You are on page 1of 7

ATOS ADMINISTRATIVOS

ATO E FATO

FATO UM ACONTECIMENTO do mundo em que vivemos. Quando este fato produz efeitos para o mundo jurdico chamado de fato jurdico. Ex. Nasceu algum = Surge a nova personalidade jurdica. Sempre que o acontecimento produzir efeito para rbita jurdica um fato jurdico. SE ESSE FATO JURDICO que ATINGIU O MUNDO JURDICO atingir tambm o DIREITO ADMINISTRATIVO TAMBM FATO ADMINISTRATIVO. Fato administrativo o fato que atinge a rbita do direito administrativo. Servidor Pblico que morre = Vai produzir efeitos jurdicos na administrao = Vacncia do cargo. FATO DIFERENTE DE ATO ATO DEPENDE DE MANIFESTAO DE VONTADE. (Compra de um bem) Se o ATO atinge a RBITA JURDICA ATO JURDICO; (Casamento) Se o ATO ATINGE O DIREITO ADMINISTRATIVO ATO ADMINISTRATIVO (Ex. Desapropriao)

ATO ADMINISTRATIVO E ATO DA ADMINISTRAO


No ato que DA ADMINISTRAO. QUEM PRATICA O ATO A PROPRIA ADMINISTRAO. ATOS ADMINISTRATIVOS POR TER REGIME PBLICO So tambm atos da administrao

ATOS DA ADMINISTRAO

(Direito publico)

ATOS DA ADMINISTRAO

(Direito Privado)

So somente ATOS DA ADMINISTRAO POR NO TER REGIME PBLICO

NO ATO DA ADMINISTRAO (praticado pela administrao) os praticados por concessionrias, etc. Mas por ter regime pblico SO ATOS ADMINISTRATIVOS.

ATOS ADMINISTRATIVOS POR TER REGIME PBLICO MAS NO SO atos da administrao

ATO ADMINISTRATIVO uma manifestao de vontade praticada pelo Estado ou de quem lhe faa s vezes (os que receberam delegao de servios pblicos). Essa manifestao de vontade atinge o mundo jurdico, criando, modificando ou extinguindo direitos dentro da rbita do direito administrativo, satisfazendo o interesse pblico. O regime desse ATO ADMINISTRATIVO sempre de REGIME JURDICO PBLICO. O ato administrativo na hierarquia inferior a lei, servindo para complementar a previso legal. O ato administrativo EST SUJEITO A CONTROLE PELO JUDICIRIO no que concerne a LEGALIDADE.

ELEMENTOS OU REQUISITOS DO ATO ADMINISTRATIVO


A) SUJEITO (Competncia): Para praticar ato administrativo o sujeito AGENTE PBLICO COMPETENTE. A competncia precisa estar prevista na lei ou na constituio. A maioria est prevista em lei. CARACTERSTICAS: A COMPETNCIA administrativa de exerccio OBRIGATRIO. O administrador, portanto, no poder renunciar a competncia. COMPETENCIA IRRENUNCIVEL. O ADMINISTRADOR NO PODE MODIFICAR A COMPETNCIA j que determinao da lei. A competncia administrativa NO pode ser objeto de NEGOCIAO. Se o ADMINISTRADOR INCOMPETENTE ASSIM SEMPRE SER, sendo IMPRORROGVEL, diferentemente do processo civil (no processo civil caso de incompetncia relativa quando as partes no alegam a incompetncia, a parte torna-se competente pelo instituto da prorrogao, isso no acontece no direito administrativo). A COMPETNCIA ADMINISTRATIVA IMPRESCRITVEL. Mesmo que no exerce por um tempo a competncia o administrador no perde essa competncia. A competncia administrativa passvel de delegao ou avocao se legalmente admitido. (Art. 11 a 15 9784/99) DELEGAAR transferir. AVOCAR chamar a competncia para si. A lei PROBE a delegao para: I - a edio de atos de carter normativo; II - a deciso de recursos administrativos; III - as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade. B) FORMA: A forma do ATO ADMINISTRATIVO DEVE ATENDER A PREVISO LEGAL. Para que exista ato administrativo necessrio que a vontade da administrao seja

exteriorizada. Essa exteriorizao do ato se faz necessrio o uso de uma forma especfica. COMO REGRA ATO ADMINISTRATIVO SE PRATICA POR ESCRITO. Podendo excepcionalmente ser praticado de outra maneira, se a lei assim autorizar. (Ex. Gestos do guarda de trnsito). Contrato administrativo excepcionalmente pode ser verbal, porque a lei autoriza. (Pronta entrega, pronto pagamento e at quatro mil reais). Como REGRA o contrato deve SER PRATICADO POR ESCRITO. Ato administrativo est sujeito ao princpio da SOLENIDADE, precisa obedecer a uma FORMALIDADE ESPECFICA (Publicado, escrito a depender da lei). Para prtica de ato administrativo necessrio procedimento administrativo prvio, porque vai atingir um terceiro e este precisa ter direito de participar (contraditrio e ampla defesa), portanto, PROCESSO ADMINISTRATIVO PRVIO. Uma condio de FORMA para o administrador a MOTIVAO (Raciocnio lgico, a coerncia, entre os elementos do ato e a lei.). A MOTIVAO REGRA (OBRIGATRIA) e deve acontecer ANTES OU DURANTE A PRTICA DO ATO. Existe divergncia doutrinria, porm o STF e a maioria da doutrina admitem a motivao como caracterstica obrigatria. C) MOTIVO: o FATO + FUNDAMENTO JURDICO que levam a pratica do ato administrativo. Ex. Fabrica poluente. O fechamento da fabrica ter como motivo a POLUIO. o que justifica a pratica do ato. O ATO TEM QUE CUMPRIR A LEGALIDADE DO MOTIVO: 1) VERDADEIRO 2) COMPATVEL COM A LEI ex.: para demitir tem que ter infrao grave, se o administrador demite sem infrao grave, falta legalidade no motivo. Portanto esse motivo precisa ser compatvel com a previso legal. 3) COMPATVEL COM O RESULTADO. (Se o ato vai atingir Jos ento o motivo tem que ser deste e no de um terceiro). Ex. se vai ser demitido Jos porque foi Jos que cometeu a infrao e no porque foi Maria. A infrao tem que ser compatvel com o resultado. Deve atingir (resultado) aquele que deu motivo. TEORIA DOS MOTIVOS DETERMINANTES O ADMINISTRADOR EST VINCULADO AOS MOTIVOS QUE APRESENTOU. Uma vez declarado o motivo o administrador est vinculado aos motivos. Essa teoria prende o administrador mesmo nos casos onde o administrador no precisa de motivo. Ex. Cargo em comisso de livre nomeao e exonerao, se o administrador apresentar um motivo vai ter que cumprir esse motivo.

Existe apenas uma hiptese que o administrador pode mudar o motivo: PREDESTINAO. Nessa hiptese o administrador poder modificar o motivo. o caso da desapropriao. O motivo que usou para desapropriar poder ser modificado, desde que mantida razo de interesse pblico. D) OBJETO: RESULTADO PRTICO DO ATO. O que o ato faz em si mesmo. O que ele atesta, certifica, autoriza. Objeto precisa ser: 1) LICITO (A LEI PRECISA AUTORIZAR, PREVISTO EM LEI) 2) POSSVEL (Precisa ser faticamente possvel. Ex. Promoo de servidor falecido (impossvel faticamente)). 3) DETERMINADO (Precisa determinar exatamente o objeto. Desapropriao da casa de Jos, Rua XXX etc.). E) FINALIDADE Todo ato administrativo precisa de uma razo de interesse pblico. Todo ato administrativo precisa proteger uma razo de interesse pblico. Se o ato praticado com finalidade estranha ao interesse pblico este ato tem um vcio. Quando existe essa pratica chama-se de DESVIO DE FINALIDADE. (Vcio ideolgico, defeito na vontade). (Quando existe o desvio de finalidade pode existir defeito no motivo).

ELEMENTOS DO ATO, PORTANTO:


A. B. C. D. E. SUJEITO OU COMPETNCIA (Vinculado) FORMA (Vinculado) MOTIVO - Pode ser os dois dependendo do ato OBJETO - Pode ser os dois dependendo do ato FINALIDADE (Vinculado)

Quem determina o SUJEITO ou COMPETNCIA a LEI, portanto elemento VINCULADO. Quem determina a FORMA a LEI, portanto elemento VINCULADO. Se o interesse pblico precisa est presente a FINALIDADE elemento VINCULADO.

Se o ATO VINCULADO O MOTIVO VINCULADO Se o ATO VINCULADO O OBJETO VINCULADO Se o ATO DISCRICIONRIO O MOTIVO DISCRICIONRIO Se o ATO DISCRICIONRIO O OBJETO DESCRICIONRIO DISCRICIONRIO a mesma coisa de MRITO DO ATO ADMINISTRATIVO (liberdade, juzo de valor)

Poder judicirio pode rever ato administrativo sendo discricionrio ou vinculado, desde que seja controle de legalidade (Sentido amplo). (Descumprimento da CF, Lei etc.) Poder judicirio NO PODE REVER O MRICO DO ATO ADMINISTRATIVO (discricionariedade). Poder judicirio PODE REVER MOTIVO E OBJETO DO ATO DISCRICIONRIO, NO QUE TANGE A LEGALIDADE. Ex. Motivo falso.

ATRIBUTOS DO ATO ADMINISTRATIVO


A) PRESUNO DE LEGITIMIDADE = LEGALIDADE + VERACIDADE LEGALIDADE VERACIDADE Essa presuno relativa (juris tantum) Admite prova em contrrio, pode ser contestada. Cabendo normalmente (em regra) o nus da prova cabe ao administrado e NO AO ADMINISTRADOR QUEM ALEGA. B) AUTOEXECUTORIEDADE O ato para ser praticado no precisa de prvia autorizao do judicirio. No est presente em TODOS os atos. Ex. Sano pecuniria. Porm a parte INSATISFEITA poder evidentemente ir ao JUDICIRIO. C) IMPERATIVADE So obrigatrios, coercitivos. D) TIPICIDADE Cada ato administrativo vai ter uma aplicao (utilizao) determinada. Ex. Demisso Serve para punir por infrao grave. No se pode demitir por outra razo. Cada ato tem sua aplicao determinada.

FORMAO, VALIDADE E EFICACIA DOS ATOS:


O ATO ADMINISTRATIVO que CUMPRE SEU CICLO DE FORMAO um ato PERFEITO. O ATO ADMINISTRATIVO S EXISTE SE FOR PERFEITO. NICO ELEMENTO QUE PRECISA EXISTIR OBRIGATORIAMENTE. Ex. Ato que nomeia dirigente de agencia reguladora. Quando o presidente nomeia e o senado aprova esse ato tornasse perfeito. Cumpriu, portanto sua trajetria, seu ciclo de formao.

Se o ato administrativo durante a TRAJETRIA CUMPRIR SEUS REQUISITOS, ser CONSIDERADO VLIDO. Se O ATO ADMINISTRATIVO ser EFICAZ quando estiver PRONTO PARA PRODUZIR SEUS EFEITOS. Podendo ser: PERFEITO, VALIDO E INEFICAZ = Ex. A publicao responsabilidade da administrao. A lei diz que publicao condio de eficcia do contrato. Se no for publicado. Podendo ser: PERFEITO, INVLIDO E EFICAZ = Ex. Sujeito que presta concurso onde ficou comprovada fraude na prova. O ato da sua nomeao invlido, mesmo ele estando trabalhando. (Vai produzir efeito at ser declarada sua invalidade). Podendo ser: PERFEITO, INVLIDO E INEFICAZ = Ex. Contrato celebrado sem licitao alegando falsa inexigibilidade. E para ningum ficar sabendo no existe publicao.

O ATO ADMINISTRATIVO PODE PRODUZIR DOIS EFEITOS:


A) TPICO = EFEITO ESPERADO, EFEITO PRINCIPAL Ex. Estado desapropria uma propriedade. O efeito tpico adquirir o determinado imvel. B) ATPICO = EFEITO REFLEXO, EFEITO SECUNDRIO. Ex. Se o imvel objeto da desapropriao estiver ocupado o seu locatrio ter que desocupar esse espao. Portanto, atinge um terceiro estranho a prtica do ato. Efeito prodrmico o ato que precisa vir antes do tpico, quando precisa de 2 manifestaes.

EXTINO DE ATO ADMINISTRATIVO


A) ANULAO do ato administrativo sua RETIRADA em razo de uma ILEGALIDADE. O controle de LEGALIDADE poder ser realizado pela ADMINISTRAO OU PELO JUDICIRIO. (VIA ANULAO). A ADMINISTRAO TER O PRAZO DE CINCO ANOS PARA ANULAR SEUS ATOS, quando os efeitos produzidos forem favorveis. A doutrina e jurisprudncia prevem esse prazo TAMBM para o JUDICIRIO. Se a ANULAO DE UM ATO ILEAL causar mais PREJUZO (boa f, segurana jurdica) que sua manuteno,

deve-se manter o ato. ESTABILIZAO DOS EFEITOS DOS ATOS. (Manter o ato ilegal no ordenamento) ESTABILIZAO de efeitos NO CONVALIDAO. Neste existe CORREO (convalidao) do ato e naquele o ato ilegal se mantm com defeito. A ANULAO deve RETIRAR o ato ILEGAL desde sua ORIGEM. (Com efeitos ex tunc.) B) REVOGAO RETIRADA do ordenamento jurdico por CONVENINCIA da administrao. S quem pode revogar os atos administrativos a prpria administrao. O poder judicirio no pode fazer revogao, salvo seu prprio ato. (Com efeitos ex nunc). No tem prazo, mas tem limites materiais. No se admite revogao de ato que produz direito adquirido, de ato vinculado. No se admite revogao do ato jurdico que j exauriu seus efeitos.

You might also like