You are on page 1of 9

QUESTES SOBRE A NOVA LEI DE PRISES LEI 12.

403/2011
1 Em quais cautelares? situaes sero aplicadas as medidas

Necessidade da aplicao da Lei Penal, investigao ou instruo criminal por fora do princpio da proporcionalidade; e Adequao da medida gravidade do crime, circunstncias do fato e condies pessoais do indiciado ou do acusado, por fora do princpio da adequao. 2 De que modo as medidas cautelares podem ser aplicadas? Com base no art. 282, 1, podero ser as medidas cautelares aplicadas de maneira ISOLADA ou CUMULATIVAMENTE.

3 Quais so as autoridades competentes para decretar a priso preventiva? Na legislao anterior as autoridades competentes para decretar eram: O juiz (de ofcio, se no curso da ao penal ou a requerimento do Ministrio Pblico); Querelante; Representao da autoridade policial. A novidade trazida pela Lei n 12.403/2011 a existncia do poder do Assistente de decretar a priso preventiva, com base no art. 311, da Lei n 12.403/2011, in verbis:
Art. 311 - Em qualquer fase da investigao policial ou do processo penal, caber a priso preventiva decretada pelo juiz, de ofcio, se no

Natlia Lemos Mouro


Email: nlmourao@hotmail.com Twitter: www.twitter.com/nathymourao Facebook: www.facebook.com/natalialemosmourao

curso da ao penal, ou a requerimento do Ministrio Pblico, do querelante ou do ASSISTENTE, ou por representao da autoridade policial. (NR)

4 Em quais circunstncias ser admitida a decretao da priso preventiva? Na legislao anterior, no art. 313, era o crime punido em 5 (cinco) hipteses, seno vejamos: punidos com recluso; punidos com deteno, quando se apurar que o indiciado vadio, ou havendo dvida sobre a sua identidade, no fornecer ou no indicar elementos para esclarec-la; se o ru tiver sido condenado por outro crime doloso, em sentena transitado em julgado, ressalvado disposto do pargrafo nico do artigo 46 do CP; se o crime envolver violncia domstica e familiar contra a mulher nos termos da lei especfica, para garantir a execuo das medidas protetivas de urgncia Na nova legislao, com base no art. 313, traz apenas 3(trs) hipteses, quais sejam:
Art. 313. Nos termos do art. 312 deste Cdigo, ser admitida a decretao da priso preventiva: I - nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade mxima superior a 4 (quatro) anos; II - se tiver sido condenado por outro crime doloso, em sentena transitada em julgado, ressalvado o disposto no inciso I do caput do art. 64 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal1; III - se o crime envolver violncia domstica e familiar contra a mulher, criana, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficincia, para garantir a execuo das medidas protetivas de urgncia; (ATENO, VER O ART. 20 DA LEI 11.340/2006 LEI MARIA DA PENHA) detalhe SUPER IMPORTANTE, que o Professor Eugnio Pacelli destacou na sua palestra eu posso cumular aplicao de medidas cautelares, eu aplico a Lei n 12.403/2011 para a segurana do Processo, e aplico a Lei 11.340/2006 para fins de proteger a vtima...

Art. 64 No prevalece a condenao anterior, se entre a data do cumprimento ou extino da pena e a infrao posterior tiver decorrido perodo superior a 5 anos, computado o perodo de prova da suspenso ou do livramento condicional e no houver revogao.

Natlia Lemos Mouro


Email: nlmourao@hotmail.com Twitter: www.twitter.com/nathymourao Facebook: www.facebook.com/natalialemosmourao

a Prof. Alice Biaccini, na palestra realizada pelo LFG, consolida o mesmo entendimento. IV - (revogado). Pargrafo nico. Tambm ser admitida a priso preventiva quando houver dvida sobre a identidade civil da pessoa ou quando esta no fornecer elementos suficientes para esclarec-la, devendo o preso ser colocado imediatamente em liberdade aps a identificao, salvo se outra hiptese recomendar a manuteno da medida. (NR)

5 - PERGUNTA OURO: Essa pergunta foi extrada do Comentrio realizado ontem (17.06.2011, s 15:30) pelo Prof. Rogrio Sanches na palestra ministrada na Unidade da Rede de Ensino LFG: Cabe recurso para uma medida cautelar? R: A lei no previu hiptese de interposio de recurso, MAS, h que se manifeste pela possibilidade da interposio de um RESE (Rogrio Sanches). Mas, eu (Natlia) ressalto que para a prova (OAB, concursos e afins) o que vale o que est na lei, e neste caso, no h previso de Recurso, mas claro isso, vai de cada um, na prova eu marcaria a questo que no cabe recurso. 6 PERGUNTA DE OURO II: Essa outra pergunta de ouro, foi extrada do Comentrio realizado ontem (17.06.2011, s 15:30) pelo Prof. Luiz Flvio Gomes na palestra ministrada na Unidade da Rede de Ensino LFG: A priso em flagrante deve ser fundamentada? Sim. Caso no seja fundamentada, ser ela ilegal, conforme prescreve o art. 283, da Lei n 12.403/2011, in verbis:
Art. 283. Ningum poder ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciria competente, em decorrncia de sentena condenatria transitada em julgado ou, no curso da investigao ou do processo, em virtude de priso temporria ou priso preventiva.

(Luiz Flvio Gomes)

Natlia Lemos Mouro


Email: nlmourao@hotmail.com Twitter: www.twitter.com/nathymourao Facebook: www.facebook.com/natalialemosmourao

Eu (Natlia), acrescentaria que, seria ilegal, em virtude de ofender radicalmente o art. 5, LXI, da CF, alm de ferir o princpio do devido processo legal, mas claro, sem querer tirar o brilho do Ilustre Professor/Palestrante, o que ele falou j responde a pergunta, uma vez que a lei no deixa dvidas. 7 No pergunta, apenas uma dica, leiam o art. 319, da Lei n 12.403/2011, com MUITO CARINHO:
Art. 319. priso: So medidas cautelares diversas da

I - comparecimento peridico em juzo, no prazo e nas condies fixadas pelo juiz, para informar e justificar atividades; II proibio de acesso ou frequncia a determinados lugares quando, por circunstncias relacionadas ao fato, deva o indiciado ou acusado permanecer distante desses locais para evitar o risco de novas infraes; III - proibio de manter contato com pessoa determinada quando, por circunstncias relacionadas ao fato, deva o indiciado ou acusado dela permanecer distante; IV - proibio de ausentar-se da Comarca quando a permanncia seja conveniente ou necessria para a investigao ou instruo; V - recolhimento domiciliar no perodo noturno e nos dias de folga quando o investigado ou acusado tenha residncia e trabalho fixos; (Leiam esse artigo, associado com o art. 317 da Lei n 12.403/2011 que trata da priso domiciliar, o Luiz Flvio Gomes disse que a priso domiciliar tem o mesmo valor de uma pena) VI - suspenso do exerccio de funo pblica ou de atividade de natureza econmica ou financeira quando houver justo receio de sua utilizao para a prtica de infraes penais; VII internao provisria do acusado nas hipteses de crimes praticados com violncia ou grave ameaa, quando os peritos conclurem ser inimputvel ou semi-imputvel (art. 26 do Cdigo Penal) e houver risco de reiterao; VIII - fiana, nas infraes que a admitem, para assegurar o comparecimento a atos do processo, evitar a obstruo do seu andamento ou em caso de resistncia injustificada ordem judicial;

Natlia Lemos Mouro


Email: nlmourao@hotmail.com Twitter: www.twitter.com/nathymourao Facebook: www.facebook.com/natalialemosmourao

IX - MONITORAO ELETRNICA. (Risvel, ser que o Brasil possui estrutura para tal tecnologia?, o Brasil no possui dinheiro nem para investir na educao, vai ter dinheiro para investir em monitorao eletrnica? A inteno do legislador pode at ter sido muito boa, mas no consigo visualizar isso na realidade. 1o 2o 3o (Revogado). (Revogado). (Revogado).

4o A fiana ser aplicada de acordo com as disposies do Captulo VI deste Ttulo, podendo ser cumulada com outras medidas cautelares. (NR)

8 Em quais situaes no ser concedida a fiana? Na legislao anterior, no concedida nas seguintes hipteses: art. 323, no era

nos crimes punidos com recluso em que a pena cominada for superior a 2 (dois) anos; nas contravenes tipificadas pelo artigo 59 e 60 da Lei de Contravenes Penais; nos crimes dolosos punidas com pena privativa de liberdade, se o ru j tiver sido condenado por outro crime doloso, em sentena transitado em julgado; em qualquer caso, se houver no processo prova de ser o ru vadio; nos crimes punidos com recluso, que provoquem clamor pblico clamor pblico ou que tenham sido cometidos com violncia contra a pessoa ou grave ameaa. E o art. 324 da mesma legislao (anterior), aponta outras hipteses: aos que, no mesmo processo, tiverem quebrado fiana anteriormente concedida ou infringido, sem motivo justo, qualquer das obrigaes a que se refere o artigo 350; em caso de priso por mandado do juiz do cvel, de priso domiciliar, administrativa ou militar; ao que estiver no gozo de suspenso condicional da pena ou de livramento condicional, salvo se processado por crime culposo ou contraveno que admita fiana;

Natlia Lemos Mouro


Email: nlmourao@hotmail.com Twitter: www.twitter.com/nathymourao Facebook: www.facebook.com/natalialemosmourao

quando presentes os requisitos decretao da preventiva.

que

autorizam

Com a nova redao dada pela Lei n 12.403/2011, em seu art. 323 e 324, esse rol fica bem menor.
Art. 323. No ser concedida fiana:

I - nos crimes de racismo; II - nos crimes de tortura, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo e nos definidos como crimes hediondos; III - nos crimes cometidos por grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico; IV - (revogado); V - (revogado). (NR) Art. 324. No ser, igualmente, concedida fiana:

I - aos que, no mesmo processo, tiverem quebrado fiana anteriormente concedida ou infringido, sem motivo justo, qualquer das obrigaes a que se referem os arts. 327 e 328 deste Cdigo; II - em caso de priso civil ou militar; III - (revogado); IV - quando presentes os motivos que autorizam a decretao da priso preventiva (art. 312). (NR)

8 No caso da PERDA da fiana, e da QUEBRA da fiana quem recolher esse valor? PERDA: No art. 345, da legislao anterior era recolhido ao TESOURO NACIONAL, atualmente por fora da Lei n 12.403/2011, ser recolhido ao FUNDO PENITENCIRIO, seno vejamos:
Art. 345. No caso de perda da fiana, o seu valor, deduzidas as custas e mais encargos a que o acusado estiver obrigado, ser recolhido ao FUNDO PENITENCIRIO, na forma da lei. (NR)

Natlia Lemos Mouro


Email: nlmourao@hotmail.com Twitter: www.twitter.com/nathymourao Facebook: www.facebook.com/natalialemosmourao

QUEBRA: No art. 346 da legislao anterior era recolhido ao TESOURO FEDERAL, atualmente por fora da Lei n 12.403/2011, ser recolhido ao FUNDO PENITENCIRIO, seno vejamos:
Art. 346. No caso de quebramento de fiana, feitas as dedues previstas no art. 345 deste Cdigo, o valor restante ser recolhido ao FUNDO PENITENCIRIO, na forma da lei. (NR)

Em suma, tanto no caso da quebra como da perda da fiana sero recolhidas ao Fundo Penitencirio, acabando com essa confuso que fazemos, se recolhida ao Tesouro Nacional e Federal. 9 ATENO, essa pergunta eu faria, se eu fosse a Examinadora, acho essa pergunta demais, primeiro, porque uma pergunta que eu considero incomum em provas, e segundo aquele tpico dispositivo que fica bem no final da lei que quase ningum ler, Examinador no gosta de cobrar o que comum, o que vivenciamos na prtica, pois assim seria muito fcil, o Examinador gosta de cobrar o que incomum... por exemplo acesso por aluvio... por favor, algum j viu isso na prtica??? Mas, vamos deixar de conversa e partir para pergunta, pois como diria a minha prof. Paula Veit: Vamos aula minha gente, o tempo urge: Pergunta: O exerccio da funo de jurado assegura a priso especial? Tcham-tcham-tcham: N--O!Alis, no mais... pois na legislao anterior, era previsto sim, no art. 439, sendo que o exerccio constitua como servio pblico relevante, estabelecia a presuno de idoneidade moral e ASSEGURAVA (isto , no assegura mais) a priso especial, em caso de crime comum, at o julgamento definitivo. E hoje, como se d? Simples.. veja no art. 439 Lei n 12.403/2011, in verbis:
Art. 439. O exerccio efetivo da funo de jurado constituir servio pblico relevante e estabelecer presuno de idoneidade moral.(NR).

Enfim, meus queridos concurseiros, o que pouco que eu tinha para falar era isso, e para finalizar quero transcrever um comentrio que o Prof. Eugnio Pacelli fez, durante a sua palestra realizada no dia 17.06. 2011 no Auditrio da

Natlia Lemos Mouro


Email: nlmourao@hotmail.com Twitter: www.twitter.com/nathymourao Facebook: www.facebook.com/natalialemosmourao

UNIRON do Porto Velho Shopping (Campus III), ele disse o seguinte:


As prises preventivas no Brasil apresentam um papel secundrio, mas nada impede que ela seja aplicada sozinha. Pode ser aplicada sozinha para crimes mais graves, e subsidiariamente para garantir a ordem pblica e assegurar a aplicao da lei penal, isto , assegurar a instrumentalidade do processo. (Eugnio Pacelli)

Me recordo ainda que o Prof. Luiz Flvio Gomes apenas falou do Princpio da Homogeneidade das Medidas Cautelares, ele no o conceituou, apenas o citou rapidamente, mas eu (Natlia), naturalmente, sabendo que princpio uns dos assuntos preferidos de Examinador cuidei logo em pesquisar, e encontrei um material muito bom na internet do Prof. Reinaldo de Direito Processual Penal do Curso de Ps Graduao Fortium, que diz o seguinte:
A medida cautelar a ser adotada deve ser proporcional a eventual resultado favorvel ao pedido do autor, no sendo admissvel que a restrio liberdade, durante o curso do processo seja mais severa que a sano que ser aplicada caso o pedido seja julgado procedente. A homogeneidade da medida exatamente a proporcionalidade que deve existir entre o que est sendo dado e o que ser concedido (Paulo Rangel). Levando-se a termo a homogeneidade no se pode admitir que um indiciado ou um ru seja preso preventivamente, quando se constatar que ao final do processo o mesmo no ser submetido ao regime de priso para cumprimento de sua pena. a aplicao do princpio da razoabilidade/proporcionalidade no campo da priso provisria. Assim, heterognea a priso preventiva concedida em processo cujo crime fatalmente permitir a aplicao de pena restritiva de direitos.

Em suma, o Prof. Luiz Flvio Gomes, disse que a lei foi boa em razo de se poder visualizar claramente que a inteno do legislador permitir que se recolha o preso perigoso a priso, e o que no representa risco seja liberado, tudo porque a priso a ratio da ltima ratio, ele (e o Rogrio Sanches) repetiu esse brocardo jurdico vrias vezes. No deixem de estudar as alteraes da Lei de Prises, tendo em vista que o meu professor do LFG, disse que o STF, tem sedimentando entendimento que ser cobrado leis, smulas ou OJs que sejam publicados ANTES ou DEPOIS do

Natlia Lemos Mouro


Email: nlmourao@hotmail.com Twitter: www.twitter.com/nathymourao Facebook: www.facebook.com/natalialemosmourao

Edital (postei essa notcia recentemente no meu facebook). Portanto, como diria o Prof Leone Pereira: Vamos levar em conta o princpio da precauo, estudem, e no fiquem chateados se essas leis novas, OJs, e smulas no carem, pois se no cair nessa, na prxima fatalmente cair, e se ainda assim no cair, procure pensar que voc est fortalecendo o seu conhecimento e raciocnio jurdico e melhorando os seus rendimentos nos estudos. Lembrem-se, como eu sempre digo: Concurso exerccio de repetio, e logo em breve seremos aprovados, e mais o Prof Rogrio Montai de Lima diz o seguinte: Quanto mais estuda, mais sorte voc ter, voc sempre encontrar um aluno que dir o seguinte: - Nessa questo eu dei sorte, eu mesma j disse isso, vrias vezes. Era portanto, meus amigos, o que eu tinha para falar. Bons estudos, excelentes provas, e rumo a APROVAO. Abrao todos. Atenciosamente, Natlia Lemos Mouro.

Natlia Lemos Mouro


Email: nlmourao@hotmail.com Twitter: www.twitter.com/nathymourao Facebook: www.facebook.com/natalialemosmourao

You might also like