You are on page 1of 1

CURSO: UNESP/Redefor (Filosofia) TUTOR: Ricardo Rui Carbonelli CURSISTA: Marcos Goulart dos Santos TURMA: 04 Especializao para

a docentes em Filosofia MDULO: 03 NOME DA DISCIPLINA: I Encontro Presencial Diretoria de Ensino ATIVIDADE: Redigir um texto a partir do tema: Cincias humanas: Conhecimentos, saberes e prtica docente.

As cincias humanas ou humanidades so as disciplinas que tratam dos aspectos do homem como indivduo e como ser social, tais como a filosofia, sociologia, cincia poltica, antropologia, histria, lingstica, pedagogia, economia, administrao, contabilidade, geografia humana, direito, arqueologia, teologia, psicologia, entre outros. Visa compreender o homem em suas particularidades no obstante sua relao consigo mesma, com o outro e com o meio; a prtica docente em cincias humanas requer do docente uma apreenso mais abrangente dos temas supracitados, uma vez que o conhecimento de determinada rea no se fecha em si mesmo. As cincias humanas se aproximam quanto ao objeto, e se diferenciam quanto a forma que observa este objeto, ou seja, em suas mltiplas perspectivas as cincias humanas coloco o homem como centro de sua ao reflexiva seja do ponto de vista terico, seja prtico. Ao se falar em reas de conhecimento como histria, geografia, sociologia e filosofia no estamos apenas fazendo definies no campo semntico, elas se se diferenciam na prxis, nas suas abordagens, mesmo quando temos como objeto central o homem e sua relao como o mundo, no entanto, ao exercer sua prxis todas elas se entrelaam, se movimentam, mesclam-se, pois uma no se faz sem um referencial, isto , h sempre a necessidade reportar-se a outro saber para tratar de especificidades. Ento, a o ensino de CHT1 j se exerce multidisciplinarmente e interdisciplinarmente, no entanto, a formao com enfoque mais humanista ainda urgente, pois alguns docentes tm deficincias de fazer um passeio em outras disciplinas para situar sua abordagem. Tambm necessrio reformular alguns aspectos prticos para que o discente consiga compreender que ao abordamos por exemplo um tema filosfico de determinado autor que esta tem um espao temporal, geogrfico o sociolgico, este o desafio, ensinar o discente a ter um insight que as CHTs se inter-relacionam bem como se diferenciam.

Cincias Humanas e suas Tecnologias.

You might also like