You are on page 1of 25

SINDICATO DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DO ESTADO DE MATO GROSSO SINEPE/MT

www.sinepe-mt.org.br sinepe-mt@sinepe-mt.org.br

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DO VALE DO ARAGUAIA ESTADO DE MATO GROSSO SINTRAE/VAMT

sintraevamt@hotmail.com

CONVENO COLETIVA DE TRABALHO

2 0 1 1 / 2 0 1 2

Abril/2011

2 Categoria Econmica - Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Mato Grosso SINEPE-MT, com sede na Rua Marechal Deodoro, n 455, 1 andar, sala 03, Bairro Aras em Cuiab-MT 78005-100 (65) 3621-4548 sinepe-mt@sinepe-mt.org.br www.sinepe-mt.org.br Com registro no Ministrio do Trabalho e Emprego sob o n. 24230.001080 de 1986 Liv. 105 Fls. 57, Cdigo de Entidade Sindical do Ministrio do Trabalho e Emprego n. 015.267.02710-7, inscrita no CNPJ/MF sob o n. 00.963.876/0001-33, representado por seu Presidente Senhor Gelson Menegatti Filho, residente e domiciliado em Cuiab-MT. Categoria Profissional Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Vale do Araguaia Estado de Mato Grosso SINTRAE-VAMT, com sede na Rua Mato Grosso, n 445, sala 10, Centro em Barra do Garas - MT 78600-000 (66) 9967-6797 sintraevamt@hotmail.com - Com registro no Ministrio do Trabalho e Emprego sob o n. 46000.002334/94, D.O.U. 08/06/1994, seo I, p.8221, Cdigo de Entidade Sindical do Ministrio do Trabalho e Emprego n. 027.522.05383-3 - inscrita no CNPJ/MF sob o n. 86.789.864/0001-50, representado por seu Presidente Valdemar Faresin, residente e domiciliado em Barra do Garas - MT. Com fundamento na Constituio Federal e no art. 611 e seguintes da Consolidao das Leis do Trabalho, as entidades sindicais supra citadas celebram, por meio do presente instrumento, a seguinte CONVENO COLETIVA DE TRABALHO 2011/2013.

CAPTULO I DA VIGNCIA CLUSULA 1. - Este instrumento normativo ter vigncia de 24 (vinte e quatro) meses, quanto s clusulas sociais, entrando em vigor ao 1 de abril de 2011 e com trmino em 31 de maro de 2013. DATA-BASE CLUSULA 2. - A data-base da categoria dos trabalhadores em estabelecimentos particulares de ensino da base territorial do SINTRAE-VAMT, fica estabelecida para o dia 1 de abril de cada ano.

CAPTULO II DO REAJUSTAMENTO CLUSULA 3. - A partir de 1 de abril de 2011, os salrios dos trabalhadores em estabelecimentos particulares de ensino sero reajustados pelo percentual de 6,7% (seis inteiros vrgula sete por cento) sobre os salrios devidos em abril de 2010. 1. - Em 1 de abril de 2012, os Estabelecimentos de Ensino devero aplicar, sobre os salrios devidos em abril de 2011, o percentual definido pelo ndice inflacionrio do perodo compreendido entre 1 de abril de 2011 e 31 de maro de 2012, apurados pelo IBGE (INPC), composto com 1,0% (um inteiro por cento), a ttulo de aumento real.

3 2. - A partir de 1 de abril de 2013, os pisos salariais estipulados nas Clusulas 22, 35 e 45 desta Conveno sero reajustados pelo percentual definido pelo ndice inflacionrio do perodo compreendido entre 1 de abril de 2011 e 31 de maro de 2012, apurados pelo IBGE (INPC), composto com 1,0% (um inteiro por cento), a ttulo de aumento real. ABRANGNCIA CLUSULA 4. O presente instrumento normativo aplica-se s relaes de trabalho existentes, ou que venham a existir, na Regio do Vale do Araguaia - Estado de Mato Grosso, entre os trabalhadores em estabelecimentos particulares de ensino de: Educao Infantil (creches, hotis infantis e similares), Ensino Fundamental do I ao IX ano, Ensino Mdio, Ensino Tcnico-Profissional, Ensino Superior, Ensino a Distncia, Cursos de Ps-Graduao, Cursos Preparatrios para Concursos e similares, Cursos Pr-vestibulares, Cursos Tecnlogos, Ensino Especial e posteriores, Curso de Idiomas, Escolas de Msica, Escolas de Artes, Escolas de Dana, Fundaes mistas e privadas, Cooperativas Educacionais, Ensino Supletivos, Cursos de Educao de Jovens e Adultos, e estabelecimentos de ensino mantidos pelo SESC, SESI e pelos Servios Nacionais de aprendizagem (SENAC, SENAI, SENAT, SENAR e outros) em todos os nveis e modalidades de ensino, independente de sindicalizao. BASE TERRITORIAL CLUSULA 5. A base territorial do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino do Vale do Araguaia SINTRAE-VAMT composta pelos muncipios a seguir: Barra do Garas, gua Boa, Alto Boa Vista, Araguaiana, Campinpolis, Cana Brava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confresa, General Carneiro, Nova Xavantina, Pontal do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Ribeiro Cascalheira, So Flix do Araguaia, So Jos do Xingu, Torixoru, Vila Rica, Novo So Joaquim, Querncia, Nova Nazar, Novo Santo Antnio, Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Luciara, Santa Terezinha, Santa Cruz do Xingu e Primavera do Leste.

TTULO I - DOS PROFESSORES CAPTULO III DO PROFESSOR CLUSULA 6. - Considera-se como Professor, para os efeitos deste instrumento normativo, aquele que tem por funo no Estabelecimento de Ensino, em carter no eventual ou de atividade acessria, ministrar aulas e realizar atividades pertinentes. 1. Atividades pertinentes so todas as atividades pedaggicas ou ligadas ao magistrio, como pesquisa, preparao, planejamento de aulas, o ensino em classe propriamente dito, a aplicao, avaliao das provas, lanamentos das notas e participaes em conselhos de docentes. CAPTULO IV DOS SALRIOS CLUSULA 7. Os salrios dos professores so fixados pelo nmero de aulas semanais, em conformidade com os horrios e do disposto na CLT, em seu art. 320 e pargrafos. PARGRAFO NICO. - O pagamento subseqente, considerando-se para esse acrescida cada uma delas de mais 1/6 acordo com disposto na lei n 605/49 far-se- mensalmente, at o quinto dia til do ms efeito cada ms constitudo de quatro semanas e meia, de seu valor como repouso semanal remunerado, de de 05/01/1949, ser calculada pelo nmero de aulas

4 semanais, na conformidade dos horrios, pela seguinte frmula: NMERO DE AULAS NA SEMANA X 4,5 SEMANAS X VALOR DA HORA-AULA + 1/6 RSR = (5,25 SEMANAS). DO ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIO CLUSULA 8. - Aps 05(cinco) anos de efetivo e ininterrupto exerccio no mesmo Estabelecimento de Ensino, o professor faz jus a um adicional de 5%(cinco inteiros por cento) do salrio, percentual que se elevar para 10% (dez inteiros por cento), a partir de 10 (dez) anos e 15% (quinze inteiros por cento) a partir de 15 (quinze) anos. DA TITULAO CLUSULA 9. Todos os estabelecimentos de ensino estaro obrigados a pagar aos seus Professores um adicional por titulao, incidente sobre o valor hora-aula, nos percentuais mnimos de: I. II. III. Especializao 5% (cinco por cento); Mestrado 8 % (oito por cento); Doutorado 10% (dez por cento).

1 - Em qualquer hiptese ser devido o percentual maior, no sendo os mesmos cumulativos. 2 - Para ser devido o adicional, a titulao dever corresponder rea de atuao especfica do professor no estabelecimento de ensino. 3 - A percepo dos devidos percentuais est condicionada a apresentao do respectivo diploma expedido e registrado por instituio reconhecida pelo MEC, e, no caso de expedido por instituio estrangeira, do seu reconhecimento pela instituio empregadora ou pelo rgo Federal competente. 4 - No devido o pagamento do adicional de titulao aos Coordenadores, Auxiliares de Sala de Educao Infantil, Auxiliares de Professores do I ao IX Ano, Monitores de Educao a Distncia e Monitores da Educao Infantil.

CAPTULO V DA CARGA HORRIA DO PROFESSOR CLUSULA 10. - A organizao do horrio e suas modificaes eventuais processar-se-o mediante comum acordo entre o Estabelecimento de Ensino e o Professor. 1. - O horrio de aulas, no incio do ano letivo, ser elaborado de comum acordo, e por escrito, entre o estabelecimento de ensino e o professor. 2. - A modificao de horrio, aps o incio do ano letivo, dever ser de comum acordo, e por escrito, entre o estabelecimento de ensino e o professor. 3. Se na organizao dos horrios no incio do ano letivo houver horrio vago entre aulas (janelas), sem concordncia do professor, manifestada por escrito, este far jus ao recebimento de um salrio aula por intervalo correspondente ao nmero de aulas vagas, a ttulo indenizatrio. 4. - Se no transcurso do perodo letivo, houver modificao que cause horrio vago entre aulas (janelas), o pagamento das janelas ser obrigatrio, devendo o professor permanecer disposio da Escola neste perodo.

5 5. - O pagamento previsto no 4 s ser devido enquanto permanecer o horrio vago, durante o perodo letivo, em consonncia com o disposto no artigo 321 da CLT. CLUSULA 11. - No se pode exigir do docente, no perodo de provas e exames, prestao de trabalho que exceda sua carga horria contratual semanal. CLUSULA 12. Os estabelecimentos de ensino podero contratar professores para desempenhar jornada de trabalho superior ao limite previsto no art. 318 da CLT, limitado a 40 (quarenta) aulas semanais, desde que pratiquem salrio hora aula superior a 50% (cinquenta por cento) do piso salarial previsto na clusula 22 deste instrumento. PARGRAFO NICO Na hiptese do caput, o adicional previsto no art. 318 da CLT somente ser devido sobre as aulas que excederem ao limite de 40 (quarenta) aulas semanais. CLUSULA 13. - So irredutveis a carga horria e remunerao do professor, exceto se resultantes: 1. A pedido do professor. 2. - Ocorrendo diminuio na carga horria por solicitao do professor ou devido reduo de turmas, ou, ainda, por mudana da grade curricular, o professor poder optar por permanecer no estabelecimento de ensino com remunerao correspondente nova carga horria resultante, no se configurando, nestes casos, modificao unilateral do contrato de trabalho ou reduo salarial. A solicitao, tanto da parte do professor; e a comunicao da diminuio, por parte do estabelecimento, dever ser feita por escrito. 3. - na forma constitucionalmente prevista. CLUSULA 14. - No pode o empregador transferir o docente de uma disciplina para outra sem o seu consentimento expresso. 1. - O docente no pode ser transferido de um nvel de ensino para outro, sem o seu consentimento expresso, se houver reduo da remunerao. 2. - Ocorrendo supresso de disciplina no currculo escolar, em virtude de alterao do ensino, o docente dever ser reaproveitado pelo estabelecimento em outra disciplina na qual possua habilitao legal, havendo disponibilidade de aula. CLUSULA 15. - Considera-se como aula o trabalho letivo com durao mxima de: I 60 (sessenta) minutos, no Ensino Infantil, nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, Tcnico Profissional, Cursos Livres, Tecnolgico Superior, Ensino Superior, Idiomas, Escolas de Msica, Artes e Dana; II 50 (cinqenta) minutos nos demais cursos, anos e sries. 2. - O tempo que ultrapassar, em trabalho letivo, a durao prevista nesta Clusula, ser remunerado proporcionalmente, tendo por base de clculo o valor do salrio-aula. 3. - No cabe remunerao pelos intervalos existentes para descanso entre as aulas do turno. DO ADICIONAL DE ATIVIDADE FORA DO MUNICPIO CLUSULA 16. Fica assegurado aos Professores que exercerem suas atividades em outros municpios, a servio do mesmo estabelecimento de ensino, independentemente do fornecimento de transporte, o pagamento do adicional de 15% (quinze por cento) sobre os salrios, no que se refere s atividades prestadas fora do municpio onde ocorreu a contratao e onde ocorre a prestao de servio normal, exceto entre os municpios de Barra do Garas e Pontal do Araguaia.

DA COMPENSAO DE HORA AULA CLUSULA 17. - O estabelecimento de ensino poder implementar acordo de compensao de horrios com os professores, utilizando-se 50% (cinquenta por cento) das horas do perodo de recesso escolar, no qual, estariam disposio do estabelecimento de ensino, com horas extraordinrias, no mesmo limite, no decorrer do ano letivo. DA HORA EXTRA CLUSULA 18. - O comparecimento do docente s reunies de Conselho de Docentes ou a outras reunies pedaggicas, por tempo que superar seu horrio contratual semanal, remunerado mediante o pagamento de hora extra, com acrscimo de 50% (cinqenta inteiros por cento) sobre o valor da hora-aula normal, ressalvada a hiptese de compensao de horrio previsto na clusula 17 deste instrumento. CLUSULA 19. - O professor que, alm dos servios decorrentes das aulas de sua responsabilidade, prestar outros servios, dever ser remunerado, pelas horas de trabalho em que permanecer nessas atividades, no estabelecimento, com acrscimo de 50%(cinquenta inteiros por cento). DO ARTIGO 322 DA CLT CLUSULA 20. - Somente ser devida aos professores a indenizao prevista no 3 do artigo 322 da CLT quando o trmino do vnculo ocorrer aps o dia 30 de novembro. PARGRAFO NICO. - Fica garantido aos professores o pagamento do aviso prvio indenizado, bem como dos reflexos do perodo do recesso escolar, incidentes sobre 13 salrio, frias acrescidas de 1/3 constitucional e FGTS. DA FALTA JUSTIFICADA CLUSULA 21. O professor poder deixar de comparecer ao servio, sem prejuzo do salrio: 1 - Em caso de internao de filhos menores de 14 anos, o trabalhador em estabelecimentos de ensino, ter suas faltas abonadas por um perodo de 03 (trs) dias. 2 - Em caso de doena de filho (a) menor de 14 anos, que necessite de acompanhamento do trabalhador (pai ou me), ter suas faltas abonadas, mediante atestado mdico, at 05 (cinco) faltas por ano. 3 - Quando o pagamento do salrio for efetuado em cheque, a empresa dar ao trabalhador o tempo necessrio para o respectivo desconto. 4. - Assegura-se ao professor estudante, o abono das faltas decorrentes de realizao de exames vestibulares, condicionado prvia comunicao a empresa e comprovao posterior.

CAPTULO VI DOS PISOS SALARIAIS CLUSULA 22. - A partir de 1 de abril de 2.011, so fixados os seguintes pisos salariais para os Professores: NIVEL DE ENSINO DO PROFESSOR I. II. Educao infantil Ensino Fundamental do I ao IV. A PARTIR R$ R$ 7,85 7,85

7 III. Ensino Fundamental do V ao IX. IV. Ensino Supletivo (Fundamental). V. Ensino Mdio e Tcnico-profissional. VI. Ensino Supletivo (Mdio). VII. Ensino Especial. VIII. Ensino de Informtica. IX. Cursos Idiomas. X. Escolas de Msica, Artes, Danas e outros. XI. Cursos Livres, Preparatrios para Concursos e Similares. XII. Pr-Vestibulares. XIII. Ensino Superior. XIV. Ensino a Distncia. PARGRAFO NICO. - Nenhum estabelecimento de ensino poder contratar ou professores com pisos salariais inferiores aos da tabela do Caput. R$ 7,85 R$ 7,85 R$ 9,10 R$ 9,10 R$ 9,10 R$ 12,45 R$ 13,70 R$ 14,90 R$ 14,90 R$ 16,80 R$ 18,40 R$ 23,50 remunerar os

CAPTULO - VII DO CONTRATO E DO REGIME DE TRABALHO CLUSULA 23. - nula a contratao de trabalho do docente por prazo determinado para ministrar aulas em curso regular, salvo em se tratando de aulas de recuperao, de substituio de docente afastado temporariamente por motivo previsto em lei ou neste instrumento normativo, bem como no caso de aulas excedentes, previsto no artigo 321 da CLT, ou no de disciplina no ministrada, em virtude de organizao curricular durante o ano letivo. Pargrafo nico - O estabelecimento de ensino poder eventualmente incluir na jornada do professor j contratado aulas eventuais, tais como, aulas de reforo, substituio de pequenas licenas, faltas de outros professores, sendo que tais horas aulas no incorporaro jornada do professor para efeitos de reduo. CLUSULA 24. - Nenhum Estabelecimento de Ensino pode, sob qualquer pretexto, contratar professor no decorrer da vigncia do presente instrumento normativo com salrio aula de valor inferior ao do docente com menos tempo de exerccio no estabelecimento de ensino em que atuar no mesmo ramo ou grau de ensino, observado o princpio legal de isonomia salarial e ressalvada a existncia de quadro hierrquico de carreira aprovada pelo rgo do sistema de ensino, do Ministrio do Trabalho e Emprego ou pelas entidades signatrias deste instrumento. CLUSULA 25. - Aps cinco anos de efetivo e ininterrupto trabalho no mesmo Estabelecimento de Ensino, ressalvadas as interrupes por motivos previstos em Lei, ou decorrentes de demisses por parte do empregador, o docente tem direito a uma licena no remunerada, para tratar de interesses particulares, com durao de at 02(dois) anos, prorrogveis por mtuo entendimento, no sendo computada para contagem de tempo de servio ou qualquer outro efeito. O professor e/ou auxiliar no poder contratar nova atividade remunerada a servio de estabelecimento concorrente.

CAPTULO VIII PROFESSORES DE EDUCAO A DISTNCIA CLSULA 26 Os estabelecimentos de ensino que ofertam cursos/disciplinas na forma a distncia remuneraro os professores que neles atuarem de acordo com as especificidades desta oferta, considerando a elaborao dos materiais, a docncia propriamente dita e o atendimento aos alunos.

8 1 Os equipamentos de multimdia utilizados pelos docentes na execuo de planos de trabalho devidamente sintonizados com o plano pedaggico da instituio devero ser por ela disponibilizados. 2 O atendimento aos alunos dever ser, obrigatoriamente, no ambiente da instituio ofertante, sendo proibido o fornecimento para os alunos do telefone e e-mail particular do professor. 3 A carga horria de trabalho do professor dever ser previamente definida pela instituio de ensino. 4 No se inclui no mbito definitrio de educao distncia a simples disponibilizao de material de apoio pedaggico no site da escola. 5 O contrato de trabalho dever atender o permissvel da Clusula 23 deste instrumento, a remunerao dever ser na forma prevista na Clusula 7 deste instrumento. 6 O Piso salarial dos professores que atuarem no ensino a distncia deve ser o previsto no item XIV da Clusula 22 deste instrumento.

CAPTULO IX ENSINO SUPERIOR CLUSULA 27 - Os estabelecimentos de ensino superior podero implementar com seus professores jornada de trabalho em domingos e feriados, nas seguintes condies e locais: a) Nos hospitais-escola; b) Nos laboratrios; c) Para a realizao de cursos modulares, desde que envie, com antecedncia mnima de 10(dez) dias teis, para os Sindicatos Laboral e Patronal, a programao dos cursos a serem realizados no semestre. Pargrafo nico O empregado que for escalado para trabalhar em domingos e feriados, independente da concesso de repouso semanal remunerado em outro dia, ter direito de receber um adicional de 100% (cem por cento) sobre as horas laboradas nesses dias. CLUSULA 28 - Os estabelecimentos de ensino superior pagaro ajuda de custo ou fornecero combustvel aos coordenadores e/ou professores, em superviso de estgio fora do estabelecimento de ensino, no importe de R$ 30,00 (trinta reais) por dia, exceto quando o empregador fornecer, a suas expensas, transporte at os locais da prestao de servio. 1. - A ajuda de custo prevista no Caput no configura salrio in natura, bem como no se reflete nas demais verbas trabalhistas. 2 Aumento de carga horria Para os professores pertencentes ao quadro do estabelecimento de ensino superior, que possuam contrato de trabalho por prazo indeterminado firmado com esta, fica autorizada a realizao de trabalho em regime misto, com a majorao de sua carga horria para o magistrio em cursos modulares, o professor no poder receber, por cada hora-aula, remuneraoinferior percebida pela hora-aula ministrada no curso regular, com os adicionais previstos, fica autorizada reduao da carga horria majorada, aps o trmino do curso modeular. 3 - Ser devido pagamento com o acrscimo do percentual 20% (vinte por cento), para horas aulas ministradas em locais fora do estabelecimento de ensino de superior quando da realizao de cursos modulares, desde que no excedam ao limite previsto na clusula 12 deste instrumento, quando devero ser remuneradas como horas extras com adicional de 50% (cinqenta por cento);

4 - Respeitados os requisitos acima, o trabalho prestado nos cursos modulares no se agrega ao contrato de trabalho por prazo indeterminado originariamente firmado, para nenhum efeito. 5 - Em caso de resciso antecipada do contrato aplica-se o dispositivo do artigo 479 da CLT.

CAPTULO X ENSINO DE IDIOMAS CLUSULA 29 Esta Clusula da presente Conveno Coletiva de Trabalho aplica-se somente s relaes de trabalho existentes ou que venham a existir entre os professores em estabelecimentos de ensino de idiomas e seus respectivos empregadores, em toda Regio do Vale do Araguaia Estado de Mato Grosso. 1 - No sero consideradas atividades extras, sendo remuneradas como aulas normais, acrescidas de DSR, hora-atividade e outras vantagens pessoais: I - Aulas ministradas em carter de substituio ao professor afastado por licena mdica ou maternidade. Neste caso, a substituio dever ser formalizada atravs de documento assinado entre a escola e o professor que aceitar a tarefa. II - Cursos eventuais de curta durao. Neste caso, a escola e o professor devero definir e formalizar em documento o perodo e a durao da atividade. III - Aulas de recuperao paralela prevista ou decorrente de complementao do contedo programtico, desde que realizadas no horrio habitual de trabalho do professor. 2 Aumento de carga horria Para os professores pertencentes ao quadro do estabelecimento de ensino de idiomas, que possuam contrato de trabalho por prazo indeterminado firmado com esta, fica possibilitada a realizao de trabalho em regime misto, com a majorao de sua carga horria para o magistrio em cursos modulares, com possibilidade de posterior reduao aps o seu trmino. 3 - Ser devido pagamento com o acrscimo do percentual 20% (vinte por cento), para horas aulas ministradas em locais fora do estabelecimento de ensino de idiomas, desde que no excedam ao limite previsto na clusula 12 deste instrumento, quando devero ser remuneradas como horas extras com adicional de 50% (cinquenta por cento). 4. No ser devida aos professores dos estabelecimentos de ensino de idiomas a indenizao prevista no 3 do artigo 322 da CLT.

TTULO II - DO COORDENADOR, AUXILIARES E SUPERVISOR DE ESTGIO CAPTULO XI DOS COORDENADORES, AUXILIARES E SUPERVISORES DE ESTGIO CLUSULA 30. - Os estabelecimentos de ensino podero contratar: Auxiliar de Professor do Ensino Fundamental do I ao IX ano, Auxiliar de Sala de Educao Infantil, Coordenador e Supervisor de Estgio. 1. - Considera-se como Auxiliar de Professor do Ensino Fundamental I ao IX ano para os efeitos deste instrumento normativo, aquele que tem por funo no Estabelecimento de Ensino, em carter no eventual ou de atividade acessria, auxiliar o Professor Titular da sala de aula, sendo vedado ao Auxiliar do Professor do Ensino Fundamental exercer a funo de Professor

10 Titular em qualquer hiptese, o descumprimento de qualquer uma das condies acima estipuladas, d ao empregado o direito de receber o salrio de Professor Titular, fica vedado contratao de Auxiliar de Professor do Ensino Fundamental quando o Estabelecimento de Ensino no praticar o previsto neste pargrafo. 2. - Os estabelecimentos de ensino podero contratar Auxiliar de Sala de Educao Infantil, desde que pratique o limite de alunos por turma na Educao Infantil na seguinte forma: 0 a 1 ano at o limite de 10 (dez) alunos; 1 a 2 anos at o limite de 15 (quinze) alunos; 2 a 4 anos at o limite de 25 (vinte e cinco) alunos e 4 a 5 (cinco) anos e 11 (onze meses) e 29 (vinte e nove) dias at o limite de 25 (vinte e cinco). 3. - Considera-se como Auxiliar de Sala da Educao Infantil, para os efeitos deste instrumento normativo, aquele que tem por funo no Estabelecimento de Ensino, em carter no eventual ou de atividade acessria, auxiliar o Professor Titular da sala de aula na Educao Infantil, sendo vedado ao Auxiliar de Sala de Educao Infantil exercer a funo de Professor Titular em qualquer hiptese, o descumprimento de qualquer uma das condies acima estipuladas, d ao empregado o direito de receber o salrio de Professor Titular, fica vedado contratao de Auxiliar de Sala de Educao Infantil quando o Estabelecimento de Ensino no praticar o limite de alunos por turma na forma do 2. desta Clusula. 4. Coordenador, coordena e supervisiona todas as atividades relacionadas com o processo de ensino e aprendizagem. Acompanhar o projeto pedaggico e formar professores. 5. Supervisor de Estgio a funo exercida no processo de graduao e formao profissional em nvel superior ou tcnico, o responsvel, por conduzir e supervisionar, atravs de orientao e acompanhamento, o desenvolvimento de alunos nas condutas e procedimentos durante o perodo de estgio, bem como responder tica e legalmente pelos atos dos supervisionados.

CAPTULO XII DOS SALRIOS CLUSULA 31. Os salrios dos Coordenadores, Auxiliares de Sala da Educao Infantil, Auxiliares de Professores do I ao IX Ano e Supervisores pago mensalmente, at o quinto dia til do ms subsequente. DO ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIO CLUSULA 32. - Aps 05(cinco) anos de efetivo e ininterrupto exerccio no mesmo Estabelecimento de Ensino, os Coordenadores, Auxiliares de Sala da Educao Infantil, Auxiliares de Professores do I ao IX Ano e Supervisores de Estgio fazem jus a um adicional de 5%(cinco inteiros por cento) do salrio, percentual que se elevar para 10% (dez inteiros por cento), a partir de 10 (dez) anos e 15% (quinze inteiros por cento) a partir de 15 (quinze) anos.

CAPTULO XIII DA JORNADA DE TRABALHO DO COORDENADOR, AUXILIARES E SUPERVISORES CLUSULA 33. - A jornada de trabalho dos Coordenadores, Auxiliares de Sala da Educao Infantil, Auxiliares de Professor do I ao IX Ano, para todos os casos e efeitos legais, o salrio nominal ser considerado com base em 220 (duzentos e vinte) horas mensais e 44 (quarenta e quatro) horas semanais. PARGRAFO NICO. - A jornada de trabalho dos Supervisores de Estgio, para todos os casos e efeitos legais, o salrio nominal ser considerado com base em 180 (cento e oitenta) horas mensais e 36 (trinta e seis) horas semanais.

11

DA JORNADA ESPECIAL CLUSULA 34. - Os Estabelecimentos de ensino podero contratar Coordenador, Auxiliares de Sala da Educao Infantil e Auxiliares de Professor do I ao IX Ano, para trabalhar em jornada inferior a legal, 08 (oito) horas dirias, ficando assegurado o piso da categoria calculado por hora de trabalho, desde que atendidas s seguintes condies: I. Que a contratao do empregado seja homologada pelos Sindicatos Laboral e Patronal, antes do incio da prestao de servio; Que a jornada semanal realizada pelo empregado no exceda a 25 (vinte e cinco) horas semanais; e

II.

Que o empregado no realize hora extraordinria. 3 - Para o clculo do salrio hora o divisor a ser utilizado o de 150. 4 - O descumprimento de qualquer uma das condies acima estipuladas d ao empregado o direito de receber o piso salarial integral. CAPTULO XIV DOS PISOS SALARIAIS CLUSULA 35. - A partir de 1 de abril de 2.011, so fixados os seguintes pisos salariais para os Coordenadores, Auxiliares de Sala da Educao Infantil, Auxiliares de Professores do I ao IX Ano e Supervisores:

I. Coordenadores de Ensino, para 220 (duzentos e vinte) horas mensais e 44 (quarenta e quatro) horas semanais: Coordenador Coordenador Coordenador Coordenador Coordenador Coordenador Nvel de Ensino do Ensino Superior. do Ensino Mdio. do Ensino Fundamental do VI ao IX Ano. do Ensino Fundamental do I ao V Ano. da Educao Infantil. dos Cursos: Livres, de Informtica, Cursos de Idiomas e Similares. R$ R$ R$ R$ R$ R$ 1/04/2011 1.790,00 1.278,00 1.151,00 1.151,00 1.151,00 1.278,00

II. Auxiliares de Sala da Educao Infantil, Auxiliares de Professor do I ao IX Ano, para 220 (duzentos e vinte) horas mensais e 44 (quarenta e quatro) horas semanais: Nvel de Ensino Auxiliar de Sala da Educao Infantil. Auxiliar do Ensino Fundamental do I ao IX Ano. 1/04/2011 R$ 610,00 R$ 610,00

1. Os estabelecimentos de ensino observaro a limitao da quantidade de alunos estagirios efetivos, por Supervisor:

12 I. Supervisores de Estgio, para todos os casos e efeitos legais, o salrio nominal ser considerado com base em 180 (cento e oitenta) horas mensais e 36 (trinta e seis) horas semanais: Supervisor x nmero de estagirios De 01 a 06 Estagirios Supervisionados De 07 a 12 Estagirios Supervisionados De 13 a 20 Estagirios Supervisionados 1/04/2011 R$ 720,00 R$ 1.200,00 R$ 1.600,00

2. - O estabelecimento de ensino que, na vigncia da presente conveno coletiva, descumprir a limitao prevista no item I do pargrafo 1 desta clusula, exceto por ordem judicial, ficar obrigado a pagar, aos supervisores de estgio que supervisionarem turma com excesso de alunos, um adicional de 150% (cento e cinquenta por cento), sobre o salrio contrado. 3. - Nenhum estabelecimento de ensino poder contratar ou remunerar Coordenador de Ensino, Auxiliares de Sala da Educao Infantil, Auxiliares de Professor do I ao IX Ano e Supervisores de Estgio com pisos salariais inferiores aos das tabelas do Caput.

TTULO III DA ADMINISTRAO ESCOLAR

CAPTULO XV DO AUXILIAR DE ADMINISTRAO ESCOLAR CLUSULA 36. - Considera-se como Auxiliar de Administrao Escolar, todo aquele cuja funo no Estabelecimento de Ensino, no seja a de ministrar aulas, e que no realize atividades pertinentes a de Docentes. Pargrafo nico. - Auxiliar de Administrao Escolar ou integrante do corpo administrativo todo aquele que, sem ministrar aulas ou atividades pertinentes, sejam habilitados ou capacitados para o exerccio de funes que auxiliem a direo ou o corpo docente.

CAPTULO XVI DOS SALRIOS CLUSULA 37. O salrio do Auxiliar da Administrao Escolar pago mensalmente, at o quinto dia til do ms subsequente. DO ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIO CLUSULA 38. - Aps 05(cinco) anos de efetivo e ininterrupto exerccio no mesmo Estabelecimento de Ensino, o Auxiliar de Administrao Escolar faz jus a um adicional de 5% (cinco inteiros por cento) do salrio, percentual que se elevar para 10% (dez inteiros por cento), a partir de 10 (dez) anos e 15% (quinze inteiros por cento) a partir de 15 (quinze) anos. DA JORNADA DE TRABALHO CLUSULA 39. Para todos os casos e efeitos legais, o salrio nominal ser considerado com base em 220 horas mensais e 44 horas semanais, para os Auxiliares de Administrao Escolar.

13

DA JORNADA DE TRABALHO ESPECIAL CLUSULA 40. - Os estabelecimentos de ensino podero adotar para o setor de portaria e vigilncia a jornada de trabalho em regime de escala de 12x36 horas, observado o disposto no art. 71 da CLT. 1. - O horrio de trabalho mediante a escala 12x36 j consagra a compensao dos dias de repouso, no sendo devido ao empregado a dobra, em virtude do trabalho nos domingos, dias santos e feriados; 2. - Desde que respeitado o limite mensal de 220 horas, a observncia da escala de 12x36 no gera direito ao empregado do recebimento de horas extras. DO CONTRATO POR TEMPO PARCIAL CLUSULA 41. - Os Estabelecimentos de ensino podero contratar, at o limite de 50% (cinquenta por cento) de seu efetivo administrativo, para trabalhar em jornada inferior a legal, 08 (oito) horas dirias, ficando assegurado o piso da categoria calculado por hora de trabalho, desde que atendidas as seguintes condies: III. Que a contratao do empregado seja homologada pelos Sindicatos Laboral e Patronal, antes do incio da prestao de servio;

Que a jornada semanal realizada pelo empregado no exceda a 25 (vinte e cinco) horas semanais; e Que o empregado no realize hora extraordinria. IV. 1. - Para o clculo do salrio hora o divisor a ser utilizado o de 150. 2. - O descumprimento de qualquer uma das condies acima estipuladas d ao empregado o direito de receber o piso salarial integral. DO BANCO DE HORAS CLUSULA 42. - Aos estabelecimentos de ensino que assim desejar, ficar permitido implementar com os Auxiliares de Administrao Escolar, acordo de compensao de horas, em conformidade com artigo 59 Caput 2. e 3. da CLT, mediante as condies a seguir: 1. A compensao dar-se- no prazo mximo de 180 (cento e oitenta) dias, a apurao dos crdito ou dbito para compensao dever ocorrer nos meses de janeiro e julho de cada ano. 2. Findo o prazo de 180 (cento e oitenta) dias para a compensao sem que esta ocorra, as horas excedentes sero pagas como extraordinrias acrescidas do percentual 50% (cinquenta por cento). 3. Aps cada perodo, os documentos ficaro disposio das entidades sindicais, patronal e laboral para conferncia e/ou fiscalizao do cumprimento das normas estabelecidas; 4. obrigatrio o registro da jornada de compensao mediante planilha assinada pelo trabalhador e empregador ou pelo sistema de controle do ponto. 5. Fica proibido a compensao de horas para os menores de 18 (anos), mulheres gestantes e at 5 (cinco) meses aps o parto. 6. Os Estabelecimentos com mais de 10 (dez) empregados, podero fazer um s acordo coletivo de compensao de horas, elencando no mesmo todos os dados dos trabalhadores abrangidos. 7. A validade do acordo de que trata o caput fica condicionada a sua homologao pelo SINEPE-MT e SINTRAE-VAMT.

14 8 - O descumprimento de qualquer uma das condies acima estipuladas, d ao empregado o direito de receber as horas trabalhadas alm das 44 (quarenta e quatro) semanais com adicional de 100% (cem por cento). DA HORA EXTRA CLUSULA 43. - O comparecimento do Auxiliar de Administrao Escolar s reunies e treinamentos, por tempo que superar seu horrio contratual semanal, remunerado mediante o pagamento de hora extra, com acrscimo de 50% (cinquenta inteiros por cento) sobre o valor da hora-aula normal, ressalvada a hiptese de compensao de horrio previsto na clusula 37 deste instrumento. DA FALTA JUSTIFICADA CLUSULA 44. O Auxiliar de Administrao Escolar poder deixar de comparecer ao servio, sem prejuzo do salrio: 1. - Em caso de internao de filhos menores de 14 anos, o Auxiliar de Administrao Escolar, ter suas faltas abonadas por um perodo de 03 (trs) dias. 2. - Em caso de doena do filho (a) menor de 14 anos, que necessite de acompanhamento do Auxiliar de Administrao Escolar (pai ou me), ter suas faltas abonadas, mediante atestado mdico, at 05 (cinco) faltas por ano. 3. - Quando o pagamento do salrio for efetuado em cheque, a empresa dar ao Auxiliar de Administrao Escolar o tempo necessrio para o respectivo desconto. 4. - Assegura-se ao Auxiliar de Administrao Escolar estudante, o abono das faltas decorrentes de realizao de exames vestibulares, condicionado prvia comunicao a empresa e comprovao posterior.

CAPTULO XVII DOS PISOS SALARIAIS CLUSULA 45. - A partir de 1 de abril de 2.011, so fixados os seguintes pisos salariais para os Auxiliares de Administrao Escolar: I. Especialista em educao escolar: Reitor, pr-reitor, diretor administrativo, diretor pedaggico, advogado, contador, psiclogo, orientador e diretor de departamentos e similares, para 220 (duzentos e vinte) horas mensais e 44 (quarenta e quatro) horas semanais: Nvel de Ensino Educao Infantil, Ensino Fundamental e Mdio. Cursos Livres Cursos de Idiomas Ensino Superior 1/04/2011 R$ 1.151,00 R$ 1.278,00 R$ 1.278,00 R$ 1.790,00

II. Bibliotecrio nvel superior, para 220 (duzentos e vinte) horas mensais e 44 (quarenta e quatro) horas semanais: Nvel de Ensino Ensino Superior - Nvel 1 Ensino Superior - Nvel 2 Ensino Superior - Nvel 3 1/04/2011 R$ 900,00 R$ 1.003,00 R$ 1.278,00

II. 1) Para o Ensino Superior, ficam definidos os diferentes nveis da seguinte forma:

15 Nvel 1: O Bibliotecrio de Nvel 1 aquele que desempenha sua funo em uma Biblioteca, podendo ou no ser subordinado a outro Bibliotecrio de uma mesma Instituio de Ensino Superior. Nvel 2: O Bibliotecrio de Nvel 2 aquele que alm do desempenho das atividades inerentes sua funo, responsvel por uma unidade de Biblioteca, podendo ter como subordinado(s) um ou mais Bibliotecrios de Nvel 1. Nvel 3: O Bibliotecrio de Nvel 3 aquele que alm do desempenho das atividades inerentes sua funo o responsvel geral pela(s) Biblioteca(s) da Instituio de Ensino, interage com a direo da Instituio nas definies das polticas e das aes referentes ao sistema de Bibliotecas, podendo ter como subordinado(s) um ou mais Bibliotecrios de Nvel 2 e 1. II. 2) Para o Ensino Bsico (Infantil, Fundamental e Mdio), Cursos Livres e Cursos de Idiomas o Bibliotecrio de nvel superior que alm do desempenho das atividades inerentes sua funo o responsvel geral pela Biblioteca da Instituio de Ensino, interage com a Direo da Instituio nas definies das polticas e das aes referentes ao sistema de Biblioteca, podendo ter como subordinado um ou mais Tcnicos de Biblioteca, tendo como piso salarial o Nvel 1 da item III. desta clusula. III. Bibliotecrio nvel superior, para 220 (duzentos e vinte) horas mensais e 44 (quarenta e quatro) horas semanais: Nvel de Ensino Para todos os nveis de ensino 1/04/2011 R$ 590,00

III.I - Auxiliar de Biblioteca aquele que exerce a funo de auxiliar o bibliotecrio desenvolvendo atividades relativas execuo de trabalhos de rotina de um profissional de biblioteconomia, para o exerccio da funo requer-se formao tcnica em biblioteconomia em nvel mdio, para 44 (quarenta e quatro) horas semanais: IV. Secretrio(a) Escolar (responsvel pelos registro dos acadmicos), para 220 (duzentos e vinte) horas mensais e 44 (quarenta e quatro) horas semanais: Nvel de Ensino Educao Infantil, Ensino Fundamental, Mdio e Superior, Cursos Livres. Curso de Idiomas 1/04/2011 R$ 768,00 R$ 706,00

V. Pessoal de Secretaria, Auxiliar de Disciplina (Inspetor de ptio), Auxiliar de Tesouraria, Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar de Manuteno, Vigia, Porteiro, Motorista, para 220 (duzentos e vinte) horas mensais e 44 (quarenta e quatro) horas semanais: Nvel de Ensino 1/04/2011 610,00

Educao Infantil, Ensino Fundamental, Mdio e Superior, Cursos Livres, R$ Informtica e Cursos de Idiomas.

VI. Telefonista (que trabalha exclusivamente recebendo e gerando ligaes), para 06 (seis) horas. Nvel de Ensino Para todos os nveis de Ensino 1/04/2011 R$ 565,00

VII. Ascensorista (que trabalha exclusivamente em cabines e elevadores), para 06 (seis) horas.

16 Nvel de Ensino Para todos os nveis de Ensino

1/04/2011 R$ 565,00

VIII. Digitador e diagramador, para 06 (seis) horas. Nvel de Ensino Para todos os nveis de Ensino 1/04/2011 R$ 565,00

IX. Pessoal de Apoio, para 220 (duzentos e vinte) horas mensais e 44 (quarenta e quatro) horas semanais: Nvel de Ensino Para todos os nveis de Ensino 1/04/2011 R$ 565,00

X. Serventes, Porteiros, Operador de Mquinas, Garom, Copeira, Auxiliar de Servios de Escritrio, Jardineiro, Servios Gerais de Manuteno, Zelador e Vigias, em todos os nveis de ensino, para 220 (duzentos e vinte) horas mensais e 44 (quarenta e quatro) horas semanais: Nvel de Ensino Para todos os nveis de Ensino 1/04/2011 R$ 565,00

PARGRAFO NICO. - Nenhum estabelecimento de ensino poder contratar ou remunerar Auxiliar de Administrao Escolar com pisos salariais inferiores aos das tabelas do Caput.

TTULO IV - DAS CONDIES GERAIS DE TRABALHO CAPTULO XVIII DOS DOCUMENTOS FISCAIS DO TRABALHADOR CLUSULA 46. - Obrigam-se os Estabelecimentos de Ensino a fornecer, aos trabalhadores, documentos que especifiquem as verbas que compem a remunerao mensal bem como os descontos legais e autorizados. CLUSULA 47. - Os Estabelecimentos de Ensino, para efeitos de fiscalizao dos dispositivos aqui contidos, so obrigados a manter afixado na secretaria, em lugar visvel, o quadro do seu corpo docente e administrativo, do qual conste o nome de cada um, o nmero de seu registro e da sua carteira profissional, a carga horria dos docentes e a jornada de trabalhado dos auxiliares de administrao escolar e a cpia deste instrumento normativo. CLUSULA 48. - Cada Estabelecimento de Ensino deve possuir, escriturado em dia, registro do qual conste os dados referentes aos Docentes e Auxiliares, quanto sua identidade, registro ou autorizao para lecionar, carteira profissional, data de admisso, condies de trabalho e quaisquer outras anotaes que por lei devem ser feitas, bem como a data de sua demisso.

17 CAPTULO XIX DA SADE DO TRABALHADOR CLUSULA 49. - Obrigam-se os Estabelecimentos de Ensino a fornecer aos Trabalhadores que mantenham contato com produtos qumicos e queles que exeram atividades laboratoriais, material necessrio de proteo, tais como: mscaras, luvas e outros. CLUSULA 50. - Os Estabelecimentos de Ensino que exigirem o uso de uniformes, fornec-loo, gratuitamente, no limite de dois por semestre. CLUSULA 51. - Os Estabelecimentos de Ensino obrigam-se a colocar assentos adequados disposio dos Auxiliares de Administrao Escolar cujas atribuies incluam atendimento ao pblico. CLUSULA 52. - O Estabelecimento de Ensino dever propiciar aos Professores, por sua conta, microfone e equipamento para ampliao de som na sala de aula, quando a turma tiver efetivo superior a 70 alunos. CLUSULA 53. - garantido s mulheres, no perodo de amamentao, o recebimento de salrio, sem prestao de servios, quando o empregador no cumprir as determinaes dos 1 e 2 do artigo 389 da CLT. CLUSULA 54. Para o pagamento da licena maternidade ser adotado o ltimo salrio integral da empregada, ou a mdia dos ltimos seis meses, quando varivel, prevalecendo sempre o maior valor.

CAPTULO XX ADIANTAMENTO DO 13 SALRIO CLUSULA 55. - Os estabelecimentos de ensino podero a seu critrio, adiantar o pagamento integral do 13 salrio de todos os seus empregados, para o ms subseqente ao aniversrio do trabalhador. PARGRAFO NICO. - Ocorrendo extino do contrato de trabalho, poder o empregador descontar na resciso o valor alm do direito do empregado.

CAPTULO XXI DAS FRIAS E RECESSOS CLUSULA 56. - As frias trabalhistas anuais do Professor devem ser concedidas, quando possvel ao Estabelecimento de Ensino, preferencialmente no perodo de frias e recessos escolares. PARGRAFO NICO - Se adotado o previsto nesta Clusula, quando o empregado no tiver ainda completado o perodo aquisitivo, sero as frias concedidas e gozadas por antecipao, ficando quitadas para todos os efeitos. CLUSULA 57. - vedado ao empregador coincidir o incio das frias com os dias santos, feriados, sbado e domingo. CLUSULA 58. - Veda-se a exigncia de regncia de aula, trabalho em exames ou qualquer outra atividade docentes:

18

1. - Aos domingos, exceto na hiptese prevista na clusula 27 deste instrumento normativo; 2. - Nos feriados nacionais e religiosos, comemorados nos termos da legislao prpria que so: 1 de janeiro, sexta-feira santa, 21 de abril, 1 de maio, 07 de setembro, 12 de outubro, 02 e 15 de novembro e 25 de dezembro; 4. - Nos dias seguintes: 2, 3 e 4 feira da semana de carnaval, na 5 feira e no sbado da semana santa, Corpus Christi e nos feriados estaduais e municipais da localidade onde se encontra o Estabelecimento de Ensino. 5. - No dia 15 de outubro, dia do Professor e do trabalhador em estabelecimento de ensino, no haver expediente, exceto no caso previsto no pargrafo 5 desta clusula. 6. - Nos anos em que o dia do professor e dos trabalhadores em estabelecimentos e o feriado nacional de 12 de outubro carem em dias de segunda a sbado, nesse caso o estabelecimento de ensino, poder mover a comemorao do dia 15 de outubro para dia da semana de forma que anteceda ou suceda o dia 12 de outubro. 7. O disposto nos incisos II e III desta clusula aplica-se aos auxiliares de administrao escolar, exceto nos seguintes dias: 4 feira aps as 12:00 horas da semana de carnaval e na 5 feira e sbado da semana santa. CAPTULO XXII DAS RESCISES CONTRATUAIS CLUSULA 59. O SINTRAE/VAMT homologar as rescises contratuais, devidamente agendadas com 24 horas de antecedncia, devendo quando houver irregularidades na mesma colocar a respectiva ressalva; e em caso de recusa, fornecer uma declarao nesse sentido. 1. No ato da homologao o estabelecimento impreterivelmente os seguintes documentos: I. II. III. IV. de ensino dever apresentar

V. VI.

VII. VIII. IX.

X. XI.

XII.

Termo de Resciso de Contrato de Trabalho TRCT, em 5 (cinco) vias; Livro de Registro de Empregados ou Ficha; Comprovante do aviso prvio ou do pedido de demisso; Extrato analtico atualizado da conta vinculada do empregado no Fundo de Garantia do Tempo de Servio FGTS e guias de recolhimento dos meses que no constem no extrato; GRFC - Guia de Recolhimento Rescisrio do FGTS e da Contribuio Social, na hiptese de dispensa sem justa causa; Comunicado de movimentao do trabalhador (chave de identificao da conectividade), ressalvado quando por motivo de fora maior a C.E.F. no estiver operando online, hiptese que, ser redesignada a homologao, sem as penalidades previstas no 8 do art. 477 da CLT ; Dinheiro ou cheque administrativo; Comunicao da Dispensa CD e Requerimento do Seguro Desemprego, para fins de habilitao, quando devido; Atestado de Sade Ocupacional Demissional, ou Peridico, quando no prazo de validade, atendidas as formalidades especificadas na Norma Regulamentadora n 5, aprovada pela Portaria n 3.214, de 8 de junho de 1978, e alteraes; Ato constitutivo do empregador com alteraes ou documento de representao, carta de preposto, para fins de arquivamento e sempre que houver alteraes; Demonstrativo de parcelas variveis consideradas para fins de clculo dos valores devidos na resciso contratual, ou os ltimos 12 (doze) recibos de pagamento de salrio, ou ficha financeira. Prova bancria de quitao, quando for o caso;

19 XIII. Cpia das guias de recolhimento da Contribuio Sindical patronal e laboral, relativas os ltimos 05 (cinco) anos, devidamente quitadas ou certido emitida pelo SINTRAE/VAMT e SINEPE-MT. 2. Cumpre ao empregado apresentar os seguintes documentos: I. Carteira de Trabalho e Previdncia Social CTPS. II. Procurao particular, com firma reconhecida, quando o trabalhador se fizer representar; 3 -Na hiptese de pagamento das verbas rescisrias atravs de depsito bancrio, o empregador dever efetuar a homologao da resciso contratual impreterivelmente no prazo de at 30 (trinta) dias teis, contado a partir do prazo final para a quitao das verbas rescisrias, sob pena de ser-lhe aplicada uma multa, em favor do empregado, no valor previsto no 6 do art. 477 da CLT, exceto na recusa do empregado. 4 - Quando no existir na localidade o Sindicato Profissional ou Delegacia do Ministrio do Trabalho e Emprego, a homologao ser prestada pelo Representante do Ministrio Pblico, ou onde houver pelo Defensor Pblico e, na falta ou impedimento destes, pelo Juiz de Paz. DA LIMITAO DO NMERO DE ALUNOS EM SALA DE AULA CLUSULA 60. Os estabelecimentos de ensino observaro a limitao da quantidade de alunos efetivos, por sala de aula: a) b) c) d) e) f) g) Educao Infantil: 30 (trinta) alunos; No 1 e 2 ano do ensino fundamental: 30 (trinta) alunos; No 3 e 4 ano do ensino fundamental: 35 (trinta e cinco) alunos; Do 5 ao 9 ano do ensino fundamental: 45 (quarenta e cinco) alunos; No ensino mdio: 50 (cinquenta) alunos; No ensino de jovens e adultos: 60 (sessenta) alunos; Nos cursos livres e pr-vestibulares: 100 (cem) alunos.

1. - O estabelecimento de ensino que, na vigncia da presente conveno coletiva, descumprir a limitao acima, exceto por ordem judicial, ficar obrigado a pagar, aos professores que lecionarem em salas com excesso de alunos, um adicional de 150% (cento e cinquenta por cento), sobre o valor de cada aula ministrada nessas condies. 2. Os professores de Educao Fsica que, a critrio do estabelecimento de ensino, ministrarem aulas para turmas distintas, no mesmo horrio, faro jus a receber um adicional de 100% (cem por cento), para cada aula trabalhada nestas condies, quando o nmero de alunos exceder o limite fixado no caput desta clusula.

CAPTULO XXIII DOS CONVNIOS CLUSULA 61. - Obrigam-se os Estabelecimentos de Ensino a promover descontos em folha de pagamento das despesas dos convnios firmados entre o SINTRAE/VAMT e os estabelecimentos comerciais e assistenciais, e repassar os valores a entidade profissional na data do pagamento dos salrios mensal. Os mencionados descontos ficam limitados ao comprometimento de at 30%(trinta por cento) do salrio bruto do empregado, e condicionado sua autorizao.

CAPTULO XXIV DAS RELAES SINDICAIS

20 CLUSULA 62. O dirigente sindical estar dispensado de seus encargos profissionais sem nus para o empregador. 1 - assegurado a estabilidade no emprego, com as garantias do pargrafo 3, do art. 543, da CLT, pelo prazo de vigncia do presente acordo (1/04/2011 a 31/03/2013), para o Presidente, Secretrio, Tesoureiro, Vice-Presidente, 1 Suplente da Diretoria, 2 Suplente da Diretoria, 3 Suplente da Diretoria, os 3 (trs) membros titulares e 3 (trs) membros Suplentes do Conselho Fiscal do SINTRAE/VAMT e 1 (um) delegado sindical nos seguintes municpios: Canarana, gua Boa, Nova Xavantina, So Flix do Araguaia e Santa Terezinha e Primavera do Leste. 2 - A liberao de critrio exclusivo do sindicato laboral, no podendo, ser dispensado mais que 02(dois) cargos da diretoria do sindicato, exceto os delegados sindicais regionais relacionados no 1 desta clusula e no podendo ainda, existir mais de um dirigente sindical em cada estabelecimento de ensino. 3. - O SINTRAE/VAMT poder requerer, com antecedncia de 30 (trinta) dias, a liberao do delegado sindical, para ficar a sua disposio, devendo informar ao SINEPE-MT o nmero de delegados sindicais solicitados 4 - Os trabalhadores sindicalizados tero direito dispensa de um turno, sem prejuzo salarial, incidente no dia da realizao de eleies sindicais da categoria.

CAPTULO XXV DAS OBRIGAES SINDICAIS CLUSULA 63. - Imediatamente aps a celebrao do presente instrumento, ficam obrigados os Estabelecimentos de Ensino a remeter ao SINTRAE/VAMT - Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Vale do Araguaia Estado do Mato Grosso, cpia da RAIS, e dos comprovantes de Recolhimento das Contribuies Sindicais e mensais. PARGRAFO NICO - Igualmente, no mesmo prazo, ficam obrigados a remeter ao SINEPE/MT - Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de mato Grosso, cpia do comprovante de recolhimento da Contribuio Sindical e Assistencial da entidade mantenedora prevista na CLT.

CAPTULO XXVI DAS CONTRIBUIES E TAXAS CLUSULA 64. - As empresas integrantes da categoria econmica recolhero os descontos dos associados do SINTRAE/VAMT, desde que estejam autorizados pelo empregado (associado ao SINTRAE/VAMT), devendo repassar tais valores ao SINTRAE/VAMT at o dia 10(dez) do ms subseqente. CLUSULA 65. - Os Estabelecimentos de Ensino Privados do Estado de Mato Grosso, independente de sindicalizao e sem nus para o Professor e Auxiliar de Administrao Escolar, recolhero como contribuio assistencial, conforme deliberao da Assemblia Geral Ordinria realizada no dia 11 de novembro de 2010 e prevista no Artigo 513 e Artigo 548 da CLT: - 1) at 15 (quinze) de abril de 2011, a importncia equivalente a 3% (trs por cento) do total bruto da folha de pagamento referente ao ms de maro de 2011; - 2) at 10 (quinze) de outubro de 2011, a importncia equivalente a 2% (dois por cento) do total bruto da folha de pagamento referente ao ms de setembro de 2011; ao SINEPE/MT Sindicatos dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Mato Grosso, atravs de ordem bancria ou depsito na conta corrente n. 494.567-0, agncia n. 0046-9 do Banco do Brasil S/A; ou na conta corrente n. 1654-5 agncia 0016 Caixa Econmica Federal.

21

1. - Os Estabelecimentos de Ensino Privados do Estado de Mato Grosso, independente de sindicalizao e sem nus para o Professor e Auxiliar de Administrao Escolar, recolhero como contribuio assistencial, conforme deliberao da Assembleia Geral Ordinria realizada no dia 11 de novembro de 2010 e prevista no Artigo 513 e Artigo 548 da CLT: - 1) at 15 (quinze) de abril de 2012, a importncia equivalente a 3% (trs por cento) do total bruto da folha de pagamento referente ao ms de maro de 2012; - 2) at 10 (quinze) de outubro de 2012, a importncia equivalente a 2% (dois por cento) do total bruto da folha de pagamento referente ao ms de setembro de 2012; ao SINEPE/MT Sindicatos dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Mato Grosso, atravs de ordem bancria ou depsito na conta corrente n. 494.567-0, agncia n. 0046-9 do Banco do Brasil S/A; ou na conta corrente n. 1654-5 agncia 0016 Caixa Econmica Federal. 2. - Os Estabelecimentos de Ensino sindicalizados em dia com suas obrigaes financeiras faro jus ao desconto de 20% (vinte inteiros por cento) nesse valor. O no pagamento dessa obrigao, na data prevista implicar em multa de 2% (dois por cento) mais juros de 1% (um por cento) ao ms, acrescida de correo monetria legal. CLUSULA 66. - Os Estabelecimentos descontaro dos Trabalhadores, no ms subseqente a assinatura do presente instrumento a importncia equivalente a 1% (um inteiro por cento) que ser recolhida em favor do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino da Regio do Vale do Araguaia - Estado de Mato Grosso, at o dia 10 do ms subseqente a assinatura do presente instrumento normativo, a ttulo de Taxa de Contratao de Conveno Coletiva. PARGRAFO NICO - Fica assegurado ao Trabalhador em Estabelecimento de Ensino do Vale do Araguaia o direito de oposio a Taxa de Contratao Coletiva, aprovada na Assemblia Geral da Categoria, no prazo mximo de 15 (quinze) dias teis, contados a partir do arquivo e/ou registro do presente Instrumento Normativo na SRTE-MT.

CAPTULO XXVII DA NEGOCIAO PERMANENTE CLUSULA 67. - Sempre que necessrios s partes se reuniro para rever as clusulas fixadas nesta Conveno Coletiva de Trabalho.

CAPTULO XXVIII DO CUMPRIMENTO CLUSULA 68. - O Estabelecimento de Ensino tm um prazo de 30 (trinta) dias contados da data do arquivo e/ou registro na SRTE/MT da presente, para saldar qualquer diferena salarial resultante do presente instrumento normativo. CLUSULA 69. - O descumprimento do disposto no presente instrumento, e/ou na legislao trabalhista, obriga o Estabelecimento de Ensino a pagamento da multa correspondente a 10% (dez inteiros por cento) do valor do principal, acrescidos de correo pro-rata die pelo ndice de clculos trabalhistas do TRT-23. Regio, e juros legais de 1%(um inteiro por cento) ao ms, no cumulativo.

CAPTULO XIV

22 DISPOSIES FINAIS CLUSULA 70. - As controvrsias resultantes da aplicao de Conveno ou de Acordo Coletivo celebrado nos termos deste ttulo sero dirimidas pela Justia do Trabalho. Assim, por estarem justas e acordadas, assinam a presente Conveno Coletiva de Condies de Trabalho e de Reajustamento Salarial, em trs vias de igual teor e forma, as quais sero depositadas na Delegacia Regional do Trabalho, para o competente arquivo. Barra do Garas - MT, 12 de maro de 2.011.

Gelson Menegatti Filho Presidente SINEPE-MT

Valdemar Faresin Presidente SINTRAE-VAMT

CONVNIO SOBRE DESCONTOS NAS PARCELAS DA ANUIDADE ESCOLAR


Convnio de natureza cvel, sem repercusso de natureza trabalhista, que fazem, de um lado, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Vale do Araguaia Estado de Mato Grosso SINTRAE/VAMT e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Mato Grosso SINEPE-MT, para a concesso de desconto na anuidade escolar para os trabalhadores, filhos e cnjuge dos professores e auxiliares de administrao escolar em estabelecimentos de ensino privado do Estado de Mato Grosso, representado pelo Sindicato Laboral. Clusula 1 - Os estabelecimentos de ensino, exceto os de ensino superior, concedero a seus empregados, professores e auxiliares de administrao escolar, descontos nas anuidades escolares para seus filhos, na seguinte proporo:

a)

Para professores e auxiliares com carga horria semanal de at 10 horas, desconto de 30%(trinta por cento) para o trabalhador, primeiro filho e cnjuge e 20% (vinte por cento) para os demais;

23 b) Para professores e auxiliares com carga horria semanal de 11 (onze) a 15 (quinze) horas, desconto de
40% (quarenta por cento) para o trabalhador, primeiro filho e cnjuge e 30% (trinta por cento) para os demais;

c)

Para os professores e auxiliares de administrao escolar com carga horria igual ou superior a 16 (dezesseis) horas semanais, desconto de 50% (cinqenta por cento) para o trabalhador, primeiro filho e cnjuge e de 20%(vinte por cento) para os demais.

Clusula 2 - Havendo duas reprovaes dos alunos beneficiados, os descontos no sero renovados. Clusula 3 - Os descontos previstos na clusula 1., vigoraro at 31 de maro de 2.013. Clusula 4 - Os professores e auxiliares beneficiados pelo presente convnio, devero firmar contratos individuais de prestao de servios educacionais com os respectivos estabelecimentos, nos quais, constaro os descontos acima descritos. Clusula 5 - Os descontos sero concedidos somente no estabelecimento em que os professores e auxiliares ministrarem aulas ou prestarem servios. Clusula 6 - Havendo demisso do empregado, fica a critrio do estabelecimento de ensino, manter ou no o desconto concedido. Clusula 7 - Havendo afastamento do trabalhador (professor ou auxiliar de administrao) para tratamento de assunto particular, estudos, ficar a critrio do estabelecimento manter ou no o desconto. Clusula 8 - As partes elegem o foro da Comarca onde esteja localizado o estabelecimento de ensino, para dirimir quaisquer dvidas que por ventura possam surgir na aplicao do presente convnio. Assim, por estarem justas e acordadas, as partes, assinam o presente convnio para concesso de descontos nas mensalidades escolares, em trs vias de igual teor e forma, as quais sero registradas no Cartrio de Registro de Ttulos e Documento de Barra do Garas Mato Grosso. Barra do Garas MT, 12 de maro de 2.011.

Gelson Menegatti Filho Presidente SINEPE-MT

Valdemar Faresin Presidente SINTRAE-VAMT

CONVNIO SOBRE DESCONTOS NAS PARCELAS DA ANUIDADE ESCOLAR DO ENSINO SUPERIOR


Convnio de natureza cvel, sem repercusso de natureza trabalhista, que fazem, de um lado, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Vale do Araguaia Estado de Mato Grosso SINTRAE/VAMT e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Mato Grosso SINEPE-MT, para a concesso de desconto na anuidade escolar para os trabalhadores, filhos e cnjuge dos professores e auxiliares de administrao escolar em estabelecimentos de ensino privado do Estado de Mato Grosso, representado pelo Sindicato Laboral. Clusula 1 - Os estabelecimentos de ensino superior concedero descontos na anuidade escolar para os trabalhadores, filhos e cnjuge, nos cursos regulares de graduao, exceto para os cursos de medicina e odontologia que os descontos sero conforme prevista no 2 deste caput, na seguinte proporo:

24 1. Para professores e auxiliares com carga horria semanal de at 05 (cinco) horas, desconto de 10% 2. 3. 4.
(dez por cento) para o trabalhador, primeiro filho e cnjuge, e 5% (cinco por cento) para os demais; Para professores e auxiliares com carga horria semanal de 06 (seis) a 10 (horas) horas, desconto de 20%(vinte por cento) para o trabalhador, primeiro filho e cnjuge, e 10% (dez por cento) para os demais; Para professores e auxiliares com carga horria semanal de 11 (onze) a 15 (quinze) horas, desconto de 30%(trinta por cento) para o trabalhador, primeiro filho e cnjuge e 15% (quinze por cento) para os demais; Para os professores e auxiliares de administrao escolar com carga horria igual ou superior a 16 (dezesseis) horas semanais, desconto de 50% (cinqenta por cento) para o trabalhador, primeiro filho e cnjuge, e de 30%(trinta por cento) para os demais.

1 O desconto somente se aplica ao trabalhador, filhos e cnjuge que no possuam graduao, sendo vedada a concesso de desconto para trabalhadores (professores e auxiliares de administrao escolar) filho e cnjuge que j sejam graduados em curso superior. 2 - Nos cursos de graduao em medicina, medicina veterinria e odontologia ser concedido ao trabalhador, filhos e cnjuge o desconto de 10% (dez por cento) na anuidade escolar contratada independente da carga horria. Clusula 2 - Nos cursos de lato-sensu e stricto-sensu, o desconto ser somente para o trabalhador (Professor e Auxiliar de Administrao Escolar) e ser implementado da seguinte forma: 1 10%(dez inteiros por cento) das vagas dos cursos de lato-sensu e stricto-sensu, sero destinadas a qualificao dos trabalhadores (Professores e Auxiliares de Administrao Escolar) obedecendo os seguinte critrios: a) Aos trabalhadores (Professores e Auxiliares de Administrao Escolar) com carga horria at 10(dez) horas semanais ser concedido o desconto no percentual de 10%(dez inteiros por cento) do valor da parcela da anuidade contratada; b) Aos trabalhadores (Professores e Auxiliares de Administrao Escolar) com carga horria at 19(dezenove) horas semanais ser concedido o desconto no percentual de 15% (quinze inteiros por cento) do valor da parcela da anuidade contratada; c) Aos trabalhadores (Professores e Auxiliares de Administrao Escolar) com carga horria igual ou superior a 20 (vinte) horas semanais ser concedido o desconto no percentual de 20% (vinte inteiros por cento) do valor da parcela da anuidade contratada; 2 O trabalhador somente ter direito ao desconto junto a instituio empregadora, em apenas um curso de ps graduao de cada nvel. Clusula 3 - Os descontos somente sero concedidos para cursos vinculados atuao profissional do trabalhador. Clusula 4 - Havendo reprovao do aluno beneficiado, os descontos no sero renovados. Clusula 5 - Os descontos previstos na clusula 1. e 2, vigoraro at 31 de maro de 2.013. Clusula 6 - Os professores e auxiliares beneficiados pelo presente convnio, devero firmar contratos individuais de prestao de servios educacionais com os respectivos estabelecimentos, nos quais, constaro os descontos acima descritos. Clusula 7 - Os descontos sero concedidos somente no estabelecimento em que os professores ministrarem aulas e auxiliares de administrao escolar prestarem servios. Clusula 8 - Havendo demisso do empregado, fica a critrio do estabelecimento de ensino, manter ou no o desconto concedido. Clusula 9 - Havendo afastamento do trabalhador (professor ou auxiliar de administrao) para tratamento de assunto particular, estudos, ficar a critrio do estabelecimento manter ou no o desconto. Clusula 10 - As partes elegem o foro da Comarca onde esteja localizado o estabelecimento de ensino, para dirimir quaisquer dvidas que por ventura possam surgir na aplicao do presente convnio. Assim, por estarem justas e acordadas, as partes, assinam o presente convnio para concesso de descontos nas anuidades escolares, em trs vias de igual teor e forma, as quais sero registradas no Cartrio de Registro de Ttulos e Documento de Barra do Garas Mato Grosso.

25

Barra do Garas MT, 12 de maro de 2.011

Gelson Menegatti Filho Presidente SINEPE-MT

Valdemar Faresin Presidente SINTRAE-VAMT

You might also like