You are on page 1of 2

,

-.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


Processo TC N 03253/11
ASSUNTO: PRESTAO DE CONTAS ANUAL DO GOVERNO DO ESTADO EXERCCIO DE 2010
RESPONSVEIS: EX-GOVERNADOR JOS TARGINO MARANHO E
DESEMBARGADOR LUIZ SLVIO RAMALHO JUNIOR
RELATOR: CONSELHEIRO FLVIO STIRO FERNANDES

ACRDO relativo PRESTAO DE CONTAS DAS GESTES GERAL E FISCAL do Desembargador LUIZ SLVIO RAMALHO JUNIOR (de 15 a 30/09/10). Declarao de atendimento parcial s exigncias da Lei de Responsabilidade Fiscal.

~------------

ACRDO APL - TC - 00001/12

--~----------------------~

Vistos, relatados e discutidos os autos do PROCESSO TC 03253/11, referente s


PRESTAES DE CONTAS ANUAIS DAS GESTES GERAL E FISCAL, relativas
ao Exerccio de 2010, apresentadas a esta Corte, pelos Excelentssimos Senhores JOS
TARGINO MARANHO e LUIZ SLVIO RAMALHO JUNIOR, ACORDAM os
Membros do Tribunal de Contas do Estado, unanimidade, relativamente s contas do
segundo, em DECLARAR o atendimento parcial s exigncias da Lei de
Responsabilidade Fiscal, por parte do Desembargador Luiz Slvio Ramalho Junior haja
vista as situaes verificadas em seu perodo governamental e apontadas nos autos.
A Auditoria acusa tanto o Ex-Governador Jos Maranho quanto o
Desembargador Lus Slvio Ramalho Jnior de terem incidido na falha em epgrafe, ou
seja, a expedio de atos dos quais resultaram aumento da despesa com pessoal, nos
cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato.
A douta Procuradoria entendeu no caber censura ao Desembargador-Presidente que, nessa qualidade, assumiu a Governadoria no perodo j assinalado, argumentando que o projeto de lei por ele enviado Assemblia o foi anteriormente ao incio do lapso temporal de cento e oitenta dias em que se no permite a expedio daqueles atos mencionados acima. Outrossim, o ato de sano praticado por aquela autoridade no conteria qualquer afronta lei, pois a despesa seria comportada pelo Poder Judicirio ~ que enviou a proposta legislativa antes do perodo proibitivo, diferentemente do que teria ocorrido com o titular do cargo executivo. . No obstante o entendimento da douta Pro uradora, posicionou-se o Tribunal,
to de sano se deu no perodo
unanimidade, de maneira diversa, por en nde,

J.

"

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO Processo TC N 03253/11 demarcado legalmente, ou seja, dentro dos cento e oitenta dias situados antes do trmino do mandato executivo. Pouco importa, no caso, a data em que a proposta legislativa tenha sido enviada Assemblia Legislativa pelo Chefe do Poder Judicirio, pois o que est em discusso no so seus procedimentos como Presidente da Corte judiciria e sim como Chefe temporrio do Poder Executivo, em nome de quem sancionou a lei 9.238, de 21 de setembro de 2010, vale dizer, ao tempo em que isso estaria proibido. A mesma censura feita ao titular do cargo, Ex-Governador Jos Maranho, por ter sancionado as leis 9.245, 9.246 e 9.247, tambm no mesmo perodo, caberia igualmente ao Governador interino, o Desembargador Luiz Slvio Ramalho Jnior. Observa a Procuradoria que "pela generalidade do referido preceptivo legal [Art. 2] da LRF], em princpio, parece estar vedada a expedio de todo e qualquer ato, posto que o comando legislativo expressa a nulidade do ato de que resulte aumento de despesa com pessoal, expedido nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato, sem proceder delimitao ou admitir excees ao regramento. Contudo, esta no a finalidade do artigo em questo, porque dele resultaria a inviabilizao da atividade estatal na execuo dos servios prestados coletividade". Para relevar essa irregularidade, no tocante ao Chefe do Poder Judicirio, provisoriamente investido na Chefia do Poder Executivo estadual, e profligar o comportamento do titular do cargo, o parecer ministerial lana mo de subjetivaes que no podem medrar na anlise deste feito. Diz a citada pea:
In casu, no se detecta a inteno do gestor [o Presidente do T J] em praticar, deliberadamente, ato tendente ao aumento proposital das despesas com pessoal ou a vontade, querida e premeditada, de comprometer o oramento subsequente.

As concluses da Procuradoria, em relao a esse aspecto das contas governamentais ou, mais particularmente, ao ato daquela autoridade que, interinamente, ocupava o cargo executivo, so, no entendimento do Tribunal, aplicveis a ambos os gestores. Publique-se, intime-se, registre-se e cumpra-se. Sala das Sesses do TCE - Plenrio Ministro Joo Joo Pessoa, 06 de j

Fui presente: Isabella Barbosa \ Procuradora Geral

You might also like