You are on page 1of 3

Definies para Patrocnio Custeio de um programa de televiso, rdio, etc., para fins de propaganda.

Dicionrio Aurlio Custeio total ou parcial, com fins de publicidade ou marketing, da produo e/ou mdia de programa de rdio ou TV, evento projeto comunitrio, realizao cultural, artstica, desportiva, de pesquisa etc. Dicionrio da Comunicao uma ao de marketing promocional que, ao dar suporte s demais aes do composto promocional, contribuem para o alcance dos objetivos estratgicos de marketing da empresa, em especial no que se refere imagem corporativa, promoo da marca, posicionamento do produto, promoo de vendas e comunicao com clientes, fornecedores, distribuidores e demais parceiros. Marketing de Patrocnio - Melo Neto O patrocnio uma ao promocional cujos resultados vm afetando cada vez mais o sucesso das estratgias de marketing das empresas. Hoje, crescente o nmero de empresas que, atuando como patrocinadores do esporte, da cultura, do social e da ecologia, utilizam as aes de patrocnio com fator de alavancagem das suas aes estratgicas de marketing. Esse tipo de ao age de forma mais sutil e alguns casos subliminar. Na condio de ao promocional de carter estratgico, o patrocnio atua como elo entre o mix de marketing da empresa e o seu composto promocional. Da a sua importncia crescente e a sua rpida disseminao em todo o mundo por empresas de diferentes tamanhos e atuantes em diversos setores. Objetivo do Patrocnio O Patrocnio uma estratgia de investimento promocional, seja no esporte, na cultura, na ecologia ou na rea social. Como estratgia de investimento busca alcanar retorno. Mas que tipo de retorno? Sendo uma ao de marketing promocional, o patrocnio concentra-se na busca do retorno institucional, sendo a dimenso mais importante a promoo da marca. o que deseja o patrocinador quando decide investir no patrocnio de um clube, de uma equipe, de um atleta, de um evento ou num projeto social e cultural. Ele deseja tornar sua marca mais conhecida, com uma imagem forte, consolidada e positiva. Por isso, busca associ-la ao esporte, cultura, ecologia e ao social. Mas no apenas potencializar sua marca o que deseja o patrocinador. Ele tambm que aumentar suas vendas, veicular sua marca na mdia e conquistar novos clientes e mercados. Para que isto de fato venha a acontecer, o patrocnio deve atuar como uma estratgia de comunicao interativa, com os clientes atuais e potenciais. Um projeto de patrocnio bem elaborado prev a ocorrncia de situaes de interao entre o produto e a marca do patrocinador e os consumidores. Por exemplo, merchandising no local, distribuio de brindes, sorteios, cuponagem, personagens fantasiados com a embalagem do produto, distribuio de amostras grtis do produto, torcidas com merchandising da marca e do produto.

O patrocnio tambm permite ao consumidor presenciar uma realidade de expresso concreta dos atributos do produto e da marca. Uma situao a propaganda na TV e nos jornais com mensagens alusivas sade e energia. Outra situao bem diferente o consumidor ver in loco ou atravs da TV, atletas e equipes com a marca do patrocinador em seus uniformes, esbanjando sade e energia durante as competies. o caso da Coca-Cola, cujo slogan emoo para valer. Quando seus consumidores em todo mundo assistem aos grandes eventos esportivos e culturais patrocinados pela empresa, sentem emoes verdadeiramente e entendem melhor a razo do slogan da empresa. A partir da, bebem Coca-Cola, lembram-se das emoes proporcionadas pela empresa em seus eventos sentem emoes. Neste particular, o patrocnio um investimento de vivncia de realidades objetivas associadas aos atributos da marca. Garantindo a veiculao e a maximizao da exposio da marca do patrocinador, o patrocnio pode ser definido como um tipo especial de mdia alternativa. Sendo assim, o patrocnio oferece oportunidades de marketing valiosas e nicas e deve ser avaliado em funo dos objetivos de marketing da empresa. Principais resultados do patrocnio: Fidelizao dos clientes Aumento das vendas Fortalecimento da marca Alguns modelos de Patrocnio Programa de rdio ou TV Cultural Social Esportivo Ambiental Patrocnio Programa de TV uma identificao breve do patrocinador. Pode ser na abertura, encerramento ou no quadro de um programa. constituda geralmente por breves efeitos de animao ou sonoros. Ex.: Caldeiro do Hulck. Quadro Lar Doce Lar, oferecimento Suvinil. Patrocnio Cultural/Eventos/Artstico realizado por empresas que desejam influenciar o pblico em relao a sua imagem ou atingir outros objetivos estratgicos. Exemplo: Cia. de Dana Uniarax O que manda a criatividade para atingir o pblico. Ao patrocinar um show, a empresa pode no s associar sua marca quele tipo de msica e pblico como pode tambm oferecer amostras de produto (promoo); distribuir ingressos para os seus funcionrios (endomarketing); eleger um dia exclusivo para convidados especiais (marketing de relacionamento); enviar mala-direta aos consumidores/clientes informando que o show est acontecendo e patrocinado pela empresa (marketing direto); mostrar o artista consumindo o produto durante o show (merchandising); Levantar informaes gerais sobre o consumidor por meio de pesquisas feitas no local (database marketing); fazer uma publicao sobre o evento (marketing editorial);

realizar uma campanha especfica destacando a importncia do patrocnio (publicidade) e muitas outras aes paralelas que tem o poder de ampliar o raio de alcance da ao de marketing cultural. Patrocnio Social Visa criao de uma empatia entre a empresa e a comunidade onde est inserida. Ex.: patrocinar um clube de servio (Rotary) ou entidades locais (Asilo/Creche). Patrocnio Esportivo Em meados do sculo XIX, tanto na Europa como nos EUA, muitos esportes estavam em fase de desenvolvimento como o futebol, o atletismo, box e corrida de cavalos; alcanando mais espao nos jornais. Vrios pases atingiam excelncia nos negcios empresariais, nos transportes e na urbanizao. Uma das primeiras iniciativas de patrocnio esportivo deu-se atravs do Wisdens Cricketers Almanack, quando em 1850, John Wisden, fabricante de roupas masculinas da Gr-Bretanha resolveu patrocinar um anurio sobre Cricket. Os Jogos Olmpicos modernos abriram terreno para o desenvolvimento do patrocnio contemporneo em grandes eventos. Uma das primeiras empresas a estampar sua marca nos Jogos Olmpicos foi a Kodak. Em 1912, nos Jogos Olmpicos de Estocolmo, cerca de 10 empresas adquiriram os direitos exclusivos de veiculao de suas marcas. Nos Jogos de Amsterd em 1928, a Coca-Cola, atual parceira do COI em todos os jogos, inicia sua participao publicitria em Olimpadas. A Copa do Mundo de 1982 foi o evento escolhido pela empresa sua ISL para finalizar o processo de profissionalizao do patrocnio esportivo em grandes eventos. O projeto foi incorporado pelo COI para os Jogos de Seul realizado em 1988, quando os patrocinadores dos jogos passaram a ser considerados como patrocinadores oficiais pelo perodo de quatro anos. Exemplos: Time de basquete da Unitri Time de vlei da Ulbra Patrocnio Ambiental uma ao que visa enfocar os consumidores ecologicamente conscientes e contribuir para a criao de uma sociedade sustentvel. Trata-se de uma ferramenta capaz de projetar e sustentar a imagem da empresa, difundindo-a com uma nova viso de mercado, destacando sua diferenciao ecologicamente correta junto sociedade, fornecedores, funcionrios e ao mercado.

You might also like