You are on page 1of 8

Etapa 01

Passo 1 Como e obtido o Cloreto de sodio

O cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal ou sal de cozinha, é uma substância largamente utilizada formada na proporção de um átomo de cloro para cada átomo de sódio. A sua fórmula química é NaCl. O sal é essencial para a vida animal e é também um importante conservante de alimentos e um popular tempero.

O sal é produzido em diversas formas: sal não refinado (como o sal marinho), sal refinado (sal de cozinha), e sal iodado. É um sólido cristalino e branco nas condições normais.

Cloreto de sódio e íons são os dois principais componentes do sal, são necessárias para a sobrevivência de todos os seres vivos, incluindo os seres humanos. O sal está envolvido na regulação da quantidade de água do organismo. O aumento excessivo de sal causa risco de problemas de saúde como pressão alta.

Obtenção

Atualmente a água do mar, lagos, rios, e rochas podem conter sal.

Seu processo de fabricação é físico e não químico, dando-se por dissolução de sal gema com água quente injetada nas jazidas para a produção de salmoura. Após, procede-se a concentração, etapa que também é realizada com a água do mar e de lagos salgados, a cristalização do cloreto de sódio e a colheita e sua lavagem, e se adequado, refino e adição de compostos contendo iodo para o consumo humano.

Cloreto de sódio para uso industrial é obtido por processos mais complexos e cuidadosos que incluem etapas como as seguintes:[2] Evaporação e concentração da salmoura por evaporação da salmoura de NaCl em instalações de duplo e simples efeito. Nas plantas deste processo, que incluem a produção conjunta de

e por mineração de sal-gema. quando foi superada pela China.carbonato de sódio a fonte do vapor necessário é. a produção mundial foi estimada em 270 milhões de toneladas . [5] Em 2010. when it was surpassed by China. [ 6 ] Os Estados Unidos tinham sido produtor mundial de sal líder até 2005. India (15. pesticidas e plásticos. chamado halite . [ 5 ] In 2010. A primeira observação de uma possível aplicação de cloro foi o seu efeito branqueador sobre a matéria vegetal. Salinas de Punta de Lobos no Chile.8) and Canada (14.0).5). Estados Unidos (45.0).5). tais como poços de salmoura e lagos de sal .0). world production was estimated at 270 million tonnes . Secagem e peneiração do sal quando a secagem em leito fluidizado e a obtenção de granulação adequada por peneiração alimentam o processo de embalagem e o carregamento a granel do produto acabado Sal é atualmente produzido em massa por evaporação de água do mar ou salmoura de outras fontes. Refinaria Nacional de Sal Refinaria Nacional de Sal. Windsor Sal no Canada. desinfetantes. United States (45. Germany (16. Proinsal na Argentina. Em 1774. Carl Wilhelm investigada a reatividade do gás amarelo-esverdeado gerado durante a reação envolvendo a oxidação de ácido clorídrico por um minério de dióxido de manganês . Novosal. quando a suspensão de cristais obtida é decantada e separa-se a fase líquida ("águas mães"). Decantação e centrifugação dos cristais obtidos de cloreto de sódio.0). desodorantes. Celusal . Índia (15. [6] Passo 2 No Brasil os principais produtores de sal são Brasil.0). herbicidas.8) e Canadá (14. Cheetham Sal na Australia. detergentes. A fase mais densa é centrifugada.0). Salina Diamante Branco Salina Diamante Branco E em alguns Países vizinhos temos também. obtido por um recuperador de vapor. sendo separadas as restantes águas mães e obtem-se o cloreto de sódio úmido. Estes incluem: medicamentos. The United States had been the world's leading salt producer until 2005. Alemanha (16. the top five producers (in million tonnes) being China (60.Norte Salinera. Cimsal. dos líquidos quentes provenientes da fabricação de carbonato de sódio. com teor de água de 2 a 3%. Norsal . os cinco maiores produtores (em milhões de toneladas). na quase totalidade.Industrias Químicas y Mineras Timbó na Argentina. Sinai Pedreiras no Egito Passo 3   Cloro e hidróxido de sódio estão entre os dez produtos químicos produzidos no mundo e estão envolvidos na fabricação de uma ampla variedade de produtos utilizados no dia-a-dia. sendo a China (60.

Ligação iônica Vejamos um exemplo. utilizado nos argumentos anteriores. Após essas considerações. Em 1785. De sódio (Na). O modolo cloreto de sódio . ou segundo a interações entre as forcas eletrostáticas existente entre os ions de cargas opostas.  Represente a ligação iônica que forma o sal (cloreto de sódio). Berthollet tentou sem sucesso usar cloro elementar para branqueamento de têxteis para substituir o branqueamento solar. então o cloro vai tentar pegar um outro elétron para preencher a sua camada mais externa. consiste na interação entre ions positivos (cátions) e negativos (anions). De onde vem esse elétron? Para alguns átomos é mais fácil perder elétrons do que para pegar os novos. Se o sódio desistiu . No caso do cloreto de sódio. e remonta a 1789. De sódio para ter uma camada de valência completa ele pode fazer uma de duas coisas: pegar 7 novos elétrons (que é uma coisa muito difícil de fazer) ou desistir de uma. corroído peças de metal. por forcas eletrostáticas entre ions de carga oposta. Nesse caso. Cloro (Cl) tem 17 elétrons total: 2 em sua primeira shell. o modelo e constituído de sódio e cloro. e 7 no 3. e suavizou os tecidos.(denominado cloreto). Cloro elementar causado desconforto aos trabalhadores. nos permite elaborar o conceito de ligação iônica: A ligação iônica. por exemplo. Passo 4  Explique por que o cloreto de sódio é um composto iônico. Um método interessante e que facilita o entendimento do modelo de ligação iônica consiste em supor a aproximação de dois átomos cuja interação sirva de modelo para a compreensão de outras substancias. sabemos que o sódio possui um eletron mais externo. Conforme a posição na tabela periódica. podemos imaginar o que ocorrera quando os dois átomos estiverem próximos o suficiente. o sadio passa a se comportar como um ion Na+.(pirolusita). então. 8 na segunda. enquanto o cloro possui sete elétrons mais externos: Na (Z = 11): 1s 2s 2p 3s Cl (Z = 17): 1s 2s 2p 3s 3p Essa diferença na quantidade de elétrons mais externos (valencia) entre os dois átomos causa também uma grande diferença na atracao entre esses elétrons e os respectivos núcleos. Enquanto isso. 8 na segunda e 1 na 3. Os elétrons externos do cloro são mais fortemente atraídos pelos respectivos núcleo do que o único eletron de valencia do sódio é atraído pelo seu núcleo. sem qualquer vinculo relativo a origem de cada ion. tem 11 elétrons total: 2 na concha 1. de modo que o núcleo de um dos átomos atraia também os elétrons mais externos do outro átomo. Sabemos que a capacidade do reservatório 3 é 8. O primeiro uso de cloro na forma de hipoclorito de potássio foi de branqueamento. As duas espécies ligamse. o núcleo do cloro atrai fortemente o único eletron de valencia do sódio e o cloro passa a se comportar como um ion Cl. Foi em 1808 que Davy caracterizado este gás amarelo-esverdeado como um elemento e denominou-o "cloro".

Um precisa de um elétron eo outro quer perder um elétron. Na e Cl reagem para formar o composto NaCl (a fórmula química de um composto é escrito usando os símbolos atômicos unidas). Esses íons têm mobilidade na solução. Assim. e os íons serão móveis no sal fundido como eles são quando o sal está na solução. por sua vez. as moléculas de sal se dissociam. É por isso que o sal em sua forma sólida não conduz eletricidade. e estas moléculas são. É uma história diferente quando cloreto de sódio é em solução aquosa ou é derretido. O cargas opostas sobre o Na + e Cl . Não há "elétrons livres" nesta estrutura que estão disponíveis para suportar o fluxo de corrente elétrica. E uma vez que os ganhos de cloro torna-se um elétron de carga negativa.da 1 elétron em sua camada 3. podemos obter o fluxo de corrente através da solução. Se derreter cloreto de sódio. os átomos de sódio e cloro são travados uns aos outros em ligações iônicas. e se mantivermos um par de eletrodos em uma solução de sal e ligar uma bateria. pesquise e responda: A água do mar rica em cloreto de sódio é excelente condutora de eletricidade. Eles vão "decompor" em íons de sódio e cloro. Sal fundido conduz eletricidade. Em solução. Assim. O calor de fusão (entalpia padrão de fusão) é suficiente para causar novamente as moléculas de sal para "decompor" para os íons de que falamos. Desta forma ambos os átomos se agora íons . mas por que o sal de cozinha sólido não conduz corrente elétrica? No sal de cozinha sólida (cloreto de sódio ou NaCl). este escudo agora seria vazio eo shell 2 (que é preenchido com 8 elétrons) se transforme em sua camada de valência. Quando esta transferência tenha lugar. o cloro eo sódio são uma combinação perfeita para o outro.íons fará com que eles se atraem e formar uma ligação iônica.  Pense. o sódio perde um elétron e torna-se carregado positivamente (o número de prótons em um elemento nunca muda. que serão submetidos a dissociação térmica. trancado em uma matriz de cristal. quais são Na + e Cl . Etapa 3  Descreva 5 características dos metais Algumas características dos metais são: bons condutores de calor bons condutores de eletricidade são dúcteis / maleável alta resistência à tração geralmente brilhante / brilhante átomos da maioria dos metais têm poucos elétrons em seu nível de energia externa a maioria dos metais são sólidas à temperatura ambiente insolúvel em água y y y y y y y y . depois de perder um elétron de sódio terá mais um próton carregado positivamente do que negativamente carregadas de elétrons). Os íons se serão os portadores de carga e de água salgada é um condutor ou um eletrólito. então.como escrevê-los em química.

reuniram-se em um "mar de elétrons". e os íons metálicos carregados positivamente. esta visão simplista vale para os metais muito poucos. Em uma visão mais da mecânica quântica. condutividade térmica e elétrica. As ligas podem ser formadas pela mistura dos metais no estado liquido e posterior resfriamento. tais como força. [1] [2] [3] [4] Embora a "ligação metálica" termo é usado frequentemente em contraste com a "ligação covalente" prazo. Nem todos os metais apresentam ligação metálica: um exemplo é o íon mercuroso (Hg2 +)  Defina o que é uma liga metálica e cite o nome e a composição de 3 ligas metálicas importantes para a indústria. Metálicos contas ligação para muitas propriedades físicas de metais.O ferro não é encontrado puro na natureza. Ligação metálica é a forças eletrostáticas de atração entre os elétrons deslocalizados.3% em massa). ele é extraído sob forma de minério. a siderita (FeCO3) . que atua como escorificante. a limonita (FeO (OH)). em presença de coque . opacidade e brilho. mas sempre com predominancia dos primeiros. carbono. a pirita (Fe 2O3) e a ilmenita (FeTiO3). destacando ±se : a hematita (Fe2O3) . ductilidade. níquel e crômio Liga: Ouro 18k composição: ouro (75%) e prata e/ou cobre (25%) (ouro 24k e puro). CaCO3. os elétrons de condução dividir sua densidade igualmente sobre todos os átomos que funcionam como neutro (não-carregado) entidades. . porque este tipo de ligação é de natureza coletiva e uma "ligação metálica" único não existe. e carbonato de cálcio . principalmente em forma de oxido . Liga: Aço composição: ferro e carbono Liga: Aço inoxidável composição: ferro. seguramente procedente de meteoritos. a magnetita ((Fe3O4) . no entanto. é preferível utilizar o termo de ligação metálica. Passo 3 1.17t e o teor típico de carbono no ferro é de 4.y y perdem elétrons alto ponto de fusão  Explique como ocorre a ligação metálica. Uma liga metálica e a mistura de dois ou mais metais ou de metais com não-metais. chamados de elétrons de condução. ligação metálica é por vezes comparado com o de sais fundidos. Resumo: FERRO Tem se indicio do uso do ferro. A redução dos óxidos para a obtenção do ferroe efetuado em fornos denominados alto forno que contem carvão vegetal (massa aproximadamente do carvão que entra no alto forno 0. neles são adicionados os minerais de ferro. Entendida como a partilha de "livre" de elétrons entre uma rede de íons carregados positivamente (cátions). maleabilidade.

Fe . H2O2 .No processo de obtenção. geralmente é usado a hematita. Os principais metais produzidos no Brasil os minérios dos quais são obtidos e a aplicação desses metais na sociedade. em presença de excesso de O2 fornecido pelo ar. Qual a principal aplicação para o cobre produzido no Brasil e no mundo. Qual processo mais fácil . tanques. do aço ao carbono: adiciona-se cobre ao aço quando se deseja melhorar sua resistência à corrosão. conhecido como escória. parcial ou totalmente. . Posteriormente. geralmente adicionado para aumentar a resistência à corrosão. extrair ferro ou cobre? Justifique. e por último são separadas as frações: a escória do ferro fundido. por fim será o responsável por reagir com Fe2O3 produzindo Fe(s) e CO2 . e também proveniente do carbonato de cálcio.usado como matéria prima do aço. na parte inferior do alto forno. Em relação ao alumínio. peças para aparelhos de ar condicionado e refrigeradores. enrolamento de rotores para geradores e motores. Na parte inferior do alto forno a temperatura pode alcançar 1900 °C Inicialmente. Finalmente ocorre a combustão e a dessulfuração (eliminação do enxofre) devido à injeção de ar no alto forno. R: Principalmente Fe e Al. O coque (carbono amorfo. reagem com o coque que é constantemente adicionado ao alto forno. Al ± usado como matéria prima de esquadrias. os óxidos de ferro são reduzidos na parte superior do alto forno. que apresenta ponto de fusão de 1560 °C. com o monóxido de carbono. 1. tachos. permutadores de calor. etc. câmaras de esterilização. por exemplo. Seu minério é a bauxita. R: É usado nas seguintes aplicações : componentes de radar. Passo 5 1. já produzindo ferro metálico.O cobre também pode ser usado como elemento de liga. de ferro ligas. com mais de 90% de pureza) é usado para promover a redução 3+ da hematita. É o caso. O dióxido de carbono assim produzido. reage produzindo CO2. caldeiras. ferro nodular. é adicionado o carbonato de cálcio (CaCO3). trilhas de circuitos impressos. Inicialmente. latas. produzindo CO. Seu principal minério é a hematita (Fe2O3). uma argila de fórmula Al 2O3. transformando o Fe em Fe(s). canecos. Além de promover a redução do ponto de fusão da hematita. ferro fundido. R: 1. O processo de oxidação do coque com oxigênio libera energia. condutores para gás e águas pluviais etc. Fe2S3) e a calcosita composto de cobre e enxofre (Cu2S). 1. O carbonato de cálcio se decompõe e o dióxido de carbono é reduzido com o coque a monóxido de carbono e na parte mais inferior do alto forno ocorre a carburação. Este. ele atua reagindo com impurezas presentes como o dióxido de silício (SiO2) formando o metassilicato de cálcio (CaSiO3). R: 1. alambiques. Para que essa temperatura seja diminuída. R: A calcopirita uma mistura de cobre . panelas. ocorre a maior parte da redução dos óxidos com o coque (carbono). a adição de cobre confere a essa liga maior resistência mecânica. A partir de qual minério pode ser extraído o cobre. ferro e enxofre (Cu2S . onde a temperatura é mais elevada. Qual processo mais poluente : produzir ferro ou cobre. radiadores e juntas para indústria automotiva. contendo as impurezas presentes no minerios de ferro (especialmente areia). o coque.

podem reagir com o simples contato com o oxigênio (presente no ar ou na água. por exemplo . o que é anodo de sacrifício e quais os anodos de sacrifício mais comuns para o ferro e aço. como o cobre é mais reativo que o aço. produzindo a corrosão.que pode ser maior ou menor. ou seja. ou seja. ³Um determinado meio pode ser extremamente agressivo sob o ponto de vista da corrosão para um determinado material e inofensivo para outro´. dependendo do metal .Etapa 4 como ocorre à corrosão metálica e quais são os principais meios corrosivos A corrosão é inimiga natural dos metais. Aço inoxidado é uma expressão errônea pois todo aço reage com o oxigênio. importância de um engenheiro conhecer os conceitos de eletroquímica. Aço é uma liga metálica composta principalmente por ferro e carbono. popularmente conhecida como ³ferrugem´ . por exemplo) formando ânions. Como chegará um momento em que toda . podem ser movidos pelo vapor de água em alta pressão gerado em uma caldeira ( que pode ser aquecida pela queima de madeira . os efeitos da oxidação provocados tanto pelo ar como pela água do mar são sentidos primeiro nas barras de cobre (**) que vão 'enferrujandose' deixando o casco do navio intacto. Uma dessas técnicas é a utilização de ânodo de sacrifício e um exemplo bem claro disso é visto em navegação já que são fixadas pequenas barras de cobre no casco de grandes navios pois.ou quase toda . eles passam a ter carga elétrica. Os elementos químicos da família dos metais são eletricamente neutros porém. Essa reação é chamada oxidação e é popularmente conhecida como 'ferrugem' embora este termo devesse apenas ser empregado para designar a oxidação do elemento químico ferro (Fe). comunga das características químicas do metal ferro. de óleo combustível ou pela energia nuclear) As pilhas e baterias são exemplos de energia eletroquímica. de carvão . Os aços comuns reagem com o meio ambiente. de acordo com sua reatividade . Alguns geradores elétricos . O que ocorre e que através de ligas e tratamentos específicos ele poderá demorar mais para oxidar-se. Essa camada é extremamente porosa e permite a contínua oxidação do aço. formando uma camada superficial de óxido de ferro.a estrutura dessa barra de cobre será agredida por essa 'ferrugem' precisando ser então substituída diz-se que o cobre foi sacrificado em prol da preservação do aço que dependendo da liga é muito mais caro. Conhecer eletroquímica é de fundamental importância para todos os ramos da engenharia. oxida-se. ou seja. Imagine um engenheiro projetando um .

A química também ajuda nas questões de transporte urbano . um computador.Se determinada massa de um encanamento resistirá aos dejetos de uma indústria química ( que muitas vezes são lançados nos rios e córregos). o sol vão danificar a estrutura de um telhado. forma um metal muito mais resistente . por exemplo. por exemplo. . carrinhos de controle remoto. Imagine a massa dos fios do metrô de SP . absurdo !!!! Como fazer um fio carregar 7000 wolts sem dar um simples pipoco ? Galvanoplastia é o procedimento eletroquímico que impede que a alta tensão não destrua as fiações elétricas pois a junção do ferro com o zinco .Se determinada liga de aço resiste ao impacto do vento . Na construção civil são feitas misturas de metais diferentes e testados em laboratório.rádio. com encapamento semelhante ao dos fios caseiros.etc sem as menores noções de como as pilhas ou as baterias vão atuar no compartimento do aparelho ? Será que vão vazar prejudicando o brinquedo ou comprometendo as suas funções ? . O objetivo é saber se a chuva.