You are on page 1of 12

GRUPO 2 – TIPO A

BIO.– 1

BIOLOGIA Questões de 01 a 06

01. O transporte de elétrons ao longo da cadeia respiratória mitocondrial é um processo bioquímico responsável pela criação de um gradiente de prótons que dá impulso à síntese de ATP (fosforilação do ADP a ATP), um nucleotídeo que é a “moeda energética” dos seres vivos. Dados: potencial de redução padrão de meia-reação em pH 7,0 e a 25°:
1/2O2

+ 2H+ + 2e− → H2O

Eo’ (V) 0,816 Eo’ (V) −0,320

NAD+ + H+ + 2e− → NADH

∆Go’ = −nF∆Eo’ onde ∆Go’ = variação da energia livre padrão em calorias, n = número de elétrons transferidos e F é uma constante chamada Faraday = 23.062,0 cal/V.mol. Calcule: A) o ∆Go’ (variação de energia livre padrão) para a reação líquida global de transferência do par de elétrons e determine o sentido do fluxo desses elétrons;

B) o número de ATPs que podem teoricamente ser gerados por essa reação, considerando que a energia livre padrão para a fosforilação do ADP a ATP seja de +7,3 kcal/mol.

1º Vestibular UFOP 2010

Para um indivíduo sedentário. A figura (I) ou a figura (II) representa um músculo relaxado? Justifique sua resposta. 1º Vestibular UFOP 2010 .BIO. – 2 GRUPO 2 – TIPO A 02. Considerando esses dados. b e c. B) Com base nas seguintes figuras. fazer uma caminhada é um exercício muito intenso. defina as estruturas do músculo esquelético reapresentadas pelas letras a. Nesse caso. responda às seguintes questões: A) O indivíduo sentirá dor muscular? Justifique sua resposta. a quantidade de gás oxigênio que chega aos músculos não é suficiente para suprir as necessidades respiratórias das fibras musculares do sujeito.

A) Dê exemplo de três dessas doenças.GRUPO 2 – TIPO A BIO. assim como as freqüentes mutações dos vírus associados a algumas outras doenças. 1º Vestibular UFOP 2010 . aquelas que circulam entre seres humanos e animais. faça o que se pede. B) Cite qual das informações contidas no texto explica a falta de vacina eficaz. podem dificultar o sucesso das vacinas. O caráter zoonótico de certas doenças.– 3 03. Considerando essa afirmação.

do Rio em direção a Paris.) Com base no texto. desapareceu com 228 pessoas a bordo 216 passageiros e 12 tripulantes. (Texto adaptado de matérias do jornal Folha de São Paulo. A) Por que é possível a identificação de corpos utilizando-se a molécula de DNA? B) Seria necessário incluir amostras de parentes das vítimas (pai. A pedido dos familiares. Peritos do IML e representantes da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informaram que a identificação dos corpos restantes será feita a partir de exames de DNA. Segundo boletim mais recente. irmãos) durante as análises para a identificação dos corpos? Por quê? 1º Vestibular UFOP 2010 . responda às questões propostas. entre brasileiros e estrangeiros. Um avião da companhia Air France que havia decolado na noite do domingo. as identidades das vítimas foram mantidas em sigilo. foram identificados 43 dos 50 corpos. 30 de maio de 2009. – 4 GRUPO 2 – TIPO A 04. divulgado pela secretaria. de 01/06 e 10/06/2009.BIO. mãe.

1º Vestibular UFOP 2010 .– 5 05. mas a classes distintas. que os separam em classes distintas. que permitem agrupá-los no mesmo filo. A aranha e a libélula são animais invertebrados que pertencem ao mesmo filo. A) Cite duas características compartilhadas por ambos. B) Cite duas características exclusivas de cada um.GRUPO 2 – TIPO A BIO.

qual desses corantes irá corar o núcleo e qual deles irá corar o citoplasma da célula? Por quê? 1º Vestibular UFOP 2010 . e a EOSINA.BIO. Nas preparações histológicas de rotina. as mitocôndrias. dois corantes são amplamente utilizados: a HEMATOXILINA. – 6 GRUPO 2 – TIPO A 06. um corante de caráter ácido que cora estruturas celulares de caráter básico. como. um corante de caráter básico que cora estruturas celulares de caráter ácido. por exemplo. Em uma célula com alta atividade metabólica e de síntese de proteínas.

o PbS. Pinturas a óleo tendem a escurecer com o tempo.195g do PbS. necessário para remover completamente uma camada de 1. (Dado: densidade H2O2 pura=1. com H2S proveniente da poluição do ar. conforme a seguinte equação não balanceada: PbS(s) + H 2O 2(aq) PbSO4(s) + H 2O (l) A) Faça o balanceamento dessa equação. Tal escurecimento é conseqüência da reação do PbO.– 7 QUÍMICA Questões de 07 a 12 07. usado como pigmento branco das tintas. B) Indique: Agente redutor:____________________________________ Agente oxidante:___________________________________ C) Calcule o volume de uma solução de peróxido de hidrogênio 20% v/v. A recuperação das pinturas requer o tratamento com soluções de peróxido de hidrogênio. Isso leva à formação de um produto de cor preta.GRUPO 2 – TIPO A QUÍ.4g/mL) 1º Vestibular UFOP 2010 .

QUÍ. que mostra a variação de energia de uma reação que ocorre na ausência e na presença de catalisador. – 8 GRUPO 2 – TIPO A 08. ∆H. dessa reação. A) Qual das duas curvas refere-se à reação não catalisada? B) Qual a função do catalisador nesse processo? C) Qual a energia do complexo ativado na reação catalisada? D) Calcule o calor de reação. 1º Vestibular UFOP 2010 . Considere o gráfico a seguir.

7 x 10-9. C) Sabe-se que os produtos de solubilidade (Kps. Com base nesses dados. B) Calcule o número de oxidação (Nox) do enxofre no CaSO4 e no CaSO3. explique por que a deterioração do mármore é acelerada nesse processo.GRUPO 2 – TIPO A QUÍ. 1º Vestibular UFOP 2010 . 2.– 9 09. poluente atmosférico produzido pela combustão do carvão mineral ou óleo diesel. conforme a seguinte seqüência de reações: (I) SO2 (g) + CaCO3(s) 2CaSO3(s) + O2(g) CaSO3(s) + CO2(g) 2 CaSO4(s) (II) A) Reconheça e nomeie (de acordo com a IUPAC) os sais envolvidos nas reações I e II. O dióxido de enxofre. respectivamente. a 25oC) do CaSO4 e do CaCO3 são. pode provocar a deterioração direta do mármore.4 x 10-5 e 4.

B) Dê a massa de silicato de sódio que reagiu. – 10 GRUPO 2 – TIPO A 10. conforme a seguinte reação: Na2SiO3 (s) + HF(aq) H2SiF6 (aq) + NaF(aq) + H2O(l) Com base nesses dados.QUÍ.1 mol/L. faça o que se pede. considerando que houve reação total com 500 mL de uma solução de HF 0. O ácido fluorídrico não pode ser estocado em garrafas de vidro porque os silicatos de sódio presentes no vidro são atacados pelo ácido. 1º Vestibular UFOP 2010 . A) Balanceie a equação.

Oseltamivir A) Dê o nome das funções orgânicas presentes na estrutura do oseltamivir. exceto hidrocarbonetos. Considere a estrutura do oseltamivir. B) Dê o número de átomos de carbonos hibridados sp3 na estrutura do oseltamivir. que se iniciou em 2009 no México.GRUPO 2 – TIPO A QUÍ. primeiro medicamento antiviral usado na pandemia de influenza A (gripe suína). princípio ativo do Tamiflu.– 11 11. D) Dê o nome dos grupos alquilas ligados diretamente aos átomos de oxigênio na estrutura do oseltamivir. C) Dê o número de átomos de carbonos quirais na estrutura do oseltamivir. 1º Vestibular UFOP 2010 .

– 12 GRUPO 2 – TIPO A 12. H3PO4. CH3 N OH O O Atropina A) Dê a fórmula molecular da atropina. utilizado em soluções diluídas (0. Em maiores concentrações. C) Forneça a estrutura dos produtos orgânicos A e B. esse composto torna-se um poderoso veneno.QUÍ. B) Dê as estruturas das substâncias derivadas da hidrólise ácida da atropina. A atropina (estrutura apresentada abaixo) é um alcalóide obtido da Atropa beladona. com base no esquema a seguir. para a dilatação da pupila. 85% 170oC Substância aromática resultante da hidrólise ácida da atropina NaOH(aq) B A A B 1º Vestibular UFOP 2010 .5 a 1%).