You are on page 1of 16

CBMSC NSCI/94 CAPTULO VII Instalaes de Gs Combustvel Canalizado

CAPTULO VII Instalaes de gs combustvel canalizado (Gs Centralizado) Art. 84 - As instalaes de Gs devero ser apresentadas em projeto de segurana contra incndios, constando no mesmo: locao, planta baixa e cortes; detalhes construtivos da canalizao (gambiarra, rede de distribuio interna primria e secundria), Abrigo dos Medidores Central de Gs; Esquema isomtrico (em escala ou cotado); Planilha de clculo para o dimensionamento das canalizaes e da Central de Gs. Art. 85 O Gs utilizado em aparelhos tcnicos de queima, como combustvel para fins industriais ou domsticos (produo de energia, aquecimento, coco, secagem de roupas, iluminao e outros), obedecer ao que preceitua este captulo.

SEO I Tipo de Instalaes Art. 86 - As instalaes de Gs combustvel, para as edificaes referidas no captulo III, sero as do tipo apresentadas abaixo: I - Instalao Industrial: a que utiliza tanque de armazenamento com capacidade a um s consumidor e que se destina a atender o consumo mensal superior a 600 kg; II - Instalao Especial: aquela cujos recipientes tm a capacidade de carga individual no superior a 200 kg, podendo servir a um ou mais consumidores e que destinada a atender o consumo mensal at 600 kg; III - Instalao Coletiva: a que atender a vrios consumidores em conjunto, utilizando tanques fixos ou baterias de cilindros de 45 kg ou 90 kg; IV - Instalao Domstica: aquela cujos recipientes tm capacidade de carga individual no superior a 45 kg e que se destina a atender o consumo mensal at 200 kg. V - Instalao pblica: aquela cuja alimentao feita diretamente da rede de distribuio pblica. Pargrafo nico - As denominaes referidas nos itens anteriores, devem entender-se como instalao tipo, o que significa que uma indstria pode utilizar uma instalao domstica, do mesmo modo que um particular pode servi-se de uma instalao especial ou de quaisquer combinaes que satisfaam os demais requisitos.

SEO II Central de gs Art. 87 - Central de gs a denominao dada ao local em que as instalaes - tipos so montadas para consumo. Art. 88 - A Central de Gs poder utilizar gs armazenado em tanques estanques (de superfcie ou subterrneo) ou em baterias de cilindros. 1 - Os tanques ou cilindros sero ligados rede de distribuio primria por meio de gambiarra que dispor de vlvulas de paragem de fecho rpido para cada bateria. 2 As Centrais que usarem cilindros, tero estes ligados ao tredolet, atravs de pigtail de cobre ou borracha, com dimetro aproximado de 6,4 mm. 3 - Em cada tredolet haver uma vlvula de reteno. Art. 89 - A central dever apresentar conjunto para controle e manobra.
26

CBMSC NSCI/94 CAPTULO VII Instalaes de Gs Combustvel Canalizado

1 - O detalhe construtivo do conjunto deve atender s seguintes caractersticas: a) O abrigo com as dimenses mnimas de 0,30 x 0,60 x 0,20m, devendo ser instalado a uma altura mnima de 1,00m do piso externo e sobreposto na prpria parede da central de gs; b) Dispor de aberturas para ventilao na parte inferir do abrigo e/ou nas laterais; c) Tampa do abrigo em vidro temperado com espessura mxima de 2mm, com os seguintes dizeres: EM CASO DE INCENDIO, QUEBRE O VIDRO E FECHE O REGISTRO, em letras nas cores amarelas e nas dimenses: trao com 0,5 cm e moldura com 2 x 3 cm; d) A tampa poder ser estanque ou com sistema de fechamento atravs de chaves; e) Admite-se o emprego de vidro comum na tampa do abrigo, desde que atenda aos requisitos: 1) atender as caractersticas e especificaes anteriores; 2) no possuir massa de vedao; 3) ser fixado somente em quatro pontos; 4) acrescentar a seguinte inscrio: CUIDADO VIDRO ESTILHAANTE, em letras nas cores amarelas e nas dimenses: trao de 0,2 cm e moldura 1 x 2 cm, sendo que o espao vertical dever ser maior entre textos. 2 - Neste abrigo devero ser instalados, de acordo com o fluxo de gs, as seguintes peas: a) Vlvula de 1 Estgio; b) Manmetro para controle da presso na rede primria de gs. O mesmo dever possuir graduao que permita uma leitura com preciso; c) Registro de Paragem (fecho rpido); d) T plugado, com reduo para , para teste de estanqueidade da canalizao. 3 - Para conjunto de edificaes: a) Quando no dispuser de central de GLP individual para cada bloco, ser exigida a instalao de um registro de fecho rpido com o mesmo dimetro da canalizao na rede primria de gs, localizado no acesso principal (hall ou circulao) de cada edificao, com boa visibilidade e fcil acesso; b) O abrigo com as dimenses mnimas de 0,30 x0,60 x 0,20m, para proteo do registro, ser instalado a 1,00 m do piso acabado e embutido na parede; c) Tampa em vidro temperado ou comum, com as mesmas caractersticas e especificaes do conjunto para controle e manobras, porm, com todas as letras nas seguintes dimenses: trao de 0,2 cm e moldura 1 x 2 cm. Art. 90 - A Central deve obedecer a um afastamento mnimo da projeo vertical do corpo da edificao, levando-se em considerao a quantidade de gs, de acordo com a tabela abaixo. Quantidade de GLP de 091 kg a 179 kg de 180 kg a 359 kg de 360 kg a 539 kg de 540 kg a 719 kg de 720 kg a 899 kg Afastamento mnimo 0,50 m 1,00 m 1,50 m 2,00 m 2,50 m

Pargrafo nico - Acima de 899 kg de GLP, para cada 180 kg excedente, ser exigido mais meio metro de afastamento. Art. 91 - A central no poder ser instalada em: I - Fossos de iluminao e ventilao; II - Garagens e subsolos; III - Cota negativa levando em considerao o logradouro pblico; IV - Local de difcil acesso.
27

CBMSC NSCI/94 CAPTULO VII Instalaes de Gs Combustvel Canalizado

Art. 92 - No uso de caldeiras dever ser observado: I - Somente ser permitida a instalao de central de gs para caldeiras em edificaes residenciais transitrias e hospitalares. II - As caldeiras devem ser instaladas em edificaes prprias, apresentando as seguintes caractersticas: a) Distar no mnimo 1,00 da projeo vertical do corpo da edificao; b) Ter abrigo construdo em alvenaria; c) Apresentar espao interno que permita a circulao em torno do equipamento, de pelo menos 0,80 m; d) Possuir porta metlica com venezianas, devendo ter eixo vertical com sentido de abertura, obrigatoriamente, de dentro para fora; e) Apresentar sinalizao afixada porta em letras amarelas, nas dimenses: trao 2 cm e moldura de 10 por 14 cm, indicando: caldeira. III - Poder utilizar o gs acondicionado na central quando esta tiver sido dimensionada para esse fim; caso contrrio o gs a ser empregado na caldeira fica sujeito s presentes normas, quanto ao abastecimento. Art. 93 - A edificao que utilizar GLP com capacidade total inferior ou igual a 90 kg, no necessitar da respectiva central de gs, devendo ser observado: I - Cabine de proteo construda em alvenaria ou concreto; II - O local deve ser ventilado; III - Deve estar situado em cota igual ou superior ao nvel do piso onde o mesmo estiver situado; IV - Na porta deve possuir rea para ventilao; V - Recipiente deve ser instalado no lado externo da edificao; VI - Local de fcil acesso. Art. 94 - A central de gs no poder ser construda com um afastamento menor de que, 1,50 m de fossos ou ralos de escoamento de gua ou esgoto, de caixas de rede de luz e telefone, caixa ou ralo de gordura ou ventilao, da fossa, do sumidouro. Art. 95 - A Central que empregar tanques estanques, dever dispor de cerca protetora de tela galvanizada com 2,50 m de altura e com afastamento mnimo dos tanques, da ordem de 3 m para cada 600 kg de gs. Art. 96 - As centrais devero ser constitudas de 2 baterias, sendo uma ativa e outra reserva. Art. 97 - O dimensionamento de cada bateria dever ser feito em funo: I - Do somatrio das potncias nominais dos aparelhos tcnicos de queima; II - Do grau de simultaneidade; III - Nmeros de horas dirias de queima; IV - Dos nmeros de dias de uso; V - De acordo com a tabela de consumo (anexo B). Pargrafo nico - Permite-se a instalao independente de Central de Gs em unidade residencial e/ou comercial, quando a edificao possuir um pavimento ou for duplex. Art. 98 - A edificao que empregar GLP com capacidade total superior a 90 kg, dever dispor de abrigo para Central de Gs, seguindo as especificaes:
28

CBMSC NSCI/94 CAPTULO VII Instalaes de Gs Combustvel Canalizado

I - Teto de concreto com 10 cm de espessura, com declividade mnima para escoamento de gua; II - As paredes devero ser do tipo corta-fogo, com tempo de resistncia igual a 4 horas, no podendo ser construda com tijolos vazados; III - As portas devero dispor, na parte inferior, de venezianas, com a distncia de 8 mm entre as placas, devendo ser de eixo vertical pivotante, abrindo no sentido do fluxo de sada com as dimenses de 0,90 x 1,70 m, com encaixe em quadro incombustvel; IV - As portas da central, quando de madeira, devero ter espessura mnima de 4,5 cm, com revestimento metlico de 1,0 cm, nas duas faces; V - Nas paredes laterais e frontais do abrigo, a cada metro linear devem haver aberturas para ventilao, preferencialmente cruzadas, ao nvel do piso e do teto, nas dimenses de 15 x 10 cm, devidamente protegidas por telas quebra-chamas, com malhas mnimas de 2,0 mm e mximas de 5,0 mm; VI - O piso do abrigo ter no mnimo 5,0 cm de espessura e ser em concreto; VII Os recipientes sero dispostos sobre estrado de madeira tipo grade; VIII Os abrigos tero altura mnima de 1,80 m, medida na parte mais baixa do teto, e largura com espao livre mnimo de 0,90 m; IX - Quando houver edificaes frontais, vizinhas Central, numa distncia inferior a 10 m, dever existir um muro com altura mnima de 2 m, na extrema entre a edificao e a Central; X - A Central no poder ser edificada em locais onde o piso fique em desnvel, e os cilindros fiquem instalados em rebaixos, nichos ou recessos abaixo do nvel externo. Art. 99 - Dever ser afixada no abrigo da Central a inscrio CUIDADO CENTRAL DE GS, de forma legvel (letras na cor preta sobre fundo amarelo). Pargrafo nico - Nas centrais, com tanques estanques, devero existir, presos tela, cartazes com a inscrio CUIDADO CENTRAL DE GS, observadas as mesmas caractersticas previstas para o abrigo dos transportveis. Art. 100 - A proteo por extintores no abrigo da Central, dever ser feita conforme quadro abaixo, de acordo com a capacidade extintora (CE):

Quantidade de GLP - At 360 Kg - De 361 kg at 720 kg - De 721 kg at 1080 kg

Total de CE 01 02 03

1 - A partir da 1.081 kg de gs, para cada 360 kg excedente, ser exigido mais 01 CE. 2 - As CE que protegem a Central de GLP no podem ficar a descoberto. Art. 101 - A cada 5 metros de comprimento do abrigo da Central, sero exigidas, no mnimo, duas portas, com as dimenses e caractersticas j especificadas, instaladas preferencialmente em pontos diferentes. Art. 102 - O abrigo da Central no poder ter sua(s) porta(s) voltada(s) para a projeo vertical da edificao, quando a menos de 10 m de distncia. Pargrafo nico - No poder, tambm, ser construda de modo a oferecer riscos edificao de terrenos vizinhos ou vias pblicas.

29

CBMSC NSCI/94 CAPTULO VII Instalaes de Gs Combustvel Canalizado

Art. 103 - No podem ser colocadas as aberturas de ventilao que, em relao ao piso externo e outros ambientes, comprometerem a segurana da edificao, quer por acmulo de gs ou por pontos de ignio. Art. 104 - A Central que dispuser de iluminao artificial dever atender aos requisitos: I - Ter a instalao prova de exploso; II - Ter os interruptores instalados em local externo edificao. Art. 105 - Quando houver compartimentao na Central de GLP em mais de uma clula, somente sero consideradas como independentes se: I - As clulas forem separadas por parede corta-fogo, cega, com resistncia mnima ao fogo de 4 horas; II - No possurem capacidade total inferior a 360 kg; III - Cada clula possuir porta independente e de fcil acesso; IV - As portas no podero ficar no mesmo alinhamento. V - O nmero de capacidades extintoras, quando tratar-se de centrais compartimentadas, feito para a soma total da quantidade de GLP.

SEO III Da canalizao de gs Art. 106 - Para a execuo das redes de instalao de gs, so admitidos os seguintes tipos de materiais: I - Tubos de conduo de ao, com ou sem costura, preto ou galvanizado; II - Tubos de conduo, com ou sem costura, preto ou galvanizado, classe mdia; III - Tubos de conduo de cobre, com ou sem costura; IV - Tubos de conduo de lato, sem costura; V - Conexes de ferro malevel, preto ou galvanizado; VI - Conexes de ao forjado; VII - Conexes de cobre; VIII - Mangueiras flexveis de PVC, desde que se destinem ligao de fogo, forno, aquecedores e secadoras. Pargrafo nico - Os mesmos devero atender s especificaes das respectivas Normas. Art. 107 - Os dimetros nominais admitidos, referidos dimenso interna para tubo rgido e a externa para o tubo semi-rgido sero: I - Tubulao exposta: aproximadamente 9,5 mm; II - Tubulao embutida: aproximadamente 12,7 mm. Art. 108 - As ligaes da prumada e demais ligaes, sero feitas com o emprego de roscas, flanges, soldas de fuso ou brasagem, com material de fuso acima de 540 C. Art. 109 - Nos tubos semi-rgidos, as ligaes devem ser feitas com emprego de conexes soldadas ou sobrepostas. Pargrafo nico - Para canalizao com dimetro menor ou igual a 1, quando as ligaes forem feitas atravs de soldas, dever ser acrescido em o dimetro da mesma. Art. 110 - Tubos semi-rgidos embutidos sero revestidos com tubos rgidos de ao, com a proteo contra danos por agentes fsicos.

30

CBMSC NSCI/94 CAPTULO VII Instalaes de Gs Combustvel Canalizado

Pargrafo nico - Nos pontos terminais dos tubos de revestimento que se situam no interior das edificaes, sero obliterados os espaos compreendidos entre eles e os tubos condutores de gs, a fim de impedir, efetivamente a conduo para o interior das edificaes. Art. 111 - Somente devem ser empregados tubos sem rebarbas externas e sem defeitos de estruturas e de roscas. Art. 112 - As roscas devem ser cnicas ou macho-cnica e fmea paralela e a elas aplicado um vedante, tal como fita pentatetrafluor etileno, ou ainda vedantes compatveis com o gs combustvel, no sendo permitido o uso de fios de cnhamo. Art. 113 - As canalizaes no podem passar em: I - Dutos de lixo, de ar condicionado, da guas pluviais; II - Reservatrios de gua; III - Incineradores de lixo; IV - Poos de elevadores; V - Compartimentos de equipamentos eltricos VI - Subsolos ou pores com p direito inferior 1,20 m, entre-pisos, tetos rebaixados ou qualquer compartimento de dimenses exguas; VII - Compartimentos no ventilados; VIII - Compartimentos destinados a dormitrios; IX - Poos de ventilao capazes de confinar o gs proveniente de eventual vazamento; X - Qualquer vazio ou parede contgua a qualquer vo formado pela estrutura ou alvenaria, mesmo que ventilado; XI - Ao longo de qualquer tipo de forro falso, salvo se for ventilado por encamisamento, cuja dimenso seja igual ou superior a 50 mm do dimetro da rede de gs; XII - Pontos de captao de ar para sistemas de ventilao; XIII - Dutos de ventilao. Art. 114 -A rede de distribuio no deve ser embutida em tijolos vazados ou outros materiais que permitam a formao de vazios no interior da parede. Art. 115 - A ligao dos aparelhos de utilizao deve ser feita por meio de conexes rgidas, interpondo-se um registro do tipo fecho rpido a cada aparelho, em local de fcil acesso; e a rede de modo a permitir isolar-se ou retirar-se o aparelho sem a interrupo do abastecimento de gs aos demais aparelhos da instalao predial. Quando o aparelho de utilizao for deslocvel, ou a ligao for submetida a vibraes, permitido, o uso de mangueiras flexveis, para a ligao, desde que: I - A mangueira permanea com as suas extremidades rigidamente fixadas por braadeiras metlicas; II - Tenha no mximo os seguintes comprimentos: 0,8 m, quando para uso de residncia; III - Ter dimetro de 9,3 mm aproximadamente e suportar a presso entre 0,02 a 0,03 2 Kg/cm ; IV - Haja um registro de fcil acesso na parte terminal da tubulao rgida; V - O material da mangueira atenda s especificaes desta Norma; VI - A mangueira no atravesse paredes, pisos ou outras divises do compartimento, permanecendo suas extremidades no mesmo local ou compartimento em que for empregada. Art. 116 - Os terminais de canalizao, destinados ligao dos aparelhos tcnicos de queima, sero afastados da parede, pisos ou forros da edificao.

31

CBMSC NSCI/94 CAPTULO VII Instalaes de Gs Combustvel Canalizado

Art. 117 - Os terminais devem projetar-se no mnimo 5,0 cm acima dos pisos terminados, no sendo ocupados, nessas medidas, as roscas ou flanges de ligao; e, no mnimo 3,0 cm fora das paredes ou forros terminados, de modo a permitir uma operao desembaraada de ferramentas adequadas para a ligao dos aparelhos. Art. 118 - Toda a canalizao dever ser suportada adequadamente, de modo a no ser movida acidentalmente da posio em que for instalada. Pargrafo nico - A canalizao no deve passar por pontos que as sujeitem a tenses inerentes estrutura da edificao. Art. 119 - As canalizaes no podem servir de apoio e devem ser dispostas de forma tal que as gotas de gua de condensao de outras redes no possam afet-las. Art. 120 - As bifurcaes de redes distribuidoras devem ser dispostas de modo a ser interceptadas isoladamente. Art. 121 - As canalizaes s podero ser cobertas pela alvenaria depois de convenientemente testadas. Art. 122 - Redes internas acabadas, mas ainda no ligadas, ou postas fora de funcionamento, devem ser vedadas em todas as extremidades de entrada e sada de gs, por intermdio de Caps ou Plugs. Art. 123 - As canalizaes devem: I - Ser perfeitamente estanques; II - Ter um caimento de 0,1% no sentido do ramal geral de alimentao; III - Ter um afastamento mnimo de 0,30 m das tubulaes de outra natureza e dutos de cabo de eletricidade; IV - Ter um afastamento das demais tubulaes de gs igual a, no mnimo, um dimetro da maior das tubulaes contguas; V - Ter um afastamento, no mnimo, de 2,0 m de pra-raios e seus respectivos terras. Art. 124 - As canalizaes podero circundar externamente os poos de elevadores e/ou pontos semelhantes. Art. 125 - As canalizaes no podero ser embutidas em paredes ou lajes de caixas dgua; no podero ficar em contato com dutos de ar condicionado ou ventilao. Art. 126 - As canalizaes, quando se apresentarem expostas, devero ser pintadas em cor de alumnio. Art. 127 - As canalizaes instaladas em locais com possvel probabilidade de ataque s mesmas (piso, solos), devero sofrer um tratamento especial, de acordo com as caractersticas do local onde forem instaladas.

SEO IV Do dimensionamento das canalizaes Art. 128 - A potncia nominal de cada aparelho de utilizao a ser empregada nos clculos deve ser fornecida pelo fabricante do aparelho e registrado em projeto.
32

CBMSC NSCI/94 CAPTULO VII Instalaes de Gs Combustvel Canalizado

Pargrafo nico - Na falta de registro de potncia nominal, sero adotados os valores da tabela, abaixo relacionados: Tabela 1 - Potncias Nominais dos aparelhos de utilizao. Aparelho de Utilizao Aquecedor de gua Fogo Forno de fogo Forno de parede Banho-maria Chapa Secadora Modelos Residenciais (Kcal/min) 380 35 cada queimador 45 80 100 Modelos Comerciais (Kcal/min) 120 cada queimador 120 120 120 -

Art. 129 - O dimensionamento da rede de distribuio interna feito em funo da potncia nominal dos aparelhos de utilizao ligados rede. Art. 130 - Cada trecho da canalizao ser dimensionado computando-se a soma das potncias nominais dos aparelhos por ele servido, obtendo-se na tabela do anexo C a potncia a ser adotada para determinao do dimetro. Pargrafo nico - As instalaes de consumidores industriais, comerciais e institucionais exigem estudo especfico que pode levar ao uso de potncias adotadas superiores s apresentadas na tabela 1; estas sero analisadas segundo as prprias caractersticas. Art. 131 - O dimensionamento da rede secundria feito em funo do valor da potncia computada e do comprimento da tubulao em que se est considerando. Com estes valores entramos na tabela do anexo D. Art. 132 - Os trechos de tubulaes que alimentam todos os aparelhos de utilizao de uma mesma economia, no podem ser dimensionados para uma potncia inferior a 500 Kcal/min (potncia computada). Art. 133 - O comprimento considerado em cada trecho que se est calculando expresso em nmeros inteiros de metros, sendo a aproximao feita para mais. Art. 134 - Nos dimensionamentos se poder usar interpolaes lineares, com o fim de reduzir determinados dimetros. Art. 135 - A perda de carga mxima admitida para toda a rede interna igual a 15 mm H2O. Art. 136 - O dimensionamento da rede primria feito em funo da frmula:

D5
C = 0,018 . W .

1+

9,15 + 0,0118 xD D

H L

33

CBMSC NSCI/94 CAPTULO VII Instalaes de Gs Combustvel Canalizado

Sendo que foi considerado: I - O valor do poder calorfico do gs de referncia de 9000 Kcal/m3. II - Densidade do gs de referncia - 0,6 III - C = consumo ou soma das potncias nominais dos aparelhos de utilizao abastecidos pelo trecho da rede. IV - D = dimetro em cm. V - H = perda de carga mxima admitida em mm H2O. VI - L = comprimento do trecho da tubulao em m. 9000 VII - W = ndice de woobe. W = 0,6 VIII - Arbitra-se um valor para o dimetro da canalizao e calcula-se o consumo (C). Com o resultado do consumo, faz-se uma comparao com o valor de consumo obtido na tabela do anexo C. Se o valor calculado for menor do que o obtido, refaz-se os clculos at quando o valor calculado for igual ou maior do que o encontrado.

SEO V Dos Abrigos de Medidores Art. 137 - As instalaes prediais devem dispor de abrigos de medidores. Art. 138 - A localizao dos abrigos de medidores dever obedecer s seguintes condies: I - Estar situado em rea comum; II - Possuir fcil acesso; III - No podem ser instalados em compartimentos que tenham outras destinaes; IV - No poder ser instalado em escada, nem em seus patamares, podendo, no entanto, ser instalado em compartimento a nvel dos patamares, respeitando a letra anterior; V - No podero ser instalados na antecmara e/ou nas sadas de emergncias. Art. 139 - no interior dos abrigos s podem ser instalados os registros de corte do tipo fecho rpido, os reguladores e os medidores. Pargrafo nico - Quando houver iluminao artificial, esta dever ser prova de exploso. Art. 140 - Os medidores de um pavimento devem estar racionalmente agrupados e no menor nmero de locais possveis. Pargrafo nico - A locao de um grupo de medidores deve ser semelhante para todos os pavimentos, devendo os grupos homlogos ser alimentados por uma nica prumada. Art. 141 - As portas dos abrigos dos medidores no podero dispor de sistema de fechamento que impea, dificulte ou retarde qualquer acesso aos registros de corte de fornecimento. Art. 142 - Os abrigos dos medidores devero possuir sinalizao na porta; e, nos medidores, a identificao da unidade a que esto servindo. Art. 143 - Os abrigos devero apresentar as dimenses mnimas para um medidor de 0,60 x 0,60 x 0,20 m. 1 - Para cada medidor a mais instalado na posio horizontal ser acrescido 0,30 m. 2 - Para cada medidor a mais instalado na posio vertical ser acrescido 0,40 m. 3 - Os abrigos devero estar instalados entre cotas de 0,20 a 1,60 m, tendo como referencial o piso acabado.
34

CBMSC NSCI/94 CAPTULO VII Instalaes de Gs Combustvel Canalizado

4 - Quando a edificao no possuir medidor, as dimenses mnimas do abrigo para a instalao de um regulador de 2 estgio sero: 0,20 X 0,40 X 0,20 m. Art. 144 Os abrigos devem apresentar as tampas das caixas devidamente ventiladas, observando-se uma rea equivalente a um dcimo de sua rea. A rea ventilada deve ser apresentada em forma de venezianas, na parte inferior. Art. 145 - A entrada da canalizao de gs nos abrigos de medidores dever ser feita pela parte superior. Art. 146 - A alimentao para as economias dever ser feita pela parte inferior dos abrigos de medidores.

SEO VI Das vlvulas reguladoras Art. 147 - Na rede de distribuio externa, prximo gambiarra, na rea de armazenamento, deve haver uma vlvula de 1 estgio (de alta presso), dotada de manmetro e que dever ser regulada entre 0,35 a 1 Kg/cm2. Art. 148 - No abrigo do(s) medidor(es) ser instalado, entre o registro de corte do tipo fecho rpido e o medidor, outra vlvula reguladora, a de 2 estgio que regular a presso do gs para os limites 0,02 a 0,03 Kg/cm2. Art. 149 - No se permite a utilizao de presso superior a 1,3 Kg/cm2 no interior das instalaes. Art. 150 - quando a presso de sada do recipiente de gs for igual a do aparelho tcnico de queima, poder ser usada a vlvula de estgio nico. Pargrafo nico - Quando o aparelho de utilizao tiver um consumo at 240,8 kcal/mim de gs, pode-se utilizar a vlvula de estgio nico devendo obedecer a tabela abaixo, onde os comprimentos mximos da tubulao do regulador at o aparelho, sero: I - Tubo de cobre 3/8 - no mximo at 03 m II - Tubo de ao - no mximo at 15 m III - Tubo de ao - no mximo at 30 m

SEO VII Adequao de ambientes Art. 151 - As dependncias que contiverem somente fogo e forno, devem possuir uma rea total til de ventilao permanente de, no mnimo, 200 cm2, observando o seguinte: I - Uma superior, comunicando-se diretamente para o exterior da edificao ou para o poo de ventilao, situada a altura mnima de 1,50 m em relao ao piso acabado; II - Outra inferior, situada at o mximo de 0,80 m de altura em relao ao piso do compartimento. A abertura inferior deve possuir uma rea de 25% e 50% da rea total das aberturas; III - As aberturas de ventilao, quando providas de grades venezianas ou equivalentes, devem oferecer uma rea til de ventilao especificada anteriormente; IV - As venezianas devem ter uma distncia mnima de 8 mm entre as placas.
35

CBMSC NSCI/94 CAPTULO VII Instalaes de Gs Combustvel Canalizado

Art. 152 - Banheiros, salas e dormitrios no podem receber aparelhos de aquecimento a gs em seu interior. Art. 153 - As cozinhas podem receber aquecedores da gua a gs, desde que atendam as seguintes condies: I - A somatria das capacidades dos equipamentos no exceda a 320 Kcal/min; II - O volume no seja inferior a 10 m3; III - O aquecedor no pode ser instalado acima de fogo; IV - A rea de ventilao total da cozinha seja no mnimo de 600cm2 obedecendo s condies para a ventilao anterior. V - No estejam conjugados com sala/dormitrio. Art. 154 - Nas reas de servio podem ser instalados aquecedores de gua desde que atendam s seguintes condies de volume de ar: Volume (m3) Menor que 3,5 3,5 a 6 6a8 8 a 12 12 a 16 Mais de 16 Capacidade mxima (Kcal/min) Proibido a instalao 75 150 200 300 400

1 - O volume da cozinha pode ser somado ao da rea de servio, para efeito de clculo de volume, somente se existir ventilao permanente mnima de 200 cm2, atendendo ao item II do Art. 151, em sua divisria. 2 - A rea de ventilao total da rea de servio seja, no mnimo, 600 cm2 e obedea s condies citadas no item I do Art. 151. Art. 155 - Os aquecedores de gua no podem ser instalados no interior de boxes, nem to pouco acima de banheiras com chuveiros. Pargrafo nico - Excetuam-se os chuveiros com aquecimento a gs com potncia nominal inferior a 75 Kcal/min, quando os queimadores destes estiverem a uma altura superior a 10 cm em relao altura mxima da divisria ou cortinas do box ou da banheira e que tenham certificado de qualidade ou marca de conformidade. Art. 156 - Quando os queimadores dos aparelhos forem hermeticamente isolados do ambiente onde esto instalados, recebendo do exterior o comburente necessrio combusto e expelindo os produtos de combusto para o exterior, no so aplicadas as exigncias dos artigos anteriores. Pargrafo nico - Os aparelhos isolados do ambiente devem ficar fora da projeo que passa por basculantes e janelas. Art. 157 - Todo aquecedor deve possuir chamin individual com tiragem natural. Art. 158 - Aos aparelhos que j possuam incorporados dispositivos para o estabelecimento do equilbrio aerodinmico entre a corrente de menor densidade e o ar exterior, dispensa-se a construo de defletor.

36

CBMSC NSCI/94 CAPTULO VII Instalaes de Gs Combustvel Canalizado

Art. 159 - A exausto de todo aquecedor deve possuir um defletor, ligando a chamin primria secundria; o defletor deve possuir as dimenses conforme grfico, constante no anexo H. (em mm). A B C D E F G H I J K L M 75 57 137.5 175 95 17.5 110 75 37.5 62.5 17.5 37.5 57.5 100 100 180 237.5 125 251 50 100 50 67.5 25 50 75 125 125 235 270 132.5 57.5 200 125 57 100 22.5 60 57.5 150 150 292 300 140 47.5 255 150 62.5 112.5 67.5 100 100 200 200 394 395 177.5 67.5 330 200 80 150 25 57.5 132.5 250 250 500 470 197.5 90 430 250 95 192 25 107.5 156 FIGURA 1 - Formato e dimenses de chamins defletor - (anexo H) Art. 160 O defletor e a chamin secundria devem ser construdos com materiais incombustveis, resistentes a altas temperaturas e perfeitamente lisos, tais como: cimento amianto, chapas de alumnio, cobre, ao inoxidvel, chapas galvanizadas, materiais cermicos ou similares. Art. 161 - A chamin secundria, quando executada em cimento amianto, deve ter uma parede com espessura mnima de 6 mm. Art. 162 - A chamin secundria deve ser fabricada de modo a impedir o escapamento de gases da combusto para o ambiente. Art. 163 - A chamin secundria deve ter o menor percurso possvel evitando extenses horizontais e no possuindo curvas de 90. Pargrafo nico - Tanto quando possvel, o percurso da chamin deve ser interno edificao. Art. 164 - O trecho vertical da chamin secundria deve ter uma altura mnima de 0,6 m a partir da sada do defletor do aquecedor. Art. 165 - Deve existir um espao mnimo de 0,015 m, quando a passagem da chamin secundria for atravs de paredes, forros ou telhados construdos de material combustvel. Pargrafo nico - Quando esse espao no puder ser estabelecido, deve a chamin ser revestida com material isolante, com a espessura mnima de 0,010 m. Art. 166 - O dimetro da chamin secundria no pode ser menor do que o dimetro da sada dos gases da combusto do equipamento. Art. 167 - O dimetro mnimo da chamin deve atender aos dados:

Potncias 100 Kcal/min 200 Kcal/min 300-400 Kcal/min 500-800 Kcal/min

Alturas 1a8m 1a8m 1a8m 1a8m

Dimetros 75 mm 100 mm 125 mm 150 mm

37

CBMSC NSCI/94 CAPTULO VII Instalaes de Gs Combustvel Canalizado

Art. 168 - Toda chamin secundria deve ter uma altura equivalente igual ou maior do que 0,60 m. Altura equivalente a altura da chamin deduzidas todas as resistncias dos seus componentes, e pode ser obtida da seguinte forma: Altura equivalente = H
2 2 + K + K 2 + ....... + Kn

Onde: H = altura total da chamin K, Ku = fatores de resistncia dos componentes dados a seguir: Componentes Curva 90 Curva 135 Chamin vertical Chamin horizontal Chamin inclinada Terminais Fator de resistncia (K) 0.50 0.25 0.00 0.30 0.13 0.25

Art. 169 - Os terminais das chamins devem ser construdos de material resistente ao calor e corroso. Art. 170 - O terminal deve ficar localizado em posio tal que o vento possa soprar livremente em qualquer direo. Art. 171 - Os terminais devem ser posicionados: I - Ao nvel ou acima das cumieiras de telhados inclinados; II - Se a edificao possuir telhado plano e no havendo obstruo no curso do vento, a base do terminal deve ficar no mnimo a 0,25 m acima do telhado; III - Havendo obstruo em telhados, tais como parapeitos, caixa dgua, etc, a base do terminal deve ficar no mnimo a 0,25 m acima de uma linha ligando os pontos mais altos dos obstculos; IV - Se a parte superior da chamin subir pelo lado externo da edificao, a posio do terminal deve estar no mnimo a 0,25 m acima da borda do telhado ou parapeito adjacente. Art. 172 - permitida a colocao do terminal nas faces laterais das edificaes quando: I - O aquecedor possua uma capacidade mxima de 167 Kcal/min; II - Esteja afastado pelo menos um metro das janelas ou aberturas de ventilao; III - Exista uma altura mnima de 0,80 m entre a sada do aparelho e a base do terminal. Art. 173 - Os terminais no podero ser instalados nas laterais das edificaes quando: I - A menos de 1,00 m abaixo da borda de telhados e 3,00 m abaixo de balces ou sacadas; II Junto a qualquer tubulao, outras paredes do prdio, reentrncias ou obstculos que dificultem a circulao do ar. Art. 174 - O terminal deve garantir proteo eficaz contra a entrada de qualquer elemento ou sujeira que possa obstruir sua seo transversal. Art. 175 - O terminal da chamin deve ter rea livre igual a, pelo menos, duas vezes a rea da seo da chamin.
38

CBMSC NSCI/94 CAPTULO VII Instalaes de Gs Combustvel Canalizado

Art. 176 - Deve ser utilizada exausto forada nas chamins secundrias quando: I - Houver necessidade de reduo na seo transversal da chamin; II - A altura da chamin que venha ser instalada for insuficiente para o funcionamento com tiragem natural; III - Houver necessidade de diluio dos produtos da combusto para evitar condensao em chamins compridas ou permitir descargas em locais baixos. Art. 177 - O exaustor instalado na chamin deve ser de modelo prova de calor e corroso. Art. 178 - O exaustor deve ter uma capacidade de exausto mnima de 3 m3/h, para cada 167 Kcal/min de potncia do aparelho, com presso esttica acima de 0,012 m.c.a.. Art. 179 - No caso de exausto forada, necessria a instalao de dispositivo que permita cortar o abastecimento de gs durante os perodos em que estiver interrompido o suprimento de energia eltrica. Art. 180 - Os aquecedores de um edifcio podero ter suas tomadas de exausto reunidas numa chamin coletiva, com tiragem natural. Art. 181 A chamin coletiva deve ser executada com material incombustvel resistente corroso e altas temperaturas, tais como: ao inoxidvel (espessura mnima de 0,5 mm), cimento amianto, blocos de concreto, pr-moldados, tubos de metal com isolamento trmico, etc. Art. 182 - A chamin coletiva deve ser construda com juntas estanques e montadas uniformemente. Art. 183 - A chamin coletiva deve ser instalada a partir do pavimento onde est instalado o aquecedor mais baixo. Art. 184 - A chamin secundria a ser conectada na chamin coletiva deve ter uma altura mnima de 2,00 m, podendo haver no mximo duas chamins secundrias por pavimento. Art. 185 - Cada chamin coletiva deve servir no mximo a nove pavimentos, sendo que a distncia do defletor do ltimo aparelho ligado na chamin ate o terminal da chamin coletiva deve ser, no mnimo, 5,00 m. Art. 186 - A ligao da chamin secundria na chamin coletiva deve ter um ngulo maior ou igual a 145. Art. 187 - O trecho horizontal entre o aparelho e a chamin coletiva quando existente, deve ter uma inclinao de 90. Art. 188 - Na parte inferior da chamin coletiva deve existir uma abertura de no mnimo 100 cm .
2

Art. 189 - A parte inferior da chamin coletiva deve ser provida de uma abertura para limpeza e uma ligao para sada da gua de condensao para o esgoto secundrio, atravs de tubos resistentes corroso. Art. 190 - A chamin coletiva deve estar embutida e revestida de maneira que a espessura total da parede seja de 0,10 m, no mnimo.
39

CBMSC NSCI/94 CAPTULO VII Instalaes de Gs Combustvel Canalizado

Art. 191 - O nmero mximo de aparelhos ligados em uma chamin coletiva deve atender seguinte tabela: Altura mdia efetiva (m) At 10 De 10 ate 15 Acima de 15 Potncia (Kcal/min) 2083 2600 2860 N aparelhos Mximo 10 Mximo 11 Mximo 12

Art. 192 - No dimensionamento da chamin coletiva a altura deve ser tomada desde a entrada do aquecedor mais baixo, at o topo do terminal da chamin. Pargrafo nico - O dimensionamento deve atender aos dados da seguinte tabela em anexo: Pot. Max. Kcal/min h < 10m h 10-20m H > 20m At 250 At 416 At 500 At 666 At 833 At 1000 At 1166 At 1333 At 1666 At 2000 At 2333 At 2716 At 250 At 416 At 500 At 666 At1000 At1333 At 1750 At 2083 At 2583 At 3000 At 3483 At 4016 At 250 At 416 At 666 At1000 At 1333 At 1750 At 2083 At2583 At 3000 At 3550 At 4316 At 5000 Seo Circular DI rea (cm) (cm2) 8,5 57 10 79 11 95 12,5 123 14 154 15,5 189 17 226 18 255 20 314 22 380 24 452 26 531 Seo Retangular rea (cm2) 63 87 105 135 169 208 249 380 345 418 497 584 Obs: DI - (Dimetro interno).

Art. 193 - Para potncias maiores que as indicadas na tabela anterior, deve-se aumentar a seo da chamin, de acordo com a seguinte relao: h < 10 m ............................... 3,5 cm2 por 16,667 Kcal/min 10 < h < 20 m .................. .... 2,5 cm2 por 16,667 Kcal/min h > 20 m ............................... 2,0 cm2 por 16,667 Kcal/min Para sees retangulares, a relao entre o lado maior e o menor deve ser de 1,5 m. Casos especiais para instalao de aquecedores instantneos de gua: Quando no for possvel atender o estabelecido anteriormente, podem ser instalados aquecedores instantneos de gua desde que satisfaam a todas as condies, a seguir: I - dependncias com volume mnimo de 8 m3; II - potncia nominal do aquecedor inferior a 130 Kcal/min; III - desnvel mnimo, entre a sada do aquecedor e o eixo da chamin no seu ponto mais alto, 0,30 m; IV - dimetro mnimo da chamin de 75 mm; V - comprimento da projeo horizontal da chamin de no mximo 2,00 m, admitindo-se apenas uma curva; VI - a dependncia deve possuir uma rea total til de ventilao permanente de, no mnimo, 600 cm2, que obedece s condies indicadas no Art. 151.
40

CBMSC NSCI/94 CAPTULO VII Instalaes de Gs Combustvel Canalizado

SEO VIII Do teste de estanqueidade


Art. 194 - O teste da rede interna deve ser feito com ar comprimido ou gs inerte, presso de 2,5 vezes a presso de trabalho mxima. Art. 195 - A elevao da presso deve ser feita gradativamente. Art. 196 - As redes devem ficar submetidas presso de teste por tempo no inferior a 60 minutos, sem apresentar vazamentos. Deve ser usado manmetro com fundo de escala at 2 vezes a presso do teste. Art. 197 - Para redes embutidas, os testes devem ser feitos antes do revestimento das mesmas. Art. 198 - Iniciada a admisso do gs na tubulao, deve-se deixar escapar todo o ar contido na mesma, abrindo-se os registros dos aparelhos de utilizao. Durante essa operao, os ambientes devem ser mantidos amplamente arejados, no se permitindo nos mesmos qualquer fonte de ignio. Art. 199 - Deve ser verificada a inexistncia de vazamento de gs, sendo proibido o emprego de chamas para essa finalidade.

SEO IX Simbologia
Art. 200 - Nos projetos de instalaes de gs deve ser utilizada simbologia que se encontra no anexo E.

41

You might also like