You are on page 1of 13

LIDERANA

Nilo Ferreira Zimbros, SC

1. Saudao Inicial 2. Leitura Inicial


Vamos abrir nossas Bblias no livro de I Samuel 16:1,13 1 "Ento disse o Senhor a Samuel: At quando ters d de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que no reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite, e vem; enviar-te-ei a Jess o belemita, porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei." 13 "Ento Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmos; e daquele dia em diante o Esprito do Senhor se apoderou de Davi. Depois Samuel se levantou, e foi para Ram." 3. Desenvolvimento Depois de lermos em nossas Bblias a passagem no livro de I Samuel 16:1 e 13, teremos como assunto na pregao de hoje "Liderana". Atravs do exemplo em Davi: Podemos observar que j na antigidade quem escolhia os lderes para o povo de Deus era o nosso prprio Pai Celestial, nico com sabedoria suficiente para tal ato, assim como acontece hoje em dia. Alguns so bons lderes e alguns tornam-se maus lderes, principalmente por no seguirem os preceitos de Deus, mas exaltando-se a si prprio, como foi o caso de Saul, comeou bem, mas, terminou mal. Uma certeza podemos ter, Deus permite a ambos estarem no poder com algum propsito, tanto o bom, como o mau, como j observamos no estudo da lio da Escola Sabatina do trimestre passado, onde estudamos sobre os reis do povo de Israel. Muitas vezes, exercendo um cargo de liderana, que podemos mostrar as pessoas quem realmente ns somos: bons ou maus, ou qual realmente a nossa capacidade de organizao, trabalho, espiritualidade e consagrao. Talvez este seja um dos motivos de Deus permitir a ambos, bons e maus lderes, exercerem um cargo de liderana dentre Seu povo ou na Sua igreja. Liderana Secular e Eclesistica 4. Definio de Liderana Secular: Liderana o ato de influenciar as pessoas a fim de fazerem o que o lder quer dentro da escala administrativa. Liderana um relacionamento entre lderes e pessoas que eles aspiram liderar.

5. Definio de Liderana Eclesistica: Liderana na Igreja o ato de "elevar a viso" do liderado ou membro da igreja a um conceito "superior" , ampliar o desempenho do homem ao mais "elevado padro" , edificar a personalidade do homem alm de suas limitaes comuns, ou seja: O verdadeiro lder da igreja de Deus, deve deixar de lado as pequenas intrigas, pecuinhas e coisas deste tipo e ajudar a unir todos os liderados num mesmo objetivo que o de elevar o carter e a forma de pensar dos membros da igreja ao mesmo carter e forma de pensar de Cristo, que eram Amor, benignidade, mansido etc. O que elevar a viso do liderado, fazer com que o mesmo tenha um conceito superior e um elevado padro? fazer e ensinar ao mesmo com que ele enxergue a Cristo e siga assim o exemplo que nos deixou quando partiu desta terra. A liderana Crist motivada pelo amor e entrega para servir. a liderana sujeita ao controle de Cristo e seu exemplo. 6. Quais as Sete coisas positivas que um VERDADEIRO lder Cristo

faz:
Motivar, Incentivar, Delegar Responsabilidade, Comandar, Organizar, Ouvir, Dar Exemplo. 7. Quem modelo mximo como lder: Deus! Uma filosofia Crist de liderana inicia com uma compreenso de Deus e seus atos com relao as pessoas. 8. O Perfil de um lder espiritual: (O que ?) Exemplos atravs de... Moiss: Comprometido, Humilde, Perseverante, Participativo, Vicrio (Substitutivo), Visionrio, Hierrquico, Jos: Honesto, Otimista, Irrepreensvel, Visionrio, Competente.

Daniel: Determinado a obedincia Divina, Dotado de um esprito excelente, Fiel, Sem erro e culpa. Esdras: Profundo conhecedor da lei de Deus, homem de confiana e respeito. Neemias: Organizado, apegado Palavra, Corajoso para tomar decises. Paulo: Visonrio, Estrategista, Sabia delegar, Trabalhava em equipe, Dava crdito a Deus e aos outros. Lucas: O mdico amado era servo de Deus e amigo da juventude, era exemplo de mordomo. Barnab: Conciliador, Acreditava no potencial da juventude, Exemplo de mordomo. Pedro: Corajoso, impulsivo, Humilde. Que todos NS lderes, possamos ter um pouquinho destes perfis. Um pouquinho de Moiss, Jos, Daniel, Esdras, Neemias, Paulo, Lucas, Barnab e Pedro, para assim podermos servir ao nosso Deus com honra e glria. 9. Liderar : Aceitar o chamado de Deus: Lembremo-nos, nenhum lder escolhido para seu cargo por vontade prpria ou dos outros. Aceitar e manifestar o Dom de Deus: Se aceitamos com alegria o chamado de Deus, manifestemos todo o Seu amor e vontade de servir aos nossos irmos e a nossa igreja. Exercer o ministrio que foi confiado: Devemos com alegria honrar esta escolha divina e sem indecises exercer o nosso trabalho. 10. O que os liderados esperam dos lderes? 1-Que conheam e pratiquem os trs princpios bsicos da liderana: Cuidem de si mesmo, Cuidem dos outros e Cuidem da tarefa que lhe foi proposta. 2-Que respondam a quatro perguntas: Podemos confiar em voc? Voc sabe aonde devemos ir? Voc pode nos levar at l com segurana? Voc se preocupa conosco? 3-Que atinjam o perfil esperado de um lder. 4-Que tenham em vista seis reas bsicas de atividades: O relacionamento com as pessoas, A organizao eficiente da igreja, A realizao dos objetivos propostos, Pensamento com base na observao, na coleta de dados, reflexo sobre fatos e conceitos, racio0cnio e julgamento equilibrado.

5-Enxergar o futuro. 6-Perseverana. 11. Caractersticas dos lderes admirados pelos liderados: Em pesquisa realizada com membros de diversas igrejas, vrias caractersticas foram encontradas com relao a admirao dos membros pelo bom lder. As cinco mais ressaltadas foram: Honestidade, Antecipa acontecimentos, Inspirador, Competente e Justo. 12. Quem d autoridade ao lder: Abramos a Bblia em Joo 19:11 " Respondeu-lhe Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, SE DE CIMA NO TE FORA DADO; por isso aquele que me entregou a ti, maior pecado tem." Somente Deus pode nos dar toda a autoridade e poder. AUTORIDADE: o direito que o lder tem ou ganhou de Deus atravs dos liderados de fazer alguma coisa, de decidir a favor ou contra algo ou algum, de agir em nome de e a favor ou contra. Poder: a habilidade que o lder tem ou ganhou de Deus atravs dos liderados de fazer alguma coisa ou impedir algo de ser feito. 13. Estilos de liderana: Ns lderes, podemos exercer vrios estilos de liderana, aqui esto colocadas algumas delas: Autocrtica: O lder decide sozinho e d ordem as pessoas. Persuasiva: O lder toma a deciso sozinho, mas apresenta motivos para que seja seguida. Associativa: O lder no toma decises ou opina sobre as mesmas, apenas mais um do grupo que toma as decises. Democrtica: O lder no toma decises antes de consultar os liderados e deles receber sugestes que de fato influenciaro a deciso a ser seguida. Baseado nestes estilos de liderana, qual foi o estilo de liderana de Jesus Cristo? Nunca se esqueamos, o melhor estilo o Democrtico, mas, as vezes, em certas situaes, ns lderes devemos adotar tambm os outros estilos.

14. Quem a autoridade mxima da igreja? Somente Deus a fonte e a base de autoridade para a igreja, Ele delegou autoridade aos seus profetas e apstolos. 15. A Comisso como liderana da igreja: Qual a principal responsabilidade da Comisso da Igreja? a nutrio espiritual da igreja e a obra de planejar e promover o evangelismo em todos os seus aspectos. Agora eu pergunto aos irmos: Isto est realmente sendo feito? Estamos nutrindo a nossa igreja espiritualmente, resgatando as pessoas das garras do inimigo, buscando devolta os nossos irmos afastados ou estamos preocupados com interesses prprios e individuais e atravs de maus exemplos, intrigas e picuinhas afastando as pessoas de Deus, deixando assim de seguir o principal propsito da comisso da igreja que a Nutrio Espiritual! Reflitamos nisso! 16. Como deve ser um lder? necessrio portanto que um lder (ancio, dicono, etc...) seja irrepreensvel, esposo uma s mulher, temperante, sbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar, no dado ao vinho, no violento, porm cordato, amigo do bem e hospitaleiro, inimigo de contendas, no violento, no avarento, no arrogante, no se ire com facilidade, no dado ao vinho, no violento, no seja cobioso, que governe bem a sua prpria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito, que tenha filhos crentes sem serem insubordinados. No seja nefito e que ele tenha BOM TESTEMUNHO DOS DE FORA. Reflitamos nestas orientaes, e se algumas delas aqui colocadas est nos faltando, que como lderes de nossa igreja e representantes de Deus, possamos mudar para os moldes divinos aqui propostos e exercermos um bom testemunho, tanto para os de dentro como para os de fora.

17. E sobre a contenda entre irmos?


y y

Nunca deve o obreiro considerar virtude a persistente conservao de sua atitude de independncia, contrariamente a deciso do corpo geral. Como membros da igreja visvel e obreiros na vinha do Senhor, todos os cristos professos devem fazer tanto quanto possvel para preservar a paz, a harmonia e o amor na igreja. Acateis com apreo os que trabalham entre vs, e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais com amor em mxima considerao, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros. Divises na igreja desonram a religio de Cristo ante o mundo e DO OCASIO AOS INIMIGOS DA VERDADE PARA JUSTIFICAR O SEU PROCEDIMENTO.

1. Colocao Final:
Para finalizar, vou ler uma colocao extrada do livro PARA VOC QUE QUER SER LDER do meu curso de Teologia com o ttulo UM LDER DE VERDADE: Um lder de verdade AMA os seus HOMENS e seu povo. O amor ensina como faz-lo. Um lder de verdade SE OFERECE E SE D PELOS HOMENS e pela obra visando o sucesso. Um lder de verdade NO DESCONFIADO, MAS MANIFESTA CONFIANA nos seus homens. Um lder de verdade IDENTIFICA-SE COM OS SEUS HOMENS e com o seu povo. Um lder de verdade VISITA OS SEUS HOMENS e permanece com eles. Um lder de verdade levar os dbeis NO SEU CORAO e sobre os seus ombros. Um lder de verdade, quando a adversidade provm, ESTAR L PARA RECEBER O GOLPE. Um lder de verdade ANTECIPA AS NECESSIDADES E SERVE. Um lder de verdade NO PODE SER EGOSTA. Um lder de verdade CR NA SUA OBRA como uma vocao e no como trabalho. Um lder de verdade DESPRENTECIOSO E SINCERO; nunca pomposo. Um lder de verdade DIRIGE sem que as pessoas saibam o que ele faz. Um lder de verdade CORAJOSO e se engrandece quando enfrente oposio. Um lder de verdade torna-se gua fria em vapor e SEGUE EM FRENTE. Um lder de verdade INSPIRA OS HOMENS e infunde entusiasmo. Um lder de verdade EFICAZ e conserva-se em dia. Sempre se mantm na vanguarda. Um lder de verdade NUNCA PASSA A CULPA para outro. Agora eu fao um apelo aos irmos lderes de nossa igreja: Todo aquele que um verdadeiro lder ou pretende ser um verdadeiro lder da igreja escolhido por Deus para o Seu trabalho e que QUEIRA seguir estas orientaes as quais acabei de colocar, que venha at aqui a frente para fazermos uma orao especial ao nosso Deus. ORAO

Orao Final:

Pensando e exaltando o nosso esprito de unio, oremos todos juntos de mos dadas a orao A LIDERANA CRIST NA ATUALIDADE INTRODUO Liderana o processo de conduzir um grupo de pessoas a um objetivo comum. Lder aquele que recebe tal responsabilidade, assumindo o compromisso de levar o grupo quele objetivo. Portanto, liderar exige conhecimentos, tcnicas e aprendizado contnuo no trato de pessoas. No confunda administrar coisas com liderar pessoas! Liderar no administrar templos, finanas, organizaes. Voc pode ser um timo administrador das finanas da sua igreja, por exemplo, e no ter nenhuma liderana nesta rea. 1 FOCOS DO LDER:
y y

PESSOAS: elas so o alvo da liderana. No se lidera coisas, lidera-se pessoas! OBJETIVO: sem objetivo, o grupo se perde, o lder no sabe para onde liderar seu grupo. Um objetivo principal. Exemplo: EBD objetivo: levar almas ao conhecimento de Jesus, atravs do ensino da Bblia.

2 ESTILOS DE LIDERANA:
y

Autocrtica: decide tudo sozinho. No d espao para novos lderes. Exigente. Foco nos resultados e no nas pessoas. Democrtica: no decide nada, deixa tudo para que os liderados decidam. Foco nas pessoas e no no objetivo. Volvel: vai de acordo com a onda. Muda o objetivo de acordo com as novidades. Detalhista: perde-se em detalhes e perfeccionismos. Preocupa-se mais com os mtodos que o objetivo. Responsvel: assume a responsabilidade da liderana, motivando o grupo a atingir o objetivo. Trabalha com foco nas pessoas sem perder de vista o objetivo.

3 TCNICAS DO BOM LDER:


y

COMUNICAR: informar de maneira clara, direta e simples. Transmitir a viso da necessidade de conseguir o objetivo.

DELEGAR: acionar os recursos dos seus liderados (dons) na direco do objetivo. Fazer com que 1+1 seja igual a 3, e no 2. Organizar tarefas e unes. Formar equipes. INOVAR: aceitar mudanas e novas ideias. A nica coisa que o bom lder no cede quanto ao objetivo. No caso do lder cristo, no cede quanto doutrina bblica. MOTIVAR: incentivar novas lideranas. Elogiar. Estimular a participao dos liderados nos processos que levam ao objetivo final. Ser exemplo de conduta. PLANEJAR: ter uma viso de longo prazo, definindo prioridades. Treinar as lideranas. Adotar metodologias compatveis com os objetivos.

4 EXEMPLO DE LIDERANA; JESUS: Seu objetivo: salvar os homens do pecado, do mal e da morte.
y y y

Comunicou: sua mensagem de amor e nova vida, na linguagem do povo da poca (parbolas). Pregou em aramaico (lngua corrente da Palestina). Delegou: a misso de espalhar a mensagem de salvao a todo o mundo. Inovou: rompeu com as arcaicas tradies religiosas da poca. Ensinou ao ar livre, concedeu perdo a prostitutas e cobradores de impostos, curou no sbado. Motivou: enviou Seu Esprito para que seus discpulos sassem das easasesconderijos. Foi exemplo de conduta em todas as reas humanas. Planejou: deu ordens especficas (amai-vos uns aos outros etc.) e escolheu 12 homens para a liderana, treinando-os durante 3 anos.

y y

5 A ESCALA DE VALORES DO LDER CRISTO 1) CRISTO 2) PESSOAS 3) IGREJA 4) EU


y y y y

O objetvo : Servir a Cristo e Seu Reino, como embaixadores (Mt 6.33,2 Co 5.19-20) A prioridade : Almas. (Mt 28.18-20) O mtodo : Missionrio, atravs do Corpo de Cristo (a Igreja) (Mt 16.18-19) O menor servo : eu (Mc 19.35, Lc 9.46-48)

6 AS 10 BEM AVENTURANAS DE UM LPER: 1. Bem aventurado o lder que no busca posies elevadas, mas que foi convocado ao servio pela sua habilidade e disposio de servir. 2. Bem aventurado o lder que sabe para onde est indo e como chegar l.

3. Bem aventurado o lder que no fica desencorajado e que no apresenta alegaes para isto. 4. Bem aventurado o lder que sabe liderar sem ser ditador. Os verdadeiros lderes so humildes. 5. Bem aventurado o lder que busca o melhor para os seus liderados. 6. Bem aventurado o lder que lidera conforme o bem da maioria e no segundo a gratificao pessoal de suas prprias ideias. 7. Bem aventurado o lder que desenvolve lderes ao liderar. 8. Bem aventurado o lder que marcha com o grupo, interpretando corretamente os sinais do caminho que conduzem ao sucesso. 9. Bem aventurado o lder que tem a sua cabea nas nuves, mas os seus ps na terra. 10. Bem aventurado o lder que considera a liderana como uma oportunidade de servir. 7 LIDERANA BARREIRAS E ERROS; Barreiras delegao do poder
y y y y y

Desejo de segurana e status O nico lder verdadeiro aquele que se reproduz! Resistncia mudana. Falta de auto-estima. S os lderes seguros so capazes de doar. As melhores coisas acontecem somente quando voc d a fama aos outros.

8 O LDER MEDOCRE;
y

Tm que estar sempre certos: Eles precisam sempre ganhar as discusses, forar as pessoas a concordarem com elas e lazer tudo do seu jeito. Seu ego nunca permite que eles aceitem que esto errados ou que cometeram um erro. Isso acaba destruindo qualquer possibilidade de criatividade ou inovao dentro da equipe. Perdem a calma por qualquer coisa: A maioria dos chefes medocres usar sua raiva e temperamento explosivo para controlar ou intimidar os outros. Externam seus problemas jogando a culpa nos outros: Ao fazer isso, ao invs de ajudar a resolver o problema e evitar que ele ocorra novamente, s conseguem aumentar os ressentimentos e a desmotvao dentro da equipe. Tm pouca tolerncia e nenhuma pacincia: Tendem a desrespeitar e diminuir sua equipe, tornando bastante desagradvel o ambiente de atividades, matando a paixo e a energia de todos. Tm srios problemas para controlar-se: A maioria dos lderes medocres tm que estar permanentemente no controle. Sentem-se perdidos ou desconfortveis quando algum outro est no comando. Acreditam que tm todas as respostas, e acham que sempre devem ter a resposta certa,

Tm medo de delegar: rodeiam-se de pessoas parecidas com eles na forma de pensar, acreditar, comportar e mesmo de vestir. Depois tratam essas pessoas como se fossem escravos sem crebro, que existem apenas para seguir suas ordens e produzir os resultados adequados. Obviamente, isso acaba matando a liberdade de expresso, a diversidade e qualquer possibilidade de mudana! No tm um propsito maior na vida: A maioria dos lderes medocres se preocupam mais com as estatsticas do que as pessoas. Cobram sem parar, e perturbam o ambiente, ao invs de estimular as pessoas. No tm a habilidade de reconhecer sinceramente: No conhecem as pessoas pelo que elas so -somente pelo que produzem. Ao serem questionados sobre o assunto, j que existem beneficios comprovados em cuidar do lado humano da equipe, os medocres sentem-se altamente desconfortveis, pois se so incompetentes em lidar com suas prprias emoes, imagine ento com a dos outros. Tm baixssima inteligncia emocional: Enquanto muitos medocres tem nveis altos de inteligncia e treinamento, com formao em Universidades famosas e muito conhecimento tcnico, tendem tambm pobreza nas qualidades pessoais, de personalidade e carter fundamentais para liderar e inspirar uma equipe. Este deito acaba provocando reflexos em outras reas, como por exemplo, constantes mudanas nos trabalhos e planos. No tm autenticidade e honestidade: acha que pode enganar o pblico com pequenas mentiras, meias verdades e falsas promessas, esquecendo-se que com estes pequenos detalhes1 na verdade esto cavando sua prpria runa.As pessoas podem at esquecer-se de algo que voc tenha feito ou dito mas nunca se esquecero de quem voc , como e como as tratou. O mundo pequeno trate-as bem!

liderana um desafio ao servio A verdadeira liderana no pode ser concedida, nomeada ou atribuda. Deve ser conquistada O lder tem que inspirar a confiana e merecer o respeito de seus liderados. 9 PRINCPIOS DE LIDERANA:
y

Os lideres tocam o corao antes de pedir ajuda:

Voc no pode estimular as pessoas ao a menos que primeiro as estimule com a emoo. O corao em primeiro lugar, depois e cabea. Quanto mais fortes a relao e a ligao entre as pessoas, maior ser a probabilidade do consenso e da unio. Mesmo num grupo voc precisa se relacionar com cada pessoa individualmente. As pessoas no se preocupam com o quanto voc sabe at que saibam o quanto voc se preocupa com elas. Para liderar a si mesmo use a cabea; para liderar os outros, use o corao.
y

O potencial de um lder determinado pelas pessoas mais prximas dele:

Se as pessoas so fortes, o lder pode realizar grandes coisas. Se so fracas, nada feito. Essa a lei do crculo ntimo. Quando voc forma a equipe certa, o potencial dispara. No existem lderes do tipo Aventureiro Solitrio. Se voc est s, no est liderando ningum. O lder encontra grandeza no grupo, e ajuda os membros a encontr-la em si mesmos. Pense em qualquer lder altamente eficaz, e achar algum que se cercou de um forte crculo ntimo.
y

No existe sucesso do dia para a noite. Liderana aprendizado:

a sua capacidade de desenvolver e lapidar as suas habilidades que distingue os lderes dos seus seguidores. O segredo do nosso sucesso est nos compromissos dirios. Lderes so aprendizes. Liderana como investimento; rende juros, mas exige: respeito, experincia, fora emocional, habilidade com pessoas, disciplina, viso, mpeto e senso de oportunidade.
y

A verdadeira medida da Liderana a influncia nada mais, nada menos: A emergncia de um Lder Voc alcanou excelncia como Lder quando as pessoas o seguem aonde voc for, mesmo que por mera curiosidade. A verdadeira liderana no pode ser concedida, nomeada ou atribuda. Qualquer um pode pilotar o barco, mas s um Lder sabe traar o percurso: As pessoas precisam de lderes capazes de navegar eficientemente. Os navegadores vislumbram a viagem com antecedncia. O lder aquele que v mais do que os outros, que v mais longe do que os outros, que v antes dos outros. Leroy Eims Quando o verdadeiro lder fala, as pessoas ouvem: Os olhos revelam (em uma reunio): o Quando algum fez uma pergunta, para quem olham as pessoas? o Quem. elas esperam ouvir?

O verdadeiro teste de liderana no o ponto de partida, mas o ponto de chegada. Sete aspectos fundamentais na vida dos lderes que os azem se destacar: Carter, Relaes, Conhecimento, Intuio, Experincia, xitos passados e Capacidade.
y

S lderes seguros delegam poder aos outros:

Existem lderes que tem o hbito horrvel de se livrar dos lderes fortes. O melhor lder aquele que tem percepo suficiente para escolher homens competentes que faam o que ele quer que se faa, e autodomnio suficiente para no se intrometer no trabalho deles. O modelo de liderana de delegao do poder, no qual todas as pessoas recebem funes de liderana, se ope ao poder da posio. A capacidade que as pessoas tem de realizar determinada pela capacidade que tem o seu lder de delegar poder. O lder sabe exaltar os pontos positivos de seus liderados, bem como identificar os pontos crticos e lidar com eles, advertindo, aconselhando e discutindo as solues.
y

Credibilidade: A intuio aponta caminhos que no so to bvios nem to facilmente explicveis. Experincia no garante credibilidade, mas encoraja as

pessoas a lhe dar uma chance de provar que voc capaz. A atuao das duas ponto forte para a credibilidade do lder. 10 REQUISITOS PARA SER UM BOM LDER: Tanto os que ia so lderes como os que esperam ser, devem estar conscientes dos seguintes requisitos: Caractersticas da liderana evanglica
y y y

y y y y

y y

y y y

Capacidade de liderana um dom de DEUS. Essa capacidade dever ser desenvolvida pela educao, instruo e treinamento. No reino de DEUS a liderana dever ser exercida por aqueles que demonstram desejo de servir e no de aparecer. O evangelho em si um servio de DEUS aos homens e destes aos seus semelhantes. Examine-se e veja se o seu desejo motivado pelo desejo de servir ou, de ser reconhecido. Facilidade de expresso e conhecimentos gramaticais ajudam o lder na tarefa de comunicar. Quanto melhor fora a vida devocional do lder, melhor ser a sua liderana. Todo lder deve conhecer regras parlamentares. Isso o ajudar na direo de reunies ou assembleias de carter administrativo. Ao lder no pode faltar o conhecimento bsico de boas maneiras; isso o ajudar no seu intercmbio social. Conhecimento especfico e profundo do que diz respeito ao seu campo de ao e generalizado, em outros assuntos, so necessrios ao bom lder. Firmeza, humildade e amor, precisam estar juntos, sempre, na ao do lder evanglico. Pontualidade nos compromissos e horrios, deve ser uma caracterstica marcante do lder cristo. No se pode exercer uma boa liderana sem conhecimento profundo da vida e dos problemas dos liderados. Para ocupar um posto de liderana preciso conhecer bem a histria, princpios, leis, estatutos, regimento e tudo mais que diga respeito organizao onde ser exercida a liderana. Conhecer bem as Escrituras e as Doutrinas que caracterizam o grupo, igreja ou denominao, so essenciais a uma liderana capaz e eficiente. Acerto na escolha de auxiliares dera tranquilidade ao lder. Administrao em grupo (diretoria) com distribuio de tarefas, dever manter a unidade na pluralidade de ao.

O lder evanglico ao ter que tomar uma deciso deve observas o seguinte: Princpios de liderana evanglica
y y y

Nada se faz sem consultar a DEUS. Um razovel perodo de orao deve preceder cada deciso. Nada se faz que no seja do interesse ou para o bem geral do grupo. Nada se faz sem a aceitao do grupo. A unanimidade nas decises o ideal. Mais de dez por cento do grupo contrrio a qualquer deciso, deve fazer com que o assunto fique sobre a mesa para reestudo.

y y

y y y

Nada se faz sem consultar pessoas que j tiveram o mesmo problema ou pessoas mais experimentadas. Nada se faz sem ouvir opinies contrrias, quando h. Nada se faz sem estudar as vrias solues oferecidas. Nada se faz sem estudar as vantagens e desvantagens. Nada se faz sem ter, pelo menos, trs oramentos (em se tratando de servios entregues a terceiros). Nada se faz sem avaliar as possibilidades econmicas e financeiras. Nada se faz sem organizar um esquema de execuo.

O homem de DEUS que quer colocar-se nas mo dEle para servi-lo deve ainda lembrar-se dos:
y y y y y y

Cinco pilares do servio cristo DEUS quando chama tem um trabalho para lhe dar. No reino de DEUS no h banco de reserva. DEUS quando chama tem um local para voc servi-Lo. Isso no significa que o seu trabalho no possa ser tinerante. DEUS quando chama, capacita o obreiro para o trabalho, ou d o trabalho de acordo com a capacidade do obreiro. DEUS quando chama tem um salrio razovel para o obreiro. ELE no pode ser um mau patro. DEUS quando chama tem a soluo pra todos os problemas que essa chamada porventura possa ocasionar.

Qualquer obreiro que esteja em dvida quanto sua posio, deve fazer-se as seguintes
y y y y y y

Perguntas elucidativas Fui realmente chamado por DEUS para fazer o que estou fazendo, no lugar onde estou? O que fao, o fao da maneira como o Senhor deseja que isso seja feito? Estarei forando uma situao? Posio social, remunerao, comodidades, interesses pessoais ou familiares estaro bloqueando um deciso acertada? Estar na hora de pensar em mudana de campo ou de atividade?

Ser lder no deve ser tomado como uma honra e sim como uma oportunidade de servir a DEUS. O homem servir a DEUS, isso uma HONRA, mas no se pode servir a DEUS sem servir aos homens. Antes de ser um lder entre os homens voc precisa ser um humilde servo diante de DEUS. Pr Josias Moura de Menezes. Curso ministrado na Igreja Batista Nacional.

You might also like