You are on page 1of 37

III

JANE HENRIQUES GONALVES MARINHO GOMES

QUALIDADE NO AMBIENTE TECNOLOGICO DE ENSINO A DISTNCIA

Trabalho de Concluso de Curso submetido banca examinadora designada pela Coordenao do Curso de Produo Industrial, do Instituto Federal Minas Gerais Campus Congonhas, como pr-requisito para obteno de ttulo de Tcnico em Produo Industrial.

Aprovado em ___ de __________ de 2010 Por:

______________________________________ Professor Orientador.

________________________________________ Professor Coordenador

IV

DEDICATRIA

Dedico

este

trabalho

Amanda

Rondinelly.

AGRADECIMENTOS

Agradeo aos meus colegas de turma pelos momentos de discusso acadmica, mas principalmente pelos momentos de descontrao que passamos juntos; Ao meu professor orientador Germano Rosa, pela pacincia e dedicao; A todos os professores e funcionrios do IFMG agradeo pelos bons momentos vividos no Instituto; E agradeo principalmente a minha famlia, pela compreenso, pela ajuda e motivao.

Muito Obrigada.

VI

A qualidade nunca se obtm por acaso, sempre o resultado do esforo inteligente. Jonh Ruskin (1819 1900)

VII

RESUMO O ambiente de classe de aula da educao a distncia (EaD) e os papis assumidos no grupo so desiguais das aulas presenciais e determinam habilidades e competncias adequadas. As diferenas esto vinculadas ao uso das novas tecnologias, as quais do base ao mtodo de ensino-aprendizagem, assim como ajustam uma nova interao em termos de tempo e espao com semelhana ao objeto de estudo/conhecimento. A base conceitual que compe o presente trabalho foi estabelecida utilizando-se de diversas bibliografias, anlises de sites voltados educao distncia com o intuito de analisar a importncia da tecnologia como ferramenta de ensino. Os conceitos abrangidos esto ligados s habilidades e competncias na EaD e qualidade que deve ser perseguida para oferecer o melhor ensino possvel por meio das atuais tecnologias. A realizao deste trabalho contribui para a compreenso e reflexo sobre qualidade na EAD.

Palavras-chave: Educao distncia, tecnologia, qualidade.

VIII

LISTA DE SIGLAS

EaD: Educao distncia UNISA: University of South Africa UIB: Instituto Universal Brasileiro MEC: Ministrio da Educao e Cultura WEB: Word Wide Web FIESP: Federao das Indstrias do Estado de So Paulo ISO/IEC:International Organization for Standartization (Organizao Internacional de Normalizao) PDE: Plano de Desenvolvimento da Educao UAB:Universidade Aberta do Brasil IFET: Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia

IX

SUMRIO

1 INTRODUO.....................................................................................................................7 2 DESENVOLVIMENTO.......................................................................................................9 2.1 Histrico da Educao Distncia (EAD).......................................................................9 2.2 Questes Sobre Educao a Distancia e a tecnologia...................................................12 2.2.1 Caracterizao da Educao Distncia ....................................................................15 2.3 Teorias e Filosofias da Educao Distncia................................................................15 2.4 Sistemas de Educao Distncia..................................................................................16 2.4.1 Tendncias.....................................................................................................................16 2.4.2 Novas tecnologias..........................................................................................................17 2.5 Vantagens e desvantagens...............................................................................................18 2.5.1 Alcance...........................................................................................................................18 2.5.2 Razo custo /benefcio...................................................................................................18 2.5.3 Flexibilidade..................................................................................................................20 2.5.4 Personalizao e individualizao...............................................................................20 2.6 Gesto de qualidade.........................................................................................................21 2.6.1 Abordagens da qualidade e a ISOs ...........................................................................21 2.6.2 ISO 9001:2000 ..............................................................................................................24 2.6.3 Qualidade dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem................................................25 2.6.4 Qualidade de software ...............................................................................................26 O programa (software) est se tornando cada vez mais necessrio para o desenvolvimento socioeconmico dos pases. Ultimamente ele faz parte do dia-a-dia dos indivduos, em vrias partes de atividades, servindo para desempenhar variadas tarefas, desde as mais simples at as mais complexas. E para receber a demanda e s cobranas do mercado necessrio que se invista em qualidade do software (ARIMOTO, 2006)...26 2.6.5 Usabilidade ..................................................................................................................28 2.6.6 Critrios para Avaliao da Qualidade de um Ambiente Virtual de Aprendizagem 29

2.6.7 Qualidade percebida em um software segundo a norma internacional ISO/IEC 9126 30

3 CONSIDERAES FINAIS..............................................................................................31 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS..................................................................................33

INTRODUO

O presente trabalho foi realizado com o intuito de sublinhar a qualidade da Educao a Distncia, principalmente no Brasil, evidenciando a grande amplitude que essa modalidade de ensino tem alcanado nos ltimos anos, atingindo extratos sociais que antes no tinham perspectivas de realizar seus estudos da forma convencional. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi indispensvel consultar dados em pesquisas bibliogrficas tomando como referncia vrios autores que pesquisaram sobre o tema do ensino distncia conjuntamente com a qualidade. Analisando a histria da humanidade percebe-se que os avanos tecnolgicos foram responsveis por modificaes em procedimentos nos mais variados campos da atividade humana e sempre trouxeram consigo mudanas nas atitudes scio-culturais dos povos. Portanto, o desenvolvimento rpido da eletrnica, da tecnologia digital e dos microprocessadores neste sculo proporcionaram progressos em praticamente todos os campos do conhecimento, processos de produo, sade, transportes, educao, formas de entretenimento, mtodos de comunicao e troca de informao entre outros. Quanto qualidade abrangida nos servios educacionais distncia, esta depender de um conjunto grande de fatores tais como: coordenadores do curso, pessoal para atendimento aos alunos, equipe tcnica e administrativa, professores, tutores e dentre estes a tecnologia usada neste meio. As caractersticas especficas da abordagem pedaggica e da tecnologia de suporte em rede utilizadas no ensino distncia tornam quase obrigatrias que as escolas que oferecem o servio desenvolvam e mantenham um excelente sistema de gesto da qualidade como fator determinante para o sucesso do processo de aprendizagem. O acelerado desenvolvimento das redes de computadores coligados aos avanos das telecomunicaes permitem a troca de informaes em todos os nveis, sejam elas imagens, voz, grficos ou textos. A comunicao em tempo real se tornou menos onerosa, mais completa, rpida e eficaz. A democratizao da informao em quase todos os cantos do mundo aumenta a interface entre as pessoas, acelera o desenvolvimento e, de certa forma, diminui diferenas e distncias. Quando o poder de alcance da informao assimilado ao mtodo de aprendizagem, tal afirmativa se torna mais evidente. Quando passa a ser possvel tornar

relaes no presenciais to eficientes quanto s presenciais, esta modalidade emergente comea a contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitria A soluo na maior parte das limitaes vem atravs do uso da educao a distncia. Suas origens antigas demonstram que a impossibilidade de se aproximar o aluno do professor no poderia evitar o mtodo de difuso da informao. Historicamente o afastamento geogrfico dos alunos foi o principal empurro ao desenvolvimento desta modalidade de educao, inicialmente desempenhada por correspondncia, depois acompanhada de outros meios como o telefone, a televiso, o videocassete, os programas de computadores e, mais recentemente, atravs das redes de computadores, em especfico, a Internet.

DESENVOLVIMENTO

2.1

Histrico da Educao Distncia (EAD)

A evoluo da EAD (Educao a Distncia) iniciou-se atravs de variadas geraes (MOORE & KEARSLEY, 1996). Inicialmente na segunda metade do sculo XIX, a correspondncia ou o estudo em domiclio modificaram-se em uma forma legtima de instruo, devido ao desenvolvimento de servios postais baratos na Europa e nos Estados Unidos. Os instrutores passaram a emitir textos, guias de estudo e outros materiais impressos pelo correio aos estudantes que ganharam o crdito para terminar atribuies especficas com sucesso.
A educao e a qualificao da fora de trabalho ser a principal vantagem competitiva do sculo vinte e um. Motivo: est surgindo um conjunto totalmente novo de tecnologias que exigiro que o trabalhador mdio, seja no setor administrativo ou de produo, adquira qualificaes que no eram obrigatrias no passado. Essas qualificaes vo alm das responsabilidades limitadas de determinado cargo e alcanam um amplo conjunto de habilidades necessrias para que o trabalhador se adapte s novas tecnologias e mudanas no mercado de trabalho. THUROW (1990, p.14)

A respeito da evoluo histrica, o ensino a distncia teve como precursor o denominado ensino por correspondncias, fundamentado exatamente nos mesmos princpios, mas que, por necessitar de uma slida base metodolgica e por limitar os materiais didticos queles que podiam admitir forma escrita, no era correntemente aplicado a nveis superiores de qualificao. No entanto, aquele mtodo de ensino, com mais de um sculo de existncia, conheceu uma expanso e importncia significativas em pases anglo-saxnicos e nrdicos, embora especialmente virado para o ensino bsico e, freqentemente, ensino tcnico. (MOORE & KEARSLEY, 1996) Embora a primeira aplicao conhecida de ensino a distncia a nvel superior tenha sido feita pela UNISA (University of South Africa) em 1946, geralmente reconhecido que a fundao da Open University britnica em 1969 estabeleceu o primeiro modelo pedagogicamente vlido de ensino superior a distncia. Nesse modelo, a combinao de materiais escritos com emisses de rdio e de televiso e a criao de ocasies de contato obrigatrio (mesmo que a distncia) entre os estudantes e o sistema de ensino, conjugados com uma pedagogia atualizada, uma correta seleo de autores e responsveis pelas

10

disciplinas e um suporte metodolgico rigoroso, constituram elementos essenciais para o sucesso alcanado. Tal sucesso encontrou expresso no fato de sistemas de ensino semelhantes terem sido criados em praticamente todas as regies do globo; a cronologia que antecede o presente texto destina-se a ilustrar esta afirmao (MOORE & KEARSLEY, 1996). No Brasil, pioneiro deste conceito de aprendizagem foi o Instituto Universal Brasileriro-UIB que surgiu em 1941, com o conceito de educao a distncia, oferecendo cursos pelo correio. Com mais de 60 anos, O UIB anuncia j ter capacitado mais de 3.800.000 pessoas e sabe-se que muita gente, principalmente em cidades do interior onde havia carncia de escolas, adquiriu conhecimento e profisso fazendo, por correspondncia, cursos como rdio-tcnico, corte e costura e datilografia. J em 1970 o governo federal cria o Projeto Minerva, que foi uma iniciativa de tele-educao usando o rdio como meio. Outro cone da educao distncia no Brasil, o Telecurso, hoje Telecurso 2000, foi ao ar pela primeira vez em 1978, pela Rede Globo de Televiso, utilizando a mais moderna mdia de massa da poca. Na segunda metade da dcada de 90 o MEC lanou os programas TV Escola e Rdio Escola e autorizou algumas instituies de ensino superior a oferecer cursos distncia. (RAMIREZ et al., 2005). No obstante, para impulsionar a modernizao do ensino a distancia no Brasil, o MEC no ano de 2005 criou em parceria com a ANDIFES e Empresas Estatais, no mbito do Frum das Estatais pela Educao com foco nas Polticas e a Gesto da Educao Superior o Sistema UAB. Trata-se de uma poltica pblica de articulao entre a Secretaria de Educao a Distncia - SEED/MEC e a Diretoria de Educao a Distncia - DED/CAPES com vistas expanso da educao superior, no mbito do Plano de Desenvolvimento da Educao - PDE. A Universidade Aberta do Brasil um sistema integrado por universidades pblicas que oferece cursos de nvel superior para camadas da populao que tm dificuldade de acesso formao universitria, por meio do uso da metodologia da educao a distncia. sustenta-se em cinco eixos fundamentais: _ Expanso pblica da educao superior, considerando os processos de democratizao e acesso; _ Aperfeioamento dos processos de gesto das instituies de ensino superior, possibilitando sua expanso em consonncia com as propostas educacionais dos estados e municpios; _ Avaliao da educao superior a distncia tendo por base os processos de flexibilizao e regulao implantados pelo MEC;

11

_ Estmulo investigao em educao superior a distncia no Pas; _ Financiamento dos processos de implantao, execuo e formao de recursos humanos em educao superior a distncia. O Sistema UAB foi institudo pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educao a distncia, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educao superior no Pas". Fomenta a modalidade de educao a distncia nas instituies pblicas de ensino superior, bem como apia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informao e comunicao. Alm disso, incentiva a colaborao entre a Unio e os entes federativos e estimula a criao de centros de formao permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratgicas. Atualmente, 88 instituies integram o Sistema UAB, entre universidades federais, universidades estaduais e Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia (IFETs). De 2007 a julho de 2009, foram aprovados e instalados 557 polos de apoio presencial com 187.154 vagas criadas. A UAB, ademais, em agosto de 2009, selecionou mais 163 novos polos, no mbito do Plano de Aes Articuladas, para equacionar a demanda e a oferta de formao de professores na rede pblica da educao bsica, ampliando a rede para um total de 720 polos. Para 2010, espera-se a criao de cerca de 200 polos (Portal UAB, 2010) Portanto, uma das primeiras abordagens conceituadas, que classificavam a educao distncia pelo que ela no era, adotavam um referencial externo ao prprio objeto como paradigma, pois formavam comparao rpida com a educao presencial, tambm chamada educao convencional, direta, onde o professor, presente em sala de aula, a figura central. No Brasil, muitos acostumam seguir o mesmo destino, preferindo abordar a educao a distncia a partir da comparao com a modalidade presencial da educao. Essa conduta no de todo incorreto, mas requer um entendimento parcial do que educao distncia e, em alguns casos, estabelece termos de comparao pouco cientficos (NUNES, 2010). O fundamento bsico da educao a distncia a afirmao de uma transmisso de duplo sentido, no alcance em que educador e aluno no se encontram unidos na mesma sala necessitando, assim, meios que permitam a comunicao entre ambos como correspondncia postal, correspondncia eletrnica, telefone ou telex, rdio, "modem", vdeo disco monitorado por computador, televiso apoiada em meios abertos de dupla comunicao, etc. Alegam, tambm, que h muitas designaes utilizadas correntemente para apresentar a educao distncia, como: estudo aberto, educao no tradicional, estudo externo,

12

extenso, estudo por contrato, estudo experimental (WALTER PERRY E GREVILLE RUMBLE, 1987). No entanto, nenhuma dessas designaes serve para apresentar com perfeio educao a distncia; so termos comuns que, em certos andamentos, incluem-na, mas no representam apenas a modalidade a distncia. Esta implica um mtodo educativo sistemtico e organizado que exige no apenas a dupla via de comunicao, como tambm a conformao de um processo continuado, onde os meios ou os multimeios devem estar recentes na estratgia de comunicao. A opo de um determinado meio ou multimeios vem em razo do tipo de pblico, custos operacionais e, principalmente, eficcia para a transmisso, recepo, transformao e criao do procedimento educativo (NUNES, 1994). No Brasil, adequado advertir que educao distncia, ensino distncia e teleducao so palavras com as mesmas conotaes reais. Entretanto, existem pessoas que ainda confundem teleducao como sendo apenas educao por televiso, esquecendo que tele vem do grego, onde significa ao longe ou, no nosso caso, distncia. Existem diferenas entre educao a distncia e educao aberta, contudo ainda predomina, especialmente nos projetos universitrios, forte iluso de semelhana entre os dois os conceitos. Quanto a educao aberta, esta poder ser a distncia ou presencial, o que a distingue da educao tradicional, que todos podem participar, no importando com a escolaridade anterior. O estudante pode preparar seu prprio currculo e ir ganhando por seu prprio ritmo (CIRIGLIANO, 1983).

2.2

Questes Sobre Educao a Distancia e a tecnologia

Com a ampliao dos meios tecnolgicos de informaes e simples acesso ao computador e internet, e ainda a ausncia de tempo disponvel e o difcil acesso aos grandes centros, a Educao Distncia vem se tornando cada dia mais adaptada ao mundo globalizado. Os diferentes meios de comunicaes disponveis no mercado facilitam ainda mais o uso da EAD. As ferramentas tecnolgicas utilizada pela EAD podem ser distribudas em dois grupos principais: um para a gerao de material didtico e outro para influncia mtua entre participantes e informao/conhecimento, cada um deles subdividido em bsicos e avanados. Em funo dos tipos de mdia de classificao da informao educacional, o

13

ferramental tecnolgico pode ser considerado como: mdias sncronas (TV, rdio, chat, videoconferncia) ou mdias assncronas (texto, CD-Rom, audiotape, vdeotape, Internet, email) (LISBOA, 2002). A Educao Distncia (EAD) como um mtodo de ensino-aprendizagem intercedido por tecnologias, onde professores e estudantes esto afastados espacial e/ou temporalmente. Contudo, a EAD no mais se caracteriza pela distncia, uma vez que a tecnologia admite encontros cada vez mais eficazes que possibilitam de fato a educao. Portanto, o trao que aponta esta modalidade a mediatizao das relaes entre docentes e alunos ( LITWIN apud FIUZA e MARTINS, 2002). A Internet, as redes, o celular, a multimdia esto revolucionando nossa vida no cotidiano. Cada vez mais resolvemos problemas conectados, distncia. Na educao, porm, sempre coloca-se dificuldades para a mudana, sempre acha-se justificativas para a inrcia ou vai-se mudando mais os equipamentos do que os procedimentos. A educao de milhes de pessoas no pode ser mantida na priso, na asfixia e na monotonia em que se encontra. Est muito engessada, previsvel, cansativa (MORAN, 2010). Alm disso importante mencionar que possuem leis que viabilizam o uso da EAD, segundo o Decreto n 2.494/1998, que regulamenta o Artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases LDB - (Lei n 9.394/1996), define EAD como: "uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediao de recursos didticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informao, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicao" Existem hoje em termos de educao o ensino presencial, o semipresencial (item presencial/item virtual ou distncia) e a educao distncia (ou virtual). Pois, a presencial so os cursos regulares como o fundamental, mdio, superior, nos quais professores e estudantes se encontram sempre em uma sala de aula, portanto chamado de ensino convencional. Na semipresencial as aulas so ministradas uma parte na sala de aula e outra parte a distncia, atravs de algum meio de comunicao (normalmente a internet). A educao a distncia pode ter ou no momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espao e/ou no tempo, mas podendo estar juntos atravs de tecnologias de comunicao (MORAN, 2002). Outro item importante citado nesse meio a educao contnua ou continuada, que consiste no processo de formao constante, de estudar sempre, de aprender em servio, unindo teoria e prtica, pensando sobre a prpria experincia, aumentando-a com novas informaes e relaes (MORAN, 2002).

14

De acordo com os avanos das tecnologias de comunicao virtual (as pessoas se conectam em tempo real, porm distantes em termos geogrficos) - como a Internet, telecomunicaes, videoconferncia, redes de alta velocidade - a opinio de presencialidade tambm se modifica (MORAN, 2010). A educao distncia est em uma fase de transio. Muitas escolas esto se restringindo a transpor para o ensino virtual adequaes do ensino presencial (aula multiplicada ou disponibilizada). H uma dominao de interao virtual fria (formulrios, rotinas, provas, e-mail) e alguma influncia mtua on line (indivduos conectados em tempo real, em lugares diferentes). Embora j seja percebvel que comeamos a passar dos modelos predominantemente individuais para os grupais na educao a distncia. Das mdias unidirecionais, como o jornal, a televiso e o rdio, caminhamos para mdias mais interativas e mesmo os meios de comunicao tradicionais buscam novas formas de interao. Da comunicao off line estamos evoluindo para um mix de comunicao off e on line (em tempo real) (MORRAN, 2010). A Internet est progredindo para ser audiovisual, para comunicao em tempo real de som e imagem (tecnologias streaming, que autoriza ver o professor numa tela, seguir o resumo do que fala e fazer questionamento ou comentrios). Cada vez ser mais fcil fazer conexes mais profundas entre TV e WEB (a parte da Internet que nos admite navegar, fazer investigaes). Enquanto assiste a determinado programa, o telespectador comea a poder acessar simultaneamente s informaes que achar interessantes sobre o programa, acessando ao site da programadora na Internet ou outros bancos de dados (LANDIM, 1997). As opes educacionais que se abrem so magnficas. Com a extenso da banda de transmisso, como advm na TV a cabo, torna-se mais simples poder se ver e se ouvir a distncia. Muitos cursos podero ser cumpridos a distncia com som e imagem, especialmente cursos de atualizao, de extenso. As possibilidades de interao sero diretamente proporcionais ao nmero de pessoas envolvidas (LANDIM, 1997). A educao a distncia um mtodo um pouco complexo. H uma grande diferena econmica, de acesso, de maturidade, de motivao das pessoas. Existem pessoas que esto prontas para a mudana, outras no. complicado modificar modelos adquiridos (gerenciais, atitudinais) das organizaes, governos, dos profissionais e da sociedade. Portanto, maioria no tem oportunidade de acesso a esses recursos tecnolgicos, que podem liberar o acesso informao. Embora da maior importncia permitir a todos o acesso s tecnologias, informao significativa e mediao de professores efetivamente preparados para a sua utilizao inovadora (NISKIER, 1999).

15

2.2.1 Caracterizao da Educao Distncia

A educao distncia pode ser caracterizada pelo isolamento do professor e aluno no ambiente e/ou tempo, pelo domnio do aprendizado realizado mais fortemente pelo aluno do que pelo professor distante e pela transmisso entre alunos e professores mediada por documentos impressos ou alguma forma de tecnologia. Portanto, ela tambm pode ser realizada nos mesmos termos que o ensino normal, como nos Ensino Fundamental, Mdio, Superior e na Ps - Graduao (MOORE e KEARSLEY,1996) Willlis (1992), expe o mtodo de desenvolvimento instrucional para educao distncia, incidindo dos aprendizados habituais de projeto, desenvolvimento, evoluo e reviso. A educao distncia se iniciou com os cursos por correspondncia na Europa. Este ciclo de Educao Distncia foi muito aproveitado at o meio deste sculo, quando o rdio e televiso instrucional tornaram-se pblicos (LANDIM, 1997). Portanto, com o aparecimento de tecnologias interativas sofisticadas, professores passaram a usar ferramentas como: e-mail, BBS's, Internet, audioconferncia fundamentada em telefone e videoconferncias com uma ou duas passagens de vdeo e duas passagens de udio. Uma ferramenta da Internet que tem sido muito empregada o WWW, o qual permite a elaborao de Cursos Distncia com avanados recursos de multimdia.

2.3

Teorias e Filosofias da Educao Distncia

O embasamento terico dos modelos instrucionais compromete no s a figura como a informao compartilhada ao aluno, mas do mesmo modo de como o aluno compreende e constri um novo conhecimento a partir dos conhecimentos apresentadas. Recentemente, existem dois ajuntamentos que proporcionam projetos instrucionais: processamento de smbolos e conhecimento localizado (HORTON, 1994). A construo de smbolos foi aproximao influente at atualmente. fundamentada no conceito de um computador efetuando operaes formais em smbolos. A definio chave que o educador pode informar um corpo fixo de conhecimentos aos alunos por meio de um aspecto externo. Concebe uma idia abstrata por uma representao exata e

16

ento proporciona a representao ao aluno atravs de um meio. O aluno, compreende, interpreta e registra a representao. O autor altera esta aproximao acrescentando dois novos fatores: o conjunto do aluno (ambiente, situao corrente e outras entradas sensoriais) e mente (memrias, associaes, emoes, interferncias e raciocnios, curiosidades e interesse). O educando ento cria sua prpria representao e a utiliza para construir novo efeito, em contexto, fundamentado em seu conhecimento anterior e suas habilidades (HORTON, 1994). O conhecimento situado fundamentado no princpio do construtivismo, pelo qual o educando constri uma representao interna do conhecimento atravs de interao com o material a ser aprendido.

2.4

Sistemas de Educao Distncia

Fundaes globais de ensino superior, tm se dedicado a fornecer educao distncia no grau ps-secundrio, por dcadas. Ainda a tecnologia seja um item essencial da educao distncia, qualquer programa de sucesso necessita focar mais nas obrigaes instrucionais dos estudantes do que na prpria tecnologia. Precisam ser considerados, por exemplo, suas idades, seu alicerce cultural e scio-econmica, interesses e experincias, nveis de educao, e familiaridade com mtodos de educao distncia (NISKIER, 1999).

2.4.1

Tendncias

A tecnologia tornou-se fundamental a todos os campos e os educadores que davam as costas para a EAD, iniciando por um ponto de sobrevivncia profissional, a se interessar. Assim, para desvendar as probabilidades que oferece como complemento a educao presencial e a EAD, um passo. Importante enfatizar que, sobretudo com as novas geraes, portanto existe quem confunda EAD com tecnologia Educativa, no reconhecendo o passado da educao distncia e os outros ambiente que utiliza alm da tecnologia (MORAN, 2002). Os educadores das inovaes tecnolgicas na educao, no futuro, iro avaliar a compreenso da aprendizagem como o processamento de conhecimentos em lugar de

17

ajuntamento das informaes, sobre a base do princpio segundo o qual os conhecimentos no se assimilam nem se repetem, e sim que se constroem e reconstroem (anlise contnua) (MORAN, 2002). Em decorrncia, os professores devero se transformar em certos estimuladores e facilitadores da capacidade criadora do pensamento crtico e lgico, de tal modo como intercessores entre o conhecimento, a informao e os aprendizes.

2.4.2

Novas tecnologias

A potencialidade das tecnologias de comunicao e informao oferecem ao indivduo e a sociedade como um todo, conhecide com a acelerao do processamento da informao e o grande aumento da mesma, com simples acesso, disposio, intercmbio e modificao da informao. O aparecimento das novas tecnologias, como a informtica, multimdia e as redes de elevada velocidade, tm inventado novas probabilidades de desenvolvimento tecnolgico. Seu aproveitamento nos processos de ensino-aprendizado como base competente da manobra desta informao, define estratgias de instruo desiguais das tradicionais salas de aula com presena direta (LANDIM 1997). A multimdia juntamente com o uso das redes telemticas no meio tecnolgico, so apreciadas como a nova revoluo da informtica no mtodo de ensinar-aprender, pois, se deve a sua facilidade para usar as telecomunicaes e a televiso, inventando ambientes que se associam aos definidos meios de comunicao aplicados pelo homem para conduzir uma mensagem, tais como, texto, grficos, imagens, sons e vdeo. A utilizao e o aproveitamento das novas tecnologias nas variadas reas da atividade humana e social determinam reconhecer os choques e transformaes que produzem, assim como, ver o formato em que estas novas tecnologias sero empregadas para oferecer um aprendizado contnuo, um aprendizado a distncia com pequeno controle de quem aprende, a fim de definir problemas que as limitaes econmicas e de soluo educativos acarretam, sobretudo em sociedades menos desenvolvidas. Porm importante observar que o ensino a distncia no necessariamente sinnimo de sofisticao tecnolgica. Ela pode ser desenvolvida a partir de meios econmicos e populares. De fato, as modernas tecnologias somente passam a ser instrumento adequado do ensino a distncia quando ganham dimenso econmica de massa (VALENTE, 1998).

18

Ultimamente existe uma ampla apreenso de nvel docente sobre as condies, regras e estruturas que carecem ter as fundaes educativas para conseguir que seus estudantes estejam preparados para o setor tecnolgico a que se enfrentam, pois, solicita um condicionamento de estrutura bsica, que sirva de direo para os que desenvolvem o currculo, os facilitadores e os que tomam decises relacionados com a educao (NUNES, 1994).

2.5

Vantagens e desvantagens

2.5.1

Alcance

A educao distncia tem a maior abrangncia do que o ensino presencial. Por mais que se repreendam os Tele-cursos da Fundao Roberto Marinho/FIESP, no tem como hesitar do fato de que eles conseguem muito mais pblicos, com os mesmos investimentos e recursos, do que se fossem ministrados presencialmente. O mesmo se pode dizer (embora em grau ainda menor) em relao a cursos ministrados pela Internet (SANCHO, 1998).

2.5.2

Razo custo /benefcio

Em relao razo custo/benefcio o assunto mais complexo de resolver. O gasto de desenvolvimento de programas da educao distncia de qualidade (que envolvam, por exemplo, televiso ou mesmo vdeo, ou que envolvam o uso de software especializado) extremamente alto. Porm, sua classificao, oferecimento e ministrao (ou "entrega") tambm possuem um gasto presumvel. Entretanto, se forem disseminados pelo meio de redes de televiso comerciais o custo de comunicao pode ser ainda mais alto do que o gasto de desenvolvimento, com a desvantagem de ser um custo circular. Por isso, esses programas s proporcionam uma razo custo/benefcio adequado se o seu alcance for verdadeiramente significativo (atingindo um pblico, talvez, na casa dos milhes de pessoas). (ROCHA e CAMPOS, 1993).

19

Caso o gasto de entrega for elevado, contudo, essa diminuio proporcional do custo de desenvolvimento ao longo do tempo pode no ser to expressiva. Vrias das instituies interessadas em EAD hoje esto buscando "atalhos" que encurtem o gasto de desenvolvimento. Portanto, isso arduamente se d sem que exista uma diminuio na qualidade. Ao invs de utilizar meios de comunicao custosos, como televiso e vdeo, essas instituies aplicam predominantemente texto na criao do curso e o distribuem atravs da Internet (com um custo relativamente pequeno, tanto no desenvolvimento como na entrega). Alm disso, para no alargar o valor de desenvolvimento, o texto insuficiente desenvolvido, consistindo, muitas vezes, de textos que no foram organizados com esse tipo de uso em mente, mas sim para ser divulgados em forma impressa. Desta forma, o EAD acaba no transferindo de uma educao por correspondncia em que os textos so distribudos pela Internet e no pelo correio convencional. O gasto de desenvolvimento de programas da educao distncia de qualidade (que envolvam, por exemplo, televiso ou mesmo vdeo, ou que envolvam o uso de software especializado) extremamente alto. Porm, sua classificao, oferecimento e ministrao (ou "entrega") tambm possuem um gasto presumvel. Entretanto, se forem disseminados pelo meio de redes de televiso comerciais o custo de comunicao pode ser ainda mais alto do que o gasto de desenvolvimento, com a desvantagem de ser um custo circular. Por isso, esses programas s proporcionam uma razo custo/benefcio adequado se o seu alcance for verdadeiramente significativo (atingindo um pblico, talvez, na casa dos milhes de pessoas) (ROCHA e CAMPOS, 1993). fato que repetidas vezes se busca acrescentar determinado apego aos textos disponibilizados proporcionando aos alunos a possibilidade de se comunicarem com o professor, com o autor do texto, ou ainda uns com os outros via e-mail (correio eletrnico) ou chat (bate-papo eletrnico). (E-mail uma maneira de comunicao assncrona, enquanto o chat uma maneira de comunicao sncrona) (LISBOA, 2002). Quando o EAD interpretado somente como disponibilizao distante de textos, embora que seguido por e-mail e chat, de entender que a sua razo custo/benefcio, quando conferida educao presencial, seja bastante adequado mas h uma potencial queda de qualidade no processo (LISBOA, 2002).

20

2.5.3

Flexibilidade

A EAD usa tecnologias de comunicao tanto em tempo real e em que os alunos precisam realizar o auto-estudo, no existe dvida de que, no caso das ltimas, tanto os professores como os alunos tm maior flexibilidade para definir o tempo e o horrio que vo destinar, uns ao ensino, os outros aprendizagem. Meios como pginas Web, bancos de dados, correio eletrnico, etc. Entretanto, esto disponveis 24 horas por dia sete dias por semana, e, por isso, podem ser utilizados segundo a convenincia do usurio (LANDIM, 1997).

2.5.4

Personalizao e individualizao

Alguns profissionais de ensino entendem de que cada indivduo desigual dos outros, que cada um apresenta as suas necessidades prprias, seus objetivos pessoais, um costume cognitivo resolvido, que cada pessoa utiliza as estratgias de aprendizagem que lhe so mais importantes, possui um compasso de aprendizagem especfico, etc. Porm, quando se trata de alunos adolescentes ou adultos, preciso adicionar novas informaes, como as diferentes disponibilidades horrias, as responsabilidades adquiridas ou o aumento da capacidade de determinao pessoal de necessidades e objetivos. Assim parece bvio que preciso adaptar o ensino a todos estes fatores (SANCHO, 1998). Esta idia no novidade. As diferenas sucessivamente tm sido distinguidas. Entretanto, alm disso, eram assistidas como um problema a ser extinguido, uma dificuldade a mais para o professor. Em uma etapa posterior, ponderava que esta diferena devia ser considerada e isso j era o bastante. No entanto, agora se pondera que a partir da que precisamos preparar a formao e nos traos diferenciais que precisamos basear a tarefa de formao: as competncias de cada indivduo representam uma grande riqueza que conveniente aproveitar (SANCHO, 1998). O ensino, como a reconhecemos, representa um exemplo de promoo da educao contido no ensino, que foi inventado para a sociedade industrial (em que a fabricao em massa era fundamental) e que no se adqua bem sociedade da informao e do conhecimento de fato um empecilho a ela (SANCHO, 1998).

21

A partir do momento que o curso bem esboado e realizado o estudante tem garantida a interatividade com educadores impedindo assim, ao mximo, o isolamento e realizando uma aprendizagem colaborativa. Portanto, o processo mais motivante e prtico, agradvel e interativo, onde aceita a utilizao de exposies multimdia assim como a pesquisa de documentos e outros elementos, ademais aumenta a habilidade de leitura, escrita e planejamento e soluo de problemas (SANCHO, 1998). Excita as tarefas cooperativas entre educadores, educandos e dirigentes que levam a importncia e experincias comuns. Interao de informaes a nvel internacional e nacional com outras instituies, mediante o acesso internet.

2.6

Gesto de qualidade

2.6.1

Abordagens da qualidade e a ISOs

Qualidade a totalidade de aspectos e caractersticas de um produto ou servio que proporcionam a satisfao de necessidades declaradas e implcitas. Fato esse observado pelo cliente, na busca de satisfazer suas necessidades. (KOTLER, 1998, p.65).

A Qualidade a palavra primordial difundida nas empresas: fcil de falar e difcil de fazer. Ainda assim, h pouco entendimento do que vem a ser qualidade. O significado da qualidade existe uma extrema diferena de entendimento, oferecida por variados autores, que buscam dar um significado simples para que seja assimilvel a todos os nveis das organizaes. Necessita, para no causar interpretaes confusas; e compreensivas, para apontar seu valor em todas as suas atividades produtivas (GIL, 1992).
[...] servios gerenciados com excelncia tm em comum as seguintes prticas: concepo estratgica, comprometimento da alta gerncia com a qualidade, padres rigorosos, sistemas de monitoramento desempenho dos servios, atendimento s reclamaes dos clientes e nfase na satisfao tanto dos funcionrios quanto dos clientes (KOTLER,1998, p.460).

Qualidade est interligada com o usurio, onde atende as necessidades dos clientes, ou seja, o produto deve estar coerente com suas perspectivas, e em concordncia s especificaes (KOTLER, 1998)..

22

O significado da qualidade no se concentra apenas para as organizaes comerciais. Tambm utilizada para qualquer nvel de organizao e mesmo para as pessoas. to extenso o termo qualidade, que abrange no apenas os indivduos, mas tambm as funes, equipamentos, processos, fornecedores, distribuidores, clientes, etc, incluindo todos os aspectos de um produto, desde a criao do plano, recebimento de matria-prima, produo, entrega e servio pr e ps-vendas e tudo o que diz respeito do apropriado valor para o consumidor (GIL, 1992). Os modelos de qualidade so criados para servir de guia a melhoria de processos organizacionais e para avaliao de produtos gerados por esses processos. So utilizados, tambm para melhorar a habilidade das organizaes em gerenciar o desenvolvimento, aquisio e manuteno dos produtos e/ou servios. A srie ISO 9000 um conjunto de normas que formam um modelo de gesto da qualidade para organizaes que podem, se desejarem, certificar seus sistemas de gesto atravs de organismos de certificao (tais como o BVQI, A.B.S, Loyds, ou o DNV, entre outros). Foi elaborada atravs de um consenso internacional sobre as prticas que uma empresa pode tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente. A ISO 9000 no fixa metas a serem atingidas pelas empresas a serem certificadas, a prpria empresa quem estabelece as metas a serem atingidas. Em 1987 tivemos a primeira serie de normas para as empresas que quisessem a certificao ISO 9001 que, como visto, a mais abrangente da famlia 9000 e que engloba todo o sistema de produo na empresa, desde a manufatura entrega. A mudana notvel na reviso de 2000 foras as excluses das normas ISO 9002 e 9003; tudo agora tratado atravs da ISO 9001:2000. Isto significa que as empresas que antes eram certificadas atravs das antigas normas devero fazer uma atualizao de seus certificados. As antigas 20 premissa das normas 9001 tambm foram abolidas para dar lugar aos oito princpios da qualidade. A nova ordem das premissas deu lugar a um entendimento mais lgico e "antenado" s normas de gesto ambiental. Os termos "fornecedores" deram lugar ao termo "organizaes" j que era comum a confuso de quem era empresa e quem era fornecedor (mera questo lingstica j que toda empresa tambm fornecedora de bens ou servios, ou ambos). Segundo a NBR ISO 9001:2000, adaptao das normas ISO 9001:2000 realidade brasileira, produzidas pela ABNT, situa-se em oito os novos princpios de gesto:

23

Tabela 1 :Adaptao das normas ISO 9001:2000 Foco no cliente: organizaes dependem de seus clientes e, portanto, recomendvel que atendam as necessidades atuais e futuras do cliente, os seus requisitos e procurem exceder as suas expectativas, Liderana: lderes estabelecem a unidade de propsito e o rumo da organizao. Convm que eles criem e mantenham um ambiente interno, no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propsito de atingir os objetivos da organizao. Envolvimento de pessoas: pessoas de todos os nveis so a essncia da organizao, e seu total envolvimento possibilita que as suas habilidades sejam usadas para o benefcio da organizao. Abordagem de processo: um resultado desejado alcanado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados so gerenciados como um processo. Abordagem sistmica para gesto: identificar, entender e gerenciar os processos interrelacionados como um sistema contribui para a eficcia e eficincia da organizao no sentido desta atingir os seus objetivos. Melhoria contnua: convm que a melhoria contnua do desempenho global da organizao seja seu objetivo permanente. Abordagem factual para tomada de deciso: decises eficazes so baseadas na anlise de dados e informaes. Benefcios mtuos nas relaes com os fornecedores: uma organizao e seus fornecedores so interdependentes, uma relao de benefcios mtuos aumenta a capacidade de ambos em agregar valor. (Fonte: NBR ISO 9001:2000 ABNT)

Vejamos as principais mudanas: A verso de 1994 definia as bases de um padro ainda em expanso com elencamento dos elementos necessrios a certificao, quase um "prato-feito". A reviso de 2000 se mostra profundamente enraizada com os oito princpios da gesto da qualidade. Em 1994 o foco era na produo e na preveno de falhas e diminuio dos custos envolvidos nos processos para se chegar a qualidade. Hoje o foco o cliente. A verso de 2000 trouxe tona o Kaizen: melhoria continua atravs de reformulao de pequenos processos. A gesto agora dinmica e no mais esttica. A metodologia em 1994 no era definida; hoje, o grande embasamento para se chegar ao objetivo proposto o "velho" Ciclo PDCA.

24

Comunicao no proposta em 1994. Em 2000 as coisas mudam: para se oferecer produtos e servios de qualidade, preciso melhorar a comunicao dentro e fora da empresa; o velho feedback est tona novamente. Boa comunicao tambm faz parte de um processo de qualidade.

2.6.2

ISO 9001:2000

A norma ISO 9001 uma lista de requisitos para elaborao de um sistema de qualidade. Ele e utilizado quando uma empresa deseja demonstrar qual nvel de qualidade assegurada seus produtos ou servios possuem ou quando ela deseja aumentar a satisfao do cliente com a incluso de processos de melhoria e garantia do atendimento de seus requisitos. Como em todo modelo, os requisitos da ISO/9001 so genricos e quando no for possvel aplicar algum, devido natureza da organizao, deve-se descart-lo. A norma utiliza os princpios da Gesto de Qualidade Total com a aplicao do ciclo Deming denominado PDCA - (planejar, desenvolver, verificar, agir) (MASSOT, 2008). Uma organizao poder obter uma certificao dessa norma. Assim, h a possibilidade maior de reconhecimento, por parte do cliente, quanto ao grau de qualidade assegurada dos produtos ou servios certificados dessa organizao. A ISO/9001 e composta por: _ Sistema da gesto da qualidade: Lista os processos necessrios, com suas interaes e seqncias, e a forma de monitor-los. Define mtodos e critrios para a operao e controle. Dessa forma, implementa aes para alcanar os resultados, ou melhorias, planejados. _ Requisitos de documentao: Determina alguns artefatos dos quais devero ser criados: poltica da qualidade, manual da qualidade, procedimentos e registros de qualidade. _ Responsabilidade da direo: Apresenta os requisitos que demonstram o envolvimento da direo da organizao em relao poltica de qualidade determinada. _ Gesto de recursos: A disponibilidade de recursos necessria para a implantao e manuteno do sistema de qualidade. _ Realizao do produto: Trata do planejamento, requisitos, execuo e manuteno dos produtos e seus componentes e servios. (MASSOT, 2008).

25

_ Medio, anlise e melhoria: Refere-se ao trabalho de medio, controle e anlise dos resultados. O resultado desse trabalho auxilia a tomada de deciso quanto as aes em relao ao sistema de qualidade.

2.6.3 Qualidade dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem a priori se portam como uma plataforma de registro eletrnico e de acesso a informao e organizao do ambiente e posteriormente assume o oferecimento do conjunto de tarefas relacionadas ao ensino. Trata-se de um software onde a organizao e os clientes mantm uma comunicao. Suas tarefas bsicas so controle de acesso, distribuio de contedo, disponibilizao de ferramentas de comunicao e organizao dos grupos de usurios (CARVALHO NETO & SILVIO, 2009). O Termo ambiente em um modo genrico se refere ao espao em que ser est. No entanto em informtica, o termo referencia de uma forma ampla um conjunto de softwares onde os programas so executados. Quando se trata de ambiente virtual o acrscimo deste ltimo termo,que representa uma simulao de algo criado por meios eletrnicos,onde matem o foco no conjunto de softwares que procura simular um ambiente qualquer.Assim os Ambientes Virtuais de Aprendizagem so sistemas voltados para a simulao de ambientes computacionais que envolvem o ensino e aprendizagem. consenso que a qualidade uma meta a ser perseguida e que os Ambientes Virtuais de Aprendizagem so produtos complexos que exigem em seu desenvolvimento uma postura disciplinada atenta qualidade do mesmo (ARIMOTO, 2006)., A qualidade desses ambientes no surge espontaneamente, e sim atravs de um conjunto de procedimentos, cuidadosamente observados ao longo do desenvolvimento da plataforma. O impacto deste sistema de ensino s pode ser avaliado no contexto do projeto organizacional como um todo. Desta forma, se os produtos desses ambientes virtuais, podem contribuir efetivamente no processo educacional, tcnicas especificas para o controle da qualidade dessas plataformas devem ser utilizadas (ARIMOTO, 2006). Pode-se determinar qualidade de um ambiente Virtual de Aprendizagem como um conjunto de caractersticas a serem satisfeitas em determinado nvel, de modo que este atenda

26

as necessidades de seus usurios finais. Este ambiente virtual um mtodo educacional que pode ser considerada sob diferentes aspectos que iro encaminhar diferentes julgamentos. Estes aspectos podem ser includos quanto s especializaes tcnicas, quanto ao design instrucional, quanto s caractersticas das ferramentas e facilidades disponibilizadas, quanto s facilidades de utilizao e acessibilidade, quanto a potencialidade de cooperao, quanto compatibilidade com padres de dados, quantos aos aspectos ergonmicos, quanto adequao pedaggica e quanto custo (ARIMOTO, 2006). Um grande desafio neste assunto metodolgico para anlise de ambientes virtuais de aprendizagem, segundo Brasileiro e Machado (2002), est conexo com a ampliao de metodologias de avaliao que melhorem na direo de estabelecer julgamentos sobre os paradigmas pedaggicos e ergonmicos, inerentes aos ambientes avaliados, de maneira a garantir sua a adequao e efetividade no processo educacional. Os mesmos garantem que as novas tecnologias demandam cuidados de ordem ergonmica e pedaggica. Um amplo item dos esforos para o desenvolvimento de metodologias de Anlise dos ambientes virtuais de aprendizagem tem sido encaminhado para a inveno e validao de processos de avaliao comparativos entre os variados ambientes. Realmente, importante que a qualidade seja controlada e analisada e, para tanto, so indispensveis mtodos. Estes mtodos ultimamente compem a rea de domnio da qualidade definida como organizao ou sistemtica de todos os mtodos importantes confirmao de que o mdulo ou produto est de acordo com as necessidades estabelecidas em sua fase de desenvolvimento (BRASILEIRO e MACHADO, 2002).

2.6.4

Qualidade de software

O programa (software) est se tornando cada vez mais necessrio para o desenvolvimento socioeconmico dos pases. Ultimamente ele faz parte do dia-a-dia dos indivduos, em vrias partes de atividades, servindo para desempenhar variadas tarefas, desde as mais simples at as mais complexas. E para receber a demanda e s cobranas do mercado necessrio que se invista em qualidade do software (ARIMOTO, 2006). Segundo o autor Sommerville (2003), a qualidade de software uma adjacncia complicada, mas em geral quer dizer que ele carea desempenhar suas especificaes. Para a segurana da qualidade de software existente padres e normas j fundamentadas. Portanto,

27

um destes padres de qualidade chamado ISO 9001 que o mais universal dos padres ISO 9000 e serve para o mtodo de qualidade de quem esquematiza para quem desenvolve e faz conservao do produto. H um documento de base que explana a ISO 9000 para desenvolvimento de software o ISO 9000 3 (ISO Standards, 2006). O problema para determinarmos qualidade de software educacional fundamentase no lance de no ser este uma opinio caracterstica ao software. Conforme a norma ISO (ISO/CD8402, 1990), qualidade a totalidade das caractersticas de um produto ou servio que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades implcitas de seus usurios. Portanto, a qualidade est diretamente relacionada satisfao do usurio ou cliente e percebida de formas diferentes. A norma ISO/IEC 9126:1991 apresenta conceitos para qualidade de software e definies relacionados e pode ser qualificada em externa e interna. A qualidade externa aparente aos usurios do sistema; qualidade interna aquela relacionada aos desenvolvedores. Portanto, possuem dois tipos de avaliao para o software: avaliao ao longo do processo de ampliao e avaliao de sistemas de software. A avaliao ao longo do mtodo de incremento necessria e exige a significao e implantao de um Programa de Qualidade que assegure a avaliao do software ao longo das fases de desenvolvimento. Dessa maneira, a qualidade do processo necessria para obter qualidade do sistema (produto), porm, ela no assegura a qualidade do mesmo, que carece ser ainda avaliado. A qualidade de produtos tratada, entre outras, na srie de Normas ISO/IEC 9126, na srie ISO/IEC 14598 e na Norma ISO/IEC 12119, esta ltima focalizando os requisitos de qualidade de pacotes de software. Existe ainda a norma ISO 9.126:1 que relaciona algumas peculiares que o software necessita ter para assegurar a sua qualidade tais como: funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficincia, manutenibilidade e portabilidade. Quanto a norma ISO 9.241 onde expe sobre qualidade, porm com enfoque em usabilidade que um fato importante para todo software. A norma recomenda que todo software dever ser de fcil utilizao, para qualquer usurio, dentro de um apurado contexto. H tambm norma sobre Usabilidade que a ISO 13.407 que tende o software, porm situado no usurio e nas tarefas que ele necessita exercer.

28

2.6.5

Usabilidade

Conforme a norma ISO 9241 usabilidade a ampliao na qual um produto pode ser utilizado por usurios exclusivos para conseguir finalidades exclusivas com efetividade, eficincia e satisfao em um assunto de uso exclusivo (ISO 9241-11). Portanto, ROSSI (2004) apud SOUZA (2002) usabilidade a qualidade do intercmbio entre o produto e o usurio. A usabilidade de um princpio depende especialmente de cinco itens: Facilidade para estudar sobre o sistema; Facilidade de uso; Satisfao do usurio; Flexibilidade; Produtividade. A norma ISO 1340 fala sobre Processo de Projeto Centrado no Usurio para Sistemas interativos apresenta como importncia o foco no usurio e nas tarefas onde o propsito satisfazer as necessidades do usurio. Os autores nos citam que, esse projeto uma atividade que conglomera diversas disciplinas, fatores humanos e tcnicas para aumentar a eficcia e a eficincia que ajudam a melhorar o desempenho no trabalho (SOUZA e SPINOLA, 2006). A norma determina certas definies que abrangem o usurio no mtodo de desenvolvimento de software, em meio a elas esto (SOUZA e SPINOLA, 2006). - Classificao adequada de colocao entre o usurio e sistema: causando quais aspectos do servio ou tarefa necessitam ser controlados por software e hardware; - Envoltura funcional de usurios: aproveita os indivduos onde possuem maiores informaes no contexto que a aproveitamento ser usada, almejando com isso, um acrscimo na obrigao de participao no desenvolvimento do software; - Reproduo de recursos de projeto: demanda a avaliao contnua nas etapas principais dos usurios finais por tcnicas de prototipao diversas; - Times Multidisciplinares: sustenta um mtodo de desenvolvimento cooperador com o envolvimento de conhecedores de variadas reas, cada um colaborando e dividindo seus conhecimentos.

29

Os autores definem que essa norma oferece quatro atividades fundamentais que necessitam serem unificadas as condies de usabilidade no desenvolvimento de software centrado no usurio: Compreender e especificar o contexto de uso; Especificar os requisitos do usurio e da organizao; Produzir solues de projeto; Avaliar projetos em relao aos requisitos do usurio.

2.6.6

Critrios para Avaliao da Qualidade de um Ambiente Virtual de Aprendizagem

Vrios autores vm debatendo o assunto da qualidade de software. Conforme Rocha e Campos (1993) de acordo que software de qualidade aquele que atende s obrigaes do usurio. A qualidade de software nasce por meio de diversos de mtodos analisados ao longo da criao do software. Portanto, para ser ter qualidade em um software fundamental que ele tenha um conjunto de caractersticas a serem atendidas em determinado nvel, da forma que o software atenda as precises se seus usurios (ROCHA e CAMPOS, 1993). Necessita que a caracterstica de um software seja controlada e analisada e, para poder acontecer so indispensveis alguns processos. Estes processos, segundo Rocha e Campos (1993), criam a campo de domnio da qualidade determinada como organizao ou ordenada de todos os mtodos importantes confirmao de que o mdulo ou sistema est de acordo com as necessidades institudas em sua fase de criao. Pesquisas realizadas por Rocha e Campos (1993), foi criado um processo para estimativa da qualidade de software que est fundamentado nos seguintes opinies: A finalidade da confiabilidade conceitual qualificada pela prtica satisfatria do que foi explicitado e projetado, obedecendo, desta forma, s obrigaes que criaram seu desenvolvimento. Dois fatores colaboram para a obteno desta finalidade: fidedignidade e integridade. O item fidedignidade analisa a contrapartida do programa s caractersticas e ao projeto. Este fator abordado por meio de trs subfatores: preciso, completeza e

30

necessidade. O termo integridade est designado competncia de o programa combater a ocasies hostis (dados errados, agresses etc). Dois subfatores admitem a obteno deste fator: robustez e segurana. (BRASILEIRO e MACHADO, 2002)

2.6.7 Qualidade percebida em um software segundo a norma internacional ISO/IEC 9126

Conforme a norma ISO/IEC 9126:1 um software de qualidade se considera os seguintes fatores: Funcionalidade: confere se o software contm um grupo de funes e caracterstica especfica do sistema que atendam as necessidades explcitas ou implcitas; Usabilidade: convm para ajustar o empenho indispensvel para a emprego do software. Portanto, ele precisa apresentar uma interface amigvel e uma documentao ajustada. Confiabilidade: Sinnimos que demonstram a competncia do software de conservar seu nvel de atuao mesmo em categorias adversas. Em outros versos a competncia que o software tem de ser transigente falhas e restaurar todas as informaes perdidos durante a ltima operao, conservando assim, a coerncia e integridade dos dados; Eficincia: O software deve ser compatvel dentre o grau de atuao do software e a nmero de soluo utilizado. O software deve contestar ligeiramente s solicitaes do usurio; Manutenibilidade: caractersticas que indicam a competncia do software de ser modificado, por exemplo, extrair erros, acrescentar novas funcionalidades ou introduzir progressos; Portabilidade: a competncia do software de ser levado para outra base tecnolgica, com poucos problemas. Entretanto, um adequado software agrupa todas essas seis caractersticas, porm em certos acontecimentos algumas delas esto mais mencionas conforme a desgnio e a funcionalidade de cada software.

31

A ISO 14.598 uma orientao para julgamento de software que se fundamenta na pratica da ISO 9.126. De acordo com Garcia (2006), a ISO 9.126 recomenda que os significados das caractersticas e sub-caractersticas de qualidade necessitam ser feitas de acordo com a rea de aplicao do software. Portanto, deve ser elaborado antes do comeo da criao, e quando for feito para produto de grande tamanho pode se subdividir em caractersticas e sub-caractersticas para cada mdulo em que o projeto estiver dividido.

CONSIDERAES FINAIS

Analisando o presente trabalho chega-se a concluso que a cada dia passa as instituies de ensino, organizaes privadas e pblicas entre outras mais vem utilizando a EAD com mais freqncia tanto para formao acadmica quanto para treinamento pessoal e profissional dos seus membros. No s utilizada as aplicaes WEB, como est desenvolvida nesse projeto, mas sim outros meios de mdia, mas a que vem se utilizando mais com a expanso da internet as aplicaes WEB pelo fcil acesso que ela disponibiliza. O maior benefcio em todo o processo de desenvolvimento do sistema foi conhecer como funciona por um todo o processo da Educao Distncia. Onde possibilita uma anlise ampla dos meios de acesso e facilidade de obter um nvel a mais de educao, pois hoje em dia basta o aluno ter fora de vontade, pois a educao pode ser apreciada em qualquer lugar do Brasil. Conclui-se que um Ambiente Virtual de Aprendizagem uma tecnologia educacional que pode ser avaliada sob diversos aspectos que iro orientar diferentes julgamentos. Estes aspectos podem ser relacionados tanto s especificaes tcnicas, ao design instrucional, s caractersticas das ferramentas e facilidades disponibilizadas, quanto s facilidades de uso e acessibilidade, ao potencial de colaborao, compatibilidade com padres de meta dados, aos aspectos ergonmicos, adequao pedaggica e ao custo. Observa-se tambm, que em grande parte a avaliao da qualidade da educao a distancia se pauta sobre a qualidade do software nela usado. Os programas de elaborao e engenharia de softwares tem investido muito na elaborao de modelos e normas como a ISO 9.126:1

32

A aplicao das normas da famlia ISO 9000 ao contexto da educao a distancia pode ser considerada como um ponto de partida para a implementao de um sistema de gesto de qualidade ao nvel dos processos desta forma de ensino. Os requisitos que envolvem a analise da qualidade por meio da norma ISO tornam tangveis a implementao de uma poltica de qualidade, que pode garantir a planificao e desenvolvimento dos processos de educao por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem e realizar uma analise se seu objetivo final foi concludo com xito. Importante ressaltar que alm dos modelos baseados na qualidade de software,
importante desenvolver outros modelos com o objetivo da aplicao em diversos contextos como: a adequao aos alunos, adequao da tecnologia, a estratgia pedaggica, planejamento, materiais, implementao dos cursos, e a avaliao e instituio. Afinal a base para o

desenvolvimento de uma sociedade est na educao de qualidade.

33

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, http://www.abnt.org.br acessado em 24 de Nov. 2010. ARIMOTO, Mauricio M. Definio De Um Processo De Software Para Garantia Da Qualidade Em Sistemas De Comrcio Eletrnico. Tese de Mestrado. Marilia, 2006. BRASIL. Ministrio da Educao e Cultura. Secretaria da Educao. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/seed>. Acesso em: 01 de set. de 2010. ______. Ministrio da Educao e Cultura. Secretaria da Educao. Decreto Lei n 2.494. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/dec_2494.pdf>. Acesso em: 1 de set. de 2010. BRASILEIRO FILHO, Samuel. MACHADO, Elian. Aspectos Metodolgicos Da Avaliao Pedaggica De Ambientes Virtuais De Aprendizagem. Artigo. Cear, 2002. CAMPOS, F. C.A.; COSTA, R. M. E;SANTOS, N.. Fundamentos da Educao Distancia, Mdias e Ambientes Virtuais. Juiz de fora, 2007. Editora Editar CAMPOS, G. Modelos para Design de Projetos de EAD. 2002. Disponvel em: <http://www.timater.com.br/revista/colunistas/ler_colunasemp.asp?cod=359> Acesso em: 2 de out. 2010. CARVALHO NETO, S. Dimenses da Qualidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.Silvio Carvalho Neto,2009.Tese de Doutorado.So Paulo 2009. CIRIGLIANO, G. F. J. (1983). La educacion abierta. Buenos Aires: El Ateneo. GARCIA, L. F. Qualidade de Produtos de Software. Universidade Luterana do Brasil. Faculdade de Informtica, 2006. GIL, A. L. Qualidade Total nas Organizaes. 2 edio. So Paulo:Editora Atlas S.A, 1992 FIUZA, P. J.; MARTINS, A. Conceitos, caractersticas e importncia da motivao no acompanhamento ao aluno distante. In: Anais do Congreso de Educacin a Distancia MERCOSUR/SUL realizado em Antofagasta, Chile nos dias 06 a 09 de agosto de 2002. Disponvel em: <http://www.iua.edu.ar/Eventos_especiales//Cread_2002/PDF/2-brPatricia %20Jantsch%20F_Alejandro%2 - acessado em 03 outubro de 2010. HORTON, W. How we communicate. Society for Technical Communication. Denver, CO, 1994. LANDIM, C.M.F. Educao a distancia: algumas consideraes. Rio de Janeiro, s/n, 1997.

34

LITWIN, Edith (Org.). Educao a distncia: temas para o debate de uma agenda educativa. Porto Alegre. Artmed, 2001. LISBOA. P. Educao Distncia: Abordagens terico-metodolgicas para um modelo sistmico. 2002. Disponvel em <http://www.oficinadofuturo.com.br/textos/texto_MODELO_SISTEM_EAD.htm>. Acesso em: 19 set. 2010 MASSOT, E. V. A. (2008). Metodologias em gerenciamento de projetos e sua implantao em tecnologia da informao (TI). www.administradores.com.br.Acessado em: 21 de Nov. 2010. MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Distance education: a system view. Belmont, California, USA. Wadsworth Publishing Company, 1996. MOORE, M.. Teoria da distncia transacional. Traduo de Wilson Azevedo. Brazilian Review of open and distance learning. Disponvel em: <http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm? infoid=23&sid=69&UserActiveTemplate=2ing>. Acesso em 10 de setembro de 2010. (Publicado originalmente em: KEEGAN, Desmond. Theoretical principles of distance education. Londom: Routledge,1993). ______.; KEARSLEY, Greg. Educao a distncia: uma viso integrada. Traduo Roberto Galman. So Paulo: Thomson Learning, 2007. MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediao pedaggica. 3. ed. Campinas: Papirus, 2002. _____.;. Novas questes que a educao on-line traz para a didtica. Disponvel em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/questoes.htm>. Acesso em: 22 set. 2010. NISKIER, A. Educao distncia: a tecnologia da esperana; polticas e estratgias a implantao de um sistema nacional de educao aberta e a distncia. So Paulo: Loyola, 1999. NUNES, I. B. Noes de educao distncia [on-line]. Disponvel em: http://www.ibase.organizaco.br/~ined/ivonio1.html visitado em 02 out. 2010. NUNES, I. B. Noes de educao a distncia. Revista Educao a Distncia, Braslia.Instituto Nacional de Educao a Distncia, 1994. Disponvel em: http://www.ibase.org.br/~ined/ivoniol.html Acesso em: 09 de out. 2010. OLIVEIRA, O. J. (org). Gesto da qualidade, Tpicos avanados. So Paulo, pioneira Thomson Learning, 2004.

35

PORTAL UAB, Histrico UAB. Disponvel em: http://www.uab.capes.gov.br/index.php? option=com_content&view=article&id=9:historico-&catid=6:sobre&Itemid=21. Acessado em 12 de ago. de 2010. RAMIREZ, C. G. L.; VALDEBENITO, F. F.; MESSEN, C. R. Metodologia para EaD: curso de extenso na modalidade a distncia. Traduo de Rosa Beatriz Madruga Pinheiro. Palhoa, SC: UNISUL Virtual, 2005. ROCHA, A. R.; CAMPOS, G. H.B. de. Avaliao de Qualidade de Software Educacional. Braslia. ano 12, p. 32-44, jan./mar.1993. ROSSI, D.. Sign Web Frum: um frum de discusso que possibilita troca de mensagens em LIBRAS. So Leopoldo, 2004. Monografia SANCHO, J. M. Para uma tecnologia educacional. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Art Med. 1998. SOMMERVILLE, I.. Engenharia de Software. 6 Edio.So Paulo:Addison Wesley, 2003. SOUZA, L. S.; SPINOLA, M. M. Requisitos de Usabilidade em Projetos de Interface Centrado no Usurio de Software de Dispositivos Mveis. XXVI ENEGEP, Fortaleza, Cear. Outubro, 2006. THUROW, L. The State of American Competitiveness and How It Can Be Improved. Relatrio de procedimentos do Xerox Quality Forum II. Leesburg, Virginia: Xerox Corporation, 1990. VALENTE, J. A. (org). Computadores e conhecimento: repensando a educao. Campinas SP: UNICAMP, 1993. WIKIPEDIA. Usabilidade segundo as normas ISOs Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal .Acesso em 10 de outubro de 2010.

You might also like