You are on page 1of 22

CBA em Marketing IBMEC

Ensaio: Elaborao do Plano de Marketing para o CMC Premium

Goinia, 18 de Maio de 2011.

CBA em Marketing IBMEC

Ensaio: Elaborao do Plano de Marketing para o CMC Premium

Agradecimentos: Edvaldo Pereira Lima, Ivano Gomes, Karla Lacerda, Lisete Borges e Lucy Penna Coelho.

"O que importa o que te faz abrir os olhos de manh." Vanguard

Goinia, 18 de Maio de 2011.

1. DESCRIO DO PROJETO

O CMC Premium um projeto que se apresenta um novo conceito de educao para o mercado: uma escola com uma abordagem verdadeiramente holstica do aprendizado, voltada para a alta performance no vestibular. H cerca de 10 anos atuando como Assessora de Comunicao, em escolas particulares de Goinia, a autora pode vivenciar a crescente crise na educaco - que no uma exclusividade brasileira. Atuando como jornalista e design grfico, ela teve a oportunidade de trabalhar com os alunos em projetos especiais, que incentivavam a produo de diferentes mdias dentro da escola. Ao longo dos anos constatou-se, no dia a dia escolar, o aumento do grau de insatisfao de alunos, pais e professores quanto aos atuais modelos de educao, cada vez mais distantes da realidade e do cotidiano dos jovens. Foi desta experincia que surgiu a inspirao para a criao deste projeto. Os baixos ndices alcanados por estudantes brasileiros em provas mundiais comprovam que o problema, no Brasil, extrapola a esfera da educao pblica. Em todo o mundo educadores levantam questionamentos e buscam solues que apontem para uma evoluo no jeito de ensinar e de aprender. Como tornar o aprendizado prazeroso? Como conseguir que os alunos se interessem pelas disciplinas? Como transformar a escola num local estimulante, que favorea a livre expresso e a criatividade? O desafio de criar uma escola que seja mais adaptada aos novos tempos e juventude atual foram o ponto de partida para a elaborao deste projeto. O mercado de educao em Goinia evoluiu muito nos ltimos anos, com novas instituies sendo abertas a cada ano. Algumas destas escolas particulares se converteram em empresas lucrativas que lutam para se

adaptarem realidade do sculo 21 e se manterem rentveis. um mercado maduro, que comea a dar sinais de desgaste, porm o maior problema das instituies de ensino no se limita aos aspectos mercadolgicos, a questo principal a ser trabalhada a deteriorizao do ensino e o baixo nvel do aprendizado. A escola tradicional agoniza e no consegue atender os anseios dos estudantes, nem corresponder s expectativas dos pais. Por outro lado, as instituies e os professores se queixam da falta de educao, de valores humanos e ticos por parte dos alunos, cada vez mais agressivos e alienados. A crise da educao e o desgaste das antigas frmulas pedaggicas desagrada todas as partes envolvidas no processo. A mdia tem revelado cotidianamente os problemas da educao transmitindo, para a sociedade um triste retrato do dia a dias nas escolas. Uma obra exemplar, realizada h alguns anos no pas, o documentrio: Pro dia nascer feliz (2006), do cineasta Joo Jardim, que mergulha na realidade de jovens estudantes de Ensino Mdio para investigar como se relacionam com a escola. O longa-metragem, indispensvel para quem quer entender um pouco mais sobre o papel da escola na vida dos jovens, faz um panorama pouco animador da educao no Brasil e, ao mesmo tempo, traa um perfil revelador da adolescncia. O filme foi exibido para turmas de alunos do CMC, em sesses seguidas de debates, nas quais a autora pode constatar que, assim como os personagens de Joo Jardim, muitas crianas e adolescentes no se reconhecem e nem se adaptam ao processo educacional. As dificuldades extrapolam os limites da escola, sendo que na verdade o ambiente escolar reproduz a sociedade como um todo, em seu colapso de valores e dogmas. Mas porque a escola, que deveria ser um local de descobertas e reflexes tem tanta dificuldade em ajudar a formar cidados que faam a sociedade evoluir?

O modelo de educao adotado pela maioria esmagadora das escolas, sejam pblicas ou particulares, remonta h sculos atrs, afirma Sir Ken Robinson, um especialista em educao e criatividade de renome mundial: "O sistema educacional atual foi desenhado, pensado e estruturado para uma poca diferente. Ele foi concebido na cultura intelectual do iluminismo, e na circunstncia econmica da Revoluo Industrial. Antes da metade do sculo IX no havia sistemas de educao pblica. Voc era educado por Jesutas se tivesse dinheiro".
(http://comment.rsablogs.org.uk/2010/10/14/rsa-animate-changingeducation-paradigms/)

Em

sua

palestra

Mudando

Paradigmas ele chama

(http://www.youtube.com/watch?v=mCbdS4hSa0s&feature=player_embedded),

ateno para o fato das crianas e jovens estarem vivendo no perodo mais estimulante da histria da Terra, cercadas por informao, dividindo sua ateno entre dezenas de plataformas: computadores, tablets, smarphones e publicidades em centenas de canais de TV. No por acaso que a escola encarada como algo chato e entediante. Moldado nos interesses da industrializao o sistema de educao atual conta com escolas que funcionam como fbricas, com sinos tocando, especializao em diferentes matrias, estudantes separados em grupos de acordo com a idade, independente da aptido ou dificuldade que podem apresentar, de acordo com o objeto de estudo. O resultado deste modelo arcaico visvel: os crescentes ndices de violncia e evaso escolar so o reflexo do descrdito na educao. preciso ter coragem para encarar e romper com os paradigmas do nosso tempo. Como ensinar o conceito de identidade cultural num mundo cada vez mais globalizado? Como ensinar valores como tica e respeito ao prximo num sistema que valoriza o capital acima de tudo? No mais vivel pensar o futuro com as mentes do passado.

O desafio : como utilizar um modelo educacional mais humano e que seja adaptado s crianas e jovens de hoje? As novas geraes tem sido, ao longo da histria, objetos de vrios estudos. Gerao Y, gerao Z so denominaes que pouco traduzem a pluralidade e a capacidade de absorver informao e compartilh-la com milhares de seguidores em um simples toque na tela. A capacidade de interagir e comunicar o grande diferencial dos jovens do terceiro milnio e a escola agoniza ao tentar acompanh-los, engessada nos modelos pr-histricos, aprendidos com jesutas que viveram na poca das caravelas. necessrio quebrar paradigmas para atender aos anseios dos estudantes trazendo para o mercado uma escola que no tenha medo de olhar para frente. O CMC Premium, proposto no Bussinnes Project, um embrio desta nova escola, deste novo jeito de aprender e traz a vanguarda da educao para a realidade educacional de hoje. No se trata de uma instituio visionria, experimental. um projeto que nasce com uma slida fundamentao terica baseado em experincias de sucesso que se multiplicam mundo a fora. Ao conceber o CMC Premium, em nenhum momento, deixou-se de estar atento para o fato de que escolas particulares so empresas de ensino e devem resultar em lucro para seus acionistas e financiadores. O CMC Premium traz para o ensino mdio ferramentas de ensino avanadas e de tecnologia de ponta em educao como Mapas Mentais, Visualizao Criativa e Escrita Total. Com eficcia comprovada, estas novas abordagens pedaggicas constam na grade curricular do curso de PsGraduao em Jornalismo Literrio, da Academia Brasileira de Jornalismo Literrio (ABJL), cursado pela autora em 2007. Elas foram ministradas pelo educador e jornalista, Doutor em Cincias da Comunicao pela USP e psdoutorado em Educao pela Universidade de Toronto, Edvaldo Pereira Lima, criador do mtodo de Escrita Total.

O CMC Premium, no perodo matutino, pouco difere das escolas convencionais: contedo formal ministrado entre 7h e 12h como pede o Ministrio da Educao Brasileira. A diferena est nos cursos oferecidos no perodo vespertino, atividades extra-curriculares que constituem ferramentas que visam otimizar o estudo e o aprendizado, trazendo melhoras nas condies psicolgicas e emocionais dos jovens. Para mostrar a viabilidade do projeto foi sugerida uma grade de aulas vespertinas que pode ser adaptada s necessidades do mercado, professores e estudantes. No Bussinnes Project sugeriu-se: comear o dia com 20 minutos de prtica de taichi e depois partir para as aulas formais. Aps o almoo foram elaborados 3 projetos educacionais especficos: Antakarana, Mdia Premium e BioCMC. a) O Antakarana engloba as prticas que facilitaro o dilogo entre a personalidade e a alma do estudante, com objetivo de ampliar a conscincia, a sensibilidade e a criatividade dos alunos. Sero ensinadas tcnicas de meditao, relaxamento, Visualizao Criativa e a tcnica de Escrita Total; b) O Mdia Premium um projeto de educomunicao e traz para a escola o ensino de tcnicas de comunicaco social como a realizao de vdeos, a confeco de jornais e programas de rdio; alm de oficinas de roteiro e fotografia que abordem de maneira transdisciplinar o contedo formal. Estas produes devero ser elaboradas para reforar o contedo aprendido. uma nova proposta que ensina os alunos a estudarem com prazer, se divertindo e usando tecnologias presentes na vida de praticamente todos os jovens; c) BioCMC o projeto que encerra as atividades dirias e inclui a prtica esportiva e o aprendizado de coisas teis para o dia a dia, como o cultivo de horta e aulas de culinria, tcnicas de reciclagem e prticas que promovam a sustentabilidade.

Levantou-se no projeto o custo dos profissionais que devero ser envolvidos no processo e comprovou-se a sua viabilidade financeira. Este projeto tambm pode ser adaptado para as escolas de Ensino Fundamental, onde espera-se que as crianas, com menos anos de condicionamento escolar, sero mais receptivas.

2. RESULTADOS ESPERADOS

A nova escola foi concebida para funcionar anexa escola j existente o CMC. Muito da estrutura ser comum s duas escolas, apenas no perodo vespertino os alunos Premium tero atividades diferentes. Pesquisas de mercado e debates informais com os pais dos alunos do CMC, apontam como pilares da boa educao o contedo e a disciplina. O CMC Premium no pretende fugir a este modelo, a ideia dotar a escola de projetos que possibilitem um aprendizado multifuncional, mais abrangente, que inclua valores humanos e eduque para a vida. Nos modelos adotados pelas escolas atualmente os estudantes so diariamente castrados em muitas das suas possibilidades. A grande maioria das instituies de ensino funciona como fbricas de futuros universitrios e consumidores alienados, e contam para tanto, com o valioso auxlio da mdia, que refora a condio de passividade do seres-humanos. No entanto, os novos tempos demandam jovens pr-ativos e empreendedores numa contradio que revela ainda mais a fragilidade da educao atual. Os traumas resultantes desta educao massificante e pasteurizada

sero diludos na sociedade de consumo, anestesiados na vida adulta atravs do abuso de drogas e lcool, ou pelo consumismo desenfreado e alienante. Em casos extremos, podem gerar uma exploso de violncia como ocorreu recentemente numa escola da regio norte do Rio de Janeiro. A tragdia ficou conhecida como o massacre de Realengo: um ex-aluno, armado, entrou nas salas e atirou indiscriminadamente matando 12 crianas. O caso chocou a sociedade e reacendeu o debate sobre as condies de segurana nas escolas brasileiras. Esta uma discusso que deve ser aprofundada e as razes de dramas como este com certeza iro extrapolar os muros da escola. urgente a necessidade de se preparar melhor os jovens para encarar os desafios da vida adulta. O que se espera do CMC Premium a formao de alunos mais conscientes, jovens antenados e sintonizados com os papis que devem desempenhar na construo de um mundo melhor. Acredita-se que as novas ferramentas oferecidas aos estudantes sejam aliadas na luta contra altos nveis de estresse a que so submetidos cotidianamente. Tambm sero utilizadas os meios tradicionais de averiguao de aprendizado como testes e provas, mas munidos de prticas que melhoram a concentrao e a memorizao os alunos tendero a serem mais focados e alinhados com suas capacidades. O respeito personalidade de cada indivduo, incentivar a formao de cidados capazes de fazer frente aos desafios da vida com mais traquilidade, alcanando excelentes resultados e contribuindo para uma sociedade mais justa. Esta abordagem educacional, com o passar do tempo, possibilitar a todos os que compe a comunidade escolar alunos, pais e professores - a aquisio de uma maior conscincia e uma ampliada a viso de si mesmos e do mundo. O projeto CMC Premium foi concebido ter, inicialmente, uma nica turma de 40 alunos dentro do CMC. Calcula-se que, ao final de 3 anos, com os

resultados seguramente positivos no vestibular, o CMC seja favorecido pela exposio de sua marca. A ideia de lanar uma escola com projetos especiais, para um pblico mais seletivo foi inspirada nas lojas conceito mesmo sendo lojas mais caras e muitas vezes, menos rentveis, voltadas para um pblico mais restrito, elas tem como funo principal dar visibilidade marca. O CMC Premium funcionar como uma escola "conceito"que trar uma maior visibilidade para a marca CMC. Durante a elaborao do projeto atentou-se para o fato de que, num primeiro momento, nem todos os estudantes tero facilidade de se adaptar a este novo modelo de educao. Muitas famlias j buscam apoio para seus filhos atravs de estudo dirigido, clnicas de psicopedagogia e terapias alternativas. O CMC Premium nasce com vocao para atender esta demanda: de famlias que no se contentam em ver os filhos adestrados por educadores pouco preparados. O sucesso da primeira turma avalizar a eficcia do mtodo e, com o passar do tempo, mais alunos podero ser absorvidos por este novo jeito de educar. Algumas experincias semelhantes vem sendo noticiadas na imprensa nacional e internacional. Recentemente, uma instituio de Santa Catarina foi notcia no jornal espanhol El Pas. A escola municipal Hermman Muller, situada na zona rural de Joinville conseguiu converter-se em um modelo de educao ambiental ao utilizar como ferramenta de alfabetizao o cultivo de hortas e jardins. O artigo intitulado "Um jardim encantado para aprender a ler", conta como as crianas aprendem mais e so mais felizes entre jardins e pomares, em companhia de pssaros e com total liberdade, obtendo resultados raramente alcanados por escolas tradicionais. Acesse a matria completa no link: http://www.courrierinternational.com/article/2011/02/09/un-jardin-enchantepour-apprendre-a-lire Este exemplo no um caso isolado de uma instituio idlica! uma tendncia e, em alguns anos, o mercado ir se adaptar vital necessidade de

religao dos seres humanos com a Terra, o seu habitat natural. Outro exemplo, noticiado pela revista VEJA On Line de 12/04/2011, o de uma escola da Gr-Bretanha, em Essex, onde professores ensinam meditao aos alunos. Intitulado "Receita dos bons alunos: ateno s aulas e meditao", o artigo relata como os professores comprovaram que a tcnica capaz de relaxar e impulsionar o rendimento dos alunos. (Para ver matria completa acesse:
(http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/professores-usam-meditacaopara-melhorar-desempenho-dos-alunos )

Estas experincias bem sucedidas so, de fato, uma resposta do mercado s necessidades e anseios dos jovens. Com o CMC Premium, Goinia tem a possibilidade de abrigar a primeira experincia deste tipo, no Ensino Mdio brasileiro e se converter num exemplo de quebra de paradigma, alcanando a vanguarda da educao mundial. visvel e palpvel a transformao do mundo e a educao urge em acompanhar e se adaptar aos novos tempos. No porque a grande maioria do mercado olha para trs e se contenta com modelos adaptados dos jesutas quando o Brasil foi descoberto, que devemos ficar amarrados ao velho jeito de educar. Quebrar paradigamas exatamente ousar em oferecer o novo e a isto que se prope o CMC Premium.

3. NARRATIVA DE PARTICIPAO NO PROJETO

Este projeto teve como ponto de partida o trabalho de concluso da disciplina Gesto de Produtos e Marcas, ministrada pela professora Isabella Vasconcellos, que trazia o estudo do lanamento do produto CMC Premium. O

trabalho de Gesto de Produto e Marca foi realizado pela aluna Anglica Evangelista Vieira, que sugeriu s colegas Gleidiane Gomes, Pmela Pedrassa e Thayane Barbosa que o mesmo fosse utilizado como base para a Bussinnes Project. Aceita a sugesto, seguiu-se a leitura do Trabalho de Gesto para que todas conhecessem o produto. Durante as aulas da disciplina Bussines Project tiveram incio as discusses para construir um Plano de Negcios para esta nova escola. Como idealizadora do projeto original, coube autora do presente texto fornecer os dados de campo e as pesquisa do mercado educacional do Ensino Mdio (particular) da cidade de Goinia. Se deparar com novos olhares sobre um objeto estudado e formatado anteriormente foi um desafio e a autora teve muitos pontos de vista e certezas questionadas, num dilogo enriquecedor. No raro, discusses e idias divergentes surgiam entre as integrantes do grupo, num processo de crescimento e amadurecimento benfico todo o processo. O que justificaria o lanamento de uma escola to diferente? Este foi o grande desafio da autora: defender junto ao grupo e ao orientador, o professor Everton Lopes, o seu ponto de vista; deixado claro que tal projeto no simplesmente o fruto de uma opinio pessoal, embasada em leituras apaixonadas. Este o ponto de partida, claro, mas a vivncia de 10 anos trabalhando no ensino mdio, e a troca de experincia com os alunos e vrios profissionais da rea de educao, comunicao e psicologia foram os alicerces que embasaram a criao do CMC Premium. Aps as primeiras reunies, dividiu-se as partes que seriam de responsabilidade de cada integrante. A autora ficou responsvel pela superviso das informaes colhidas e com a redao final. Durante a confeco do projeto muitas dvidas surgiram e um questionamento recorrente era quanto a

viabilidade de uma escola com as caractersticas do CMC Premium. Mesmo entre as integrantes do grupo, existiam dvidas quanto a aceitao de um produto to diferente. O mercado goiano seria receptivo? Vrias vezes criticada pelo excesso de base terica, a autora foi desafiada a convencer as outras integrantes e o orientador de que o CMC Premium no uma utopia e que, posto em prtica, ser no somente vivel, mas rentvel. A imprensa, em artigos como os acima citados d os primeiros indcios de se estar no caminho certo. preciso ousar e oferecer algo novo. Os primeiros exemplos esto vindo das escolas pblicas e o mercado de escolas particulares logo seguir as tendncias mundiais revalorizao da vida em comunidade. previsvel o receio diante de novas ideias. Ainda mais em uma cidade como Goinia, onde o benchmark do mercado, o Colgio WR, uma escola que no oferece nenhum tipo de projeto extra-classe e faz sucesso como uma fbrica de adestramento de vestibulandos. Para uma grande maioria, que no questiona os valores da sociedade de consumo e servem cegamente ao sistema imposto pelo capital, compreensiva a averso a ideias e pessoas que navegam totalmente contra a corrente, apontando para um modelo antagnico ao de maior sucesso em Gois. Mas esta mesma maioria assiste atnita, pela tv e acompanha pelas redes sociais as transformaes do mundo. O que projeto CMC Premium prope habilitar as pessoas para romperem com a passividade, tornando-as capazes de contribuir ativamente para a construo de um mundo melhor. O trabalho foi feito praticamente sem custos. Seria interessante alocar recursos para uma pesquisa mais profunda dos concorrentes e do mercado. Conhecer os jovens goianos e seus anseios faz-se pertinente ao lanamento de um produto como o CMC Premium. Na impossibilidade de arcar com os custos, que apontam para propostas pedaggicas inovadoras que buscam uma conscincia ecolgica e a

o grupo se valeu de dados do IBGE e do IPEA colhidos na internet e de pesquisas informais em algumas escolas da cidade. Para calcular o preo da nova escola contou-se com o auxlio da direo, do departamento financeiro e de contabilidade do colgio CMC. Para levantar os custos de reforma, mobilirio e comunicao contamos com a assessoria de uma construtora e de um profissional de design. Em diferentes momentos foram realizadas entrevistas informais com a diretora do Colgio MilleniumClasse, Lisete Carramaschi Borges, os diretores da Escola Educandrio Gois, Ivano Gomes e Larissa Lacerda e com a proprietria da Escola Espao Criativo, Denise Hannum, alm de diversos pais e alunos. Estas entrevistas, pelo carater informal, no constam no texto do Projeto, mas foram importantes para analisar a receptividade do mercado e elaborar um panorama da educao goiana. As impresses e dicas recebidas nestas conversas foram transmitidas ao grupo. Foram necessrios cerca de dois meses de trabalho para elaborar o escopo do projeto que, uma vez apresentado ao orientador recebeu muitas crticas, a principal delas foi a superficialidade que apontava para a necessidade de intensificar os estudos e aprofundar as anlises e decises. Seguiu-se um perodo de reconstruo para tornar mais densos e slidos os tpicos apresentados. Mais uma vez era importante transformar a teoria em prtica e mostrar como seriam construdos e postos em prtica os diferenciais da nova escola. Este foi um desafio constante, explicar, passo a passo o funcionamento da nova escola. O fato de termos concebido o CMC Premium dentro de uma escola j existente facilitou parte do trabalho, pois no foi necessrio esmiuar todo o contedo pedaggico formal. Optamos por oferecer os diferenciais do CMC

Premium no perodo vespertino e separamos as atividades em 3 projetos diferentes, anteriormente citados, que podem ser adapatados grade e ao calendrio da escola. Toda a concepo dos projetos vespertinos foi de responsabilidade da autora Anglica Vieira que contou com o auxlio das demais componentes do grupo. Entre as principais decises figurava o aspecto financeiro: a estimativa da quantidade de dinheiro necessrio para o lanamento de um projeto deste porte, a remunerao dos profissionais e a elaborao da DRE foram pontos de grande tenso. O posicionamento correto a realizao da anlise SWOT foi outra dificuldade encontrada. Foi necessrio mais um ms e meio para redao final, reviso e concluso do texto.

4. EMBASAMENTO TERICO

Uma obra especfica foi a semente que fez germinar o projeto CMC Premium: "Os sete saberes necessrios educao do futuro", de Edgar Morin, antroplogo, socilogo e filsofo francs. Foi com este livro que a autora conheceu a teoria da complexidade e foi apresentada s ideias de Morin: um pensador de clareza extrema, que discorre sobre temas complexos com lucidez e nos leva a elaborar um quadro bastante pertinente da realidade educacional que vivemos. "O poder imperativo e proibitivo conjunto dos paradigmas, das crenas oficiais, das doutrinas reinantes e das verdades estabelecidas determina os esteretipos cognitivos, as ideias recebidas sem exame, as crenas estpidas

no-contestadas, os absurdos triunfantes, as rejeies de evidncias em nome da evidncia, e faz reinar em toda parte os conformismos cognitivos e intelectuais. (Morin, 2000, p. 27)." Morin no apresenta em sua obra um roteiro, ou conjunto de disciplinas a serem estudadas. Mas sua leitura abre a cabea daqueles que, sem saber que direo tomar, se deparam com a ineficcia dos atuais modelos de educao e no conseguem enxergar no horizonte possveis transformaes. Alm de Morin, outros autores influenciaram e tornaram este projeto possvel. Autores que apontam para novos tempos e rumos como a pesquisadora e escritora inglesa, Alice Bailey, que tambm aponta para uma educao que "precisa ir de encontro s necessidades do esprito humano. Deve auxiliar as pessoas a desenvolverem uma filosofia pessoal e senso de valores satisfatrios; a cultivarem o gosto pela literatura, msica e artes; a crescerem na capacidade de analisar problemas e a chegarem a concluses cuidadosas." . Em Educao na Nova Era, Alice Bailey aponta para a necessidade de educar as crianas para o mundo de hoje, um mundo muito pequeno, interligado por uma comunicao que no respeita fronteiras. "Os homens esto descobrindo que a humanidade uma s, no importa a cor de sua pele ou o pas onde se vive. A democracia mundial tomar forma quando os homens, em toda parte, forem considerados iguais de verdade; quando meninos e meninas forem ensinados que no importa que um homem seja asitico, americano europeu... Mas apenas que cada um tem um passado histrico e uma histria que o capacita a contribuir com para o bem do todo..." As idias tanto de Morin, quanto de Bailey, podem soar utpicas para mentes mais estreitas que resistem em olhar para frente. O futuro s vai ser um futuro melhor para todos se comearmos agora a construir algo diferente.

Outra obra fundamental para a construo ideolgica do projeto foi o livro "Educaco integral: Uma educao holstica para o sculo XXI", de Rafael Yus, precursor da introduo de temas transversais no currculo. Yus faz parte da corrente crescente de autores que acreditam que a educao do sculo XXI deve ser integral e englobar as dimenses fsica, mental, emocional e espiritual das pessoas. uma obra que aborda aspectos prticos, inclusive da transformao do atual currculo formal para uma escola mais adapatada aos novos tempo. Estes trs livros foram repetidamente consultados durante a

elaborao do projeto, que contm citaes destes autores. Para uma abordagem mais prtica de como o CMC Premium dever funcionar utilizou-se o livro Escrita Total, de Edvaldo Pereira Lima. A obra alm de explicar os mtodos de Escrita Total, Visualizao Criativa e Mapas Mentais, traz exerccios prticos e, com certeza, servir de guia para os profissionais que iro tocar o projeto Antakarana. Outra fonte de pesquisa foram os vdeos disponveis na Internet. Muitos deles foram disseminados em redes sociais e outros pertencem a sites de instituies de pesquisa como o britnico, RSA (Royal Society for the encouragement of Arts, Manufactures and Commerce) e o global TED (Ideas Worth Spreading). Alm de institutos de pesquisa nacionais como AKATU, Instituto Ethos e a ANDI Comunicao e Direitos da Infncia. O cinema tambm traz obras, tanto de fico como documentrios, que tratam de educao e do papel fundamental da escola na transformao do mundo. Podemos citar alguns filmes que tambm serviram, ainda que indiretamente, para embasar este projeto: os documentrios Pro dia nascer feliz, 2006, do diretor Joo Jardim; o polmico Tiros em Columbine (Bowling for Columbine), 2002, de Michael Moore; Ser e Ter (tre et Avoir), 2002 de

Nicolas Philibert e os longas de fico Entre os muros da escola (Entre les Murs), 2007 de Laurent Cantet e "Escritores da Liberdade" (Freedom Writers, EUA, 2007). Ainda que grandes pensadores de nosso tempo apontem para uma revalorizao de valores humanos bsicos, como respeito ao prximo e a natureza, o que vemos nos noticirios e disseminado pela mdia uma busca desenfreada por dinheiro e poder. A sociedade de consumo e a valorizao do capital o que move quase todos os seres humanos. importante a divulgao de obras que inspirem e ajudem a delinear a relao dos jovens com a educaco e com a sociedade.

5.

REFLEXES

SUGESTES

DE

MELHORIA

OU

IMPLEMENTAO

A autora teve um papel de grande influncia durante a confeco do projeto devido ao conhecimento prvio adquirido na elaborao do trabalho de Gesto de Produto e Marca e sua experincia na rea educacional. Esta influncia, em determinados momentos, adquiriu caractersticas negativas, pois se apresentava com certo autoritarismo e mesmo, alguma arrogncia na ferrenha defesa de seus pontos de vista. Tal postura poderia ser explicada pelo maior conhecimento prtico e terico dos diferenciais propostos pelo novo produto, o que, no entanto, no justifica a dificuldade em comunicar e defender de forma mais amena suas ideias. Oferecer um produto que fuja dos padres estabelecidos sem dvida um grande desafio e preciso uma boa dose de ousadia para embarcar numa

empreitada como esta. As experiencias bem sucedidas de novos modelos educacionais podem inspirar mais pessoas a ter uma maior aceitao de um produto como o CMC Premium. Estamos em plena fase de transio de um sistema que coloca o capital acima de tudo para um que consiga equilibrar a verdadeira essncia humana, que ir rever suas necessidades de consumo. Se por um lado existem aqueles que acreditam que seguiremos cultuando o dinheiro e as posses como a coisa mais importante da vida, crescente o nmero de pessoas que comea a dar valor a coisas mais bsicas, mais essenciais como por exemplo respeito ao prximo e amor natureza. O modelo de produo baseado em consumo e produtividade, que se vale da obsolescencia programada e da alienao para prosperar, provou ser invivel e o Planeta da sinais, cada dia mais claros e aterrorizantes, de que a destruio do meio-ambiente precisa ser revertida. No sustentvel alimentar um sistema que dilapida os recursos naturais da Terra para produzir e vender bugigangas que eu pouco tempo iro virar lixo e contaminar ainda mais nosso habitat natural. A educao ser sem dvida a grande ferramenta para a abertura de um nova concepo de vida em sociedade. A exemplo das transformaes que precisam acontecer no campo educacional, o marketing tambm dever evoluir e se transformar. A ciencia de vender sonhos em forma de marcas e luxo, acessveis a poucos, precisa ser substituida por uma ferramente capaz de vender respeito a si mesmo, ao prximo e natureza. O discurso hipcrita de sustentabilidade versado por muitas empresas na mdia ser desmascarado e comearemos a vender verdade. Vrias vezes, ao longo deste projeto, foram ouvidos educadores cansados e desacreditados que acreditam que uma escola como se prope o

CMC Premium muito bonita no papel, mas no atende s necessidades do mercado. O que se espera de uma escola de Ensino Mdio que ela consiga aprovar o aluno, no curso e na universidade que ele quiser, no menor tempo possvel. A maioria dos pais no est interessada em cidadania ou transmisso de valores. Querem que o filho seja independente logo e ganhe muito dinheiro. Apostar numa escola que nade contra a mar pode ser arriscado para investidores. mais fcil oferecer produtos que todos conhecem do que abrir mercado para uma nova viso de mundo. Esta equao deve ser reavaliada e com a velocidade das transformaes do mundo atual, urgncia de uma nova mentalidade no pode mais ser abafadas pelos cartis e bares do consumo. O CMC Premium nasceu dentro de um curso de marketing, que sem dvida a grande ferramenta de fomento e manuteno do establishment. A autora assume adotar uma postura defensiva diante de alguns conceitos inerentes ao Marketing e Publicidade: aumentar a produo, compra e venda de produtos, a obsolessncia programada, os mecanismos capazes de utilizar as fraquezas humanas para gerar lucros... Todos estes conceitos, amplamente difundidos, e at reverenciados pelo marketing tradicional so contrrios ao que a autora acredita serem necessrios construo de um mundo possvel. A dificuldade que a autora encontrou para desenhar a proposta do CMC Premium num plano de marketing foi o paradoxo: alunos formados para um novo mundo, jovens em contato com suas realidades internas e mais conectados com a natureza so consumidores espertos e imunes as armadilhas da publicidade atual. Um aluno educado por uma escola como a que foi proposta neste trabalho um sujeito crtico, questionador, exigente, capaz de fazer frente aos desafios impostos pelos tempos atuais. Para implement-lo precisamos de profissionais evoludos e no os seres robotizados que comandam muitas das esferas polticas e economicas do planeta.

Um produto que se prope fundamentalmente a abrir os olhos dos consumidores para que sejam mais crticos e conscientes se choca com a mentalidade arcaica que ainda predomina em grande parte do sistema educacional e comercial reinante. O CMC Premium uma proposta ousada, para mentes abertas, que exergam alm do que visvel para a maioria. A autora acredita que o marketing e a publicidade tendem a evoluir com os consumidores e com a sociedade e estuda estas ferramentas no intuito de us-las para divulgar e vender a ideia de que um mundo melhor e uma sociedade mais justa possvel. Talvez para o leitor que l estas pginas atualmente, no incio da segunda dcada do terceiro milnio, estas ideias talvez ainda soem utopicas e panfletarias, mas em pouco tempo, coisa de duas ou trs dcadas a frente teremos a prova de que se destacaro as escolas, empresas e profissionais que valorizarem a criatividade e o aspecto ldico da produo talvez nem demore tanto! Ganhar dinheiro no ser o nico motivo para a existncia. Produtos de marcas excluivas, produzidos com o nico intuito de enriquecer uma minoria abastada continuaro acessveis poucos alienados, cada vez mais isolados e caricatos espera-se pelo bem dos 7 bilhes de seres humanos que dependem da Terra para existir, que estes consumidores estejam em extinso num futuro prximo. A verdadeira humanidade ir despertar para o que importa na vida de cada um: o amor e o respeito ao prximo. Esta a galinha dos ovos de ouro do marketing do terceiro milnio: "vender" amor e respeito a si mesmo, ao prximo e a natureza. E a educao ser pedra fundamental desta empreitada.

You might also like