You are on page 1of 2

Reviso do rating da Repblica portuguesa por parte da Standard and Poors

A Standard and Poors (S&P) anunciou esta noite uma reviso em baixa da notao de rating da dvida portuguesa em dois nveis, de BBB-/A-3 para BB/B. Esta deciso vem no seguimento da posio de 5 de dezembro que colocava vrios Estados Membros da rea do euro sob vigilncia negativa. O Governo portugus lamenta a deciso da S&P. No entender do Governo, a deciso corresponde a uma quebra metodolgica significativa. Na verdade, a S&P parece ter substitudo a sua anlise individualizada por pas por uma anlise sistmica baseada na rea do euro, da qual decorrem avaliaes que no refletem adequadamente as realidades nacionais. No que diz respeito rea do euro, o Governo portugus confirma a sua determinao em participar na construo de uma unio econmica mais forte, em particular atravs da execuo das decises ambiciosas tomadas pelos Chefes de Estado e de Governo na Cimeira da rea do euro de 9 de dezembro. Tais decises abrem caminho ao desenvolvimento dos mecanismos necessrios para superar a crise, garantir a estabilidade das finanas pblicas e assegurar o regresso a uma trajetria de crescimento e de criao de emprego na rea do euro. Entende o Governo portugus que a deciso da S&P apresenta um conjunto de inconsistncias por comparao com anteriores posies e relatrios da S&P. Em particular, no relatrio de 31 de maio de 2011 sobre Portugal, a S&P escreveu o seguinte (nmeros nossos): The negative outlook reflects what we consider to be the significant implementation risks related to the EU/IMF program. The risks, in our view, stem from potential [1] weakening political support for the program, [2] the macroeconomic risks associated with financial sector deleveraging, and [3] what we view as the likely downward pressure on wages, consumption, and private and public sector investment in Portugal. Additionally, [4] if contrary to our baseline assumption the next government deviates from the program's fiscal targets or structural reform agenda significantly, or [5] if bank recapitalization costs for the Portuguese government exceed 3% of GDP, we could further lower the ratings. On the other hand, if Portugal [6] achieves its fiscal targets, [7] continues to implement growthenhancing reforms, [8] maintains its current strong pace of export growth, and [9] reduces its external financing gap, the ratings could stabilize at the current level. O Governo portugus faz a seguinte avaliao da deciso agora anunciada luz dos pontos acima: [1] Existe um amplo consenso poltico em relao ao Programa de Ajustamento Econmico e Financeiro (PAEF). Se em maio de 2011 havia incerteza quanto ao resultado das eleies, existe neste momento uma maioria estvel no Parlamento. Existe de resto um consenso alargado a favor do programa como confirmado pelo facto do OE 2012 ter sido aprovado com apenas cerca de 10% de votos contra. Adicionalmente, o maior partido da oposio tem manifestado reiteradamente o seu apoio ao cumprimento do programa.

[2] A S&P ignorou o facto de as estimativas para o PIB de 2011 implicarem uma recesso menos profunda do que inicialmente esperado. O Banco de Portugal estima uma queda do PIB de 1.6% em 2011, ao passo que em maio de 2011 a S&P esperava uma queda de 2 %. [3] Relativamente existncia de presses em baixa sobre os salrios, consumo e investimento privado e pblico em Portugal, refira-se que esta evoluo se enquadra num padro tpico de processos de ajustamento como o do caso portugus, que se caracteriza por desequilbrios internos e externos. [4] Quanto preocupao da S&P que o novo governo se desviasse dos objetivos oramentais ou relativos agenda de transformao estrutural, o Governo portugus nota apenas que a prpria S&P que no seu comunicado de hoje confirma que o Governo se mantm firmemente empenhado na prossecuo da consolidao oramental e em levar a cabo um extenso programa de reformas estruturais. Apesar desta avaliao a S&P no menciona os resultados para o dfice de 2011, nem medidas importantes como a constituio do Conselho das Finanas Pblicas e a submisso ao Parlamento da lei dos Compromissos. [5] Com a informao disponvel data, no h qualquer razo para esperar custos acrescidos para o Estado do processo de recapitalizao dos bancos. [6] Como atestado pelas instituies internacionais na segunda avaliao regular do PAEF realizada recentemente, Portugal continuou a cumprir os memorandos em linha com o acordado. No h qualquer dvida que os objectivos para o dfice de 2011 foram cumpridos. De facto, o dfice oramental dever ficar prximo dos 4%, bem abaixo do objetivo de 5.9%. Conforme comunicado de forma transparente pelo Governo, o objetivo foi alcanado em parte com medidas de carter temporrio. De qualquer forma, o saldo estrutural reduziu-se de forma significativa em 2011 (cerca de quatro pontos percentuais, de acordo com as estimativas do Ministrio das Finanas). [7] No que respeita agenda de transformao estrutural, o Governo tomou inmeras medidas para flexibilizar o mercado de trabalho, reforar a competitividade da economia portuguesa e aumentar o grau de abertura da economia. Em particular, o ambicioso programa de privatizaes est em curso como planeado, devendo-se salientar o enorme sucesso que constituiu a recente privatizao da EDP. [8] A economia portuguesa demonstrou uma forte dinmica exportadora durante todo o ano de 2011, como confirmado pelas recentes estimativas do Banco de Portugal que apontam para um crescimento das exportaes de 7.3% para o ano como um todo. [9] Quanto reduo do dfice externo, as mais recentes previses do Banco de Portugal sugerem uma reduo do dfice da balana corrente e de capital de 8.9% do PIB em 2010 para 6.8% em 2011 e 1.6% em 2012. Por estas razes, o Governo portugus considera infundada a reviso em baixa do rating da dvida portuguesa. O Governo portugus reitera o seu empenho em cumprir o PAEF e os seus compromissos europeus.

Lisboa, 13 de janeiro de 2012


PAULA CORDEIRO ANA PAULA PIRES

Assessoria de Imprensa Gabinete do Ministro de Estado e das Finanas Av. Infante D. Henrique, 1 1149-009 Lisboa, PORTUGAL TEL + 351 21 881 68 61 / + 351 21 881 69 37 FAX + 351 21 881 68 19 www.portugal.gov.pt

You might also like