You are on page 1of 13

CONCURSO PÚBLICO

GPSCO – 03
ATENDENTE DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO
INSTRUÇÕES GERAIS 01. Este CADERNO contém 20 (vinte) QUESTÕES OBJETIVAS, sendo 05 (cinco) questões de Língua Portuguesa, 05 (cinco) questões de Matemática e 10 (dez) questões de Conhecimentos Específicos. 02. Autorizado o início da prova, confira se todas as questões estão completas e caso exista algum problema, até mesmo de impressão, comunique-o imediatamente ao fiscal da sala. 03. Confira no Cartão de Respostas seu nome, número de inscrição e o código da prova que se encontra impresso neste Caderno de Questões. Qualquer divergência comunique ao fiscal de sala. 04. No Cartão de Respostas, você deve preencher apenas UMA ALTERNATIVA (A, B, C, D, E) de cada questão, com caneta de cor azul ou preta, fortemente, sem ultrapassar as bordas. A questão não assinalada, assinalada em mais de uma alternativa, emendada, rasurada, borrada, ou que vier com outra assinalação que não a prevista será considerada nula. 05. Deverão ser marcadas no Cartão de Respostas, somente o número de questões existentes no Caderno de Questões, deixando as demais em branco. 06. O Cartão de Respostas deve ser assinado, sem amassá-lo, dobrá-lo ou rasurá-lo, pois em hipótese alguma ele será substituído. 07. Não é permitida a comunicação entre candidatos. É proibida também a utilização de equipamentos eletrônicos. 08. Caso haja necessidade de chamar o fiscal da sala, seja breve e claro em sua colocação. O fiscal da sala não está autorizado a esclarecer dúvidas relacionadas ao conteúdo ou à interpretação da prova. 09. A prova terá duração de 3 (três) horas, incluído o tempo de preenchimento do Cartão de Respostas. Não será permitida a saída definitiva do candidato antes de transcorrida uma hora do início da prova, assim como, o candidato só poderá levar o Caderno de Questões, decorrido o tempo de uma hora e meia do início da prova. 10. Assine seu nome na lista de freqüência.

(B) Sujeito composto. (B) O conflito dos animais irracionais com o homem. (C) Complemento nominal. (E) Predicado verbo-nominal. (E) A renovação do meio ambiente. _________________________________________________________________________ ORDEM – CONCURSO PÚBLICO DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS – GPSCO – 03 1 . (D) Adjunto adnominal. (C) A conservação da natureza feita pelo homem.LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÃO 01 TEXTO A sujeira e a fumaça estão conseguindo o impossível: pássaros morrendo por falta de ar peixes morrendo de sede no mar. (Ulisses Tavares) O texto acima retrata: (A) A preservação da natureza através do ser humano. (D) A ação destruidora do ser humano com a natureza. QUESTÃO 02 “A sujeira e a fumaça estão conseguindo o impossível:” O trecho destacado é: (A) Objeto indireto.

(C) Sede. morfologicamente. (E) Feixe – mochila – jerimum. (E) O vocábulo de é classificado como conjunção aditiva. (B) Azia – combustível – cuscus.”. Podemos afirmar que: (A) No vocábulo morrendo existe um encontro consonantal.QUESTÃO 03 Em: “Pássaros morrendo por falta de ar e peixes morrendo de sede no mar. QUESTÃO 04 Assinale a alternativa em que a sequência de palavras estão escritas corretamente: (A) Argila – coxilo – jejum. é um substantivo. _________________________________________________________________________ ORDEM – CONCURSO PÚBLICO DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS – GPSCO – 03 2 . (B) A palavra pássaros é acentuada por ser paroxítona terminada em “s”. (D) Na palavra mar temos três letras e quatro fonemas. (C) Corajem – analizar – tesouro. (D) Chingar – masagem – maxixe.

(B) As frases II e III. Está (ão) correta (s): (A) Todas as frases.Ele bebeu meia garrafa de suco de maracujá. (D) Apenas a frase I. (C) As frases I e III. III .Neste cinema é proibida a entrada de adolescentes sem documentos. II . (E) Apenas a frase II.QUESTÃO 05 Leia as frases abaixo e assinale a alternativa correta em relação à concordância nominal: I .É necessário uma atenção maior com os adolescentes. _________________________________________________________________________ ORDEM – CONCURSO PÚBLICO DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS – GPSCO – 03 3 .

00. o aparelho custa R$ 250. A taxa mensal de juros simples aplicada sobre o saldo devedor é.33% (E) 41.00.67% _________________________________________________________________________ ORDEM – CONCURSO PÚBLICO DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS – GPSCO – 03 4 .82% (B) 22. aproximadamente.78% (D) 33.MATEMÁTICA QUESTÃO 06 A área de uma região quadrada de 4 cm por 4 cm corresponde a que fração da área de uma região retangular de 6 cm por 8 cm? (A) 1 2 1 3 2 5 3 4 (B) (C) (D) (E) 3 8 QUESTÃO 07 Uma loja vende um tocador de MP3 à vista por R$ 200. igual a: (A) 10. A prazo. sendo uma entrada de 40% do valor à vista e o restante pago após 45 dias.22% (C) 27.

QUESTÃO 08 Considere X um número natural que ao ser dividido por 9. (D) Maior que 50. O jornal A é lido por 55% dos funcionários e o jornal B é lido por 75% deles. então. deixa resto 1 e ao ser dividido por 5 deixa resto 2. Sabe-se que todo funcionário é leitor de pelo menos um dos jornais. Se nessas duas divisões a soma dos quocientes é 11. QUESTÃO 09 Numa empresa são lidos apenas dois tipos de jornal: A e B. (E) Múltiplo de 9. (B) Quadrado perfeito. o número X é: (A) Par. Então. o porcentual de funcionários que lêem ambos os jornais é: (A) 15% (B) 25% (C) 30% (D) 40% (E) 45% _________________________________________________________________________ ORDEM – CONCURSO PÚBLICO DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS – GPSCO – 03 5 . (C) Divisor de 111.

3 cm³.QUESTÃO 10 Uma torneira goteja 7 vezes a cada 20 segundos. quantas garrafas de capacidade igual a 2000 ml cada uma. (E) Cinco. (D) Quatro. (C) Três. Admitindo-se que as gotas tenham sempre volume igual a 0. _________________________________________________________________________ ORDEM – CONCURSO PÚBLICO DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS – GPSCO – 03 6 . seriam necessárias para armazenar toda a água desperdiçada em 1 dia? (A) Uma. (B) Duas.

(B) Bolacha salgada. (D) A amamentação durante a noite. (D) Barra de chocolate. (E) Verduras. não é fator predisponente ao desenvolvimento da cárie do bebê. assinale a alternativa correta: (A) Esse tipo de lesão só acomete os dentes incisivos de leite. ou seja. sem posterior higienização. (C) Uma alimentação e higienização inadequadas propiciam o desenvolvimento da cárie do bebê. (E) Todas estão incorretas. aquele com maior potencial para desenvolver a doença cárie: (A) Suco natural de frutas.CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÃO 11 Aos 03 anos de idade 60% das crianças já tiveram cárie. _________________________________________________________________________ ORDEM – CONCURSO PÚBLICO DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS – GPSCO – 03 7 . QUESTÃO 12 Assinale abaixo a alternativa que contém o alimento mais cariogênico. portanto a prevenção deve-se iniciar com orientações às gestantes e o acompanhamento da criança desde o nascimento do primeiro dente de leite. (B) A cárie do bebê tem uma única causa: o leite materno. (C) Carne bovina. Sobre a cárie do bebê.

V. II. As bactérias que se encontram normalmente na boca transformam os restos de alguns alimentos em ácidos. F (B) V. V. F (D) F. F. F (C) V. III. V. F. como de pacientes acima de 50 anos. V. Sobre o assunto. V (E) V. A doença periodontal é uma das principais causas de perda dos dentes em adultos e a principal causa em idosos. F. V. assinale Verdadeiro ou Falso para as afirmativas abaixo: I. V _________________________________________________________________________ ORDEM – CONCURSO PÚBLICO DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS – GPSCO – 03 8 . Assinale a alternativa que contém a seqüência correta acerca das afirmativas acima: (A) V. IV. podendo ser decorrente do acúmulo prolongado de placa bacteriana e tártaro. que protegem o dente contra a cárie.QUESTÃO 13 Sabe-se que uma correta higienização bucal e uma alimentação adequada são essenciais para prevenir uma série de doenças que acometem a cavidade bucal. O uso do fio dental só é necessário em casos especiais. F. Remover a placa bacteriana e prevenir a formação de tártaro são objetivos da higiene bucal. F.

(D) Sindesmótomo. (C) Colher de dentina. _________________________________________________________________________ ORDEM – CONCURSO PÚBLICO DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS – GPSCO – 03 9 . (E) Porta agulha. no entanto. Ao exame clínico observa-se que o elemento 46 (primeiro molar permanente inferior direito) possui a superfície oclusal com cicatrículas e fissuras muito profundas. Assinale a alternativa que NÃO contém um instrumental indicado durante este procedimento: (A) Fórceps. QUESTÃO 15 O Cirurgião-Dentista se prepara para realizar uma exodontia do elemento 38 (terceiro molar inferior esquerdo permanente) em um paciente. (B) Restaurar o dente. sem lesão de cárie.QUESTÃO 14 Uma criança do sexo feminino. 07 anos. O procedimento mais indicado seria: (A) Extrair o dente. chega ao consultório odontológico para uma avaliação de rotina. (C) Desgastar a superfície oclusal do dente. (E) Aplicar selante na superfície oclusal do dente. (B) Seringa carpule. (D) Fazer uma raspagem.

é correto afirmar: (A) O flúor tópico pode ser usado indiscriminadamente. (E) A aplicação tópica de flúor ajuda no combate à halitose. seja na dentição temporária ou permanente. _________________________________________________________________________ ORDEM – CONCURSO PÚBLICO DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS – GPSCO – 03 10 . (D) O primeiro dente permanente a erupcionar é o molar dos seis anos (primeiro molar permanente). (E) Normalmente. tornando a articulação das palavras mais fácil. QUESTÃO 17 O flúor tem sido usado na Odontologia há cerca de um século e é considerado um dos instrumentos de maior importância dentre o arsenal de medidas preventivas com relação a doença cárie. sem risco de toxicidade. devido à grande ingestão de açúcares nessa faixa etária. Sobre a aplicação tópica de flúor. os primeiros dentes temporários a erupcionarem são os incisivos centrais inferiores.QUESTÃO 16 Cada dente humano possui uma configuração e função diferente. inibindo sua desmineralização. (D) A aplicação tópica de flúor é somente recomendada até os 21 anos de idade. (C) Os caninos são dentes com pontas agudas que servem para cortar os alimentos. caninos. assinale a alternativa INCORRETA: (A) A dentição temporária é composta por dentes incisivos. (B) Os dentes auxiliam na fonação. (B) O flúor tópico auxilia no fortalecimento do esmalte dental. Sobre a dentição humana. pré-molares e molares. (C) A aplicação tópica de flúor em crianças abaixo de 07 anos deve ser feita mensalmente.

(C) Luvas. Seu maior componente é a água – 99% . a de umedecer os tecidos moles e duros da cavidade bucal. dentre outras funções. que é secretado pelas glândulas salivares diretamente na cavidade bucal. QUESTÃO 19 A saliva é um fluido aquoso. assinale a alternativa que contém o material ou instrumental que deve ser esterilizado entre um paciente e outro: (A) Gorro. auxiliando na mastigação. assinale a alternativa INCORRETA: (A) A saliva tem. transparente. (B) Máscara. (D) O excesso de saliva aumenta a incidência de cárie na cavidade bucal. (E) A saliva diminui a acidez bucal. (D) Sugador. Sobre a saliva. (E) Espelho clínico. _________________________________________________________________________ ORDEM – CONCURSO PÚBLICO DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS – GPSCO – 03 11 . (C) A falta de produção de saliva é denominada xerostomia. (B) A saliva ajuda a diluir o bolo alimentar.QUESTÃO 18 Esterilização é a destruição ou remoção de todas as formas de vida de um dado material. Sobre o assunto.sendo que o restante é formado por componentes orgânicos e minerais.

22 anos. (B) Aplicar selante no dente. Ao exame clínico nota-se a presença de uma cavidade cariosa superficial no elemento 34 (primeiro pré-molar inferior esquerdo). Qual seria o tratamento curativo para este caso? (A) Tratar o canal do dente. (C) Extrair o dente.QUESTÃO 20 Um paciente do sexo masculino. (D) Aplicar flúor tópico no dente. _________________________________________________________________________ ORDEM – CONCURSO PÚBLICO DE SÃO CAETANO DE ODIVELAS – GPSCO – 03 12 . (E) Restaurar o dente. chega ao consultório odontológico para exame de rotina.