Escola EB 2,3 Dr.

António de Sousa Agostinho Cidadania e Mundo Actual
Classificação: ______________ TESTE ESCRITO O professor: ______________

NOME: _____________________________________________________ N.º______ TURMA______ ENC. EDUCAÇÃO: __________________________________________________________________ Lê, com muita atenção, o enunciado que se segue e, depois de analisares cuidadosamente os documentos apresentados, responde de forma clara, objectiva e cuidada. Boa Sorte!
Grup oI Portugal) (A Formação do Reino de

I.1. Observa atentamente as figuras 1 e 2.

Figura 2 Figura 1

I.1.1 O Condado Portucalense foi a origem do Reino de Portugal. I.1.1.1 A quem é que D. Afonso VI doou o Condado Portucalense? Porquê?

I.1.1.2 Quem governava o reino de Al-Andaluz representado na figura 1?

I.1.1.3 De que reino fazia parte o Condado Portucalense?

.

2 Na Batalha de S. o território do Reino de Portugal vai sendo alargado para Sul.1. Quais? I. Rei de Leão e Castela I. A Reconquista Cristã vai avançando.2.1.2 Qual o principal objectivo de cada uma das partes? I. Afonso VII.2. D.2.3 Quem venceu e ficou a governar o condado após a Batalha de S. Figura 3 – Representação da Batalha de Ourique Figura 4 D.2.2. I. .2. Analisa as figuras 3 e 4.3.1.1.2.1 Depois de assumir o governo do Condado Portucalense.1 Quais eram as partes em luta na Batalha de S. Afonso Henriques concentra-se em dois objectivos principais. Mamede? I.I.2 Explica a importância do Tratado de Zamora: Quem assinou o este tratado? Qual o seu objectivo? I. Mamede? I. Mamede confrontaram-se duas ideias para o Condado Portucalense.

Afonso Henriques como rei do Reino de Portugal.______ 6º . Mamede: D. Afonso Henriques).______ 2º .3 Qual o rei que passou a utilizar o título de “Rei de Portugal e do Algarve”? I.______ Grupo II (Portugal no Século XIII) II.4.______ 4º .2.______ 3º .2.1 Lê o documento que se segue. I.3.2. Afonso Henriques (D. D. Afonso Henriques vence os aliados da Mãe.1 Entre que reinos foi assinado esse importante tratado? I.I.3. E – Bula Manifestis Probatum. . Henrique (pai de D.2 Indica o nome desse tratado? I. Teresa e passa a ser o chefe do Condado Portucalense).1 Apresenta os grupos ou ordens sociais em que estava dividida a sociedade portuguesa do século XIII. indicando brevemente a sua função na sociedade.2.2 Quem ajudava o rei nessas guerras de conquista? I. F – Para auxiliar na Reconquista chega à Península Ibérica D. Afonso I de Portugal).1 Coloca por ordem cronológica (do mais antigo para o mais recente) os seguintes acontecimentos: A – D. Finalmente foi assinado um tratado para resolver as dúvidas em relação às fronteiras do reino de Portugal. O Papa reconhece D. D – Tratado de Alcanises: define as fronteiras entre Portugal e Castela (que se mantêm praticamente inalteradas).4. B – Tratado de Zamora: o rei de Leão e Castela reconhece o título de rei a D. II. Afonso III conquista definitivamente o Algarve.4. 1º .3 Toma muita atenção à cronologia que se segue: I. que recebe o governo do Condado Portucalense.______ 5º .1.3.2. C – Batalha de S.

1.3 Partindo da análise do texto (figura 5).1. II.4.4.1 Identifica um símbolo da autonomia dos concelhos. Os concelhos eram controlados por membros do Povo.II.2 Qual o nome do documento que criava um concelho? II.1.1.4. 1. quais as obrigações de quem recebia terras? II.4.1. Analisa a figura 5 e o texto 2: II.3 Por que é que os moradores de um concelho tinham maior autonomia? Bom Trabalho! João Rosado .2 Quais os grupos que recebiam terras do rei? II.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful