You are on page 1of 6

DETERMINAR A POROSIDADE TOTAL DO SOLO

Porosidade total o volume de poros totais do solo ocupado pelo ar e ou pela gua. As partculas do solo tm forma, arranjo e estrutura diferentes, variando, assim, a macro e microporosidade do solo. Para calcular a porosidade total do solo, utilizam-se certas medidas de densidade, transformando-as posteriormente em volume. DENSIDADE REAL Densidade Real (Dr) ou Massa Especfica Real (S), tambm conhecida como densidade de partculas, a relao entre a massa de determinada amostra de solo e o volume ocupado pelas partculas do solo. Considera-se o volume do solo ocupado efetivamente pelas partculas, sem levar em conta o espao poroso. Os resultados da densidade de partcula so, geralmente, expressos em gramas por centmetro cbico, e variam, em mdia, entre os limites de 2,3 a 2,9 g/cm3. Apesar de existir esta faixa de variao, a maioria dos valores varia de 2,60 a 2,75 g/cm3. Isto ocorre porque as densidades dos principais componentes minerais dos solos (quartzo, feldspatos e argilas silicatadas) esto prximas destes valores. A densidade de partcula , portanto, uma caracterstica que varia com a composio das partculas, no sendo afetada por variao no seu tamanho. Num solo que apresente quantidades elevadas de minerais mais pesados, como magnetita, por exemplo, a densidade de partculas tambm se elevar. Da mesma forma, num solo que apresente elevado teor de matria orgnica, ter uma densidade de partcula mais baixa. A matria orgnica um constituinte do solo que exerce grande influncia na densidade de partcula, dotando os horizontes superficiais de densidades de partculas mais baixas que os horizontes subjacentes.

1. Mtodo do Balo Volumtrico 11

20 g de solo Vb = 50 mL

1. Utiliza-se uma bureta com lcool etlico; 2. Coloque 20 g de solo (M massa de solo) em um balo volumtrico de capacidade 50 mL (Vb volume do balo); 3. Complete o volume com lcool etlico, anote o volume gasto na bureta (VL); 4. Por diferena calcule o volume ocupado pela amostra de solo (Vs)

Vs = Vb - VL Vs = 50 - Vl Vs = X mL = X cm3 ento: S = Dr = M/Vs (g/cm3)

O lquido mais empregado nesta determinao o lcool, devido ao seu elevado poder de penetrao. Ele deve penetrar todos os poros, envolvendo todas as partculas, inclusive dentro dos microagregados do solo. A massa de solo no varia com o tempo. DENSIDADE APARENTE 12

Densidade Aparente (Dap) ou Massa Especfica Aparente (S), tambm conhecida como densidade do solo, a relao entre a massa de uma amostra de solo seco a 110oC e a soma dos volumes ocupados pelas partculas e pelos poros. Ou seja, a massa de uma unidade de volume de solo seco. Seus resultados so expressos, em geral, em gramas por centmetro cbico, podendo variar muito de solo para solo e, num mesmo solo, de horizonte para horizonte. So diversos os fatores que afetam a densidade aparente, destacando-se a estruturao e o teor de matria orgnica. Quando um solo, por manejo incorreto, por exemplo, tende a perder sua estrutura e a compactar-se, os valores de sua densidade aparente iro aumentar. Quando o teor de matria orgnica do solo eleva-se, a densidade aparente tende a diminuir. O conhecimento da densidade aparente do solo permite importantes relaes com diversas caractersticas do solo. Propriedades como drenagem, porosidade, condutividade hidrulica, permeabilidade, arejamento e capacidade de reteno de gua, podem ser avaliadas a partir da densidade aparente do solo. Existem diversos mtodos de determinao da densidade aparente, quase todos baseados na obteno de dois valores: a massa de uma determinada amostra de solo e o volume ocupado pela amostra, incluindo slidos e poros. Como a massa facilmente determinada em balana, a obteno do volume que diferencia os mtodos. 2. Mtodo do Torro Para tal, utilizado um torro de 4 a 7 cm de dimetro sem danificar sua estrutura. 1. Deixar o torro secar ao ar e pese-o para obter sua massa (M); 2. Com a utilizao de uma cesta de arame ou uma linha fina, impermeabilize o torro com parafina fundida a 60oC (o torro passa ter uma capa de parafina); 3. Deixe esfriar; 4. Introduza o torro em uma proveta com gua de volume conhecido; 5. Anote o volume de gua deslocado pelo torro (Vt).

13

S = Dap = M/Vt (g/cm3)

Vt = volume de gua deslocado pelo torro

Proveta de 500 mL

3. Mtodo da Proveta No recomendvel para solos argilosos ou estruturados. Seus resultados so comparveis aos obtidos pelo mtodo do anel apenas para solos arenosos. 1. Pesar uma proveta de 100 mL (Vp), com aproximao de 0,5 a 1 g. 2. Encher a proveta com solo seco em estufa (105oC), conforme descrito a seguir: colocar, de cada vez, aproximadamente 35 mL, contidos em becker de 50 mL, deixando cair de uma s vez e em seguida compactar o solo batendo a proveta 10 vezes sobre lenol de borracha de 5 mm de espessura, com distncia de queda de mais ou menos 10 cm; repetir esta operao por mais duas vezes, at que o nvel da amostra fique nivelado com o trao do aferimento da proveta. 3. Pesar a proveta com a amostra e obter o peso (M) por diferena. Calcular a densidade aparente. S = Dap = M/Vp (g/cm3) POROSIDADE TOTAL (P)

14

Existe uma grande variao nos valores encontrados na porosidade de diferentes solos. Ela funo, principalmente, da textura e da estrutura do solo. Tambm a matria orgnica afeta a porosidade, contribuindo para valores mais elevados. Solos arenosos apresentam menor porosidade total, uma vez que suas partculas, grosseiras, tendem a se arranjar numa disposio piramidal, que apresenta menor espao entre as partculas. Os solos argilosos apresentam, em geral, maiores porosidades porque suas partculas, finas, tendem a assumir um arranjo mais espaado e, alm disso, formam agregados que aumentam a porosidade. A porosidade do solo est ligada a uma srie de caractersticas importantes do solo: movimento e reteno de gua, arejamento, reaes do solo, movimento de gua relacionado eroso, manejo do solo, etc. Existem diferentes mtodos para a determinao da porosidade total, alguns dos quais, inclusive, fornecendo a distribuio do tamanho dos poros. Um dos mtodos mais simples o que se baseia em outros dados, geralmente obtidos na caracterizao dos solos: a densidade real (S) e a aparente (S). Neste caso a porosidade total pode ser obtida a partir da frmula: P = Vpo/V = (V Vpa)/V = 1 Vpa/V onde: Vpo = volume dos poros; Vpa = volume das partculas slidas (massa/S); V = volume total (massa/S) P = 1 (massa/S)/(massa/S) = 1 S/S em porcentagem: P = 100 x (S S)/ S S = densidade real; S = densidade aparente.

BIBLIOGRAFIA: EMBRAPA - Centro Nacional de Pesquisa de Solos (CNPS). Manual de mtodos de anlise de solo 2.a ed. Rio de Janeiro, EMBRAPA CNPS, 1997. 212p. (EMBRAPA-CNPS. Documentos; 1) 15

FONTES, L.E.F. Gnese, morfologia e fsica do solo. Viosa, Universidade Federal de Viosa - Depto. de Solos, s/d.. 5p. (notas de aula prtica SOL 120.)

16

You might also like