Neste trabalho vamos falar sobre arte urbana, mais propriamente Graffiti, a sua história, quando e onde começou

e para que servia.

Arte Urbana é o termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados com as intervenções visuais das grandes metrópoles. No início, um movimento underground, com o tempo foi ganhando forma e se estruturando com grafismos ricos em detalhes, que vão do Graffiti ao stêncil, passando por stickers e cartazes lambe-lambe, também chamados poster-bombs). A arte urbana serve para que os seus autores exprimam o seu ponto de vista sobre as coisas, exprimem recados ou as coisas que estão a sentir, como se fossem poemas, mas na forma de desenho.

Grafite ou Graffiti é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada, um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade - normalmente em espaço público. Durante muito tempo visto como um assunto irrelevante, o grafite é hoje considerado, conforme o ponto de vista, como contravenção ou como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais – mais especificamente, arte da rua ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. A partir da revolução contracultural de Maio de 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições de carácter poético-político, a prática do grafite generalizou-se pelo mundo, em diferentes contextos, diferentes tipos e estilos, que vão do simples rabisco ou de tags ou de assinaturas repetidas, como uma espécie de marcação de território, até grandes murais executados em espaços especialmente designados para tal, ganhando pontos de reputação de verdadeiras obras de arte. Os grafites podem também estar associados a diferentes movimentos e tribos urbanas, como o hip-hop e rap, e a variados graus de transgressão.

Nós fizemos este trabalho porque achámos interessante e gostaríamos de aprender mais sobre este tema. Também gostávamos de mostrar à turma o que é a arte urbana.

http://naotenhonome.com/arteurbana/index.php?option=com_zoom&Itemid=34&catid= 11&PageNo=4 http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_urbana

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful