You are on page 1of 13

Gestão da Qualidade na Construção civil

Resumo
Em busca da satisfação total do cliente, os conceitos da qualidade, que por muitos anos ficaram restritos à área da produção, cada vez mais são aplicados aos serviços agregados ao produto. O aprimoramento da prestação de serviços, em sintonia com a perspectiva dos clientes, está se convertendo em um desafio para as empresas. A implementação de sistema de qualidade nas empresas esta na ordem do dia, com o certificado do ISO, passa ser um competitividade entre as empresas e então por isso as empresas optam um sistema de qualidade. Este trabalho avalia a implementação do sistema de gestão de qualidade (ISSO), na empresa de construção através da realização de um questionário a empresa.

consequentemente. Primeiramente. . para que os objectivos das empresas sejam concretizados. não garantia que a empresa atendesse às expectativas do cliente em relação aos seus serviços principalmente aos relacionados às pós-vendas. A gestão estratégica tem um papel de grande relevância numa organização. os gestores e os demais colaboradores envolvidos no processo construtivo deverão conhecer e perceber os conceitos básicos da gestão. Independentemente do nível e da área de especialidade.Introdução Hoje no mundo em constante evolução que vivemos. Entretanto. diminuir os custos das unidades habitacionais aos seus clientes. as empresas passaram a ter que oferecer produtos com menor custo e com maior capacidade em atender às exigências dos seus clientes. servindo como linha orientadora à integração dos esforços desenvolvidos pelos vários especialistas. as empresas não conseguem sobreviver quando apenas alguns dos gestores estão envolvidos na formulação e implementação. as empresas investiram na racionalização construtiva. dos quais se destaca a assistência técnica. com o intuito de reduzir desperdícios e aumentar a produtividade e. dado que organiza todos os contributos que as diversas áreas têm a dar à organização. dispersos pela empresa. Para garantir a sobrevivência nesse mercado altamente competitivo e exigente. a ‘racionalização.

Consulta do trabalho já realizado.Justificação Este trabalho surge como um contributo para a aprofundamento do conhecimento. Objectivos Geral Analisar a qualidade na construção civil e projectar um sistema de gestão na qualidade aplicável a uma empresa com o objectivo de melhorar a sua competitividade. . no sector da construção civil sobre o sistema de gestão da qualidade da construção. Pesquisa bibliográfica. Estudar o objectivo de sistema de gestão e da qualidade aplicada. aplicados à realidade das empresas construtoras. Assim. este trabalho tem por objectivo estudar a relação do serviço das empresas com o sistema de gestão da qualidade no subsector de construção de edifícios. Projectar o sistema de qualidade aplicada a empresa de prestação de serviço. Pesquisar sobre a implementação de sistema de qualidade na gestão . Objectivos específicos • • • • Definir o conceito da qualidade e analisar a importância da sua aplicação na gestão da empresa. Metodologia • • • • Utilização dos documentos fornecida pela professora. Aplicamos questionário a uma empresa do ramo da construção civil partindo inicialmente dos conceitos da qualidade total e dos modelos interveniente do sistema de gestão na qualidade contidos no ISO 9000.

convergência em alguns aspectos que estão na base do conceito. Humanos • Saúde • Treinamento • Informação • Motivação . a partir da qual nasceram e se desenvolveram os conceitos e metodologias relativos à qualidade. com a máxima protecção à saúde e integridade física dos trabalhadores na linha dc produção com a máxima preservação da natureza. mas também à de serviços. o conteúdo e os processos de formação da estratégia são objecto de abordagens muito diversas que assentam na forma como os autores concebem a organização e entendem o seu funcionamento. podendo ocorrer em diferentes níveis: o Controles internos Controle de rec. sendo agregados em cada uma delas produtos e serviços com diferentes níveis de qualidade . embora. Assim o conceito da qualidade a ser adoptado pela indústria da construção civil. com a máxima economia de insumos e energia. Souza afirma que o ciclo da qualidade na construção civil inicia-se com a identificação das necessidades dos usuários da edificação e passa pelas várias etapas do processo. A construção civil difere em muito da indústria de transformação. deve ser entendido como a “satisfação das necessidades dos clientes externos e internos. Alguns conceitos chave dentro da Gestão de qualidade: Qualidade? É a totalidade da característica de um produto que lhe confere a capacidade de satisfizer as necessidades explícitas dos seus usuários. Conjunto de propriedades de um bem ou serviço que redunde na satisfação das necessidades dos seus usuários. Existindo. Entretanto. aplicando-se não só à indústria de produtos.Conceito de gestão da qualidade na construção civil As definições do conceito de estratégia em si são quase tão numerosas quanto os autores que as referem. segundo Picchio. Controle da qualidade? Técnicas operacionais e actividades de acompanhamento e comprovação da qualidade. a aplicabilidade dos conceitos e metodologias da qualidade independe do sector. resultando em um produto final que deve satisfazer às necessidades do usuário.

 Controle da produção Autocontrole • Executados directamente pelos trabalhadores  Controle de insunos • Projectos • Materiais • Equipamentos • Procedimentos  Auditoria interna • Reportando-se à presidência ou à directoria  Controle por supervisão • Executado por mestres e encarregados  Controle interno independente • Equipe de CQ. definindo os níveis tia qualidade de um determinado produto ou serviço. de Produção  Controle externo • Recebimento do bem ou serviço pelo proprietário.vez de um MANUAL DA QUALIDADE. bem como as formas de obtenção e controle da qualidade almejada. Gestão de qualidade? Função gerência que implementa a política da qualidade definida pela alta administração da organização. desvinculada do Depto. formalmente expressas pela alta administração. documento de carácter geral para todas as obras. produtos ou serviços da empresa. Traduzida geralmente atra. Manual da qualidade? Conjunto de procedimentos técnicos e operacionais. . usuário ou seus prepostos  Certificação da Conformidade • Executada por equipes externas independentes Política da qualidade? Intenções e directrizes globais de uma organização relativas à qualidade.

Custo da qualidade? Custos direccionados param obtenção. Sistema de qualidade? Estrutura organizacional. procedimentos. ensaios etc.Garantia de qualidade? São conjuntos de medidas orientadoras para conseguir a qualidade e para evitar ou detectar erros em todas as fases do processo construtivo. desenvolvimento e detalhamento das características físicas e tecnologia do empreendimento. para fins de sua execução. incluindo despesas operacionais (equipes. com definição de responsabilidades. processos e recursos para implementação da gestão da qualidade. Projecto? É a etapa do processo de construção durante a qual deve ser buscada uma solução criativa e eficiente que traduza e documente todos os requisitos do cliente e do usuário através da concepção.) e custos resultantes de produtos não conformes. acompanhamento e demostração da qualidade. .

cronogramas. Para chegar a qualidade através da etapa de projecto qual a metodologia que deve se adoptar pelas empresas? As empresas deste sector industrial proporcionadas por uma competição crescente. modelagens. isto é. . permitimos obter uma maior qualidade e segurança no decorrer da construção. que dão origem a determinações mais pormenorizadas. Importância da gestão de projecto sobre a qualidade final do produto “estrutura” A qualidade final da obra. Com tudo. humanos e financeiros disponíveis. cálculos. deficiência nos controlos. que se cumprem por meio de actos e acções levados a cabo nos diferentes níveis e locais pelas pessoas e que resultam em produtos. • Aperfeiçoamento dos projectos e melhoria da qualidade dos materiais e nos componentes da edificação. baixo índice de produtividade e qualidade e fracasso na gerência de produções. as empresas formulam e implementam estratégias. proporcionando maior satisfação aos benefícios. A implementação de um programa amplo e completo de controlo e gestão da qualidade é muito importante dentro da construção civil. memoriais justificativos da concepção. recém-acabada ou ao longo da sua vida útil. tácitos e operacionais – que se traduzem em políticas.Importância da gestão da qualidade dentro da construção civil. Para atingirem os objectivos. tem empenhado esforço para a melhoria na prática das suas actividades. regras e procedimentos. por consequente melhor qualidade dos serviços. memoriais de construção. permitindo apoio aos programas de controlo ao desenvolvimento de novos materiais e técnicas construtivas. com um controlo de qualidade assegura-os: • Redução da incidência dos problemas patológicos. laboratórios de ensaios em âmbito nacional. fluxogramas de actividades. • Racionalização dos serviços e processos utilizados pelos construtores. perdas de matérias. técnicos. quantificações. isso não vamos ter. falhas humanas. especificações de materiais. buscando formas para a adequação do seu produto às exigências do seu cliente. • Melhoria da qualificação da mão-de-obra. serviços ou resultados. • Valorização dos institutos de pesquisas. • Melhor aproveitamento dos recursos materiais. dependerá mais do que tudo da qualidade do projecto no seu todos desenhos. das universidades. que desdobram em planos – estratégicos. equipamentos e processos necessárias à perfeita construção da obra e sua manutenção preventiva ao longo da vida útil que lhe foi prevista contudo podem ver a sua importância gestão. não corremos o risco de ter falhas na gestão e na organização.

3 .Adoptar a nova filosofia.Estabelecer metas de produção somente para as gerências. 5 . 9 .Eliminar "slogans". Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos. A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization. 6 -Implantar o continuado treinamento da torça de trabalho. o monitoramento do ambiente de trabalho.cedores. para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. 12 .gidas.Não se basear nos controles do produto final para atingir a qualidade.Incentivar o desenvolvimento das lideranças. qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. 13 .Eliminar a compartimentação entre departamentos ou sectores da empresa. Para Deming43. 10 . preparação técnica. minimizar o custo total do bem produzido trabalhando com o menor número possível de forne.Certificação da conformidade: Processo desenvolvido por entidade de terceira parte. dogmas e metas de produção para a força de trabalho. 11 . entretanto. em Genebra. Há necessidade dc perfeita organização para a qualidade. existem quatorze princípios básicos para desenvolvimento e gestão da qualidade: 1 . a maior capacitação dos colaboradores. num processo contínuo . 14 . motivação e. em todos os níveis. independente do produtor. acima de tudo. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços. Método Gestão da Qualidade na Construção civil Método para análise e melhoria de processos Método de resolução de problemas e melhoria de processos. a verificação da satisfação dos clientes. Segundo Ishikawa "Controlar a qualidade é controlar fatos: às vezes as pessoas ignoram isto e confia na sua própria experiência. 8 . 2 .Instituir programas dc aperfeiçoamento para os funcionários dc todos os níveis. integração entre pessoas e departamentos.Melhorar constantemente todos os processos de panejamento. que reconhece a eficiência de um determinado sistema da qualidade. organização nãogovernamental fundada em 1947.Estabelecer a filosofia da contínua melhoria da qualidade de produtos e serviços.Motivar a todos para que as transformações na empresa possam ser atin. 4 .Eliminar prémios baseados unicamente na produção. no sen sexto sentido no em sentimentos umbilicais” A busca da qualidade.Não fechar negócios considerando apenas o factor "preço". 7 . vai muito além do simples controlo da produção ou do produto acabado. produção e controles. Método 5 S para organização e higiene dos ambientes de trabalho O que é isso 9000? A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral. colaboradores e fornecedores.Eliminar o receio dos trabalhadores em exporem suas opiniões. e hoje presente em cerca de 162 países.

elementos facilmente identificáveis pelos clientes . Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes. aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais.de melhoria do sistema de gestão da qualidade. produtos. A adoçam das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização. processos e serviços. . produtividade e credibilidade .

a programação e realização do serviço. Solicitação do cliente a assistência técnica. Análise da solicitação do cliente.A assistência técnica na construção civil A assistência técnica inclui várias etapas. cronogramas. quantificações. as acções preventivas e o levantamento da satisfação do cliente em relação aos serviços prestados. Programação e realização do serviço. Apropriação dos custos envolvidos no atendimento. a análise da solicitação. Acções preventiva. . das quais pode-se destacar: a entrega do edifício ao cliente externo. equipamentos e processos necessárias à perfeita construção da obra e sua manutenção preventiva ao longo da vida útil que lhe foi prevista contudo hão que ter uma boa gestão. Levantamento da satisfação do cliente em relação aos serviços prestado. dependerá mais do que tudo da qualidade do projecto no seu todos desenhos. fluxogramas de actividades. cálculos. Várias etapas da assistência técnica: • • • • • • • Entrega do produto ao cliente externa. especificações de materiais. recém-acabada ou ao longo da sua vida útil. a apropriação dos custos envolvidos no atendimento. modelagens. a solicitação do cliente. Conclusão A qualidade final da obra. memoriais de construção. memoriais justificativos da concepção.

. equipamento de básicos de construção civil. Organograma: Número de funcionário: Capital social: 25 mil contos. e um de médio porte. Visão: ser líder do mercado cabo-verdiano.Estudo de caso Nome da empresa: gomes & furtado Slogan: “a garantia da sua satisfação” Localização: cabo verde/praia/calheta. Missão: prestar servir de qualidade os seus utentes. Sócios: Equipamentos: 1 carro de grande porte.

A empresa conhece ISO 9000? Se sim qual a sua finalidade? Sim (garantir o máxima de qualidade) A empresa possui um sistema de qualidade? Sim Como é o funcionamento da empresa em termos da execução dos projectos da obra? A empresa procura-se manter um engajamento de todos os departamentos e outros intervenientes na execução dos projectos. e a credibilidade da marca e do fornecedor. Quem são os responsáveis? Os responsáveis da execução do projecto são: projectistas. comercial. arquitectos. aos concursos. etc… Em relação a contratação a empresa procura sempre contratar funcionários com uma vasta experiencia profissionais. as subcontratações. engenheiros. internacional? O objectivo principal da empresa é a liderança. subcontratação tendo em conta credibilidade do mesmo no mercado. Existe na empres uma política da qualidade? Sim. tanto nacional. administrativa/financeira e recursos humanos) Qual é a política da empresa em relação a contratação. aos fornecedores. . Como a empresa trabalha em busca da qualidade? A empresa preocupa-se com gestão no seu todo para garantir a qualidade. Objectivo da empresa em relação ao mercado. internacional)? A escolha dos fornecedores é feita de acordo com os materiais disponível. fiscais… Como é feito a escolha do fornecedor (nacional. fazendo uma selecção rigorosa no momento das contratações e escolha dos fornecedores. dono da obra.Questionário aplicado a empresa (pelo grupo) Qual a estruturação da empresa? A empresa é constituída por uma administrador geral e quatro directores (produção.