I.

Projeto de Pesquisa

O projeto de pesquisa consiste na etapa inicial para a elaboração do trabalho final. Através dele são estruturadas as linhas mestras a serem seguidas para se chegar à finalização do trabalho. O projeto é dividido em antetexto, texto e pós-texto, e suas respectivas subdivisões. 1. ANTETEXTO 1.1 Capa A capa é a folha de identificação do aluno, instituição, cidade, ano e título do projeto de pesquisa. 1.2 Folha de Rosto Em seguida à capa, contém, além dos elementos da mesma, a que se destina o trabalho e quem é o professor orientador do trabalho. 2. TEXTO 2.1 Tema 2.1.1 Escolha do tema do seu interesse A escolha do tema pode e deve ser orientada pelo orientador. Porém, quanto mais o tema despertar o interesse do aluno, em conformidade com sua posição ideológica, maior será a motivação do mesmo em desenvolver o trabalho. 2.1.2 Defina claramente o tema Para se ter uma visão clara do tema é indicado ao aluno a leitura prévia de textos sobre o assunto ou algum conhecimento anterior obtido através de leituras e aulas assistidas. 2.1.3 O tema pode ser conhecido ou não Pode-se optar por um tema sobre um assunto pouco conhecido. Ainda assim, a leitura prévia de textos é de vital importância. 2.1.4 A limitação do tema A limitação do tema irá permitir uma concentração da pesquisa e um aprofundamento de seu conteúdo. O fato da monografia lidar com um único assunto não é suficiente. É necessário que a matéria a que o tema se refere seja limitada, estreita. 2.1.5 A problematização do tema Tendo em vista o tema escolhido é necessário submetê-lo a questões, levantadas e respondidas pelo próprio aluno, para se verificar se o assunto continua ainda muito amplo. Isto permitirá a definição de um tema específico, restrito. 2.1.6 As fontes de consulta A determinação do tema exige a verificação prévia do material bibliográfico, da facilidade para seu manuseio, da possibilidade de elaboração de pesquisas de campo (p. ex., entrevistar pessoas, visitar locais). 2.1.7 O tema não precisa ser definitivo Pode-se alterar o tema inicialmente escolhido ao se verificar que o mesmo não está

2 Problematização Consiste no ponto central onde reside a dúvida e que se pretende resolver através da pesquisa. porém. coletando os dados diretamente no local (campo) em que se deram ou surgiram os fatos. 2. jornais.6.9 Recursos Descreve-se os recursos necessários para a execução do projeto.5 Objetivo Consiste nos ideais almejados pelo aluno com o estudo sobre o assunto. Nesta fase orienta-se elaborar um pré-sumário. a razão pela qual o aluno escolheu determinado tema e sua importância para a sociedade. 2. É uma suposição (formulação provisória) que antecede a constatação dos fatos.1 Referências bibliográficas As regras para as referências bibliográficas são as ditadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas .ABNT . colocar os principais itens que pretende ver tratados na sua monografia. 2.3 Hipótese Constitui-se numa resposta antecipada do problema. físicos. teses e dissertações existentes sobre um tema. os quais poderão viabilizar ou não a implementação do mesmo. 2.adequado ao trabalho de pesquisa. A pesquisa bibliográfica é aquela que ocorre com a consulta de livros. 2.8 Cronograma Expresso de acordo com o calendário da Faculdade em consonância com o Coordenador do Curso e orientadores.7 Fundamentação teórica O projeto deverá conter apontamentos teóricos e obras sobre o assunto a ser pesquisado. ou seja. 2. 2.6.4 Justificativa Configura-se como o motivo. PÓS-TEXTO 3. tais como: recursos humanos. ou ainda pela indagação concreta das pessoas envolvidas e interessadas no tema objeto do estudo.6 Metodologia Adotada Neste tópico o aluno deve explicar qual ou quais o(s) tipo(s) de pesquisa utilizada(s). prestados por terceiros. 2. 3. sujeita à sua comprovação. 2. revistas. materiais. consultar o seu orientador.1 Pesquisa bibliográfica Através do estudo da documentação existente sobre o assunto o pesquisador descobre o problema e formula hipóteses para solução. 2. Deve-se.2 Pesquisa de Campo Na pesquisa de campo o aluno assume o papel de observador.

Os objetivos devem ser divididos em: Objetivo Geral e Objetivos Específicos. sua pertinência. e. f. É preciso ir definindo paulatinamente o tema a ser trabalhado. Relevância social – em que a pesquisa pode contribuir para a melhoria e para o avanço da sociedade. A limitação do tema é crucial para delimitar o assunto a ser discutido. É importante que os autores explicitados no quadro teórico-metodológico pertençam a um mesmo eixo norteador. d. Uma boa forma de limitar o tema é questionar como (Por que. submetendo-o a questões para verificar se o mesmo resiste a possíveis indagações. g. h. É necessário ter uma visão clara do tema. bem como permite um aprofundamento maior. por exemplo: identificar. ou ainda dizendo. bem como as categorias e os pressupostos teóricos que demarcarão todo o desenvolvimento da pesquisa. Quanto mais o pesquisador tiver clareza quanto a delimitação do seu problema. considerando que os levantamentos bibliográficos sobre o assunto podem ser melhor compreendidos e modificados posteriormente. etc. bem como os objetivos que pretende alcançar mais facilmente irá localizar sua pesquisa. 2. A fundamentação teórica ocorre em explicitar os conceitos básicos que serão utilizados para proceder-se à análise. Para melhor compor a fundamentação teórica é necessário que se faça uma aprofundada pesquisa sobre o assunto. O tema pode ser conhecido ou não. Quanto ao tema: a. 1. analisar. Projeto de Pesquisa – Roteiro para execução. O tema pode ser provisório. Quadro Teórico-Metodológico – (Pesquisa/Revisão Bibliográfica) – Texto. b. Onde. 3. Objetivos – (Para que fazer – Qual a pretensão com a pesquisa) – Texto. porém o orientador pode orientá-lo quanto a escolha. Quando). O que justifica o Trabalho. O tema deve ser indicado pelo aluno. c. A grande dificuldade do pesquisador é em delimitar sua pesquisa. É preciso que o tema leve a uma problematização possibilitando críticas. Escolha tema do seu interesse.II. Justificativa – (Por que fazer) – Texto. sua importância e relevância para a pesquisa. isso exige leituras prévias de textos escritos sobre o assunto. 4. c. Relevância pessoal – por que o assunto interessa ao pesquisador. Um assunto restrito facilita o trabalho de pesquisa e elaboração do texto. . O aluno deve pontuar: a. Tema e Delimitação – (Assunto especificado no campo de análise). No texto os verbos utilizados são na forma infinitiva. Ao escolher o tema o aluno deve questionar o tema. O tema deve possuir uma ligação com o desenvolvimento da pesquisa e elaboração da futura monografia. Relevância do assunto – refletir se o assunto escolhido é importante para o campo de estudo. recortar o tema dentro de um universo a ser pesquisado. b. i.

O cronograma permite além de possibilitar o cumprimento das exigências institucionais. . de um fenômeno ou de uma questão social. leis. Não ser anunciada em termos muito extensos ou gerais devendo ser específica. Por fim. Ao formulá-la alguns critérios devem ser considerados. Nesse item. Cabe nas limitações palavras de auto-crítica ao alcance do trabalho. Cronograma – (Distribuição dos passos da metodologia no tempo) – Texto/quadro. também compreender a conveniência em se alterar ou não o ritmo de desenvolvimento das atividades. 8. tais como: definição da amostra e coleta de dados. ela propõe suposições sobre uma questão. Já a pesquisa de campo envolve alguns procedimentos. possibilitando avanços na área. b. uma pesquisa deve estar contribuindo para orientar e refletir formas de se pensar uma questão. anuários. pesquisas oficiais e pesquisa bibliográfica. Problematização – (A questão a ser respondida) – Pergunta. Limitações – (Possíveis problemas para implementar o projeto) – Texto. o pesquisador poderá antecipar quais os problemas que poderá enfrentar para implementar o seu projeto. a forma de analisar os resultados. além de utilizar como fontes de pesquisa:censo. 10.5. 7. Bibliografia – (Todos os livros consultados para a execução do projeto) Listar em ordem alfabética de acordo com a ABNT e as normas estabelecidas pela Instituição. formulários e depoimentos. A hipótese tem o papel de indicar os caminhos da pesquisa. Para que o trabalho seja considerado de caráter acadêmico é necessário que o pesquisador possua algumas indagações em torno de um assunto. o acadêmico deve descrever como pretende organizar e analisar os dados. O projeto deve estimar o tempo necessário para a realização de cada uma das etapas do projeto. a pesquisa bibliográfica não exclui o aluno de entrevistas com especialistas sobre o assunto pesquisado. A linguagem deve ser clara e simples. portarias. Porém. de um fato. bem como. O aluno-pesquisador deve utilizar critérios de amostragem corretos. 6. O aluno deve definir. Não se basear em valores morais ou mesmo em idéias de senso comum. tendo como referência o problema da pesquisa e os objetivos que se quer alcançar. c. a. A pesquisa pode ser bibliográfica ou de campo. questionários – abertos e/ou fechados. 9. Hipóteses – (Possíveis respostas à questão-problema) – Texto. Metodologia – (Passos da pesquisa para que se chegue aos objetivos) – Texto. O aluno-pesquisador pode utilizar: entrevistas. A hipótese pode ser considerada um pressuposto. Muito além de responder todas as questões. isso não quer dizer que necessariamente ele precisará enfrentar. evitando ao máximo ambigüidades.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful