Formadora: Maria do Carmo Costa Formanda: Milene Medeiros

O Jogo AEste Jogo equipa que Deveram Sobre os consiste em 9 Bem Vindo acertar em consiste em formar se 3 Processos Perguntas, mais perguntas ao a de testarBuzz 6 Equipas vossa Migratórios com duas será a Migrações cultura geral pessoas em Portugal opções de vencedora escolha

BOM JOGO

Pergunta 1

Pergunta 2
Pergunta 3

Perguntas

Pergunta 4 Pergunta 5 Pergunta 6 Pergunta 7 Pergunta 8 Pergunta 9

Uns dos assuntos mais polémicos e mediáticos do mundo contemporâneo são as migrações. Pois devido a questões de ordem política, económica e social o Homem sente Pergunta 1 necessidade de se deslocar das suas raízes e origens e embarca são os principais fim desconhecido, plenao de Quais numa aventura de factores pelos quais riscos e de incertezas.

Homem sente necessidade de sair das suas Raízes?

A
B

Situações de riqueza extrema, desemprego, desagregação ambiental, guerra, violência, repressão política, religiosa e cultural. Situações de pobreza extrema, desemprego, desagregação ambiental, guerra, violência, repressão política, social, religiosa e cultural.

Portugal até meados dos anos 60 era um país de emigrantes. Pois a Pergunta 2 falta de oportunidades e o clima de pobreza que reinava no antigo regime português, foram os factores que fizerem com que os portugueses atravessassem o atlântico Quais os países que acolherem os portugueses? a procura de meios para fazerem as suas vidas.

A
B

Canada, EUA, Venezuela e Brasil.

Canada, EUA, Brasil e Alemanha.

A entrada de Portugal para a CEE (Comunidade Económica Europeia) foi um incentivo para a saída de trabalhadores nacionais para um espaço comum europeu, que continuava a Pergunta 3 necessitar de mão de obra, esta integração de Portugal na CEE tornou o nosso pais atractivo para emigrantes de outros Quais os países que escolheram Portugal para países.

“seu” país de acolhimento?

A
B

Imigrantes oriundos do Brasil dos Palop (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e Europa Central e Oriental. Imigrantes Oriundos do Palop, Europa e Asia.

Segundo os manuais de sociologia e de antropologia as populações imigrantes distinguem se em três modelos de integração:

Pergunta 4

A
B

 A Integração–destescontempla a é inevitavelmente um e assimilação que imigrantes perda de identidade cultura originais a favor da identidadeestes participam na processo gradual, através do qual e cultura dominantes nesse caso a cultura portuguesa. e cultural do pais que os vida económica, social, cívica acolhe. Esta nem sempre ocorre devido a factores  como: pot – em que as diferentes culturas se fundem e melting assimilam se umas as outras formando uma cultura e Pobreza, ilegalidade, desestruturação familiar, exploração e abuso laboral, identidades novas.

desconhecimento da língua e xenofobia, falta de trabalho/assistência médica e social.

 Riqueza, racismo, clivagens onde diferentes culturas não cedem a pluralismo cultural culturais. outras e convivem de forma igual e equilibrada, formando um mosaico multicultural.

A
B

Pergunta 5 Os emigrantes africanos vêem para Portugal sem qualquer garantia no que se refere a sua integração no mercado de Os africanos submetem-se a condições de semitrabalho, submetendo-se frequentemente a condições de indigência e sem habitação dignas são sujeitas a: trabalhos precária e a salários muito baixo. Mas ainda assim, estes escolhem Portugal porque, é um destino muito atractivo graças a falta de mão de obra e a falta de eficácia por parte do sistema de fiscalização, que para os imigrantes A boas condições salariais, a viverem em boas condições e a terem habitação é muito benéfico devido a sua situação de ilegalidade.
própria. Á exploração salarial, á exclusão permanente, a viverem em bairros pobres ou em estaleiros de construção civil, em abrigos ou na rua.

Nos anos 90 a imigração volta a ter uma grande mudança Pergunta 6 com a desilusão do modelo económico actual na Europa de leste. Pois devido a este factores, a guerras civis e a As barreiras linguísticas e a falta de reconhecimento movimentos repressivos, os fluxos migratórios dos europeus das suas competência, profissionais fez com que: de leste acelerarem e começam a espalhar se por toda a Europa. A maior parte destes novos emigrantes chegaram a Portugal com um elevado nível de habilitações literárias.

A
B

Estes imigrantes tivessem empregos de acordo com as suas habilitações literárias. A maioria destes imigrantes tivesse tido pouco mais oportunidades que as que foram dadas aos imigrantes dos palop.

Na viragem do século assiste se uma nova vaga de imigração Pergunta 7 vinda do Brasil, mais a heterogénea do ponto de vista das qualificações literárias e profissionais que as populações Que benefícios tiveram leste. africanas e da Europa doos imigrantes brasileiros?

A
B

Beneficiaram da abertura das autoridades portuguesas relativamente à sua origem e tornaram se a comunidade mais importante do país. Beneficiaram da abertura das autoridades portuguesas relativamente à sua origem e tornaram se a comunidade menos importante do país.

Mesmo com todas as dificuldades a comunidade brasileira Pergunta 8 teve um acolhimento diferente das restantes. Isso deve se de facto as grandes afinidades culturais entre Brasil e Portugal Quais são as razões que podem tornar uma população também porque os portugueses não vem nos brasileiros imigrante ameaçadora? razoes pelas quais estes podem se tornar numa população ameaçadora.

A
B

Os preconceitos racistas e a economia. Os preconceitos racistas e securitários, a estabilidade económica e o conservadorismo social.

Contudo, apesar dos juízos de valor que se possa fazer, no que diz Pergunta á imigração, está bem presente que o respeito 9 objectivo dos imigrantes em Portugal não é de todo “roubar oQual aos o objectivo dos imigrantes que sua vida. em pão é Portugueses”, mas sim melhorar a residem Portugal?

A
B

Estabilização e melhoria das suas condições de vida mediante a aquisição de plenos direitos de cidadania. Riqueza, direito a reforma.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful