You are on page 1of 8

Proposta de prova-modelo 2

PROPOSTA DE PROVA-MODELO
12. ANO DE ESCOLARIDADE Durao da prova: 120 minutos PROPOSTA DE PROVA-MODELO 2

PROVA ESCRITA DE HISTRIA

GRUPO I DA REVOLUO ESTABILIZAO DA DEMOCRACIA EM PORTUGAL Documento 1 Considerando que ao fim de 13 anos de luta em terras do Ultramar, o sistema poltico vigente no conseguiu definir concreta e objectivamente uma poltica ultramarina que conduza paz entre os Portugueses de todas as raas e credos; [] Considerando, finalmente, que o dever das Foras Armadas a defesa do pas como tal se entendendo tambm a liberdade cvica dos seus cidados, o Movimento das Foras Armadas, que acaba de cumprir com xito a mais importante das misses cvicas dos ltimos anos da nossa Histria, proclama Nao a sua inteno de levar a cabo, at sua completa realizao, um programa de salvao do pas e da restituio ao Povo Portugus das liberdades cvicas de que tem sido privado.

Documento 2

Um cartaz poltico de 1974.

Documento 3

As notcias em 14 de Maro de 1975.

Propostas de provas-modelo

Documento 4 A posio de alguns oficiais sobre a situao poltica portuguesa Parece a [alguns] oficiais que se chegou a um ponto crucial do processo revolucionrio iniciado em 25 de Abril de 1974 e que o momento das grandes opes, tomadas com serenidade e inquebrantvel energia, em relao ao futuro deste pas. Parece-lhes, tambm, que o momento de se clarificarem posies polticas e ideolgicas, terminando com ambiguidades que foram semeadas e progressivamente alimentadas por todos aqueles que, dentro e fora das Foras Armadas, estavam interessados no descrdito de uns tantos para melhor poderem fazer valer e impor as suas prprias ideias. [] Encontramo-nos em mais uma encruzilhada da Histria, e ao MFA, uma vez mais, que compete assumir o peso maior das responsabilidades para com o Povo portugus. []. Trata-se de construir uma sociedade de tolerncia e de paz e no uma sociedade sujeita a novos mecanismos de opresso.

Documento 5 Estado de stio Considerando verificar-se o condicionalismo previsto no n. 12 do artigo 7. da Lei Constitucional n. 3/74, de 14 de Maio; Ouvido o Conselho da Revoluo []; Tenho por bem declarar o estado de stio na rea da Regio Militar de Lisboa, com suspenso parcial das garantias constitucionais, assumindo as autoridades militares a superintendncia sobre as autoridades civis e servios de segurana, nos termos da base XXXI da Lei n. 2084, de 16 de Agosto de 1956. Este decreto entra imediatamente em vigor. Assinado em 25 de Novembro de 1975. Publique-se. O Presidente da Repblica, Francisco da Costa Gomes. Jos Baptista Pinheiro de Azevedo.

Documento 6

A Constituio de 1976 Artigo 2. ESTADO DEMOCRTICO E TRANSIO PARA O SOCIALISMO A Repblica Portuguesa um Estado de direito democrtico, baseado na soberania popular, no respeito e na garantia dos direitos e liberdades fundamentais e no pluralismo de expresso e organizao poltica democrticas, que tem por objectivo assegurar a transio para o socialismo mediante a criao de condies para o exerccio democrtico do poder pelas classes trabalhadoras.

Proposta de prova-modelo 2

1. Insira o contedo do documento 2 na evoluo do processo revolucionrio a que o documento 1 faz referncia. 2. Esclarea o ttulo principal da primeira pgina do Dirio de Notcias (documento 3). 3. Relacione a publicao do Decreto n. 670-A/75, de 25 de Novembro (documento 5), com a posio dos autores do Documento dos Nove (documento 4). 4. Identifique, na Constituio de 1976 (documento 6), manifestaes da conjuntura poltica em que foi elaborada. 5. Analise a evoluo poltica de Portugal entre Abril de 1974 e Abril de 1976. A sua resposta deve abordar, pela ordem que entender, os seguintes tpicos de desenvolvimento: a ecloso da revoluo e as tenses poltico-ideolgicas na sociedade e no interior do movimento revolucionrio; a poltica econmica antimonopolista e interveno do Estado no domnio econmico-financeiro; a opo constitucional de 1976. A sua resposta deve integrar, para alm dos seus conhecimentos, os dados disponveis nos documentos 1 a 6.

Identificao das fontes Doc. 1 Adaptado de Comunicado do MFA de 25 de Abril de 1974, in Centro de Documentao 25 de Abril, Universidade de Coimbra, 1996, http://www.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=mfa2 Doc. 2 Cartaz do Partido Comunista Portugus, 1974, http://www.imagens.ubi.pt/imagens/cartazes/cartaz_politico.php?cod_cartaz=43 Doc. 3 Primeira pgina do Dirio de Notcias de 14 de Maro de 1975 Doc. 4 Adaptado de Documento dos Nove, Jornal Novo, 8 de Agosto de 1975 Doc. 5 Constituio de 1976

GRUPO II A UNIO EUROPEIA NO DEBATE DO ESTADO-NAO Unio Europeia, um conceito alargado de Estado-Nao? Por muito contraditria que possa parecer, a integrao europeia caracteriza-se pela mesma lgica que orientou a emergncia dos estados-nao na Europa, nos dois ltimos sculos. A transio do feudalismo ou da monarquia para um Estado democrtico organizado ao nvel central surgiu como resposta necessidade de uma adaptao eficaz s novas realidades: o Estado-Nao, enquanto entidade poltica e social fundamental, com uma autoridade central poderosa, uma comunidade nacional relativamente coesa e fronteiras bem definidas, serviu, e continua a servir, objectivos especficos: um desenvolvimento planeado a nvel central, melhores solues para os problemas sociais e econmicos, divulgao de valores e princpios semelhantes e proteco contra perigos externos. So precisamente os valores que levaram criao dos estados-nao que servem de suporte ideia da unificao europeia, sistematicamente desenvolvida nos ltimos 50 anos. A unificao da Europa no uma rejeio do Estado-Nao, antes um desenvolvimento em termos de escala que se baseia em mecanismos novos e mais eficazes, que esto em sintonia com os requisitos dos dias de hoje. E quais so estes requisitos? Em primeiro lugar, a necessidade, num mundo cada vez mais competitivo, de manter, expandir e, se necessrio, impor valores e princpios como a democracia, o Estado de Direito, o respeito pelos valores humanos, a singularidade da personalidade e da iniciativa humanas, assegurando simultaneamente o respeito pela comunidade e pelos seus interesses. []. Em segundo lugar, a necessidade de competitividade. Dada a rivalidade dos grandes estados, com um enorme potencial para consolidar populaes heterogneas, ou de grupos emergentes de estados, a Europa no poder manter a sua posio meramente atravs de decises adoptadas a nvel nacional ou de
CAESHA12-16

Propostas de provas-modelo

formas rudimentares de harmonizao poltica. Para fazer face aos desafios da globalizao, devemos alargar o mais possvel a Europa e devemos igualmente aprofundar a integrao, atravs de polticas essenciais a implementar conjuntamente em todo o continente. A integrao europeia est a avanar, apesar das contrariedades que acompanham cada movimento poltico e social. Todavia, devemos acelerar o ritmo da integrao, uma vez que a presso do ambiente externo est a aumentar. 1. Refira as razes que levam o orador a considerar que a Unio Europeia no contradiz a ideia de Estado-Nao. 2. Esclarea os requisitos que, segundo o orador, determinam a afirmao da Unio Europeia como um Estado-Nao alargado. 3. Explicite as contrariedades que condicionam o avano da integrao europeia.
Identificao das fontes Adaptado de Kostas Simitis, Primeiro-Ministro grego, Discurso subordinado ao tema Vinte anos de participao da Grcia na Unio Europeia cinquenta anos de integrao europeia. Salnica, 31 de Maro de 2001. http://europa.eu.int/constitution/futurum/documents/speech/sp310301_pt.htm

COTAES
Grupo Itens
1. 2.

Pontuao
20 20 20 20 50 20 20 30

Total

3. 4. 5 1.

130

II

2. 3.

70

TOTAL ....................................................... 200 pontos

Proposta de resoluo GRUPO I Questo 1


O documento 1 faz referncia operao levada a cabo pelo Movimento das Foras Armadas (MFA) que, na madrugada de 25 de Abril de 1974, ps fim ao Estado Novo. Perante a recusa obstinada do Governo marcelista em definir uma soluo poltica para o problema colonial, os militares entenderam que se tornava urgente pr fim ao regime de ditadura e abrir o caminho para a democratizao do pas. A fervorosa aclamao com que a aco revolucionria foi recebida pela populao civil confirmou os propsitos dos militares em restituir ao povo portugus as liberdades cvicas de que, ao longo de 48 anos tinha sido privado. Do documento 2 podemos inferir que a situao no evoluiu de forma to pacfica e democrtica conforme o comunicado do MFA deixava prever. Da leitura do cartaz do PCP ficamos a saber que se acentuaram as divises polticas na sociedade portuguesa. Com efeito, as liberdades cvicas abriram caminho a excessos levados a cabo por uma tendncia revolucionria de esquerda, onde se insere a organizao poltica autora do cartaz, com o argumento de suster o avano da contra-ofensiva das foras consideradas reaccionrias. Neste ambiente, cresceram por todo o pas organizaes com forte poder reivindicativo que evidenciavam a emergncia de formas de poder popular que punham em causa a democracia e as liberdades cvicas, num quadro de democracia pluralista que norteara o movimento militar de Abril de 1974.

Proposta de prova-modelo 2

Questo 2
A nacionalizao da banca noticiada pelo Dirio de Notcias em 14 de Maro de 1975 foi uma das mais poderosas manifestaes da interveno do Estado no domnio econmico-financeiro. Foi uma deciso tomada logo na primeira reunio do Conselho da Revoluo, um rgo poltico institudo para aconselhamento do presidente da Repblica no exerccio das suas funes de soberania, no seguimento da tentativa do golpe militar contra o avano das foras de esquerda, trs dias antes. A nacionalizao da banca ocorreu, por conseguinte, na fase mais conturbada do processo revolucionrio. Foram tempos em que as foras de esquerda se consolidaram no poder e deram incio a um controverso processo de desmantelamento dos mais poderosos grupos econmicos privados portugueses, onde se insere o acontecimento noticiado. Tratou-se, efectivamente, da substituio de uma velha banca, privada, entendida como uma instituio que apenas satisfazia os interesses de um grupo minoritrio de grandes capitalistas e que tinha sido um dos mais importantes suportes do regime deposto, por uma nova banca, nacional, entendida como nica via de desenvolvimento e de progresso de um pas democrtico.

Questo 3
A declarao do estado de stio na rea da Regio Militar de Lisboa, em 25 de Novembro de 1975, com todas as consequncias polticas inerentes, deixa entender bem quo complicados eram os tempos polticos que se viviam em finais de 1975. Com efeito, em consequncia dos sucessos polticos conseguidos pelas foras de esquerda, em que preponderava o Partido Comunista suportado por uma ala radical do MFA e pelo Conselho da Revoluo, sob o signo de uma proclamada aliana do povo com o MFA a que o Dirio de Notcias (documento 3) tambm faz referncia, Portugal afastava-se cada vez mais dos princpios que tinham norteado os revolucionrios de Abril e caminhava para um modelo poltico muito prximo do das democracias populares do Leste da Europa. este quadro poltico que leva alguns oficiais moderados a considerar que se chegou a um ponto crucial do processo revolucionrio iniciado em 25 de Abril de 1974 e que o momento das grandes opes. Esse ponto crucial a cada vez mais clara afirmao do carcter totalitrio do processo revolucionrio e as grandes opes s podem ser a construo de uma sociedade de tolerncia e de paz e no uma sociedade sujeita a novos mecanismos de opresso, ou seja, o fim da fase extremista do processo revolucionrio e o regresso aos princpios democrticos e pluralistas de Abril de 1974. A declarao do estado de stio o culminar de um processo de agravamento das tenses polticas e sociais e de iminente confronto militar generalizado entre os partidos conservadores e os partidos de esquerda.

Questo 4
Promulgada em 2 de Abril de 1976, a nova constituio foi elaborada no clima de forte radicalizao poltica a que fizemos referncia nas respostas anteriores. Esse clima revolucionrio est bem presente no carcter marcadamente ideolgico no sentido do socialismo. O artigo 2. refere-o claramente ao afirmar que o Estado Portugus tem por objectivo criar condies para o exerccio democrtico do poder pelas classes de trabalhadoras tendo em vista assegurar a transio para o socialismo. certo que reconhece tambm que a repblica portuguesa um Estado de direito, baseado na soberania popular, no respeito e na garantia dos direitos e liberdades fundamentais e no pluralismo de expresso, salvaguardando o carcter pluralista da democracia portuguesa, mas, de algum radicalismo do discurso, podemos concluir que os tempos mais conturbados do PREC ainda esto bem presentes, pelo menos at 1982, ano da primeira reviso em que este carcter claramente corrigido.

Questo 5
No foi por acaso que o MFA iniciou o comunicado em que explica o seu acto revolucionrio com uma referncia aos 13 anos de durao da guerra no Ultramar, concretamente recusa do Governo, ento de Marcello Caetano, a definir concreta e objectivamente uma poltica que conduzisse Paz entre todos os Portugueses de todas as raas e credos. Entendemos ento porque que foi do prprio seio da hierarquia militar que surgiu o movimento que veio pr fim ditadura e abrir o caminho para a restaurao da democracia em Portugal. Com efeito, perante o impasse em que se encontrava a questo ultramarina e face intensificao das presses internacionais na condenao da poltica do regime e na reclamao de independncia para as colnias, tudo apontava para a iminncia de uma derrota vergonhosa, de que o reconhecimento da autoproclamada independncia da Guin pela ONU, em 1973, era j uma manifestao. No admira, por conseguinte, que tenha sido exactamente de um antigo

CPEN-HA12Porto Editora

Propostas de provas-modelo

CPEN-HA12Porto Editora

governador e comandante-chefe das foras armadas na Guin, Antnio de Spnola, que saiu a mais consequente denncia da falncia da soluo militar com a publicao, em incios de 1974, da obra Portugal e o Futuro. As teses de Spnola foram acolhidas por um movimento de militares, na sua maioria capites, organizado clandestinamente, que, depois de ver resolvida a seu favor uma questo de carcter corporativo, ganha conscincia da sua fora e prope-se encontrar uma soluo poltica para o problema do Ultramar. Face obstinao do regime, este movimento j formalmente denominado Movimento dos Capites ganha mais fora com a adeso de Spnola e de Costa Gomes, destacados dirigentes militares, entretanto exonerados por motivo das suas j iniludveis posies polticas, e com a adeso das principais unidades militares do pas. Mais forte e mais bem organizado, o primitivo Movimento dos Capites assume-se como um Movimento das Foras Armadas cada vez mais convicto de que o problema do Ultramar tinha de passar pelo derrube da ditadura. este movimento militar, sob direco estratgica do major Otelo Saraiva de Carvalho, que, na madrugada de 25 de Abril de 1974, leva a cabo com xito a operao Fim Regime em consequncia da qual e depois de vencida a tnue resistncia de algumas foras que no aderiram ao golpe era anunciado ao pas o fim do longo tempo da ditadura. Entretanto, j o golpe militar era aclamado nas ruas pela populao portuguesa, cansada da guerra e da ditadura que a sustentava, que oferecia cravos aos revoltosos, transformando os acontecimentos de Lisboa numa exploso social por todo o pas, uma autntica revoluo nacional que ficou conhecida como a Revoluo dos Cravos. O MFA, segundo o seu comunicado, propunha-se tambm devolver a todos os cidados as liberdades cvicas de que tinham sido privados, o que implicava a restaurao da democracia pelo desmantelamento das estruturas de suporte do Estado Novo, reorganizao poltica do Estado e posterior devoluo do poder s foras polticas da oposio entretanto legitimadas ou constitudas j no contexto da revoluo. Porm, os tempos que se seguiram no foram fceis para as novas instituies democrticas. Passados os primeiros momentos de entusiasmo na aclamao da liberdade conseguida, cedo vieram ao de cima profundas divergncias ideolgicas que conduziram a graves confrontaes sociais e polticas. Estas divergncias tornaram-se evidentes no prprio seio do MFA, onde se foi afirmando uma tendncia mais progressista institucionalizada pela aliana Povo/MFA, noticiada na edio do Dirio de Notcias de 14 de Maro (documento 3), a coberto da qual as Foras Armadas mobilizavam a populao para a defesa e dinamizao da revoluo. Esta dinamizao da revoluo traduzia-se no apoio actividade de organizaes com forte poder reivindicativo, que se afirmavam como verdadeiros rgos de poder popular na imposio da resoluo dos seus problemas de classe, e na defesa da revoluo dos ataques das foras reaccionrias, que referida no cartaz do Partido Comunista Portugus (documento 2). Vivem-se tempos em que estudantes e trabalhadores impem processos sumrios de saneamento de docentes e de empresrios ou gestores identificados com o antigo regime, de ocupao de instalaes laborais, fbricas e campos agrcolas, e residncias devolutas e outros excessos revolucionrios. No admira, portanto, que se fossem agravando as dissidncias entre o Movimento das Foras Armadas e o presidente da Repblica, general Spnola, sobre os rumos a empreender na evoluo poltica do pas. Spnola congregava as simpatias das foras moderadas e o MFA cada vez mais se identificava com o esquerdismo revolucionrio, que se ia afirmando no exerccio do poder. Foi nesta conjuntura poltica que ocorreram os primeiros confrontos. O primeiro ainda em 1974, em 28 de Setembro, quando o MFA probe uma manifestao de apoio ao presidente da Repblica e as organizaes progressistas se organizam e impedem o acesso dos manifestantes a Lisboa. Fragilizado, Spnola demitiu-se e confirmava-se a identificao da aliana Povo/MFA com a aliana Partido Comunista/MFA, to clara era a coincidncia dos objectivos e das prticas. Em 11 de Maro de 1975, os militares afectos a Spnola e sob sua tutela poltica, correspondendo aos anseios de importantes sectores da vida pblica preocupados com os rumos da revoluo, tentam uma aco militar no sentido de suster o mpeto revolucionrio das foras de esquerda. O golpe foi facilmente dominado pelo MFA e as foras de esquerda saram reforadas com a imediata criao do Conselho da Revoluo que passou a tutelar a aco dos rgos de soberania, em particular do presidente da Repblica. Procede-se a uma remodelao do Governo em consequncia da qual os elementos mais moderados so afastados. O Partido Socialista, vencedor das eleies para a Assembleia Constituinte, em Abril seguinte, reclama uma maior interveno na actividade governativa, mas a preponderncia poltica continua a ser detida pelo Partido Comunista com o apoio do sector mais radical do MFA e do Conselho da Revoluo, que se constituem como verdadeiros detentores do poder, provocando o abandono do poder pelos socialistas. Seguem-se os tempos do chamado Vero Quente de 1975 em que se assistiu interveno do Estado na eliminao dos privilgios monopolistas do dbil sector capitalista portugus. So os tempos do PREC (Processo Revolucionrio em Curso), uma expresso usada para designar a vaga de actividades revolucionrias levadas a cabo pelas foras progressistas com vista ao reforo da transio para o socialismo. Entre elas, salientamos a apropriao pelo Estado dos sectores-chave da economia nacional em consequncia do desmantelamento dos mais poderosos grupos

Proposta de prova-modelo 2

econmicos ligados aos sectores da indstria qumica, transportes e comunicaes, cimentos, celuloses, siderurgia, seguros e banca. Como podemos verificar no documento 3, a banca foi nacionalizada imediatamente, logo na primeira reunio do Conselho da Revoluo, confirmando o mpeto revolucionrio do novo poder poltico. O Estado intervm tambm na administrao de pequenas e mdias empresas, afastando os antigos administradores, acusados de dificultarem o desenvolvimento do pas, e substituindo-os por comisses administrativas de confiana do Governo. Foi o tempo dos saneamentos selvagens e da fuga de importantes quadros para o Brasil. No Ribatejo e no Alentejo, ocorre a expropriao institucional das grandes herdades onde a explorao passa a ser feita por Unidades Colectivas de Produo, na sua maioria controladas pelo Partido Comunista. Paralelamente, os trabalhadores vem a sua situao social e econmica beneficiada. So os tempos das grandes conquistas dos trabalhadores, entre elas, o direito greve e liberdade sindical, a instituio do salrio mnimo, o controlo dos preos de bens de primeira necessidade, a reduo do horrio de trabalho, a melhoria das penses e das reformas, a generalizao de subsdios sociais e a promoo das garantias de trabalho pela criao de dificuldades aos despedimentos. Este fervor revolucionrio preocupava os sectores moderados do pas que no viam com bons olhos a cada vez mais clara aproximao de Portugal s democracias populares da Europa de Leste. Afirma-o claramente um grupo de oficiais que, em Agosto, publica a sua oposio na comunicao social, alertando para a necessidade de inverter o mpeto revolucionrio fazendo regressar a revoluo aos princpios pluralistas de Abril de 1974. Foi o chamado Documento dos Nove, de que o documento 4 constitui um excerto. Em consequncia, as tenses sociais e polticas recrudesceram com a formao de um novo governo de cariz mais moderado e com a nomeao de Vasco Loureno, um dos nove para comando da Regio Militar de Lisboa. Seguiram-se tempos de insubordinaes e sublevaes militares que faziam prever a ecloso de um conflito militar generalizado. ento que, em 25 de Novembro, argumentando que se estava a preparar uma tentativa de golpe animado pela esquerda militar e pelo Partido Comunista, um grupo de militares moderados, liderados por Ramalho Eanes, responde com um contragolpe que obteve sucesso e ps fim fase extremista do processo revolucionrio. neste quadro poltico que o Governo se v obrigado a decretar o estado de stio na regio de Lisboa, com todas as implicaes polticas. Este regresso ao pluralismo democrtico foi consolidado com a promulgao da Constituio, em 2 de Abril de 1976. Apesar de ter sido elaborada nos quentes tempos do PREC e de no esconder, por isso, um forte carcter socializante, como evidencimos na resposta questo anterior, a Constituio consagra, sem qualquer reserva, o Estado portugus como uma repblica democrtica e pluralista, ao garantir as liberdades individuais e a alternncia poltica atravs da realizao de eleies livres e universais que possibilitariam aos cidados a escolha dos seus representantes para as vrias instituies de poder. A confirmar estes princpios, realizaram-se, ainda em 1976, eleies para todos os rgos de poder central e local em consequncia das quais terminou o carcter provisrio das instituies: em 25 de Abril, realizou-se a primeira eleio para a Assembleia da Repblica, em consequncia da qual se formou o I Governo constitucional, chefiado por Mrio Soares do Partido Socialista; em Julho seguinte, decorreu a eleio para Presidente da Repblica, tendo sido eleito Ramalho Eanes, o grande triunfador do 25 de Novembro; por fim, em Dezembro, ocorreram as eleies para as primeiras autarquias locais, as cmaras municipais e as juntas de freguesia. Deste modo, a Constituio de 1976, ao legitimar constitucionalmente a nova orgnica do Estado e ao conseguir conciliar as diferentes concepes ideolgicas subjacentes ao processo revolucionrio, pode ser considerada o documento fundador da democracia portuguesa. , com efeito, pelos princpios nela definidos que se vo pautar os novos tempos e os novos rumos da actividade poltica em Portugal.

GRUPO II Questo 1
A identificao da soberania nacional com um territrio definido por fronteiras estveis constitui o princpio definidor da ideia de Estado-Nao. Todavia, os desenvolvimentos da nova ordem internacional, concretamente o fenmeno da globalizao das principais actividades econmicas e culturais, a que se junta a necessidade de os Estados se organizarem na resoluo de problemas de carcter transnacional, parece vir a condenar o Estado-Nao ao seu desaparecimento. Em seu lugar, surge um mundo onde as fronteiras so cada vez mais tnues, falando mesmo os defensores da globalizao num mundo sem fronteiras. A Unio Europeia parece constituir um desses mundos onde as fronteiras dos velhos estados europeus praticamente desapareceram, havendo j quem defenda a solidez de uma fronteira a definir a unio poltica dos estados da Europa. Seria, para algumas posies nacionalistas dos opositores a esta tese, o fim dos velhos estados-nao europeus.

CPEN-HA12Porto Editora

Propostas de provas-modelo

CPEN-HA12Porto Editora

Ora, o primeiro-ministro grego considera no seu discurso que a Unio Europeia no contradiz a ideia de Estado-Nao. Argumenta que, do mesmo modo que a emergncia dos estados-nao na Europa, nos dois ltimos sculos, foi uma resposta necessidade de uma adaptao eficaz s novas realidades, tambm agora os novos problemas sociais e econmicos, os novos valores e os novos princpios por que se rege a comunidade europeia e as preocupaes com a proteco contra perigos comuns j no se compadecem com individualismos ineficazes, mas exigem uma autoridade central poderosa, uma comunidade nacional relativamente coesa e fronteiras bem definidas. Ao fim e ao cabo, o orador considera um conceito de Estado-Nao alargado a uma comunidade cuja unificao se vem desenvolvendo desde meados do sculo XX, como diz, um desenvolvimento em termos de escala que se baseia em mecanismos novos e mais eficazes que esto em sintonia com os requisitos dos dias de hoje.

Questo 2
So dois os requisitos que, segundo o primeiro-ministro grego, determinam a afirmao da Unio Europeia como um Estado-Nao alargado. O primeiro tem que ver com a impossibilidade de, a nvel individual, os pases europeus poderem manter e expandir os seus valores e os seus princpios como a democracia, o Estado de Direito, o respeito pelos valores humanos, a singularidade da personalidade e da iniciativa humanas e, simultaneamente, assegurar o respeito pela comunidade e pelos seus interesses num mundo cada vez mais competitivo. Ou seja, s enquanto comunidade social unida nos mesmos objectivos e nos mesmos esforos para os alcanar a Europa pode sobreviver face aos novos valores do mundo contemporneo. O segundo requisito tem que ver com a necessidade de fazer face aos desafios da globalizao. Ou seja, s atravs de uma integrao cada vez mais aprofundada e da adopo de polticas conjuntas em detrimento de decises adoptadas a nvel nacional ou de formas rudimentares de harmonizao poltica que a Europa pode afirmar-se competitiva perante os grandes estados com enorme potencial para consolidar populaes heterogneas, ou de grupos de estados emergentes, num mundo onde as fronteiras tendem a diluir-se.

Questo 3
So muitas as contrariedades que dificultam a concretizao dos requisitos definidos pelo primeiro-ministro grego e, por conseguinte, condicionam o avano da integrao europeia. A nvel poltico, so notrias as resistncias das populaes perda da sua soberania, sobretudo por parte dos pases mais desenvolvidos e mais orgulhosos do seu passado. Entre eles destaca-se o Reino Unido que nunca se identificou de forma convicta com o projecto europeu, ao ponto de no aderir moeda nica, tal como a Sucia e a Dinamarca. Todavia, os eurocpticos multiplicam-se por toda a Europa, sobretudo aps a aprovao do Tratado da Unio Europeia, considerado o avano que este acordo deu unio poltica e diplomtica dos estados integrantes. A integrao de novos povos com culturas e passados polticos claramente diferenciados da tradio cultural e poltica ocidental tambm no tem favorecido os sentimentos de abertura constituio de uma Europa unida e muito menos federal. Acresce que muitos dos novos pases apresentam nveis de desenvolvimento econmico muito inferiores aos dos estados integrantes, o que exige aos antigos membros custos financeiros muitos elevados no sentido de promover o desenvolvimento dos novos estados-membros. As dificuldades econmicas sentidas pelos Europeus nos incios do novo milnio de que resulta a incapacidade de a Unio Europeia resolver com eficcia o problema do desemprego tambm no tm contribudo para a slida implantao de um sentimento europesta. Demonstram-no os elevados ndices de absteno registados nas eleies para o Parlamento Europeu, a resistncia adopo de uma poltica externa comum de que as divises sobre a interveno militar no Iraque, em 2003, do provas e a controvrsia suscitada pelo projecto de Constituio Europeia e respectivas medidas tendentes consolidao da unio poltica. Efectivamente, quando a ratificao depende da consulta popular atravs do referendo, as incertezas sobre o seu xito so muitas.

You might also like