You are on page 1of 4

10º Ano

Biologia e Geologia
N.º: Turma:

Nome:

Movimentos transmembranares: osmose e difusão simples
As membranas biológicas constituem uma barreira dotada de permeabilidade selectiva . Considere os dados: a- A difusão é um fenómeno físico em que ocorre a passagem de um soluto de um meio onde se encontra mais concentrado (meio hipertónico) para um meio de menor concentração (meiohipotónico). b- A osmose é um fenómeno físico em que ocorre a passagem de água de um meio hi potónico para um meio hipertónico, através de uma membrana semipermeável. c- Duas soluções de igual concentração designam soluções isotónicas. -se 1. Com o objectivo de estudar o comportamento das membranas celulares procedeu-se à experiência esquematizada na figura 1. O balão utilizado possui uma membrana com características semelhantes à das células e, no seu interior, encontra-se uma solução contendo proteínas, sal e glicose e no exterior água destilada. Analise atentamente a figura e, com base nela, responda às seguintes questões.

BALÃO DE MEMBRANA

ÁGUA DESTILADA

Fig. 1

1.1 Classifique, quanto à concentração, o meio interno do balão em I, relativamente ao meio externo. 1.2 Justifique o aumento do volume do balão, passadas 2 horas . 1.3 Discuta os resultados dos testes feitos ao íquido da tina, passadas 2 horas l . 1.3.1 Apresente uma justificação para os resultados obtidos. 1.4 O gráfico da figura 2 descreve avelocidade de passagem de três substâncias através d membrana referida. a

a
Velocidade de passagem

1.4.1 Faça corresponder as substâncias utiliz das na a experiência (água, proteína, sal e glicose às ) curvas a, b e c. 1.4.2 Refira as curvas que correspondem ao movimento por osmose e movimento por difusão simples.
2h tempo

b c

© Luís Barata

1.5 Explique o conceito de permeabilidade selectiva das membranas biológicas . 1.6 Faça uma previsão quanto ao que acontecerá ao volume do balão II, se se mantiverem as mesmas condições .

0

-1-

3 Estabeleça uma correspondência entre as afirmações e cada uma das três montagens evidenciadas na Fig. O meio de montagem é hipotónico relativamente ao suco vacuolar. 1. ões. c. Realizou-se uma actividade experimental.1 Indique. a. através damembranas e paredes s celulares das células referidas para ca um dos meios de montagem da . na figura. © Luís Barata -2- . o sentido preferencial de deslocamento da água.Osmose em células animais e vegetais 1. 1. na qual se efectuaram três preparações microscópicas da epiderme da página superior de pétalas vermelhas de tulipa em diferentes meios de montagem.2 Caracterize o estado: 1. responda às seguintes quest as.2.1 de turgescência de uma célula vegetal. O meio de montagem é hipertónico relativamente ao suco vacuolar. 1. 2 1. 1. A figura evidencia as 2 observações realizad Analise atentamente a figura e.2 de plasmólise de uma célula vegetal. com base nela. b. Suco vacuolar é isotónico relativamente ao meio de montagem. Célula Plasmolisada Solução sacarose 20% Célula Normal Solução de Ringer Célula Túrgida Água destilada Fig.2.

a.3 Indique. mais tarde este degenera. Justifique. o que utilizari a.4 Explique o que acontecerá às hemácias na situação D. Hemácias crenadas – plasmólise: b. numa jarra.4. Hemácias túrgidas – turgescência: 2.5 Pretende-se manter uma flor cortada.1 Refira se é possível acontecer o mesmo nas células vegetais. Hemácias normais – disco bicôncavo: c. 1. B e C. procedeu à observação microscópica dashemácias‡ contidas em diferentes -se meios. Seguidamente. 2.2 Estabeleça uma correspondência entre as afirmações e as situações A. sem murchar o maior período de tempo possível. 2.4 Comente a seguinte afirmação: “Na célula preparada com solução de Ringer não ocorre movimento das moléculas de água através da membrana plasmática” . a concentração de solutos do plasma sanguíneo de um mamífero. dos meios de montagens referidos.1. considerando as soluções utilizadas. B e C. Realizou-se uma actividade experimental. 2. em que se colocaram algumas gotas de sangue fresco em quatro soluções (fig. 2.3). © Luís Barata ‡ As hemácias não são verdadeiras células porque. Justifique. -3- . Fig. 3 2. Indique. As hemácias funcionam como “sacos” de hemoglobina com forma de disco bicôncavo. apesar de conterem núcleo no início da sua formação.1 Indique o sentido prefere ncial de movimento da água na situações A.

3. © Luís Barata -4- .2 dos 35 – 50 min.1 Explique o traçado da curva A: 4.35 min.1. 4 4.3 Indique o grupo de células que sofreu plasmólise. observadas em dois grupos diferentes de células (A e B) de células vegetais. Fig. 4. em relação ao meio intracelular das células vegetais o meio II e o meio III. classifique. 4. Complete o seguinte quadro resumo.1 dos 0 .1. Tabela I Meio I ________ Meio II ________ Meio III ________ Grupo A 0-35min 35-50min Grupo B 0-50 min 4. 4. Os dois grupos de células foram sujeitas a diferentes meios de montagem. Justifique.4 Atendendo aos gráficos fornecidos pelo gráfico. Tipo de Concentração Movimento da água Solução (relativamente à célula) Hipotónica Efeito na célula Isotónica Hipertónica 4.2 Explique o traçado da curva B. O gráfico da figura 4 representa as variações da relação tamanho do vacúolo/tamanho da célula. conforme referido na tabela I.