You are on page 1of 13

MECNICA CLSSICA CAPTULO 2 - Movimento Unidimensional de uma Partcula 2.

1 Teorema do momento e da energia O movimento de uma partcula governado de acordo com a equao (2.1) O momento linear definido como  Da equao (1), usando-se a equao (2) e o fato de resultado: (2.2) ser constante, obtm-se o seguinte

(2.3) Esta equao estabelece que a taxa de variao do momento linear com o tempo igual fora aplicada, o que evidentemente, a segunda lei de Newton. Este teorema pode ser chamado Teorema de Momento Linear (diferencial). Multiplicando-se a equao (3) por e integrando de t1 a t2, obtm-se a forma integral do Teorema de Momento Linear:  (2.4)

A equao (4) fornece a variao do momento linear devido ao da fora entre os tempos t1 e t2. A integral da direita chamada impulso, que fornecido pela fora F durante esse tempo. A energia cintica definida pela equao:  Multiplicando-se a equao (1) por , obtm-se   (2.6) (2.5)

A equao 6 fornece a taxa de variao da energia cintica, podendo ser chamada Teorema da Energia (diferencial). Multiplicando-se por e integrando de t1 a t2, obtm-se a forma integral do Teorema da Energia.   (2.7)

A equao (7) fornece a variao de energia devido ao da fora entre os tempos t1 e t2. A integral direita denomina-se trabalho, que executado pela fora durante este intervalo de tempo. O integrando direita a taxa de execuo de trabalho com o tempo, chamado potncia, e fornecida pela fora . Como   , pode-se reescrever a integral do trabalho de forma conveniente, quando F conhecida em funo de :   (2.8)

2.2 Discusso do problema geral do movimento unidimensional (2.9)

2.3 Fora aplicada dependente do tempo Se uma fora F for dada como funo do tempo, ento possvel resolver a equao de movimento (9) da seguinte maneira: y multiplicando-a por e integrando desde um instante inicial t0 at um instante t qualquer posterior ou (anterior).

Obteremos a equao (4) que, para o presente caso, :      (2.10)

Como uma funo conhecida de t, a integral direita pode ser revolvida, pelo menos a princpio, e o segundo membro ser ento uma funo de t (e de t0). Podemos escrever para a seguinte soluo.  Multiplicando agora por e integrando novamente de t0 a t: (2.9)

(2.12)  2.4 Fora de amortecimento dependente da velocidade

(2.13)

Outro tipo de fora que permite uma soluo fcil da equao (9) o caso que funo de :

somente

(2.27) y para resolv-la, multiplica-se a equao anterior por      e integra-se de t0 a t:

(2.28) A integral esquerda pode ser calculada, pelo menos em princpio, quando conhecida, tendo-se como resultado uma equao que contm a incgnita . Resolvendo esta equao para determinar , o resultado ser uma equao da forma  O resultado para ser, ento  (2.30) (2.29)

Em certos casos e em certos intervalos de velocidade, a fora de atrito proporcional a algumas potncias fixas da velocidade: (2.31) Sendo um nmero inteiro e mpar, o sinal negativo deve ser escolhido na equao acima; em caso contrrio, o sinal deve ser escolhido de maneira que a velocidade tenha sempre sinal oposto (a fora de atrito sempre oposta velocidade). Exemplo: Considere um barco cuja velocidade inicial . Desligados os motores no instante = 0, quando est na posio = 0, supe-se que a fora de atrito seja dada pela equao 2.31 com = 1. Escrevendo a equao do problema: (2.32) y multiplica-se a equao por    e integra-se de t0 a t.  

Verifica-se que se p , pg, como deveria, mas que o barco nunca atingir o repouso completo em tempo finito. O resultado para    (2.34) Quando pg, se aproxima do valor limite (2.35) Logo, possvel especificar uma distncia definida em que o barco percorre at parar. Embora, de acordo com o resultado acima, Eq. (2.33), a velocidade nunca se torne exatamente iguala a zero, quando t suficientemente grande, a velocidade torna-se to pequena que o barco estar praticamente parado. Escolhendo-se um valor pequeno da velocidade de modo que, quando  , considera-se o barco parado. Define-se, ento, o tempo para o barco parar como   (2.36)

(2.33)

Como o logaritmo uma funo de variao lenta, o tempo no depender muito do escolhido, desde que seja muito menor que . Frequentemente instrutivo expandir a soluo em srie de Taylor em potncias de t. Expandindo-se os segundos membros das Eqs. (2.33) e (2.34) em uma srie de potncias em t, obtm-se   Srie de Taylor para algumas funes simples (2.37)

(2.38)

As sries de Taylor so extremamente teis na obteno de aproximaes de frmulas complicadas e so vlidas quando pequeno.

2.5 Fora conservativa dependente de posio (Energia Potencial) Um dos mais importantes tipos de movimento ocorre quando a fora coordenada : s funo da

(2.39) Multiplicando esta equao por , e usando que     , temos

Integrando a equao acima, encontraremos o teorema da energia (2.8)

(2.40) A integral direita o trabalho realizado pela fora quando a partcula caminha de para . Define-se, ento, a energia potencial como o trabalho realizado pela fora quando a partcula desloca-se de a um ponto de referncia, :  Em termos de  (2.41)

, pode-se escrever a integral da Eq. (2.40), como se segue: (2.42)

Com o auxlio da Eq. (2.42) a Eq. (2.40) torna-se  (2.43)

A grandeza no membro direita depende somente das condies iniciais, sendo, portanto, constante durante o movimento. Ela denominada energia total . Obtm-se assim a lei de conservao de energia cintica mais energia potencial, vlida, como pode ser verificada, quando a fora s depende da posio:  Resolvendo para v, obtm-se  A funo obtida resolvendo a equao para (2.44)

(2.45)

 Neste caso, as condies iniciais so expressas em termos de  e .

(2.46)

Ao aplicar a Eq. (2.46) e resolver a raiz quadrada indicada no integrando, deve-se tomar cuidado para usar o sinal apropriado, dependendo se a velocidade v, dada pela Eq. (2.45), positiva ou negativa. Nos casos em que v positiva durante algumas partes do movimento e negativa durante outras partes, pode ser necessrio resolver a integral da Eq. (2.46) para cada parte do movimento.

Da definio (2.41), pode-se exprimir a fora em termos da energia potencial:   (2.47)

Como exemplo, vamos considerar o problema de uma partcula submetida fora restauradora, como uma massa ligada a uma mola:  (2.48)

Tomando-se

, a energia potencial   (2.49)

 A Eq. (2.46) torna-se, neste caso, com

   Fazendo as substituies abaixo       

(2.50)

(2.51)

(2.52)

 Mudana da varivel de integrao          onde           

Pode-se obter x da Eq. (2.51)

(2.53)

(2.54)

Logo, a coordenada oscila harmonicamente no tempo, com a amplitude e frequncia . As condies iniciais so determinadas aqui pelas constantes e , relacionadas a e por  (2.55)   (2.54)

Para uma dada energia , verifica-se na Eq. (2.45) que a partcula est confinada aquelas regies no eixo dos onde e Alm disso, a velocidade proporcional raiz quadrada da diferena entre e Logo, fazendo-se um grfico de em funo de , pode-se descrever qualitativamente as espcies possveis de movimentos.

Para a funo energia potencial mostrada na Fig. 2.1, verifica-se que a menor energia possvel . Nesta energia, a partcula s pode permanecer em repouso em . Com a energia um pouco maior, a partcula pode mover-se entre e ; sua velocidade decresce quando se aproxima de ou e quando atinge esses dois pontos para e seu movimento reverte. Os pontos e denominam-se pontos de retorno do movimento. Com a energia , a partcula pode oscilar entre os pontos e , ou permanecer em repouso em . Com a energia , haver quatro pontos de retorno e a partcula e a partcula poder oscilar em qualquer um dos dois vales do potencial. Com a energia , existe somente um ponto de retorno; se a partcula inicialmente desloca-se para a esquerda, ela inverter seu movimento em e retornar para a direita acelerando nas descidas dos vales entre e e desacelerando nas subidas desses vales. No caso de energias acima de no haver pontos de retorno e a partcula s se mover em uma direo, variando sua velocidade de acordo com a profundidade do potencial em cada ponto. Um ponto onde tem um mnimo denomina-se ponto de equilbrio estvel. Uma partcula em repouso num desses pontos permanecer em repouso. Se for deslocada numa distncia pequena, a partcula experimentar uma fora restauradora tendendo a retornar ao ponto de equilbrio e oscilar em torno deste ponto. Um ponto onde tem um mximo chama-se ponto de equilbrio instvel. Na teoria, uma partcula em repouso nesse ponto pode permanecer em repouso, desde que a fora aplicada seja igual zero, porm se for ligeiramente deslocada desta posio, a fora que atua sobre ela a empurrar para mais longe da posio de equilbrio. Pontos de equilbrio Definio: ou seja, a fora sobre a partcula igual zero

Ponto de equilbrio estvel

Ponto de equilbrio instvel

2.6 Corpos em queda livre Um corpo em queda livre prximo superfcie terrestre, desprezada a resistncia do ar, acha-se submetido ao de uma fora constante  Onde se considera positiva a direo para cima. A equao do movimento  (2.65) (2.64)

Para incluir os efeitos da resistncia do ar, suponha-se que a fora de atrito seja proporcional a , de forma que a fora total ser  Neste caso o problema deve ser tratado como um caso de F  : (2.67) (2.66)

Considerando que

em 

 , procede-se como na seo 2.4 [Eq. (2.28)] (2.68)

Integrando e explicitando :  (2.69)

Pode-se obter uma frmula til para intervalos pequenos do tempo de queda, expandindo a funo exponencial em uma srie de potncias:  Logo, para um intervalo pequeno de tempo (2.70)

, aproximadamente, e o efeito da

resistncia do ar pode ser desprezado. Aps um intervalo de tempo longo, verifica-se da Eq. (2.69) que   

A velocidade denomina-se velocidade terminal do corpo em queda livre. Para determinar a constante , usa-se a velocidade terminal obtida experimentalmente. Agora, integrando-se a Eq. (2.69), considerando  Pela expanso em srie de potncias da funo exponencial, obtm-se  (2.70) (2.70)

2.7 Oscilador Harmnico Simples O problema mais importante no movimento unidimensional e felizmente um dos mais fceis de resolver o do oscilador harmnico ou linear. O exemplo mais simples o de uma massa presa a uma mola cuja constante elstica . Medindo-se , a partir da posio da mola em repouso, ento a mola exerce uma fora restauradora (2.87) A energia potencial associada a esta fora (2.88) A equao do movimento, admitindo-se que nenhuma outra fora age sobre o corpo, (2.89) A Eq. (2.89) descreve o oscilador harmnico livre, cuja soluo foi obtida na Seo 2.5. O movimento uma oscilao senoidal simples em torno do ponto de equilbrio. Em todos os casos fsicos, existe uma fora de atrito agindo sobre o corpo, embora ela seja frequentemente muito pequena. Como boa aproximao, na maioria dos casos, particularmente quando a fora de atrito pequena, pode-se supor que a fora de atrito proporcional velocidade. Como esta quase que a nica fora de atrito para o qual o problema resolvido facilmente, melhor restringir a ateno a este caso. Usando-se a Eq. (2.31) como n = 1 para a fora de atrito, a equao do movimento torna-se (2.90) Esta equao descreve o oscilador harmnico amortecido. O seu movimento, pelo menos no caso de amortecimentos pequenos, consiste numa oscilao senoidal cuja amplitude descreve

gradualmente, como ser visto mais adiante. Se o oscilador estiver sujeito a uma fora adicional F(t), seu movimento ser descrito pela seguinte equao: (2.88) Se for uma fora de variao senoidal, a Eq. (2.91) leva o fenmeno da ressonncia, onde a amplitude se torna muito grande quando a frequncia da fora aplicada se iguala frequncia natural do oscilador livre, sem amortecimento. 2.8 Equaes Diferenciais Lineares com Coeficientes Constantes Equao do Movimento Harmnico No Amortecido A equao diferencial que descreve esse movimento (1) Dividindo a equao acima pela massa m obtemos a equao diferencial de segunda ordem (2) onde . Dizemos que a Equao (2) descreve um movimento harmnico simples ou movimento livre no amortecido. Duas condies iniciais bvias associadas com (2) so  e , representando, respectivamente, o deslocamento e a velocidade iniciais da massa. Soluo e Equao do Movimento Para resolver a Equao (2), observamos que as solues da equao auxiliar so nmeros complexos , . Assim, com base em (8) na Seo 4.3, (clculo) determinamos a soluo geral de (2) como Equao do Movimento Harmnico Amortecido No estudo de mecnica, as foras de amortecimento que atuam sobre um corpo so consideradas proporcionais a uma potncia da velocidade instantnea. Em particular, vamos supor durante toda a discusso subsequente que essa fora dada por um mltiplo constante de . Quando no houver outras foras externas agindo sobre o sistema, segue da segunda lei de Newton que (4) onde positivo e chamado constante de amortecimento e o sinal negativo uma consequncia do fato de que a fora amortecedora age no sentido oposto ao movimento.   (3)

Dividindo-se (4) pela massa amortecido

, obtemos a equao diferencial do movimento harmnico

(5)  

onde P

O smbolo 2P foi usado somente por convenincia algbrica, pois a equao auxiliar P e as razes correspondentes so portanto, P P , P P

Podemos agora distinguir trs casos possveis, dependendo do sinal algbrico de P . P Como cada soluo contm o fator de amortecimento P , o deslocamento da massa fica desprezvel aps um longo perodo. Caso I: P Nessa situao, dizemos que o sistema superamortecido, pois o coeficiente de amortecimento b grande quando comparado com a constante k. A soluo correspondente de (5)
P P

(5)

Essa equao representa um movimento suave e no oscilatrio. Caso II: P Dizemos ento que o sistema criticamente amortecido, pois qualquer decrscimo na fora de amortecimento resulta em um movimento oscilatrio. A soluo geral de (5)
P

(6)

Nesse caso, dizemos que o sistema subamortecido, pois o coeficiente Caso III: P de amortecimento pequeno quando comparado a constante da mola. As razes e agora so complexas. P P , P P

Assim sendo, a soluo geral da Equao (5)


P

P
P

(7) , as amplitudes de

O movimento descrito por (15) oscilatrio; mas, por causa do fator vibrao p 0 quando t p g. Equao do Movimento Harmnico Forado com Amortecimento

Consideremos agora uma fora externa agindo sobre uma massa vibrante em uma mola. A incluso de F(t) na formulao da segunda lei de Newton resulta na equao diferencial do movimento forado ou induzido. (7) 2.9 Oscilador Harmnico Amortecido A equao de movimento para partculas submetidas a uma fora linear restauradora e a uma fora de atrito proporcional sua velocidade (2.124) onde pontos representam derivadas em relao ao tempo. Aplicando-se o mtodo desenvolvido na Seo 2.8 e fazendo a substituio (2.98), obtm-se (2.125) A soluo ser

(2.125)

You might also like