AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – 4º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Nome: _____________________________________________________________________________________ Conteúdos

Compreensão oral

O aluno é capaz de:
Reter e identificar o essencial da mensagem. Descobrir e apreender o significado de algumas palavras ainda desconhecidas, alargando o vocabulário. Saber escutar, para organizar e reter informação essencial, discursos breves. Falar de uma forma clara e audível. Participar adequadamente nas diferentes situações comunicativas (pede e toma a palavra e respeita o tempo de palavra dos outros). Variar a entoação das frases de acordo com a intencionalidade comunicativa. Produzir breves discursos orais com vocabulário e estruturas gramaticais adequados. Ler em voz alta com fluência textos com extensão e vocabulário adequados.

Ponto forte

Ponto fraco

Observações

Expressão oral

Avaliação oral

Leitura

Ler diferentes tipos de textos e em suportes variados para obter informação e organizar conhecimento. Compreender o essencial dos textos lidos. Localizar num texto a informação pretendida. Escrever com caligrafia legível. Recorrer a técnicas para registar, organizar e transmitir a informação. Escrever pequenos textos, de diferentes tipos, usufruindo do prazer da escrita. Produzir pequenos textos de diferentes tipos tendo em conta a organização em parágrafos e as regras de ortografia e pontuação. Escrever com correcção ortográfica as palavras do vocabulário de uso corrente ou eventual ocorrência de erro em palavras pouco frequentes. Distinguir sons orais e nasais. Classificar palavras quanto ao número de sílabas. Distinguir sílaba tónica e sílaba átona. Classificar palavras quanto à posição da sílaba tónica. Identificar e classificar nomes, verbos e adjectivos. Conhecer algumas regras de flexão nominal: número (singular, plural); género (masculino, feminino); grau (aumentativo, diminutivo). Conhecer algumas regras de flexão verbal: pessoa (1.ª, 2.ª, 3.ª) singular, plural; número (singular, plural); Tempos verbais – presente, futuro, pretérito. Identificar determinantes artigos definidos e indefinidos. Identificar pronomes pessoais.

Expressão escrita

Conhecimento explícito

Manipular palavras (ou grupos de palavras) em frases - expande, substitui, reduz elementos. Identificar e classificar os tipos de frases; Distinguir frase afirmativa e negativa; Distinguir sujeito de predicado; Identificar os constituintes principais da frase. Identificar palavras que pertencem à mesma família. Identificar sinónimos e antónimos. Identificar e aplicar sinais de pontuação: ponto (final), ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, vírgula, dois pontos e travessão. Identificar e aplicar sinais auxiliares de escrita: parênteses curvos, aspas. Identificar os acentos gráficos (agudo, grave, circunflexo) e diacríticos (hífen). Identificar e aplicar regras de ortografia (incluindo a translineação).

Data: _____/_____/________ O Encarregado de educação: ______________________________________________________________________