Receitas Vegetarianas1

Receitas vegetarianas

Kachori (pastel) 450g de farinha de trigo 100g de manteiga 1 colher e meia de chá de sal água morna Recheio 300g de tofu 2 tomates 100g de azeitonas 1 colher de chá de curry 1/2 colher de chá de cominho 1/2 colher de chá de gengibre em pó 1 colher de chá de coentro fresco picado suco de um limão Misturar a farinha, manteiga e sal, adicionando a água aos poucos até ficar homogêneo. Deixe descansar. Pique as azeitonas, o tofu e o tomate. Refogue na manteiga todos os ingredentes, menos o coentro e o suco de limão. Desligue o fogo e acrescente esses últimos e corrija o sal. Deixe esfriar. Divida a massa em bolinhas e abra com um rolo. Recheie e feche em forma de trouxinha. Passe o rolo por cima da trouxa, com cuidado para não abrir nem romper a massa. Frite em óleo quente

Grão de bico frito com gengibre Meio pacote de grão de bico Gengibre cortado fininho Sal a gosto Deixe o grão de bico de molho de um dia para o outro. Cozinhe em panela de pressão, até ficar macio, mas não desmanchando. Frite e salgue o grão de bico assim que tirar do óleo ou ghi, frite o gengibre e misture ao grão de bico.

Lasagna de soja com creme de Espinafre Ingredientes: Macarrão para lasanha (250 g - normalmente meio pacote) 5 a 6 tomates bem maduros azeitonas a gosto (em média 15 azeitonas) +/- 170 gramas de Proteína Texturizada de Soja (a do pacotinho) 1 caixinha de creme de leite (200 g) 1 maço de espinafre 25 gramas (meio pacote) de queijo parmesão ralado

Água Sal Curry Assa fétida se gostar do gosto de cebola Feno-grego Modo de fazer Soja: Bata no liqüidificador os tomates e as azeitonas com água o suficiente para alcançar metade da altura dos tomates (corte os tomates, tire as sementes e ponha-os no copo. Depois disso, vá colocando água até ela ficar na metade da altura dos tomates) Aqueça manteiga ou ghee (se gosta de assa fétida é a hora de usar), depois adicione o suco de tomates e azeitonas e tampe a panela. Depois de fervido o molho, adicione uma colher de sopa rasa de sal, uma colher de café de curry, espere até o molho ficar totalmente cozido (vermelho escuro amarronzado) e adicione a proteína de soja SECA, exatamente como ela vem no pacotinho. Misture bem para que a soja absorva todo o líquido do molho e fique bem temperada. Creme de espinafre: Refogue as folhas de espinafre na gordura de preferência com uma pitada de feno-grego. Depois que o espinafre soltar todo o seu líquido e ficar verde-escuro e murcho, adicione o creme de leite e uma pitadinha de sal. Bata no liqüidificador. Coloque numa fôrma untada uma camada do macarrão, uma camada de espinafre, uma camada de soja e, se quiser, uma camada do queijo de sua preferência (recomenda-se mussarela, prato ou provolone) até fazer 3 camadas de cada componente da sua lasanha. Ponha num forno pré-aquecido até derreter o queijo (uns 15 ou 20 minutos) e sirva quente. Dá pra servir em torno de 8 pessoas com fome ;D

Croquete de soja com batata Ingredientes: Aproximadamente 2 xícaras de PVT Suco de um limão 1 batata média/grande 1 colher de chá cheia de sal Uma pitada de curry Uma pitada muito generosa de salsa desidratada (ou coentro, se preferir) Trigo para "dar a liga" (aprox. 1 xícara de chá) Modo de fazer: Hidrate a soja em bastante água (uns 500 ml) e o suco de um limão, por no mínimo 20 minutos. Depois de hidratada, escorra a soja e retire o excesso de água com as mãos e

ponha numa tigela. Nessa mesma tigela, rale uma batata crua (não precisa nem descascar, apenas lavá-la), adicione os tempêros, misture bem e e adicione o trigo aos poucos até que a massa atinja um ponto onde você possa fazer bolinhos que fiquem bem fechadinhos e manuseáveis. Frite-os em óleo quente. - Sugestão: pingue umas gotinhas de limão nele antes de comer :) Quibebe Ingredientes: 400 g de abóbora sem casca e cortada em cubos de mais ou menos 3x3x3 cm 1/2 pimentão verde picado assa- fétida 1 colher de sopa de leite de côco Uma pitada generosa de sal. Refogue brevemente o pimentão com a assa fétida em azeite abundante. Adicione a abóbora, misture com o refogado e adicione água até a altura dos cubos de abóbora. Tampe a panela. Depois de uns 20 a 25 minutos, confira como está o legume. Se estiver muito seco, adicione um pouquinho de água, se estiver com muita água e já tenro (cozido, mas não mole), deixe a tampa aberta pra que a água evapore; se estiver com muita água, mas ainda duro, deixe tampado até ele cozinhar um pouco mais. Quando estiver tenro, acrescente sal (se preferir, pode colocar um pouco de curry também. uma pitada) e deixe cozinhar um pouco mais. Quando ele estiver bem cozido e virando uma papinha, vc pode ajudar a virar completamente uma papa, amassando os restos dos cubos. Depois de amassados, adicione a colher de leite de côco e desligue o fogo.

Koftas de repolho (almôndegas) Ingredientes: 1 repolho médio ou grande (do branco ou do roxo) 1 a 2 batatas médias cozidas suco de um limão 1 colher de sobremesa rasa de cominho moído 1 colher de sobremesa rasa de sal pimenta-do-reino a gosto coentro picado (1/2 xícara) Farinha de trigo para dar a liga. Modo de fazer: Rale o repolho. Esprema (ou amasse com um garfo na falta de espremedor) as batatas cozidas. Misture todos os ingredientes num recipiente espaçoso pondo, por fim, a farinha de trigo até a massa ficar consistente o suficiente para serem feitas bolinhas. Faça bolinhas com o auxílio de uma colher e frite em óleo quente.

Mergulhe as almôndegas em molho de tomate*

*Molho de tomate Ingredientes: 5 tomates bem maduros (preferencialmente livres de agrotóxicos, venenos e similares) 1/2 pimentão bem picadinho 1 (ou 2) pitada(s) generosa(s) de feno-grego 1 colher de chá cheia de curry 1 colher de sobremesa rasa de sal 1 pitada enorme de manjericão ou orégano. Modo de fazer: Refogue o pimentão e o feno grego em azeite/óleo quente (duas colheres de sopa são suficientes) e adicione os tomates batidos em liquidificador (se necessário, use um pouco de água para bater os tomates). Tampe a panela e deixe o tomate cozinhar até ficar bem vermelho. Quando o molho estiver cozido, adicione o sal, o curry e misture bem. Quando ele tomar a consistência desejada, desligue o fogo e adicione o manjericão/orégano.

Torta de batatas com soja Ingredientes: 5 batatas médicas ou grandes 100 gramas de creme de leite 1/2 a 1 pacote de queijo ralado 2 xícaras de PVT (soja) pequena (use da Camil, é muito boa!) 1 pimentão em tiras bem fininhas 2 tomates picados sal, cominho, assa fétida Modo de preparo: Cozinhe bem as batatas, amasse-as, ponha um pouco de sal, o creme de leite e o queijo ralado. Hidrate a soja em bastante água e limão (uns dois limões). Refogue o pimentão com a assa fétida. Adicione os tomates e deixe eles refogarem bem, também (se o refogado ficar muito seco, adicione um dedinho de água pra evitar q as verduras queimem). Quando o tomate tiver dissolvido, adicione bastante sal e cominho. Esprema bem a soja hidratada e adicione a este refogado Com a massa que você preparou com as batatas, cubra o fundo de um refratário, coloque a soja em cima da massa e cubra com mais massa. Leve ao forno quente e deixe por uns 40 minutos (a massa vai ficar mais consistente, com o calor do forno). Se a torta ficar molenga, não desanime e coma - fica boa do mesmo jeito.

Bolo de limão 2 xícaras açúcar 3 colheres sopa creme de leite 1 xícara de leite 1 colher sopa po royal 2 colheres sopa manteiga ou margarina raspa de 1 limão 2 xícaras de farinha trigo bem cheia

Misturar todos os ingredientes (deixar o fermento para misturar por último) e colocar em forma untada e polvilhada em forno médio. calda meia xícara de caldo de limão com açúcar suficiente para ficar um creminho denso que será despejado por cima do bolo já assado mas ainda quente.

Torta de Goiaba Vermelha Ingredientes: 1 Xícara de Farinha de trigo 1 Xícara de Amido de milho maizena® 2 Unidades de Tabletes de margarina culinária (200 g) 4 Colheres de sopa Açúcar 2 Xícaras Suco concentrado de goiaba 4 Colheres de sopa Amido de milho maizena® (recheio) 1/2 Xícaras Açúcar (recheio) 1 Colher de sopa Margarina culinária (recheio) 2 Unidades Goiabas vermelhas médias 1 Colheres de sopa Amido de milho maizena® (recheio) 1 Colher de sopa água 1 Colher de sopa Açúcar (cobertura) Modo de preparo: 1. Em uma tigela, misture a farinha, o amido de milho maizena®, a margarina culinária, o açúcar. Amasse delicadamente com a ponta dos dedos até que a massa fique homogênea. 2. Preaqueça o forno em temperatura média (180°c). 3. Abra a massa (0,5 cm de espessura) com o auxílio de um rolo. 4. Forre o fundo e a lateral de uma fôrma desmontável média (25 cm de diâmetro). 5. Faça furos na massa com um garfo e leve-a ao forno por 30 minutos ou até dourar levemente. Retire do forno e reserve. 6. Reserve 3 colheres (sopa) do suco de goiaba.

7. Em uma panela média, dissolva o amido de milho maizena® no suco restante, junte o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo, acrescente a margarina culinária e misture rapidamente. Reserve. 8. Corte as goiabas em fatias finas e corte as fatias ao meio, formando uma meia lua. Reserve. 9. Em uma panela, dissolva o amido de milho maizena® no suco de goiaba reservado, junte a água e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver. Retire do fogo e reserve até esfriar. 10. Distribua o recheio na massa fria e disponha as fatias de goiaba sobre o recheio. 11. Cubra com a calda e leve à geladeira por 1 hora e 30 minutos ou até a cobertura ficar firme. 12. Desenforme com cuidado sobre um prato e sirva em seguida 13. Dica: na hora da compra, escolha goiabas com a casca lisa e firme.

Pudim de leite moca 1 lata de leite condensado 1 xic. de leite 1 copo yogurte consistencia firme Bata no liquidificador os ingredientes, despeje em forma untada, coloque em forno médio por 20 min.; deixe esfriar, leve à geladeira por 1 hora; decore com morangos ou pêssegos!!!

Strogonoff de berinjela (receita da Madhukari) Ingredientes: * 3 berinjelas grandes * Catchup a gosto ou páprica (leia os dois modos de preparo abaixo especificados). * Shoyo a gosto * 2 colheres de sopa de manteiga * Sal a gosto * 2 latas de creme de leite sem soro Instruções: Lave e descasque as berinjelas e corte-as em pequenos quadradinhos. Deixe de molho em água e sal (bastante) por 15 minutos. Repita este procedimento duas ou três vezes. Dessa forma, todo o amargor da berinjela sairá e sobrará apenas uma doce e saborosa polpa. Lave as berinjelas para tirar bem o sal e deixe-as escorrer por um tempo. Refogue-as com a manteiga e shoyo (lembre-se que o shoyo salga a comida). Controle o cozimento (as vezes é necessário um pouco mais de shoyo ou água, no caso de não querer salgá-la demais). A partir de agora, você pode finalizar a receita de duas formas: Primeira forma: Adicione páprica doce ou picante a gosto e deixe refogar uns dois minutos. Em

seguida, acrescente o creme de leite e mexa até que a cor esteja uniforme. Segunda forma: Adicione cerca de 1/2 xícara de catchup, deixe refogar mais um pouco. Acrescente o creme de leite e mexa até que a cor esteja uniforme.

Abobrinha e berinjela recheadas Ingredientes: * Carne de soja temperada (você pode usar caldo de legumes, pimenta síria, zaatar, aipo em pó e sal ± confira no final da receita uma das formas de preparar a soja) * Azeite de oliva ou óleo de canola * Arroz cru * Abobrinhas ou berinjelas pequenas e retas * Polpa de tomate Observações: * A carne de soja utilizada para rechear os legumes já deve estar lavada e temperada. * Há duas formas de preparo, uma é misturar o arroz cru com a carne de soja temperada e rechear os legumes ou rechear apenas com a soja e servir o arroz à parte. Se optar por esta forma, uma boa opção de acompanhamento é o Arroz B'Chairie (segue receita abaixo).

Modo de Preparo Lave bem os legumes e com o utensílio apropriado (foto) retire toda a polpa dos legumes. Tome cuidado para não furá-los, caso contrário o recheio vazará durante o cozimento. Em uma panela grande o suficiente para acomodar os legumes, frite os temperos escolhidos e acrescente apenas a polpa de tomate (não acrescente água ainda). Recheie-os apertando bem para que não corram o risco de vazar durante o cozimento. Coloque- os dentro da panela já com a polpa e acrescente água fervente até que os cubra. O ideal é não sobrepô-los. Para evitar que os legumes subam e o recheio vaze, coloque um prato ou um pires dentro da panela. Cozinhe até que estejam macios. Sirva ainda quente com arroz b'chairie, caso tenha optado por servir o arroz à parte, caso não, sirva como prato único.

Como preparar a carne de soja O segredo da soja está na hora de cozinhar e lavar a proteína. Pegue cerca de duas xícaras de soja e deixe de molho em uma vasilha de plástico com água fria por meia hora. Passado este tempo, uma espuma subirá. Lave bem e escorra. Em uma panela, coloque a soja, o shoyo e água suficiente para que cubra o grão. Use uma panela funda, pois a soja costuma transbordar. Espere ferver e cozinhe por cerca de dez minutos. Ainda quente, escorra e mantenha em água corrente.

Vá apertando com a mão a soja e lave sem parar durante alguns minutos. Leve para cozinhar novamente pelo mesmo tempo e escorra novamente. Esta foi a única forma que encontrei para eliminar o odor característico da carne de soja. Para refogá-la é importante que esteja completamente seca, sem nenhum vestígio de água.

Berinjela à parmegianna (para 4 pessoas) Ingredientes: 1 berinjela média cortada em fatias (que podem ser tiradas vertical ou horizontalmente) Massa para empanar** Queijo mussarela ralado (uns 300 ou 400 gr) Molho de tomate* Empane as berinjelas e frite em óleo quente. Disponha-as numa travessa, cubra com o molho e por fim o queijo. Leve ao forno quente até o queijo derreter.

**Massa para empanar: Farinha de trigo (1/2 ou 1 xícara) salsa desidratada (1 colher de sobremesa) açafrão em pó (1 colher de chá) 1 pitada de sal Ir adicionando água até formar uma massa rala.

Sopa de ervilhas. 250 gr de ervilhas partidas (bem lavadas) 2 folhas de louro 1 litro de água (aprox.) Pôr esses ingredientes no fogo, numa panela de pressão. Numa frigideira com azeite (ou manteiga de garrafa, ou óleo), fritar meio pimentão e um tomate igualmente picados com um pouco de assa fétida. Depois de quarenta minutos no fogo médio/alto, abrir a panela de pressão DEPOIS DE RETIRAR TODA SUA PRESSÃO embaixo de água corrente, e adicionar o refogado, uma colher de chá cheia (ou uma de sobremesa rasa, para quem gostar mais) de curry, uma colher de sobremesa de sal e legumes à vontade ( batatas, chuchu, abóbora, couve-flor - etc) e deixe a sopa cozinhar mais um pouco até alcançar o ponto que deseja ou até os legumes cozinharem (verificar com um garfo se estão macios).

Sopa de feijão

Ingredientes: 2 xic de feijões lavados e escolhidos água o suficiente para cobri-lo e passar mais uns 4 dedos 2 folhas de louro Massala (o mesmo refogado da sopa de ervilhas - quanto mais verduras você fritar, mais gostoso vai ficar) Curry, salsa e sal a gosto Modo de preparo: Deixe o feijão com a água e o louro cozinhar numa panela de pressão por uma hora. Adicione a massala (cuidado ao abrir a panela!), o sal e o curry e deixe cozinhar por mais uma meia hora. Depois disso, abra a panela com cuidado e coloque todo o conteúdo num liquidificador (tirando as duas folhas de louro pra não deixar sua sopa insuportavelmente amarga). Bata bem e adicione a salsinha desidratada.

Strogonoff de soja Ingredientes: 1 e 1/2 xíc de chá de soja Tipo "A" Grande (a proteína de soja desidratada em tamanho grande) 5 a 6 tomates maduros +/- 15 azeitonas sem caroço 1/2 xíc de chá de coentro picado 25 gramas de queijo parmesão ralado (1/2 pacote pequeno) 100 gramas de creme de leite (meia caixinha) mostarda em grãos, sal, assa fétida, curry e feno grego a gosto Modo de preparo: Refogue bem a assa fétida com a mostarda em grãos e o feno-grego. Corte os tomates, as azeitonas, o coentro e bata tudo no liquidificador. Quando temperos estiverem bem refogados, adicione o suco líquido à panela, tampe e espere o molho cozinhar (a cor dele vai escurecer bastante). Quando o tomate tiver cozinhado, adicione o sal (mais ou menos uma colher de sopa), o curry (uma colherzinha de chá rasa), uma pitadinha (mínima) de pimenta calabresa para quem preferir um molho picante, misture bem e coloque enfim a soja - que vc hidratou na água fervente e limão por pelo menos 20 minutos (água suficiente para deixar a soja bem embebida nela). Adicione o creme de leite, misture BEM; adicione também o queijo ralado e misture melhor ainda. Pode desligar o fogo assim que misturar o queijo e servir.

Receita de Torta de Manga Rendimento: dez fatias Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos Massa: Ingredientes - 180g de farinha de trigo - 2 colheres de sopa de açúcar - ¼ colher de chá de sal - 120g de manteiga sem sal gelada cortada em cubinhos - 2 colheres de sopa de água gelada

Modo de preparo Misture o sal, a farinha e o açúcar. Ponha na batedeira e junte a manteiga. Bata até forma uma farofa. Acrescente a água, colher por colher, até forma uma bola. Embrulhe no filme plástico e ponha na geladeira por pelo menos 30 minutos para descansar. Pré-aqueça o forno a 175ºC. Abra a massa e forre com ela uma forma de fundo removível de 30 cm de diâmetro. Com um garfo, fure toda a base da massa e leve ao forno por 25 minutos ou até a massa ficar bem moreninha. Retire do forno e deixe esfriar. Recheio: Ingredientes - 3 a 4 mangas de aproximadamente 600g cada - 3 colheres de sopa de suco de limão - 3 colheres de sopa de água - ¾ xícara de açúcar - 1 colher de sopa de maisena - 3 colheres de sopa de água Modo de preparo Corte pedacinhos da polpa que fica ao redor do caroço da manga até formar 1 xícara. Acrescente limão, água e açúcar e leve ao fogo numa panela. Ferva por 10 minutos em fogo baixo. Retire do fogo, bata no liquidificador e retorne à panela, acrescentando 1 colher de sopa de maisena dissolvida em 3 colheres de sopa de água. Leve ao forno baixo até engrossar. Separe as demais fatias das mangas e disponha-as sobre a massa da torta já assada. Espalhe a ³geléia´ ainda morna por cima da torta, deixe esfriar e coloque na geladeira. Dica do chef: Depois da massa aberta na forma, ponha na geladeira por uns 15 minutos antes de levar ao forno pré±aquecido, assim a massa fica mais crocante.

Panqueca de espinafre com ricota Ingredientes da massa: 3 xícaras de fécula de batata 2 colheres de ghee liquido ou óleo de girassol 1 colher de sobremesa de fermento em pó 4 xícaras de água Curry Sal Ingredientes do Recheio: 1 maço de espinafre 200g de creme de leite fresco 200g de ricota 2 colheres de sopa de ghee ou óleo de girassol

Modo de Preparo: Junte todos os ingredientes da masssa numa tigela e misture muito bem. Se preferir, use o liquidificador (além de ser muito prático, da certo!). Numa frigideira quente, em fogo baixo, vá pingando a massa formando grandes círculos e cozinhe por dois minutos (utilize uma concha média para medir a quantidade de massa e uma frigideira média anti-aderente. Dica: utilize uma frigideira do tamanho que deseja que a panqueca fique e cubra todo o fundo dessa frigideira com uma camada fina da massa). Logo que aparecerem bolhas, com uma espátula vire e cozinhe este lado por mais dois minutos (se tiver dificuldades para tirar com a espátula é porque a massa não está totalmente cozida deste lado, ela fica soltinha quando está no ponto, tanto que voce conseguirá girar com facilidade as panquecas sem nem precisar de espátulas). Pique o espinafre. Numa panela refogue o espinafre com manteiga e sal, use ghee para refogar o espinafre, também coloque cheiro verde picadinho e nós moscada), depois junte a ricota e o creme de leite. Recheie as panquecas com este recheio. Sugestão para cobertura: Cobrir as panquecas com molho de tomate e queijo parmesão ralado. Pode levar ao forno convencional ou ao microondas para derreter o queijo e logo em seguida oferece-las a Krsna.

Patê de Ricota Ingredientes: 2 litros de leite integral Suco de dois limões 100 a 200 gramas de creme de leite (a gosto) 15 a 20 azeitonas picadas (sem o caroço) 1 colher de chá generosa de sal 1 a 2 colheres de sopa de mostarda em grãos 1 a 2 colheres de sopa de açafrão em pó 1/2 a 1 pacote de queijo ralado (pode ser parmesão ou provolone) Passas de uva (mesmo que você não goste uva passa! fica bom =P) Modo de preparo: Coloque o leite para ferver Assim que levantar fervura baixe ou desligue. coloque o suco dos limões e mexa. O leite vai baixar de volume no mesmo instante e o limão separará o queijo do soro do leite. Escorra numa peneira. Depois de uns minutos escorrendo, coloque a ricota fresca num pote e adicione os outros ingredientes. Misture muito bem e sirva gelado em bolachas, pães, pastas, etc.

Purê de batatas com berinjela Ingredientes: 4 batatas médias cozidas cortadas em cubos 1 berinjela também cozida (a vapor), cortada em cubos mostarda em grãos, assa fétida, sal e uma pitadinha de curry Modo de preparo: Refogue a assa fétida com a mostarda em grãos na mesma panela). Adicione as batatas bem cozidas a essa massala. Mexa energicamente e ao mesmo tempo vá pressionando a batata pra que ela vá virando uma pasta (que não precisa ser uniforme). Misture a berinjela (que cozinha em uns 15 minutos, no vapor. algo rápido) também muito energicamente e sirva quente com torradas, nachos, croutons, bolachas... p.s.: há quem goste de misturar passas nesse purê também

Pão de queijo Além de levar apenas três ingredientes é muito deliciosa e rápida de fazer. Ingredientes y y y 1 caixinha de creme de leite (200 ml) 1 copo (requeijão) de queijo ralado (misturei parmesão e mussarela) 1 copo (requeijão) de polvilho (usei polvilho doce)

Modo de preparo Amasse até soltar das mãos (caso precise um pouquinho a mais de polvilho, coloque aos poucos até que chegue ao ponto de enrolar) Faça bolinhas, coloque em forma untada e asse em forno pré-aquecido bem quente Se achar necessário, acrescente sal Asse até ficarem douradinhos levemente

QUEIJOS SEM COALHO ANIMAL: queijos das marcas Camanducaia e Yema, não contém coalho animal.

Strudel de palmito e pimentão Ingredientes: Massa 20 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada - 150g 1 colher (chá) de sal - 2,5g 6 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol - 60g Recheio 300 g de palmito em conserva picado 2 tomates médios sem sementes e picados - 130g 1 pimentão amarelo pequeno em conserva picado - 70g Folhas de 8 ramos de salsinha picadas - 20g 1 colher (sopa) de azeite de oliva espanhol - 10g 2 colheres (chá) de sementes de erva-doce - 3g Sal a gosto Acompanhamento Salada de folhas temperada com azeite de oliva espanhol, vinagre de cava, sal e pimenta-doreino moída na hora a gosto Modo de Fazer 1. Massa: coloque em uma superfície a farinha de trigo, o sal, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva e, aos poucos, 45 ml de água morna. Sove a massa por 15 minutos ou até sair bolhas. Deixe descansar por 1 hora, embrulhada em um pano úmido. 2. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). 3. Recheio: misture em uma tigela o palmito com os tomates, o pimentão, a salsinha, o azeite de oliva, as sementes de erva-doce e o sal. Reserve. 4. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa até ficar muito fina, pincele com 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, distribua o recheio e enrole. Feche o strudel apertando as bordas, arrume-o em uma assadeira untada com 1 colher (sopa) de azeite de oliva e pincele com o restante do azeite de oliva. Leve ao forno por 35 minutos ou até o strudel dourar. Retire do forno. 5. Montagem: corte os pedaços do strudel, arrume nos pratos e sirva com a salada de folhas.

Rendimento: 8 porções de 110 g Tempo de preparo: 30 minutos (mais 1 hora para a massa descansar mais 35 minutos de forno)

Repolho agridoce 5 xícaras (de chá) de repolho cortado fininho 1 pimentão verde e 1 pimentão vermelho cortados em cubinhos 1/2 xícara (chá) de água 1/2 xícara (chá) de sumo de limão 1 colher (chá) de sal 1/4 de xícara (chá) de açúcar 1/2 colher (sopa) de mostarda em grãos Numa panela grande, coloque a água, o limão, o sal, o açúcar e a mostarda. Leve ao fogo. Quando ferver, diminua a chama e cozinhe por 4 a 5 minutos. Retire do fogo, espere esfriar e junte o repolho e os pimentões. Misture bem, cubra e leve à geladeira de um dia para o outro. Mexa umas duas vezes nesse período. Na hora de servir, salpique com salsa. Conserva-se bem na geladeira. Dicas: 1. Antes de ralar ou processar o repolho, corte-o em cruz, formando quatro partes e deixe-as em água gelada por 30 minutos. Além de ficar mais fácil picar, torna-se menos indigesto. 2. Para realçar o sabor e a cor do repolho roxo, coloque na água do cozimento suco de limão.

Risoles integrais 1/2 copo de leite vegetal 100 g. de farinha de trigo integral fina

1/2 copo de farinha de trigo branca sal a gosto 1 colher (sobremesa) de margarina sem sal 1 xícara de fibra de trigo maizena Recheio: 100 gr de ricota ou queijo catupiri ou tofu- 10 azeitonas verdes sem caroço. Misture o leite veg., a farinha integral e a branca, o sal e a manteiga. Leve ao fogo, mexendo sempre. Quando o angu estiver soltando do fundo da panela, tire do fogo e deixe esfriar. Abra a massa, depois de fria, com um rolo sobre a mesa enfarinhada. Corte com uma xícara ou copo; e recheie. Passe na maizena e na fibra de trigo. Frite em óleo quente e sirva.

Panetone Ingredientes 300g (3 xícaras) de farinha 2 tabletes (15g) de fermento fresco 100 ml (meia xícara) de água morna 100g (meia xícara) de açúcar demerara 3 colheres (sopa) de leite 1 colheres (chá) de sal 4 colheres (sopa cheias) de manteiga 100g (meia xícara) de passas 100g (meia xícara) de frutas cristalizadas picadas 1 colheres (sopa) de casca limão ralada 1 colheres (sopa) essência de baunilha

Modo de Preparo: Aqueça água até estar na temperatura do corpo. Despeje-a numa tigela e junte o fermento. Adicione 1 colher. de sopa cheia de farinha e misture. Cubra c/ 1 pano de prato e deixe descansar até que comecem a aparecer bolhas na superfície. Junte a farinha aos poucos, mexendo sempre. Acrescente os demais ingredientes, menos a manteiga. Despeje a massa numa superfície limpa e sove por 10 min. Enquanto estiver sovando, acrescente a manteiga. Despeje a mistura na forma preparada. Cubra e deixe descansar por pelo menos 2hs. Leve ao forno quente por 10 min. Abaixe o forno para médio e deixe por mais 30 min

Bolo de Abacaxi sem ovos Ingredientes: * 8 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente * 2 xícaras (chá) de açúcar demerara * 4 xícaras (chá) de farinha de trigo

* 2 colheres (chá) cheias de fermento em pó royal * 3 xícaras (chá) de leite em temperatura ambiente

Modo de preparo: Coloque em uma tigela a manteiga e o açúcar. Misture-os até obter uma pasta amarela bem lisa e macia. Em seguida, adicione a farinha de trigo e misture até obter uma massa lisa. Adicione o leite aos poucos e mexa até que o líquido seja todo incorporado pela massa. Pode ser que atinja o ponto ideal da massa utilizando menos leite do que o indicado, ou que também seja necessário adicionar um pouco mais. A saber, a consistência da massa é lisa, com brilho e levemente pesada. (É importante que a massa não fique líquida.) O fermento em pó deve ser o último ingrediente a ser acrescentado e deve ser muito bem incorporado à massa, mas com movimentos delicados. Asse em forno médio (180º) por cerca de 20 minutos (jamais abra o forno antes deste período) e confira se está assado espetando uma faca no meio do bolo. Se esta sair limpa, está pronto. Calda de abacaxi * Abacaxi em pedaços * Açúcar a gosto Leve ao fogo e deixe caramelizar. Dicas * Durante o preparo da calda, chega um ponto que a calda da fruta dá uma leve engrossada e aumenta o volume por causa da água da fruta. Em vez de dispensar esta calda, use-a para molhar o bolo já desenformado. A tendência é que seja incorporada pelo bolo e fique com o sabor do abacaxi acentuado. Com a calda de frutas ainda quente, coloque em cima do bolo. PS: Caso não encontre o açúcar demerara use o de confeiteiro.

Bolo de chocolate (by Madhukari) Ingredientes: * 8 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente * 2 xícaras (chá) de açúcar * 4 xícaras (chá) de farinha de trigo * 2 colheres (chá) cheias de fermento em pó royal * 3 xícaras (chá) de leite em temperatura ambiente * 4 colheres (sopa) cheias de chocolate em pó ou alfarroba Modo de preparo: Coloque em uma tigela a manteiga e o açúcar. Misture-os até obter uma pasta amarela bem lisa e macia. Em seguida, adicione o chocolate em pó e a farinha de trigo e misture até obter uma massa lisa. Adicione o leite aos poucos e mexa até que o líquido seja todo incorporado pela massa. Pode ser que atinja o ponto ideal da massa utilizando menos leite do que o indicado, ou que

também seja necessário adicionar um pouco mais. A saber, a consistência da massa é lisa, com brilho e levemente pesada. (É importante que a massa não fique líquida.) O fermento em pó deve ser o último ingrediente a ser acrescentado e deve ser muito bem incorporado à massa, mas com movimentos delicados. Asse em forno médio (180º) por cerca de 20 minutos (jamais abra o forno antes deste período) e confira se está assado espetando uma faca no meio do bolo. Se esta sair limpa, está pronto.

Formas de assar * Caso opte por desenfornar, espere que esteja completamente frio. E o desenforme em cima de uma folha de papel manteiga. Esta receita possui a textura ideal para ser recheada e usada em festas infantis. Para um melhor resultado, asse-o no dia anterior e deixe descansando até o momento de recheá-lo. No dia seguinte, certamente estará mais seco, e portando mais fácil de ser repartido. Após o corte, para recuperar a textura macia e úmida recém saída do forno, regue com suco de laranja. * Caso queira fazer um bolo para o café, asse-o em assadeiras retangulares baixas ou até mesmo em formas para bolo inglês. O resultado fica ótimo se finalizado com uma simples calda de chocolate derramada ainda quente sobre o bolo recém saído do forno. * Um erro comum cometido em receitas de bolos sem ovos é o excesso de fermento em pó ou até mesmo bicarbonato de sódio. Quando em excesso, eles conferem um sabor pouco agradável a massa, além de se tornar completamente indigesto. Ainda que o ovo aja como fermento na massa do bolo convencional, o fato de não o adicionarmos não comprometerá o resultado de nossa receita se usarmos uma boa manteiga em temperatura ambiente. * Uma ótimo opção de cobertura é o leite evaporado batido em ponto de chantily. A cobertura é leve por ser bastante aerada e combina muito bem com o bolo.

Lasanha de tomates frescos As camadas perfumadas de tomates e mussarela fresca e muitos temperos frescos cozidos em um caldo de legumes são deliciosas Rendimento: 4 pessoas Ingredientes: 1 xícara de caldo de legumes 1 xícara de polpa de tomate sem tempero 6 tomates tipo italiano 400 g de queijo mussarela fresco 4 colheres de sopa de salsa grosseiramente picada 1 colher de sopa de folhas de manjericão inteiras 12 azeitonas pretas

1 colher de sopa de alcaparras 1 / 2 pimentão vermelho 6 colheres de sopa de queijo tipo gruyère ralado grosso Sal Pimenta-do-reino Massa de lasanha 4 colheres de sopa de azeite extra virgem Modo de preparo: Compre massa de lasanha que não precisa ser previamente cozida antes de ser utilizada. Sem ovos claro. Prepare um caldo de legumes e verduras ferscos no mesmo dia em que assar a lasanha. Misture a polpa de tomates e o caldo de legumes. Espalhe uma colher de sopa de azeite no fundo de um refratário com formato retangular. Cubra com as folhas de massa de lasanha, não há necessidade de cobrir perfeitamente, quebre o excesso de massa. Cubar com tomates cortados em fatias grossas e fatias de queijo mais ou menos com a mesma espessura. Espalhe metade da salsa, as azeitonas, as alcaparras e uma colher de sopa de queijo ralado e molhe com duas colheres de sopa de azeite e metade do caldo de legumes. Tempere com sal e pimenta. Faça nova camada como a anterior, desta vez acrescente a metade do pimentão vermelho cortado bem fino, sem a parte branca e as sementes. Cubra com uma camada de massa, molhe com um pouco de polpa de tomates e polvilhe com o resto do queijo. Distribua o restante do azeite. Asse no forno bem quente coberto com papel alumínio por 40 minutos. Retire o papel nos últimos 10 minutos.

Alu Patra (rocambole salgado frito)

Porções: 100 Tempo para preparar: 2 horas Tempo para cozinhar: 1 hora

Ingredientes 500 g proteína texturizada de soja 50 g orégano 500 g pimentão 01 kg tomate 01 kg batata

01 colher de chá açafrão 4 colheres rasa de sopa Sal 01 litro óleo ou guee 100 g manteiga pimenta ou gengibre a gosto (opcional) 02 kg Farinha de Trigo Branca 01 pitada assafétida

Preparação: Descasque a batata e o tomate. Pique o pimentão, a batata, o tomate e o quentro em pedaços bem pequenos (ou rale). Ferva a proteína texturizada de soja (hidrate), deixe esfriar, escorra bem, espremendo com as mãos, e reserve. Cozinhe a batata em água com uma colher de sopa (rasa) de sal, ou sal a gosto. Escorra a água e reserve. Refogue a assafétida, o quentro, o tomate, o pimentão, o orégano (e opcionalmente pimenta ou gengibre) com uma colher rasa de sal (ou sal a gosto), até que o pimentão esteja bem macio. Recheio: Junte em uma panela grande a soja hidratada, a batata e a massala (o molho refogado com os temperos) e uma colher de sopa (rasa) de sal (ou sal a gosto), e cozinhe um pouco mais, sem água, mexendo sempre (para não grudar no fundo da panela), para secar um pouco mais a soja e pegar bem o sal e os temperos. Reserve. Em uma bacia média, junte a farinha de trigo, uma colher de sopa (rasa) de sal (ou sal a gosto) e a manteiga. Junte água até formar uma massa com consistência de massa de pão. Montagem: Com a ajuda da farinha que sobrou, abra a massa em uma pedra ou pia de mármore ou inox, em forma retangular (algo como 25 cm x 40 cm), com uma altura de 2 a 3 mm (massa fina). Se necessário, corte os excesso com um faca. Espalhe o recheio sobre a massa, comprimindo um pouco com a colher para formar uma camada quase tão fina quanto a massa. Com cuidado, vá enrolando o conjunto, no sentido do comprimento, como um rocambole. Se a massa grudar na pedra ou na pia, com o auxílio de uma faca vá soltando-a gradualmente, a medida que enrola. O rolo obtido normalnte é um pouco irregular, grosso no meio e afinado nas pontas. Vá rolando ele na pedra ou pia, espichando até formar um rolo de largura uniforme. com as mãos, acerte as pontas do rolo para ficarem retas e perpendiculares ao comprimento. Com uma faca afiada, corte cuidadosamente o rolo em rodelas com a espessura de um dedo (1,5 cm a 2 cm). Coloque as rodelas em uma bandeja com bastante farinha solta, cobrindo os dois lados com a farinha, de modo que o recheio fique coberto com farinha e não se solte durante a fritura. Carinhosamente acerte o formato para que as rodelas fiquem bem redondinhas.

Fritura: Em uma frigideira grande, coloque óleo ou gue suficiente para cobrir as alopatras. Frite-as dos dois lados até ficarem douradas. Depoite-as em uma bandeja com papel absorvente, para eliminar o excesso de óleo. Obs.: 1- Como a farinha usada para cobrir as laterais da alopatra solta no óleo, este vai ficando escuro. Se necessário, troque o óleo durante a fritura. 2- Tome cuidado também, para que a temperatura não suba muito e acabe "queimando" o óleo. Isso acontece se você deixar o óleo no fogo sem alopatras cozinhando, ou com muito poucas.

Torta de maçã 2 xícaras de farinha de trigo integral Maçãs cortadas em fatias 1 xícara de açúcar mascavo 1 xícara de aveia em flocos 100g de manteiga com sal Canela em pó a gosto Unte uma fôrma de vidro refratário com um pouco de manteiga e reserve. Misture à parte os ingredientes exceto a maçã, fazendo um tipo de farelo. Coloque metade dessa massa na assadeira untada, comprimindo bem, depois coloque as maçãs picadas. Cubra com o restante da massa para cobrir, comprimindo bem a torta. Asse em forno brando.

Risoles integrais 1/2 copo de leite vegetal 100 g. de farinha de trigo integral fina 1/2 copo de farinha de trigo branca sal a gosto 1 colher (sobremesa) de margarina sem sal 1 xícara de fibra de trigo maizena Recheio: 100 gr de ricota ou queijo catupiri ou tofu- 10 azeitonas verdes sem caroço. Misture o leite veg., a farinha integral e a branca, o sal e a manteiga. Leve ao fogo, mexendo sempre. Quando o angu estiver soltando do fundo da panela, tire do fogo e deixe esfriar. Abra a massa, depois de fria, com um rolo sobre a mesa enfarinhada. Corte com uma xícara ou copo; e recheie. Passe na maizena e na fibra de trigo. Frite em óleo quente e sirva.

Banana Caramelada 5 bananas tipo nanica 2 xícaras de açúcar 2 colheres de chá de baunilha 1/2 xícara de creme-de-leite Modo de fazer:

Caramelize o açúcar, acrescente as bananas inteiras, a água e a baunilha. Cozinhe por 5 minutos. Depois de frio cubra com creme-deleite. Bolo Bossa Nova 02 xícaras de açúcar 400 grs. de manteiga ou margarina 05 xícaras de trigo 01 copo de leite ou suco de laranja 01 colher de sopa de fermento ½ lata de goiabada derretida com ½ xícara de água ou suco de uvas 250 grs. de ameixas liquidificadas com ½ xícara de água ou suco de uvas 01 lata de leite condensado

MODO: Misture o leite condensado com os doces de goiaba e de ameixa e reserve. Bata a manteiga com o açúcar até ficar mais claro e bem fofo, acrescente o doce, o leite e coloque o trigo peneirado com o fermento aos poucos. Asse em forma untada e esfarinhada, até que enfiando um palito saia limpo. Se gostar de bolo bem úmido, regue com calda de ameixa.

Salada quente de macarrão 1 pacote de macarrão tipo parafuso 1 xícara de maionese ( a receitinha já foi fornecida) 1 xícara de muzzarela cortada em cubinhos 2 tomates sem pele e sem semente bem picadinhos Bastante cheiro verde picado 1 xícara de milho verde cozido ou 1/2 a 1/2 ervilha e milho 1 pimentão pequeno verde e 1 vermelho bem picadinhos 1 cenoura cozida cortada em cubinhos pequenos Cozinhe o macarrão e escorra. Imediatamente misture muito bem todos os ingredientes. Deve ser servido bem quente para que a muzzarella esteja derretida e macia.

SAMOSA (Pastel de Legumes) 500 g de farinha de trigo 3 colheres de sopa de ghee 200 ml (3/4 xícara) de água morna 1 couve flor pequena 2 a 3 batatas médias 200 g (1 xícara) de ervilhas 2 colheres de chá de sementes de cominho 1/2 colher de chá de feno-grego 1/2 colher de chá de gengibre fresco ralado 1/2 colher de chá de coentro moído 1/2 colher de canela em pó Sal e Pimenta Numa tigela, coloque a farinha de trigo, 1/2 colher de chá de sal e ghee. Misture tudo com as pontas dos dedos, juntando água devagar . Sove até obter uma massa homogênea e leve. Deixe descansar enquanto prepara o recheio. Corte as batatas e a couve-flor em pedacinhos. Ferva as ervilhas por 10 minutos. Doure o cominho e o feno-grego no ghee quente e junte os temperos em pó. Acrescente as batatas e a couve-flor com um pouco de àgua e deixe cozinhar até ficarem bem macias. Junte as ervilhas e, se desejar, um punhado de panir picado. Acrescente sal e deixe esfriar. Sempre a massa em pequenas bolinhas e abra-as com um rolo em círculos finos. Coloque 1 colher de sopa de recheio no centro e feche. Partindo de sua esquerda, faça pequenas dobras em toda a borda, formando um desenho semelhante a uma parte de uma trança. Mergulhe as samossas no ghee e frite em fogo mêdio até dourarem. Sirva quente. Se preferir, asse em forno médio. Você pode criar outros recheios, este

é o tradicional. Sugestões de outros recheios: -Ricota, passas e salsinha -Couve-flor, espinafre e requeijão -Bananas com canela (massa doce)

Sequilhos 200 grs de maizena 5 colheres de farinha de trigo 3 colheres de açúcar 3 colheres de coco ralado 1 xicara de margarina amassa tudo, faz as bolinhas e coloca pra assar. detalhe: assa muito rápido

Sopa de abóbora na abóbora 1 kg de abóbora tipo japonesa ½ xícara de chá de leite de coco light 1½ litro de água 2 talos de salsão 1 colher de sopa de azeite de oliva ½ xícara de chá de coentro 1 colher de sobremesa de molho de pimenta Raminhos de coentro Sal a gosto Em uma panela coloque o azeite o coentro e a abóbora, o salsão, a água e o sal. Cozinhe até ficar macio. Retire do fogo e deixe esfriar. Bata no liqüidificador por 2 minutos.

junte o leite de coco, a pimenta e bata bem( se tiver um batedor de arame, melhor) Leve à geladeira por 30 minutos. Com uma colher, retire as sementes e uma parte da polpa das abóboras deixando uma borda de 2 cm nas laterais. Dentro da metade da abóbora, coloque 2 conchas de sopa fria. Decore com 1 ramo de coentro.

Sopa de cenoura no melão 2 melões cantalupe 4 cenouras 1 xícara de chá de melão picado 3 talos de salsão 1 xícara de chá de creme de leite 1 pedaço de casca de laranja ½ colher de café de noz-moscada 1½ litro de água Sal a gosto Sementes de papoula para decorar Coloque em uma panela a cenoura, o aipo ( salsão),a casca de laranja, a água e o sal. Leve ao fogo médio por 30 minutos até que a cenoura fique macia. Deixe esfriar, retire a casaca de laranja e bata o caldo de cenoura no liquidificador. Junte o creme de leite, o melão e a noz-moscada. Passe pela peneira e leve à geladeira por 30 minutos. Retire as polpas dos melões cantalupe com uma colher até chegar na parte mais clara. Enxugue com papel-toalha e coloque dentro a sopa. Polvilhe com a semente de papoula para decorar

Spaghetti Fantasia 1 pacote de spaghetti (500g) cozido 'al dente' 1/2 litro de leite 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 4 colheres (sopa) de manteiga 1 embalagem de creme de leite 200g de ervilha queijo ralado Sal a gosto Coloque em uma panela a manteiga e deixe derreter. Acrescente a farinha de trigo e mexa bem. Adicione o leite aos poucos e continue mexendo. Junte as ervilhas e por último, acrescente o Creme de Leite e tempere com sal. Em uma terrina, coloque o spaghetti e despeje o creme preparado por cima. Polvilhe bastante queijo ralado. Sirva imediatamente.

Suco de Limão com leite Esprema 2 limões taití médios dentro de uma jarra; em seguida misture aos limões espremidos 1 litro de leite mexendo com uma faca até que o leite comece a engrossar, quando isso acontecer, coloquer meio litro de água gelada e açúcar a gosto.

Suco tropical 2 cachos médios de uvas roxas comuns 2 xícaras de amoras silvestres ou morangos 4 laranja doces 4 colheres de sopa de suco de limão Mel puro a gosto. Esprema as laranjas e reserve. Coloque as uvas lavadas e inteiras no liqüidificador, junte 1/2 copo de água e bata. Coe e reserve. Bata as amoras ou os morangos no liqüidificador, coe e misture tudo no

liqüidificador, adicionando mel a gosto. Para finalizar, junte alguns cubos de gelo e bata. Sirva em taças de vinho com uva e uma rodela de limão para decorar.

Temperos Especiais *Assafétida: Trata-se da resina de uma planta que cresce no Afeganistão e no Irã. É usada em quantidade mínima. O gosto da assafétida aproxima-se ao da cebola, mas tem aroma agradável. Ela evita os gases intestinais. Uma vez reduzida a pó, é usada na proporção de um quarto de colher de chá para uma preparação de dois quilos. Ela dá aos pratos um sabor forte e particular. É encontrada sob a forma sólida ou em pó em casas de ervas medicinais. *Massala é uma mistura de cinco especiarias integrais, usadas principalmente para legumes. Outras massalas são compostas de especiarias variadas, finalmente moídas em direferentes proporções. 2 colheres de sopa de cominho inteiro 2 colheres de sopa de cominho negro inteiro 2 colheres de sopa de grão de mostarda preta 2 colheres de sopa de semente de anis ou erva doce 1 colher de sopa de feno grego inteiro Misture todos os ingredientes num recipiente com tampa e conserve em lugar seco. Quando for usar, agite o recipiente várias vezes para misturar bem.

Toffe de Amêndoas 2 xícaras de açúcar 2 xícaras de leite em pó desnatado gotas de baunilha ½ de xícara de amêndoas lascadas e torradas Unte ou forre o fundo de uma forma quadrada.

Ponha o açúcar em uma panela grande de fundo grosso com 1 xícara de água e aqueça suavemente, mexendo até o açúcar dissolver. Deixe ferver em fogo médio até que algumas gotas dessa mistura formem uma bola macia em água fria. Junte o leite em pó e cozinhe por mais 3 ou 4 minutos, mexendo o tempo todo, até a mistura começar a secar na colher. Acrescente a baunilha. Despeje na forma preparada e espalhe por igual. Salpique com amêndoas e comprima a superfície. Deixe esfriar um pouco, depois corte em quadrados com uma faca afiada enquanto ainda estiver quente. Deixe na forma até que fique frio e firme.

Tomates Recheados 6 tomates cortados ao meio 1 xícara de panir amassado 3 colheres de sopa de yougurte salsinha picadinha 1 pimenta bem batidinha sal a gosto

Amassar muito bem todos os ingredientes junto ( menos os tomates). Retirar as sementes dos tomates e recheá-los com essa massa. Servir sobre uma travessa decorada com alface Torta de frutas 1 xic de farinha integral 1 xic de farinha branca 6 colheres de óleo

1/4 xic açúcar mascavo canela a gosto Misture com água até dar ponto os ingredientes delicadamente com as pontas dos dedos até formar uma farofa liguenta. Espalhe essa massa em uma fôrma untada e de fundo removível e asse por uns 12 minutinhos. Recheio 1/4 xic açúcar mascavo 2 bananas 2 maçãs 1 abacaxi pq 1 mamão pq Pique as frutas em cubos e cozinhe tudo com o açúcar e a canela. Tire a massa da fôrma depois de esfriar colocando-a no prato. Cubra-a com as frutas. Se quiser sofisticar um pouco, salpique castanhas ou amêndoas em tiras bem fininhas tostadas sobre as frutas.

Torta de maçã 2 xícaras de farinha de trigo integral Maçãs cortadas em fatias 1 xícara de açúcar mascavo 1 xícara de aveia em flocos 100g de manteiga com sal Canela em pó a gosto Unte uma fôrma de vidro refratário com um pouco de manteiga e reserve. Misture à parte os ingredientes exceto a maçã, fazendo um tipo de farelo. Coloque metade dessa massa na assadeira untada, comprimindo bem, depois coloque as maçãs picadas.

Cubra com o restante da massa para cobrir, comprimindo bem a torta. Asse em forno brando.

Torta de maçã, damasco, morango, framboesas e etc., Esta torta fica muito gostosa com outras frutas no lugar da maçã. Você também pode utilizar damascos e tâmaras (previamente hidratados), morangos, framboesas e peras. 450 g de maçãs ácidas 2 colheres (sopa) de mel 1 pitada de pimenta-da-jamaica (opcional) Suco de limão ou de laranja 75 g de aveia 75 g de farinha de rosca integral 50 g de açúcar mascavo 75 g de margarina vegetal Casca ralada de 1 limão ou laranja Descasque as maçãs e corte-as em fatias finas. Coloque-as numa forma de torta bem untada e regue com mel e o suco de fruta. Misture a aveia com a farinha de rosca e o açúcar mascavo. Derreta a margarina e despeje sobre os ingredientes secos, juntamente com a casca ralada de limão ou laranja. Misture bem e espalhe esta mistura sobre as fatias de maçã levando para assar em forno médio (180ºC) por cerca de 45 minutos, ou até que as maçãs estejam macias e a cobertura esteja dourada.

Trigo em grão 3 copos de trigo em grão 6 copos de água 1 colher de sobremesa de sal Deixar o trigo de molho na véspera com a quantidade de água indicada.

Colocar o trigo com a água que ficou de molho e o sal na panela de pressão e fogo forte até a panela chiar. Abaixar o fogo e marcar 30min. Desligar e abrir. Caso ainda esteja duro cozinhar por mais tempo. O trigo pode ser cozido juntamente com verduras de sua preferência ou servido frio com uma salada bem colorida.

Vegetal Combinações: 1- Batata frita, mandioquinha frita c/ feijão ou amendoim 2- Batata frita, mandioca frita, quiabo frito e abóbora cozida 3- Batata frita, beterraba cozida e repolho cozido 4- Bataba frita, ervilha inteira ou milho pré cozido, jiló cozido ou frito e berigela cozida 1k de batata 1k de grão de bico 2k de tomate ½k de cenoura 1 maço de salsinha 3 pimentões 2 latas de creme de leite tempero a gosto Cozinhar grão de bico na água e depois escorrer. Cozinhas as cenouras na água e cortar Cortar as batatas e fritar Pegar o grão de bico escorrido, a batata frita e a cenoura e misturar tudo numa panela Molho: picar pimentão e salsinha. Picar o tomate ou massa de tomate e colocar na panela com um pouco de óleo e fazer um molho temperando a gosto. Tumerique, cominho, assafétida, pimenta seca vermelha. Ferver tudo por 10 minutos e depois de misturar tudo.

Coloque o creme de leite só na hora de servir.

Como Oferecer o Alimento e torná-lo Krishna-prasada É muito fácil oferecer um alimento a Krsna. Primeiro você precisa providenciar uma foto Sri Krsna . Enquanto estiver fazendo a preparação NÃO PROVE!!! Pois você vai oferecer a Krsna e ele tem que ser o 1º a provar de seu alimento. Na duvida não abuse do sal. Quando estiver pronto o alimento pegue um prato e um copo que só deve ser usado para Krishna, coloque um pouco de cada preparação e leve-o até o o pequeno altar que você montou com a foto de Krsna e coloque as oferendas na frente e recite o seguinte mantra:

Sri Visnu, Sri Visnu, Sri Visnu (3x) quando vc quiser purificar algo Jaya Senhor Jaganatha! (para oferecer a bhoga, isso até que você tenha diksa mantras) Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

Aguarde alguns minutos e pronto! você já pode voltar os alimentos oferecidos às respectivas panelas e depois de lavar o prato e copo de Krishna pode comer e distribuir esse alimento que irá alimentar seu corpo e satisfazer sua alma!

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful