You are on page 1of 55

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

-1-

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO INSS Seguridade Social

SUMRIO
UNIDADE 1 Estado, Governo e Administrao Pblica: conceito, elementos, poderes e organizao
1.1 Estado 1.2 Governo 1.3 Administrao Pblica

UNIDADE 2 Direito Administrativo


2.1 Conceito 2.2 Fontes 2.3 Princpios

UNIDADE 3 Organizao administrativa da Unio


3.1 Administrao Direta e Indireta

UNIDADE 4 Agentes pblicos


4.1 Espcies e classificao 4.2 Poderes e deveres 4.3 Cargo, emprego e funo pblicos

UNIDADE 5 Poderes administrativos


5.1 Espcies 5.1.1 Poder Hierrquico 5.1.2 Poder Disciplinar 5.1.3 Poder Regulamentar 5.1.4 Poder de Polcia 5.1.5 Poder Discricionrio

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

-2-

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

5.1.6 Poder Vinculado 5.1.7 Poder de Autotutela 5.1.8 Poder de Imprio ou Extroverso 5.2 Uso e abuso do poder

UNIDADE 6 Ato administrativo


6.1 Validade 6.2 Atributos 6.3 Extino 6.4 Convalidao 6.5 Classificao e Espcies 6.6 Vinculao e discricionariedade

UNIDADE 7 Controle e responsabilizao da administrao


7.1 Controle administrativo 7.2 Controle judicial 7.3 Controle legislativo 7.4 Responsabilidade civil do Estado

UNIDADE 8

Referncias Bibliogrficas

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

-3-

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

UNIDADE 1 Estado, Governo e Administrao Pblica


1.1 Estado Os entes federativos - Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios - constituem o Estado, que formado por trs os elementos: Povo, Territrio e Governo soberano.

RESPONSABILIDADE

COMPOSIO

FUNO

ORGANIZAO

O Estado responsvel pela organizao e controle social

Povo, Territrio e Governo Soberano

Manifestao dos denominados Poderes do Estado

Diviso do territrio nacional estruturao dos Poderes, forma de Governo

1.2 Governo J o Governo o detentor dos poderes polticos, responsvel pela gesto dos negcios pblicos, ou seja, o segmento que operacionaliza os atos da soberania nacional. Lembramos que os atores do Governo so os representantes do povo investidos por ele de poder.

RESPONSABILIDADE

COMPOSIO

FUNO

ORGANIZAO

Exerccio poltico do interesse pblico

Agentes polticos eleitos pelo povo para serem seus representantes

Determinar diretrizes para a atividade estatal

Tem como Chefe de Governo o Presidente da Repblica

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

-4-

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

1.3 Administrao Pblica A doutrinadora Maria Sylvia Zanella Di Pietro diz que "Basicamente, so dois os sentidos em que se utiliza mais comumente a expresso administrao pblica: 1 em sentido subjetivo, formal ou orgnico, ela designa os entes que exercem a atividade administrativa; compreende pessoas jurdicas, rgos e agentes pblicos incumbidos de exercer uma das funes em que se triparte a atividade estatal: a funo administrativa; 2 em sentido objetivo, material ou funcional, ela designa a natureza da atividade exercida pelos referidos entes; nesse sentido, a administrao pblica a prpria funo administrativa que incumbe, predominantemente ao Poder Executivo.

RESPONSABILIDADE

COMPOSIO

FUNO

ORGANIZAO

Desempenho das polticas pblicas alinhavadas pelo Governo

rgos Oficiais divididos hierarquicame nte

Atendimento ao interesse pblico, no desempenho dos servios pblicos

rgos responsveis pelo desempenho da funo administrativa

UNIDADE 2 Direito Administrativo

2.1 Conceito O Direito Administrativo o conjunto de princpios jurdicos que regem a organizao e o exerccio da atividade administrativa estatal, suas entidades, rgos e agentes pblicos, com o objetivo de atender perfeitamente as necessidades da coletividade, sob a observncia dos interesses pblicos e em direo aos fins desejados pelo Estado. Segundo Hely Lopes de Meirelles, Direito Administrativo o "conjunto harmnico de princpios jurdicos que regem os rgos, os agentes, as atividades pblicas tendentes a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado". Segundo definio de Jos Cretella Jnior, Direito Administrativo o "ramo do Direito Pblico interno que regula a atividade jurdica no contenciosa do Estado e a constituio dos rgos e meios de sua ao, ou seja, o ramo do Direito Pblico que rege a ao do Estado para a consecuo dos seus fins".

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

-5-

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

2.2 Fontes

FONTE PRIMRIA ou ORIGINRIA

FONTE SECUNDRIA ou DERIVADA

LEI Constituio e em leis esparsas

DOUTRINA de uso frequente no meio jurdico

SMULA VINCULANTE STF

JURISPRUDNCIA decises reiteradas de julgamentos em um mesmo sentido

COSTUME reiterao uniforme do comportamento social

PRINCPIOS GERAIS DO DIREITO pressupostos que norteiam o senso comum e dos quais derivam as normas escritas

2.3 Princpios Os princpios, conforme o nome j diz, so caractersticas sobre as quais a Administrao Pblica pauta suas aes, so condies precpuas para dar validade aos atos administrativos e que servem de base para nortear o desempenho da atividade administrativa; a prestao de servios pblicos. A Carta Magna prev explicitamente em seu Art. 37, caput, princpios balizares; alm destes tambm temos os princpios reconhecidos, que so classificados pela doutrina e jurisprudncia, que tambm oferecem elementos para que o Poder Pblico desempenhe as atividades administrativas de maneira transparente e justa.

Princpios da Administrao EXPLCITOS na CF

PRINCPIO DA LEGALIDADE
De acordo com o Princpio da Legalidade, deve a Administrao atuar em conformidade com base na lei. No direito privado, ao particular permitido fazer tudo o que no est proibido por lei. J no direito pblico, a Administrao s poder fazer o que estiver permitido por lei, expressamente.
INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

-6-

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

PRINCPIO DA IMPESSOALIDADE
Segundo este princpio, os atos so dirigidos indistintamente coletividade, sem pretender favorecer ningum em particular ou situaes restritivas, cabendo ao agente pblico tratar a todos de forma igual (tambm define o Princpio da Isonomia ou Igualdade).

PRINCPIO DA MORALIDADE
O texto constitucional definiu que o ato imoral sinnimo de ato inconstitucional, motivo pelo qual o prejudicado atingido por um destes atos poder recorrer ao Poder Judicirio para a sua apreciao. A moralidade administrativa est estritamente vinculada garantia do interesse pblico.

PRINCPIO DA PUBLICIDADE
a obrigatoriedade de a Administrao proceder divulgao de seus atos, que s pode ser restringida em alguns casos extremos (segurana nacional, investigaes sigilosas), promovendo assim a transparncia dos atos administrativos e informaes internas, colocadas disposio da populao, possibilitando assim o controle social.

PRINCPIO DA EFICINCIA
Com base neste mandamento constitucional, deve a Administrao primar pelo bom funcionamento dos servios pblicos, mantendo a qualidade (celeridade, resultado etc.) dos servios aliada economia com os gastos pblicos (menor preo etc.)

MACETE

para

concursos:

LIMPE

= Legalidade, Impessoalidade,

Moralidade, Publicidade e Eficincia.

Princpios da Administrao Reconhecidos MOTIVAO


Foi o Princpio da Motivao dos atos administrativos introduzido no nosso regime poltico a partir da promulgao da CF/88. o fundamento de fato e de direito do ato administrativo, por meio do qual a populao toma conhecimento das razes que levaram realizao do ato. De acordo com a teoria dos motivos determinantes, a motivao de um ato vincula sua validade.

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

-7-

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

RAZOABILIDADE
Tem como escopo a utilizao do senso comum do homem mediano, determinando diretrizes para que o agente pblico ao baixar atos discricionrios, leve em considerao a razoabilidade, evitando condutas arbitrrias e excessivas, que firam a legalidade e contrariem o interesse pblico. Com efeito, atos exorbitantes so absolutamente nulos.

PROPORCIONALIDADE
A proporcionalidade tem como finalidade equilibrar a relao meio-fim, de forma a evitar excessos dos meios utilizados para os objetivos almejados. Est ainda inserida neste princpio a inteno de garantir o resultado, a finalidade do ato, pelo controle dos meios utilizados.

AMPLA DEFESA E CONTRADITRIO


Aduz a CF, Art. 5, Inciso LV, que aos acusados, deve ser garantida a cincia dos atos processuais (por intimao pessoal ou por edital); bem como, possibilitar a resposta a esses atos. O conhecimento do ato pelo interessado condio essencial para validade dos atos.

SEGURANA JURDICA
Considerado um Princpio basilar da ordem jurdica, a Segurana jurdica o direito individual estabilidade das relaes jurdicas, mesmo daquelas que em sua origem apresentam vcios de ilegalidade. Apesar de viciado, a
conservao do ato, muitas vezes, estar melhor preservando o interesse pblico, do que invalid-lo. Da segurana jurdica, derivam princpios como o da boa-f objetiva e o da confiana.

S P INTERESSE PBLICO
O princpio da supremacia do interesse pblico confere ao administrador um conjunto de privilgios jurdicos que o particular no tem, em razo dos interesses que ele representa, ou seja, interesses da coletividade. A administrao pblica est numa posio de superioridade (supremacia jurdica), pois enquanto busca a satisfao dos interesses pblicos, o particular busca a satisfao dos prprios interesses. Assim, se houver um confronto entre o interesse do particular e o interesse pblico, prevalecer o interesse pblico.
INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

-8-

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

IND. DO INTERESSE PBLICO


O princpio da indisponibilidade do interesse pblico diz que a administrao pblica no pode dispor dos servios pblicos, nem dos bens pblicos que lhe esto afetos. Em outros termos, no deferida liberdade ao administrador para concretizar transaes de qualquer natureza sem prvia e correspondente norma legal.

AUTOTUTELA
O Princpio da Autotutela aquele que a Administrao pode anular seus prprios atos quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em qualquer caso, a apreciao judicial.

QUESTES DE PROVAS ANTERIORES RELACIONADAS AO TEMA EXPOSTO ACIMA


(FCC - 2010 - Casa Civil-SP - Executivo Pblico) 1. Administrao Pblica em seu sentido subjetivo compreende a) o conjunto de agentes, rgos e entidades designados para executar atividades administrativas. b) a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve, sob regime jurdico de direito pblico, para a consecuo dos interesses privados. c) aquelas atividades exercidas pelo conjunto dos rgos que possuem personalidade jurdica prpria e autonomia administrativa relativa. d) as entidades com personalidade jurdica prpria, que foram criadas para realizar atividades descentralizadas. e) as atividades exclusivamente executadas pelo Estado, por seus rgos e agentes, com base em sua funo administrativa.

1. COMENTRIO: A letra certa A. A FCC j cobrou esse assunto em vrias provas. Vejamos: A doutrinadora Maria Sylvia Zanella Di Pietro diz que "Basicamente, so dois os sentidos em que se utiliza mais comumente a expresso administrao pblica: 1 em sentido subjetivo, formal ou orgnico, ela designa os entes que exercem a atividade administrativa; compreende pessoas jurdicas, rgos e
INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

-9-

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

agentes pblicos incumbidos de exercer uma das funes em que se triparte a atividade estatal: a funo administrativa. 2 em sentido objetivo, material ou funcional, ela designa a natureza da atividade exercida pelos referidos entes; nesse sentido, a administrao pblica a prpria funo administrativa que incumbe, predominantemente ao Poder Executivo. 1. GABARITO DEFINITIVO: A

(FCC - 2006 - TRE-AP - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) 2. No que se refere atividade administrativa considere: I. Seu fim o interesse pblico ou particular e, ainda, o bem da coletividade ou de certos grupos individuais. II. No compreende os poderes, dentre outros, de disposio e onerao, especialmente a guarda e o aprimoramento dos bens e servios a ela submetidos. III. regida por princpios obrigatrios: legalidade e publicidade, e facultativos: finalidade e moralidade, alm de outros de natureza mista, a exemplo do princpio da impessoalidade. Est correto o que se afirma APENAS em a) I. b) I e II. c) I e III. d) II. e) II e III.

2. COMENTRIO: A letra correta D. Vamos correo:

I est ERRADO, uma vez que o Princpio da Supremacia do Interesse Pblico, toda atuao do Estado
deve ser pautada pelo interesse pblico e no pblico e particular, como diz a assertiva. Em relao com o particular, este se submete ao regime jurdico-administrativo daquele.

II est CORRETO. luz do Princpio da Indisponibilidade do Interesse Pblico, a Administrao Pblica


NO DISPE da coisa pblica. Ela, atravs de seus agentes mera gestora dos bens e interesses pblicos. No onerar est ligado ao princpio da economicidade vem expressamente previsto no art. 70
INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 10 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

da CF/88 e representa, em sntese, na promoo de resultados esperados com o menor custo possvel. a unio da qualidade, celeridade e menor custo na prestao do servio ou no trato com os bens pblicos.

III est ERRADO. A casca de banana est em afirmar que e facultativos: finalidade e moralidade, alm de
outros de natureza mista, a exemplo do princpio da impessoalidade. Todos esses princpios so OBRIGATRIOS.

2. GABARITO DEFINITIVO: D

(FCC - 2011 - TRE-PE - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) 3. O conceito refere-se ao princpio da a) impessoalidade. b) eficincia. c) legalidade. d) moralidade. e) publicidade.

3. COMENTRIO: A alternativa correta B. A banca FCC gosta desse tema, com isso, certamente cair na prova do dia 12.02.2012. O Hely Lopes definiu o princpio da eficincia, como o que se impe a todo o agente pblico de realizar suas atribuies com presteza, perfeio e rendimento profissional. o mais moderno princpio da funo administrativa, que j no se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o servio pblico e satisfatrio atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros, e acrescenta que o dever da eficincia corresponde ao dever da boa administrao. Esse princpio foi introduzido pela EC n19.
INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 11 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Observe os demais Princpios: IMPESSOALIDADE: A Administrao deve manter-se numa posio de neutralidade em relao aos administrados, ficando proibida de estabelecer discriminaes gratuitas. S pode fazer discriminaes que se justifiquem em razo do interesse coletivo, pois as gratuitas caracterizam abuso de poder e desvio de finalidade, que so espcies do gnero ilegalidade. LEGALIDADE: Consoante o art. 5, II da CF/88:Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. MORALIDADE: A Administrao deve atuar com moralidade, isto de acordo com a lei. Tendo em vista que tal princpio integra o conceito de legalidade, decorre a concluso de que ato imoral ato ilegal, ato inconstitucional PUBLICIDADE: luz do art. 5, XXXIII da CF/88: Todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. 3. GABARITO DEFINITIVO: B

UNIDADE 3 Organizao administrativa da Unio

2.1 Administrao Pblica Direta e Indireta

ADMINISTRAO DIRETA Composta por rgos ligados diretamente ao poder central, federal, estadual ou municipal, incluindo seus prprios organismos dirigentes, ministrios e secretarias.

ADMINISTRAO INDIRETA Composta por entidades com personalidade jurdica prpria, que foram criadas para realizar atividades de Governo de forma descentralizada.

Entes federados
(Unio, Estados, Municpios e DF)

Autarquias, Fundaes, Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista.


TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

- 12 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

ENTIDADE POLTICA (Administrao Direta)

ENTIDADE ADMINISTRATIVA (Administrao Ind.)

U, E , DF, Municpio Auto organizao (constituio e leis orgnicas) Podem legislar

A, FP, EP, SEM Executam as leis Editam regulamentos internos

So Pessoas Jurdicas de direito publico Interno

So vinculadas ADM direta

ADMINISTRAO INDIRETA AUTARQUIA

pessoas jurdicas de direito pblico, que detm capacidade de administrar-se com relativa independncia, mas no de maneira absoluta, considerando que se submete fiscalizao do ente de origem, para a realizao de atividade tipicamente pblica, sendo uma modalidade da descentralizao administrativa. Instituda por lei especfica (CF, Art. 37, XIX), conforme Decreto-Lei 200/67, Art. 5, Inc. I.

FUNDAO

Pessoa jurdica de direito privado (Decreto-Lei 200/67, Art. 5, Inciso IV),sem fins lucrativos, criada em virtude de lei autorizativa e registro em rgo competente, que goza de autonomia administrativa e tem patrimnio prprio, sendo destinado a um fim econmico determinado por lei. gerenciada por administradores ou curadores, conforme disposio
estatutria e seu funcionamento custeado por recursos da Unio e de outras fontes, em conformidade com o que prev a CF, Art. 37, XIX.

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 13 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

EMPRESA PBLICA

As empresas pblicas, com personalidade jurdica de direito privado, destinam-se prestao de servios industriais ou econmicos em que o Estado tenha interesse prprio ou considere conveniente coletividade. Seu capital exclusivamente pblico. So exemplos de empresas pblicas a Caixa Econmica Federal (CEF), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (Embrapa), a Empresa de Correios e Telgrafos (ECT) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES).

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA

Descreve o Decreto-Lei 200/67, Art. 5, III, que a Sociedade de Economia Mista entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, controlada peloQUADRO SINTICO Poder Pblico.

ADMINISTRAO PBLICA INDIRETA

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 14 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

IMPORTANTE: luz da doutrina moderna, a DESCONCENTRAO envolve os rgos tanto da


Administrao Direta, quanto da Indireta. Assim, ela sempre se opera no mbito interno de uma mesma pessoa jurdica, constituindo uma simples distribuio interna de competncias dessa pessoa, como por exemplo, no mbito da Administrao Direta Federal, quando a Unio distribui as atribuies decorrentes de suas competncias entre diversos rgos de sua prpria estrutura, como os ministrios (Ministrio da Educao, Ministrio dos Transportes etc.); ou quando uma autarquia, por exemplo, uma universidade pblica, estabelece uma diviso interna de funes, criando, na sua prpria estrutura, diversos departamentos (Departamento de Graduao, Departamento de Ps-Graduao, Departamento de Direito, Departamento de Filosofia, Departamento de Economia etc.). Importante destacar que na DESCENTRALIZAO (por outorga), que a criao de entidade da Administrao Indireta, haver apenas vinculao (no subordinao) entre a Administrao Direta sobre a Administrao Indireta e consequentemente o controle ministerial ou finalstico que ser realizado pela primeira (Administrao Direta), em relao segunda (Administrao Indireta), no h hierarquia entre elas, nem subordinao.

ATENO: rgos Pblicos so centros de competncia, NO possuem personalidade jurdica, ou


seja, no so sujeitos de direitos nem de obrigaes e so frutos da desconcentrao, distribuio interna de competncia.

QUESTES DE PROVAS ANTERIORES RELACIONADAS AO TEMA EXPOSTO ACIMA


(FCC - 2010 - Casa Civil-SP - Executivo Pblico) 4. A desconcentrao administrativa pressupe a) exclusivamente, a prestao de servios pela Administrao Direta. b) a prestao concentrada de um servio em uma pessoa jurdica que no apresente divises em sua estrutura interna. c) obrigatoriamente, a existncia de uma s pessoa jurdica. d) necessariamente, uma estrutura organizacional mais gil e eficiente na prestao dos servios. e) especialmente, a transferncia da execuo de um servio a rgo da Administrao Indireta.

4. COMENTRIO: A letra correta C. Desconcentrao, mera tcnica administrativa de distribuio interna de funes, ocorre tanto na prestao de servios pela Administrao Direta, quanto pela Indireta. muito mais comum falar-se em desconcentrao na Administrao Direta pelo simples fato de as pessoas que constituem as Administraes Diretas (Unio, estados, Distrito Federal e municpios) possurem um conjunto de competncias mais amplo e uma estrutura sobremaneira mais complexa do que os de qualquer entidade das Administraes Indiretas. De qualquer forma, temos desconcentrao
INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 15 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

tanto em um municpio que se divide internamente em rgos, cada qual com atribuies definidas, como em uma sociedade de economia mista de um estado, um banco estadual, por exemplo, que organiza sua estrutura interna em superintendncias, departamentos ou sees, com atribuies prprias e distintas, a fim de melhor desempenhar suas funes institucionais. 4. GABARITO DEFINITIVO: C

(FCC - 2010 - PGM-TERESINA-PI - Procurador Municipal) 5. Os entes da Administrao Indireta NO a) possuem patrimnio prprio. b) decorrem de descentralizao por colaborao. c) detm capacidade de autoadministrao. d) possuem personalidade jurdica prpria. e) vinculam-se a rgos da Administrao Direta.

5. COMENTRIO: A letra certa B. A doutrina assim define: Descentralizao por outorga (por servios, funcional ou tcnica): A outorga a descentralizao na qual um ente poltico, por meio de uma lei especfica, transfere a titularidade de determinada competncia a uma outra entidade administrativa criada por ele para cumprimento desta finalidade, em regra por prazo indeterminado. Desta forma de descentralizao, origina-se a Administrao Indireta. Descentralizao por delegao (por colaborao): Na delegao, a descentralizao ocorre quando uma entidade poltica ou administrativa, atravs de um contrato administrativo ou por ato unilateral, transfere a uma pessoa fsica ou jurdica preexistente, em regra por prazo determinado e mediante processo licitatrio, o exerccio de certa competncia. Desta forma de descentralizao, originam-se os delegatrios de servios pblicos por concesso, permisso ou autorizao. Descentralizao territorial (geogrfica): Nesta modalidade de descentralizao um ente poltico (a Unio), por lei, transfere a uma pessoa jurdica de direito pblico territorialmente delimitada, uma capacidade administrativa genrica, em regra, por prazo indeterminado. Dela, originam-se os territrios federais, atualmente inexistentes no Brasil. 5. GABARITO DEFINITIVO: B

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 16 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

(FCC - 2010 - TRT - 22 Regio (PI) - Analista Judicirio) 6. No que diz respeito s autarquias, entidades pertencentes Administrao Indireta, a assertiva que corretamente aponta algumas de suas caractersticas : a) Capacidade de autoadministrao e descentralizao territorial. b) Descentralizao por servios ou funcional e capacidade poltica. c) Personalidade jurdica pblica e descentralizao territorial. d) Sujeio a tutela e capacidade poltica. e) Capacidade de autoadministrao e sujeio a tutela.

6. COMENTRIO: A letra correta E. luz da doutrina moderna as autarquias tm capacidade de autoadministrao, o que significa dizer que podem propor seus prprios regulamentos, organizar seu quadro de pessoal. 6. GABARITO DEFINITIVO: E

UNIDADE 4
Agentes pblicos

UNIDADE 4.1
Espcies e classificao

A CF/88 empregou a designao "servidor pblico" e "agente pblico" para se referir aos trabalhadores do Estado. Agente Pblico a designao mais abrangente, que engloba os agentes polticos, os servidores pblicos e os particulares em atuao colaboradora. J os servidores pblicos so referidos como categoria de agentes pblicos: so os agentes permanentes, profissionais, a servio da Administrao Pblica.
INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 17 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Agentes polticos
(exercem funes da estrutura constitucional e desempenham atividades fundamentais e estratgicas junto aos Poderes. Exemplos: Executivo Presidente, Ministros, Prefeito, Secretrios; Legislativo - Senadores, Deputados, Vereadores; Judicirio - Ministros dos Trib. Superiores, Desembargadores).

AGENTES PBLICOS

Agentes Administrativos
(mantm relao de trabalho com a Administrao, vinculados ao Estado ou a Autarquias e Fundaes, que sejam servidores concursados, Cargos de Confiana, dirigentes de entidades Paraestatais (no os empregados), Representantes da Administrao Indireta. Exemplo: servidores pblicos, empregados pblicos, empregados de empresas estatais).

Agentes Honorficos
(cidados chamados para, transitoriamente, colaborar com o Estado na prestao de servios especficos, no remunerados, em razo da sua condio cvica. Exemplos: jurados, mesrios eleitorais, etc.).

Agentes Delegados AGENTES PBLICOS


(particulares que recebem a incumbncia da execuo de determinada atividade, obra ou servio pblico e o realizam em nome prprio, por sua conta e risco, sob a permanente fiscalizao do poder delegante. Exemplos: Permissionrios, concessionrios, tabelies, notrios).

Agentes Credenciados
(recebem incumbncia da Administrao para represent-la em determinado ato ou praticar atividade especfica, mediante remunerao do Poder Pblico. Por exemplo, nas transaes internacionais).

INTERESSANTE! O Cdigo Penal Brasileiro, em seu Art. 327, faz referncia a funcionrio pblico,
que tem abrangncia maior que a do servidor pblico, para os efeitos penais. Neste conceito incluem-se os que, embora exeram atividade transitria e no remunerada, estejam no exerccio de cargo, emprego ou funo pblica, inclusive entidade paraestatal. Saliente-se que, se os autores dos crimes ali previstos forem detentores de cargo em comisso ou de funo de direo ou assessoramento, seja junto administrao direta ou indireta, a pena aumentada da tera parte.

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 18 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

UNIDADE 4.2
Poderes e deveres
O ordenamento jurdico confere aos Agentes Pblicos algumas prerrogativas para que, em nome do Estado, garantam a finalidade da Administrao: satisfao do interesse pblico. Em contrapartida, a lei impe deveres especficos ao agente que agir em nome do Estado em defesa do interesse pblico, que so os denominados deveres administrativos. Assim, os deveres e poderes so atribudos autoridade para que, por ato prprio, possa remover a resistncia do particular satisfao do interesse pblico. Os Poderes Administrativos sero tratados na Unidade 5 desta Apostila.

DEVERES DO ADMINISTRADOR PBLICO


No Direito Administrativo o dever de agir uma imposio para o agente pblico, conhecido como Poder-dever de agir. Passemos s suas modalidades:

DEVER DE PROBIDADE

DEVER DE EFICINCIA

Corresponde ao dever da boa administrao, sob o controle de resultado a que est sujeito o Poder Pblico. Mostra-se presente na necessidade de tornar cada vez mais qualitativa a atividade administrativa, no intuito de se imprimir atuao do administrador pblico maior celeridade, perfeio, coordenao, tcnica, controle, etc. Como prova desta postura adotada pela CF, que elevou este dever ao status de princpio constitucional, em razo de descumprimento ao princpio da eficincia h possibilidade de perda do cargo do servidor pblico, mesmo que tenha atingido estabilidade, decorrente de insuficincia de desempenho.

Exige que o administrador pblico, no desempenho de suas atividades, atue sempre em consonncia com os princpios da moralidade e honestidade administrativas. A Improbidade Administrativa sinnimo de desonestidade administrativa, que se configura com o dolo, conforme aduz a Lei n. 8.429/92, que dispe sobre as sanes aplicveis aos agentes pblicos nos casos de enriquecimento ilcito no exerccio do cargo.

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 19 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

DEVER DE PRESTAR CONTAS

Decorre da funo do administrador pblico, como gestor de bens e interesses alheios, da coletividade. A regra universal: quem gere dinheiro pblico ou administra bens ou interesses da comunidade, deve prestar contas ao rgo competente para a fiscalizao. O dever de prestar contas atinge o administrador de entidades, rgo pblico e os particulares que recebam subvenes estatais para aplicao e demais responsveis por bens e valores pblicos.

UNIDADE 4.3
Cargo, emprego e funo pblicos DISTINES ENTRE CARGO, EMPREGO E FUNO PBLICOS CARGO

EMPREGO

FUNO

Conjunto de responsabilidades acometidas ao servidor (permanente ou temporrio), que tem caractersticas de criao descritas por lei. Os servidores que ocupam cargo de provimento permanente ingressam por meio de concurso pblico. J os ocupantes de cargo de provimento temporrio so de livre nomeao e exonerao pela autoridade competente.

O provimento tambm se d por concurso pblico, embora o regime de contratao seja pela Consolidao das Leis do Trabalho CLT. O empregado apenas exerce as atribuies, no ocupando o cargo. Esta condio afasta a aquisio de estabilidade.

Funo pblica a atividade em si, so os encargos atribudos ao rgo, cargo ou agente pblico, para o exerccio de determinada atividade de natureza pblica.

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 20 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Funo de Confiana X Cargo em Comisso


Tema bastante cobrado pelas bancas examinadoras a distino entre funo de confiana e cargo em comisso, considerando que malgrado haver similaridades entre os institutos, detm algumas peculiaridades que os diferenciam. Previstos no texto constitucional:
Art. 37, Inciso V - as funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998).

DISTINES ENTRE FUNO DE CONFIANA E CARGO EM COMISSO FUNO DE CONFIANA

CARGO EM COMISSO

Exercida exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo.

Exercido por qualquer pessoa, observado o percentual mnimo reservado ao servidor de carreira.

A nomeao para seu exerccio depende de concurso pblico,


pois s quem pode exerc-la o servidor de cargo efetivo. Mas lembre-se que a funo em si no prescindvel de concurso pblico.

A nomeao para seu exerccio independe de concurso pblico, ressalvado o percentual mnimo reservado ao servidor de carreira.

So conferidas atribuies e responsabilidades, alm das j existentes, ao ocupante de cargo efetivo.

atribudo um posto junto aos quadros da Administrao Pblica, conferidas atribuies e responsabilidades ao seu ocupante.

Destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. De livre nomeao e exonerao quanto funo, no em relao ao cargo efetivo.
INSS

Destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. De livre nomeao e exonerao.

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 21 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

QUESTES DE PROVAS ANTERIORES RELACIONADAS AO TEMA EXPOSTO ACIMA


(FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Tcnico Judicirio) 7. As funes de confiana sero exercidas a) por servidor designado mesmo que no ocupe cargo na Administrao Pblica. b) preferencialmente por servidores ocupantes de cargo efetivo. c) alternadamente por ocupantes de cargo efetivo e de cargo em comisso. d) exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo. e) por servidor aposentado que retorna ao servio pblico, sem ocupar cargo.

7. COMENTRIO: A letra correta D. Art. 37, inciso V, seno vejamos: A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: V - as funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento; 7. GABARITO DEFINITIVO: D

(FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Tcnico Judicirio) 8. Sobre cargo pblico correto afirmar: a) Cargo pblico e emprego pblico so expresses sinnimas. b) Os cargos pblicos so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei e aos estrangeiros, na forma da lei. c) Cargo em Comisso pode ser provido em carter permanente. d) Nem todo cargo tem funo, mas a toda funo corresponde um cargo. e) A criao de cargo pode se feita por decreto do Chefe do Poder Executivo.

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 22 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

8. COMENTRIO: A letra correta B. Consoante a CF/88, art. 37, inciso I - os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei. 8. GABARITO DEFINITIVO: B

(FCC - 2010 - DPE-SP - Oficial de Defensoria Pblica) 9. A obrigatoriedade da realizao de concurso pblico aplica- se para a) preenchimento de cargo eletivo e emprego pblico. b) provimento de cargo comissionado e funo. c) provimento de cargo efetivo e emprego pblico. d) apenas para provimento de cargo efetivo. e) apenas para preenchimento de emprego pblico.

9. COMENTRIO: A letra correta C. Segundo o art. 37 da CF/88 combinado com o art.10 da Lei 8112/90 esclarecem: CF/88 Art. 37, II - a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei,ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao; Na lei 8.112/90, art. 10. A nomeao para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prvia habilitao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, obedecidos ordem de classificao e o prazo de sua validade. 9. GABARITO DEFINITIVO: C

UNIDADE 5 Poderes administrativos

PODER

DEVER

PODERDEVER
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

- 23 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Aos Agentes Pblicos so atribudas algumas prerrogativas para que estes, em nome do Estado, alcancem a satisfao do interesse pblico. Por outra espia, a lei impe deveres administrativos ao agente que agir em nome do Estado. Assim, os deveres e poderes so atribudos autoridade para que, por ato prprio, possa remover a resistncia do particular satisfao do interesse pblico.

DEVERES DO ADMINISTRADOR PBLICO


Sendo considerada uma imposio para o Agente Pblico no exerccio do cargo como representante do Estado, conhecido como Poder-dever de agir, divide-se nas seguintes modalidades:

PODER-DEVER
DEVER DE PROBIDADE
O administrador pblico, no desempenho de suas atividades, deve atuar sempre de acordo com os princpios da moralidade e honestidade administrativas. A Improbidade Administrativa sinnimo de desonestidade administrativa, que se configura com o dolo, conforme aduz a Lei n. 8.429/92.

DEVER DE EFICINCIA
Este dever est estreitamente ligado exigncia latente da necessidade de prover uma administrao de recursos e servios pblicos cada vez mais qualitativa, objetivando imprimir atuao do administrador pblico maior celeridade, perfeio, coordenao, tcnica, controle, entre outros requisitos.

DEVER DE PRESTAR CONTAS


Advm o dever de prestar contas do papel do administrador pblico, como gestor de bens e interesses alheios, da coletividade, que atinge o administrador de entidades, rgo pblico e os particulares que recebam subvenes estatais para aplicao e demais responsveis por bens e valores pblicos.

5.1 Espcies de Poder Administrativo Possuem carter instrumental, pelos quais a Administrao exerce suas funes, em atendimento ao interesse pblico. Trata-se de verdadeiros poderes-deveres, porquanto a Administrao detm alm do poder, o dever de exerc-los, tendo como caracterstica a obrigatoriedade de ao.

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 24 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Poder Hierrquico Poder Disciplinar Poder Regulamentar Poder de Polcia Poder Discricionrio Poder Vinculado Poder de Autotutela Poder de Imprio ou Extroverso USO E ABUSO DE PODER

Hierrquico Prprio Hierrquico Imprprio Finalstico

PODERES ADMINISTRATIVOS

Poder hierrquico
A Administrao designa e organiza as funes de seus rgos, estabelecendo a atuao de seus agentes, bem como a relao de subordinao hierrquica entre os servidores pblicos de seu quadro de pessoal. Tem como caractersticas a emisso de ordens, a fiscalizao, a delegao e a avocao.

CONTROLE FINALSTICO RECURSO HIERRQUICO PRPRIO


dirigido autoridade imediatamente superior dentro do mesmo rgo em que o ato foi praticado, sendo uma decorrncia da hierarquia e, por isso mesmo, independe de previso legal.

RECURSO
HIERRQUICOIMPRPRIO
dirigido autoridade de outro rgo que no integra a mesma hierarquia daquele que proferiu o ato, como na hiptese do recurso da deciso de um dirigente de autarquia para um Ministro de Estado.

Consiste no controle de legalidade da atuao administrativa, de fiscalizao do cumprimento do programa geral do Governo determinado em lei, no tendo fundamento hierrquico, porquanto no haja subordinao entre a entidade controladora e a controlada. Temos como exemplo as pessoas jurdicas da Administrao Indireta (autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista), que so controladas finalisticamente pela Administrao Direta, sem a existncia de qualquer hierarquia.

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 25 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

EXCEO: REGRA:
Os recursos administrativos so propostos na intimidade de uma mesma pessoa jurdica; por isto so chamados de recursos hierrquicos.
No que tange ao Poder Hierrquico temos ainda o Recurso hierrquico imprprio, que aquele direcionado autoridade administrativa que no hierarquicamente superior quela que exarou o ato impugnado. recurso previsto em lei, mas de uso excepcional, visto faltar-lhe o fundamento indispensvel da hierarquia. Exemplo: Admissibilidade de recurso hierrquico imprprio dirigido ao Ministro da Sade contra as decises finais da ANVISA.

AVOCAO
o ato discricionrio por meio do qual o superior hierrquico traz para si o exerccio temporrio de determinada competncia atribuda por lei a um subordinado seu, que conforme preceitua a doutrina, deve ser medida excepcional e devidamente fundamentada. Cabe-nos ressaltar que no possvel aplicar este instituto quando se tratar de competncia exclusiva do subordinado. Complementando, aduz a Lei n 9.784/99: Art. 15. Ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior.

Poder Disciplinar Trata-se de um poder-dever, considerando que o superior que recebe a denncia contra subordinado seu ou flagra o subordinado cometendo ato de infrao funcional, tem o dever de apurar os fatos e punir, se for o caso.

Observao: A aplicao da punio por parte do superior hierrquico um poder-dever, o qual caso se omita incorrer em crime contra Administrao Pblica (Cdigo Penal, art. 320).

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 26 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

REGRA:
O Poder Disciplinar consiste na possibilidade de a Administrao aplicar punies aos agentes pblicos que cometam infraes funcionais. Exemplo: Aplicao de pena de suspenso ao servidor pblico.

EXCEO:
Poder a Administrao punir as demais pessoas sujeitas disciplina dos rgos e servios da Administrao. Exemplo: Punio de particular contratado por descumprimento contratual ou execuo inadequada.

r contratado por descumprimento contratual ou execuo inadequada.

Poder Regulamentar Capacidade exclusiva do Chefe do Executivo para editar decretos ou regulamentos, disciplinando direitos e obrigaes, condicionado, em regra, existncia de previso legal que o autorize. 1) LEI 2) DECRETO OU REGULAMENTO.
DECRETO AUTNOMO
Independem de lei anterior para serem editados, pois esto regulamentando a prpria Constituio Federal, por isso recebem o nome de autnomos. Tambm recai controle sobre eles, caso ilegais.

DECRETO REGULAMENTAR
Dependem de lei anterior para serem editados, tendo como objetivo oferecer fiel execuo lei. Cabe controle de legalidade, (Art. 49, V da CF)

A Constituio anterior permitia que o Chefe do Executivo editasse decretos, sem prvia autorizao de lei. Embora esta regra no tenha sido recepcionada pela CF/88, a EC 32 alterou o texto constitucional, que passou a admitir os chamados "decretos autnomos", os quais tratam de matria reservada lei, porm com as seguintes restries:
Art. 84 - Compete privativamente ao Presidente da Repblica: VI dispor, mediante decreto, sobre: a) organizao e funcionamento da administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos; b) extino de funes ou cargos pblicos quando vagos.
INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 27 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Poder de Polcia
Poder de fiscalizao geral da Administrao que recai sobre todos. A Administrao fiscaliza o exerccio das liberdades e direitos individuais, a fim de garantir a supremacia do interesse pblico, permitindo que a Administrao condicione ou at reduza os direitos individuais, em defesa do interesse coletivo. O Poder de Polcia est conceituado no CTN, Art. 78. Considera-se poder de polcia a atividade da administrao pblica que, limitando e disciplinando o direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico. Temos como exemplo clssico a fiscalizao e aplicao de multa de trnsito.

Observao: O Poder de Polcia s pode ser exercido por pessoas de direito pblico e no pode ser delegado aos particulares. O mximo que permitido so os chamados atos materiais e atos meramente executrios. Em suma, indelegvel.

JURISPRUDNCIA: No julgamento do Recurso Especial n 817.534/MG, 10/12/2009, a 2 Turma do


STJ decidiu pela inviabilidade de delegao do poder de coero (aplicao de multa) BHTRANS (sociedade de economia mista regida pelo direito privado), em razo das previses contidas no CTB, por se tratar de atividade incompatvel com a finalidade de lucro almejada pelo particular. O Poder de Polcia, que o controle administrativo sobre os administrados, requer para sua validade a existncia das seguintes condies:

Para a validade do ato administrativo o mesmo deve conter os elementos de competncia, finalidade, forma, objeto lcito e motivo

Para a validade do ato de polcia o mesmo dever conter os elementos de proporcionalidade da sano e legalidade dos meios empregados

PODER DE POLCIA

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 28 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

DISCRICIONARIEDADE
As fiscalizaes, em regra, so exercidas consoante critrios de oportunidade e convenincia.

EXIGIBILIDADE caracterizada pela obrigao que o administrado tem de cumprir o ato.

ATRIBUTOS DO PODER DE POLCIA

AUTOEXECUTORIEDAD E
A Administrao no depende do judicial para impor ou executar seus atos de polcia.

EXECUTORIEDADE possibilidade que a Administrao tem de fazer com que o administrado execute o ato, uma espcie de coao material.

COERCITIVIDADE
No admite recusa nem resistncia do administrado, por ser exercido unilateralmente, sem depender da anuncia ou participao do particular.

IMPORTANTE:

A autoexecutoriedade, atributo que garante que a Administrao Pblica possa fazer executar o ato, por si mesma e imediatamente, independente de ordem judicial, se desdobra em duas partes, a saber: I exigibilidade: caracterizada pela obrigao que o administrado tem de cumprir o ato. Na exigibilidade, a Administrao se utiliza de meios indiretos de coero, como por exemplo, a aplicao de multa. Os meios de coero vm sempre definidos em lei. EXEMPLO: impor ao particular que construa um muro em seu terreno baldio exigvel, ou seja, a Administrao pode impor multa pelo descumprimento, sem necessidade de ordem judicial para tanto. Entretanto, no executvel, pois no h meios materiais que a Administrao possa usar para for-lo construo do muro; II executoriedade: refere-se possibilidade que a Administrao tem de fazer com que o administrado execute o ato, uma espcie de coao material. Na executoriedade, a Administrao se utiliza de meios diretos de coero, utilizando-se inclusive da fora. Aqui os meios de coero podem ser utilizados independentemente de previso legal, para atender situao emergente ou outro interesse da coletividade. EXEMPLO: seguindo a mesma linha do anterior, executvel a derrubada de um muro indevidamente construdo. Se o particular no o fizer, a Administrao tem meios materiais de, substituindo-o, providenciar tal derrubada.

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 29 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Poder de Polcia
Principais Distines entre Polcia Administrativa X Polcia Judiciria Polcia Administrativa
Tem, via de regra, carter preventivo, em geral, fiscalizador. Pode ser exercido pelas autoridades administrativas (inmeros rgos - toda a Administrao Pblica). Atua sobre bens, direitos e atividades; age, portanto, sobre ilcitos administrativos, na efetivao do interesse pblico.

Polcia Judiciria
Tem carter repressivo, em regra. exercida por corporaes especiais, tais como a Polcia Civil e Militar. Atua sobre as pessoas de modo a garantir a aplicao da lei penal, oferecendo proteo e segurana sociedade.

Poder Discricionrio
Quando no intuito de suprir uma lacuna legal ou um conceito genrico o administrador utiliza os critrios da convenincia e oportunidade para praticar atos administrativos. Saliente-se que nem o legislativo nem o judicirio podem apreciar o motivo subjetivo da discricionariedade do Executivo, sob pena de violao independncia e harmonia entre os Poderes. Exemplo: Autorizao para porte de arma; Exonerao de um ocupante de cargo em comisso.

Poder Vinculado
Compreende a obrigatoriedade de a Administrao de cumprir tudo aquilo que a lei lhe impe, na qual est previamente estabelecido a forma e os meios a serem adotados pela Administrao para o ato, determinando os elementos e requisitos para tanto. Exemplo: A prtica de ato (portaria) de aposentadoria de servidor pblico.

Poder de Autotutela uma discricionariedade da Administrao, em rever seus atos a qualquer tempo, aplicando o binmio corolrio da autotutela que so a convenincia e oportunidade, podendo anul-los quando eivados de ilegalidade. Obs.: J o Poder Judicirio poder anular os atos administrativos por meio do controle de legalidade.

JURISPRUDNCIA: Quando a Administrao ultrapassar os limites estar sujeita a um controle, que


pode ser feito pela Administrao e pelo Judicirio, consoante teor da Smula STF n. 473. A administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia e oportunidade, respeitados os

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 30 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos a apreciao judicial e Smula STF n. 346. A administrao pode declarar a nulidade dos seus prprios atos.

Poder de Imprio ou Extroverso


O Poder de Imprio significa a autonomia de que a Administrao goza para impetrao dos seus atos, para os quais independe da concordncia dos administrados.

4.2 Uso e abuso do poder

USO DO PODER limites estabelecidos na Lei, sendo vlido quando realizado consoante a norma legal, a moral e o interesse pblico; no sendo facultados arbtrios (deciso de acordo somente com a vontade), violncias, perseguies, favoritismos governamentais. Sempre que se ultrapassa o limite legal, ocorre o abuso.

Excesso de poder Ocorrer na hiptese em que a autoridade, mesmo competente para praticar o ato, vai alm do permitido, excedendo sua competncia legal, e desta forma invalidando o ato. Desvio de finalidade

USO E ABUSO DE PODER

ABUSO DO PODER o ato ilcito, que se d em razo do exerccio do poder, sendo considerada verdadeira afronta e desrespeito lei escrita. Pode ocorrer abuso de poder por excesso, por desvio de finalidade, por omisso.

O ato praticado legal, porm, executado por motivos diversos dos objetivados por lei (seja visando interesse pessoal, ou favorecimento de algum particular), ocorre em desvio de poder. Desvio por Omisso A omisso especfica caracteriza a abuso de poder em virtude do poder-dever de agir da Administrao Pblica quando a lei assim o determina. Ressalte-se que a omisso no ato administrativo, mas sim a ausncia de manifestao de vontade do poder pblico.

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 31 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

A fim de combater o abuso, o constituinte assegurou como remdio jurdico o mandado de segurana (CF, Art. 5., LXIX) e o ordenamento garante a toda pessoa o direito de representao por meio do disposto na Lei n. 4.898/65, que disciplina o abuso de autoridade. O Art. 3. da Lei 4.898/65 prev as situaes caracterizadoras de abuso de autoridade, dentre elas:
Qualquer atentado liberdade de locomoo; inviolabilidade do domiclio, ao sigilo da correspondncia, liberdade de conscincia e de crena; ao livre exerccio do culto religioso, liberdade de associao; aos direitos e garantias legais, assegurados ao exerccio do voto; aos direitos de reunio; incolumidade fsica do indivduo; aos direitos e garantias legais assegurados ao exerccio profissional.

Quando o agente no uso de suas atribuies pratica ato atentatrio aos direitos e garantias fundamentais do indivduo, agindo em flagrante excesso, o que levar seu autor sano administrativa civil e penal, com base na lei. A sano pode variar desde advertncia exonerao das funes, conforme a gravidade do ato praticado.

QUESTES DE PROVAS ANTERIORES RELACIONADAS AO TEMA EXPOSTO ACIMA


(FCC - 2011 - TCE-SP - Procurador) 10. Em relao aos poderes da Administrao Pblica, correto afirmar que o poder a) normativo decorrncia do poder vinculado da Administrao, na medida em que s admite a prtica de atos expressamente previstos em lei. b) normativo reflexo do poder discricionrio nos casos em que dado Administrao Pblica o poder de substituir a lei em determinada matria. c) disciplinar decorrente do poder de polcia administrativo, na medida em que admite a aplicao de sanes a todos os particulares. d) disciplinar, no que diz respeito aos servidores pblicos, decorrente do poder hierrquico, na medida em que se traduz no poder da Administrao de apurar infraes e aplicar penalidades aos servidores pblicos sujeitos sua disciplina. e) regulamentar, quando decorrente do poder hierrquico, discricionrio, porque no encontra estabelecidos em lei as hipteses taxativas de sua incidncia.

10. COMENTRIO: A letra correta D. aquele atravs do qual a lei permite a Administrao Pblica aplicar penalidades s infraes funcionais de seus servidores e demais pessoas ligadas disciplina dos rgos e servios da Administrao. A aplicao da punio por parte do superior hierrquico um poder-dever, se no o fizer incorrer em crime contra Administrao Pblica. 10. GABARITO DEFINITIVO: D
INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 32 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

(FCC - 2011 - TCE-SP - Procurador ) 11. O poder de polcia expressa-se, em sentido amplo, por meio de a) medidas repressivas, no compreendendo medidas preventivas. b) medidas gerais preventivas de limitao de direitos, podendo ser discricionrias quando no previstas em lei. c) atos administrativos concretos limitadores do exerccio de direitos e atividades individuais em carter geral e abstrato. d) atos administrativos normativos gerais e atos administrativos de aplicao da lei ao caso concreto. e) medidas preventivas abstratas, tais como vistorias e licenas.

11. COMENTRIO: A letra certa D. A expresso poder de polcia comporta dois sentidos, um amplo e um restrito. Em sentido amplo, poder de polcia significa toda e qualquer ao restritiva do Estado em relao aos direitos individuais. Esta a funo do Poder Legislativo, incumbido da criao do direito legislado, e isso porque apenas as leis podem delinear o perfil dos direitos, aumentando ou reduzindo seu contedo. Em sentido estrito, o poder de polcia a atividade administrativa, consistente no poder de restringir e condicionar o exerccio dos direitos individuais em nome do interesse coletivo. Esse o definio dada pelo Cdigo Tributrio Nacional: Art. 78. Considera-se poder de polcia atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou a absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. 11. GABARITO DEFINITIVO: D

(FCC - 2011 - TRT - 20 REGIO (SE) - Analista Judicirio) 12. NO constitui caracterstica do poder hierrquico: a) delegar atribuies que no lhe sejam privativas. b) dar ordens aos subordinados, que implica o dever de obedincia, para estes ltimos, salvo para as ordens manifestamente ilegais.
INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 33 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

c) controlar a atividade dos rgos inferiores, tendo o poder de anular e de revogar atos administrativos. d) avocar atribuies, desde que estas no sejam da competncia exclusiva do rgo subordinado. e) editar atos normativos que podero ser de efeitos internos e externos.

12. COMENTRIO: A letra correta E. Poder hierrquico poder de organizao, estruturao interna, coordenar e se organizar internamente. S existe hierarquia internamente. No h hierarquia entre as pessoas jurdicas, s existe dentro da mesma pessoa jurdica, entre rgos. Rever atos de inferiores hierrquicos apreciar tais atos em todos os seus aspectos, isto , tanto por vcios de legalidade quanto por razes de convenincia e oportunidade. Uma das prerrogativas do poder hierrquico a de controlar, ou seja, o poder que o superior tem de apreciar os atos produzidos pelos seus subordinados. Esse poder inerente idia de verticalizao administrativa, e revela as possibilidades tambm de delegar competncia, avocar competncias delegveis e invalidar atos, dentre outros. 12. GABARITO DEFINITIVO: E

(FCC - 2011 - TRT - 20 REGIO (SE) - Tcnico Judicirio) 13. Dispe o Poder Executivo de poder para distribuir e escalonar as funes de seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes, estabelecendo a relao de subordinao entre os servidores do seu quadro de pessoal. Trata-se do poder a) disciplinar. b) discricionrio. c) regulamentar. d) de polcia. e) hierrquico.

13. COMENTRIO: A letra correta C. Poder hierrquico o de que dispe o Executivo para organizar e distribuir as funes de seus rgos, estabelecendo a relao de subordinao entre o servidores do seu quadro de pessoal.
INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 34 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Inexistente no Judicirio e no Legislativo, a hierarquia privativa da funo executiva, sendo elemento tpico da organizao e ordenao dos servios administrativos. O poder hierrquico tem como objetivo ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades administrativas, no mbito interno da Administrao Pblica. Ordena as atividades da administrao ao repartir e escalonar as funes entre os agentes do Poder, de modo que cada qual exera eficientemente o seu cargo, coordena na busca de harmonia entre todos os servios do mesmo rgo, controla ao fazer cumprir as leis e as ordens e acompanhar o desempenho de cada servidor, corrige os erros administrativos dos seus inferiores, alm de agir como meio de responsabilizao dos agentes ao impor-lhes o dever de obedincia. Pela hierarquia imposta ao subalterno a estrita obedincia das ordens e instrues legais superiores, alm de se definir a responsabilidade de cada um. Do poder hierrquico so decorrentes certas faculdades implcitas ao superior, tais como dar ordens e fiscalizar o seu cumprimento, delegar e avocar atribuies e rever atos dos inferiores. Quando a autoridade superior d uma ordem, ela determina, de maneira especfica, os atos a praticar ou a conduta a seguir em caso concreto. Da decorrente o dever de obedincia
13. GABARITO DEFINITIVO: C

(FCC - 2011 - TRT - 4 REGIO (RS) - Analista Judicirio) 14. correta a afirmao de que o exerccio do poder regulamentar est consubstanciado na competncia a) das autoridades hierarquicamente superiores das administraes direta e indireta, para a prtica de atos administrativos vinculados, objetivando delimitar o mbito de aplicabilidade das leis. b) dos Chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, objetivando a fiel aplicao das leis, mediante atos administrativos expedidos sob a forma de homologao. c) originria dos Ministros e Secretrios estaduais, de editarem atos administrativos destinados a esclarecer a aplicabilidade das leis ordinrias. d) dos Chefes do Poder Executivo para editar atos administrativos normativos destinados a dar fiel execuo s leis. e) do Chefe do Poder Executivo Federal, com a finalidade de editar atos administrativos de gesto, para esclarecer textos controversos de normas federais.

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 35 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

14. COMENTRIO: A letra correta D. A doutrina ventila que o Poder Regulamentar - o poder da

administrao de expedir regulamentos (em sentido amplo), que so atos administrativos abstratos aptos a normatizar situaes e procedimentos com o objetivo de auxiliar na fiel execuo das leis, explicando-as. O regulamento estar sempre subordinado lei, em posio inferior a ela. Assim, no pode o poder Executivo, sob o pretexto de regulamentar determinada lei, criar obrigaes no previstas no texto legal, ampliar ou restringir o alcance da lei criando direitos ou deveres no previstos.
14. GABARITO DEFINITIVO: D

(FCC - 2011 - TRE-TO - Tcnico Judicirio) 15. Sobre o poder disciplinar, correto afirmar: a) Existe discricionariedade quanto a certas infraes que a lei no define, como ocorre, por exemplo, com o "procedimento irregular" e a "ineficincia no servio", punveis com pena de demisso. b) H discricionariedade para a Administrao em instaurar procedimento administrativo, caso tome conhecimento de eventual falta praticada. c) Inexiste discricionariedade quando a lei d Administrao o poder de levar em considerao, na escolha da pena, a natureza e a gravidade da infrao e os danos que dela provierem para o servio pblico. d) O poder disciplinar sempre discricionrio e decorre da supremacia especial que o Estado exerce sobre aqueles que se vinculam Administrao. e) possvel, em determinadas hipteses, que a Administrao deixe de punir o servidor comprovadamente faltoso.

15. COMENTRIO: A letra correta A. O Poder Disciplinar VINCULADO no que diz respeito: Deciso de instaurao do Processo Administrativo Disciplinar; aplicao da sano, in casu ( s observar que, por exemplo, a lei 8112/90 elenca as hipteses de infraes funcionais e suas respectivas sanes); Poder Disciplinar DISCRICIONRIO, entretanto, no que se refere valorao de conceitos jurdicos abertos e indeterminados que transcrevem algumas infraes funcionais. 15. GABARITO DEFINITIVO: A
INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 36 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

UNIDADE 6
Ato administrativo
todo ato editado pela Administrao sob a gide de regras de direito pblico, para preservao do interesse da coletividade. Tais regras conferem ao ato requisitos de validade e atributos, que no so estendidos aos atos de particulares, sendo caracterstica peculiar da Administrao.

UNIDADE 6.1
Validade
Com a finalidade de surtir seus efeitos no mundo jurdico, o ato administrativo requer a presena de elementos, que lhe conferem validade, de forma a torn-lo um ato jurdico perfeito. Considerando que o ato administrativo modalidade de ato jurdico, vejamos quadro comparativo entre os requisitos de validade exigidos pelo CC e os exigidos no mbito do Direito Administrativo, a saber:

Cdigo Civil (Art. 104) Agente Capaz Objeto Lcito Forma prescrita ou no defesa em lei

Atos Administrativos Competncia Objeto Lcito Forma somente a expressamente permitida por lei Finalidade (Para qu?) Quando a Administrao atua tem como finalidade precpua o interesse pblico. Motivo (Por qu?) A Administrao carece de motivao para justificar seus atos, sem o que se tornam invlidos.

Teoria dos motivos determinantes Defende esta teoria que o motivo do ato administrativo deve sempre guardar compatibilidade com a situao de fato que ocasionou a manifestao de vontade. Desta forma, se o interessado comprovar a inexistncia ftica justificada como determinante da vontade, o ato estar contaminado de vcio de legalidade.

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 37 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

UNIDADE 6.2
Atributos PRESUNO DE LEGITIMIDADE
Presumem-se legtimos os atos da Administrao, desde a sua edio, em decorrncia ao princpio da legalidade, que determina a atuao da Administrao. Com base nisso, temos o que dispe o Art. 19, II, CF, que proclama que no se pode recusar a f aos documentos pblicos.

IMPERATIVIDADE/COERCIBILIDADE
O cumprimento do ato administrativo obrigatrio, ainda que decorra dele sacrifcio de direito constitucional individual, desde que haja finalidade de preservar direito coletivo.

AUTOEXECUTORIEDADE
A Administrao na preservao do interesse pblico executa sozinha seus atos, sem depender de nenhum auxlio, nem mesmo do Judicirio.

UNIDADE 6.3
Extino
A extino pode se dar por meio de processos diversos:

Extino Natural

Aquela que decorre do cumprimento dos efeitos do ato; termo final.

Extino Subjetiva

Ocorre quando o sujeito beneficiado pelo ato desaparece.

Extino Objetiva

Por ser elemento essencial do ato o objeto, se depois de realizado o ato, o objeto desaparece, ocorrer a extino .

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 38 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Caducidade

Lei posterior anula os efeitos jurdicos do ato praticado, retirando o respaldo legal do mesmo.

Cassao

Aplica-se quando o beneficirio do ato descumpre qualquer condio estabelecida para sua manuteno.

Anulao

Quando o ato ilcito e seja a Administrao ou mesmo o Judicirio, quando provocado, resolvem anul-lo em reconhecimento deste vcio de ilegalidade.

Revogao

Por ato volitivo da Administrao, por motivo de convenincia e oportunidade em defesa do interesse pblico, resolve revogar o ato, apesar de lcito.

Estas duas ltimas, a Anulao e a Revogao so as principais formas de extino dos atos administrativos, que por meio destas so retirados do ordenamento. Portanto, faamos um quadro detalhado a seguir.

INSTRUMENTOS

FUNDAMENTO
Ilegalidade Aqui o ato ilcito

TITULAR
Administrao

DECISO

PRAZO

Anulao

Revogao

Autotutela (convenincia + oportunidade) Aqui o ato lcito

Judicirio desde que provocado por terceiros (Art. 5, XXXV, CF) Administrao Efeito ex nunc, a No existe partir da revogao. prazo Preserva direito estipulado adquirido. Terceiros podem recorrer ao Judicirio.

Efeitos ex tunc, 5 anos retroage origem (Art. 54, Lei para operar efeitos n. 9.484/99)

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 39 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

UNIDADE 6.4
Convalidao
A Convalidao (tambm conhecida como aperfeioamento ou sanatria) o processo de aproveitamento dos atos administrativos, que tm reconhecidos pela Administrao vcios, que ao invs de provocarem a extino do ato, podem ser sanveis, possibilitando desta forma sua confirmao total ou parcial. Convalida-se por ratificao, reforma ou converso. Prev a Lei n. 9.784/99 (Processo Administrativo):
Art. 50, VIII - Os atos administrativos devero ser motivados, com indicao dos fatos e dos fundamentos jurdicos quando: importem anulao, revogao, suspenso ou convalidao do ato administrativo.

Acredita-se que a Convalidao seja um dever, em razo da segurana jurdica, considerando que se um ato pode ser sanado deve ser feito, pois a anulao gera uma incerteza no ordenamento jurdico. RATIFICAO o ato sanado pela prpria autoridade que o praticou, ou um superior hierrquico, desde que a lei lhe confira esta prerrogativa. Quando editado novo ato que tenha como finalidade sanar um ato invlido anteriormente praticado, suprindo a ilegalidade que o vicia. Depois de retirar a parte invlida do ato anterior, faz-se substituio por uma nova parte, de forma que se mantm a parte vlida do anterior e surge uma nova parte, com o ato de convalidao.

formas Limites

REFORMA CONVERSO

O Ato de Convalidao tem suas limitaes, casos em que o ato no poder ser convalidado:

Prescrio do prazo para anulao Impugnao do ato pela via judicial ou administrativa, pois, neste caso ocorrer a anulao e no convalidao.

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 40 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

UNIDADE 6.5
Classificao e espcies
Primeiramente esclarecemos que no h concordncia entre os autores acerca da classificao dos atos, considerando que o assunto sofre enorme variao em razo da gama de critrios adotados. Podem os critrios constar de mais de uma classificao.

Classificao
Quanto ao alcance
Atos internos Atos externos Geram efeitos dentro da Administrao Pblica. Ex: Edio de pareceres. Geram efeitos fora da Administrao Pblica, atingindo terceiros. Ex: Permisso de uso; Desapropriao.

Quanto prerrogativa

Atos de imprio Atos de expediente Atos de gesto

Quanto natureza do ato

Atos-regra Atos subjetivos Atos-condio

Atos discricionrios

Atos nos quais o Poder Pblico age de forma imperativa sobre os administrados, impondo-lhes obrigaes. Exemplo: desapropriao. Atos destinados tramitao processual e burocrtica, procedidas nas reparties. Praticados sob o regime de direito privado, no so atos administrativos, so atos da Administrao. Ex: contratos de locao em que a Administrao locatria) Atos que determinam regras gerais. Exemplo: regulamentos Dizem respeito a situaes concretas, de sujeito determinado. So os que surtem efeitos caso determinada condio se cumpra. Atos em que o administrador decide sobre o motivo e o objeto, baseando suas escolhas conforme os binmio: convenincia e oportunidade, que devero conter a garantia do interesse pblico.

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 41 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Atos vinculados

Atos discricionrios

Praticados consoante os ditames legais, sem margem de liberdade subjetiva, no existindo possibilidade de apreciao por parte do administrador quanto oportunidade ou convenincia. Praticados com liberdade, em que o administrador pode decidir sobre o motivo e sobre o objeto do ato, devendo pautar suas escolhas de acordo com as razes de oportunidade e convenincia, sendo a discricionariedade concedida por lei e em acordo com o princpio da finalidade pblica. O poder judicirio no pode avaliar as razes de convenincia e oportunidade (mrito), apenas a legalidade, os motivos e o contedo ou objeto do ato.

Quanto ao regramento

Atos simples

Atos complexos

Atos compostos

Resultam da manifestao de vontade de apenas um rgo pblico. Exemplo: Demisso de um funcionrio Resultam da conjugao de vontade de mais de um rgo pblico. Exemplo: Ato de investidura; portaria intersecretarial So os praticados por um rgo, porm necessitam da aprovao de outro rgo. . Exemplo: Nomeao do Procurador-Geral de Justia.

Quanto vontade administrativa

Quanto formao

Atos gerais

Editados sem um destinatrio especfico. Ex: Concurso pblico Editados com um destinatrio especfico. Ex: Permisso para uso de bem pblico.

Atos individuais

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 42 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Constitutivo

Declaratrio

Modificativo

Extintivo

Alteram uma relao jurdica, gerando uma nova situao jurdica aos destinatrios. Exemplo: permisso de uso de bem pblico; cumprimento de um perodo de suspenso. Afirma ou declara uma situao j existente, seja de fato ou de direito. o caso da expedio de uma certido de tempo de servio. Altera a situao j existente, sem que seja extinta, no retirando direitos ou obrigaes. Exemplo: mudana do horrio de atendimento da repartio. Tambm chamado de desconstitutivo, pe termo a um direito ou dever existentes. Exemplo: a demisso do servidor pblico.

Quanto aos efeitos

Vlido

Quanto validade

Nulo

Cumpre todos os requisitos legais: competncia, finalidade, forma, motivo e objeto. Apesar de nascer com vcio insanvel, at que haja deciso (administrativa ou judicial), declarando sua nulidade, que ter efeito retroativo ex tunc (anulado desde sua origem), entre as partes, devero ser respeitados os direitos de terceiros de boa-f que tenham sido atingidos pelo ato nulo. Exemplo: a nomeao de um candidato que no tenha nvel superior para um cargo que o exija.

Anulvel

Inexistente

Contm defeitos que podem ser sanados, convalidados. Caso seja mantido o defeito, o ato ser nulo; caso seja corrigido, poder ser validado. aquele que apenas aparenta ser um ato administrativo, mas por ser produzido por algum que se faz passar por agente pblico, sem o ser, ou que contenha um objeto juridicamente impossvel. Exemplo: a multa emitida por falso policial.

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 43 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Espcies

Atos normativos

Atos ordinatrios

Atos negociais

Atos enunciativos

Atos punitivos

Atos infralegais (Art. 84, IV, CF), que provm da manifestao de vontade do Executivo, objetivando a aplicao da lei. Exemplo: Decretos; Regulamentos; Portarias e etc. Atos com fundamento no poder hierrquico, que visam a disciplinar o funcionamento da Administrao e a conduta de seus agentes no desempenho de suas atribuies. Exemplo: Ordens, Circulares, Avisos, Portarias, Ordens de servio e Ofcios. Confere certa faculdade ao particular nas condies imposta, visando concretizar negcios jurdicos. Diferencia-se dos negcios jurdicos, por ser ato unilateral. Certificam um fato ou emisso de posicionamento da Administrao sobre determinado assunto, sem se vincular ao seu enunciado. Exemplo: Certides, Atestados, Pareceres. Com fundamento no poder disciplinar, dispe sobre sano imposta pela Administrao queles que infringirem disposies legais. Exemplo: interdio de estabelecimento comercial e aplicao de multas.

UNIDADE 6.6
Vinculao e discricionariedade
Considerando que existem casos em que a norma no oferece critrios objetivos para a avaliao jurdica das situaes concretas, a Administrao, diante da necessidade em tomar decises para a concretizao do ato se v na iminncia de realizar uma avaliao subjetiva do caso concreto, promovendo assim um julgamento de convenincia e oportunidade. Nesta hiptese, tem-se um ato discricionrio, que definido pelo ilustre Celso Antnio Bandeira de Mello como "os que a Administrao pratica com certa margem de liberdade de avaliao ou deciso segundo critrios de convenincia e oportunidade formulados por ela mesma, ainda que adstrita lei reguladora da expedio deles". Neste sentido, tambm afirmou Hely Lopes Meirelles: "Essa liberdade funda-se na considerao de que s o administrador, em contato com a realidade, est em condies de bem apreciar os motivos ocorrentes de oportunidade e convenincia da prtica de certos atos, que seria impossvel ao legislador, dispondo na regra jurdica - lei - de maneira geral e abstrata, prover com justia e acerto. S os rgos executivos que esto, em muitos casos, em condies de sentir e decidir administrativamente o que convm e o que no convm ao interesse coletivo. Em tal hiptese, executa

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 44 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

a lei vinculadamente, quanto aos elementos que ela discrimina, e discricionariamente, quanto aos aspectos em que ela admite opo.

QUESTES DE PROVAS ANTERIORES RELACIONADAS AO TEMA EXPOSTO ACIMA

(FCC - 2011 - TCE-SE - Tcnico de Controle Externo) 17. A respeito dos elementos do ato administrativo, correto afirmar: a) A competncia inderrogvel e em qualquer caso indelegvel. b) O objeto o resultado ltimo que a Administrao Pblica pretende alcanar com a edio do ato. c) A obedincia forma constitui garantia jurdica ao administrado, bem como Administrao Pblica. d) A motivao o pressuposto de fato e de direito que serve de fundamento ao ato administrativo. e) Dada a natureza do ato administrativo discricionrio, dispensa-se que ele seja motivado.

17. COMENTRIO: A letra correta C. O elemento FORMA possui dois sentidos. Sentido amplo: procedimento previsto em lei para a prtica do ato, isto , segurana jurdica aos administrados (e prpria Administrao Pblica), visto que a Administrao Pblica somente pode fazer o que est formalmente legalizado (princ. da legalidade); sentido estrito: conjunto de requisitos formais que integram o ato administrativo e o corroboram. 17. GABARITO DEFINITIVO: C

(FCC - 2011 - TCE-SE - Tcnico de Controle Externo) 18. Os atos a) discricionrios podero ser revogados ou invalidados pela Administrao Pblica, mas os atos vinculados dependero de deciso judicial para serem invalidados. b) discricionrios podem ser revogados pela Administrao Publica e invalidados por esta ou por deciso judicial.

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 45 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

c) vinculados podem ser revogados ou invalidados pela Administrao Pblica, mas os atos discricionrios dependero de deciso judicial para serem revogados. d) vinculados podem ser revogados ou invalidados por deciso judicial. e) vinculados podem ser invalidados pela Administrao Publica, mas dependero de deciso judicial para serem revogados.

18. COMENTRIO: A letra correta B. O atos discricionrios podem ser revogados pela Administrao Publica e invalidados por esta ou por deciso judicial. Invalidao a anulao do Ato, pode ser feito tanto pela administrao quanto pelo poder judicirio. Ela ocorre quando o ato est em desconformidade com o ordenamento jurdico, outras palavras, eivados de vcios. 18. GABARITO DEFINITIVO: B

(FCC - 2011 - TRE-PE - Tcnico Judicirio) 19. Analise o seguinte atributo do ato administrativo: O atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras definidas previamente pela lei como aptas a produzir determinados resultados. Para cada finalidade que a Administrao pretende alcanar existe um ato definido em lei.
(Maria Sylvia Zanello Di Pietro, Direito Administrativo)

Trata-se da a) Presuno de Legitimidade. b) Tipicidade. c) Imperatividade. d) Autoexecutoriedade. e) Presuno de Veracidade.


INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 46 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

19. COMENTRIO: A letra correta B. Tipicidade o atributo pelo qual o ato administrativo deve observar a forma, o tipo previsto em lei para sua produo. Impede que a administrao pratique um ato, unilateral e coercitivo, sem prvia previso legal, afastando a possibilidade de ser praticado ato totalmente discricionrio. A tipicidade s existe com relao aos atos unilaterais. 19. GABARITO DEFINITIVO: B

(FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de Contas) 20. A respeito da desconstituio dos atos administrativos, a Administrao a) pode anul-los, observado o correspondente prazo decadencial e desde que preservados os direitos adquiridos. b) pode revog-los, quando discricionrios, e anular apenas os vinculados, preservados os direitos adquiridos. c) est impedida de anular seus prprios atos, cabendo o controle de legalidade ao Judicirio. d) est impedida de revogar seus atos, exceto quando sobrevier alterao de fato ou de direito que altere os pressupostos de sua edio. e) pode revog-los, por razes de convenincia e oportunidade, preservados os direitos adquiridos, e anul-los por vcio de legalidade, ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial.

20. COMENTRIO: A letra correta E. luz da Smula 473 do STF. A Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos, ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. 20. GABARITO DEFINITIVO: E

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 47 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

(FCC - 2011 - PGE-MT - Procurador) 21. Constitui atributo do ato administrativo: a) executoriedade, caracterizada pela possibilidade de a Administrao coloc-lo em execuo sem necessidade de interveno judicial, independentemente de previso legal. b) vinculao ao princpio da legalidade, impedindo a prtica de atos discricionrios. c) presuno de veracidade, no admitindo prova em contrrio no que diz respeito aos seus fundamentos de fato. d) presuno de legitimidade, s podendo ser invalidado por deciso judicial. e) imperatividade, caracterizada pela sua imposio a terceiros, independentemente de concordncia, constituindo, unilateralmente, obrigaes a estes imputveis. 21. COMENTRIO: A letra correta E. Galera, guardem esse macete: Atributos do ato administrativo PATI P - PRESUNO DE LEGITIMIDADE = f pblica, presente em todos os atos admistrativos - presuno relativa. A - AUTO-EXECUTORIEDADE: possibilidade do emprego de fora fsica, sem precisar de autorizao judicial, minoria dos atos, prevista em lei. T TIPICIDADE: segurana jurdica, no existe em todos os atos, definidas previamente em lei. I IMPERATIVIDADE = coercibilidade, cria obrigaes e impe restries a terceiros independente de sua vontade, decorre do poder Extroverso - capacidade da Administrao criar deveres. 21. GABARITO DEFINITIVO: E

UNIDADE 7 Controle e responsabilizao da administrao


Controle da Administrao Pblica o poder de fiscalizao, orientao e correo facultado a um rgo ou autoridade, a ser exercido em face da conduta funcional de outro. Tem como finalidade assegurar que a administrao atue de acordo com os princpios constitucionais que lhe so impostos (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia). Abrange este controle a fiscalizao e a correo dos atos ilegais, inconvenientes e inoportunos. Pode o administrado participar do controle da administrao pblica ao passo que lhe cabvel provocar o procedimento de controle na defesa de seus prprios interesses e da coletividade: controle popular (EC 19/98). Tambm o Ministrio Pblico contribui para o controle da administrao pblica (art. 129 CF), autor de ao civil pblica, com competncia para realizar inqurito civil, expedir notificaes, requisitar informaes e documentos, e requisitar diligncias investigatrias.
INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 48 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

5.1 Controle administrativo, Controle judicial e Controle legislativo

ESPCIES
Controle Administrativo
fiscalizao e correo que a prpria administrao pblica exerce sobre ela mesma, de ofcio ou por provocao. Abrange rgos da: a) administrao direta: controle interno, decorrente do poder de autotutela, que pode exercido de ofcio, quando a autoridade competente constatar a ilegalidade de seu prprio ato ou de seus subordinados. administrao indireta: controle externo, decorrente do poder de tutela s pode ser exercido nos limites da lei, que dizem respeito aos rgos encarregados do controle, aos atos de controle e aos aspectos sujeitos ao controle.

Controle Legislativo alcana os rgos do Poder Executivo, administrao indireta e o prprio judicirio (qdo executa funo administrativa). Pode ser um controle poltico ou financeiro.

Controle Judicial
examina os atos da administrao pblica sob o aspecto da legalidade e moralidade. Os atos normativos da administrao pblica (regulamentos, portarias, resolues) no podem ser observados pelo judicirio a no ser por ao direta de inconstitucionalidade (STF). Os atos polticos so passveis de observao do Poder Judicirio, desde que causem prejuzos a direitos individuais ou coletivos.

QUESTES DE PROVAS ANTERIORES RELACIONADAS AO TEMA EXPOSTO ACIMA (FCC - 2011 - TRT - 20 REGIO (SE) - Analista Judicirio) 22. Sobre o Controle Judicial, especificamente no que diz respeito aos atos polticos e aos atos interna corporis, correto afirmar: a) Os atos interna corporis, em regra, so apreciados pelo Poder Judicirio. b) Os atos polticos no so passveis de apreciao pelo Poder Judicirio. c) Ambos podem ser apreciados pelo Poder Judicirio se causarem leso a direitos individuais ou coletivos. d) Apenas os atos polticos podem ser apreciados pelo Poder Judicirio, desde que causem leso a direitos individuais ou coletivos. e) Apenas os atos interna corporis podem ser apreciados pelo Poder Judicirio, desde que causem leso a direitos individuais ou coletivos.

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 49 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

22. COMENTRIO: A letra correta C. Vejamos correo:

A letra A est errada: a regra que os atos intera corporis no so apreciados pelo judicirio, pois o judicirio, na funo jurisdicional, no pode substituir os critrios internos e exclusivos outorgados aos poderes pela Constituio. A letra B est errada: os atos polticos so passveis de apreciao pelo judicirio quando ofendem direitos individuais ou coletivos por estarem eivados de algum vcio de legalidade ou constitucionalidade. A regra, no entanto, a de que os atos polticos, por estarem ligados cpula diretiva do Estado, no so passveis de controle pelo judicirio. A letra C est correta, pois tanto os atos interna corporis quanto os atos polticos so passiveis de controle pelo judicirio quando causarem leso a direitos individuais ou coletivos, pois nesse caso haver vcio de legalidade ou constitucionalidade. A letra D est incorreta. Os atos interna corporis tambm podem ser apreciados pelo judicirio, desde que causem leso a direitos individuais ou coletivos. A letra E est errada, porque os atos polticos tambm podem ser apreciados pelo judicirio, desde que causem leso a direitos individuais ou coletivos.
22. GABARITO DEFINITIVO: C

(FCC - 2011 - TRT - 23 REGIO (MT) - Analista Judicirio) 23. Sobre o controle e responsabilizao da Administrao Pblica, INCORRETO afirmar: a) Ao Poder Judicirio vedado apreciar o mrito administrativo e, ao exercer o controle judicial, est restrito ao controle da legitimidade e legalidade do ato impugnado. b) Controle Administrativo o poder de fiscalizao e correo que a Administrao Pblica exerce sobre sua prpria atuao, sob os aspectos de legalidade e mrito, por iniciativa prpria ou mediante provocao. c) O Controle que o Poder Legislativo exerce sobre a Administrao Pblica tem que se limitar s hipteses previstas na Constituio Federal, sob pena de afronta ao princpio de separao de poderes. d) No Controle Judicial, o Poder Judicirio exerce o poder fiscalizador sobre a atividade administrativa do Estado, alcanando, alm dos atos administrativos do Executivo, atos do Legislativo e do prprio Judicirio quando realiza atividade administrativa. e) O Controle Legislativo alcana os rgos do Poder Executivo, as entidades da Administrao Indireta, mas jamais o Poder Judicirio, mesmo quando este ltimo executa funo administrativa.

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 50 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

23. COMENTRIO: A letra incorreta a E. A FCC adora termos que extrapolam com JAMAIS, este a casca de banana, uma vez que o CONTROLE LEGISLATIVO no pode exorbitar s hipteses constitucionalmente previstas, sob pena de ofensa ao princpio da separao de poderes. O controle alcana os rgos do Poder Executivo e suas entidades da Administrao Indireta e o Poder Judicirio, quando executa funo administrativa. 23. GABARITO DEFINITIVO: E

5.2 Responsabilidade civil do Estado Contratempos de omisso, abuso no exerccio de funo e outros tipos de faltas sempre existiram no servio pblico, o que perfeitamente entendvel, dadas as circunstncias em que se d a complexidade da Administrao Pblica. A CF/88 estendeu a responsabilidade civil objetiva s pessoas jurdicas de direito privado, prestadoras de servios pblicos, os no essenciais, por concesso, permisso ou autorizao. Segundo o ilustre doutrinador Hely Lopes Meirelles, temos como Teorias da responsabilidade objetiva do Estado:
Teoria da culpa administrativa Considera a falta do servio pblico para inferir a responsabilidade da Administrao. No se trata de culpa subjetiva do agente pblico, mas de culpa objetiva da no prestao do servio, a partir do qu, surge a obrigao de indenizar o dano causado a terceiro.

Teoria do risco administrativo

TEORIAS DA RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO ESTADO

Basta que a vtima demonstre o fato danoso e injusto ocasionado por ao ou omisso do Poder Pblico, no se cogita a culpa da Administrao ou de seus agentes. fundamental, entretanto, que haja o nexo causal. A dispensa de comprovao de culpa da Administrao pelo administrado no quer dizer que aquela esteja proibida de comprovar a culpa total ou parcial da vtima, para excluir ou atenuar a indenizao. Verificado o dolo ou a culpa do agente, cabe fazenda pblica acionar regressivamente para recuperar deste, tudo aquilo que despendeu com a indenizao da vtima.

Teoria do risco integral Nesta hiptese, a Administrao responderia totalmente pelo dano suportado por terceiro, ainda que decorrente de culpa exclusiva da vtima, ou at mesmo de dolo. Por seu carter irrazovel, esta teoria nunca foi acolhida no direito ptrio.

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 51 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Prev a CF/88:
Art. 37, 6. As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. Art. 5, X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao.

Segundo aduz Maria Helena Diniz negar indenizao pelo estado em qualquer de seus atos que causaram danos a terceiros subtrair o poder pblico de sua funo primordial de tutelar o direito. com isso, a responsabilidade civil do estado passa para o campo do direito pblico, com base no princpio da igualdade de todos perante a lei, pois entre todos devem ser distribudos equitativamente os nus e encargos. Assim, temos que o dano causado a um terceiro ser absorvido por toda a sociedade. Vale ressaltar que existem hipteses de aplicao de excludentes de responsabilidade civil do Estado, nos casos de danos surgidos a partir do caso fortuito, fora maior, atos judiciais e do Ministrio Pblico. A doutrina moderna e a jurisprudncia trazem assuntos novos em relao responsabilidade objetiva fundada na teoria do risco administrativo e que admitem a responsabilizao por um ato lcito, mas danoso. Essa temtica serve para a banca examinadora saber se o candidato tem conhecimento mais aprofundado acerca do assunto, porquanto, consoante a moderna teoria da responsabilidade objetiva, a considerao no sentido da licitude da ao administrativa irrelevante, pois o que interessa na verdade que sofrendo o particular um prejuzo, em razo da atuao estatal, regular ou irregular, no interesse da coletividade, ser devido indenizao que se assenta no princpio da igualdade dos nus e encargos sociais.

Responsabilidade Objetiva do Estado por erro judicial


O presente trabalho tem como objeto de estudo a responsabilidade do Estado por ato judicial, especificamente danos decorridos da concesso indevida da tutela antecipada. Observa-se, analisando a evoluo histrica sobre esse tema, que no principio vigorava a teoria da irresponsabilidade, mas com o passar dos anos foi perdendo espao cedendo seu lugar teoria da responsabilidade objetiva adotada pela Constituio de 1988. Mostra-se o entendimento jurisprudencial, em se tratando de dano decorrente de ato judicial, contrrio no que diz respeito ao reconhecimento da responsabilidade por parte do Estado, apesar da doutrina majoritria reconhecer sua existncia. Apresenta-se a tutela antecipada como um ato judicial que requer certos cuidados para a sua concesso, devido sua imediata efetividade; concedida erroneamente provoca danos, e esses prejuzos devem ser ressarcidos pelo Estado, tendo em vista que o dano foi ocasionado por um agente pblico, o magistrado, no exerccio de sua funo. Conclui-se, portanto, que o Estado responsvel por danos decorrentes de atos judiciais, principalmente quando o prejuzo advm de uma concesso errnea de antecipao de tutela.

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 52 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

JURISPRUDNCIA:

Firmou-se na Corte Constitucional, STF, a posio de que a responsabilidade das concessionrias e permissionrias de servio pblico, no que se refere aos danos causados a terceiros, ser de natureza objetiva, mesmo que o dano tenha sido provocado a um terceiro que no se figure na qualidade de usurio daquele servio

QUESTES DE PROVAS ANTERIORES RELACIONADAS AO TEMA EXPOSTO ACIMA


(FCC - 2011 - TRE-PE - Tcnico Judicirio) 24. Jos, preso provisrio, atualmente detido em uma Cadeia Pblica na cidade de Recife mata a golpes de arma branca um de seus oito companheiros de cela. Neste caso, o Estado de Pernambuco, em ao civil indenizatria movida pela viva do falecido detento, a) ser responsabilizado com fundamento na responsabilidade subjetiva do Estado. b) ser responsabilizado apenas se houver comprovao da omisso dolosa dos agentes carcerrios. c) no ser responsabilizado, uma vez que o dano foi causado por pessoa fsica que no faz parte dos quadros funcionais do Estado. d) no ser responsabilizado, na medida em que inexiste prova do nexo de causalidade entre a ao estatal e o evento danoso. e) ser responsabilizado, independentemente da comprovao de sua culpa, com base na responsabilidade objetiva do Estado.

24. COMENTRIO: A letra certa E. O STF j sedimentou que haver responsabilidade objetiva do Estado por morte, acidente, leses sofridas de pessoas custodiadas (presos) em suas dependncias (cadeias, prises). 24. GABARITO DEFINITIVO: E

(FCC - 2011 - PGE-MT - Procurador) 25. Determinado cidado foi atropelado por viatura policial, conduzida por agente pblico, que se encontrava em atendimento de ocorrncia. Nessa situao, poder responsabilizar a) a Administrao, desde que comprovado dolo ou culpa grave do agente. b) a Administrao pelos danos sofridos, podendo esta exercer o direito de regresso em face do agente, caso comprovado dolo ou culpa deste.
INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 53 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

c) a Administrao ou diretamente o agente pblico, bastando a comprovao do nexo de causalidade entre o dano e a conduta do agente. d) a Administrao, desde que comprovada falha na prestao do servio, consistente na omisso do dever de zelar pela atuao do agente pblico. e) o agente, caso comprovado dolo ou culpa, podendo este, se condenado, exercer o direito de regresso em face da Administrao.

25. COMENTRIO: A letra certa B. No tocante ao 6 do artigo 37 da CF: As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. 25. GABARITO DEFINITIVO: B

(FCC - 2010 - TRF - 4 REGIO - Analista Judicirio) 26. Tendo ocorrido uma enchente causada por chuvas, com danos a moradores locais, foi comprovado que os servios prestados pela Administrao municipal foram ineficientes, alem do que os bueiros de escoamento das guas estavam entupidos e sujos, principalmente pelo depsito acumulado de terra e argila. Nessa caso, a Administrao a) no ser responsvel face culpa exclusiva dos moradores por eventual depsito de lixo no local. b) responder pelos danos causados por culpa objetiva concorrente. c) no ser responsvel porque o fato no ocorreu pela conduta de seus agentes. d) dever indenizar os moradores por fora da responsabilidade objetiva. e) responder pelos danos causados face responsabilidade subjetiva.

26. COMENTRIO: A alternativa certa E. O preeminente doutrinador Celso Antnio Bandeira de Mello diz que responsabilidade subjetiva a obrigao de indenizar que incumbe a algum em razo de um procedimento contrrio ao Direito culposo ou doloso consistente em causar um dano a outrem ou em deixar de impedi-lo quando obrigado a isto. 26. GABARITO DEFINITIVO: E
INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 54 -

APOSTILA ESQUEMATIZADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO

UNIDADE 8
Referncias Bibliogrficas

ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito administrativo descomplicado, 19 ed. So Paulo 2011: Editora Mtodo LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado, 15 ed. So Paulo 2011: Editora Saraiva MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. So Paulo 2010: Editora Saraiva PIETRO, Maria Sylvia Zanella Di. Direito Administrativo, 24 ed. So Paulo 2011: Editora Atlas MELLO, Celso Antonio Bandeira. Curso de direito administrativo, 28 ed. So Paulo 2011: Editora Malheiros MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro, 37 ed. So Paulo 2010: Editora Malheiros FREIRE, Elias. Direito Administrativo: srie provas e concursos, 10 ed. So Paulo 2011: Editora Campus Concursos MAFFINI, Rafael. Direito administrativo, 3 ed. So Paulo 2011: Editora Revista dos Tribunais BRUNO, Reinaldo Moreira. Direito administrativo, Editora Del Rey CUNHA JR, Dirley da. Curso de direito administrativo, 10 ed. Salvador 2011: Editora Jus Podivm GASPARINI, Diogenes. Direito administrativo, 14 ed. So Paulo 2011: Editora Saraiva OLIVEIRA, Fabiana Mussato. Direito administrativo, So Paulo 2010: Editora Millennium

FILHO, Jos dos Santos Carvalho. Manual de Direito Administrativo, 14 ed. So Paulo 2010: Editora Lumen Juris DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado, 26 ed. So Paulo 2007: Editora Saraiva

INSS

www.beabadoconcurso.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

- 55 -

You might also like