3- Recapitulando, Gravando e Limpando Ruídos (Material de Apoio

)

Após fazer os procedimentos de configuração da placa de áudio, abrir o programa vá no menu de Aplicativos, em seguida multimídia e depois clique no ícone laranga escrito Audacity.

Capturando o áudio A captura do som a partir do microfone no Audacity é extremamente fácil, observe imagem abaixo.

A captura de áudio deve ser configurada escolhendo qual será o dispositivo de origem. Selecione o dispositivo como na imagem abaixo: Observe a imagem abaixo:

No número 1 temos o controle de volume do microfone, lembre-se que ele já foi selecionado anteriormente. No número 2 temos o visualizador do sinal de entrada do microfone. Aqui é um momento delicado na aquisição do som. Se o volume de entrada for muito alto haverá uma saturação do som causando distorção, se for baixo demais, o som não será bom para ser utilizado. Uma alternativa é ir testando e depois ouvindo até que se chegue a um modelo aceitável. É bom lembrar que várias fatores interferem neste momento como o tipo de microfone, a placa de som, a configuração do sistema de áudio alsa. Então a sugestão é ir testando até que chegue ao ponto ideal. Clicando no REC a gravação começará. Agora é falar e ir testando até que o som não saia distorcido, alto ou baixo demais. Observe a imagem abaixo. Veja as informações disponíveis na IDE do Audacity. Veja no artigo anterior, se necessário, as informações que estão sendo mostradas.

Retirando Ruído Após gravar o seu áudio de forma “simples”, na maioria das vezes ocorrem ruidos de fundo, o que pode ser retirado facilmente utilizando o Audacity. Trabalhando no som Nosso trabalho está começando, vamos agora usar a ferramenta zoom e procurar por um local na trilha onde haja silêncio.

Esta área deve conter apenas aquele ruído de fundo. Procure por uma parte onde não se ouve o som de vozes. Selecione a área e de um play nela. Confirme que realmente é uma área de ruído.

Clique agora em EFEITOS --> REMOVER RUÍDOS

Este recurso é interessante pois ele analisará a sua seleção e depois criará um padrão a ser analisado em toda a trilha ou seleção. Clique em PERCEBER PERFIL DE RUÍDO

Ele aparentemente não fez nenhuma ação pois voltou à tela inicial do Audacity. Mas é um engano, ele analizou o trecho que você selecionou e está pronto para agir. Se for apenas aquela área onde foi selecionada para fazer o efeito basta repetir a ação EFEITOS --> REMOVER RUÍDOS e clicar em OK. Se for para ele aplicar o efeito em toda a trilha, clique em EDITAR --> SELECIONAR --> SELECIONAR TUDO, ou "ctrl + A".

Depois da seleção de toda a trilha, refaça novamente o EFEITO --> REMOVER RUÍDOS e clique no OK. Ele irá aplicar o efeito em toda a trilha, eliminando ou diminuindo consideravelmente tudo que ele encontrar que tenha semelhança com aquela área que você considerou como área de ruído. Aplicando mais efeitos Parte de nosso trabalho está finalizado, pelo menos a parte mais delicada. Agora podemos dar um tratamento mais fino, limitando o nível das vozes, acentuando o grave. Vamos primeiro limitar a altura/nível das vozes. A idéia é fazer com que aquelas vozes que se sobressaem fiquem menos audíveis. Vamos selecionar toda a trilha com EDITAR --> SELECIONAR --> SELECIONAR TUDO, ou "ctrl + a". Depois clique em EFEITOS --> COMPRESSOR

Na janela que irá abrir existem alguns parâmetros interessantes como a área sonora que ele atuará e a proporção de compressão que incidirá sobre a trilha. Como cada caso é um

caso, sugiro que você teste várias combinações até chegar em uma que melhore sua trilha. Execute o efeito, ouça, se não ficar bom, desfaça e faça de novo. No meu caso específico, a proporção ficou em "4:1". Observe a imagem abaixo:

O nível das vozes melhorou bastante, aquele bando de pata choca já não está tão estridente. Um ótimo recurso agora é reforçar um pouco os graves ou editar o equalizador. No efeito de aumentar os graves podese escolher a freqüência que sofrerá o efeito e qual será o ganho/gaim. No efeito de equalização nós temos mais recursos, podemos acentuar mais faixas, é semelhante ao equalizador gráfico de alguns sons. Como disse anteriormente, cada caso é um caso. Na dúvida, teste os dois efeitos. Vou usar o efeito de equalização pois dá mais recursos. Clique em EFEITOS --> EQUALIZAÇÃO

Irá abrir a janela para escolha ou criação do gráfico de equalização. Teste as opções de curvas de equalização. Se nenhuma delas satisfizer a sua necessidade, edite a curva personalizada. Para editar, clique duas vezes na linha horizontal. Aparecerá um nó sobre a linha. Você poderá movimentá-lo para cima ou para baixo. Se o movimento for para cima, positivo, você estará aumentando a equalização naquele ponto, se o movimento for para baixo, negativo, você estará diminuindo a equalização. A parte esquerda do gráfico é destinado aos sons graves, o meio aos sons medianos e a parte esquerda, aos sons agudos.

Se você deseja aumentar os graves de sua trilha. Levante a parte esquerda do gráfico. Observe a imagem abaixo.

Se os graves ficarem muito acentuados, diminua um pouco, se os agudos estiverem tímidos demais, acentue-os um pouco. Neste momento ter um pouco de paciência para testar é a melhor alternativa. Depois de aplicar definitivamente o efeito de equalização, podemos afirmar que nossa trilha de áudio melhorou consideravelmente.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful