You are on page 1of 4

EXMO. SR.

JUIZ FEDERAL DA VARA FEDERAL DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL CIVEL DA COMARCA DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - SEO DO ESPIRITO SANTO

PN _______________

TELMA PEREIRA CARDOSO, brasileira, solteira (amasiada), CPF N 034.745.337-62 residente na rua Domingos Ervatti Sequine, n 36, bairro Boa Vista, nesta cidade, CEP. 29.300-000, vem , por seus procuradores, ajuizar a presente AO DE APOSENTADORIA POR INVALIDEZ COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIADA Em face de INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS, estabelecido na rua 25 de Maro, s/n, Centro, nesta cidade, CEP. 29.300-100, pelas razes fticas e jurdicas expostas a seguir: DOS FATOS 1. A requerente nascida em 28/05/1968, e desde 02/02/2004, desempenha a funo de empregada domestica, conforme demonstra o registro constante da CTPS, em anexo. E, ainda, segurada do INSS, e possui o mnimo de contribuio necessria para requerer e usufruir do beneficio ora pretendido. 2. Contudo, por volta de meados do ano de 2005, a autora passou a sofrer com dores generalizadas em todo corpo, formigamento, dormncia e fortes dores em toda a coluna vertebral, membros inferiores, superiores e face, que culminou por impossibilit-la, apesar de muita insistncia e esforo de sua parte, de exercer a atividade de empregada domestica, como fez ao longo da vida. 3. Realizado os exames em medico ortopedista e neurologista, foi constatado que a autora padece problemas sseo (fibromialgia, discopatia degenerativa e coluna cervical e coluna lombar) associado com problema circulatrio e outras descritas nos faudos e resultados de exames anexos, o que a impossibilita de desempenha a sua atividade de trabalho, eis que alm de dores fortes acarreta-lhe dormncia nos membros.

4. Por outras razes, aliado ao fato de ser pessoa pobre, sem a mnima instruo e qualificao tcnica para o exerccio de outra atividade, a no ser a de domestica, a autora necessita de amparo por parte da Previdncia Social, tanto para sobreviver como para poder adquirir os medicamentos necessrios para o tratamento de sua enfermidade. 5. Evidencia-se, assim, que o autor est enquadrado na legislao previdenciria delineadora do beneficio de aposentadoria por invalidez, nos termos dos arts. 11, 42, 43, 143, alm do art. 102 (direito adquirido), todos da lei 8213/91, salientando, ainda, que o trabalhador que estiver afastado por motivo de molstia incapacitante no perde a qualidade de segurado, mormente tal enfermidade foi contrada enquanto esteve na condio de segurado, como o caso especifico da autora. 6. Entretanto, autora teve seu beneficio protocolado indeferido injustificadamente, mesmo estando ela dentro das exigncias legais para tal pleito. 7. Destarte, considerando-se que a molstia da qual padece a autora de natureza incurvel, permanente, irreversvel e incapacitante, constata-se que o caso vertente tpico de concesso de aposentadoria por invalidez c/c auxilio doena, motivos pelos quais vale-se da presente ao para pleitear judicialmente o referido amparo previdencirio a que tem direito, segundo as normas legais vigentes. DA TUTELA ANTECIPADA 8. Como os tramites da presente ao pode demandar vrios anos em face do notrio abuso do direito de defesa, durante os quais a autora continuaria impossibilitada, em face de sua enfermidade, de exercer a atividade de empregada domestica, que vinha desempenhando e nica da qual tem conhecimento, o que fatalmente agravaria sua situao financeira e, consequentemente, o seu estado de sade, na medida em que no disporia de recursos necessrios para sustentar a si prprio, bem como para providenciar o adequado tratamento de sua enfermidade, fatos estes que demonstram de forma inequvoca, a presena, in casu, do fumus bonis iuris e do pericullun in mora, necessita, em face do receio de dano irreparvel, da ANTECIPAO DE TUTELA, nos termos do art 273 do Cdigo de Processo Civil, para que lhe seja concedido o beneficio da aposentadoria por invalidez, no valor de um salrio mnimo mensal e respectivo abono anual, logo, aps a constatao de sua incapacidade atravs de pericia medica, salientando que a tutela ora perseguida perfeitamente possvel de ser-lhe concedida antecipadamente, em virtude do carter alimentcio do beneficio pleiteado.

DO PEDIDO 10. Diante do exposto, requer:

a. O beneficio de assistncia judiciria gratuita nos termos da lei 1060/50, eis que a requerente pobre no sentido da lei, no tendo condies de arcar com o pagamento de custas processuais e honorrios advocatcios sem prejuzo da prpria subsistncia, conforme declara em doc. Anexo. b. Seja, initio litis, determinada a pericia medica para comprovao do alegado, e, aps, comprovada a incapacidade da autora, seja julgada antecipadamente a tutela desejada, nos termos do art. 273 do CPC, determinado, ao instituo ru, que, de imediato, lhe pague o beneficio de aposentadoria por invalidez, no valor de um salrio mnimo mensal, acrescido do abono anual, incluindo-se tambm demais parcelas desde a DER. c. A citao do institui ru na pessoa do seu representante legal, no endereo do prembulo da inicial, para, querendo, acompanhar e oferecer contestao aos termos da presente ao, no prazo legal, sob pena de revelia e confisso. d. Requer provar o alegado com todos os meios de prova em direito admitidos, especialmente, documental, documental suplementar, pericial e testemunhal.

N. termos. P. deferimento. Cachoeiro de Itapemirim-ES, 13 de abril de 2007.

CELSO MELLO OAB/ES 3592

QUESITOS: 1. A requerente portadora de alguma enfermidade? Descrever qual (is) enfermidade (s).

2. Se no tempo em que foi requerido o auxilio doena, a requerente, jpa era portadora de tal (is) enfermidade (s)? 3. Se a (s) enfermidade (s) a incapacita a exercer sua atividade de empregada domestica? 4. A (s) molstia (s) da qual padece a requerente incurvel, permanente, irreversvel e incapacitante?

You might also like