You are on page 1of 3

Curso: Tcnico em Radiologia Disciplina: Anatomia e Fisiologia Humana

Professor: Diogo Maciel Turno: Noturno

S IS T E M A A R T IC U L A R
Artrologia o estudo das articulaes ou junturas sendo unies funcionais entre os diferentes ossos do esqueleto. Essas unies no so feitas da mesma forma para todos os ossos, variando, portanto com maior ou menor possibilidade de movimento e tipo de tecido interposto aos ossos. Em algumas articulaes, os ossos so mantidos por fixaes imveis, como as suturas ou as articulaes entre praticamente todos os ossos do crnio. Nas articulaes sinoviais,as clulas que revestem o interior da cpsula fibrosa formam uma membrana incompleta a membrana sinovial que secreta um liquido lubrificante. Existem ainda resistentes feixes fibrosos, chamados ligamentos, que reforam a unio entre os ossos na juntura. CLASSIFICAO As articulaes ou junturas so separadas nos trs seguintes grupos, tendo como base em sua classificao, sua estrutura e mobilidade: A) Fibrosas (sinartroses) ou imveis; B) Cartilaginosas (anfiartroses) ou com movimentos limitados; C) Sinoviais (diartroses) ou junturas de movimentos amplos. O critrio utilizado para tal classificao o material que se interpe s estruturas sseas articuladas. ARTICULAO FIBROSA composta por tecido conjuntivo fibroso. A grande maioria encontrada no crnio. Obviamente a mobilidade dessa juntura extremamente reduzida, embora o tecido fibroso conceda certa elasticidade ao crnio (antes da maturao ssea). Existem trs variedades de articulaes fibrosas: Sindesmose Sutura Gonfose Sindesmoses: Nestas articulaes, o tecido interposto fibroso, mas no ocorre entre os ossos do crnio. Na anatomia, o nico exemplo descrito de sindesmose a tbio-fibular (extremidades distais da tbia e da fbula). Suturas: So encontradas nos ossos do crnio. A maneira em que as bordas dos ossos se encontram nos permitem ainda classifica-las em suturas planas (retilneas), suturas escamosas (bisel), suturas serreadas linha dentada) ou sutura esquindilese (encaixe). Gonfose: a articulao por insero de um processo cnico em uma cavidade; observada nas articulaes das razes dos dentes com os alvolos da mandbula e da maxila. ARTICULAO CARTILAGINOSA

So as articulaes nas quais a juno dos ossos feita por tecido cartilaginoso. Existem duas variedades: a sincondrose e a snfise. Sincondrose: Forma temporria de articulao, na qual a cartilagem convertida em osso antes da idade adulta. Essas articulaes so encontradas entre as epfises e os corpos dos ossos longos, entre o occipital e o esfenide na poca do nascimento e por alguns anos depois, e entre a parte petrosa do temporal e o processo jugular occipital. Snfise: a articulao na qual as superfcies sseas so unidas por discos fibrocartilagneos, achatados, como nas articulaes entre os corpos das vrtebras ou entre os ossos pbicos.

ARTICULAES SINOVIAIS Representam a maioria das junturas do corpo. Nessas junturas,as superfcies sseas so recobertas por cartilagem articular e unidas por ligamentos revestidos por membrana sinovial. Possuem ampla mobilidade, e o elemento que se interpe s estruturas sseas a sinvia ou lquido sinovial. Assim, o contato entre as superfcies articulares no a principal estrutura ou caracterstica,mas sim a cpsula articular. A cpsula articular uma espcie de manguito que envolve a articulao, fixando-se nos ossos que se articulam. A cavidade articular o espao virtual onde se encontra o liquido sinovial, responsvel pela lubrificao que reduz o atrito entre as estruturas, permitindo o deslizamento com o menor desgaste possvel. Assim, cpsula articular, cavidade articular e liquido sinovial (sinvia) so caractersticas de articulaes (junturas) sinoviais.

PRINCIPAIS MOVIMENTOS DAS ARTICULAES Os movimentos de uma articulao se fazem obrigatoriamente sobre o que chamamos de eixo de movimento. Movimentos Angulares: H diminuio ou aumento do ngulo entre o segmento que se desloca e o que permanece fixo. Quando diminui h a flexo e quando aumenta h a extenso. No caso especifico do p, no utilizamos os termos flexo e extenso, e sim, os termos dorsiflexo ou plantiflexo (flexo plantar). Aduo e Abduo: Movimento no qual o segmento deslocado em direo ao plano mediano (aduo) ou opostamente (abduo). Rotao: O segmento gira em torno de um eixo longitudinal. Podemos diferenciar rotao medial (voltada para o plano mediano; linha mediana) e lateral, lembrando que sempre considerando a posio anatmica como ponto de partida, levando em conta a regio ventral do segmento.

Circundao: Podemos dizer que a combinao de todos os movimentos, como, aduo, abduo, extenso, flexo e rotao. Consiste em transcrever um cone imaginrio. Em geral, as articulaes esferides so as nicas capazes de realizar este movimento.

CLASSIFICAO MORFOLGICA DAS ARTICULAES SINOVIAIS

1) Plana: As superfcies articulares so planas ou ligeiramente curvas, permitindo um suave deslizamento entre elas. Um exemplo caracterstico a articulao sacroilaca. Outros exemplos so as articulaes dos ossos do carpo e do tarso (que em conjunto, permitem uma mobilidade considervel). 2) Gnglimo(dobradia): Movimentos de flexo e extenso (cotovelo). So monoaxiais (permitem apenas um grau de movimento). 3) Trocide: Neste tipo, uma das superfcies articulares cilndrica, permitindo a rotao em um eixo nico de movimento longitudinal ou vertical. Um exemplo clssico a articulao rdio-ulnar proximal, responsvel pelo movimento de pronao e supinao do antebrao. 4) Condilar: Uma das superfcies articulares elpticas; estas estruturas permitem flexo, extenso, aduo, abduo, mas no a rotao. So biaxiais (permitem dois graus de movimento), e um exemplo a articulao rdio-crpica e a ATM. 5) Em sela: A estrutura da superfcie articular apresenta uma concavidade num sentido e convexidade em outro. A articulao carpometacrpica do 1 dedo um exemplo disto. considerada biaxial pois apesar de realizar a circundao, no realiza a rotao isoladamente. 6) Esferide: Apresentam segmentos esferides que se encaixam em receptculos ocos. Este tipo de articulao permite os movimentos triaxiais (trs graus de movimento) e, portanto, os de maior variao. O ombro e o quadril permitem movimentos de rotao, circundao, flexo, extenso, aduo e abduo.

You might also like