You are on page 1of 12

29/10/2010

Modelo de Referncia OSI


Paulo Rogrio de Mello Cardoso

Conceito
Modelo usado para entender como os protocolos de rede funcionam e padronizar seus processos. No Inicio os protocolos eram proprietrios, as redes no se comunicavam entre fabricantes diferentes.

Vantagens
Esclarecer as funes gerais de cada camada sem entrar em detalhes. Dividir a complexidade de uma rede em subcamadas mais gerenciveis. Usar interfaces padronizadas para facilitar a interoperabilidade. Os desenvolvedores podem trocar as caractersticas de uma camada sem alterar todo o cdigo. Permite especializao, o que tambm ajuda o progresso da indstria tecnolgica. Facilita a resoluo de problemas.

29/10/2010

Rede Proprietria

IBM 8228 MAU

Conector hermafrodita IBM com clip de bloqueio

ISO
(International Standards Organization)

Desenvolveu um modelo de referncia chamado OSI (Open Systems Interconnection) Os Fabricantes ento teriam um padro de desenvolvimento de dispositivos e padres de comunicao em rede.

Protocolos
Protocolo uma linguagem usada para transmitir dados pela rede. Para que dois computadores possam se comunicar, eles devem usar o mesmo protocolo (ou seja, a mesma linguagem).

29/10/2010

Pilhas de Protocolos
A pilha de protocolos faz uma poro de coisas e o papel do modelo OSI padronizar a ordem em que a pilha de protocolos faz essas coisas. Dois protocolos diferentes podem ser incompatveis, mas se eles seguirem o modelo OSI, ambos faro as coisas na mesma ordem, ajudando aos desenvolvedores de software a entender como eles funcionam.

Apenas Referncia !!!


O Protocolo TCP/IP (Internet) IPX/SPX (Novell Netware) NetBEUI (Microsoft) Todos estes protocolos no seguem o modelo fielmente. O estudo deste modelo extremamente didtico, pois atravs dele h como entender como deveria ser um protocolo ideal, bem como facilita enormemente a comparao do funcionamento de protocolos criados por diferentes empresas.

O Estudo em camadas
Facilita a compreenso; Divide em partes a comunicao; Segmenta em partes para que os desenvolvedores possam analisar apenas as partes que lhe competem.

29/10/2010

As 7 camadas
7 - Aplicao 6 - Apresentao 5 - Sesso 4 - Transporte 3 - Rede 2 - Enlace 1 - Fsica Rede Transporte Dados

PDU (Protocol Data Unit)


7 - Aplicao 6 - Apresentao 5 - Sesso 4 - Transporte 3 - Rede 2 - Enlace 1 - Fsica Segmento Pacote Quadro Bits Dados

Encapsulamento
Dados

7 - Aplicao 6 - Apresentao 5 - Sesso 4 - Transporte 3 - Rede 2 - Enlace 1 - Fsica


Q1
D1 D2 D3

P1

D1

P1

D1

1100101001010

29/10/2010

Comparao de Redes

Funes das Camadas


CAMADA
APLICAO APRESENTAO SESSO TRANSPORTE REDE ENLACE FSICA

FUNO
Funes especializadas (transferncia de arquivos, terminal virtual, e-mail) Formatao de dados e converso de caracteres e cdigos Negociao e estabelecimento de conexo com outro n Meios e mtodos para a entrega de dados ponta-a-ponta Roteamento de pacotes atravs de uma ou vrias redes Deteco e correo de erros introduzidos pelo meio de transmisso Transmisso dos bits atravs do meio de transmisso

Camada de aplicao
A camada de aplicao a camada OSI mais prxima do usurio; ela fornece servios de rede aos aplicativos do usurio. Ela se diferencia das outras por no fornecer servios a nenhuma outra camada OSI, mas apenas a aplicativos fora do modelo OSI. Os programas de planilhas, os programas de processamento de texto e os programas de terminal bancrio so exemplos desses processos de aplicativos. A camada de aplicao estabelece a disponibilidade dos parceiros de comunicao pretendidos, sincroniza e estabelece o acordo sobre os procedimentos para a recuperao de erros e o controle da integridade dos dados. Para definir em poucas palavras a camada 7, pense em navegadores.

29/10/2010

Camada de apresentao
A camada de apresentao assegura que a informao emitida pela camada de aplicao de um sistema seja legvel para a camada de aplicao de outro sistema. Se necessrio, a camada de apresentao faz a converso de vrios formatos de dados usando um formato comum. Se voc quiser pensar na camada 6 com o mnimo de palavras, pense em um formato de dados comum.

Camada de Sesso
A camada de sesso, como est implcito no nome, estabelece, gerencia e termina sesses entre dois hosts que se comunicam. A camada de sesso fornece seus servios para a camada de apresentao. Ela tambm sincroniza o dilogo entre as camadas de apresentao dos dois hosts e gerencia a troca de dados entre eles. Alm da regulamentao bsica das sesses, a camada de sesso oferece recursos para transferncia eficiente de dados, classe de servio e relatrios de exceo sobre a camada de sesso, a camada de apresentao e a camada de aplicao. Para definir em poucas palavras a camada 5, pense em dilogos e conversaes.

Camada de Transporte
A camada de transporte segmenta os dados do sistema host que est enviando e monta os dados novamente em uma seqncia de dados no sistema host que est recebendo. O limite entre a camada de sesso e a camada de transporte pode ser comparado ao limite entre os protocolos de camada de meios e os protocolos da camada de host. Enquanto as camadas de aplicao, de apresentao e de sesso esto relacionadas a problemas de aplicativos, as trs camadas inferiores esto relacionadas a problemas de transporte de dados.

29/10/2010

Camada de Transporte
A camada de transporte tenta fornecer um servio de transporte de dados que isola as camadas superiores de detalhes de implementao de transporte. Especificamente, questes como, por exemplo, como realizar transporte seguro entre dois hosts, dizem respeito camada de transporte. Fornecendo servios de comunicao, a camada de transporte estabelece, mantm e termina corretamente circuitos virtuais. Fornecendo servio confivel, so usados o controle do fluxo de informaes e a deteco e recuperao de erros de transporte. Para definir em poucas palavras a camada 4, pense em qualidade de servios e confiabilidade.

Camada de Rede
A camada de rede uma camada complexa que fornece conectividade e seleo de caminhos entre dois sistemas hosts que podem estar localizados em redes geograficamente separadas. Se voc desejar lembrar da camada 3 com o menor nmero de palavras possvel, pense em seleo de caminhos, roteamento e endereamento.

Camada de Enlace
A camada de enlace fornece trnsito seguro de dados atravs de um link fsico. Fazendo isso, a camada de enlace trata do endereamento fsico (em oposio ao endereamento lgico), da topologia de rede, do acesso rede, da notificao de erro, da entrega ordenada de quadros e do controle de fluxo. Se voc desejar se lembrar da camada 2 com o mnimo de palavras possvel, pense em quadros e controle de acesso ao meio.

29/10/2010

Camada Fsica
A camada fsica define as especificaes eltricas, mecnicas, funcionais e de procedimentos para ativar, manter e desativar o link fsico entre sistemas finais. Caractersticas como nveis de voltagem, temporizao de alteraes de voltagem, taxas de dados fsicos, distncias mximas de transmisso, conectores fsicos e outros atributos similares so definidas pelas especificaes da camada fsica. Para definir em poucas palavras a camada 1, pense em sinais e meios.

Camada 1 - Fsica

Dispositivos de camada 1
Componentes do sistema de cabeamento Adaptadores para conexes de interfaces fsicas Hub, Repetidores e Patch Panel;

29/10/2010

Camada 2 - Enlace

Funes e Dispositivos de camada 2


Permite que os dispositivos acessem a rede para enviar e receber dados; Oferece endereo fsico para que cada dispositivo possa ser identificado na rede; Permite ter um controle de deteco de erros; Dispositivos:
Placas de rede; Bridges e switchs

Padro Ethernet
A ethernet no uma tecnologia, mas sim uma famlia de tecnologias; As especificaes da Ethernet suportam diferentes meios fsicos, larguras de banda e outras variaes das camadas 1 e 2; O formato bsico dos quadros e o esquema de endereamento idntico para todas as variedades de Ethernet. Para que vrias estaes possam obter acesso aos meios fsicos e outros dispositivos das redes, tm sido elaboradas vrias estratgias de controle de acesso aos meios fsicos. essencial ter um entendimento de como os dispositivos de rede obtm acesso aos meios fsicos da rede para poder entender e resolver problemas na operao de toda a rede.

29/10/2010

Introduo a Ethernet
A maior parte do trfego na Internet originase e termina com conexes Ethernet ; Quando foram produzidos novos meios fsicos, como a fibra tica, a Ethernet adaptou-se para aproveitar a largura de banda superior e a baixa taxa de erros que as fibras oferecem. Atualmente, o mesmo protocolo que transportava dados a 3 Mbps em 1973 est transportando dados a 10 Gbps.

Fatores para o sucesso da Ethernet


Simplicidade e facilidade de manuteno Capacidade de introduo de novas tecnologias Confiabilidade Instalao e atualizao econmicas

Inicio da Ethernet
A idia original para Ethernet surgiu de problemas de permitir que dois ou mais hosts usem o mesmo meio fsico e de evitar que sinais interfiram um com o outro. Esse problema de acesso de vrios usurios a um meio fsico compartilhado foi estudado no incio dos anos 1970 na University of Hawaii. Foi desenvolvido um sistema denominado Alohanet para permitir o acesso estruturado de vrias estaes nas Ilhas do Hava banda compartilhada de radiofreqncia na atmosfera. Esse trabalho veio a formar a base para o mtodo de acesso Ethernet conhecido como CSMA/CD.

10

29/10/2010

Robert Metcalfe e seus colegas na Xerox fizeram o seu projeto h mais de trinta anos. O primeiro padro Ethernet foi publicado em 1980 por um consrcio entre a Digital Equipment Company, a Intel, e a Xerox (DIX). Metcalfe quis que a Ethernet fosse um padro compartilhado que beneficiasse a todos e foi ento lanada como padro aberto; Em 1985, o comit de padronizao de Redes Locais e Metropolitanas do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) publicou padres para redes locais. Esses padres comeam com o nmero 802. O padro para Ethernet 802.3. O IEEE procurou assegurar que os padres fossem compatveis com o modelo da International Standards Organization (ISO)/OSI.

Nomenclatura
As velocidades Ethernet podem ser 10, 100, 1000, ou 10.000 Mbps. O formato bsico dos quadros e as subcamadas IEEE das camadas 1 e 2 do modelo OSI permanecem consistentes atravs de todas as formas de Ethernet. Quando a Ethernet precisa ser expandida para acrescentar um novo meio fsico ou capacidade, o IEEE publica um novo suplemento para o padro 802.3. Os novos suplementos recebem uma ou duas letras de designao, como 802.3u. Uma descrio abreviada (denominada identificador) tambm designada para o suplemento.

A descrio abreviada consiste em:


Um nmero indicando o nmero de Mbps transmitido. A palavra base, indicando que foi usada a sinalizao banda base (baseband). Uma ou mais letras do alfabeto, indicando o tipo do meio fsico usado (F = cabo de fibra tica, T = par tranado de cobre no blindado).

11

29/10/2010

O Papel da IEEE
O IEEE no pode forar os fabricantes de equipamentos de redes a cumprirem completamente todas as particularidades de qualquer padro. O IEEE espera alcanar o seguinte:
Fornecer informaes de engenharia necessrias para a fabricao de dispositivos que cumpram os padres Ethernet. Promover inovaes feitas pelos fabricantes.

12

You might also like