ATENÇÃO: ESTE É APENAS UM MODELO DE FORMULÁRIO. O objetivo é apenas apresentar para os alunos do curso o formato do trabalho final.

O formulário deve ser preenchido na plataforma de Educação à Distância. NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS POR E-MAIL OU OUTRO MECANISMOS QUE NÃO SEJA A PLATAFORMA. Para qualquer dúvida, entre ecanaescolaturma5@fia.cobr em contato com o ECA na Escola pelo e-mail do curso:

O formulário do Trabalho de Conclusão de Curso trabalha com dois mecanismos: 1 – Menus com múltiplas opções, para que o aluno escolha (algumas perguntas exigem resposta e outras não). 2 – Espaços ou boxes para que os alunos preencham com textos (sugerimos que os textos sejam redigidos primeiro no Word ou programa similar, para depois serem recortados e colados nos boxes). Inicialmente são solicitados dados da escola na qual o projeto deverá ser implantado. DADOS DA ESCOLA: 1 - QUANTIDADE DE PROFESSORES DA ESCOLA: (o aluno deve abrir o menu, clicando sobre o triangulo preto e selecionar uma das quantidades clicando sobre ela)
Selecione...

2 - QUANTIDADE DE ALUNOS DA ESCOLA: (mesmo tipo de funcionamento)
Selecione...

3 - ALÉM DOS PROFESSORES, QUAIS SÃO OS PROFISSIONAIS TÉCNICOS E DE DIREÇÃO PRESENTES NA ESCOLA? (clicar dentro dos quadrinhos, escolhendo uma ou mais opções) diretor vice-diretor coordenador pedagógico orientador pedagógico outros - quais? (se clicar na opção “outros” será obrigatória redigir algo no Box e vice-versa, ou seja, se redigir algo no Box, deverá, obrigatoriamente, clicar no quadrinho na frente) DADOS DO TRABALHO 4 - TÍTULO DO TRABALHO:(no máximo 100 caracteres) – Campo aberto, segue Box a ser preenchido 5 - JUSTIFICATIVA DO TRABALHO:No campo abaixo, explique, brevemente, o que o levou a propor o seu trabalho, além das justificativas de sua importância e/ou relevância para a sua escola e/ou comunidade (no máximo 1500 caracteres). Campo aberto, segue Box a ser preenchido 6 - DIAGNÓSTICO:O diagnóstico se refere à busca de informações importantes para o planejamento das ações. Descreva, abaixo, como foram (ou serão) levantadas informações relacionadas aos alunos, à escola ou à comunidade escolar, a serem consideradas no planejamento e/ou na execução do seu projeto (no máximo 1000 caracteres). Campo aberto, segue Box a ser preenchido 7 - JÁ FOI REALIZADO UM DIAGNÓSTICO? selecionada Sim Não - campo obrigatório, uma opção deve ser

exceto pais de alunos) a coordenação da escola a direção da escola a família dos alunos(as) funcionários outros-quem? (se clicar na opção “outros” será obrigatória redigir algo no Box e vice-versa. clicar no quadrinho na frente) 9 .8 .QUEM O DIAGNÓSTICO IRÁ CONSULTAR? ATENÇÃO: Indique somente o(s) público(s) que serão (ou foram) realmente consultado(s). segue Box a ser preenchido 10 . escolhendo uma ou mais opções) alunos professores a comunidade (instituições ou pessoas da comunidade. ou seja. obrigatoriamente. violência etc. outros – quais? (se clicar na opção “outros” será obrigatória redigir algo no Box e vice-versa. escolhendo uma ou mais opções – escolher somente as opções que realmente façam sentido. como trabalha infantil. se redigir algo no Box. deverá. se confrontadas com o objetivo do trabalho) modificar o projeto político pedagógico da escola no que se refere aos direitos humanos de crianças e adolescentes inserir no currículo escolas conteúdos relacionados aos direitos humanos de crianças e adolescentes favorecer a correta compreensão do ECA e dos direitos humanos de crianças e adolescentes por parte dos alunos da escola favorecer a correta compreensão do ECA e dos direitos humanos de crianças e adolescentes por parte dos professores da escola favorecer a correta compreensão do ECA e dos direitos humanos de crianças e adolescentes por parte dos pais de alunos da escola favorecer a correta compreensão do ECA e dos direitos humanos de crianças e adolescentes por parte dos funcionários e/ou direção da escola sensibilizar a comunidade escolar (alunos e/ou pais e/ou professores) para a questão dos direitos humanos de crianças e adolescentes ampliar ou favorecer a participação e o protagonismo de alunos da escola nas atividades escolares em geral possibilitar a reflexão sobre temas específicos relacionados aos direitos humanos da criança e do adolescentes. ISSO GARANTIRÁ A COERÊNCIA DO SEU PROJETO (clicar dentro dos quadrinhos.QUAL É O OBJETIVO GERAL DO TRABALHO DE APLICAÇÃO PRÁTICA? DESCREVA-O ABAIXO:(no máximo 500 caracteres) Campo aberto.COMO VOCÊ CLASSIFICARIA O OBJETIVO QUE O TRABALHO PRETENDE ATINGIR?ATENÇÃO: Marque SOMENTE a(s) classificação(ões) que realmente esteja(m) condizente(s) com o objetivo de seu projeto. ou seja.CASO O DIAGNÓSTICO JÁ TENHA SIDO REALIZADO QUAL A PRINCIPAL DEMANDA E/OU NECESSIDADE DE INTERVENÇÃO ELE APONTOU?(no máximo 300 caracteres) Campo aberto. clicar no quadrinho na frente) . se redigir algo no Box.(clicar dentro dos quadrinhos. de acordo com os objetivos do trabalho . deverá. segue Box a ser preenchido 11 . obrigatoriamente.

ou seja. vídeos. se redigir algo no Box.INDIQUE. na escola. com convidados.QUAIS SERÃO AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROJETO?ATENÇÃO: Marque SOMENTE as atividades que realmente estão ligadas diretamente ao objetivo que você descreveu. sobre o ECA e os direitos humanos de crianças e adolescentes discussão de temas relacionados ao ECA e/ou aos direitos humanos de crianças e adolescentes. ações de garantia de direitos envolvendo pais de alunos outras – especifique (se clicar na opção “outros” será obrigatória redigir algo no Box e vice-versa.12 . ou na comunidade incentivo à criação de grêmios estudantis ou outras formas de participação de alunos na escola ações de garantia de direitos envolvendo alunos. visitas a alunos evadidos. em sala. sobre a temática do ECA e dos direitos humanos de crianças e adolescentes realização de palestra ou discussão. como encaminhamento a instituições de atendimento. segue Box a ser preenchido 13 . a partir da exibição de filmes ou áudio visuais discussão de temas relacionados ao ECA e/ou aos direitos humanos de crianças e adolescentes. com convidados. a partir da leitura de trechos do próprio estatuto discussão de temas relacionados ao ECA e/ou aos direitos humanos de crianças e adolescentes. clicar no quadrinho na frente) (segue) . segue Box a ser preenchido OBJETIVO ESPECÍFICO 2(MÁXIMO DE 250 caracteres) Campo aberto. TRÊS PRINCIPAIS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROJETO OBJETIVO ESPECÍFICO 1(MÁXIMO DE 250 caracteres) Campo aberto. sobre a temática do ECA e dos direitos humanos de crianças e adolescentes distribuição do Estatuto da Criança e do Adolescente na escola.) sobre a temática do ECA e dos direitos humanos de crianças e adolescentes realização de palestra. enquetes teatrais etc. auxílio no acompanhemnto de atendimentos etc. deverá. obrigatoriamente. NO MÁXIMO. em sala de aula. segue Box a ser preenchido OBJETIVO ESPECÍFICO 3(MÁXIMO DE 250 caracteres) Campo aberto. ISSO GARANTIRÁ A COERÊNCIA DO SEU PROJETO aulas expositivas sobre o ECA e os direitos humanos de crianças e adolescentes solicitação de pesquisas e/ou trabalhos relacionados ao tema debates. a partir da exibição de notícias de jornal e/ou revistas produção de cartazes sobre a temática do ECA e dos direitos humanos de crianças e adolescentes produção de cartilhas sobre a temática do ECA e dos direitos humanos de crianças e adolescentes produção de atividades artísticas (músicas.

.quantidade Selecione.. ano do ensino fundamental 7o.. Esta pergunta tem várias subdivisões. ano do ensino fundamental 2o. ESTES PAIS NÃO SERÃO CONSIDERADOS COMO PÚBLICO DIRETAMENTE ATINGIDO. 14F . ano do ensino fundamental 8o.QUAL O PÚBLICO ENVOLVIDO DIRETAMENTE NO PROJETOOBS: CONSIDERA-SE ATINGIDO DIRETAMENTE A PESSOA QUE PARTICIPA EFETIVAMENTE DA AÇÃO. SE PARTICIPAREM DE UMA PALESTRA NA ESCOLA. AO CONTRÁRIO.alunos . ano do ensino médio 14C . ano do ensino fundamental 9o. 14B . ano do ensino médio 2o.outros . 14C etc.quantidade até 50 pais 14D .QUAL SERÁ A ABRANGÊNCIA TERRITORIAL DAS AÇÕES? de 2 a 4 salas . segue Box a ser preenchido 15 . ano do ensino fundamental 5o. órgãos públicos ou privados etc. entidades.comunidade escolar equipe administrativa equipe pedagógica de 11 a 30 professores pessoas da comunidade do entorno da escola Selecione.pais . o aluno deverá escolher um alternativa no detalhamento e vice-versa. EXEMPLO: SE A AÇÃO PARA 50 ALUNOS É ENTREVISTAR OS PAIS.professores – quantidade 14E . 14B. Sempre que clicar num quadrinho na frente. 14A .14 . ano do ensino fundamental 4o. ano do ensino fundamental 6o. Campo aberto. ano do ensino fundamental 1o. SERÃO CONSIDERADOS DIRETEMENTE ATINGIDOS. 14A.quem? (espaço de até 350 caracteres) – inclua neste espaço autoridades.. ano do ensino fundamental 3o.alunos .indique quais anos (antigas séries) serão atingidas e/ou participarão do projeto alunos de pré-escola 1o. ano do ensino médio 3o.anos .

se redigir algo no Box. ou seja.QUAIS PESSOAS OU ORGANIZAÇÕES SERÃO ENVOLVIDAS NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO. se redigir algo no Box. obrigatoriamente. JUNTO COM OS PARTICIPANTES DO ECA NA ESCOLA? CONSIDERAM-SE ENVOLVIDOS NO DESENVOLVIMENTO AS PESSOAS OU ORGANIZAÇÕES QUE SERÃO CONVIDADAS A DESENVOLVER O PROJETO. clicar no quadrinho na frente) 20 .quais? (se clicar na opção “outros” será obrigatória redigir algo no Box e vice-versa.AVALIAÇÃO – COMO OS RESULTADOS DO PROJETO SERÃO AVALIADOS? entrevistas ou rodas de conversas com os envolvidos preenchimento de questionários de avaliação observação de comportamentos dos alunos e/ou pais outros – especifique (se clicar na opção “outros” será obrigatória redigir algo no Box e vice-versa. deverá.QUAIS SERÃO OS RESULTADOS ESPERADOS DO PROJETO?ATENÇÃO: Marque SOMENTE o(s) resultado(s) diretamente ligados à(s) atividade(s) desenvolvida(s). se redigir algo no Box.QUAL O TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO? até um ano letivo 19 . deverá. que sejam condizentes com o objetivo do trabalho. professores alunos ONGs governo pais outros . obrigatoriamente. de uma postura de sujeitos de direitos diminuição das violências e ameaças a direitos sofridas pelos alunos outros . clicar no quadrinho na frente) 21 . APÓS ENVIAD NÃO SERÃO POSSÍVEIS ALTERAÇÕES. obrigatoriamente. por parte dos alunos. Campo aberto. ou seja. deverá. ISSO GARANTIRÁ A COERÊNCIA DO SEU PROJETO melhoria da formação dos professores no que se refere ao ECA e aos direitos da criança e do adolescente melhoria da compreensão dos alunos no que se refere ao ECA e aos direitos da criança e do adolescente melhoria da compreensão dos pais no que se refere ao ECA e aos direitos da criança e do adolescente aumento da participação dos pais na vida escolar dos filhos melhoria da articulação entre membros da comunidade escolar desenvolvimento. NÃO SENDO SOMENTE DESTINATÁRIOS DAS AÇÕES. – até 1000 caracteres. segue Box a ser preenchido O TRABALHO PODE SER SALVO QUANTAS VEZES O ALUNO QUISER.quais? (se clicar na opção “outros” será obrigatória redigir algo no Box e vice-versa.QUAL O TEMPO NECESSÁRIO PARA A PREPARAÇÃO DO PROJETO? mais de um ano letivo 18 . clicar no quadrinho na frente) 17 . .16 .CONSIDERAÇÕES FINAIS Utilize o espaço abaixo para outras considerações relativas ao Trabalho de Conclusão de Curso que você ou o grupo considerarem relevantes. MAS SERÁ ENVIADO SOMENTE UMA VEZ. ou seja.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful