuros, seja antema... 5. Se algum disser que esta graa... apenas nos ajuda a no pecar, revelando-nos os mandamentos e ensinado-nos o que devemos desejar ou evitar, mas no concedendo a vontade e o poder de fazer aquilo que reconhecemos como sendo bom... seja antema. 6. Se algum disser que a graa da justificao nos concedida para podermos mais facilmente, com a ajuda da graa, fazer por livre arbtrio aquilo que se nos ordena, como sendo possvel cumpri-lo sem auxlio da graa, embora como maior dificuldade, seja antema. 7. Se algum interpretar as palavras de So Joo se dissermos que no temos pecado nenhum, a ns mesmos nos enganamos e a verdade no est em ns (1Jo 1.8), como simplesmente expresso de humildade e no como reconhecimento da verdade absoluta, seja antema. 8. Se algum disser que os santos, orando a orao dominical perdoa-nos nossas dvidas, no oram em seu prprio favor, pois lhes desnecessria tal petio, mas a favor dos pecadores do rebanho de Deus, ... e por esta razo no dizem singularmente perdoa-me minhas dvidas, mas no plural perdoa-nos nossas dvidas, indcio claro que no para si que oram, mas para os demais, seja antema.

9. Se algum disser que os santos dizem perdoa-nos nossas dvidas puramente por humildade, no expressando a verdade, seja antema Henry Bettenson, Documentos da Igreja Crist (SP: ASTE/Simpsio, 1998), pp. 111-113.

You might also like