You are on page 1of 49

Projecto campurbis

Campus universitrio na malha urbana histrica

Cmara Municipal de Guimares Universidade do Minho Escola de Engenharia

apresentao
Guimares: enquadramento scio-econmico

Poltica de reabilitao urbana

A Zona de Couros

O Projecto Campurbis
objectivos a dimenso universitria plano de aco

caracterizao scio-econmica
populao (hab.) concelho (69 freguesias) Oliveira do Castelo cidade
(centro histrico)

rea

(km2)

densidade populacional (hab/km2) 655,7 4 659,2 8 688,1 4 639,9 2 169,2

159 576 3 448 3 920 1 949 50 000*

243,36 0,74 0,45 0,42 23,05

S. Paio S. Sebastio

rea urbana

Potencial de crescimento da populao urbana: 20 000 habitantes (prximos 5 anos)

caracterizao scio-econmica
Princiapais actividades economicas
Agricultura e Silvicultura Indstria Extrativa Alimentares e Bebidas Txteis e Vesturio Curtumes e Calado Vidro e Cermica Produtos Metlicos 1.55 0.31 1.12 38.36 6.83 0.62 3.67 5.44 8.13 64.17 2.24 2.02 8.81 3.26 1.04 0.25 3.43 2.31 4.55 1.86 0.96 3.24 33.97

VALE DO AVE Uma das sub-regies (NUTS III) ais industrializadas de Portugal Fora de trabalho jovem (baixo nvel de formao)

GUIMARES

Outras Indstrias Transformadoras Construo e Obras Pblicas

TOTAL - INDSTRIA
Com. Automvel e Reparao Comrcio Grossista Comrcio a Retalho Hotelaria e Restaurao Transportes Correios e Telecomunicaes Servios Financeiros Intermdios Administrao Pblica Ensino Sade Aco Social Outros Servios

PORTUGAL Taxa de desemprego (%) 7,6

NORTE 8,8

VALE DO AVE 15,0

GUIMARES 13,7
source: INE

TOTAL COMERCIO E SERVIOS

Guimares: acessibilidades

Distncias Braga Porto Galiza aeroporto int. 15 min 35 min 60 min 30 min

poltica de reabilitao urbana


Degradao do patrimnio edificado desde a Idade Mdia at ao sc. XX Criao do GTL em 1985 para recuperao do centro histrico de Guimares Autenticidade e poderoso impacto visual Reabilitao de edifcios Manuteno das tcnicas tradicionais Revalorizao dos espaos pblicos Manuteno da populao residente

poltica de reabilitao urbana


utilizao de tcnicas de construo tradicionais melhoria dos espaos pblicos manuteno da populao residente

Classificada como Patrimnio Mundial (UNESCO, 2001)

poltica de reabilitao urbana

Zona de Couros enquadramento histrico

10 h, no centro urbano importante ncleo de arqueologia industrial origem na indstria de curtumes.

Zona de Couros enquadramento histrico


A utilizao das peles com origens nos primrdios. Limpeza de gorduras e secagem ao sol vs. Putrefaco. Mtodos ancestrais de curtimenta de origem desconhecida (casca de carvalho na Pennsula Ibrica). Carta de foral do Conde D. Henrique (sc. XII). Da pelle conellia iii denarios. De coiro de boue aut de uaca unum denariao Aluso ao Rio de Couros em 1151, posteriormente designado por Merdrio.

Zona de Couros enquadramento histrico


Actividade vital no cenrio da economia vimaranense

Presena at meados do sc. XX

Converso para txtil higiene e sade pblica

Classificao do Ncleo Industrial em 1977 pela DGPC como imvel de interesse pblico

Primeira reabilitao em 2001 Complexo Multifuncional de Couros

Zona de Couros infra-estruturas existentes


Complexo Multifuncional de Couros

processo iniciado pela CMG em 1996 5000 m2 de (re)construo 2000 m2 de espaos pblicos reabilitados investimento total: 8.500.000

Pousada de Juventude Auditrio

Zona de Couros infra-estruturas existentes


Jardim escola Centro de dia

ATL (atelier tempos livres)

Zona de Couros infra-estruturas existentes

CyberCentro

Biblioteca Mediateca

Zona de Couros infra-estruturas da envolvente


4 hoteis de 4 e 3 * (256 Q / 441 C) Pousada da Juventude (21Q / 72 C) Complexo Multifuncional de Couros, compreendendo: Jardim de infncia, Centro de Dia, Centro de Apoio Juventude e A.T.L., Auditrio com 95 lugares e Biblioteca / Mediateca Cybercentro Centro Cultural Vila Flor (centro de exposies; salas de reunies; 2 auditrios [total de 1.000 lugares]; restaurante/caf concerto; estacionamento Estao CP (regionais e Intercidades)

Zona de Couros infra-estruturas da envolvente

galerias para exposies salas de reunies 2 auditrios [1.000 lugares] restaurante /caf concerto parking (150 lugares)

Zona de Couros Campurbis e a janela de oportunidade,

Guimares Capital Europeia da Cultura 2012

Zona de Couros Campurbis a ideia

projecto campurbis

Campurbis
Motivao
Dinmica da Universidade do Minho e da sua Escola de Engenharia. Existncia de grande nmero de edifcios de interesse histrico ligados vida econmica de Guimares. Localizao estratgica da Zona de Couros, entre o centro e histrico e o recentemente inaugurado CCVF. A necessidade urgente de recuperar e reabilitar a Zona de Couros.

viso
desenvolver uma plataforma capaz de induzir actividade econmica baseada numa interaco sustentvel entre inovao, tecnologia e artes, ancorada num intenso esforo de formao de recursos humanos

Campurbis a dimenso universitria


Conceito campus virtual / universidade sem muros Experincia (e histria) da UMinho em Guimares Aumentar a atractividade de Guimares para alunos universitrios Necessidade de atrair novos pblicos Desenvolver novos paradigmas de ensino-aprendizagem Ajudar a viabilizar projectos de revitalizao de espaos histricos Aprofundar novos modelos de interligao entre ensino-cultura-actividade econmica

desenvolvimentos recentes

Projecto de revitalizao da Zona de Couros (CMG) Abertura do Centro Cultural Vila-Flor Novos modelos de desenvolvimento urbano Aposta na economia do conhecimento Iniciativa European Science Cities Novo enquadramento da oferta formativa do ensino superior Novas ofertas para novos pblicos!

campurbis campus na malha urbana


Centro Avanado de Formao Ps-graduada Salas de trabalho universitrio LaborUM Casa da Cincia Centro de Especializao Tecnolgica Centro de Formao Profissional Instituto de Design Aplicado DesignUM Centro Cincia Viva Centros de Empresas (AvePark) Espaos (virtuais e fsicos) museolgicos

centro avanado de formao ps-graduada


Centro para acolher novos pblicos-alvo (2 ciclo + 3 ciclo + LLL) , com conforto e ambiente, propcios aprendizagem colaborativa e em contexto

Preferencialmente para iniciativas no mbito da engenharia, tecnologias, design e cincias empresariais

MIT Stata Hall

centro avanado de formao ps-graduada


Objectivos: Servir novos pblicos e melhorar a oferta ao nvel do ensino ps-graduado. Promover formao multidisciplinares orientada s necessidades do tecido econmicoprodutivo.

Suportar iniciativas de ensino distncia: - ligao com as actividades de investigao; - combinando os ensinos presencial e distncia (com intensa utilizao de tecnologia de suporte); - demonstrar novas metodologias e estruturas de apoio ao ensino em tecnologia.

Wallenberg Hall at Stanford University

salas de trabalho universitrio LaborUM


Criao no centro da cidade de um espao vocacionada para o trabalho extra lectivo de alunos universitrios (sobretudo 1 e 2 ciclos), complementar das infra-estruturas existentes no campus. Promoo do trabalho em equipa e das dinmicas de grupos. Disponibilizao de actividades e meios de suporte aprendizagem (sobretudo de engenharia). Desenvolvimento de outras dimenses formativas atravs da atraco do aluno de engenharia para um ambiente informal com uma forte vivncia artsticocultural.

CETs

Necessidade regional de alargar a oferta em Cursos de Especializao Tecnolgica

Os projectos de ensino podero ser desenvolvidos no mbito de diferentes parcerias

Necessidade de um espao prprio e com tipologia adequada

Objectivos de formao (Guimares): 1000 alunos anos (em 2012)

centro de especializao tecnolgica

formao profissional
Em negociao com o MESS

centro de formao profissional

casa da cincia

Residncia energeticamente eficiente para cientistas / investigadores visitantes

Com experincias/medies permanentes sobre gesto de energia e solues eficientes de construo

Um local de teste para de solues inovadoras ao nvel de sustentabilidade ambiental e inteligncia de edifcios

.um laboratrio vivo!

alojamento para cientistas em ambiente de investigao

DesignUM

instituto de design aplicado

DesignUM enquadramento
Necessidade de a indstria nacional conseguir evoluir para reas de maior valor acrescentado e de aumentar a sua competitividade internacional.

O design de produto essencial para alavancar esse processo, de modo a permitir: - uma diferenciao concorrencial com base na combinao harmoniosa entre os aspectos de desempenho, funcionalidade e esttica. - a aposta na criao de linhas de produtos com identidade prpria e reconhecida pelo mercado.

DesignUM oportunidade e justificao


Guimares rene um conjunto de mais-valias capazes de suportar e induzir actividade nesta rea: - Guimares Patrimnio Mundial - Centro Cultural de Vila-Flor - Processo de revitalizao de Vale de Couros - Infra-estruturas rodovirias e ligaes a aeroporto internacional - Escola de Engenharia - PIEP - Centro de Computao Grfica - Outras instituies de interface da UM Combina o estatuto histrico, no imaginrio nacional, com instituies de referncia ao nvel da engenharia de produto. Regio de populao muito jovem e com imperiosa necessidade de encontrar novas actividades econmicas, capazes de funcionarem como alternativa ao actual tecido econmico-produtivo.

DesignUM objectivos
actividades de formao no domnio do design de produto, para um leque muito alargado de pblicos alvo, em estreita colaborao com a actividade ensino curricular da Universidade do Minho neste domnio; aces promocionais sobre design de produto junto do tecido produtivo e da sociedade em geral; estudar tendncias evolutivas do design de produto em diferentes reas aplicacionais; induzir e suportar actividade econmica de produtos de design, a promover e instalar na Zona de Couros, nomeadamente ao nvel de meios infra-estruturais de apoio a essa actividade ; potenciar (em conjunto com o projecto integrado de revitalizao da Zona de Couros) a criao de uma mostra permanente de design, com exibio de obras de referncia do design de produto portugus e internacional.

DesignUM modelo
associao privada sem fins lucrativos, tendo como associados: - Cmara de Guimares - a Universidade do Minho - parceiro internacional (designer ou escola de design) - empresas - outras instituies estrutura permanente minimalista

Centro Cincia Viva

Como a cincia e a tecnologia permitem o desenvolvimento dos produtos que utilizamos no dia-a-dia, um telemvel uma prtese, um automvel

O passado e futuro da manufactura

Como funciona a mente do engenheiro

A fbrica do futuro

Como so feitas as coisas!

Dos materiais aos produtos fabricados

Centro Cincia Viva


Dos materiais aos produtos

Como so feitas as coisas!

empreendorismo
Em colaborao com o AvePark

centro de empresas

couros wireless

Criao de um grande espao cvico, onde ocorram actividades de ensino e aprendizagem, artstico-culturais e de lazer com acesso livre e universal internet. Aprofundamento dos conceitos universidade sem muros e Guimares digital.

Zona de Couros Campurbis Implementao

Zona de Couros reas disponveis


REAS PBLICAS Rio de Couros ruas existentes - 7 terrenos em aquisio 6, 8, 9

EDIFCIOS MUNICIPAIS existentes 1, 2 a adquirir 3, 4, 5

EDIFCIOS PRIVADOS a apoiar tecnicamente 10, 11, 12, 13

Zona de Couros reas disponveis


Antigas fbricas de curtumes
eixo estrutural: o rio de couros

Freitas & Fernandes rea, 3.346 m2 ncora rea, 1.303 m2 Ramada rea, 2.557 m2

Zona de Couros reas disponveis


Antigas de tinturaria e curtimenta
tcnicas de construo tradicionais estruturas em ripado de madeira tanques de tinturaria em granito

Zona de Couros reas disponveis


Antigos tanques de tinturaria

iniciativas de recuperao
Freitas & Fernandes Complexo (Design + PG + Lab)

ncora Centro Cincia Viva

iniciativas de recuperao
Cartonagem PPP

Edifcio Cartonagem Iniciativa Pblico Privada

Ramada CETs

iniciativas de recuperao
Campeo Portugus PPP

Tanques de tinturaria Centro de Empreendorismo

iniciativas de recuperao
Garagem Avenida Complexo (Design + PG + Lab)

Lote Arantes rea pblica

recuperao ambiental do Rio Couros

Qualification and environmental recovery of the river line, in order to be used as leisure zone

estrutura de gesto

Presidente da Cmara Municipal de Guimares

Comisso de Gesto do Plano de Couros (CMG + UMinho)

Comisso Acompanhamento

Gabinete Tcnico Local (CMG)

Gab. Estudos e Projectos Financeiros(CMG) Financeiros

Patrimnio (CMG)

Departamento Obras Municipais (CMG)

* CMG Cmara Municipal de Guimares ** UMinho Universidade do Minho

o futuro tem um corao antigo!


(Dante Alighieri)

You might also like