Planificação da aula De: 15.Maio.2012 Tempo: 90 minutos Turmas: 6.ºC e 6.

ºD Unidade curricular: Ciências da Natureza

Unidade Parte III – Transmissão da vida Tema 1: Reprodução humana e crescimento Conteúdos Ciclo Ovárico: Fase folicular, ovulação e fase do corpo amarelo; Fecundação; Desenvolvimento embrionário: segmentação, gastrulação e organogénese; Âmnio; Nidação; Placenta e Cordão Umbilical.

Objetivos Compreender e enumerar as diferentes fases do ciclo ovárico; Compreender o fenómeno da fecundação; Compreender e enumerar as fases do desenvolvimento embrionário; Compreender a importância da placenta e do cordão umbilical. Competências Ser capaz de responder a questões relativas à matéria dada; Ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações propostas; Ser capaz de representar de forma real os sistemas reprodutores humano feminino e masculino; Ser capaz de reconhecer as fases do ciclo ovárico; Ser capaz de identificar os fenómenos da reprodução, como a fecundação, nidação, …; Ser capaz de reconhecer o desenvolvimento embrionário; Ser capaz de reconhecer a importância da placenta e do cordão umbilical.

Metodologias/Estratégias

Abertura das lições. Registo do plano de aula1. Revisão da aula anterior e encadeamento com a presente2. Exposição de um PPT com os diferentes conteúdos a abordar3.

Atividades Correção do trabalho de casa4. Visionamento de dois pequenos vídeos sobre a fecundação5. Resolução, a pares, de uma ficha de trabalho (Completar espaços, Cronograma e Sopa de letras)6. Correcção da ficha de trabalho em grande grupo7. Resolução da atividade Para descobrires da página 160 e 161 (até à pergunta 4)8.

Trabalho de casa (Não foi enviado qualquer trabalho de casa)

Avaliação Observação directa do trabalho realizado em sala de aula, relativamente à participação oral e escrita e empenho na mesma.

Reflexão Os materiais utilizados para ministrar a aula são adequados aos conhecimentos dos alunos o que despertou o interesse dos mesmos, logo, a sua atenção ficou redobrada e o comportamento foi satisfatório em ambas as turmas. A aula decorreu sem problemas e confusões devido ao interesse dos alunos na matéria lecionada e na forma de apresentação da mesma. Os alunos iam colocando bastantes questões quando as suas dúvidas surgiam e não ficavam envergonhados e com medo de participar o que revela que já se sentem à vontade com a matéria. Demonstraram também um maior interesse e vontade de saber mais acerca deste assunto.

1 2

Anexo 4 Inserido no plano de aula do dia 15 de maio de 2012 (Anexo 4) 3 Anexo 5 4 Inserido no plano de aula do dia 15 de maio de 2012 (Anexo 4) 5 Anexo 6 6 Inserido no plano de aula do dia 15 de maio de 2012 (Anexo 4) 7 Inserido no plano de aula do dia 15 de maio de 2012 (Anexo 4) 8 Inserido no plano de aula do dia 15 de maio de 2012 (Anexo 4)

Sumário Pequena revisão sobre a fecundação9. Correção do trabalho de casa10. Visualização de dois vídeos relacionados com a fecundação11 Realização de uma ficha de trabalho e correção da mesma12.

9

Inserido no plano de aula do dia 15 de maio de 2012 (Anexo 4) Inserido no plano de aula do dia 15 de maio de 2012 (Anexo 4) 11 Anexo 6 12 Inserido no plano de aula do dia 15 de maio de 2012 (Anexo 4)
10

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful