You are on page 1of 7

Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Engenharia e Geociências Professor: Rodolfo Maduro Almeida Cálculo I

Problemas de Otimização

Jonatha Monte Luiz Monteiro Milene Pontes Naiane Castro da Silva Ringo Reis

Santarém-Pa Dezembro - 2011

Os métodos de otimização tem como meta dimensionar um produto da melhor forma possível em relação a um objetivo. minimizando-se o peso.Um problema de otimização é aquele onde se procura determinar os valores extremos de uma função. isto é. resultando em redução do custo. dado f1.. Por exemplo: na indústria aeronáutica o peso é um fator preponderante para se obter um bom projeto de uma peça. fazendo com que esta se diferencie em relação às concorrentes. minimizando-a ou maximizando-a. o maior ou o menor valor que uma função pode assumir em um dado intervalo. efetivo ou funcional quanto possível”. Portanto. . Um máximo relativo de uma função é um “pico”. a velocidade mínima necessária para que um foguete escape da atração gravitacional da terra. esta peça deve resistir a todos os esforços nela aplicados. Além do peso. cada grama de material economizado pode representar um acréscimo considerável nos lucros para uma empresa. Pode assumir formas das mais simples às mais complexas. e é necessário reduzir ao máximo este valor. Desta forma. Em uma visão empresarial. quanto mais alto o contorno alcançado. outra variável de suma importância para a indústria é o custo final do produto. tem-se como conseqüência o uso de menos matéria prima para se fabricar uma peça. de modo que este produto atenda às condições impostas pela sua concepção. etc. Em um problema de otimização. Problemas de otimização são comuns em nossa vida diária e aparecem quando procuramos determinar o nível de produção mais econômico de uma fábrica. A sua caracterização é fundamental para a resolução do problema de otimização. f2 > 0. Portanto maximizar a função objetivo é equivalente a encontrar o contorno mais alto possível. Função objetivo: É a expressão matemática do critério de otimização descrita em termos das variáveis físicas do problema que se quer otimizar. A palavra “otimização” é definida como “fazer tão perfeito. No entanto. o ponto da órbita de um cometa mais próximo da terra. o ponto máximo do gráfico em relação a qualquer outro ponto vizinho a ele no gráfico. projetar sem utilizar a otimização pode acarretar superdimensionamentos desnecessários ao projeto. maior é o valor da função objetivo.

é abscissa de um ponto crítico se: diz-se que x0 Podemos resumir que um problema de otimização é formado pelas variáveis de escolha. Sendo x0 um ponto pertencente ao domínio de uma função f (x). O problema é escolher a melhor alternativa do conjunto viável. porque a derivada é o coeficiente angular da reta tangente. Em geral. o coeficiente angular da tangente é positivo e a função é crescente. . função objetivo e conjunto viável. o ponto mínimo do gráfico em relação a qualquer outro ponto vizinho. Quando a derivada é positiva. a teoria permite a representação do problema em uma procura pelo máximo ou mínimo da função objetivo em respeito às variáveis de escolha e sujeito à restrições. Pode-se reconhecer quando uma função é crescente ou decrescente através do sinal da sua derivada.Um mínimo relativo é um “fundo de vale”.

x2. x Î (x2. são denominados pontos de extremos da função. f(b). Exemplo: Seja uma função f=f(x). Os pontos x2 e x4 são chamados pontos de mínimo relativos (ou local).f(e)). Os valores extremos são f(a). A figura abaixo mostra o gráfico de uma função y = f (x). A formalização destas definições é apresentada a seguir: . observamos que f é crescente para x < x1. enquanto que f(x1) e f(x3) são valores máximos relativos. cujo gráfico está apresentado na figura.f(b)). (d.f(d)) e (e. onde assinalamos os pontos de abscissas x1. x3) e x > x4. Esses pontos são chamados pontos extremos da função. (c. x3 e x4.f(a)). Os pontos extremos são os pares ordenados (a.Os valores máximo e mínimo de uma função. e decrescente para x Î (x1. Além disso. são denominados extremos da função e os pontos de máximo e de mínimo da função. f(c). (b. x4). Os pontos x1 e x3 são pontos de máximo relativos (ou local). enquanto que f(x2) e f(x4) são os valores mínimos relativos.f(c)). f(d) e f(e). x2) e x Î (x3.

o fundo da caixa será um quadrado de lado (120-2x) cm e a altura da caixa medirá x cm. Determinar a medida x do lado de cada quadrado que será retirado nos quatro cantos do papelão. tal que f(c) £ f(x) para todo x Î I. Um viajante quer minimizar o tempo de transporte. onde D é o domínio de f. Os valores máximos e mínimos de f são chamados de valores extremos de f. e o número f(c) é chamado de valor mínimo de f em D. tempo e custos. contendo c. se existir um intervalo aberto I.3: Seja f uma função definida em um intervalo I: (i) f é crescente nesse intervalo se. Agora vamos resolver problemas tais como maximizar áreas. Analogamente. Solução: Como o lado do papelão quadrado mede 120cm.2: Uma função f tem um mínimo relativo em c. Um homem de negócios quer minimizar custos e maximizar lucros. deve ser transformado em uma caixa sem tampa que permita o máximo volume. x2 Î I tais que x1 < x2 fl f (x1) ³ f (x2). Uma função f tem um máximo absoluto em c se f(c) ≥ f(x) para todo x em D. estabelecendo a função que deve ser maximizada ou minimizada. Os métodos existentes para encontrar valores extremos têm aplicações práticas em muitas áreas do dia-a-dia. x2 Î I tais que x1 < x2 fl f (x1) £ f (x2). Vamos lembrar os princípios do problema-solução discutidos e adaptá-los para esta situação: Exemplo de aplicação de otimização com derivadas Otimização: Um papelão quadrado com 14400 cm² de área. Definição 10.1: Uma função f tem um máximo relativo em c. e minimizar distâncias. contendo c. O volume será dado por: V(x)=x(120-2x)². (ii) f é decrescente nesse intervalo se. ou seja . para quaisquer x1. se existir um intervalo aberto I. O número f(c) é chamado de valor máximo de f em D. para quaisquer x1. tal que f(c) ³ f(x) para todo x Î I. f tem um mínimo absoluto em c se f(c) ≤ f(x) para todo x em D.Definição 10. Na solução de tais problemas práticos o maior desafio está freqüentemente em converter o problema em um problema de otimização matemática. volumes e lucros. Definição 10.

Se tomarmos a altura x=20. Se x=60.V(x) = 4x³-480x²+14400x V '(x)=12(x²-80x+1200) e os pontos críticos são: x=60 e x=20.000 cm³ . o papelão será cortado ao meio e não teremos caixa. a caixa terá um fundo quadrado com o lado medindo 80 cm e o volume máximo será: V(20)=128.

br/ufrgs/TeoriaMicroeconomicaIIB/resumos/ot imizacao.ufrj. CORDEIRO.br/files/MarceloDeFrancaCordeiro. Aprendendo.optimize. UFRGS 2001.T. Otimização.ufrj.ufrj. Capítulo I. Disponível em: http://www.im.F.ie.br/dmm/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/ capitulos/cap101s4.Referencias Bibliográficas Modulo III. Dissertação: Uma técnica para otimização estrutural mediante a derivada topológica.pdf CUSINATO R.virtual.pdf . http://www.html 18/12/11 às 8:30. M. http://www.