You are on page 1of 15

O CASO AIME E A CAUSALIDADE PSQUICA

Andra Hortlio Fernandes

Psicanalista, bolsista de Desenvolvimento Cientfico Regional (CNPq) no Departamento de Psicologia da UFBA.

RESUMO O artigo discute as formulaes acerca da causalidade ps-

quica nos primrdios da obra de Jacques Lacan. Com base na anlise do caso Aime, presente na tese de psiquiatria de Lacan, busca demonstrar como a hiptese de uma origem social nos mecanismos psquicos de autopunio da parania permite a Lacan articular, alguns anos depois, identificao e causalidade psquica. Palavras-chave: identificao, causalidade psquica, origem social, autopunio, psicanlise.
ABSTRACT The case of Aime and psychic causality. The article discusses the formulations about psychic causality in Lacans early work. Based on the analysis of the Aime case of Lacans psychiatric thesis, it tries to demonstrate how the hypothesis of social origin in the psychic mechanisms of self-punishment present in the paranoia, make it possible for Lacan to articulate, years later, identification and psychic causality. Keywords: identification, psychic causality, social origin, selfpunishment, psychoanalysis.

acan, em 1946, estabelece uma articulao entre a causalidade psquica e a identificao. No entanto, possvel encontrar as bases desta formulao lacaniana j na tese de psiquiatria defendida 14 anos antes. Vislumbra-se ento que Lacan desdobra certos aspectos clnicos da sua pesquisa sobre a origem social dos mecanismos psquicos de autopunio da parania e, assim, formula a causalidade psquica em termos de identificao, pondo em destaque a funo da imago. Desse modo, possvel supor que este tempo propiciou a Lacan elaborar alguns conceitos utilizados no seu trabalho acadmico. Tais conjecturas convidam a uma anlise retrospectiva deste perodo, como forma de esclarecer a relao entre causalidade psquica e identificao nos primrdios da teorizao lacaniana.

gora v. IV n. 2 jul/dez 2001 73-87

74

ANDRA HORTLIO FERNANDES

Logo, preciso voltar a 1932, ano em que o jovem psiquiatra Jacques Lacan apresenta a uma banca presidida por Henri Claude sua tese intitulada: Da psicose paranica em suas relaes com a personalidade. Nesta ocasio, ele declara que a originalidade da tese encontra-se no fato de, pela primeira vez, na Frana, buscar-se uma interpretao exaustiva dos fenmenos mentais de um delrio em funo da histria concreta do sujeito. De acordo com Leguil, as primeiras reflexes clnicas e tericas de Lacan esto sob a influncia de Karl Jaspers (LEGUIL, 1989); cabe ento examinar a que Lacan se refere quando fala em histria concreta do sujeito. Constata-se que a historicidade est veiculada ao acompanhamento, durante um ano e meio, de uma paciente que ele chamou de Aime. com base neste trabalho que Lacan constri a tese segundo a qual a natureza da cura demonstraria a natureza da doena. importante pontuar que o termo cura utilizado no seu valor clnico de reduo de todos os sintomas mrbidos. Desse modo, o fato de a paciente, cerca de vinte dias aps ter cometido um atentado contra a atriz Huguette ex-Duflos, no apresentar nenhum delrio focaliza a problemtica do estudo. Inicialmente, Lacan tenta resolver o enigma do desaparecimento do delrio em Aime, pensando no mesmo como sendo um delrio passional. Neste quadro, a realizao da obsesso assassina, atravs do assassinato, faz-se acompanhar pela queda imediata de toda a convico delirante do agressor. Porm, isso no acontece no caso em questo. A agresso deferida por Aime provoca um ferimento na mo da atriz e Aime no demonstra nenhuma satisfao especial pela evoluo favorvel da sua vtima. A situao delirante, mantendo-se por mais de quinze dias, passa a fugir s caractersticas dos delrios passionais. Assim sendo, a sada encontrada por Lacan para explicar a natureza da cura vai buscar o que muda para a paciente depois que ela comete o atentado. O ento jovem psiquiatra acredita que a paciente realiza seu castigo. Segundo Lacan, isso se revela de duas formas. De um lado, ela experimenta a companhia de outras delinqentes que expressam opinies cnicas sobre sua pessoa, alm de vivenciar a desaprovao e o abandono dos seus familiares e prximos, com exceo apenas daqueles que como ela cometeram um delito e pelos quais ela sente repulsa. De outro lado, ele defende que ela agride a si mesma, o que se expressa pelos seus choros e a conseqente queda do delrio, caracterizando, de acordo com Lacan, a satisfao da obsesso passional. O passo seguinte de Lacan ser o de buscar uma teorizao que sustente sua compreenso deste caso. Como diz Philippe Julien, Lacan recorre a certos textos de Freud para poder explicar por que acredita que Aime seja um caso de uma parania de autopunio (JULIEN, 1990). na tese que Lacan promulga
gora v. IV n. 2 jul/dez 2001 73-87

O CASO AIME E A CAUSALIDADE PSQUICA

75

esta nova entidade nosolgica fazendo referncia a textos de Freud que tratam especificamente da gnese do supereu. Os textos selecionados da obra freudiana buscam sustentar a hiptese de Lacan segundo a qual os mecanismos psquicos de autopunio teriam uma origem social. Esta origem estaria demarcada pela presena de sentimentos de culpa que expressariam a atitude subjetiva dos pacientes. Interessado em demonstrar a validade da sua hiptese, Lacan cita textos da segunda tpica freudiana que tratam da origem do supereu. assim que ele recomenda a leitura de O Eu e o Isso,1 pois esta para ele a obra fundamental de Freud sobre a doutrina do supereu. Seguindo a orientao formulada por Lacan, verifica-se que, de fato, Freud (1923), no terceiro captulo de O Eu e o Isso, trabalha detalhadamente como se d a formao do supereu. A investigao freudiana a est fundada na anlise dos sentimentos de culpa. Atravs de uma citao deste texto, possvel compreender o destaque dado por Lacan a este artigo na sua tese de psiquiatria. Logo, neste captulo, Freud afirma que:
A tenso entre as exigncias da conscincia e os sentimentos concretos do eu experimentada como sentimento de culpa. Os sentimentos sociais repousam em identificaes com outras pessoas, na base de possurem o mesmo ideal do eu. A religio, a moralidade e senso social foram originalmente uma s e mesma coisa. [...] Mesmo hoje os sentimentos sociais surgem no indivduo como uma superestrutura construda sobre impulsos de rivalidade ciumenta contra seus irmos e irms. Visto que a hostilidade no pode ser satisfeita, desenvolveu-se uma identificao com o rival anterior. (FREUD, 1923/ 1969, p. 52)

Freud continua seu texto retomando o artigo Alguns mecanismos neurticos no cime, na parania e no homossexualismo, de 1922, que tambm citado por Lacan, na tese. Neste artigo de 1922, Freud examina os trs graus do cime encontrados no trabalho analtico. Seriam eles: o cime competitivo ou normal, o projetado, e o delirante. Em 1923, ele retoma sucintamente o que tinha declarado um ano antes.
O estudo de casos brandos de homossexualidade confirma a suspeita de que tambm neste caso a identificao constitui substituto de uma escolha objetal afetuosa que ocupou o lugar da atitude hostil, agressiva. (FREUD, 1923/1969, p. 52)
Buscando uniformizar as referncias, optou-se por chamar ego de eu, superego de supereu e a de isso.
gora v. IV n. 2 jul/dez 2001 73-87 1

76

ANDRA HORTLIO FERNANDES

Uma passagem do texto Alguns mecanismos neurticos no cime, na parania e no homossexualismo revela a relao feita por Freud, nesta poca, entre cime, rivalidade, homossexualismo e sentimento social, e esclarece os motivos que levaram Lacan a fazer referncia a este texto.
bem conhecido que um bom nmero de homossexuais se caracteriza por um desenvolvimento especial de seus impulsos instintuais sociais e, por sua devoo aos interesses da comunidade. [...], contudo, o fato de a escolha homossexual de objeto no sem freqncia provir de um anterior sobrepujamento da rivalidade com os homens no pode passar sem relao com a vinculao entre homossexualismo e o sentimento social. (FREUD, 1922/ 1969, p. 281)

A citao acima explica ainda porque Lacan, ao referir-se a este texto, considera-o como sendo um trabalho tanto sociolgico como clnico, que ilustra a gnese dos instintos sociais. No entanto, baseando-se tambm na teoria do desenvolvimento da libido, elaborada por Karl Abraham (1916), Lacan trabalhar a questo social partindo do pressuposto da existncia de uma fixao da libido em objetos fraternos. Nesta perspectiva, outro trecho de Alguns mecanismos neurticos no cime, na parania e no homossexualismo demonstra como Lacan busca nos textos de Freud elementos para sustentar a tese de uma origem social nos mecanismos psquicos da parania de autopunio.
Sabendo que, no paranico, exatamente a pessoa mais amada de seu prprio sexo que se torna seu perseguidor, surge a questo de saber onde essa inverso de afeto se origina. No se precisa ir longe para buscar a resposta: a sempre presente ambivalncia de sentimento fornece-lhe a fonte e a no-realizao de sua reivindicao de amor a fortalece. (FREUD, 1922/ 1969, p. 275)

A leitura deste texto realizada por Lacan possibilitar a ele compreender a origem da inverso de afeto presente na psicose paranica. De fato, durante uma entrevista, Lacan declara em 1933 que, na elaborao da sua tese, ele considerava a noo dinmica das tenses sociais como primordiais e explicativas da parania. Afirma ainda que, para ele, seriam o equilbrio ou a ruptura das tenses sociais que poderiam definir a personalidade do paciente. Deixa claro ento a relevncia do aporte freudiano para suas elaboraes, pois relata que foi tomando por base o texto admirvel de Freud de 1922 que pde identificar a condio primordial das tenses sociais. Dito de outro modo, partindo das contribuies acerca das fixaes amorosas existentes no complexo fraterno relatadas por Freud em Alguns mecanismos neurticos no cime, na parania e no homossexualismo, Lacan interpreta que a hostigora v. IV n. 2 jul/dez 2001 73-87

O CASO AIME E A CAUSALIDADE PSQUICA

77

lidade primitiva entre os irmos estaria na base de uma inverso anormal, que transformaria hostilidade em desejo, desejo de ser como o objeto que est no lugar do ideal do eu. Lacan faz referncia a outros textos de Freud. Entre eles, cabe salientar aqueles que desempenharam um papel importante para a explicitao da hiptese dos mecanismos psquicos de autopunio. Deste ponto de vista, tanto Luto e melancolia (1915a/1969) como O problema econmico do masoquismo (1924/1969) devem ser colocados em destaque, uma vez que, em 1924, Freud vai propor os termos necessidade de punio no lugar de sentimento inconsciente de culpabilidade. Para Freud, neste momento preciso de sua obra, a necessidade de punio expressaria uma exigncia legal de sano. Com efeito, percebe-se que, nas ltimas citaes feitas a Freud, Lacan apia-se na conceitualizao freudiana das neuroses de autopunio para circunscrever o carter autopunitivo da parania. Nesta ocasio, Lacan acredita que a anlise dos determinantes autopunitivos e a teoria da gnese do supereu que ela fomentou representam na teoria psicanaltica uma sntese superior e nova (LACAN, 1932/1987). Apoiando-se nisto e buscando meios para sustentar sua nova entidade nosolgica, ele afirma que a anlise das correlaes objetivas ou subjetivas permite demonstrar que os mecanismos psquicos de autopunio tm uma origem social. A partir deste momento, ele empenhar-se- em saber se o valor patognico de uma fixao pode ser aproximado do de uma constituio. Logo, ele prolongar o exame da origem social da parania, examinando a fixao da libido no complexo fraterno enquanto condio primordial das tenses sociais. surpreendente que Lacan, tendo explorado a origem social da parania, cite apenas de passagem o texto de Freud Psicologia das massas e anlise do Eu e abstenha-se de trabalh-lo com maior afinco. Tal evidncia causa surpresa, pois no so poucos os textos em que Freud fala do social, e neste especificamente que, trabalhando o conceito de identificao, ele demonstra que o contraste entre a psicologia individual e a psicologia social perde sua importncia, dado ao fato de que, invariavelmente, algo mais est envolvido na vida mental do indivduo, seja como um modelo, um objeto, um adversrio, de modo que, desde o comeo, toda psicologia individual , ao mesmo tempo, tambm uma psicologia social (FREUD, 1921/1969). Por intermdio de uma leitura cronolgica dos textos de Freud, constata-se que, a partir de Totem e tabu (1913), ele constri artigos nos quais a temtica gira em torno da teraputica do sujeito e dos transtornos do mesmo na sua relao com o mundo. Neste sentido, sero os distrbios identificatrios postos em relevo. Logo, o texto sobre a psicologia das massas vai tentar esclarecer a origem do instinto social, pontuando que o primrdio de sua evoluo pode estar
gora v. IV n. 2 jul/dez 2001 73-87

78

ANDRA HORTLIO FERNANDES

associado a um crculo mais estreito, como o da famlia (FREUD, 1921/1969, p. 92). Ser ento atravs do exame do papel da identificao na histria primitiva do complexo de dipo que Freud reunir elementos para a compreenso da sintomatologia apresentada pelos pacientes que muitas vezes dificulta o relacionamento destes sujeitos com o mundo. Na tese, Lacan fornece material que ilustra os transtornos no nvel da identificao, sofridos pela paciente. Entretanto, a noo de identificao ser explorada apenas de relance no que toca ao seu interesse em evidenciar o carter autopunitivo caracterstico da psicose paranica. Com efeito, Lacan revela estar mais preocupado em demonstrar que o paranico, ao cometer um crime, conhece a lei que transgride, do que em analisar os transtornos identificatrios de Aime que comprovam a tese freudiana de que o eu no o senhor da sua prpria casa (FREUD, 1917a/1969). Cabe ento entender quais os critrios da seleo dos textos de Freud trabalhados por Lacan em sua tese. Em De nossos antecedentes, Lacan indica como ele desemboca em Freud. Segundo Lacan, por intermdio de Alexander e Staub que chega a Freud (LACAN, 1966/1988). Neste sentido, sob a influncia de Alexander, ou seja, influenciado pelos trabalhos sobre autopunio da criminologia berlinense, que Lacan orientar seus estudos em torno da discusso acerca do supereu e da autopunio. Elisabeth Roudinesco admite que, estando Lacan interessado na gnese do supereu, ele tomar Freud por um vis acadmico, no qual a obra freudiana est associada ao eu, s resistncias e aos mecanismos de defesa (ROUDINESCO, 1993). A afirmao desta autora torna compreensvel o motivo por que Lacan faz referncia aos trabalhos de Anna Freud sobre o papel do ambiente na patologia infantil e de Ernest Jones acerca da tendncia autopunitiva do supereu. Estas referncias, de acordo com Tendlarz (1989), coincidem com a hiptese lacaniana da ao do meio social sobre o indivduo. Estas bases tericas contriburam para que Lacan declarasse, na tese, que o tratamento das psicoses torna mais necessria uma psicanlise do eu do que uma psicanlise do inconsciente. Neste momento, ele apia-se na idia segundo a qual o estudo das resistncias poderia fornecer novos manejos teraputicos que poderiam ajudar a encontrar solues tcnicas para os impasses vividos na clnica das psicoses. Como sabido, Lacan inicia sua clnica atendendo casos de psicose. Ainda no exercendo a psicanlise e tendo comeado sua anlise pessoal somente no ano em que publica sua tese, Lacan afirma, nesta ocasio, ter como nico mestre em psiquiatria Clrambault. Entretanto, ele no ser partidrio das idias defendidas por seu mestre sobre uma natureza constitutiva da doena mental nem tampouco sobre o automatismo mental.
gora v. IV n. 2 jul/dez 2001 73-87

O CASO AIME E A CAUSALIDADE PSQUICA

79

Na terceira parte da tese, Lacan, afirmando no pretender retomar a crtica das hipteses usadas at ento no estudo das psicoses paranicas, apresenta as concluses a que chegou atravs do seu trabalho. Assim sendo, a concluso da tese guiada por uma pergunta inicial que ele se prope a responder. A questo formulada assim: a psicose, com efeito, determinada por uma constituio? (LACAN, 1932/1987, p. 314). Para Lacan, a resposta a esta indagao s pode ser formulada atravs da apresentao de uma caracterstica concreta ao quadro clnico estudado. Tendo este objetivo, ele afirma ter deixado de lado as hipteses sobre a psicose paranica que desconhecem o que h de mais simples a compreender nestes casos. A compreenso almejada por Lacan busca dar um sentido humano s condutas que so passveis de observao nos pacientes; entre elas, cita os fenmenos mentais trazidos pelos mesmos. O entendimento do propsito almejado por Lacan poder ser esclarecido por intermdio da anlise do que ele consegue construir em torno do caso Aime. Quando encontra a paciente pela primeira vez, ela apresenta um histrico de internamento psiquitrico de dez anos, perodo que teve incio quando estava grvida. Durante todo este tempo, Aime mostra-se num estado depressivo, acompanhado por interpretaes delirantes sobre temas de perseguio associados a idias de cime e prejuzo contra sua pessoa. Lacan relata o quadro apresentado por Aime durante a gravidez:
As conversas de seus colegas parecem, ento, vis-la: eles criticam suas aes de maneira desagradvel, caluniam sua conduta e lhe predizem infortnios. Na rua, os transeuntes sussurram a seu respeito e lhe demonstram desprezo. Reconhece nos jornais aluses dirigidas contra ela. (LACAN, 1932/1987, p. 155)

Ainda, de acordo com Lacan, Aime teria repetido para si mesma a pergunta: Por que fazem isso comigo? Eles querem a morte de meu filho. Se esta criana no viver, eles sero responsveis (LACAN, 1932/1987, p. 155-156). Aime d luz uma menina que nasce morta. Atordoada pelos delrios de perseguio, ela acusa uma amiga de longa data de ser a responsvel pelo infortnio. Esta amiga, depois de um longo perodo sem dar notcias, sabendo que Aime teve criana, telefona buscando retomar o contato. Logo, em torno desta amiga que um primeiro perseguidor cristaliza-se. Pouco tempo depois, Aime fica novamente grvida. E, mais uma vez, apresenta um quadro depressivo. Segundo Aime, em cada gravidez ela ficava triste e seu marido censurava suas melancolias; alm disso, tambm se mantinham as interpretaes delirantes. Desta segunda gravidez, nasce um menino ao qual ela ser a nica a dedicar-se durante os cinco primeiros meses, pois acredita que todos ameaam seu filho.
gora v. IV n. 2 jul/dez 2001 73-87

80

ANDRA HORTLIO FERNANDES

Paralelamente aos delrios de perseguio, h evidncias de delrios de grandeza. Tendo certeza de que o futuro lhe reserva o destino de uma grande romancista, Aime entrega seu filho aos cuidados de sua irm mais velha, que viva. Esta vem morar na casa de Aime para auxili-la nas atividades domsticas, que ela executa com dificuldade. A partir da, Lacan formula uma descrio das perseguidoras. Ele defende que elas so sucessivas tiragens de um prottipo, tendo esse prottipo um duplo valor afetivo e representativo (LACAN, 1932/1987, p. 253). De acordo com Lacan, esse prottipo instaura-se em razo do poder afetivo que ele tem na vida da Aime. Nesta perspectiva, esse prottipo ou modelo representado por Elise, a irm mais velha de Aime. Para Lacan, o fato de esta irm ter um papel muito importante na vida afetiva de Aime explica por que esta ltima no entra diretamente em confronto com ela. Ele explica isso com maiores detalhes na seguinte passagem:
No , com efeito, dos elogios e da autoridade que lhe so conferidos pelos que a cercam que sua irm vai tirar sua principal fora contra Aime, da prpria conscincia de Aime. Aime reconhecia por seu valor as qualidades, as virtudes, os esforos de sua irm. Ela dominada por ela, que lhe representa sob um certo ngulo a imagem mesma do ser que ela impotente para realizar. (LACAN, 1932/1987, p. 231)

Lacan pontua dois momentos distintos na fala de Aime em relao sua irm. Se, por um lado, Aime se felicita por sua irm cuidar do seu filho, afastando-o da severidade do pai; no momento em que d livre curso s suas associaes, o seu dizer aponta para o fato de ela suportar mal o lugar que Elise passa a ocupar na educao de seu filho. desta diviso subjetiva que Lacan extrai o tema em torno do qual se forma o delrio. Constata-se assim que, apesar de no realizar uma psicanlise neste caso, Lacan atravs da sua escuta pde demarcar escanses na fala de Aime que lhe revelaram o tema central do delrio. De fato, a escuta de Lacan, neste caso, aponta para a necessidade de respeitar o preceito freudiano de que no inconsciente no h contradio ou negao (FREUD, 1915b/1969). Logo, a livre associao de Aime tomada por Lacan como:
A confisso do que to rigorosamente negado, a saber, no caso presente, da queixa que Aime imputa sua irm por ter raptado seu filho, queixa em que surpreendente reconhecer o tema que sistematizou o delrio. (LACAN, 1932/ 1987, p. 232)

gora v. IV n. 2 jul/dez 2001 73-87

O CASO AIME E A CAUSALIDADE PSQUICA

81

Lacan busca, assim, explicitar sua formulao acerca da sistematizao do delrio em Aime. Com este intuito, ele alerta para o fato de que a formalizao do delrio de perseguio manifesta-se pela primeira vez na pessoa da antiga amiga de Aime. As circunstncias em que isto acontece servem a Lacan para exemplificar suas elaboraes. Aime estando deprimida durante a gravidez, fica mais abalada ainda ao dar luz um beb natimorto. Pouco depois recebe um telefonema de sua antiga amiga. Logo, a exploso de dio contra a Senhorita C. de la N. acontece, de acordo com Lacan, justamente quando Aime fracassa no seu desejo de ser me. Para ele, neste momento, Aime perde por completo suas esperanas de realizar seu destino de mulher, uma vez que ela j havia demonstrado dificuldades para as atividades domsticas e agora no poderia ser me. Lacan defende, ento, a existncia de uma relao mais profunda entre a pessoa na qual sistematiza-se a primeira perseguidora e o conflito moral de amor e dio que Aime vive com a irm. Conclui que a amiga tomada por perseguidora representa ao mesmo tempo a amiga querida e a pessoa dominadora da qual ela tem inveja; esta , na verdade, uma substituta da irm. Lacan declara que a Senhorita representa a adaptao e a superioridade para com seu meio, sendo tambm um objeto invejado por Aime. Desse modo, seguindo os traos dos sentimentos ambivalentes, presentes na inveja, Lacan chega identificao. Estaria a identificao associada a causalidade psquica? Estaria a identificao vinculada constituio psictica? A maneira como ele vai tratar a identificao no caso Aime poder responder a estas questes. Constata-se que, mesmo sem citar A interpretao dos sonhos (1900), mais explicitamente o sonho do salmo defumado de uma paciente de Freud, mas seguindo a lgica freudiana, Lacan chega ao mecanismo da identificao presente nos sentimentos ambivalentes da inveja. Para ele, tanto a amiga como a irm mais velha so tomadas por objetos de ntima inveja de Aime, isto porque, para Lacan, a inveja considerada como um sentimento ambivalente denota a presena da identificao. A partir da, ele deduz um valor representativo para as sries de perseguidoras de Aime.
Mulheres de letras, atrizes, mulheres do mundo, elas representam a imagem que Aime concebe da mulher que, em algum grau, goza da liberdade e do poder social. Mas a explode a identidade imaginria dos temas de grandeza e dos temas de perseguio: este tipo de mulher exatamente o que ela sonha se tornar. A mesma imagem que representa seu ideal tambm o objeto de seu dio. (LACAN, 1932/1987, p. 254)

gora v. IV n. 2 jul/dez 2001 73-87

82

ANDRA HORTLIO FERNANDES

Esta formulao de Lacan se aproxima em muito da que ele passa a trabalhar, nos anos 40, acerca da causalidade psquica. Na realidade, desde meados dos anos 30, quando do texto sobre o estdio do espelho, Lacan pe em destaque a funo da imago na captao identificatria qual o sujeito est submetido pela imagem do outro. Pode-se afirmar que, na tese, encontram-se as bases sobre as quais Lacan constri as formulaes acerca da causalidade psquica definida em termos de identificao; contudo, ele a ainda no as explora neste sentido. Na ltima citao, assim como em ao menos uma outra passagem do texto de 1932, Lacan pontua o papel da imagem no caso Aime. Ele diz ento: Compreendemos agora qual o obstculo de vidro que faz com que ela no possa nunca saber, ainda que o grite, que todas essas perseguidoras, ela as ama: elas so apenas imagens (LACAN, 1932/1987, p. 297). Com efeito, a frase da tese acima referida, aproxima-se bastante da frmula geral da loucura que Lacan, em 1946, baseando-se em Hegel, vai propor como estando na constituio de todo sujeito (LACAN, 1946/1966, p. 173). Esta frmula demonstra como o desenvolvimento dialtico do ser humano se realiza sempre numa identificao sem mediao com o que o sujeito tem de melhor e, tal qual o caso Aime, trata-se de uma identificao ideal em que a agressividade est presente. Voltando tese, possvel inferir que Lacan, buscando responder questo: se a psicose seria determinada por uma constituio, passe a analisar as identificaes explicativas ou mnmicas pontuadas por ele no caso clnico. Neste sentido, ele defende que a impreciso lgica do delrio tem importncia na medida em que o delrio pode ser tomado como tendo um valor de realidade. Aqui, mais uma vez, Lacan freudiano, pois ele reafirma que a realidade psquica que interessa e no a realidade material, apesar de no citar o texto de Freud sobre Os caminhos da formao dos sintomas (FREUD, 1917b/1969). Logo, o delrio, em seu valor de realidade, diz Lacan, exprime claramente as tendncias psquicas de que s a expresso lgica normal recalcada (LACAN, 1932/1987, p. 299). Partindo do princpio defendido por Colette Soler (1986) de que as identificaes so denunciadas ao longo de um processo analtico, pode-se entender, conforme a citao que segue, o valor dado por Lacan s identificaes explicativas ou mnmicas.
Ele diz, ento, que mesmo que as identificaes explicativas ou mnmicas sejam posteriores aos distrbios iniciais do delrio e racionalmente ilusrias, nem por isso esto menos em uma relao constante com o complexo ou o conflito, de natureza tico-sexual, e gerador do delrio. (LACAN, 1932/1987, p. 299)
gora v. IV n. 2 jul/dez 2001 73-87

O CASO AIME E A CAUSALIDADE PSQUICA

83

prudente salientar que, mesmo antes, quando discute o diagnstico, prognstico, profilaxia e tratamento da parania de autopunio, Lacan j tinha demarcado o papel das identificaes sistemticas, explicativas ou mnmicas.
No se teria absolutamente razo para considerar a priori as primeiras identificaes sistemticas do delrio como puramente secundrias a esses fenmenos. Ainda que estas identificaes, explicativas ou mnmicas, sejam posteriores aos fenmenos ditos primrios e ao perodo de inquietude que os acompanha, elas tm freqentemente a relao mais direta com o conflito e com os complexos realmente geradores do delrio. (LACAN, 1932/1987, p. 274)

A partir destas citaes, pode-se compreender como a tese fundamenta as elaboraes seguintes de Lacan acerca da relao entre a causalidade psquica e a identificao. De fato, o caso Aime ilustra o que Lacan vem a estabelecer como sendo a funo da imago na causalidade psquica dos sujeitos.
A histria do sujeito desenvolve-se numa srie mais ou menos tpica de identificaes ideais que representam os mais puros dentre os fenmenos psquicos por eles revelarem essencialmente a funo da imago. E no concebemos o Eu seno como um sistema central dessas formaes, sistema que preciso compreender, semelhana delas, na estrutura imaginria e em seu valor libidinal. (LACAN, 1946/ 1966, p. 179)

Porm, em 1932, Lacan tomar a causalidade psquica por um outro vis. Como j foi dito anteriormente, baseando-se em Karl Abraham, Lacan defende que a gnese da psicose est fundada no conflito moral de Aime com sua irm. Logo, ele vai trabalhar este caso luz de uma fixao no complexo fraterno, que justificaria a existncia de uma fixao na gnese do supereu. Assim, a compreenso da identificao interativa serve a Lacan para explicar o processo pelo qual Aime transfere para as mais diferentes pessoas sua ambivalncia afetiva. Contudo, baseando-se na afirmao de Colette Soler de que as identificaes so denunciadas ao longo do tratamento, compreende-se por que Lacan sublinha que o processo envolvido na identificao interativa um esforo abortado de Aime para se liberar de sua fixao primeira. Para ele:
Se, no curso de seu delrio, Aime transfere para vrias cabeas sucessivas as acusaes de seu dio amoroso, por um esforo para se liberar de sua fixao primeira, embora este esforo seja abortado: cada uma das perseguidoras no verdadeiramente nada mais que uma nova imagem, sempre inteiramente prisioneira do narcisismo, desta irm da qual nossa doente fez seu ideal. (LACAN, 1932/1987, p. 389)
gora v. IV n. 2 jul/dez 2001 73-87

84

ANDRA HORTLIO FERNANDES

J no texto Formulaes sobre a causalidade psquica de 1946, Lacan apiase na estrutura geral de desconhecimento manifestada perfeitamente em Aime, para propor a universalidade da loucura, expressa em termos de identificao, como estando no cerne de todo sujeito. Na passagem abaixo, trata especificamente disso.
Esse desconhecimento revela-se na revolta com que o louco quer impor a lei de seu corao ao que lhe afigura como sendo a desordem do mundo, iniciativa insensata, [...] dizia eu, basicamente porque o sujeito no reconhece nessa desordem do mundo a prpria manifestao de seu ser atual, nem que o que ele sente como lei de seu corao apenas a imagem invertida quanto virtual desse mesmo ser. Ele desconhece duplamente, portanto, e precisamente por separar a atualidade da virtualidade. Ora, ele s pode escapar dessa atualidade atravs dessa virtualidade. Assim seu ser est encerrado num crculo, a menos que ele o rompa por alguma violncia. Tal a frmula geral da loucura que encontramos em Hegel, pois no creiam que estou inovando, ainda que tenha tomado o cuidado de apresent-la a vocs de forma ilustrada. Digo frmula geral da loucura no sentido de que podemos v-la aplicar-se particularmente a qualquer uma das fases pelas quais se realiza mais ou menos, em cada destino, o desenvolvimento dialtico do ser humano, e de que ela sempre se realiza ali como uma estase do ser, numa identificao ideal que caracteriza esse ponto de um destino particular. (LACAN, 1946/1966, p. 172-173)

Entretanto, na tese de psiquiatria, como afirma Borch-Jacobsen (1995), Lacan faz eco aos estudos de Georges Politzer, admitindo assim que o paranico que comete um crime conhece a lei que transgride. Ao retomar o caso Aime, quando vai tratar do crime das irms Papin, Lacan d mostras do quanto est influenciado por Politzer.
A pulso agressiva, que se resolve no assassinato, aparece assim como uma afeco que serve de base psicose. [...] Mas a pulso est marcada em si mesma de relatividade social: ela tem sempre a intencionalidade de um crime, quase constantemente a de uma vingana, freqentemente o sentido de uma punio, isto , de uma sano oriunda dos ideais sociais, muitas vezes, enfim, ela se identifica com o ato da moralidade, tem o alcance de uma expiao (autopunio). (LACAN, 1933/ 1987, p.392)

Efetivamente, a orientao de Lacan nestes dois perodos difere bastante, porm ocorre um intercruzamento. Na tese, a ambivalncia afetiva de Aime dirigida contra a sua irm entendida como condio primordial das tenses
gora v. IV n. 2 jul/dez 2001 73-87

O CASO AIME E A CAUSALIDADE PSQUICA

85

sociais que guiar toda a hiptese de Lacan sobre o comportamento autopunitivo de Aime. Com isso, ele defende que esta fixao no complexo fraterno deve ser ultrapassada para que Aime possa aceder a uma moralidade socialmente eficaz. No entanto, todo o esforo de Aime em deslocar para outras mulheres o estatuto de perseguidora s faz confirmar que ela se encontra presa no complexo fraterno. Nos anos 30, baseando-se no caso Aime, ele vai nomear o transtorno experimentado pelos paranicos como o mal de ser dois e afirmar que ele se faz acompanhar da necessidade de punio (LACAN, 1933/ 1987, p. 397). Isto viria ento evidenciar que a natureza da cura demonstra a natureza da doena. Deste modo, Lacan consegue os subsdios necessrios para propor que Aime seja considerada um caso de parania de autopunio. Ele demonstra que, atacando a rival que ela inveja, Aime pune a si prpria. Assim, pelo mesmo golpe que a torna culpada diante da lei, Aime atinge a si mesma, e, quando ela o compreende, sente ento a satisfao do desejo realizado: o delrio, tornado intil, se desvanece (LACAN, 1932/1987, p. 254). Comprova-se que, no decorrer da tese, o conceito de identificao de incio e de uma maneira precisa levado em considerao, porm ele posto de lado quando Lacan trata da nova entidade nosolgica. Em outras palavras, se Lacan se d conta do papel das identificaes ditas explicativas ou mnmicas no complexo formador do delrio, a causalidade psquica no ainda associada ao mecanismo da identificao. Entretanto, a elaborao terica de Lacan, em 1932, fornece as bases sobre as quais ele vai construir uma teoria da constituio do sujeito por identificao. Ogilvie (1993) sintetiza bem este momento da obra lacaniana.
Como se constitui de incio o sujeito humano, levando-se em conta sua natureza particular de ser social? Lacan consagra os anos que seguem a Tese para a elaborao de uma resposta. Ns encontramos os elementos principalmente em dois textos: o artigo sobre A famlia sendo o ttulo original Os complexos familiares na formao do indivduo (1938), e o artigo intitulado O estdio do espelho como formador da funo do eu tal como ela nos revelada na experincia psicanaltica (1949). (OGILVIE, 1993, p. 86)

Ainda, de acordo com este mesmo autor, se compararmos os dois ttulos, possvel extrair deles o trabalho ao qual Lacan vai se dedicar nos anos seguintes. Tendo dado por resolvida a tentativa de provar a origem social da parania de autopunio na sua tese, Lacan delimitar seu campo de investigao ao aspecto psquico da questo; este objetivo far com que ele deixe de lado toda a preocupao de ordem sociolgica que o orientou durante a tese.
gora v. IV n. 2 jul/dez 2001 73-87

86

ANDRA HORTLIO FERNANDES

Os textos escritos entre 1938 e 1949, j pelos seus ttulos, anunciam ser o momento propcio para Lacan elaborar aquilo que havia recolhido da sua tese. Tanto em 1946, com Formulaes sobre a causalidade psquica, como em 1948, com Agressividade em psicanlise, Lacan vai desdobrar certos aspectos clnicos da sua tese sobre a psicose paranica. Interessando-se pela gnese do eu, Lacan, por intermdio do estdio do espelho, vai definir o eu como tendo uma estrutura paranica, revertendo assim a idia de tenso social tal qual ela foi entendida na tese para a de uma tenso entre o eu e o outro, semelhante, adversrio, modelo. Por fim, constata-se que, por ser freudiano, Lacan pde dentro de um tempo lgico compreender a importncia da afirmao de Freud em 1921, segundo a qual a psicologia individual, num sentido ampliado e inteiramente justificvel, tambm uma psicologia social. Tal entendimento foi fundamental para ampliar os conhecimentos adquiridos na tese no sentido da formalizao de uma teoria da constituio do sujeito por identificao.
Recebido em 15/9/2001. Aprovado em 21/11/2001.

BIBLIOGRAFIA

ABRAHAM, K. Examen de ltape la plus precoce du dveloppement de la libido(1916), in Oeuvres completes II, Paris, Payot, 1965, p. 11-34. BORCH-JACOBSEN, M. Lacan. Le matre absolu. Paris, Flammarion, 1995. FREUD, S. Edio standard das obras completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro, Imago, 1969. A interpretao dos sonhos, 1900, v. IV e V, p.1-725. Totem e Tabu, 1913, v. XIII, p. 17-194. Luto e melancolia, 1915a, v. XIV, p. 271-291. O inconsciente, 1915b, v. XIV, p. 185-245. Uma dificuldade no caminho da psicanlise, 1917a, v. XVII, p. 171-179. Os caminhos da formao dos sintomas, 1917b, v. XVI, p. 419-439. Psicologia de grupo e anlise do ego, 1921, v. XVIII, p. 89-179. Alguns mecanismos neurticos no cime, na parania e no homossexualismo, 1922, v. XVIII, p. 269-281. O ego e o id, 1923, v. XIX, p. 23-89. O problema econmico do masoquismo, 1924, v. XIX , p.197-212. JULIEN, P. Pour lire Jacques Lacan, Paris, Epel, 1990.

gora v. IV n. 2 jul/dez 2001 73-87

O CASO AIME E A CAUSALIDADE PSQUICA

87

LACAN, J. Da psicose paranica em suas relaes com a personalidade, Rio de Janeiro, Forense-Universitria, 1932/1987. . Motivos do crime paranico: o crime das irms Papin, in Da psicose paranica em suas relaes com a personalidade, Rio de Janeiro, Forense-Universitria, 1933/1987. . Formulaes sobre a causalidade psquica, in Escritos, Rio de Janeiro, Zahar, 1946/ 1966. . Agressividade em psicanlise, in Escritos, Rio de Janeiro, Zahar, 1948/1966. . De nossos antecedentes, in Escritos, Rio de Janeiro, Zahar,1966. LEGUIL, F. Lacan avec et contra Jaspers, in Ornica? Revue du Champ Freudien, 48, Paris, Navarin,1989, p. 5-23. OLGIVIE, B. Lacan. le sujet, Paris, PUF, 1993. ROUDINESCO, E., Jacques Lacar. Esquisse dune vie, histoire dun systme de pense, Paris, Fayard, 1993. SOLER, C. Identification et interprtation, in Actes de lEcole de la Cause Freudienne, XI, Paris, Navarin, 1986, p. 146-148. TENDLARZ, S.Lauto-punition dans le cas Aime, in Quarto, 33/34, Blgica, 1989, p. 28-31.

Andra Hortlio Fernandes Rua Rio So Pedro, 24 ap. 501 40150-350 Salvador BA E-mail: ahfernandes@zaz.com.br

gora v. IV n. 2 jul/dez 2001 73-87

You might also like