You are on page 1of 7

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANANINDEUA/PA

Cargo 04: Professor de Lngua Portuguesa e Redao

CONCURSO PBLICO

INSTRUES ESPECIAIS

1. 2. 3. 4.

Voc est recebendo o seu Caderno de Questes, contendo 40 questes objetivas de mltipla escolha, O candidato, ao receber o seu Caderno de Questes, numeradas de 01 a 40, em ordem seqencial. Confira a dever assinar em todas as pginas, inclusive na ltima seqncia numrica de seu Caderno de Questes antes folha, onde no nononono non nonono Nonononono no nononono nonono no nononono no nnononno no nononose encontra o gabarito pessoal.no nono de iniciar a resoluo, assim como o nmero de pginas, nonono nononono nonnono non nono de Sala, em comunicando, imediatamente, ao Fiscal Para cada questo existiro 05 (cinco) alternativas caso de repetio ou ausncia de questo ou pgina. de resposta (A, B, C, D e E), da qual apenas uma ser correta, de acordo com o comando da questo. A Voc deve conferir, na capa do Caderno de Questes e marcao de mais de uma anula, automaticamente, a no rodap das pginas internas, o nome do cargo ao qual resposta da questo. este Caderno de Questes se refere. Caso voc tenha recebido um Caderno de Questes que no Somente depois de decorridos 60 minutos do incio corresponda ao cargo para o qual est inscrito, da prova, o candidato poder entregar o seu Caderno comunique imediatamente ao Fiscal de Sala e exija o de Questes e seu Carto Resposta, e retirar-se da sala Caderno de Quetes correto. de prova levando o gabarito pessoal, que se encontra na As respostas do Caderno de Questes devero ser transcritas para o Carto Resposta com caneta esferogrfica azul ou preta, sendo este o nico documento vlido para o processamento do seu resultado. O tempo mximo disponvel para a realizao da prova de 4h, j includo o tempo destinado identificao e ao preenchimento do Carto Resposta.

5. 6. 7. 8.

ltima folha do Caderno de Questes. Os 3 (trs) ltimos candidatos s podero sair da sala juntos.

ATENO
Escreva no espao apropriado do Carto Resposta, com a sua caligrafia usual, a seguinte frase mestra de Aristteles:

A esperana o sonho do homem acordado."


Ser considerado ELIMINADO do Concurso Pblico o candidato que no transcrever para o Carto Resposta, em local especfico, a "frase mestra", conforme determina o subitem 11.30 do Edital do Concurso.

www.pciconcursos.com.br

NVEL SUPERIOR

LNGUA PORTUGUESA

Questo

03

Leia o texto e responda as questes seguintes. Segundo a cincia natural, no h creao nem aniquilao de finito a finito; h apenas metamorfoses, transformaes, mudana de um finito em outro finito, que criao. A semente uma planta potencial, e a planta uma semente atualizada. E, depois que a planta morre, os seus componentes, compostos na planta, tornam a ser elementos no compostos organicamente, mas ficam na terra e no ar, aguardando nova recomposio num composto orgnico, porque, mesmo em estado decomposto, esses elementos bsicos da planta so componveis e recomponveis. Pergunta-se quem ou que o ltimo componente que realiza esses compostos... Os compostos em si ferro, clcio, fosfato, nitrognio, hidrognio, oxignio, etc. no so, por virtude prpria, componentes, autocomponentes; so apenas componveis, alo-componveis. Se no houvesse um invisvel componente, ou compositor, para alm desses visveis componveis, nunca apareceria um composto. O invisvel componentes ou compositor que produz o composto chama-se vida. Essa vida individual na planta viva, mas ela universal em si mesma, fora da planta. Na planta, a vida individual imanente, finita fora da planta, e fora de todas as plantas e outros indivduos vivos, a Vida Transcendente, Infinita. Quando a planta individual A produz a planta individual B, h simples transferncia de uma vida imanente para outra vida imanente, de vida finita para vida finita, que a cincia chama transformao. Mas obriga-nos a lgica a admitir um fenmeno prtransformista, algo que preceda essa longa cadeia de transformaes finitas e individuais. A transformao uma reao em cadeia, uma continuao de finitos aps finitos; nada diz do incio dessa cadeia de finitos transformantes e transformados. Mas toda continuao supe um incio. Continusmo. Continusmo um derivado, que supe um inderivado, um iniciante, uma iniciativa. Para alm e para aqum de todas as sries de continuaes e transformaes deve haver um primeiro incio, e pode haver um ltimo fim, uma creao e uma descreao, isto , um processo do infinito para o finito, e do finito para o Infinito. Da Essncia fluem as Existncias, e as Existncias refluem Essncia. Esse processo Essncia-Existncia e ExistnciaEssncia se chama creao; e seu contrrio, a descreao, comumente chamada aniquilamento (morte). Esse aniquilamento, repetimos, se refere Existncia de um indivduo finito, e no Essncia do Infinito Universal.
Humberto Rohden Questo

Identifique a alternativa em que deveria ser usado o acento grave pelo mesmo motivo de ... refluem Essncia.: A) ... finito a finito. B) Os elementos ficam aguardando a reconstituio. C) Vou aquela planta ver a vida imanente. D) Prefiro existncia a essncia, dizem os fteis. E) Mas obriga-nos a lgica....
Questo

04

De: ... Os compostos em si- ferro, clcio, fosfato, nitrognio, hidrognio, oxignio, etc- ..., INCORRETO afirmar que: A) os travesses assinalam a presena de um aposto. B) h vocbulos acentuados por serem paroxtonas terminados em ditongo. C) h vrgulas separando palavras da mesma classe. D) h dgrafo separvel no excerto. E) os vocativos esto corretamente pontuados.
Questo

05

Quando a planta individual A, produz a planta individual B, h simples transferncia. Ao se trocar o conectivo temporal da estrutura pelo condicional se, as formas verbais tornar-se-o: A) produziu-havia. B) produz-houve. C) produzir-haver. D) produz-havero. E) produziu-haver.

CONHECIMENTOS PEDAGGICOS
Questo

06

Para Vygotsky, no processo da constituio humana, as funes psicolgicas superiores so de origem: A) scio-cultural. B) biolgica. C) comportamental. D) transcendental. E) existencial.
Questo

07

A formao inicial deve preparar o futuro docente para uma profisso que: A) no exige tanta qualificao ao longo da vida profissional. B) exige que se continue a estudar durante toda a vida profissional. C) exige somente o ensino de tcnicas pedaggicas. D) exige apenas o ensino de metodologias ativas. E) exige exclusivamente o ensino de como agir coletivamente na escola.
Questo

01

08

Do excerto, s CORRETO afirmar que: A) metamorfose a transformao de infinitos. B) o inderivado, o iniciante a Essncia do Infinitivo Universal. C) no h vida fora de uma planta, pois esta finita. D) h uma relao analgica entre creao e descreao. E) o continuismo sinnimo de primitivo.
Questo

As habilidades de relacionamento interpessoal e social so aprendidas e desenvolvidas na sala de aula: A) no viver junto. B) somente pela gerncia feita pelo professor. C) somente pela aplicao de tcnicas pedaggicas. D) somente pela boa vontade dos alunos. E) pela imposio de direitos e deveres.
Questo

02

09

Em: A semente uma planta potencial, e a planta uma semente atualizada. Sobre o emprego da vrgula, CORRETO afirmar que: A) no deveria ser empregada, pois no se usa vrgula diante de e. B) a vrgula s ocorre diante do e, pois separa oraes com sujeitos diferentes. C) a antecipao da orao adverbial obriga o emprego da vrgula. D) seja opcional esta sinalizao. E) a vrgula marca a ausncia de um termo em elipse.

Sobre as situaes de aprendizagem, analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa CORRETA: A) Consistem em atividades ldicas criadas pelos alunos. B) Consistem em atividades planejadas pelo professor, sem um objetivo especfico. C) Consistem em atividades dirigidas pelo professor, tendo em vista somente os alunos com dificuldades. D) Consistem em atividades planejadas, propostas e dirigidas pelo professor para a aprendizagem dos alunos. E) Consistem em atividades no programadas pelo professor, que acontecem ocasionalmente em sala de aula.

Nvel Superior
Professor de Lngua Portuguesa e Redao

Prefeitura Municipal de Ananindeua/PA www.pciconcursos.com.br

Pgina 01/05

Questo

10

Os novos processos de interao e comunicao no ensino mediado pelas tecnologias visam a formao de um novo homem: A) para a era interplanetria. B) que manipule a mquina sem autonomia. C) para um mundo inter-ecolgico. D) para atuar sem preciso no ambiente virtual. E) autnomo, crtico, consciente da sua responsabilidade individual e social.

LEGISLAO
Questo

So princpios bsicos das carreiras do Magistrio Pblico Municipal de Ananindeua conforme determina a Lei o Complementar n. 2.355, de 16 de janeiro de 2009, que dispe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneraes dos Servidores do Magistrio Pblico Municipal de Ananindeua, EXCETO: A) piso salarial profissional que se constitua em remunerao condigna e de acordo com o piso nacional. B) perodo reservado a estudos, planejamento e avaliao excludos na jornada de trabalho. C) ingresso exclusivamente por concurso pblico de provas e ttulos. D) progresso funcional baseada no mrito acadmico, na avaliao de desempenho e na avaliao de conhecimentos. E) aprimoramento da qualificao, por meio de cursos e estgios de formao, atualizao ou aperfeioamento, especializao, mestrado e doutorado.
Questo

11

B) O estgio probatrio ser suspenso no perodo em que o servidor encontrar-se afastado para o exerccio de cargo em comisso no Municpio. C) A avaliao de desempenho do servidor no estgio probatrio ser realizada por uma comisso composta de 02 (dois) servidores efetivos e temporrios, sendo um destes designado presidente. D) A Comisso que avalia o desempenho do servidor no estgio probatrio emitir parecer contrrio ou favorvel da confirmao do servidor no estgio probatrio no prazo mnimo de 160 (cento e sessenta) dias antes do incio do perodo. E) Poder participar da Comisso que avalia o desempenho do servidor no estgio probatrio cnjuge, convivente ou parente do servidor em estgio probatrio, consanguneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o segundo grau.
Questo

14

12

Nos moldes do Estatuto da Criana e do Adolescente ECA, a poltica de atendimento dos direitos da criana e do adolescente far-se- atravs de um conjunto articulado de aes governamentais e no-governamentais, da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. Seguindo os preceitos do ECA, so diretrizes da poltica de atendimento: I- municipalizao do atendimento; II- criao e manuteno de programas especficos, observada a centralizao poltico-administrativa; III- criao de conselhos municipais, estaduais e nacional dos direitos da criana e do adolescente, rgos deliberativos e controladores das aes em todos os nveis, assegurada a participao popular paritria por meio de organizaes representativas, segundo leis federal, estaduais e municipais; IV- manuteno de fundos nacional, estaduais e municipais vinculados aos respectivos conselhos dos direitos da criana e do adolescente. Dos itens anteriores, quais constituem diretrizes da poltica de atendimento mencionada no comando da questo? A) Todos os itens constituem diretrizes da poltica de atendimento. B) Apenas os itens I e II constituem diretrizes da poltica de atendimento. C) Apenas os itens III e IV constituem diretrizes da poltica de atendimento. D) Apenas os itens II, III e IV constituem diretrizes da poltica de atendimento. E) Apenas os itens I, III e IV constituem diretrizes da poltica de atendimento.
Questo

Nos termos da Lei Complementar n.o 2.355, de 16 de janeiro de 2009, que dispe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneraes dos Servidores do Magistrio Pblico Municipal de Ananindeua, so preceitos ticos prprios do Magistrio: I- a participao nas atividades educacionais-pedaggicas, tcnico-administrativas e cientficas, tanto nas unidades de ensino, nas unidades tcnicas da Secretaria responsvel pela Educao no Municpio como na comunidade a que serve; II- o exerccio de prticas democrticas que possibilitem o preparo do cidado para a efetiva participao na vida da comunidade, contribuindo para o fortalecimento da autonomia municipal e da soberania e unidade nacional; III- o cumprimento de seus deveres profissionais e funcionais, a exemplo da pontualidade e da assiduidade, e a contribuio para a gesto autoritria; IV- o desenvolvimento do aluno, por meio do exemplo, do esprito de solidariedade humana, de justia e de cooperao. Aps a anlise dos itens anteriores, marque a alternativa CORRETA: A) Apenas os itens I e II esto corretos. B) Apenas os itens II, III e IV esto corretos. C) Apenas os itens III e IV esto errados. D) Apenas os itens I, II e IV esto corretos. E) Todos os itens esto corretos.
Questo

15

13

O Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de Ananindeua o estatudo pela Lei n. 2.177, de 07 de dezembro de 2005, aplicado subsidiria e complementariamente aos servidores do Magistrio Pblico do Municpio de Ananindeua. Nos termos do referido Estatuto, analise as alternativas seguintes sobre estgio probatrio e marque a nica alternativa CORRETA: A) Ao entrar em exerccio, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficar sujeito a estgio probatrio por um perodo de 40 (quarenta) meses, durante o qual sua aptido e capacidade sero avaliadas para o desempenho da funo.

Em relao ao direito da criana e do adolescente educao, cultura, ao esporte e ao lazer, marque a nica alternativa que esteja em desacordo com o Estatuto da Criana e do Adolescente ECA. A) A criana e o adolescente tm direito educao, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exerccio da cidadania e qualificao para o trabalho. B) O acesso ao ensino obrigatrio e gratuito direito pblico subjetivo. C) vedado aos pais ou responsveis ter cincia do processo pedaggico, bem como participar da definio das propostas educacionais. D) O no oferecimento do ensino obrigatrio pelo poder pblico ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente. E) Os pais ou responsvel tm a obrigao de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

Nvel Superior
Professor de Lngua Portuguesa e Redao

Prefeitura Municipal de Ananindeua/PA www.pciconcursos.com.br

Pgina 02/05

NOES DE INFORMTICA
Questo

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Leia o soneto e responda as questes de 21 a 23. Este caminho cor de rosa e de ouro, Estranhos roseirais nele florescem, Folhas augustas, nobres reverdecem De acanto, mirto e sempiterno louro. Neste caminho encontra-se o tesouro Pelo qual tantas almas estremecem; por aqui que tantas almas descem Ao divino e fremente sorvedouro. por aqui que passam meditando, Que cruzam, descem, trmulos, sonhando Neste celeste, lmpido caminho.

16

Com relao ao sistema operacional e ambiente Linux, analise as alternativas apresentadas a seguir e marque a ERRADA: A) O gerenciador GRUB do Linux permite realizar o boot do Linux e outros sistemas operacionais. B) Uma ferramenta gerenciadora de pacotes do Linux como Synaptic permite a instalao de softwares. C) No Linux existem vrias distribuies do sistema operacional, entre elas Ubuntu e Fedora. D) No Linux somente possvel utilizar aplicativos gratuitos e de cdigo aberto. E) A instalao do Linux pode ser realizada em computadores de mesa e notebooks.
Questo

17

Com relao aos usurios, grupos e permisses do sistema Os seres virginais que vm da Terra, operacional Linux, analise as alternativas apresentadas a seguir e Ensanguentados da tremenda guerra, marque a ERRADA: Embebedados do sinistro vinho. A) O root um usurio do sistema. B) Nenhum arquivo pode ser modificado pelo usurio root. Cruz e Souza C) Alguns softwares precisam ter a permisso do usurio root para Questo 21 serem instalados. Foram retirados do poema vocbulos indicativos de nobreza. D) O root pode dar permisses de leitura e escrita para um aquivo. Assinale a alternativa em que se encontram estas palavras: E) Um usurio pode pertencer a vrios grupos de usurios. A) reverdecem, acanto, sempiterno. Questo 18 B) almas, estremecem, fremente. Analise as afirmativas a seguir e indique a alternativa CORRETA. C) Terra, vinho, lmpidos. D) ouro, augustas, louro. No sistema operacional Linux, so editores de texto: E) virginais, guerra, sinistros. I- ping; Questo 22 II- emacs; III- vim; A proposio que NO analisa corretamente o soneto : IV- umount. A) o primeiro verso tem evocao sinestsica. B) os versos do poema so decasslabos. Assinale a alternativa CORRETA. C) as rimas interpoladas da 1 estrofe so ricas. A) Apenas as afirmativas I e II esto corretas. D) h aluso decadncia espiritual no 2 quarteto. B) Apenas as afirmativas II e III esto corretas. E) o soneto rico em assonncias. C) Apenas as afirmativas I e IV esto corretas. Questo 23 D) Apenas as afirmativas II, III e IV esto corretas. A estrutura gramatical do verso: Neste caminho encontra-se o E) Todas as afirmativas esto corretas. tesouro, est corretamente analisada na proposio: Questo 19 A) O tesouro o sujeito da orao. No sistema operacional Windows possvel utilizar atalhos de B) No adequada a colocao da vrgula aps caminho. C) A orao est na voz reflexiva. teclado. Sobre esse tema, assinale a alternativa ERRADA: A) F1 exibe a ajuda. D) O se ndice de indeterminao do sujeito. B) CTRL + ESC exibe o menu Iniciar. E) O verbo da orao transitivo indireto. C) CTRL + ALT reinicia o sistema. Leia a sequncia do poema de Oswald de Andrade e responda as D) CTRL + SHIFT + ESC abre o Gerenciador de tarefas. questes 24 e 25. E) SHIFT + DELETE exclui o item selecionado permanentemente sem coloc-lo na Lixeira. Pero Vaz de Caminha
Questo

20

A DESCOBERTA Seguimos nosso caminho por este mar de longo At a oitava da Pscoa Topamos aves E houvemos vista de terra OS SELVAGENS Mostraram-lhes uma galinha Quase haviam medo dela E no queriam por a mo E depois a tomaram como espantados PRIMEIRO CH Depois de danarem Diogo Dias Fez o salto real

Analise as afirmativas a seguir e indique a alternativa CORRETA. No sistema operacional Windows, o aplicativo Microsoft Word permite: I- imprimir documentos; II- trabalhar com imagens; III- trabalhar com tabelas; IV- abrir documentos de tipo RTF. A) Apenas as afirmativas I e II esto corretas. B) Apenas as afirmativas I, II e III esto corretas. C) Apenas as afirmativas I, II e IV esto corretas. D) Apenas as afirmativas II, III e IV esto corretas. E) Todas as afirmativas esto corretas.

Nvel Superior
Professor de Lngua Portuguesa e Redao

Prefeitura Municipal de Ananindeua/PA www.pciconcursos.com.br

Pgina 03/05

AS MENINAS DA GARE Eram trs ou quatro moas bem moas e bem gentis Com cabelos mui pretos pelas espduas E suas vergonhas to altas e to saradinhas Que de ns as muito bem olharmos No tnhamos nenhuma vergonha. Oswald de Andrade Questo

C) em Alberto de Oliveira, trs fases prevalecem em sua obra: exotismo, tendncia descrio, maior sentimento. D) a mitologia grego-latina frequente nos poemas de Bilac. E) Raimundo Correia o poeta das Estrelas por: Ora (direis) ouvir estrelas! Certo.
Questo

29

24

Sobre o poema, INCORRETO afirmar que: A) a sequncia do poema elaborada com palavras do escrivo da frota portuguesa. B) existe um trabalho de desconstruo e colagem ao estilo dadasta. C) perdura, no texto, a viso ufanista dos poetas romnticos. D) demonstra, intertextualmente, o estranhamento cultural entre ndios e portugueses. E) em, As Meninas da Gare, h um entrever da futura explorao da sexualidade feminina brasileira.
Questo

25

Identifique o fragmento que pertence a uma obra clebre de Machado de Assis entre os de obras de Alusio Azevedo e Raul Pompia: A) 'Vais encontrar o mundo', disse-me meu pai, a porta do Ateneu. Coragem para a Luta. B) Eram cinco horas da manh e o cortio acordava, abrindo, no os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas.... C) No tive filhos, no transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa misria. D) Rita amara-o a princpio por afinidade de temperamento, pela irresistvel conexo do instinto luxurioso.... E) O Zungum chegava ao seu apogeu. A fbrica de massas italianas, ali mesmo da vizinhana, comeou a trabalhar....
Questo

Dos versos: E suas vergonhas to altas e to saradinhas e No tnhamos nenhuma vergonha, possvel afirmar que: A) vergonhas significa pudor, no 1 verso. B) ocorre uma relao metonmica entre vergonhas e franja no 1 verso. C) vergonhas o rgo sexual feminino e vergonha pudor. D) vergonhas e vergonha so adjetivos. E) vergonha objeto indireto de tnhamos.
Questo

30

Lira I Eu, Marlia, no sou algum vaqueiro, que viva de guardar alheio gado, de tosco trato, de expresses grosseiros, dos frios gelos e dos sis queimado.
Fonte: SOUZA, Jesus; CAMPEDELLI, Samira. Literaturas Brasileira e Portuguesa. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 2009.

26

Os poemas romnticos no Brasil tem sua trajetria tradicionalmente dividida em trs geraes de poetas. Com base nos principais poetas, suas obras e suas temticas, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F): ( ) Os poetas romnticos da 1 gerao foram marcados pelo predomnio do nacionalismo, do patriotismo e pela nfase natureza. ( ) Casimiro de Abreu, lvares de Azevedo e Fagundes Varela representam as tenses tpicas da 1 gerao. ( ) Autopiedade, depresso e masoquismo fazem parte da 2 gerao com o exagerado culto do eu. ( ) Gonalves de Magalhes, com sentimentalismo e religiosidade, fez parte da gerao do mal-do-sculo. A sequncia CORRETA est presente na alternativa: A) V F V F. B) V V F F. C) F V F V. D) F V V V. E) V F V - V.
Questo

A estrofe descrita, pelas caractersticas temticas e estilsticas, pertence ao estilo: A) Barroco. B) rcade. C) Romntico. D) Simbolista. E) Modernista
Leia o texto de Lus Fernando Verssimo e responda as questes de 31 a 40. Contemplando o fogo Sustento que no foi o clima frio que favoreceu o crescimento de civilizaes mais avanadas. que os habitantes de climas frios passaram mais tempo contemplando o fogo. Os povos de climas quentes tm menos necessidade de fogo para aquec-los, por isso foram privados das divagaes que vm com a contemplao do fogo e so menos filosficos e mais superficiais. Nos climas frios, de tanto olhar as chamas qualquer pessoa acabaria desenvolvendo, se no escatologias ou sistemas ontolgicos completos, pelos menos teses. Foi contemplando o fogo de uma lareira, no ltimo inverno, que desenvolvi a minha. Ou teria sido o conhaque? Os povos de clima quente tm a experincia direta do sol na cabea, os de clima frio experimentavam o sol armazenado na madeira, portanto o sol intermediado, reciclado pelo tempo. O fogo armazenado o sol de segunda mo, quase uma verso literria. Olhar para o sol transformado em fogo domesticado leva a abstraes e ponderaes, olhar para o sol original leva cegueira. Mas tanto o sol vivo no cu quanto o sol ressuscitado no fogo podem destruir o crebro, um fritando-o e outro levando-o para to longe que ele se eteriza. No h notcia de Einsteins em regies tropicais, mas tambm no h notcia de cientistas loucos. Abstraes e ponderaes em overdose tambm podem ser fatais. Contemplar muito o fogo tambm enlouquece. A combusto da madeira sendo consumida pelo fogo do sol que absorveu a vida toda uma metfora para a existncia: voc tambm consumido pelo que lhe d energia mais ou menos rapidamente, dependendo de ser graveto ou n de pinho. E conclu o seguinte, olhando as chamas: se envelhecer ir ficando cada vez mais grave, s atingiremos nossa verdadeira seriedade depois de mortos, quando nos juntaremos aos fsseis. Tambm levaremos energia aprisionada para baixo da terra e seremos como o carvo, o petrleo e os restos degradados de tudo que j viveu, integrados na capa explosiva do planeta o que pode ser mais srio?

27

Todas as proposies so corretas em relao ao gnero Dramtico, EXCETO: A) o contedo a representao de aes num palco, numa tela, ao ar livre, sempre para um pblico presente. B) no aspecto temporal, existem as aes presentes. C) a funo da linguagem predominante a funo apelativa emotiva. D) o efeito e o tom so riso, piedade, revolta, averso e comoo. E) a forma so as peas de teatro, filmes, novelas de TV, circoteatro, shows.
Questo

28

Sobre a trade parnasiana, NO se pode afirmar que: A) em Olavo Bilac, o amor sensual vazado num erotismo que oscila entre o explcito e o requintado; mas nunca vulgar. B) em Sinfonias, Raimundo Correia rendeu-se aos ideais parnasianos, tornando-se um dos melhores sonetistas brasileiros.

Nvel Superior
Professor de Lngua Portuguesa e Redao

Prefeitura Municipal de Ananindeua/PA www.pciconcursos.com.br

Pgina 04/05

Toda matria orgnica, da jabuticada ao papa, almeja isso, essa respeitabilidade subterrnea, essa dignidade de mineral depois da frivolidade efmera da vida. Do barro viemos e ao barro voltaremos, mas agora em outra categoria, depois da nossa temporada ao sol: a de combustvel. Entendo quem prefira a cremao (que quando a nossa identificao com a lenha fica mais completa), mas eu quero tudo a que tenho direito depois de morto. Decomposio, gases enfim, minha iniciao na nobre irmandade dos inflamveis. Olhando o fogo tambm pensei em seu poder hipntico e em como ele devia inflamar a imaginao de quem o contemplava, no tempo das cavernas, e via nele fantasma e pressgios. O fogo era, de certa forma, a televiso da pr-histria com uma programao muito melhor. Fonte: VERSSIMO, Luis Fernando. O mundo brbaro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008. Questo

Questo

Desrespeitou a norma culta, no emprego dos verbos, a proposio: A) A observao implica maior desenvolvimento. B) A tese do autor implica um paradoxo. C) Entendo quem prefira mais a cremao decomposio orgnica. D) A revoluo cultural implicou profundas reformas sociais. E) Os velhos conceitos vivem necessitando de revises.
Questo

37

38

31

O ttulo do texto sugere que: A) a reflexo leva evoluo. B) o fogo contido menos eficiente que o sol. C) que os europeus so menos observadores. D) que a atitude contemplativa alienante. E) que o contemplar um ato esttico.
Questo

Ocorre relao inadequada entre o termo destacado entre parnteses e o vocbulo a que se relaciona no texto em: A) ... de fogo para aquec-los... (los) - vocbulo a que se relaciona no texto: povos. B) ... pelo fogo do sol que absorveu... (que) - vocbulo a que se relaciona no texto: fogo. C) ... enfim, minha iniciao ... (minha) - vocbulo a que se relaciona no texto: do cronista. D) ... pensei em seu poder hipntico... (seu) - vocbulo a que se relaciona no texto: fogo. E) ... voc tambm consumido pelo que lhe d energia (lhe) vocbulo a que se relaciona no texto: o emissor.
Questo

32

No texto, h vrios temas e caractersticas da literatura psmoderna, entre eles: A) a ausncia de apuro formal e coloquialismo extremo. B) despreocupao com a essncia humana. C) falta de envolvimento com a passagem do tempo. D) emprego da intertextualidade bblica e com autor moderno. E) viso denotativa dos atos humanos.
Questo

39

Assinale a proposio em que NO h pronome relativo. A) ... que no foi o clima frio... (1 pargrafo). B) ... que favoreceu o crescimento de civilizaes mais avanadas (1 pargrafo). C) ... que vm com a contemplao do fogo... (1 pargrafo). D) ... que desenvolvi a minha (1 pargrafo). E) ... que absorveu a vida toda ... (3 pargrafo).
Questo

33

O primeiro perodo do texto um claro exemplo de: A) funo metalingustica. B) funo emotiva. C) funo referencial. D) funo conativa. E) funo ftica.
Questo

40

Analise a estrutura e identifique a afirmao INCORRETA: No h notcias de Einsteins em regies tropicais, mas tambm, no h notcias de cientistas loucos. A) O perodo composto por coordenao. B) A primeira orao contm uma metonmica. C) Nas duas oraes, o ncleo do sujeito notcias. D) Pressupe-se que Einstein no natural de um pas tropical. E) A 2 orao coordenada sindtica adversativa.

34

Verssimo, ao escrever que: O fogo armazenado o sol de segunda mo, quase uma verso literria, empregou: A) uma metfora. B) uma metonmia. C) uma ironia. D) uma silepse. E) um eufemismo.
Questo

35

Analise a estrutura a seguir e marque a proposio improcedente: Nos climas frios, de tanto olhar as chamas qualquer pessoa acabaria desenvolvendo, se no escatologias de sistemas ontolgicos completos, pelo menos teses. A) A primeira vrgula marca o adjunto adverbial deslocado. B) H necessidade de vrgula aps chamas. C) Empregaram-se vrgulas pela intercalao de orao condicional. D) A orao principal est fragmentada. E) Ontologia tem como significado: o estudo do universo.
Questo

36

Ocorre acentuao semelhante a da estrutura: Os povos de clima quente tm a experincia direta do sol ... em: A) o que os habitantes de climas frios passaram.... B) ... que vm com a contemplao do fogo.... C) ... quase uma verso literria .... D) ... o sol vivo no cu .... E) ... que lhe d energia....

Nvel Superior
Professor de Lngua Portuguesa e Redao

Prefeitura Municipal de Ananindeua/PA www.pciconcursos.com.br

Pgina 05/05

NONE

CPF

ASSINATURA DO CANDIDATO

GABARITO PESSOAL
QUESTES RESPOSTA QUESTES RESPOSTA QUESTES RESPOSTA QUESTES RESPOSTA QUESTES RESPOSTA QUESTES RESPOSTA QUESTES RESPOSTA QUESTES RESPOSTA

01 02 03 04 05

06 07 08 09 10

11 12 13 14 15

16 17 18 19 20

21 22 23 24 25

26 27 28 29 30

31 32 33 34 35

36 37 38 39 40

www.pciconcursos.com.br

You might also like