You are on page 1of 17

Após instalar o dude, o sistema oferece para descobrir toda sua rede de forma default, particurlarmerte, se sua rede

for grande isso fará uma confusão de devices. Eu prefiro cancelar essa parte e adicionar os meus Devices manualmente.

pode adicionar um User name e Password para acessar esse Device sem precisar de colocar o usuário e senha posteriormente. Na caixa de “add Device” coloque o IP ou nome DNS do dispositivo que quer monitorar. Primeiramente vamos adicionar só as Devices. . Caso seja um Device com Mikrotik. e Router OS caso sua Device tenha o Mikrotik instalado. Marque as caixas Secure Mode (para comunicar em modo seguro com sua Device. Clique em NEXT.Para adicionar uma device. clique no + e escolha Device.

Essa tela é onde você vai selecionar o serviço ou os serviços (probe) que vai querer monitorar. Na tela ao lado. seja a cada 1 minuto. Clique em FINISH se não quiser adicionar mais nenhum Serviço para testar. Clique em + e na tela seguinte no campo PROBE. eu quero que o Probe Interval (Tempo de teste). o dude irá testar mais 5 vezes antes de dar o Device como down (parado ou caído). . quando se tem um Device que está sendo monitorado a mais tempo. quanto tempo ele está UP. que por default vai testar a cada 30 segundos com um ping. vai mostrar o STATUS do Serviço. se existe problema. e que o Dude faça mais 10 testes (Probe Down Count) antes de mostrar o Device como PARADO. Essas configurações pode ser alteradas. escolha o serviço. Por exemplo. esse Device em específico. que o Probe Timeout (Tempo de espera da resposta) seja 5 segundos (5000ms). O mais comum é o ping. tempo total UP e tempo total de parada. se dentro de 10 segundos não obter a resposta. quanto tempo desde a última parada.

e mostra abaixo com a cor e o Serviço que não obteve resposta. Abaixo. Disco (HD em %) e o ping (latência em MS). porém os outros estiverem normais. pacotes que estão instalados. um serviço totalmente parado. imediatamente o Dude já começa a monitorar a CPU e o uso de Disco desse Servidor. estamos monitorando CPU(%). como é um Equipamento com o Mikrotik instalado. o Dude considera uma queda parcial. Se um dos Serviços parar de responder. Essa tela traz o uptime do sistema. Basta colocar o mouse sobre o Device que poderá acompanhar graficamente informações dos Serviços que você solicitou em PROBE no Slide anterior.O resultado será o Device abaixo. versão do routerOS. Nesse exemplo. .

Qualquer bom equipamento possui o protocolo snmp. . Vou mostrar a seguir como criar no Mikrotik uma community e habilitar o snmp. ou deixe a community padrão que é “public”.Vamos incrementar nosso Device. Depois esolha o tipo da sua Device. Essa tela de settings é muito importante. nesse caso é um Mikrotik Device. Clique com botão direito sobre o device e escolha a opção Settings. Entre no seu equipamento e crie uma community para monitorá-lo. Primeiramente coloque uma Descrição da sua Device no campo Name. pois é nela que colocamos o perfil snmp para monitorar os equipamentos. pois tem o routerOS instalado.

se quiser pode definir de qual IP esse SNMP poderá ser lido. . em seguida em Settings. Em seguida dê 2 cliques na community public e altere seu nome (por segurança). Pronto. e se é somente uma community de leitura (Read Access).Abra o WinBox e entre no seu equipamento. sua community está criada. Habilite o SNMP marcando o Enable da caixa 3. Vamos adicioná-la ao Dude. Clique na aba SNMP.

e em seguida selecione o seu perfil na tela principal. Clique em OK. escolha um nome e em Community. . clique no + para criar um novo perfil de snmp para seu Dude. clique nos 3 pontinhos do SNMP Profile (1).Na tela de Settings da sua Device. coloque a mesma community que colocou no seu mikrotik ou seu dispositivo. Na caixa Snmp Profiles (2). Em nome.

. Clique novamente no seu Device com botão direito e escolha Settings. tabela de rotas. as interfaces. se o Dude estiver comunicando com seu Mikrotik. seu device ficará com essa aparência depois de configurado. todas as informações que serão possíveis serem lidas já estarão disponíveis. ips. Vá para a aba Snmp. enfim. Pronto.Depois de dar um OK.

Já adicionamos. FAZSP_Core01. É um roteador Cisco. Entrei no roteador Cisco e criei a community e adicionei-a também nos perfis do Dude.Agora vamos adicionar um novo device ao nosso mapa. Ele está ligado ao nosso Servidor pela ether1.oi(config)#snmp-server community publicCISCO ro . demos um nome e um tipo roteador.

quando soltar o botão do mouse. etc. Clique em FINISH. Clique no +. Escolha em Mastering Type (snmp). Em seguida o tipo de link. a caixa Add Link irá aparecer. Vamos criar um link monitorado da Interface ethernet do roteador para o Servidor. em seguida Link. . Arraste a link do Roteador Cisco até o Servidor. Fast Ethernet. O link já estará sendo monitorado.Como podem observar. Como abaixo. o snmp do roteador Cisco já está lendo as MIB’s das interfaces Ethernet e Serial. Basta colocar o mouse sobre o link e terá o tráfego on-line de TX e RX. wireless. e a Interface a ser monitorada.

ping. Terminal. As mais usadas são o Winbox. traceroute. etc. . algumas ferramentas podem ser utilizadas diretamente pelo Dude.Com um único clique com o botão direito sobre seu Device.

podemos criar as regras de aviso do monitoramento. Flash (Faz com que a janela do Dude fique piscando).Com os Devices criados e os links de tráfego funcionando. que pode ser remoto ou em outro Dude). pode criar para cada Device um tipo de notificação especial. Vamos modificar a notificação “log to syslog” para gravar as notificações em um servidor de syslog. . Log to events (cria uma notificação no log de eventos do Dude). que pode ser configurado para executar um arquivo de som qualquer). Caso queira uma notificação diferente da default. Clique com botão direito na Device que quer monitorar e em seguida Settings. As padrões são: beep (dispara um som. Popup (Abre uma janela de popup notificando o problema). Log to Syslog (Cria uma notificação no syslog. Em seguida clique na aba POLLING.

. modifique em Syslog Port. Na caixa Notifications clique 2 vezes em log to syslog.Clique na aba direita em NOTIFICATIONS. se a porta não for a padrão. Modifique o TYPE para Syslog e em Server. siga esses passos. Para modificar o beep da notificação para um som. coloque o IP onde está rodando seu syslog.

Pois o Dude ainda não possui essa opção de configuração. coloque o IP do seu servidor de e-mail. . o servidor smtp não pode ter autenticação. na aba General. e uma conta de e-mail valida em seu servidor. Clique no botão Settings. Primeiro é necessário configurar o DUDE para ter acesso a um Servidor SMTP. Detalhe importante.Notificação por e-mail ou SMS.

Pode-se criar um subject (assunto) ou Body (corpo da mensagem). Por padrão o dude irá enviar: Serviço “PING” on “SERVIDOR TAL” is now “DOWN” ou “UP”. em seguida na Caixa Notifications. em seguida coloque os e-mails em que o Dude vai enviar as mensagens de notificação. da forma que quiser.Clique em Notification no Painel direito. Esxolha o tipo “email”. Caso sua operadora de celular tenha o serviço de sms/email. clique no +. . Crie um nome para essa notificação. coloque o numero ou e-mail da sua operadora para receber a notificação no celular.

Para que essas notificações funcionem. clique em Settings. e na Caixa “Server Configuration” marque as notificações que você quer que estejam ativas nas Devices. Nesta aba você pode moficicar também os intervalos de tempo para que o Dude teste seus Devices. .

br . www.com.com breno@brenovale.bvnetworks.com.Continuamos de acordo com as dúvidas e outros tipos de implementações que forem aparecendo.br twitter: MikrotikBrasil msn: valebreno@hotmail. 30 devices Um abraço a todos. Abaixo um exemplo de um monitoramento pequeno.