Todos os Direitos Reservados. É proibido qualquer tipo de alteração nesse documento. www.sucessonainternet.

net

Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet

Introdução Capítulo 1: Definições Básicas Definindo seu Objetivo Definindo seu Público-alvo Capítulo 2: Introdução às Mídias Sociais Capítulo 3: RSS Feed e Leitores RSS Utilidades do Feed Capítulo 4: Blogs Como os Blogs Funcionam O Blog na Prática Divulgando o Blog Devemos Hospedar nosso Blog? Capítulo 5: Orkut Por Dentro do Orkut Trabalhando com o Orkut Capítulo 6: Facebook Conhecendo o Facebook Trabalhando com o Facebook Capítulo 7: Twitter Por Dentro do Twitter Trabalhando com o Twitter Nós Não Somos Amigos? Capítulo 8: Youtube - Você é a Estrela Por Dentro do Youtube Trabalhando com o Youtube Capítulo 9: SEO Google Adwords Por dentro do Adwords Capítulo 10: Capturando Contatos Página Dedicada Página Incorporada Capítulo 11: E-mail Marketing Spam Seu Principal Desafio Preparando sua Oferta Conclusão Referências

03 04 04 05 08 10 10 12 13 14 15 16 17 19 20 22 23 24 25 26 27 29 31 31 33 35 36 37 39 41 44 45 46 49 50 52 53 56

www.sucessonainternet.net – Aprenda a trabalhar com a Internet

2

Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet

Se você quer saber por que deve começar a promover seus negócios na internet, não comece lendo esse guia. Em vez disso, observe o mundo a sua volta. Veja o que as pessoas estão fazendo, como elas gastam seu tempo, o que as motiva a fazer certas coisas. Com certeza você já percebeu que boa parte do tempo das pessoas é gasto em frente a um computador. Como se interessou por esse e-book, acredito que já deve ter percebido a nova realidade em que vivemos, e com certeza quer aproveitar esse novo mundo de oportunidades que a internet tem a oferecer. O objetivo desse guia é apresentar um roteiro que mostra como criar sua presença na internet. Você descobrirá como pode oferecer seus produtos a um público que realmente se interessa por eles, de uma forma muito mais divertida e muito menos intrusiva do que as propagandas convencionais. O que veremos a seguir pode ser usado em praticamente todos os nichos de mercado, ajudando empresários que precisam de mais clientes, freelancers que necessitam de mais trabalhos, consultores de empresas de Marketing Multinível que precisam de novos distribuidores, entre outros. Se você está chateando as pessoas atrás de novas vendas, tem poucos resultados com malas diretas, precisa de novos contatos para seu negócio, essa leitura é OBRIGATÓRIA. Na parte superior de cada página você encontrará banners de cursos que me ajudaram a criar esse e-book. Clique neles para conhecê-los e aprofundar seus conhecimentos.

www.sucessonainternet.net – Aprenda a trabalhar com a Internet

3

Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet

Antes de iniciar qualquer ação de marketing, seja na internet ou fora dela, precisamos identificar dois itens fundamentais:  Qual é o meu objetivo?  Quem é meu público-alvo? Colocar em prática qualquer estratégia sem responder essas duas perguntas é sinônimo de fracasso. Mas a boa notícia é que isso é fácil de resolver, você deve apenas responder as perguntas acima. Vamos ver um pouco mais sobre cada etapa.

Nessa etapa, você tem apenas definir o que você quer. O que você deseja? Aonde você quer chegar?

O proprietário de uma loja virtual com certeza quer
www.sucessonainternet.net – Aprenda a trabalhar com a Internet

4

Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet

realizar mais vendas, o consultor de Marketing Multinível quer trazer mais pessoas para sua oportunidade de negócios, o responsável pela propaganda de uma empresa pode querer apenas que as pessoas se cadastrem para receber a nova newsletter. Simplesmente responda, diga o que você quer. É incrível como suas chances de sucesso vão aumentar. Não completar essa etapa é a mesma coisa que apostar uma corrida com alguém sem saber onde é o ponto de chegada. Você nunca completará a prova! Passei três anos da minha vida fazendo coisas sem saber por que as fazia. Eu ia de casa para a academia, da academia para o trabalho, e do trabalho para a faculdade. Dormia menos de 5h por dia, me esforçava muito, muito mesmo, mas não sabia onde queria chegar. Você deve saber de que valeu meu esforço, não é? Isso mesmo, de nada. A partir do momento que comecei a planejar minha vida as coisas começaram a se acertar. E isso não é diferente nos negócios. Então, pense bem antes de decidir, essa etapa é muito importante.

www.sucessonainternet.net – Aprenda a trabalhar com a Internet

5

ou podem não ter tempo para se deslocar até uma escola três vezes por semana. que provavelmente não se interessam por esse produto. não acha? A internet nos permite oferecer carros aos que se interessam por carros. e muito menos creme de barbear para uma gestante. terá que conhecer o seu mercado.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Após a definir qual é seu objetivo. porém. também interessam pessoas que podem conseguir uma promoção no emprego por ter essa nova aptidão. devemos identificar o público que nos interessa. ou apenas pessoas que gostam de aprender coisas novas.  O que essas pessoas pensam. que de alguma forma. Quem são as pessoas. Para isso. Devo confessar que já vi mulheres com barba. devemos responder algumas perguntas:  Qual é o seu mercado? – Escolas de Inglês procuram por pessoas que querem aprender um novo idioma. casas aos que querem comprar uma casa. mas isso é um pouco improvável. sapatos a quem quer um sapato. Você não vai querer oferecer vestidos femininos para um homem barbudo que pesa 100 Kg. www. e homens que usam vestido. um comercial de creme de barbear será visto por mulheres e crianças. Um comercial exibido na televisão é visto por um grande número de pessoas. e isso é realmente incrível. pessoas que querem fazer um intercâmbio.sucessonainternet. por achar que é muito difícil. o que as preocupa? – As pessoas podem estar frustradas por já terem tentado aprender inglês sem obter sucesso. Ainda podem achar que não vão conseguir aprender. já que temos essa grande oportunidade de canalizar nossos esforços. Então. podem estar interessadas em seu produto. Isso é importante por um simples motivo.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 6 .

Não tente achar que sabe do que eles precisam. investir em aprender métodos de ensino mais rápidos. Como vamos trabalhar com internet. Outra coisa importante a se fazer é anotar as palavraschave mais usadas por seu público nas pesquisas.sucessonainternet. enfim. pesquise. Veja o que eles falam em fóruns. onde os alunos aprendam em um tempo menor do que o comum. comunidades. É importante observar que essas perguntas devem ser respondidas de acordo com as preocupações de seu públicoalvo. pois ela mostra o que está em alta em qualquer nicho de mercado. Pensando nos alunos a escola poderia oferecer cursos a distância. Saiba mais sobre ela clicando no link abaixo. Recomendo que use a ferramenta Google Insights para realizar suas pesquisas. Desde aulas mais acessíveis a métodos de ensino mais rápidos e fáceis.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 7 .Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet  Quais as necessidades de seu público. enfim. Pense como você procuraria por seu produto no Google. opções não faltam. e como você pode resolvê-las? – Podemos ver que são muitas as necessidades nesse caso. e anote algumas palavras relevantes ao seu negócio. onde o aluno poderia assistir às aulas em seu computador. Google Insights – Descubra o Que Está em Alta em Seu Mercado www. a internet possui muitas informações valiosas que podem ser usadas para te auxiliar nessa fase. elas serão muito úteis para atrair pessoas ao seu negócio.

Os comentários são os textos deixados pelos leitores. e você também deve ter um. relacionamento. os sites de conteúdo colaborativo e diversos outros modelos de sites que abrangem comunicação.sucessonainternet. Ou melhor. Nessas categorias.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 8 .Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Agora que já sabemos onde queremos chegar e com quem devemos falar. colaboração. www. as redes sociais. multimídia e entretenimento. Existem milhões de blogs no mundo. a interação social e o compartilhamento de informações. Os Blogs são mídias sociais onde uma ou mais pessoas publicam seus conteúdos e diversas outras leem e comentam. vamos fazer com que elas venham até nós. Os artigos publicados em um blog são chamados de posts. normalmente apresentados junto aos posts. As mídias sociais são sites na Internet construídos para permitir a criação colaborativa de conteúdo. estão incluídos os blogs. vamos até essas pessoas.

estão recheados de notícias enviadas pelos próprios usuários. e podem se relacionar com outras pessoas. de modo que devemos usá-las em nosso negócio.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet As redes sociais são sites onde as pessoas se cadastram. e o Flickr. É uma espécie de palco mundial. Pode ter certeza que nosso público-alvo se encontra nessas mídias. de fotos. Rec6 e o Ueba. Nos próximos capítulos. A colaboração nas mídias sociais foi levada também ao campo das notícias. os sites de armazenamento multimídia permitem que você salve suas fotos ou vídeos e torne-os disponíveis para seus amigos. mais de 80% dos internautas participam de alguma rede social. conheceremos as principais mídias e veremos como trabalhar com cada uma delas. e em grande quantidade. são alguns sites multimídia conhecidos e bemsucedidos. enviando mensagens e criando listas de amigos. O Youtube. para os membros do site ou para toda a Internet. de vídeos. como o Ocioso. Os sites de conteúdo e notícias colaborativas. www. registram seus dados pessoais. Outra característica das mídias sociais é a colaboração. em uma espécie de jornalismo colaborativo. Nessa área o site mais famoso é a Wikipédia. os chamados agregadores de conteúdo. No Brasil. no sentido da criação coletiva do conteúdo. nos chamados perfis. Colméia. As mídias sociais são muito importantes para qualquer estratégia de marketing. onde as pessoas promovem a si mesmas com o nível de exposição que desejam.sucessonainternet.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 9 . Indo para o campo mais pessoal. uma enciclopédia colaborativa onde todos publicam e revisam conteúdo. publicando fotos.

artigos e postagens no caso de um blog. um blog de um amigo.com.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Para entender o que é um RSS. enviadas para seu computador. Clicar nos links para as histórias restantes e lê-las. vamos tentar entender na prática. www.sucessonainternet. Você encontra as notícias e procura coisas que você gosta. Desconsiderar o que não interessa. mas que não leu. Um feed é um resumo das atividades recentes de um site. Você percebeu quanto tempo desperdiça fazendo isso? Esse é o método tradicional de busca de informações na internet. Se lembrar do que já leu. imagens. feitas sob medida. Quase todos os blogs e a maioria dos sites publicam um feed RSS. Cada vez que você visita o site você tem que:     Examinar o site. um site de previsões do tempo. Com o RSS. em vez procurar pelas informações que você deseja você vai tê-las.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 10 . o Globo. e outros cinco blogs que falam sobre fofocas de celebridades. Quantos sites você visita diária ou semanalmente? Vamos supor que você visite o ESPN. geralmente comentários. um blog de piadas.

sendo assim você pode ler o conteúdo inteiro da postagem do blog ou artigo do site. ou utilizar um leitor RSS. você pode assinar apenas as postagens que tenham a ver com seu time do coração. O Google Reader é uma boa opção de leitor RSS.sucessonainternet. Você pode estar pensando que passará a receber informações de mais assinando um feed. não é mesmo? A boa notícia é que os feeds estão cada vez mais inteligentes. A maioria dos sites publica feeds completos.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Assinar um feed é quase sempre gratuito. Uma assinatura significa apenas que você quer ser notificado quando o site publicar novas informações nas quais você está interessado. Esses leitores são sites especializados que permitem que você acesse os feeds onde quer que você esteja. www. Você pode receber os feeds em seu e-mail. fazendo com que você tenha que visitar o site para ler o resto.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 11 . Em vez de assinar um blog inteiro sobre esportes. Outros publicam apenas um resumo da matéria. Como pode imaginar consumir as informações dessa forma pode lhe economizar muito tempo.

quantidade e frequência de postagens.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Bom.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 12 . tudo que dissemos é muito bonito. www. poderá receber todas as notícias que contenham a palavra “lâmpadas”.  Você terá novas ideias – Veremos mais adiante a importância de um blog em sua estratégia de marketing. o seu público-alvo vai se interessar em receber as notícias de seu blog. Por exemplo. e assinar um feed pode gerar muitas ideias boas. você ficará sabendo de tudo que é falado sobre ele.  Você ficará antenado no seu mercado .Assinando feeds de sites relacionados ao seu produto. então. mas você talvez esteja se perguntando. Você terá que escrever muitos artigos. se você trabalha com materiais elétricos. E os principais fatores para o sucesso de um blog são a qualidade. além do tempo que vou economizar qual a vantagem de se trabalhar com o Feed? O Feed tem pelo menos mais três pontos fortes que devem ser comentados. sem pesquisar. O Google Reader possibilita que você receba notícias apenas da palavra chave mais relevante ao seu negócio. praticamente em tempo real.sucessonainternet.  Divulgar seu site – O oposto também vai acontecer. crie campos que facilitem a assinatura do seu feed.

net – Aprenda a trabalhar com a Internet 13 . que é lido e comentado por outros. Reflete os interesses específicos do blogueiro. existem três tipos de Blogs:  Blogs Pessoais – São praticamente o diário da vida de alguém. www.  Blogs sobre tópicos – São blogs específicos sobre determinado assunto (carros. e os blogueiros estão cada vez mais se especializando sobre o que falam. Basicamente. que reproduzem ou ampliam a discussão em torno do que leram. Geralmente eles são atualizados com maior frequência que os blogs pessoais.sucessonainternet. Entretanto.  Blogs Corporativos – Esses blogs são escritos e oficialmente associados a uma empresa. ou de parte dela (um blog sobre a gravidez de uma mãe. um indivíduo produz conteúdo. ou sobre a carreira de um jogador de futebol). esses leitores muitas vezes têm seus próprios blogs. Nele. Grande parte dos blogueiros ganha dinheiro com esse tipo de blog. Geralmente combinam notícias da empresa e da indústria. musculação. animais de estimação).Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet O blog em sua essência é uma mídia social.

Entretanto. links para outros blogs. Os leitores podem acessar o blog a partir de seu endereço e. onde é possível colocar diversos recursos. comentários recentes.sucessonainternet. Cada um desses recursos pode ser incluído ou não pelo blogueiro. etc. Isso ajuda na grande visibilidade que os blogs têm na internet. uma área central onde se pode ler os posts e uma ou duas barras laterais. com busca. que servem como um menu para navegar nos artigos. deixando seu nome. ou seja. www. depender da aprovação do blogueiro. calendário. que ficam acessíveis aos leitores. A maioria das plataformas de blog é rica em recursos e otimizada para as ferramentas de busca. o leitor pode comentá-lo.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 14 . Depois de ler um artigo. e por tags. existem recursos externos aos blogs que podem colaborar. e-mail e site. quando edita o post. Os blogs tem um layout bastante prático. Os blogs tem uma estrutura aparentemente bastante simples. criadas pelo blogueiro. artigos recentes. verão os últimos cinco ou dez posts ou poderão acessar diretamente um artigo. Os post são também organizados em categorias. Os comentários podem ou não ser moderados. O blogueiro escreve artigos chamados de posts. O principal recurso de interação nos blogs são os comentários. que são palavras-chave relacionadas ao artigo.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Entender o funcionamento de um blog contribui para que você tenha mais facilidade para elaborar um planejamento de marketing na internet. composto por um cabeçalho com nome do blog e o menu.

você visitaria o blog de uma empresa que ficasse apenas se promovendo?  Resolva o problema do seu mercado – Essa é a parte principal de seu blog. é falar demais sobre sua empresa. Isso que as pessoas querem. tem os melhores preços”. tem o melhor plano de remuneração”. faça uma breve descrição dela em uma página. crie artigos que ajudem as pessoas a escolherem os melhores apartamentos. quanto mais. no caso do Marketing Multinível. fale quais são os requisitos necessários para adquirir um apartamento.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 15 . etc. DÊ VALOR AS PESSOAS. então. dicas. dê dicas de como evitar fraudes.  Se identifique – As pessoas gostam de saber quem escreve o blog. “Minha empresa é a melhor. Se a pessoa que atualiza o Blog chama-se João. deixe que as pessoas vejam que foi o João que escreveu o artigo. e como funcionam os blogs.sucessonainternet. Isso pode aumentar o número de comentários. enfim.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Bom. www. informações. Mas para as coisas ficarem mais claras. Se mostre como a solução de todos os problemas de seu mercado. resolva-as. valor. truques. Você já deve ter respondido as perguntas sobre seu público-alvo. “Minha oportunidade é a melhor. vou dar algumas dicas de como se deve trabalhar com um blog. Esse é o conceito do Marketing de Atração. ou seu produto. Tente colocar o nome real das pessoas que escrevem os posts. NÃO FAÇA ISSO! Ponha-se no lugar do seu público. Se você vende apartamentos. e já sabe quais são suas necessidades. melhor. pois é mais legal falar com o “João” do que com o “admin”. isso passa mais credibilidade.  Não fique falando sobre sua empresa – Um dos principais erros que os blogueiros cometem. Se o Blog foi feito para sua empresa. vimos um pouco do que são.

com seu público-alvo.  Evite discussões – Existem pessoas que gostam de comentar em blogs apenas para gerar discussões e fazer provocações. responda quando estiver calmo.  Não abandone – As pessoas não gostam de visitar um blog que parece abandonado. Dessa forma você vai criar laços mais fortes. Mas é muito importante capturar os contatos de seus leitores. Sua reputação está em jogo aqui. já sabe o que deve fazer! www. Então. os famosos Trolls. escreva pelo menos três vezes por semana. será melhor reconhecido. Se estiver nervoso. até mesmo de amizade. Caso não seja possível.sucessonainternet. Responda com educação. e claro.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet  Capture Contatos – Veremos como fazer isso um pouco mais a frente. Um blog de sucesso é formado basicamente por dois fatores: conteúdo de qualidade + muito conteúdo. não caia nessa.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 16 . de forma que possa acompanhalos através de uma campanha de e-mail marketing. O ideal é escrever artigos diariamente.

Depois. de preferência.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Para que nosso trabalho não seja em vão. Para que o e-book não fique muito extenso. Por mais que você escreva bem e tenha um blog repleto de artigos de qualidade. você precisa de visitantes. clique nos links abaixo para acessar os artigos.sucessonainternet. 67 Maneiras de Divulgar um Blog – Parte 1 67 Maneiras de Divulgar um Blog – Parte 2 A grande maioria dos blogs está hospedada gratuitamente em portais como o Blogger ou Wordpress. milhares de visitantes diariamente! Recentemente.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 17 . porque os portais geram a sensação de você pertencer a uma comunidade. vamos precisar que as pessoas leiam nosso blog. Veja alguns: www. existem alguns pontos fracos em hospedar nosso blog em servidores gratuitos. criei duas postagens no meu blog onde mostro 67 maneiras de divulgar um blog. Primeiro porque essa é a forma mais rápida e simples de criar e manter um blog. Porém.

lhe passando mais credibilidade. As pessoas vão pensar que você não se importa o suficiente com ele.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet  O endereço de nosso site receberá o nome desses serviços. www. Hoje em dia. seja ganhando dinheiro com ele ou promovendo algum tipo de serviço ou produto da sua empresa. www. Isso evita muita dor de cabeça quando tiver uma dúvida e não conseguir resolvê-la.sucessonainternet.  Os preços de hospedagem são baixíssimos.com.  As pessoas vão perceber que você se importa com seu blog. e já vimos os benefícios que eles oferecem. como www. são hospedados em servidores profissionais. ele é seu. Veja os principais benefícios de um servidor próprio. Em contra partida. O conteúdo que foi escrito não poderá ser removido. Imagina perder anos de trabalho de uma hora para outra?  Um blog gratuito não passa credibilidade.blogspot. Sinceramente.  Os bons serviços de hospedagem oferecem suporte gratuito. como é o meu e acredito que seja o seu caso). se você realmente deseja criar um blog de sucesso. os serviços de hospedagem são baratíssimos. os blogs profissionais (que são usados para ganhar dinheiro.  O endereço de seu blog será como de um site profissional.com. Existem planos por volta de R$ 10. com domínio próprio. sua conta poderá ser cortada. e provavelmente não se importarão também.00 mensais.  Você terá mais dificuldades em conseguir bons posicionamentos nos motores de busca.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 18 .  Você terá controle sobre todo seu blog. recomendo que use um serviço de hospedagem.  O Blog não será realmente seu.seusite.seublog. como por exemplo. Se esse serviço entender que você está violando alguma de suas regras.

e pode convidar os membros para serem seus amigos. fotos e vídeos. Além disso. www.sucessonainternet. Talvez um dos principais motivos desse sucesso seja o fato de o Orkut ter chegado ao Brasil com versão em português muito antes dos outros sites de redes sociais. não pode ficar de fora de nossa estratégia. porém. como ainda reúne uma grande quantidade de pessoas. O importante é hospedar seu blog em um servidor profissional. recomendo a Hostgator. Se você está começando e ainda não entendeu o que significam os termos “domínio e hospedagem”. Mas fique a vontade para pesquisar e decidir pela empresa que achar melhor. Mas se você está começando e não conhece nenhuma empresa de confiança. e o seu perfil mostra as comunidades das quais participa.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Existem várias empresas no mercado. com fóruns de discussões. É verdade que o Orkut está morrendo graças ao crescimento do Facebook. Esses amigos passam a poder ver as atualizações de seu perfil e a trocar mensagens com você. recomendo a leitura do artigo abaixo. eventos e enquetes. ao contrário do meu antigo plano de hospedagem que me dava muitas dores de cabeça. A entrada na comunidade é feita por meio de um pedido da participação.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 19 . e você pode escolher a que achar melhor. Indico porque hospedo meus blogs lá e nunca tive problemas. composto por uma série de informações pessoais. Qual a diferença entre Domínio e Hospedagem O Orkut é o site de relacionamento mais utilizado no Brasil. ligados a qualquer tema que possa imaginar. você pode criar uma comunidade. tenho certeza que ficará bem claro. O conceito do Orkut é bastante simples: você cria um perfil.

esportivos. as comunidades eram verdadeiras declarações de intenção ou opinião. participo de uma comunidade como uma forma de me expressar. entre outras informações que mostram quem você é. cidades. com títulos como “Eu odeio matemática”. pode incluir dados profissionais.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet As comunidades permitem a criação e construção de novos relacionamentos. e assim poder ser encontrado por pessoas que tenham os mesmos interesses que você. o Orkut é formado por duas partes que se encaixam perfeitamente: os perfis e as comunidades. www. Como vimos. hobbies. Evidentemente também há comunidades relacionadas a profissões. No início. O perfil do membro do Orkut é composto por um cadastro completo. esportes e muitos outros assuntos. que além de incluir as informações básicas da pessoa. Essas declarações fizeram com que participar de uma comunidade fosse um ato de adesão a uma ideia. mas as comunidades ligadas a uma declaração de intenção tornaram uma marca registrada do Orkut. Assim se eu odeio matemática.sucessonainternet.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 20 .

Já os eventos permitem que você indique ou divulgue um evento com sua data. Ele visita seu perfil.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Dentro do perfil. local. Com essas ferramentas você pode ir contando sua história de forma bastante criativa. você pode incluir conteúdo. que cria um nome. insere uma foto e coloca a descrição da comunidade. A partir daí. e a participação pode ser livre ou depender de aprovação do dono da comunidade. Você pode permitir ou não. As comunidades formam o outro lado do Orkut. Os perfis permitem ainda que algum membro solicite ser incluído como seu amigo. além das informações pessoais. Uma vez que você participa de uma comunidade. todos os seus amigos aparecem em seu perfil.sucessonainternet. www. ela passa a aparecer em seu perfil. As comunidades têm três ambientes principais: o fórum. com uma pergunta e várias respostas.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 21 . as enquetes e os eventos. outros membros podem participar dela. Essa é a cola que une os perfis as comunidades e faz com que as comunidades das quais você é membro falem um pouco sobre quem você é e no que acredita. O fórum é o grupo de discussão da comunidade. Basicamente são criadas por algum membro. chamado de dono. normalmente com sua finalidade e suas regras. Uma vez criada. aparece a mensagem que aquele membro quer ser seu amigo. e os outros participantes respondem expondo sua opinião. As enquetes permitem que um participante faça uma pesquisa de múltipla escolha. criando álbuns com uma ou mais fotos ou indicando vídeos do Youtube. lê as informações exibidas e clica em “+ amigo”. horário e descrição. como uma pergunta ou proposta. onde você pode criar um tópico. Quando você entra em seu perfil. Os participantes votam na pesquisa e o resultado aparece para todos.

O Orkut possui um grande número de membros. O primeiro passo no Orkut é o preenchimento do seu perfil. isso afugenta as pessoas. Tente falar um pouco sobre você. de preferência no topo. e não para sua empresa.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Embora muitos pensem que o Orkut é apenas um tipo de “brincadeira de garotos”. Isso não é considerado spam. Coloque fotos suas e não de seus produtos. Depois de preencher o seu perfil. existem muitas possibilidades de divulgação de seu produto nessa ferramenta. Tente colocar fotos divertidas e que representem um pouco sobre sua vida. é a rede social mais popular do Brasil. e com certeza o seu público-alvo está presente nela. e coloque um link para o seu blog em seu perfil.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 22 . descreva o que você faz. pois o link está no seu perfil. Crie um perfil para você.sucessonainternet. www. você deve se relacionar com os usuários que se interessam pelo seu negócio (o seu público-alvo). As pessoas gostam de falar com pessoas.

use o campo de busca da ferramenta e digite os termos mais usados pelo seu nicho. inscreva-se nas comunidades relacionadas ao seu negócio. www. então você não terá dificuldades para encontra-las. As pessoas costumam colocar o que gostam de fazer na descrição de seus perfis. Como encontra-las? Simples! Em primeiro lugar. crie suas próprias comunidades. Basicamente é isso. Fique a vontade para escolher qual prefere usar. porém o que muda mesmo é o layout.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 23 . as funções continuam praticamente as mesmas. é natural que as pessoas procurem saber mais sobre você e cliquem no link de seu blog para conhecer um pouco mais sobre seu trabalho. crie relacionamento com as pessoas e mostre credibilidade. e eles podem se tornar seus futuros clientes ou parceiros.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Adicione pessoas relevantes ao seu mercado. É uma ótima oportunidade para criar relacionamento com seu público-alvo. participe dos debates em fóruns e adicione as pessoas que também participam. Em segundo lugar. Com certeza você vai conseguir muitos visitantes novos para seu blog. Recentemente foi criado o “Novo Orkut”.sucessonainternet. Conforme for pegando prática e adicionando pessoas. Como as visitas ao seu perfil vão aumentar. e promova seus eventos.

Você pode interagir facilmente com as atualizações que vê no mural. simplesmente clicando nos links que aparecem na atualização e que permitem remover. Por isso. O link curtir é algo genérico no Facebook. Foi lançado em 2004 por Mark Zuckerberg. A página principal do Facebook mostra as últimas atualizações de seus amigos e uma caixa chamada “No que você está pensando agora?” onde você pode escrever seus pensamentos ou textos curtos para compartilhar com seus amigos. criado para que você diga algo positivo sobre a atualização. O Facebook tem uma estrutura bem diferente do Orkut. o que beneficia a todos. a privacidade no Facebook é maior. principalmente porque foi criado para ser um meio de comunicação entre estudantes secundaristas e universitários. quando passou a aceitar estudantes. curtir ou compartilhar com outros amigos. e no início era restrito aos estudantes de Harvard. porém está crescendo a passos largos. Essa abertura criou um forte mercado de Widgets.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet O Facebook é o maior site de relacionamentos do mundo. www. É uma febre nos Estados Unidos. Uma das grandes virtudes do Facebook foi a abertura de sua plataforma para que os programadores pudessem criar aplicativos para os usuários. Este é o chamado mural. O Facebook tem mais restrições e controles do que o Orkut. Acredito que em breve o Facebook ultrapasse o Orkut e passe a ser a principal rede social usada no Brasil. comentar. e muitas vezes as informações ficam restritas a uma classe ou a um colégio.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 24 . Nesse aspecto. sendo que você só pode ver o perfil completo de alguém se for amigo ou pertencer ao mesmo grupo dessa pessoa.sucessonainternet. pessoas e empresas. Foi aberto a todos somente dois anos depois. seu layout é uma mistura de um mural de escola e um caderno universitário. mas no Brasil se destaca mais nas classes A e B.

facilitando o aumento de membros rapidamente. E. mas podem ser usadas por humanos também. como uma espécie de blog pessoal. o Facebook permite criar álbuns de fotos. As pessoas famosas costumam ter páginas no Orkut. www.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet O perfil do Facebook é bastante detalhado. vídeos e links. armazenar vídeos. indicar links interessantes e escrever notas. as páginas são rastreadas pelos motores de busca como o Google. Você pode colocar sua foto e descrever várias informações pessoais.sucessonainternet. porém com alguns recursos a mais. Elas lentamente adquiriram todos os mesmos contornos dos perfis pessoais. Os grupos são parecidos com as comunidades do Orkut.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 25 . Eles permitem que você envie convites em massa para seus amigos. Além disso. além disso. como escrever em um mural e compartilhar fotos. As páginas funcionam como se fosse perfis para não humanos. Porém como o Facebook possui mais recursos deve ser mais bem utilizado. você pode criar grupos e páginas. O princípio aqui é parecido com o Orkut. Além disso.

sempre com discussões relevantes. Portanto. o relacionamento é fundamental. Então. blog e ferramenta de comunicação. O pássaro inspirou o nome e a ideia do próprio Twitter.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Comece preenchendo seu perfil com o maior número de informações. Você deve estar se perguntando. como se vende passivamente.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 26 . Você pode usar o campo de pesquisa para facilitar sua vida. Mas é necessário. buscam por diversão e relacionamento. e é verdade. “como funciona”. Depois vá adicionando pessoas relevantes ao seu mercado. que permite que os usuários enviem atualizações pessoais sobre o que estão fazendo. ou algo do gênero. ainda mais quando as dicas são relevantes.sucessonainternet. À medida que for criando relacionamento com essas pessoas. em apenas 140 caracteres. pois essas pessoas são qualificadas. venda passivamente. Tenha em mente que a grande maioria das pessoas que estão no Facebook. suas vendas serão feitas praticamente sozinhas. estão interessadas em nosso negócio de alguma forma. ou em qualquer outra rede social. Crie artigos com o intuito de ajudar as pessoas. www. As pessoas gostam muito desse tipo de ajuda. fotos e o link de seu blog. Poste sempre conteúdo de valor. O Twitter foi fundado em março de 2006. crie uma página e faça com que ela seja um lugar interessante e útil para os seus seguidores. O Twitter é um misto de rede social. isto é. para manter os outros pássaros informados do que está fazendo e onde está. não é mesmo? À medida que for pegando prática. emite periodicamente um trinado estridente. dá trabalho mesmo. Seu nome foi inspirado em um pássaro que. do tipo “como fazer”. Eu sei que talvez seja um pouco trabalhoso ficar seguindo pessoas em várias redes sociais. Participe de fóruns em grupos relevantes ao seu negócio.

por sua semelhança com o processo de escrever no blog. falando o que quiser. A resposta. www. A partir daí você começa a escrever pequenas mensagens com ate 140 caracteres.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 27 . uma informação que você acha interessante.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet A ideia é manter seus amigos informados sobre sua vida por meio da resposta. em 140 caracteres. você primeiro vai ao “Search”. O Twitter tem um conceito bem simples. e procura por nome ou assunto. é atualizada em seu perfil e enviada a todos os seus amigos. Pode ser o que está fazendo.sucessonainternet. chamados de seguidores. você cria seu perfil com uma foto e uma pequena descrição sua chamada de Bio. Para ler as atualizações de outras pessoas. de uma simples pergunta: “O que você está fazendo agora?”. Essa ação tem sido chamada de micro blogging. Agora tudo que ela escreve vai aparecer em sua página de entrada. sua página inicial mostrará o que você e essas dez pessoas escreveram em ordem. ou qualquer outra coisa que caiba nesse pequeno espaço. Se você seguir dez pessoas. você clica na foto dela e depois em “Follow”. Se encontrar uma pessoa que lhe interessar. chamada de twit.

Isso era mais comum no começo. Direct Message (DM) é uma mensagem particular enviada para outro usuário do Twitter. Por exemplo. Followers (Seguidores) são as de pessoas que te seguem. Você pode enviar mensagens particulares da mesma maneira que elabora tweets. Hash tag é um caractere “#” colocado na frente de uma palavra ou expressão que indica que ela faz referencia a um tópico especifico. você poderia escrever “@zequinha O link que você me passou não funciona”. inserindo uma letra D ou DM antes do nome do usuário e da mensagem. Por exemplo. “#livros Hoje nossa loja de livros está com descontos de 80%”. Fail Whale é mostrado quando o Twitter cai ou sai do ar.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 28 . O usuário bloqueado não conseguirá lhe adicionar e suas atualizações não aparecerão na página de perfil dele. mais influente ela fica. www. “d toninho você vai assistir o jogo?”. Block é usado para evitar que outro usuário do Twitter lhe siga. Por exemplo. quando o Twitter ainda lutava dar conta de seu rápido crescimento.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet O Twitter possui muito jargões. termos que são estranhos aos novos usuários. Quanto mais seguidores uma pessoa tiver.sucessonainternet. Abaixo estão os mais usados. Você verá a foto de uma baleia sendo levantada por oito pássaros. @ é usado para responder ou enviar uma mensagem publicamente para uma determinada pessoa. As letras após o caractere “#” devem ser minúsculas. Essas pessoas passam a ver tudo que você escreve. ele é notificado desta mensagem por meio de um e-mail. A menos que o usuário tenha alterado suas configurações padrão. muitas vezes um evento.

Bom. Essa é a melhor forma de fazer o que você diz se espalhar. Quem o faz geralmente usa a abreviação RT para atribuir aos outros. Tweet é uma mensagem de 140 caracteres ou menos publicada no Twitter. tweet é um verbo que significa publicar no Twitter. agora vamos ao que interessa.ly/jiuiys”. Os serviços mais comuns para realizar essa tarefa são o TinyURL e o Bit.com. Como o Twitter pode ser útil para meu negócio? Devemos encarar o Twitter como mais um canal de comunicação online. http://www.google. Por exemplo. Por exemplo.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Retweet ocorre quando outro usuário do Twitter republica uma mensagem que você publicou originalmente. “RT@seumadruga Não há nada mais trabalhoso do que viver sem trabalhar”.sucessonainternet. Os usuários costumam abreviar endereços longos para que caiba no twit. www. URLs abreviadas são importantes devido ao espaço ser um recurso valioso no Twitter. com um grande número de pessoas que podem se tornar nossos clientes ou parceiros.br/presente_original_para_maes poderia ser abreviada para “http://bit.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 29 . Além disso.ly.

Depois disso coloque uma foto. o Twitter Feed. Um fator que é importante lembrar é o número de ferramentas que surgiram para complementar os serviços do Twitter. Tente escrever mensagens todos os dias.sucessonainternet. Como as ferramentas não param de surgir e pretendo abordar várias outras em meu blog. Você também pode postar os artigos de seu blog. as pessoas que você segue terão interesse em te seguir de volta. é outra forma de interação para mostrar as pessoas que você existe e pode ser útil. não precisa se focar apenas em seu negócio.Twitter www. Você deve colocar o link para seu blog ou site. Escreva mensagens interessantes. No campo de busca do Twitter.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 30 . Enfim. Eu utilizo algumas. dentre elas. Dessa forma você ficará bem informado. preencha sua bio mostrando quem você é e o que você faz em poucas palavras. poderia fazer promoções especiais apenas para seus seguidores. por que vão ver que você tem coisas boas a oferecer. Se você vende produtos. Sucesso na Internet .Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Para começar. a empresa Dell faz isso com muito sucesso. publique assuntos que possam interessar as pessoas em geral. Fazendo isso. faça uma breve descrição sobre eles e coloque o link para acessá-lo. ou engraçadas. procure por pessoas que se enquadrem no perfil de seu público-alvo e siga-as. que tem a função de enviar nossas postagens do blog automaticamente para nossa conta do Twitter. como notícias importantes. você pode acessar o link abaixo para acompanhar a categoria onde falo exclusivamente do Twitter.

e que podem ser assistidos por qualquer pessoa em qualquer computador sem a necessidade de nenhum programa ou conexão especial. que trabalha com vídeos curtos. Meu Perfil no Meadiciona – Clique Aqui Gostaria de criar um perfil no Meadiciona? Criei um artigo mostrando passo a passo como fazer. www.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 31 . agora que você trabalhando em suas redes sociais. Veja abaixo.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Bom. comediantes e atores que aproveitam o grande número de visitas do site para divulgar seu trabalho. O Youtube é uma mídia similar à televisão.sucessonainternet. que tal me adicionar como amigo? Clicando no link abaixo você acessa meu perfil no Meadiciona. que é uma ferramenta que reúne todas as mídias sociais em um lugar só. A ideia simples de gravar um vídeo e disponibilizar para que todos possam vê-lo criou uma nova onda que inclui desde vídeos realmente caseiros até obras de artistas. Meadiciona – Aumente o Número de Seguidores em Redes Sociais O Youtube tem o mérito de ter levado o vídeo caseiro ao estrelato na internet. publicados diretamente pelos internautas.

Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Um dos motivos do sucesso do Youtube é o fato de que a maioria das pessoas são seres visuais. A ferramenta possui uma série de recursos que permitem que os internautas troquem experiências e mensagens.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 32 .sucessonainternet. ou seja. www. reagem melhor e mais rápido a estímulos de imagens em movimento do que a imagens fixas ou textos. publicando palestras. quando o vídeo é levado às mídias sociais. criem grupos e realizem muitas outras atividades de interação. instruções e trabalhos no Youtube. Muitos profissionais e empresas exploram esse conceito. cursos. ele produz um interesse maior do que os textos. Por isso.

Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet A página inicial do Youtube apresenta uma série de vídeos em destaque. Por meio dela o usuário pode digitar algumas palavras-chave. além dos controles normais de execução e pausa. e o Youtube apresenta os vídeos relacionados à palavra-chave. adicioná-lo a sua lista de reprodução e ver quantas vezes o vídeo já foi assistido. enviá-lo por e-mail. em diversos formatos. Para postar o vídeo você deve entrar na página de envio de arquivo de vídeo. Para publicar um vídeo no Youtube você deve possuir uma conta. que pode ser a mesma conta que você tem no Google. como faria em um canal de televisão.sucessonainternet. em geral os mais assistidos. compartilhá-lo com amigos no Orkut e no Facebook. como em uma ferramenta de busca. onde é possível enviar um ou mais vídeos. Também é possível escolher se curtiu ou não o vídeo. A conta tem um perfil no qual você pode colocar diversas informações sobre você ou sua empresa. Isso permite que o visitante simplesmente assista aos vídeos mais interessantes diariamente.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 33 . Ao assistir um vídeo. o internauta pode adicionar o vídeo a seus favoritos. Outro recurso importante é a caixa de pesquisa. Esse recurso está relacionado aos textos digitados na descrição do vídeo. www. de seu computador diretamente para o Youtube.

 Categoria – Selecione a categoria adequada a seu conteúdo. é fundamental que você preencha corretamente todos os campos da descrição do vídeo.sucessonainternet. mas incluindo as palavras-chave que acredita que o internauta utilizará para encontrar seu vídeo. Você gostaria de posicionar seus vídeos nas primeiras posições do Youtube? Se a resposta foi positiva. começando pelo que você considera mais importante sobre seu vídeo. Lembre-se de que quando vê o vídeo. dificultará que seu vídeo seja encontrado. o internauta tem somente uma imagem estática e o título para decidir se vai ou não assistir. Com ele você pode agrupar seus vídeos e de outras pessoas em torno de um tema comum. Se não fizer isso. Lembre-se de que ela é a imagem estática que o internauta verá antes de assistir o vídeo.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Quando se envia um vídeo como parte de uma estratégia de marketing. do Celso Leme. O canal é uma espécie de página que você cria no Youtube para seus vídeos. As dicas abaixo vão te ajudar:  Título – É importante criar um título representativo de seu conteúdo em vídeo. veja o artigo que criei como convidado no blog Criar Sites.  Miniatura do vídeo – O Youtube oferecerá três opções de imagem inicial. É como se fosse seu site dentro do Youtube. Já o grupo é uma espécie de comunidade de vídeos.  Descrição – Faça uma descrição completa. Ele ajuda muito na divulgação de sua empresa e de seus vídeos.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 34 . Selecione a que for mais significativa para divulgar seu vídeo. Além de publicar vídeos você pode criar canais e grupos. Como Otimizar os Vídeos do Youtube e Aparecer no Topo das Pesquisas www.

faça um vídeo de 2 a 3 minutos. www. Facebook. Crie um canal com seu nome ou de sua empresa. Comece postando alguns vídeos. lembre-se de preencher a descrição conforme vimos acima.sucessonainternet. Divulgue os vídeos que fizer em suas redes sociais. Adicione pessoas que façam vídeos relacionados ao seu negócio e deixe comentários em seus vídeos. Dessa forma seus vídeos podem ser muito lucrativos. Basicamente. Orkut. Twitter e em seu blog. pode parecer complicado. Não é tão difícil. Agora comece a interagir com os demais usuários. Se for fazer uma simples propaganda.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Bom. Um ótimo método de divulgação é a resposta em vídeo. mas é bem fácil trabalhar com o Youtube. todo seu trabalho se resume a enviar vídeos regularmente e interagir com outros usuários.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 35 . Não faça vídeos muito longos. a não ser que sejam educativos ou do tipo “como fazer”. As chances de seus vídeos serem vistos aumentam bastante. O Youtube permite que você comente um vídeo com um vídeo que você criou. Você ainda pode aproveitar o poder dos vídeos para divulgar seus produtos ou programas de afiliados.

Mas não pense que vou te deixar na mão. escrito por Celso Lemes. e venho conseguindo bons resultados com meus blogs. É um pouco complicado resumir um tema tão complexo em um capítulo desse e-book.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 36 .Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Na minha opinião. vou fazer uma coisa melhor do que resumir tudo que aprendi em um capítulo. Como meu objetivo é te ajudar a conseguir ótimos resultados com o marketing na internet. SEO é um conjunto de estratégias que visa posicionar seu site ou blog em boas colocações nos motores de busca (Google). www. porém realmente é um assunto para um novo ebook. Eu já fiz um curso presencial de 8 horas de duração.sucessonainternet. que é a recomendação do melhor e-book sobre SEO disponível na internet gratuitamente: “Divulgação de Sites nos Mecanismos de Busca”. o SEO é a melhor forma de divulgação disponível na internet.

www. Com o Adwords. Baixe o e-book no link abaixo e melhore seu ranking nos motores de busca. Mas você deve estar se perguntando. ou algo do gênero. O Google Adwords é o programa de publicidade do Google. como algum site que fale sobre golfe. você pode criar anúncios simples e eficazes.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet O Celso possui ampla experiência na internet e ganha muito dinheiro com seus blogs.sucessonainternet. como é possível mostrar seus anúncios apenas para o público-alvo mais relevante? A resposta é a publicidade em palavras-chave. que pode ser "tacos de golfe para canhotos". Quando alguém que está fazendo uma pesquisa visita o Google e insere uma consulta. e exibi-los para pessoas que estão pesquisando informações relacionadas com seu negócio na internet. o Google exibirá vários resultados de pesquisas relevantes. Eu já li o e-book e não deixou nada a desejar comparado ao curso que fiz. e outros produtos e serviços relacionados com a consulta.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 37 . Ele também exibirá os anúncios do Adwords com links para empresas on-line que vendem tacos de golfe. Clique aqui para baixar o e-book.

 URL de visualização (35 caracteres incluindo espaços) . que os links acima e a direita da página principal do Google são diferentes dos demais.  Título (25 Caracteres incluindo espaços) . O URL não será exibido em seu anúncio. O Google Adwords oferece diversos formatos de anúncio.Esta linha indica o site que o usuário irá acessar se clicar em seu anúncio. Vamos falar apenas sobre os anúncios em texto.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Você já deve ter percebido. como os anúncios em vídeo. que são os mais comuns.sucessonainternet.O título atrai os usuários que possam estar interessados em seus produtos ou serviços. serviço e outros detalhes. O conteúdo dessa linha deve ser claro o suficiente para comunicar sua intenção e atraente o bastante para convencer o usuário a clicar no anúncio e visitar seu site.Essas duas linhas contêm a descrição de seu produto.  Descrição (duas linhas de 35 caracteres cada. incluindo espaços) .  URL de destino (até 1024 caracteres) .Este é o endereço da página para onde os usuários serão direcionados quando clicarem em seu anúncio. como promoções. seguido pelo dos anúncios gráficos e de animação. www.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 38 . Vários anunciantes colocam links em seus anúncios para determinadas páginas de destino nos sites. anúncios de empresas locais e para celular. Outros formatos estão disponíveis. Esses anúncios geralmente contêm as quatro linhas a seguir. Esses são os links patrocinados (pagos). O formato mais comum é o dos anúncios de texto. mas usam o URL mais simples da página inicial como URL de visualização.

as associa a uma página de seu site.Em seu modelo de preços. é possível que você seja apresentado a um grande número de termos desconhecidos.sucessonainternet. independentemente de ter recebido cliques ou não.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 39 . Ao usar o Google Adwords pela primeira vez. Você não terá custos caso o seu anúncio apareça na tela e não seja clicado. Você faz o lance para cada 1000 impressões de anúncios recebidas. o Adwords te cobrará por cada vez que o seu anúncio for exibido. www.Nesse modelo de preços. e escolhe quanto vai pagar para visita nova a essa página através do clique em seu anúncio.  Custo por mil impressões (CPM) . o Google cobrará em sua conta por cada clique recebido por seus anúncios. Vamos ver os principais:  Custo por clique (CPC) .Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Resumindo. o Google Adwords é um programa onde você escolhe as palavras principais de seu negócio.

O índice de qualidade é a base para o cálculo da qualidade de sua palavra-chave e para a determinação do lance mínimo. Evite exibir os anúncios a usuários que provavelmente não comprarão de você e obtenha o máximo retorno de seu investimento em publicidade. A publicidade do Adwords permite que você direcione os anúncios especificamente para pessoas que estão procurando seus produtos ou serviços.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 40 . Com certeza você não pode ficar de fora. pelo desempenho histórico da palavra-chave e por outros fatores de relevância. O Google Adwords é um sistema excelente de divulgação. www.a taxa de cliques (CTR) é uma medida que ajuda a mostrar o desempenho de seus anúncios. menor será o lance mínimo e o preço que você paga por clique. Esse índice é determinado pela CTR (Taxa de cliques) de sua palavra-chave. os usuários clicarão neles com mais frequência.sucessonainternet. pela relevância do texto do anúncio.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet  Índice de qualidade . Quanto mais relevantes forem seus anúncios.é o valor atribuído a uma determinada palavra-chave em sua conta com base em sua qualidade. resultando em um CTR mais alto.  Taxa de cliques (CTR) . Você pagará valores baixos em troca de um público altamente relevante para seu negócio. Quanto maior for o índice de qualidade. O lance mínimo é geralmente o menor valor que você pode pagar por clique para que sua palavra-chave veicule anúncios. O sistema calcula seu CTR da seguinte maneira: Número de cliques nos anúncios dividido pelo número de impressões x 100.  Lance mínimo .

Nessa página o seu contato terá alguns campos para preencher. Para alguns mercados somente o e-mail é necessário. e-mail. Portanto. A solução para isso é chamada de “Página de Captura”. Você deve definir as informações que deseja obter e definir esses campos. telefone. país. concorda? O visitante pode apenas entrar em seu site ler um artigo e ir embora. www.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Até agora. para outros o nome e o telefone podem ser úteis. que também é conhecida como “página de cadastro”. devemos criar uma forma para capturar os dados de nossos visitantes. “squeeze page” ou “landing page”. você pode não vê-lo nunca mais. oportunidade ou serviço. entre outros. para que possamos acompanha-los com uma campanha de e-mail. vimos várias técnicas para atrair contatos qualificados para nosso blog ou site. cidade.sucessonainternet. Porém não vamos deixar que nossa mina de ouro vá embora. Parece difícil. Aplicando cada uma delas receberemos milhares de visitantes que se interessam por nosso tipo de produto.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 41 . como nome. mas não é.

não é difícil criar alguma coisa útil para o seu mercado. enfim. pode ser um vídeo.sucessonainternet. Defina qual é o maior. estamos na era da informação. não é mesmo? Para descobrir vamos ter que voltar no primeiro capítulo desse livro. Não se assuste. existem muitas maneiras de obter as informações. Faça algum curso que o ajude a descobrir como resolver essas necessidades. pesquise na internet. um e-book. Em primeiro lugar. e ofereça isso DE GRAÇA.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Agora você deve estar se perguntando. como vai fazer para que as pessoas me forneçam seus preciosos dados com um belo sorriso no rosto.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 42 . ou um dos maiores problemas de seus prospectos. qualquer tipo de arquivo onde pode ser inserido conteúdo. você já conhece seu mercado e já sabe as necessidades de seus clientes. compre algum livro. crie algum tipo de material que solucione esse problema. ou seja. onde identificamos os problemas de nosso públicoalvo. O material não precisa ser de outro mundo. um áudio book. um curso via e-mail. www. Após isso. Em segundo lugar.

entre outras coisas. Construa uma boa lista de contatos e você terá clientes para sempre. Como eu já treino há algum tempo e já testei vários tipos de dietas. Então tudo que tive que fazer foi dar uma solução a essas pessoas. e converter para PDF para que o material não seja alterado facilmente.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Oferecendo algo de valor. que ajuda as pessoas a adotarem uma alimentação adequada para melhorarem fisicamente. Basicamente.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 43 .br. os contatos vão enviar os seus dados e até ficarão felizes em fazer isso. que é um dos produtos que trabalho. é aqui onde se ganha dinheiro. Eu tenho um blog. Fiz outra pesquisa e descobri que o principal fator que leva a esse problema é uma alimentação incorreta.definicaototal. nutrição. www. Depois é só oferecer a seu público.sucessonainternet. e as incorporadas em seu blog ou site. vi o que era mais importante. Fiz uma pesquisa e percebi que o principal motivo que leva as pessoas a desistir de fazer academia é a falta de resultados. Mas lembre-se: esse é o coração do negócio. Vamos falar sobre cada uma delas a seguir. www. Comprei vários livros sobre nutrição. Em troca eu recebo os valiosos e-mails de pessoas que fazem academia e que são potenciais compradores de suplementos alimentares. Não é difícil criar um e-book. Entre outras coisas o e-book possui dicas para emagrecer ou ganhar massa muscular. você apenas tem que escrever o conteúdo no Word. formatar. tudo que fiz foi unir as informações dos livros à minha experiência pessoal e criei o e-book. Eu ofereço aos meus visitantes um e-book chamado “Guia de Nutrição”. treinos.com. Suas vendas estarão a um e-mail de distância. existem dois tipos de páginas de captura: as dedicadas somente a isso. que fala sobre musculação.

A parte ruim dessa história é que você precisará entender de programação para criar uma página dessas. Essas páginas tem endereço próprio e são exclusivas para cadastrar pessoas. podendo capturar muitos dados de seus visitantes.sucessonainternet. sugiro que de uma olhada nos recursos que o serviço oferece. Para garantir que os dados de seus contatos sejam capturados. www. pois ela é feita somente para isso. A parte boa é que existem profissionais que criam páginas de captura por preços bem acessíveis. Possuem alguns recursos interessantes.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Não existe um nome específico para esse tipo de página. Esse serviço é chamado de IM Design.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 44 . e vários campos de preenchimento. chamo de página dedicada. você pode colocar um vídeo explicando os benefícios que as pessoas vão ter ao se cadastrar. uma opção muito prática para quem deseja ter uma página de captura profissional e personalizada.

Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Também não existe um nome específico para esse tipo de página. Você já deve ter visto o seu formato em algum de meus blogs. Assim não tenho o trabalho de divulgar minha página e meu blog. Não importa como você vai capturar os dados de seus visitantes. Após o cadastro as pessoas continuam navegando normalmente no blog.sucessonainternet. Prefiro esse modelo porque não preciso ficar divulgando dois endereços diferentes. podemos chama-la de Popup. Faça com que todo seu material leve seus leitores a uma página de captura. Eu a chamo assim. Sua lista de contatos vale ouro! www. É o coração do seu negócio! Portanto. é muito prático e fácil de instalar. Esse é o tipo de página que eu uso. O plugin que incorpora uma página de captura em um blog recebe o nome de Popup Domination. divulgo apenas um deles. escolha uma e comece o trabalho. Além disso.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 45 . mas você precisa de uma página de captura. Eu concentro todos os meus esforços para divulgar o endereço do meu blog e quando as pessoas o acessam a página de captura abre automaticamente. Você pode alterar toda a descrição e colocar uma foto que chame a atenção de seu visitante. Na verdade. Existem diversas opções de layouts e cores. pois ela foi feita para ser usada em um blog.

e começar a ganhar dinheiro de verdade. Nesse capítulo veremos como fazer isso. A versão antiga do e-mail marketing é chamada de mala direta. Essa técnica surgiu junto com as cartas e o correio. Agora nós devemos usar técnicas de e-mail marketing para fechar nosso ciclo qualificado de vendas. www.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Aplicando o que vimos até aqui. O e-mail marketing também é uma das formas mais antigas de propaganda na internet e surgiu junto com o e-mail e a rede. É uma das formas mais antigas de propaganda. ainda existe e é utilizada por um bom número de empresas. e embora tenha diminuído muito com o surgimento da internet. conseguimos uma bela lista de e-mails de pessoas totalmente interessadas no que temos a dizer (e vender).net – Aprenda a trabalhar com a Internet 46 . além de ter criado um bom relacionamento com nosso público-alvo e conquistado credibilidade em nosso nicho de mercado.sucessonainternet.

passa a receber os e-mails que você programou. Ela funciona da seguinte maneira.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 47 . Não se preocupe. www. Trabalhe como os grandes profissionais do Internet Marketing. o seu visitante se cadastra em sua página de captura. ou o custo é muito baixo. você pode programar a dato de envio dos e-mails e até chamar cada pessoa pelo seu próprio nome. Imagina poder chamar milhares de clientes por seu nome criando apenas um e-mail? Você pode! Uma dica importante: não divulgue apenas produtos ou serviços em sua campanha de e-mails. O autoresponder permite que você tenha um contato muito pessoal com seus clientes.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet A grande diferença entre as duas é que. não temos que ficar enviando os e-mails um por um. misture seus produtos com informações de valor. isso seria uma grande perda de tempo e nosso objetivo aqui é atingir o máximo de pessoas qualificadas no menor tempo possível. Você cria sua campanha de e-mails apenas uma vez. no caso da mala direta. que permite que sua página de captura trabalhe praticamente em piloto automático.sucessonainternet. e a partir desse momento. No caso do e-mail não há custo. Existe uma ferramenta chamada autoresponder. e todos que se cadastrarem passam a receber as mensagens. uma empresa envia uma carta com sua propaganda ao endereço residencial ou comercial do consumidor e há um custo embutido em cada correspondência. e em poucas horas podemos enviar milhões de e-mails.

Se você não tem nenhum dinheiro para investir.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 48 . e não vale a pena mesmo. e esporadicamente enviar alguma oferta disponível na minha loja. esse cara está querendo me ajudar. Recomendo o Free Autobot. o correto é enviar dicas sobre musculação regularmente. pois acho interessante verificar como os outros profissionais trabalham. não tem jeito. Meu objetivo é vender suplementos alimentares. sistemas de afiliados. Dessa forma. Porém. ele me envia informações muito úteis”. assim que conseguir algum dinheiro. Porém. Dessa forma os assinantes da minha lista vão pensar: “Olha. Não é caro. oportunidades de negócios. As pessoas só pensam em divulgar produtos.sucessonainternet. comprei o serviço anual. use um serviço grátis temporariamente.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Vou usar novamente meu blog como exemplo. eu pago cerca de R$ 25. É importante escolher algum serviço de autoresponder de qualidade. e vejo muitas lambanças. por isso não sei o valor exato.00 por mês. não pensa em ficar empurrando produtos. e se esquecem de enviar o mais importante. que é totalmente em português e não tem limite de envios de e-mails e contatos na lista. Recomendo que faça o mesmo. A lista de e-mails é o bem mais valioso do nosso negócio. Aqui eu compartilho a mesma opinião que tenho sobre serviços de hospedagem: não aconselho um serviço de autoresponder grátis. Eu estou cadastrado na lista de muitas pessoas. Uso o Pt Sender. terei muito mais chances de ser lembrado. valor! Eu nunca compro nada indicado por esse tipo de pessoas. e acredito que você também não. www. invista em um autoresponder profissional. quando alguém da minha lista precisar de algum suplemento. ao invés de enviar propagandas de suplementos todos os dias.

o que representa 50 usuários em cada um milhão de e-mails. como o Icontact. Antes de entender como devemos montar nossos e-mails. e continua existindo. www. enfim. vírus e outros programas maliciosos. vamos conhecer seu maior inimigo. cerca de 0.005% segundo pesquisas. correntes. O spam é o envio em massa de e-mails não solicitados.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 49 . ilegais ou de origem duvidosa. O importante é trabalhar de forma profissional. no caso dos golpes e vírus. Por isso. esses são os mais conhecidos e recomendados. golpes. eles invadem os servidores para furtar endereços de e-mail e formar listas com milhões deles para conseguir algum resultado. Eles sabem que o retorno do spam é muito baixo.sucessonainternet. O spam em sua maioria contém boatos. o retorno de um único golpe pode ser muito grande e justificar a ação. O spam se sustenta.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Mas você pode usar outro. awebber. Quando contém algum tipo de propaganda ela está ligada a produtos contrabandeados. porque funciona para os chamados spammers e hackers que usam essa prática. o spam. Além disso. Get Response.

sucessonainternet.005% dos emails enviados. e nunca mais será lido por aquele consumidor.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Com o que vimos até aqui.  O spam é mal visto pelo consumidor. em casos graves. vou te dar quatro motivos para não fazer. Então. espero que não tenha passado pela sua cabeça comprar uma dessas listas e enviar e-mails não autorizados. Além disso. www. poderemos conseguir muitos contatos de forma praticamente gratuita. estando relacionado a golpes e vírus. os autoresponders que eu indiquei não permitem essa prática e cortarão sua conta caso isso seja feito. Mas se você ainda está pensando nessa possibilidade.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 50 .  O spam não gera resultados: menos de 0. pode fazer com que um servidor bloqueie todas as mensagens originadas de seu endereço.  O spam é detectável e seu e-mail fica marcado como tal.  O spam é denunciável e.

e o principal deles é a escrita persuasiva. Os números que essas pessoas atingem são realmente fantásticos. Os maiores marqueteiros do mundo usam técnicas de escrita persuasiva para fazer com que as pessoas abram seus e-mails e comprem seus produtos. O fator que vai decidir se seu contato vai ou não abrir seu e-mail é: o assunto. e tudo se deve a maneira como eles escrevem. As pessoas sempre andam muito ocupadas. e suas caixas de e-mail estão sempre lotadas. Existem alguns métodos que aumentam muito a taxa de abertura dos e-mails. essas técnicas podem ser trabalhadas de diversas maneiras.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 51 .sucessonainternet. A culpa em grande parte é do spam.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Hoje em dia o mundo em que vivemos está cada vez mais dinâmico. Veja a diferença desses dois títulos: . metade dos e-mails enviados no mundo não são solicitados pelos usuários. cada vez mais os e-mails vão parar na lixeira sem que sejam lidos.7 dicas infalíveis para ter sucesso com e-mail marketing Essas duas frases poderiam ser usadas como o assunto do mesmo e-mail. Isso é apenas um exemplo básico. são bombardeadas de ofertas a todo o momento. www. as pessoas não costumam ler todos os e-mails que recebem. não é? Ela desperta a curiosidade e cria desejo nas pessoas. Se as pessoas não se sentirem atraídas por ele provavelmente não vão abrir seu e-mail. também conhecida como copywriting. porém qual das duas funcionará melhor? A segunda. Juntando esse problema com a falta de tempo das pessoas. Hoje em dia.Estruturando sua estratégia de e-mail marketing . Ou seja.

Os usuários estão cada vez mais querendo limpar suas caixas de e-mail. e você não pode deixar que seus e-mails sejam ignorados tão facilmente.. Essa prática pode definir se seu e-mail será aberto ou não.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Tente usar frases que criam desejo nas pessoas no assunto de seus e-mails. pode programar. apresente assuntos realmente relevantes e atuais.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 52 . um desconto.sucessonainternet. Caso Em uma campanha de e-mail. sua mensagem deve causar impacto e ser significativa para o consumidor.. www.. Frases do tipo. o desafio de fazer seu consumidor ler o seu conteúdo é tão grande que você não pode correr o risco de que a sua mensagem não cause impacto depois que ele seja aberto. crie uma oferta. provavelmente sua segunda mensagem não será aberta. 7 dicas para. Recomendo que se faça uma pergunta antes de programar qualquer e-mail em seu autoresponder: “Se eu estivesse com muita pressa. Não há tempo para correções e muito menos para tentativa e erro. Sendo assim. pense novamente. Descubra o segredo. contrário.. e não uma descrição de seus produtos.. Se estiver lançando um produto... Se enviar uma mensagem mal formatada ou com um conteúdo ruim. “Como fazer. são alguns exemplos que melhoram o índice de abertura dos e-mails. esse título faria com que eu parasse tudo que estou fazendo para ler esse e-mail?” Se a resposta for positiva... Faça com que o consumidor sinta que aquilo é exclusivo e só é ofertado por aquele e-mail.. Aprenda a usar.. Se estiver enviando um informativo.”. uma vantagem.

sucessonainternet.Mostrar o quanto seu negócio pode crescer aplicando uma estratégia de marketing na internet. Acredito muito que o conhecimento é a chave do sucesso.Mostrar como desenvolver essa estratégia. Tenho certeza que eles também podem ajuda-lo. Eu sempre estou procurando por novos cursos e livros que me ajudem a ter um diferencial sobre os meus concorrentes. Sei perfeitamente que você pode ter ficado com algumas dúvidas técnicas. valor com seus Seu e-mail deve ser exclusivo. mas também nunca me disseram que seria fácil. ou na configuração de sua página de captura. Deve trazer valor às pessoas.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 53 . muito valor. como se eles fossem à solução para os problemas das pessoas. www. único. e faço de tudo para aprender coisas novas todos os dias. Dessa forma esteja certo que terá quantos clientes quiser. Uma campanha de e-mail fechamento de nossa estratégia. marketing lucrativa é o Esse e-book tem basicamente dois objetivos: 1.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Outra coisa importante é misturar produtos. 2. Fiz questão de colocar banners no topo das páginas. como na criação do seu blog. mas já falamos sobre isso. Eu sei que não é fácil. Depois é só misturar seus produtos no meio do valor. de forma que você encaixe em sua mente todas as peças do quebra cabeça e entenda o processo. pois eles direcionam a cursos que fiz para aprender como criar meu negócio na internet.

simplesmente por não ter conhecimento. e de um dia pro outro perder tudo. Porém nosso conhecimento nunca irá embora. e isso está fazendo toda a diferença na minha vida.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Às vezes é mais conveniente ficar esperando que as oportunidades apareçam em nossas vidas. porém algumas vezes não estamos preparados para elas. sempre procuro por cursos novos. mas o que a maioria das pessoas não sabe. é que elas aparecem todos os dias. empresas novas. Podemos investir em imóveis. e com ele podemos conseguir tudo de novo. Se eu tivesse os conhecimentos que tenho hoje. além de ler todos os dias. carros. O único investimento seguro que podemos fazer é em nosso aprendizado.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 54 . há um ano não teria me metido em tantas confusões em minha vida financeira. Deixo aqui a dica mais valiosa que posso lhe oferecer: www.sucessonainternet. Hoje. Porém coloquei em minha cabeça que mudaria o jogo. fiz de tudo para aprender o máximo possível todos os dias.

Leia livros. não se esquecendo de me adicionar como amigo em todas elas. Agora vá a luta e lembre-se: www. Escrever esse guia foi um grande aprendizado para mim. ou comentário sobre esse e-book. não pense que sabe de tudo. evolua sempre. Não deixe de ver na próxima página as minhas fontes de pesquisa para fazer esse livro. e pretendo escrever muitos outros daqui em diante. enfim. Ficarei muito feliz com seu contato. Caso tenha alguma dúvida. Twitter e Facebook. Nunca ninguém vai tirar isso de você. participe de palestras. sugestão. Orkut. chegamos ao fim. Bom.net. faça cursos. Crie um compromisso com você mesmo.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 55 . entre em contato comigo através de meu blog. ou deixe recado em alguma de minhas redes sociais. e aprenda uma coisa nova todos os dias. crítica.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Invista em você.sucessonainternet.sucessonainternet. www.

net – Aprenda a trabalhar com a Internet 56 .sucessonainternet. www. Abaixo estão os livros que usei como fonte de pesquisa e o curso que não comentei no livro. A Bíblia do Marketing Digital Autor: Claudio Torres Tudo que você queria saber sobre marketing na internet e não tinha a quem perguntar Manual de Marketing em Mídias Sociais Autores: Darren Barefoot e Julie Szabo Não fique de fora.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Para fazer esse trabalho usei como base muitos cursos e livros. A maioria dos cursos já foi mostrada no decorrer do livro. entre no jogo.

O guia definitivo do Marketing Digital. Torne-se uma celebridade na internet. Curso com mais de 100 horas de aulas em vídeos. Curso Premium Autor: Jorge Salgado O material mais completo que você vai encontrar.net – Aprenda a trabalhar com a Internet 57 .sucessonainternet.Guia do Web Marketing – Sucesso na Internet Google Marketing Autor: Conrado Adolfo Use a internet para construir marcas vencedoras. www.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful